Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Testemunhas de Jeová e as transfusões de sangue

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manucas,
    A situação que relatas é sem dúvida frustrante, mas penso que mais frustante seria se a utente não tivesse aceite fazer a transfusão às escondidas.

    Pelo menos, o pessoal médico fica com a felicidade do "dever cumprido".

    E ambos sabemos bem que, quando um profissional de saúde comete algum erro, é incompetente e não presta; quando faz bem (a esmagadora maiorias das vezes), não faz mais do que a sua obrigação, por isso não há nada a agradecer.

    Eu prefiro abstrair-me de quaisquer opiniões e continuar a fazer um trabalho que me deixe de consciência tranquila.
    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    E não existem mais métodos além da transfusão de sangue?

    Que eu saiba existem, e eu não sou testemunha de Jeová, e rejeito transfusões de sangue, simplesmente não tenho confiança na triagem feita, e naquilo que vão meter dentro do meu corpo.

    Apesar de não ser da area, se a medicina se limita a transfusões de sangue e não existem outros tratamentos, custa-me muito a acreditar.
    Queres substituir sangue com o quê?
    Medula óssea capaz de o produzir?


    Quanto à tua desconfiança, ela é totalmente infundada. Fazes ideia da quantidade de testes que são feitos para poderes ser dador de sangue? Sabes com que regularidade se fazem?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vasco83 Ver Post
      Todos temos o direito à vida e o expoente máximo desse direito, passa, por em ultimo caso termos o direito à morte.
      E temos um filosofo,grande frase e com um grande significado.somos nos quem decidimos o que fazer com a vida ou nao de acordo com os pricipios em que acreditamos.

      Comentário


        A mulher é mentirosa, senão contar a verdade á família, é uma pessoa muito falsa e se a conhecesse e soubesse, jamais queria ter algo a haver com a mesma.

        Se no final perdeu a fé,para mim só tem de contar a verdade e não alimentar a família e amigos que o que a salvou foi Deus, é uma pessoa medrosa e mentirosa.

        Devia contar a verdade á família ou que não tivesse aceite a transfusão.

        É a minha opinião...
        Editado pela última vez por Wolfman; 10 December 2009, 23:02.

        Comentário


          Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
          Quanto à tua desconfiança, ela é totalmente infundada. Fazes ideia da quantidade de testes que são feitos para poderes ser dador de sangue? Sabes com que regularidade se fazem?
          0?

          Sou dador de sangue (3 em 3 meses) e não fiz testes nenhuns .

          Agora se antes, analisavam mal o sangue, isso já são outros 500.

          Agora penso que é simples, analisam e se não prestar, deitam fora, avisando á pessoa que o doou, que tem doença X ou Y...
          Editado pela última vez por Wolfman; 11 December 2009, 13:21.

          Comentário


            Para mim era simples, se não queria a transfusão, que é o que se deve fazer num casos destes, era recusarem-se a trata.la. Que fossem a um médico testemunha de Jeová...

            Comentário


              36crazyfists,
              O utente/doente é o principal e único responsável por aquilo que quer fazer e como o quer fazer. O médico tem que respeitar a sua posição e fazer os possíveis para manter a vida da pessoa que está a tratar, tenha que o fazer com muitas ou poucas condicionantes.
              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
              0?

              Sou dador de sangue (3 em 3 meses) e não fiz testes nenhuns .

              Agora se antes, analisavam mal o sangue, isso já são outros 500.

              Agora penso que é simples, analisam e se não restar, deitam fora, avisando á pessoa que o doou, que tem doença X ou Y...
              Bem, sinceramente eu não estou "dentro" das dádivas de sangue, mas não acredito que o sangue do dador não seja testado com alguma regularidade. Além de que o dador tem que ter um enorme sentido de responsabilidade e relatar qualquer evento anormal que lhe tenha sucedido.

              Agora, claro há umas décadas era administrar o sangue e "'tá a andar de mota". Nem testes se faziam. Mas os tempos são outros.

              Comentário


                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                36crazyfists,
                O utente/doente é o principal e único responsável por aquilo que quer fazer e como o quer fazer. O médico tem que respeitar a sua posição e fazer os possíveis para manter a vida da pessoa que está a tratar, tenha que o fazer com muitas ou poucas condicionantes.
                Bem, sinceramente eu não estou "dentro" das dádivas de sangue, mas não acredito que o sangue do dador não seja testado com alguma regularidade. Além de que o dador tem que ter um enorme sentido de responsabilidade e relatar qualquer evento anormal que lhe tenha sucedido.

                Agora, claro há umas décadas era administrar o sangue e "'tá a andar de mota". Nem testes se faziam. Mas os tempos são outros.
                Se achas que responder a um questionário, ser pesado, ser medida a tensão arterial e ser medido o teu nível de hemoglobina é fazer testes para dar sangue... sim, é-se testado!

                Os verdadeiros testes/análises são feitos já depois da recolha.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Se achas que responder a um questionário, ser pesado, ser medida a tensão arterial e ser medido o teu nível de hemoglobina é fazer testes para dar sangue... sim, é-se testado!

                  Os verdadeiros testes/análises são feitos já depois da recolha.
                  Eu quando falo em testes falo na fase posterior à colheita, como é óbvio.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                    Para mim era simples, se não queria a transfusão, que é o que se deve fazer num casos destes, era recusarem-se a trata.la. Que fossem a um médico testemunha de Jeová...
                    Era a solução para que definitivamente os adeptos desse culto abrissem os olhos. Mas também era muito deshumano, pois já se sabe qual iria ser o futuro dos doentes.

                    Comentário


                      Quando vais ao médico com uma doença não gostas que médico te diga? : tem a alternativa de fazer a operação que tem este ou aquele risco ou de tomar este medicamento que tem este e aquele risco. O paciente escolhe qual o tratamento que quer ou até decidir que não quer tratamento nenhum. Ou gostavas mais que o médico te dissesse logo, vou operá-lo e é já de seguida. Isso seria uma violação do teu corpo. Ou que o médico tem obrigasse a tomar uns medicamentos que tivessem (ou não) alguns efeitos secundários. Ninguém te pode obrigar a nada, tu compras os medicamentos se quizeres, toma-os se quizeres, etc.
                      E já agora as Testemunhas de Jeová aceitam transfusões de hemoglobina, albumina, imunoglobulinas,hemina,interferons, e muitos outros. Por exemplo um paciente que seja hemofílico não precisa de uma transfusão de sangue total, mas sim de um factor específico (factor viii). Portanto uma TJ, pode aceitar se quizer, o factor viii, ou hemoglobina e mais uma carrada de micro componentes do sangue que não vale a pena agora estar aqui a referir. O que importa aqui destacar é que qualquer paciente tem direito à escolha de tratamento. E ninguém morre por não levar uma transfusão. Pelo menos nunca vi uma certidão de óbito que mencionasse como causa de morte "recusa de transfusão de sangue". Tal como se alguém optar por tomar medicamentos em vez de uma cirurgia, se morrer a causa da morte será a doença e não o tipo de tratamento que aceitou ou recusou.
                      Editado pela última vez por AlfaRomeo40; 11 August 2010, 10:04.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                        Era a solução para que definitivamente os adeptos desse culto abrissem os olhos. Mas também era muito deshumano, pois já se sabe qual iria ser o futuro dos doentes.
                        As crenças religiosas não se podem ser mais fortes que a obrigatoriedade de salvar uma vida.

                        Os médicos devem fazer tudo o necessário para salvar uma vida e devem ser somente eles a decidir quais as medidas a tomar para isso.

                        Comentário


                          Acho engraçado, mas sem graça nenhuma, como julgam alguém tem fortes razões para tomar este tipo de acções, razões pelas quais vocês não entendem. Mas se for um aborto todos estão de acordo. O aborto é simplesmente um acto de assassinato contra uma vida humana por mais pequena ela seja.

                          Pelo que conheço das Testemunhas de Jeová, elas não praticam aborto mesmo sabendo que o futuro filho possa ter ou não problemas de saúde.
                          Editado pela última vez por andred; 11 December 2009, 14:52.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por andred Ver Post
                            Acho engraçado, mas sem graça nenhuma, como julgam alguém tem fortes razões para tomar este tipo deacções, razões pelas quais vocês não entendem. Mas se for um aborto todos estão de acordo. O aborto é simplesmente um acto de assassinato contra uma vida humana por mais pequena ela seja.

                            Pelo que conheço das Testemunhas de Jeová, elas não praticam aborto mesmo sabendo que o futuro filho possa ter ou não problemas de saúde.
                            Pelos vistos também tu julgas quem faz um aborto mesmo sem, pelo que demonstras, perceberes as razões por que o faz.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Pelos vistos também tu julgas quem faz um aborto mesmo sem, pelo que demonstras, perceberes as razões por que o faz.
                              Podem existir milhares de razões para retirar a vida a um ser humano, mesmo sendo um embrião, mas eu não aceito nenhuma como moralmente correcta mas sim condenável.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                Podem existir milhares de razões para retirar a vida a um ser humano, mesmo sendo um embrião, mas eu não aceito nenhuma como moralmente correcta mas sim condenável.
                                Então aceitas que uma pessoa faça do seu corpo aquilo que quiser, mesmo que isso signifique morrer, mas não aceitas que outra faça o que quiser do seu corpo, porque isso pode significar a "morte" de um embrião.

                                Aceitas mais facilmente a hipocrisia do relato feito pelo manucas que a dor de alguém que faz um aborto.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                  Podem existir milhares de razões para retirar a vida a um ser humano, mesmo sendo um embrião, mas eu não aceito nenhuma como moralmente correcta mas sim condenável.
                                  Dizer que é um ser humano a um conjunto de células sem capacidade de pensar (nas 1ªs semanas) é estranho

                                  Afinal não se pode condenar os Jeovás pelas suas opções (mesmo que resultem no término da sua vida!) mas pode-se julgar o aborto até às 10 semanas?

                                  Deduzo que será porque são adultos então...és por tanto a favor da eutanásia

                                  Pessoalmente sou a favor do que cada um quiser fazer com a sua vida/corpo. Quem sou eu para impôr a minha vontade e moralidade a outros? Religião ou seita é que não sou

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                    E não existem mais métodos além da transfusão de sangue?
                                    Mmmmm, deixa-me pensar....












                                    Não.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                      Mmmmm, deixa-me pensar....












                                      Não.
                                      Dependendo das cirurgias tenho ideia de já haver alguns métodos alternativos à transfusão, ou que minimizam a sua necessidade.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Então aceitas que uma pessoa faça do seu corpo aquilo que quiser, mesmo que isso signifique morrer, mas não aceitas que outra faça o que quiser do seu corpo, porque isso pode significar a "morte" de um embrião.

                                        Aceitas mais facilmente a hipocrisia do relato feito pelo manucas que a dor de alguém que faz um aborto.
                                        O aborto é a escolha de um mal menor, e não uma solução.

                                        Para mim o correcto seria, em vez de se gastarem recursos em abortos, gastarem-se recursos na prevenção dos motivos, isso sim é uma solução,agora mal menor.....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                          Mmmmm, deixa-me pensar....












                                          Não.

                                          Mesmo depois de alguém escrever:

                                          .. transfusões de hemoglobina, albumina, imunoglobulinas,hemina,interferons, e muitos outros. Por exemplo um paciente que seja hemofílico não precisa de uma transfusão de sangue total, mas sim de um factor específico (factor viii). Portanto uma TJ, pode aceitar se quizer, o factor viii, ou hemoglobina e mais uma carrada de micro componentes do sangue que não vale a pena agora estar aqui a referir...

                                          Tu escreves este post

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Dependendo das cirurgias tenho ideia de já haver alguns métodos alternativos à transfusão, ou que minimizam a sua necessidade.
                                            Não existe alternativa à transfusão quando esta é necessária. Existem maneiras de reduzir a probabilidade de se precisar de uma transfusão. Existe a possibilidade de administração de determinados componentes que constituem o sangue, em certas situações. Tudo isto já existe e é utilizado em qualquer hospital minimamente decente.

                                            Mas numa emergência, numa alteração do volume sanguíneo que coloque em risco a vida a transfusão é a alternativa. Não vamos andar 2 ou mais semanas à espera que senhoras como esta consigam repor os valores normais sanguíneos em termos de quantidade e qualidade, com os respectivos riscos e custos inerentes.

                                            Também concordo que o paciente tem direito à escolha (mesmo contra a opinião médica), mas tem de arcar com as consequências. E neste caso a consequência era inchar com os recursos dispendidos durante aquelas 2 semanas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                              Mesmo depois de alguém escrever:




                                              Tu escreves este post
                                              Não há alternativa á transfusão de sangue inteiro em casos de choque hipovolemico ou perto dele.

                                              Há componentes sangueneos ( factores de coagulação entre outros) que são administrados a determinadas patologias, mas são partes de sangue verdadeiro.

                                              Há testes de componentes de "sangue artificial", em ensaios clínicos, mas não são, mesmo que aprovados, substitutos de sangue inteiro. Isso ainda está longe de ser realizado.

                                              De momento, para perdas de sangue grandes SÓ transfusões resolvem.

                                              Não houve contradição nenhuma por parte do AVANT.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                Apesar de tentar ter abertura de espirito e a minha profissão defender que nao devemos fazer juizos de valor, por vezes é complicado.

                                                Uma senhora que entra num hospital em estado considerado grave. Precisa urgentemente de ser operada e igualmente transfusões de sangue. A utente, ainda semi-consciente á entrada na urgência pede para nao ser transfundida, à luz da sua religião. A familia, ainda mais convicta, reforça que a utente nao pode, em circunstancia alguma, fazer transfusões de sangue.

                                                A utente é operada e fica, durante quase 2 semanas numa estreita linha entre a vida e a morte, com um dispendio de recursos humanos, materiais tecnicos e farmacológicos incomparável.
                                                A familia perante a eminente morte da familiar, mantem-se irredutivel. Se ela fizer a transfusão, para eles nunca mais será a mesma pessoa, dizem.

                                                Ao fim de 2 semanas, é levantada a sedação para a utente ficar vigil e orientada o suficiente para se falar com ela. Explica-se que vai provavelmente falecer a curto/medio prazo ou, quanto mto, ficar extremamente limitada permanentemente na sua vida, se mantiver a exigencia em nao ser transfundida.

                                                A utente opta pela sobrevivencia e por alguma qualidade de vida junto da sua familia e aceita fazer transfusão de sangue. Pede encarecidamente para que a familia nao saiba de nada.

                                                Teve alta clinica ontem, bastante bem, com algumas limitações reversiveis (fraqueza muscular devido ao tempo de internamento).

                                                A familia regozija-se e dá aleluias pelo milagre e pela fé mais uma vez ter vencido a visão redutora da equipa de saúde que só queria era "contaminar" a familiar. para os médicos e enfermeiros bem como restante equipa que durante 2-3 semanas lutaram afincadamente enquanto lhes foi possivel, humana e tecnicamente, para nao ir contra um credo ou convicção, nem uma palavra de apreço. Apenas o desprezo.


                                                E mais uma vez o milagre deu-se! Este fim de semana certamente a utente irá ser acolhida na sua comunidade religiosa como mais uma martir e exemplo de que a fé tudo vence.
                                                Espero é que, no seu intimo, a fé em querer viver e estar junto dos que mais gosta se mantenha inabalável.
                                                Às vezes é preciso retirar apenas satisfação de que algo de bom saiu das nossas acções mesmo que nunca ninguém saiba que as nossas acções existiram sequer.
                                                Editado pela última vez por Torres; 11 December 2009, 20:20.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                  Mesmo depois de alguém escrever:

                                                  .. transfusões de hemoglobina, albumina, imunoglobulinas,hemina,interferons, e muitos outros. Por exemplo um paciente que seja hemofílico não precisa de uma transfusão de sangue total, mas sim de um factor específico (factor viii). Portanto uma TJ, pode aceitar se quizer, o factor viii, ou hemoglobina e mais uma carrada de micro componentes do sangue que não vale a pena agora estar aqui a referir...


                                                  Tu escreves este post
                                                  Meu amigo, isso que "alguém" escreveu é uma estupidez e uma salganhada tão grande que é quase inqualificável.

                                                  Não vale a pena discutir isto mais. Aceita lá o parecer técnico de um jovem médico com 10 anos de experiência que já tratou milhares de doentes e já transfundiu centenas. Ou então ando aqui a dormir, e já alguém descobriu a pólvora e ainda não sei.

                                                  Quando é necessária uma transfusão, não existe outra alternativa.
                                                  Como a Mrs X disse, existem de facto procedimentos que permitem *minimizar* a necessidade de transfusão, e que devem ser empregues por rotina. Há métodos que permitem a transfusão autóloga (do próprio), por exemplo a colheita semanas antes da intervenção, ou mesmo mecanismos de recirculação e aproveitamento dos glóbulos vermelhos do sangue em cirugias major - se bem que isto ainda nem de perto nem de longe é rotina.

                                                  Uma transfusão tem riscos, é cara, é um recurso limitado. Eu já arrisquei não transfundir doentes com 7 de hemoglobina em anemias crónicas, tendo feito um brilharete com normalização do hemograma algumas semanas após os ter medicado com ferro, por exemplo.

                                                  Agora num contexto de urgência, onde a transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos com ou sem plasma para tratar uma perda sanguínea abundante, aguda, e com repercussão hemodinâmica, podem vir com os manuais de mambo-jambo e hoodoo todos, que a ciência moderna ainda não descobriu...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    As crenças religiosas não se podem ser mais fortes que a obrigatoriedade de salvar uma vida.

                                                    Os médicos devem fazer tudo o necessário para salvar uma vida e devem ser somente eles a decidir quais as medidas a tomar para isso.
                                                    E digo mais, isto dos jeovás não aceitarem transfusões de sangue, ainda para mais se pessoa X decidir que pessoa Y não recebe transfusão, mesmo que com isso tenha que morrer, a isto eu chamo de..... hmmm... assassinato, e os médicos que pactuem com tal situação.... hmmm.... cúmplices.
                                                    Nunca uma religião qualquer está acima de uma vida humana. É doentio quem coloca isso em causa. É nojento.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por andred Ver Post

                                                      Pelo que conheço das Testemunhas de Jeová, elas não praticam aborto mesmo sabendo que o futuro filho possa ter ou não problemas de saúde.

                                                      E isso é suposto ser para aferir a integridade, dignidade ou responsabilidade de alguém...? É que recusar um aborto terapeutico numa fase precoce ou em casos em que o bébé está condenado a sofrer atrozmente durante a sua breve e curta vida atá morrer com algum problema congénito não é lá grande alento...


                                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                      Meu amigo, isso que "alguém" escreveu é uma estupidez e uma salganhada tão grande que é quase inqualificável.

                                                      Não vale a pena discutir isto mais. Aceita lá o parecer técnico de um jovem médico com 10 anos de experiência que já tratou milhares de doentes e já transfundiu centenas. Ou então ando aqui a dormir, e já alguém descobriu a pólvora e ainda não sei.

                                                      Quando é necessária uma transfusão, não existe outra alternativa.
                                                      Como a Mrs X disse, existem de facto procedimentos que permitem *minimizar* a necessidade de transfusão, e que devem ser empregues por rotina. Há métodos que permitem a transfusão autóloga (do próprio), por exemplo a colheita semanas antes da intervenção, ou mesmo mecanismos de recirculação e aproveitamento dos glóbulos vermelhos do sangue em cirugias major - se bem que isto ainda nem de perto nem de longe é rotina.

                                                      Uma transfusão tem riscos, é cara, é um recurso limitado. Eu já arrisquei não transfundir doentes com 7 de hemoglobina em anemias crónicas, tendo feito um brilharete com normalização do hemograma algumas semanas após os ter medicado com ferro, por exemplo.

                                                      Agora num contexto de urgência, onde a transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos com ou sem plasma para tratar uma perda sanguínea abundante, aguda, e com repercussão hemodinâmica, podem vir com os manuais de mambo-jambo e hoodoo todos, que a ciência moderna ainda não descobriu...
                                                      A doente em questão tinha 3,6...
                                                      Já utilizo com alguma frequencia o cell-Saver em proteses no contexto de B.O. mas em situações controladas e de estabilidade hemodinamica, claro. E para se obter um saquito de 200 ml, mto sangue tem q jorrar...

                                                      Comentário


                                                        Ainda há aqui malta que pensa que um choque hemorragico se trata com soro fisiológico..

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Então aceitas que uma pessoa faça do seu corpo aquilo que quiser, mesmo que isso signifique morrer, mas não aceitas que outra faça o que quiser do seu corpo, porque isso pode significar a "morte" de um embrião.

                                                          Aceitas mais facilmente a hipocrisia do relato feito pelo manucas que a dor de alguém que faz um aborto.
                                                          Uma coisa não tem haver com a outra. Uma coisa é a pessoa decidir o que fazer da sua vida(estou a excluir o suicídio) e que tratamento médico queira receber, outra totalmente diferente é matar ou mandar matar um ser vivo que por mais pequeno possa ser mas é uma vida que está lá.

                                                          Não aceito o relato e até estou contra o relato feito pelo Manucas.


                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          Dizer que é um ser humano a um conjunto de células sem capacidade de pensar (nas 1ªs semanas) é estranho

                                                          Afinal não se pode condenar os Jeovás pelas suas opções (mesmo que resultem no término da sua vida!) mas pode-se julgar o aborto até às 10 semanas?

                                                          Deduzo que será porque são adultos então...és por tanto a favor da eutanásia

                                                          Pessoalmente sou a favor do que cada um quiser fazer com a sua vida/corpo. Quem sou eu para impôr a minha vontade e moralidade a outros? Religião ou seita é que não sou
                                                          - Um conjunto de células que formam-se no útero é vida!

                                                          - Sim, é mais condenavel o aborto que as opções que as Testemunhas de Jeová tomam!

                                                          - Sou contra a eutanásia.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                            Meu amigo, isso que "alguém" escreveu é uma estupidez e uma salganhada tão grande que é quase inqualificável.

                                                            Não vale a pena discutir isto mais. Aceita lá o parecer técnico de um jovem médico com 10 anos de experiência que já tratou milhares de doentes e já transfundiu centenas. Ou então ando aqui a dormir, e já alguém descobriu a pólvora e ainda não sei.

                                                            Quando é necessária uma transfusão, não existe outra alternativa.
                                                            Como a Mrs X disse, existem de facto procedimentos que permitem *minimizar* a necessidade de transfusão, e que devem ser empregues por rotina. Há métodos que permitem a transfusão autóloga (do próprio), por exemplo a colheita semanas antes da intervenção, ou mesmo mecanismos de recirculação e aproveitamento dos glóbulos vermelhos do sangue em cirugias major - se bem que isto ainda nem de perto nem de longe é rotina.

                                                            Uma transfusão tem riscos, é cara, é um recurso limitado. Eu já arrisquei não transfundir doentes com 7 de hemoglobina em anemias crónicas, tendo feito um brilharete com normalização do hemograma algumas semanas após os ter medicado com ferro, por exemplo.

                                                            Agora num contexto de urgência, onde a transfusão de concentrado de glóbulos vermelhos com ou sem plasma para tratar uma perda sanguínea abundante, aguda, e com repercussão hemodinâmica, podem vir com os manuais de mambo-jambo e hoodoo todos, que a ciência moderna ainda não descobriu...

                                                            Eu atrás disse que por não confiar também rejeito,a percentagem de pessoas infectadas por transfusõs de sangue já atingiu 0%?
                                                            Eu não tenho dados, mas parece-me um número impossível de atingir.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                              E isso é suposto ser para aferir a integridade, dignidade ou responsabilidade de alguém...? É que recusar um aborto terapeutico numa fase precoce ou em casos em que o bébé está condenado a sofrer atrozmente durante a sua breve e curta vida atá morrer com algum problema congénito não é lá grande alento...
                                                              Mesmo assim, nessas raríssimas ocasiões.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X