Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CASA...Comprar ou Arrendar??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por kortese Ver Post
    Não dá para fazer isso porque tens de declarar todos os habitantes.
    -Jovem sozinho - limite 30 anos
    -Jovens em co-habitação - limite 30 anos
    -Jovem casal - Limite 32 anos se o outro tiver menos de 30.


    Alguém sabe quando saem os resultados do período de Setembro? Estou ansiosamente à espera, vai ser uma bela ajuda!

    Já agora, arrendo há 2 anos com a minha namorada e não estou nada arrependido!
    exacto, a namorar deve ser fixe, ao fim dos 3 anos de subsídio vai cada um pra casa dos seus pais
    Editado pela última vez por Goias; 13 October 2008, 20:44.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Goiás Ver Post
      exacto, a namorar deve ser fixe, ao fim dos 3 anos de subsídio vai cada um pra casa dos seus pais
      Felizmente não há necessidade disso, ainda não usufrui do subsidio!

      Comentário


        #33
        no final dos 3 anos perde-se o direito ao subsídio ou apenas é preciso renovar?

        Comentário


          #34
          Renovas anualmente, ao fim dos três anos acaba-se a mama!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por kortese Ver Post
            Renovas anualmente, ao fim dos três anos acaba-se a mama!
            Exacto... O Estado ajuda mas não é a Santa Casa da Misericordia

            Comentário


              #36
              Folgo em ver que já há pessoas que começam a pensar racionalmente no que toca a este tema.

              Já houve tópicos deste tipo, e até há relativamente pco tempo a grande maioria apoiaria a compra de casa e ainda se dava ao luxo de (tentar) ridicularizar opiniõers a favor do arrendamento.

              O mal de muita gente, e nas mais variadas vertentes da vida é terem de sofrer na pele as consequências dos seus actos...

              Comentário


                #37
                Mas atenção que arrendar também não é um vale de rosas. Neste momento as rendas estão altissimas. Já andei à procura e num prédio com um ar relativamente decente pagas 700€ por um T2. 700€ é muitissimo e nem toda a gente se pode dar a esse luxo. Comprado esse apartamento deveria custar mais ou menos o mesmo em prestações do banco, mas lá está, depois tinhas as outras chatices de estar agarrado ao apartamento, imi, cond., etc... Por outro lado há aquela sensação de nunca haver liberdade total e de a qualquer momento o senhorio terminar/não renovar o contrato.
                Há uns tempos atrás era bem mais fácil comprar, portanto é normal que houvesse muita gente a optar por essa via (não nos esqueçamos do crédito bonificado do qual ainda usufrui)

                Comentário


                  #38
                  Claro que em todas as situações se tem de ponderar vantagens e desvantagens.

                  O que me insurjo contra é com a acefalia de sem mais e sem sentido critico se optar por uma ou outra situações...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                    Mas atenção que arrendar também não é um vale de rosas. Neste momento as rendas estão altissimas. Já andei à procura e num prédio com um ar relativamente decente pagas 700€ por um T2. 700€ é muitissimo e nem toda a gente se pode dar a esse luxo. Comprado esse apartamento deveria custar mais ou menos o mesmo em prestações do banco, mas lá está, depois tinhas as outras chatices de estar agarrado ao apartamento, imi, cond., etc... Por outro lado há aquela sensação de nunca haver liberdade total e de a qualquer momento o senhorio terminar/não renovar o contrato.
                    Há uns tempos atrás era bem mais fácil comprar, portanto é normal que houvesse muita gente a optar por essa via (não nos esqueçamos do crédito bonificado do qual ainda usufrui)
                    Isso de 700€ é para carteiras um pouco mais gordas que a maioria, seja para prestação de compra, ou de arrendamento!! Depende muito da zona também, mas apartir dos 400€ para arrendamento já há muito por onde escolher.
                    Num contracto de arrendamento, há despesas? além dos documentos que têm de ser todos renovados para a nova morada claro!!
                    Num contracto de compra, só para toda a papelada e derivados, em média que valores são dispendidos?

                    Comentário


                      #40
                      Eu arrendei casa há uns 10 meses por vários motivos. Facilidade quando comparado com comprar (não foram precisos empréstimos, avaliações, papeladas...), a renda é acessivel (420 eur para um T3) quando comparado com o que pagaria para um empréstimo, a minha estabilidade de emprego e da minha namorada (mais no caso dela) não é total e nunca se sabe, e por último espero daqui a uns poucos anos construir!

                      Além de tudo isto não tenho IMI's nem condomínio a pagar (sim, com certeza já está incluído na renda, mas ainda assim) e melhor do que isso é... não tenho reuniões de condominio!!!

                      Claro que na minha situação achei que fazia sentido arrendar. Se a estabilidade das pessoas for outra, e a ideia for mesmo ficar naquela zona e não houver perspectivas de construir, então talvez comprar não seja má ideia. Mas ainda assim, nesta altura de tanta instabilidade, eu pensava muito bem antes de avançar...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                        Isso de 700€ é para carteiras um pouco mais gordas que a maioria, seja para prestação de compra, ou de arrendamento!! Depende muito da zona também, mas apartir dos 400€ para arrendamento já há muito por onde escolher.
                        Num contracto de arrendamento, há despesas? além dos documentos que têm de ser todos renovados para a nova morada claro!!
                        Num contracto de compra, só para toda a papelada e derivados, em média que valores são dispendidos?
                        Nem me quero lembrar disso, escritura + impostos + despesas de processo foram quase 5.000€ à vida...
                        Mas sei que alguns arrendatarios pedem 3 meses de caução o que pode significar um investimento algo grande para alguns, apesar de ser descontado quando o contrato acabar...
                        Continuo a dizer que primeiro deveriam arrendar uma casa e juntar algum para comprar quando poderem...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                          Eu arrendei casa há uns 10 meses por vários motivos. Facilidade quando comparado com comprar (não foram precisos empréstimos, avaliações, papeladas...), a renda é acessivel (420 eur para um T3) quando comparado com o que pagaria para um empréstimo, a minha estabilidade de emprego e da minha namorada (mais no caso dela) não é total e nunca se sabe, e por último espero daqui a uns poucos anos construir!

                          Além de tudo isto não tenho IMI's nem condomínio a pagar (sim, com certeza já está incluído na renda, mas ainda assim) e melhor do que isso é... não tenho reuniões de condominio!!!

                          Claro que na minha situação achei que fazia sentido arrendar. Se a estabilidade das pessoas for outra, e a ideia for mesmo ficar naquela zona e não houver perspectivas de construir, então talvez comprar não seja má ideia. Mas ainda assim, nesta altura de tanta instabilidade, eu pensava muito bem antes de avançar...

                          Não pagas essa renda dentro de Coimbra pois não?

                          Comentário


                            #43
                            Não é no centro... mas também não estou longe. É em Santa Clara!
                            Confesso que dentro do que procurei e vi a arrendar na altura, pareceu-me um bom negócio!

                            Claro que tb me deparei com rendas do arco da velha, como 750 eur por um T2 na Miguel Torga. Ainda assim, por volta dos 400 eur ainda encontrei várias coisas, umas melhores que outras e variando entre T1's e T2's principalmente.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                              Renovas anualmente, ao fim dos três anos acaba-se a mama!
                              Antes renovava-se de 5 em 5 anos

                              Comentário


                                #45
                                Eu optei por alugar.

                                Estou a trabalhar fora de "casa dos pais".

                                Não sei onde estou a trabalhar dentro de 6 meses. Se tiver que me mudar é muito mais fácil.
                                Enquanto não tiver estabilidade a vários níveis, nem vale a pena pensar em comprar.

                                Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                                Não pagas essa renda dentro de Coimbra pois não?
                                E é preciso morarem dentro de Coimbra? Coimbra é tão pequena que andando 5 km do centro os prédios são bem mais baratos,

                                Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                                Algures em redor na zona da Maia, Valongo, Vila do Conde...muito fora desses locais começa a tornar-se um bocado pesado em termos de deslocações e consequentemente gastos com combustíveis.
                                O que andas a procura? Eu nas ultimas 2 semanas andei a procura de um apartamento nessa zona. Hoje vou assinar o contrato, se não tiver nenhuma surpresa entretanto.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Arrendar e cada vez me convenço mais disso..

                                  Tenho uma amiga que comprou casa há uns 5 anos. Começou a pagar 4xx€ e neste momento paga 6xx€.

                                  E a casa só vai ser dela daqui a uns 40 anos.


                                  Nunca me tinha apercebido do stress de comprar casa/subida dos juros, mas depois que uma casa por subir cerca de 200€ por mês.. mudei claramente de opnião!
                                  Depende...

                                  Falo só do meu caso... tenho um apartamento e falta-me pagar cerc de 45mil euros....e sei que daqui a 10-12 anos está pago....

                                  achas que era melhor viver numa arrrendada? nao me parece...alem disso acho deprimente e grave pessoas terem casa alugadas e um dia que fiquem reformadas a reforma ser para pagar a casa, isto porque sempre preferiram alugar...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por lazyandcrazy Ver Post
                                    Sem querer repetir, mas sim reforçar - deves arrendar:
                                    - Podes iniciar o arrendamento sem precisares de recorrer a intermediários bancários;
                                    - Permite mudar de casa com muita mais facilidade;
                                    - Não ficas a chorar como eu qd te apercebes de actos de vandalismo nas zonas comuns;
                                    Dpende dos vizinhos que tem e do condominio...mas sim se forem uns selvagens é preocupante

                                    - Tens uma relação contratual fácil de terminar, em detrimento da solução da compra em que o banco não larga;
                                    - A desvalorização resultante do envelhecimento do edificio, não te penaliza directamente;
                                    Xiii o pessoal fala da desvalorização de uma casa como se fala de um carro , tlm ou de um plasma

                                    Uma casa desvalorizar é relativo o envelhecimento alem de lento pode ser inexistente se houver uma manutenção(pintura etc)

                                    Alem disso a zona valoriza o que faz com que uma casa valorize mais do que desvalorize.... claro se comprarem uma toda podre e nada fizerem desvaloriza...mas isso tb é logico.




                                    - Não tens de suportar o IMI;
                                    - Não tens de suportar o condominio.
                                    pagas tá incluído

                                    Desvantagens:
                                    - claramente o mercado de arrendamento, ainda não tem a oferta que deveria;
                                    - não se tem a posse do bem, o que pode não satisfazer determinadas pessoas.
                                    eu tambem ja vivi em casa alugadas e por acaso uma coisa que me choca é o controle que alguns senhorios fazem...desde controlares e proibirem animais de estimação e coisas do estilo.

                                    Uma vez em trabalho fora aluguei uma casa por uns meses...mesmo assim tive um desatino com o senhorio

                                    Comentário


                                      #48
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                        Uma pequena-grande nota...a casa no caso da compra até estar pagar não é tua também, mas sim do banco
                                        Não me parece sinceramente que alguém tivesse essa dúvida...mas pronto fica a pequena-grande nota para os mais distraídos!!

                                        Contudo, talvez esse facto venha a conhecer novos contornos, segundo consta, as novas leis que se avizinham, vão facultar algumas coisas. Parece que vai haver hipotese de se continuar na casa, mas a pagar renda, quando não se conseguir pagar a prestação.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Por acaso estou apanhado no meio desta decisão a médio prazo também (+/- 1 ano).

                                          Residindo a meias em Lisboa, pago actualmente 550€ de renda. Claro que se pretender alugar uns tempos, procuro algo mais barato, mesmo sem mobília (ai compro e fica para mim).

                                          Conto de ficar cá uns anos mas talvez não fazer vida.
                                          Agora não sei é se compre, e quando for para outro lado, deva alugar ou tentar vender, ou alugue até lá e não me preocupe com isso.

                                          Por cá mesmo por estes valores nem se compra nada de especial, nem aluga...para já;)

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Depende...

                                            Falo só do meu caso... tenho um apartamento e falta-me pagar cerc de 45mil euros....e sei que daqui a 10-12 anos está pago....

                                            achas que era melhor viver numa arrrendada? nao me parece...alem disso acho deprimente e grave pessoas terem casa alugadas e um dia que fiquem reformadas a reforma ser para pagar a casa, isto porque sempre preferiram alugar...
                                            Não sei que idade terás, mas admitindo que tens tens 30 anos teres a casa paga aos 42 anos é muito bom.

                                            Eu vjo o pessoal a fazer empresticos a 40 anos, ou seja, lá para os 70 finalmente a casa é tua. Claro que pode sempre ficar para os filhos e é sempre um investimento.

                                            Agora não sei até que ponto a renda na reforma poderá ser um problema.

                                            Eu vejo os meus pais. Qnd se casaram alugaram casa (em 1970 e qq coisa), em 98 mudamos para uma casa maior, mas na antiga casa estavamos a pagar 14 cts (70€) por mês, por um t2 + sotão num prédio com 30 anos mas em muito bom estao, e em Alfragide.

                                            Que o preço tenha subido e que neste momento pagassemos 100€, não parece que a reforma fosse um problema.

                                            Comentário


                                              #52
                                              As rendas já não estão congeladas...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                As rendas já não estão congeladas...


                                                My mistake!

                                                Mas então tenho sorte, porque continuo a pagar uma ninharia por uma garagem!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Vocês estão a fazer mal as contas. Estão a colocar o problema como comprar/arrendar como se fossem alternativas válidas para toda a gente. Isso depende das tuas capacidades financeiras e objectivos de vida.

                                                  (a) comprar: ideal para pessoas ja estabelecidas na vida, inseridos no mercado de trabalho, que tenham um rendimento constante e perspectivas de evolução profissional. Mesmo que planeiem casar no futuro e mudar para uma casa maior, desde que seja a longo prazo (i.e: superior a 5 anos) compensa comprar sempre porque depois podem entregar a casa ao banco (para o banco vender ou arrendar) e recuperar o dinheiro com a venda da casa.

                                                  (b) arrendar: ideal para jovens que ainda nao estão completamente livres nem inseridos no mercado de trabalho mas que desejam alguma liberdade. Ideal para períodos até 5 anos pois os preços são sempre mais baixos do que nos empréstimos e nao compensa comprar a casa e vender num período de 5 anos (a valorização da casa nao compensa o que dispendeste a mais com a diferença renda/crédito).

                                                  (c) opção ideal: arrendamento com opção de compra: se gostam de uma casa mas deconhecem se têm poderes financeiros ou estabilidade financeira ou familiar no futuro para a comprar podem celebrar um arrendamento com opção de compra. Vocês arrendam por um período certo (normalmente de 5 anos) e, depois, se desejarem comprar a casa poderão descontar as rendas já pagas no preço a pagar. Note-se que a renda é paga a preço de mercado e não a preço de empréstimo, pelo que o negócio é vantajoso para ambas as partes.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                    (a) comprar: ideal para pessoas ja estabelecidas na vida, inseridos no mercado de trabalho, que tenham um rendimento constante e perspectivas de evolução profissional.
                                                    Então e as pessoas que cumpram este requisitos, mas que estejam abertas a propostas melhores, noutra zona do país, ou até fora?

                                                    O facto de ter casa própria "prende" as pessoas.

                                                    Conheço pessoas que recusam propostas, ou que não buscam melhores oportunidades, porque estão a pagar a casa.....conheço tantas...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                      Então e as pessoas que cumpram este requisitos, mas que estejam abertas a propostas melhores, noutra zona do país, ou até fora?

                                                      O facto de ter casa própria "prende" as pessoas.

                                                      Conheço pessoas que recusam propostas, ou que não buscam melhores oportunidades, porque estão a pagar a casa.....conheço tantas...
                                                      Nesse caso ainda não estao completamente estabilizados. o mercado de trabalho torna-se local com o tempo.

                                                      nestes casos o melhor é arrendar.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu comprei

                                                        Já apresentaram inúmeras vantagens do arrendamento e concordo! Vou mostrar o outro lado da medalha


                                                        Vantagens da Compra:

                                                        1 - Estamos a pagar todos os meses ao banco juros + amortização, mas estamos igualmente a usufruir do facto de viver na casa (que vale dinheiro) enquanto no arrendamento tudo o que pagamos é o usufruto de viver na casa, mais nada!

                                                        2 - Se a compra for bem feita podemos adquirir um imóvel que valorize em pouco tempo, por vezes num ano. Tudo depende da boa compra que façamos

                                                        3 - A comprar, existem milhares de opções de escolha para todos os gostos, em vez de ficarmos condicionados à mediocridade de escolha do mercado de arrendamento


                                                        4 - Para quem aprecia uma segurança total tem sempre a opção de negociar uma Taxa Fixa no banco e aí já sabe que não existirão as tais surpresas do "pagar mais 200€" de um ano para o outro


                                                        5 - Em alturas de crise é normal que a tendência seja protegermo-nos , mas é precisamente neste momento que vale a pena comprar, porque podemos fazer um negócio MUITO mais justo e que daqui a uns tempos quando a conjuntura estiver mais favorável nos podemos orgulhar



                                                        E pronto, ficam aqui alguns contra argumentos que espero que sejam válidos

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                          Eu comprei

                                                          Já apresentaram inúmeras vantagens do arrendamento e concordo! Vou mostrar o outro lado da medalha


                                                          Vantagens da Compra:

                                                          1 - Estamos a pagar todos os meses ao banco juros + amortização, mas estamos igualmente a usufruir do facto de viver na casa (que vale dinheiro) enquanto no arrendamento tudo o que pagamos é o usufruto de viver na casa, mais nada!

                                                          2 - Se a compra for bem feita podemos adquirir um imóvel que valorize em pouco tempo, por vezes num ano. Tudo depende da boa compra que façamos

                                                          3 - A comprar, existem milhares de opções de escolha para todos os gostos, em vez de ficarmos condicionados à mediocridade de escolha do mercado de arrendamento


                                                          4 - Para quem aprecia uma segurança total tem sempre a opção de negociar uma Taxa Fixa no banco e aí já sabe que não existirão as tais surpresas do "pagar mais 200€" de um ano para o outro


                                                          5 - Em alturas de crise é normal que a tendência seja protegermo-nos , mas é precisamente neste momento que vale a pena comprar, porque podemos fazer um negócio MUITO mais justo e que daqui a uns tempos quando a conjuntura estiver mais favorável nos podemos orgulhar



                                                          E pronto, ficam aqui alguns contra argumentos que espero que sejam válidos
                                                          (1) na prática na compra da casa o que tu compras é o usufruto da casa porque, apesar de ela ser nominalmente tua, caso falhes um pagamento que seja o banco executa a hipoteca sobre a casa. A posição de arrendatário na prática é pouco diferente uma vez que a lei do arrendamento é fortemente protectora da posição do locador conferindo-lhe uma posição quase idêntica à de usufructuário (quem for jurista compreenderá o que quero dizer com locador e usufructuário).

                                                          (2) a valorização fantástica das casas (que chegava aos 18% por ano) acabou com o fim do boom imobiliário de construção de casas novas. Neste momento, com sorte, tens uma valorização com o máximo de 6% ao ano, sendo que o médio é de 4%. Comprar uma casa já não é o negócio que era.

                                                          (3) dado que o valor das rendas é em regra mais baixo do que nos empréstimos o universo de escolha de casas é inegavelmente muito mais amplo. Com as casas tens um preço máximo que consegues suportar ao passo que no arrendamento podes arrendar casas por um preço que não conseguirias suportar no empréstimo.

                                                          (4) a maior segurança é conferida no arrendamento dado que negoceias uma renda fixa durante um periodo de tempo (normalmente 5 anos) que te garante segurança total.

                                                          (5) como estamos em altura de crise não sei se o melhor será comprar pois nao sabemos a evolução do mercado nos próximos anos. Na minha modesta opinião o mercado do futuro será a recuperação de casas, principalmente nas zonas históricas das cidades. O custo de uma casa recuperada é em regra 1/2 do custo de uma casa nova. Podes comprar apartamentos de luxo em casas recuperadas por €100.000 (que numa casa nova custariam o dobro).

                                                          (6) Para mim, se os meus planos de regressar à Invicta se realizarem no próximo ano, estou seriamente a equacionar arrendar uma casa recuperada com opção de compra. Assim arrendo a preços de mercado e vou amortizando o preço da casa se decidir exercer a opção de compra. Se quiser recuperar eu a casa ou me meter numa cooperativa de recuperação (como já faço parte) posso comprar casas a preço de construção + 5% para despesas da cooperativa.

                                                          Como eu vos disse, arrendar ou comprar não podem ser colocados de maneira antagónica. Depende de uma variedade de factores como: (a) a localização da casa, (b) a estabilidade profissional do comprador e as perspectivas de evolução, (c) a valorização aguardada da casa, (d) o valor dos empréstimos. Todas estas variedades têm que ser ponderadas para se realizar o melhor negócio.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                            Então e as pessoas que cumpram este requisitos, mas que estejam abertas a propostas melhores, noutra zona do país, ou até fora?

                                                            O facto de ter casa própria "prende" as pessoas.

                                                            Conheço pessoas que recusam propostas, ou que não buscam melhores oportunidades, porque estão a pagar a casa.....conheço tantas...
                                                            Olha, a mim não me prendeu nada.... nem sequer perdi um segundo a pensar nisso... Vou mudar de cidade? Vendo ou arrendo.
                                                            Dou graças a Deus ter comprado um apartamento! Mesmo não tendo a vida definida naquela altura (nem agora tenho... sei lá o dia de amanhã). estava farto de pagar 500 euros por um T1 arrendado! Ao fim de um ano eram 11000 euros que iam pelo cano. Ao menos ao banco pago o que é meu.
                                                            E ao contrário do que para aí se diz, a casa não é do banco. Isso é uma forma muito redutora de expôr a situação. Tens uma hipoteca, mas manténs plenos direitos em relação à casa. Vendes, arrendas, fazes obras, deitas abaixo, incendeias... o que te apetecer. A casa é tua!
                                                            Abraço.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post

                                                              (3) dado que o valor das rendas é em regra mais baixo do que nos empréstimos o universo de escolha de casas é inegavelmente muito mais amplo. Com as casas tens um preço máximo que consegues suportar ao passo que no arrendamento podes arrendar casas por um preço que não conseguirias suportar no empréstimo.
                                                              Isso não é verdade.
                                                              No meu caso pessoal e pelo que conheço, as rendas cobrem sempre o empréstimo e ainda sobra algum...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X