Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a vida está mesmo assim tão cara ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Aqui já paguei 3.8€ por uma Superbock num pub... Nem queria bem acreditar
    Nem é muito caro.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Nem é muito caro.
      Não estou propriamente no centro. E ja arranjei um conhecido que me compra Superbock a grade por 20 CHF, fica prai 0.50/0.60€ cada uma.. ja pensei abrir aqui uma churrasqueira que não se vê.. A vender pito e cerveja ganhava bem

      Comentário


        #93
        Vou tentar dar o meu contributo para este tema.

        O que me parece é que hoje em dia, mesmo quem ganha menos quer ter um estilo de vida que não lhe é muitas vezes sustentável.

        Obviamente que se para algumas pessoas, tomar o pa fora, fumar, comprar jornal todos os dias, ter telemóvel, etc. é um gasto banal, para outras é imcomportavel.

        Hoje as pessoas acham que no mínimo têm/devem ter um conjunto de coisas que na verdade estão longe de ser essenciais. Um telemóvel não é uma necessidade básica, como não é um plasma ou ir ao cabeleireiro uma vez por semana.

        As pessoas devem adequar os seus gastos ao seu rendimento e devem tentar poupar alguma coisa.

        Cada um tem as suas opções. Eu acho um absurdo gastar 100 euros por mês em tabaco e depois não fazer pelo menos uma semana de férias.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Vou tentar dar o meu contributo para este tema.

          O que me parece é que hoje em dia, mesmo quem ganha menos quer ter um estilo de vida que não lhe é muitas vezes sustentável.

          Obviamente que se para algumas pessoas, tomar o pa fora, fumar, comprar jornal todos os dias, ter telemóvel, etc. é um gasto banal, para outras é imcomportavel.

          Hoje as pessoas acham que no mínimo têm/devem ter um conjunto de coisas que na verdade estão longe de ser essenciais. Um telemóvel não é uma necessidade básica, como não é um plasma ou ir ao cabeleireiro uma vez por semana.

          As pessoas devem adequar os seus gastos ao seu rendimento e devem tentar poupar alguma coisa.

          Cada um tem as suas opções. Eu acho um absurdo gastar 100 euros por mês em tabaco e depois não fazer pelo menos uma semana de férias.
          Para mim o problema é sem duvida esse. Cada um devia ter consciência e fazer a sua vida de acordo com os rendimentos, o que não acontece vezes demais.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Aqui já paguei 3.8€ por uma Superbock num pub... Nem queria bem acreditar
            Quanto estava em Estocolmo cheguei a pagar 50 coroas suecas (€ 4,8) por uma cerveja.

            Também não quis acreditar!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Vou tentar dar o meu contributo para este tema.

              O que me parece é que hoje em dia, mesmo quem ganha menos quer ter um estilo de vida que não lhe é muitas vezes sustentável.
              Exactamente! Mas para essas pessoas, a vida está sempre cara! Porque por mais que ganhem elevam sempre a fasquia

              Comentário


                #97
                Há coisas que me fazem confusão nesta maneira tuga de pensar, uma delas é achar-se que "os outros" passam muito bem sem o essencial, e quando falo de essencial, falo de qualidade de vida e bens essenciais e adequados aos tempos em que vivemos.

                Da maneira que muitos escrevem, parece que anda toda a gente a gastar dinheiro em naves espaciais e viagens aos anéis de Saturno, quando afinal estamos a falar de coisas bem terrenas.

                Infelizmente há muita gente que vive na alegoria da caverna de Platão e julga o mundo lá fora de quem tem de suar para viver no mundo real pela sua "experiência".

                E infelizmente (para todos nós que temos de diariamente, conviver com as exigências do mundo moderno) o mundo real, não tem nada de semelhante com o mundo mitológico de fábula onde se encontram.

                Fico estarrecido, tanto mais porque não vejo esta maneira de pensar e estar, nos países do norte e nem sequer nos outros desenvolvidos, que muita gente diz conhecer das muitas viagens que fazem, fico sempre na duvida se chegaram antes a um local qql onde foram impedidos de sair do aeroport e depois de muito tempo à espera do avião de retorno não terão ficado confusos.

                Comentário


                  #98
                  Malta...isto é tudo uma questão de orientação...

                  O dinheiro não é de quem o ganha, é de quem o gasta...é um chavão mas adequa-se e de que maneira às familias portuguesas que teimam em viver acima do que podem.

                  Ganho bastante acima da média para a minha experiência de trabalho e idade que tenho. Moro em casa dos meus pais, deram-me um carro, etc, tenho muitos poucos custos. Mas para mim sair de casa e ir em frente tomar o pequeno almoço é um luxo que faço muitas poucas vezes...o meu dinheiro normalmente é gasto quando não existe uma melhor alternativa para resolver o problema sem o gastar...

                  Saber gerir e dar importância ao dinheiro faz parte também da educação que cada um teve. É ser responsavel para cmg e não só, para quem vive cmg...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Eu também mas a ASAE fechou aquilo.
                    Eles já voltaram a abrir

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                      Será que a vida está assim tão cara ?


                      Uma vez ou outra tenho de tomar o pequeno almoço fora .


                      A cerca de 3 semanas foi porque tinha ido fazer análises, e tinha de ir em jejum, e lá tive de o tomar pelo taguspark...

                      Paguei 2,85€ por uma merenda e um galão...



                      Hoje tive novamente de tomar o pequeno almoço fora, escolhi antes ir ao Oeiras Parque, ao continente .

                      0,91€ por um "pão" com chocolate e um Nesquick .



                      O sitio dos 2,85€ está sempre bem servido de clientela .

                      A unica coisa que lá costumo ir comer é gelados, que são ao preço de tabela...


                      É uma coisa que me faz confusão, o pessoal queixa-se e queixa-se, mas aquilo está sempre cheio...



                      Mas é muito vulgar se pagar cerca de 1,9€ por uma merenda e um galão, em qualquer outro sitio "vulgar"...

                      Durante o mês costumo tomar o pequeno almoço fora umas 3 ou 4 vezes, e é o que pago normalmente...

                      Dessas 3 ou 4 vezes metade são necessidade, outra por devaneio...



                      É um abuso o que se pede por um bolo e um galão...

                      Mas os cafés estão sempre cheios...


                      Será que a vida está mesmo assim tão cara ?
                      Pegando no teu exemplo, eu que tenho uma Pastelaria (os meus pais), que por sinal é provavelmente uma das mais baratas e com mais clientela, reparo que continuamos com sensivelmente o mesmo numero de clientes, mas o consumo por cliente tem vindo a baixar. O que reparo é que as pessoas continuam a querer comer um bolo ao pequeno-almoço/lanche, ou pão, apenas evitam-no fazer dentro Pastelaria, fica-lhes mais barato comprar e levar para casa.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Há coisas que me fazem confusão nesta maneira tuga de pensar, uma delas é achar-se que "os outros" passam muito bem sem o essencial, e quando falo de essencial, falo de qualidade de vida e bens essenciais e adequados aos tempos em que vivemos.

                        Da maneira que muitos escrevem, parece que anda toda a gente a gastar dinheiro em naves espaciais e viagens aos anéis de Saturno, quando afinal estamos a falar de coisas bem terrenas.

                        Infelizmente há muita gente que vive na alegoria da caverna de Platão e julga o mundo lá fora de quem tem de suar para viver no mundo real pela sua "experiência".

                        E infelizmente (para todos nós que temos de diariamente, conviver com as exigências do mundo moderno) o mundo real, não tem nada de semelhante com o mundo mitológico de fábula onde se encontram.

                        Fico estarrecido, tanto mais porque não vejo esta maneira de pensar e estar, nos países do norte e nem sequer nos outros desenvolvidos, que muita gente diz conhecer das muitas viagens que fazem, fico sempre na duvida se chegaram antes a um local qql onde foram impedidos de sair do aeroport e depois de muito tempo à espera do avião de retorno não terão ficado confusos.
                        Se é assim como explicas que um colega meu tirou um curso universitário e o rendimento dos pais não chegava aos 1000 euros (passava pouco dos 800)?

                        Não há férias, não há casas boas, carro só o meu colega tinha para ir para a universidade, nas férias ele trabalhava e durante as aulas também dava umas aulas de guitarra (recebia 100€ por mês). E olhem que fui almoçar e jantar umas vezes a casa dele e sempre comi muito bem.

                        Por isso as pessoas só não fazem mais porque querem ter tudo.. E na vida temos de saber muito bem o que queremos e onde podemos ir.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Malta...isto é tudo uma questão de orientação...

                          O dinheiro não é de quem o ganha, é de quem o gasta...é um chavão mas adequa-se e de que maneira às familias portuguesas que teimam em viver acima do que podem.

                          Ganho bastante acima da média para a minha experiência de trabalho e idade que tenho. Moro em casa dos meus pais, deram-me um carro, etc, tenho muitos poucos custos. Mas para mim sair de casa e ir em frente tomar o pequeno almoço é um luxo que faço muitas poucas vezes...o meu dinheiro normalmente é gasto quando não existe uma melhor alternativa para resolver o problema sem o gastar...

                          Saber gerir e dar importância ao dinheiro faz parte também da educação que cada um teve. É ser responsavel para cmg e não só, para quem vive cmg...
                          Bom contributo.

                          Há mesmo algumas coisas que considero referenciais

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                            Há coisas que me fazem confusão nesta maneira tuga de pensar, uma delas é achar-se que "os outros" passam muito bem sem o essencial, e quando falo de essencial, falo de qualidade de vida e bens essenciais e adequados aos tempos em que vivemos.

                            Da maneira que muitos escrevem, parece que anda toda a gente a gastar dinheiro em naves espaciais e viagens aos anéis de Saturno, quando afinal estamos a falar de coisas bem terrenas.

                            Infelizmente há muita gente que vive na alegoria da caverna de Platão e julga o mundo lá fora de quem tem de suar para viver no mundo real pela sua "experiência".

                            E infelizmente (para todos nós que temos de diariamente, conviver com as exigências do mundo moderno) o mundo real, não tem nada de semelhante com o mundo mitológico de fábula onde se encontram.

                            Fico estarrecido, tanto mais porque não vejo esta maneira de pensar e estar, nos países do norte e nem sequer nos outros desenvolvidos, que muita gente diz conhecer das muitas viagens que fazem, fico sempre na duvida se chegaram antes a um local qql onde foram impedidos de sair do aeroport e depois de muito tempo à espera do avião de retorno não terão ficado confusos.
                            Não sei se percebi este teu post. Está um bocadinho vago.

                            O essencial é comida e um abrigo, o essencial é satisfazer as necessidades básicas. A partir daí cada um pode ir mais ou menos longe consoante o dinheiro que tenha.

                            Não há nenhum direito em ter acesso aos pequenos prazeres da vida como um café, jornal, cigarros, etc. se não se tiver dinheiro.

                            A dura realidade é esta, ninguém nos confere esse direito, temos que ser nós com o nosso dinheiro que o conquistamos.

                            Devemos ter a capacidade de distinguir o essencial do acessório. Em teoria era bom que todas as pessoas conseguissem ter um carro, férias, jantar fora de vez em quando, etc. na prática não conseguem e ainda há os que o fazem sem dever e comprometendo outras coisas.

                            Comentário


                              Quer-me parecer que se confunde propositadamente, quem não sabe gerir o seu dinheiro (uma minoria que há em todas as classes sociais), com quem tem apenas baixos rendimentos.

                              Felizmente já não vivemos na idade media em que as necessidades básicas eram a alimentação e um abrigo, ambos providenciados pelo senhor feudal.

                              Hoje em dia as necessidades básicas são tb outras e invejar a forma como cada um gasta o seu dinheiro, ganho com o seu trabalho, parece-me de algum mau gosto.

                              E Air, viver a contar tostões não é saber viver ou saber gerir, isso é como vive a maioria das pessoas todos os dias, é apenas o que são obrigados a fazer pela condição do país, há dias explicaram-me como na Holanda o estado regula os preços das casas e de outros bens essenciais e nem os construtores vão à falência nem as pastelarias e supermercados se queixam quer dos lucros quer dos vencimentos que pagam aos seus colaboradores.

                              Mentalidade, mentalidade, mentalidade .

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Não sei se percebi este teu post. Está um bocadinho vago.
                                Pois, vou simplificar .

                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                O essencial é comida e um abrigo, o essencial é satisfazer as necessidades básicas. A partir daí cada um pode ir mais ou menos longe consoante o dinheiro que tenha.
                                Isso é só uma parte das necessidades básicas de um Séc XXI bastante longe do Séc XI, hoje em dia a educação, a saúde, a habitação, a segurança nas ruas, um carro (que como deves calcular não serve só para passear, é antes de mais uma ferramenta de trabalho) são já necessidades básicas, tomar um pequeno almoço ou fazer refeições fora, são quase uma obrigação nos dias que correm, já que muita gente não se pode dar ao luxo de ir comer a casa.

                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Não há nenhum direito em ter acesso aos pequenos prazeres da vida como um café, jornal, cigarros, etc. se não se tiver dinheiro.
                                Não estamos a falar de pequenos trivialidades como as que referes, não sei pq mas acho que se confunde um pouco as coisas isso são trivialidades, não luxos, nem sequer são pequenos prazeres.

                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                A dura realidade é esta, ninguém nos confere esse direito, temos que ser nós com o nosso dinheiro que o conquistamos.
                                A "dura realidade"? A dura realidade é as pessoas ganharem pouco mais de 500€ por mês e terem de pagar as contas com esse dinheiro, trabalhando em funções que num país desenvolvido são pagas acima dos 2500€, mas que por cá, quer pela soberba, quer pela ausência de qualquer controlo se paga efectivamente a 500€ por mês.

                                Isto é que é dura realidade, o resto são divagações de quem não sabe o que a vida custa a ganhar.

                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Devemos ter a capacidade de distinguir o essencial do acessório. Em teoria era bom que todas as pessoas conseguissem ter um carro, férias, jantar fora de vez em quando, etc. na prática não conseguem e ainda há os que o fazem sem dever e comprometendo outras coisas
                                Retórica sem qql sentido, se me desculpas o francês, quando se ganha o que se ganha em Portugal, o que as pessoas fazem de melhor (pq a isso são condicionadas) é "ter a capacidade de distinguir o essencial do acessório", os que falham em o fazer, passam fome, mas não são a maioria, a maioria vive a fazer contas diárias para esticar o pouco vencimento até ao fim do mês.

                                Comentário


                                  Agora percebi !

                                  em resumo tu estás a lamentar-te do pais em que vives e do estado que tens.

                                  Por cá actualmente as regras e as condições são as que conheces.

                                  Se não estás satisfeito podes tentar mudar de país, passar-mos a vida a lamentarmo-nos não leva a lado nenhum.

                                  Desculpa lá a minha frontalidade, mas eu sou um gajo prático

                                  Comentário


                                    Acho muito bem que as pessoas consumam, se tem dinherio, têem todo o direito de o gastar, se vemos pessoas todos os dias nos cafés a tomar o pequeno almoço, o que é que temos a ver com isso? Se tomam, é porque podem, se não podem é lá com eles.

                                    Sou apologista que haja consumo, seja de bens essenciais, como puros prazeres, (afinal o dinheiro não vai connosco no caixão), mas há que gastá-lo de forma racional, não de forma desmesurada, até ai concordo.
                                    Se não houver consumo, a economia estagna.
                                    O agente económico mais importante, são as famílias, logo somos nós a base da economia, se não consumirmos... caput

                                    Comentário


                                      Eu não li os posts todos, mas lendo o primeiro, os srs do café também têm que viver ou não ??

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                        Eu não li os posts todos, mas lendo o primeiro, os srs do café também têm que viver ou não ??
                                        A sobrevivência é de facto a lei mais importante.

                                        Mas os "Srs do café" se o café não der têm que se desenrascar de outra forma

                                        Comentário


                                          o importante é satisfazer as necessidades básicas na vida como um local para dormir e comida,bem como saude!

                                          depois os euros devem ser geridos de forma a aumentar a qualidade de vida e prazer conforme os gostos de cada um,tendo em conta que as necessidades básicas nunca devem ser colocadas para segundo plano,nem sequer colocadas em risco para satisfazer outros caprichos!

                                          ps:tenho conecimento de pessoas com filhos que gastam centenas de euros em jogos de futebol e noitadas e depois vêm dizer que este governo e o país não prestam porque não dam condições nem abonos.

                                          é uma verdade que o país não está em alta,mas as pessoas tambem não ajudam!

                                          esta é sim a realidade!

                                          Comentário


                                            É óbvio que não me contento apenas por ter uma casa e comida, apenas com isso não seria feliz, logo, tenho que procurar bens que me satisfaçam.
                                            Estou-me a borrifar se pensam mal ou se pensam bem acerca do que eu faço, não devo nada a ninguém, tudo o que tenho foi comprado por mim, vejo aqui moralistas "ah e tal, andam a tomar o pequeno almoço todos os dias no café" e coiso e tal... ninguém tem nada ver com isso. Não podem ser só vocês a quererem uns pequenos luxos, todos tem direito a tal, desde que não gastem mais do que ganham como é óbvio, mas mesmo assim, ninguém tem nada a ver com isso.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Agora percebi !

                                              em resumo tu estás a lamentar-te do pais em que vives e do estado que tens.

                                              Por cá actualmente as regras e as condições são as que conheces.

                                              Se não estás satisfeito podes tentar mudar de país, passar-mos a vida a lamentarmo-nos não leva a lado nenhum.

                                              Desculpa lá a minha frontalidade, mas eu sou um gajo prático
                                              Pelos vistos não percebeste patavina do que disse .

                                              Eu me estou a lamentar nem do país nem do estado. O que estou a fazer é demonstrar como se faz noutros países (e se faz bem) e como ainda assim quem cá vive alheado da realidade ainda faz juízos de valor, sem ter qualquer noção nem do que nos rodeia enquanto país nem da vida real lá fora da gruta.

                                              Um gajo pratico como dizes ser, tinha entendido à primeira e há muito tempo o que escrevi, mas isto é um pouco como a cultura cientifica (e apoiado nela) no tuga comum, não se percebe, não se quer perceber e ainda se acha que não faz falta.

                                              Se te falta a base, nunca vais perceber ou claro se não te interessa perceber.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                                É óbvio que não me contento apenas por ter uma casa e comida, apenas com isso não seria feliz, logo, tenho que procurar bens que me satisfaçam.
                                                Estou-me a borrifar se pensam mal ou se pensam bem acerca do que eu faço, não devo nada a ninguém, tudo o que tenho foi comprado por mim, vejo aqui moralistas "ah e tal, andam a tomar o pequeno almoço todos os dias no café" e coiso e tal... ninguém tem nada ver com isso. Não podem ser só vocês a quererem uns pequenos luxos, todos tem direito a tal, desde que não gastem mais do que ganham como é óbvio, mas mesmo assim, ninguém tem nada a ver com isso.
                                                O elementar e óbvio que "custa a muita gente perceber".

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                  Pelos vistos não percebeste patavina do que disse .

                                                  Eu me estou a lamentar nem do país nem do estado. O que estou a fazer é demonstrar como se faz noutros países (e se faz bem) e como ainda assim quem cá vive alheado da realidade ainda faz juízos de valor, sem ter qualquer noção nem do que nos rodeia enquanto país nem da vida real lá fora da gruta.

                                                  Um gajo pratico como dizes ser, tinha entendido à primeira e há muito tempo o que escrevi, mas isto é um pouco como a cultura cientifica (e apoiado nela) no tuga comum, não se percebe, não se quer perceber e ainda se acha que não faz falta.

                                                  Se te falta a base, nunca vais perceber ou claro se não te interessa perceber.
                                                  Hummm ......

                                                  de facto ou sou eu que sou um bocado bronco, ou tu tens uma enorme dificuldade em fazer passar a tua mensagem

                                                  Para simplificar vamos assumir que eu sou bronco, como tu já insinuas

                                                  Noutros paises há coisas melhores e piores. Tu falas dos paises do Norte da Europa, mas se quiseres também podemos falar dos paises do hemisfério Sul para tu perceberes de facto o que são dificuldades e porque é que eu acho que as pessoas por cá se queixam muito. Muito mais do que deviam e do que é legitimo.

                                                  Nos paises do Norte da Europa (parte deles) a carga fiscal é mais pesada do que cá, o clima é uma mer.da, a tx de suicidios é altissima, estão longe de ser só maravilhas.

                                                  Eu até acho que tudo ponderado o melhor pais do Mundo é mesmo Portugal. E sim já viajei bastante, não estou a falar só do que leio.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Hummm ......

                                                    de facto ou sou eu que sou um bocado bronco, ou tu tens uma enorme dificuldade em fazer passar a tua mensagem

                                                    Para simplificar vamos assumir que eu sou bronco, como tu já insinuas

                                                    Noutros paises há coisas melhores e piores. Tu falas dos paises do Norte da Europa, mas se quiseres também podemos falar dos paises do hemisfério Sul para tu perceberes de facto o que são dificuldades e porque é que eu acho que as pessoas por cá se queixam muito. Muito mais do que deviam e do que é legitimo.

                                                    Nos paises do Norte da Europa (parte deles) a carga fiscal é mais pesada do que cá, o clima é uma mer.da, a tx de suicidios é altissima, estão longe de ser só maravilhas.

                                                    Eu até acho que tudo ponderado o melhor pais do Mundo é mesmo Portugal. E sim já viajei bastante, não estou a falar só do que leio.
                                                    Provas

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                      Hugo, pergunto-te se tens noção de quanto desconta alguém que ganha 5.000€ por mês?

                                                      Só em segurança social, se não me falha a memória são 550€. A somar a esses, tens ainda o IRS, que nesses valores, deverá rondar os 36-40% (depende o rendimento tributável)

                                                      Ou seja, dos 5.000€, ficas com 2450€!

                                                      E depois, tens que pensar no que a pessoa produz.

                                                      É justo uma pessoa estar a ser mais penalizada por produzir mais? Alguém que gere uma empresa, dá trabalho a outras pessoas, cria riqueza no país, deve ainda por cima ser mais penalizado em termos de impostos do que alguém que aperta parafusos numa linha de montagem (com todo o respeito por quem o faz, claro!)?

                                                      Isto não é claro! Não é preto e branco... há muito cinzento pelo meio.

                                                      Os meus pais vieram da santa terrinha com uma mão à frente e outra atrás. Viveram numa barraca na picheleira durante 7 anos.

                                                      Nesse tempo, pouparam todo o dinheiro que puderam, e em vez de ficarem à espera da casa da câmara, deram entrada numa casa para eles. Passaram dificuldades, sim, mas conseguiram pagar sempre as suas dívidas. Hoje a casa está paga, e não tem dívidas nenhumas.

                                                      Continua a trabalhar numa horta dele, para ter as suas coisinhas boas e não ter que as ir comprar ao supermercado.

                                                      O meu pai teve 4 carros na vida, todos eles baratíssimos e usados. Teve o primeiro carro aos 42 anos. Ainda hoje vai de bicicleta onde pode, e onde não pode, só se for obrigado é que leva o carro, se não vai de transportes públicos.

                                                      Estudou enquanto trabalhava para tirar o 9º ano (antigo 5º) e conseguiu um trabalho como mecânico na TAP. Hoje está reformado e vive à vontade. Continua na mesma linha de não gastar o dinheiro à parva, mas vai gozando também um pouco a vida (40 anos de casados passados em Viena, última viagem antes dessa tinha sido há 10 anos).

                                                      Muitos companheiros de "barraca" ficaram lá, à espera da casa da câmara. Não estudaram, não quiseram evoluir, não tentaram uma vida melhor. Hoje reclamam que têm pensões de miséria, mas quando podiam trabalhavam a receber por fora, descontando o mínimo... Sempre tiveram carro

                                                      Não sou rico, mas não passo dificuldades. Posso-me dar ao luxo de ir ao supermercado e trazer o que me apetece sem olhar para o preço... mas não o faço. Trago normalmente sempre um ou dois produtos de marca branca para experimentar... se gostar passo a usá-los... se não, compro de marcas conceituadas.

                                                      O rendimento do meu agregado permitiria-me fazer férias todos os anos para as caraíbas sem fazer mossa no orçamento anual, ou mudar de carro de 2 em 2 anos mas não o faço. Não o faço porque o dinheiro sai-me do pêlo e custa-me bastante em suor e tempo que não estou com a minha família. Tenho um carro com 10 anos e 250.000 kms e queria ver se fazia, pelo menos, o dobro. O outro carro tem 9 anos e 150.000 kms. Ambos pagos a pronto.

                                                      Também tenho sonhos, e de vez em quando sai a extravagância. A minha televisão para a sala foi exemplo disso. Estive 3 anos com uma TV de 40 cms ou coisa parecida na sala. Quando comprei, comprei o que gostava e queria. Isso não é mau. Temos é que pensar bem se o podemos fazer.

                                                      Todos temos opções. As minhas não são melhores ou piores que as dos outros, apenas diferentes. Tomamo-las e andamos em frente... a vida é assim, e por isso é preciso pensar antes de avançar, para não darmos um passo maior que a perna... e ter consciência do que é realmente importante.

                                                      Aproveitando o mote de um outro user... se queremos alguma coisa, temos que dar ao caneto. Alguma sorte e ajuda divína também são, na minha opinião, essenciais, mas sem esforço e continuo querer em melhorar, nem com ajudas lá vai.

                                                      Um abraço

                                                      Em primeiro lugar, achei este post construtivo, no qual concordo.

                                                      No entanto e respondendo às tuas questões (a negrito):

                                                      - Não sei quanto desconta uma pessoa que ganha 5000€, nem quanto desconta uma que ganha 500€. Não sei porque nenhum dos dois é o meu salário. O que disse, foi que para mim, seria justo todos pagarem a mesma percentagem. Já respondendo à segunda questão, usei uma percentagem de 10% como exemplo pela simplicidade das contas. E mais uma exemplo: se quem ganha 500€ desconta 50€, quem ganha 5000€ deveria descontar 500€. O problema aqui é que para quem ganha 500€, descontar 10% torna o salário muito escasso, pois esses 10% poderiam ser para pagar a luz, que agora fica complicado para pagar. Enquanto que quem ganha 5000€ apesar de descontar a mesma percentagem, tem obviamente, maior facilidade.

                                                      Ou seja. Acho que todos devem descontar a mesma percentagem, independentemente de serem, empregados, chefes, administradores ou srs. excelentissimos doutores. É preciso é haver inspecções.

                                                      Abraço.

                                                      Comentário


                                                        Cara, caríssima, infelizmente. Sinto-o na pelo todos os dias!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                          Há coisas que me fazem confusão nesta maneira tuga de pensar, uma delas é achar-se que "os outros" passam muito bem sem o essencial, e quando falo de essencial, falo de qualidade de vida e bens essenciais e adequados aos tempos em que vivemos.

                                                          Da maneira que muitos escrevem, parece que anda toda a gente a gastar dinheiro em naves espaciais e viagens aos anéis de Saturno, quando afinal estamos a falar de coisas bem terrenas.

                                                          Infelizmente há muita gente que vive na alegoria da caverna de Platão e julga o mundo lá fora de quem tem de suar para viver no mundo real pela sua "experiência".

                                                          E infelizmente (para todos nós que temos de diariamente, conviver com as exigências do mundo moderno) o mundo real, não tem nada de semelhante com o mundo mitológico de fábula onde se encontram.

                                                          Fico estarrecido, tanto mais porque não vejo esta maneira de pensar e estar, nos países do norte e nem sequer nos outros desenvolvidos, que muita gente diz conhecer das muitas viagens que fazem, fico sempre na duvida se chegaram antes a um local qql onde foram impedidos de sair do aeroport e depois de muito tempo à espera do avião de retorno não terão ficado confusos.
                                                          Nem mais.

                                                          Acho que muitos estão a fazer confusão. Porque muitas pessoas consideram comprar um carro de 5000€ um luxo. Enquanto outros apenas é luxo comprar um de 50000€.

                                                          Cada um gasta o € da forma que quer e lhe apetece. Se eu ganho X e quero gastar meio X numa prestação de um bom carro o problema é meu. O problema é que muitos gastam X+1 a pagar casa, alimentação e contas de luz, água, gás, etc.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Hummm ......

                                                            de facto ou sou eu que sou um bocado bronco, ou tu tens uma enorme dificuldade em fazer passar a tua mensagem

                                                            Para simplificar vamos assumir que eu sou bronco, como tu já insinuas
                                                            Curioso, que quando não se entende o que se explica (ou não se quer entender) as pessoas se sentem ofendidas.

                                                            A faculdade de se aprender é inata na espécie humana e só não o faz quem não quer (ou não lhe interessa), é portanto uma opção pessoal e eu não tenho nada a ver com isso e nem chamo nada a ninguém, nem insinuo coisa alguma.

                                                            Se te sentes ofendido, peço desculpa, mas não é essa a minha intenção.


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Noutros paises há coisas melhores e piores. Tu falas dos paises do Norte da Europa, mas se quiseres também podemos falar dos paises do hemisfério Sul para tu perceberes de facto o que são dificuldades e porque é que eu acho que as pessoas por cá se queixam muito. Muito mais do que deviam e do que é legitimo.
                                                            Temos de nos comparar é com os melhores, não com os piores, as pessoas dos "países pobres" comparam-se com os melhores não com os que passam por eles a caminho do fundo do poço e nem faz sentido que o façam.

                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Nos paises do Norte da Europa (parte deles) a carga fiscal é mais pesada do que cá, o clima é uma mer.da, a tx de suicidios é altissima, estão longe de ser só maravilhas.
                                                            Esse mito é curioso, tanto mais que em Portugal no interior a taxa de suicídios chega a ser o dobro daquela que tanto amedronta quem usa esse argumento.

                                                            Tanto mais que há duas situações distintas do que se passa por cá, a carga fiscal é bastante elevada mas não se inventam taxas de acesso as urgencias como cá, não se fecham escolas e hospitais as estradas e ruas são bem feitas e estão limpas os níveis de desemprego são bastante mais baixos e o desemprego de longa duração não chega na maioria dos casos a 15 dias, contra os dois anos de cá.

                                                            Depois temos empresas que suportando uma carga fiscal mais elevada do que as de cá não pagam 450€ de ordenado mínimo e nem reclamam dos vencimentos que pagam.

                                                            Proporcionalmente pelos vencimentos que temos e pelo que obtemos em troca, temos uma carga fiscal mais elevada.

                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Eu até acho que tudo ponderado o melhor pais do Mundo é mesmo Portugal. E sim já viajei bastante, não estou a falar só do que leio.
                                                            Sim Portugal é um dos melhores mas tem um potencial enorme para ser ainda melhor ou pelo menos tão bom como os países de que falo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                              Nem mais.

                                                              Acho que muitos estão a fazer confusão. Porque muitas pessoas consideram comprar um carro de 5000€ um luxo. Enquanto outros apenas é luxo comprar um de 50000€.

                                                              Cada um gasta o € da forma que quer e lhe apetece. Se eu ganho X e quero gastar meio X numa prestação de um bom carro o problema é meu. O problema é que muitos gastam X+1 a pagar casa, alimentação e contas de luz, água, gás, etc.
                                                              Para clarificar isto:

                                                              Ordenado 500 Euros (pessoa casada s/ filhos, trabalho dependente)

                                                              descontos

                                                              Seg. Social -----55 Euros (11%)
                                                              IRS --------------0 Euros (0%)
                                                              Ordenado limpo -445 Euros


                                                              Ordenado 5.000 Euros (pessoa casada s/ filhos, trabalho dependente)

                                                              descontos

                                                              Seg. Social -------550 Euros (11%)
                                                              IRS -------------1.350 Euros (27%)
                                                              Ordenado limpo --3.100 Euros

                                                              Toda a gente desconta 11 % de SS e os descontos do IRS dependem do ordenado (quanto mais se ganha mais se desconta percentualmente)

                                                              É a isto que se chama redestribuição da riqueza

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X