Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a vida está mesmo assim tão cara ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Se comer aqui na "cantina" fica-me entre 12/15euros, isto com sopa, prato e algo para sobremesa, sem bebida que e' algua 'a borlix.

    Como ganho salario portugues la tenho de ir almocar a casa, faco todas as refeicoes em casa e poupa-se algum dinheiro com isso.

    Se ganhasse um salario digno aqui do pais era bem capaz de pelo menos o almoco ser por aqui, nao me ia pesar muito na carteira.

    Ou seja, nao sou eu que vou pagar a conta do pequeno-almoco aos outros por isso tou-me a c#$%@ se ha quem tome o pequeno-almoco fora todos os dias, tenha possibilidades ou nao.

    Cada um faz a vida de acordo com a sua ideologia/dinheiro e os erros cada um paga os seus.
    Agora é que disseste tudo!

    Normalmente tomo sempre o pequeno-almoço em casa (quando tomo...), mas de vez enquando lá tomo na rua, porque posso.

    Por norma vou quase todos os fins-de-semana jantar fora com a namorada, mas o resto da semana, jantamos em casa e ao almoço ela come no trabalho, mas leva o almoço de casa, e eu ou como em casa ou vou almoçar a casa dos meus pais, porque quando estou a trabalhar, é quando há tempo para comer alguma sandes (que levo de casa).

    Mas janto ao fim-de-semana fora, porque posso e porque sei que isso não vai alterar em nada aquilo que posso gastar, mas também não me meto em grandes avarias, normalmente fico-me por uma conta à volta dos 40€.

    Ainda agora comprei duas peças de roupa para oferecer à minha namorada, uma na Bershka e outra na Pull & Bear, e não vou esperar para as dar no Natal, darei hoje mesmo.

    Porque sei que quando chegar altura de comprar as prendas de Natal, sei bem o que posso gastar, não gasto mais do que aquilo que posso.

    O mal é que há muita gente que gasta aquilo que não tem!

    Mas se temos, porque não gastar? Não o vou levar quando morrer!

    Se trabalho, e tenho as contas todas pagas e algum de parte, posso bem gastar outra parte.

    É assim que penso!
    Editado pela última vez por RDSBorges; 28 November 2008, 16:09.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
      Agora é que disseste tudo!

      Normalmente tomo sempre o pequeno-almoço em casa (quando tomo...), mas de vez enquando lá tomo na rua, porque posso.

      Por norma vou quase todos os fins-de-semana jantar fora com a namorada, mas o resto da semana, jantamos em casa e ao almoço ela come no trabalho, mas leva o almoço de casa, e eu ou como em casa ou vou almoçar a casa dos meus pais, porque quando estou a trabalhar, é quando há tempo para comer alguma sandes (que levo de casa).

      Mas janto ao fim-de-semana fora, porque posso e porque sei que isso não vai alterar em nada aquilo que posso gastar, mas também não me meto em grandes avarias, normalmente fico-me por uma conta à volta dos 40€.

      Ainda agora comprei duas peças de roupa para oferecer à minha namorada, uma na Bershka e outra na Pull & Bear, e não vou esperar para as dar no Natal, darei hoje mesmo.

      Porque sei que quando chegar altura de comprar as prendas de Natal, sei bem o que posso gastar, não gasto mais do que aquilo que posso.

      O mal é que há muita gente que gasta aquilo que não tem!

      Mas se temos, porque não gastar? Não o vou levar quando morrer!

      Se trabalho, e tenho as contas todas pagas e algum de parte, posso bem gastar outra parte.

      É assim que penso!
      É mesmo assim, poupa-se num lado e gasta-se no outro. Também sou assim..

      Não compro muitas vezes roupa, mas quando compro gasto bastante porque gosto de roupa boa.. E como isso outras coisas...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        É mesmo assim, poupa-se num lado e gasta-se no outro. Também sou assim..

        Não compro muitas vezes roupa, mas quando compro gasto bastante porque gosto de roupa boa.. E como isso outras coisas...
        Para mim também não compro muita roupa, porque a minha mãe felizmente quando sabe que gostei de alguma coisa, oferece-me, mas também não sou muito exigente nem sou de querer as coisas mais caras.

        Mas para a namorada, gosto de comprar porque sei que ela adora comprar roupa, e sinceramente 12,95€ uma camisa na Pull & Bear, e uma blusa na Bershka por 9,95€, não me vai levar à falência.

        Por outro lado, se há coisa onde não me faz confusão gastar dinheiro, é em comida, desde que eu e a companhia fiquemos satisfeitos, não me importo de pagar.

        Mas há outras coisas onde não dou tão facilmente dinheiro, não troco de carro todos os anos, não troco de LCD como quem troca de boxers... Nessas coisas já jogo muito pelo seguro e só compro se tiver mesmo de ser.

        Comentário


          #64
          mas é claro que a vida está mais cara, penso que não vale a pena perguntar.

          nos últimos anos os aumentos dos ordenados não tem acompanhado a inflação, pelo que estamos a perder poder de compra de ano, para ano.

          claro que no meio disto, existe sempre uns que remam contra a maré, e até conseguem melhorar a sua vida, mas de uma forma global, a classe média está a ficar cada vez mais magra.

          não é um problema português, acaba por ser um problema global nos paises ocidentais, o fosso entre os ricos e os pobres é cada vez maior.

          de uma forma global o dinheiro que circula no mundo é o mesmo, só estamos a assistir a uma mudança do dinheiro que circulava na europa/estados unidos para a asia/américa do sul. Eles vão ficando mais ricos e nós mais pobres.

          deixo aqui a minha homenagem aos milhares de portugueses que vão sobrevivendo dignamente com ordenados minimos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            "Caríssima...para pequenos luchos (salvo excepções)."

            Vá, esquece lá o fcp por uns minutos...
            Ups...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
              Mais um tópico sobre sobre generalizações..



              Felizmente por aqui vai-se vivendo. Fazemos férias todos os anos, temos carros, e algumas casas. Nenhuma delas tem luxos, são casas completamente normais.
              Nunca andei em colégios privados, nem o meu irmão. Como quase sempre em casa também.

              Não entendo essas generalizações sinceramente.
              Quem tem dinheiro, tem dinheiro e faz o que quer dele. Quem não tem, não tem.
              Não generalizações. São exemplos. Obviamente que nem todos se inserem exctamente nestes grupos. Mas a grande verdade é que quem tem casas, carros e faz férias todos os anos, não sente a crise da mesma forma que quem paga uma casa em sofrimento. Ok?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                Não, é descrita uma classe media que até vai vivendo bem mas que poupa nas férias.
                Mas que raio. Agora por vocês não gostarem de viajar, há ainda felizmente quem goste de o fazer e que guarde parte do orçamento familiar para o fazer.

                E compreendam uma coisa, as pessoas gastam o € como querem e bem entendem.
                Ora bem. Tão acertada a última frase.

                Usando uma expressão tua, "Mas que raio", agora por alguns não terem orçamento para guardar há que criticar quem o faça? Não. E ninguém o fez.

                Acho que 99% da população portuguesa gostava de viajar. Infelizmente talvez 50% não tenha possibilidade para o fazer. Quem ganha 500€ por mês, com contas para pagar não tem parte nenhuma de orçamento para guardar.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                  A vida está cara apenas para pequenos luxos...

                  Já agora, 10 euros por refeição c/ pessoa é um preço normalíssimo...
                  Só se for para ti

                  Sei de muitos sítios, onde se come relativamente bem, com tudo incluído, por 4-5 euros

                  PS:E não é o MacDonald´s

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                    Só se for para ti

                    Sei de muitos sítios, onde se come relativamente bem, com tudo incluído, por 4-5 euros

                    PS:E não é o MacDonald´s
                    Eu também conheço mas não deixo de considerar 10 euros por pessoa um preço razoável, isto porque normalmente uma dose ronda os 7 euros + pão, bebidas e café.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                      Ora bem. Tão acertada a última frase.

                      Usando uma expressão tua, "Mas que raio", agora por alguns não terem orçamento para guardar há que criticar quem o faça? Não. E ninguém o fez.

                      Acho que 99% da população portuguesa gostava de viajar. Infelizmente talvez 50% não tenha possibilidade para o fazer. Quem ganha 500€ por mês, com contas para pagar não tem parte nenhuma de orçamento para guardar.
                      Claro, tomara todos poderem fazer isso.
                      Assim sendo, cada um vai gastando € naquilo que gosta. Infelizmente há sempre uns que mesmo tendo pouco € o gastam em "porcarias" e depois lamentam-se que a vida está cara

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        Ontem não tinha a minha senhora em casa para fazer o jantar (casa um homem para isto!) e lá tive de ir jantar com o filho à Portugália das Amoreiras (moro nessa zona)

                        Conta:

                        2 Imperial: 2.60
                        2 Nestea: 3.40
                        1 Gambas "Al Ajillo": 8.25
                        2 Bifes da Vazia: 23.90
                        2 Ovos Estrelado: 1.70
                        1 Pão: 0.60
                        1 Café: 0.90

                        Total : 41.35

                        41.35 por dois janteres numa cervejaria vulgarissima e a vida não está cara?!
                        Num sítio conhecido como a Portugália estavas à espera de????

                        Comentário


                          #72
                          Cá em casa passou-se a fazer as compras a dia 10 de cada mês, é que o parque está cheio, os corredores têm muita gente mas dentro do hipermercado não anda lá ninguém.

                          Nas outras lojas nota-se que anda lá muita gente, e mexe, experimenta, regateia com os funcionários mas não compra nada porque não tem dinheiro. No Continente ninguém vai lá cheirar maçãs e ver se o peixe é fresco, portanto os corredores estão sempre vazios.

                          Portanto, é verdade que os produtos de primeira necessidade estão mais caros e isso afecta-nos a todos, mas o que vejo é uma falta de gestão monetária que nos leva a estoirar tudo nos primeiros dias do mês (alguns deixam-no todo para pagar créditos) e depois andar à rasca durante os outros 20 a esticar e a esticar porque o dinheiro não chega até ao fim do mês.

                          Eu tento sempre que todas as minhas despesas juntas não façam mais de 40% do meu lucro mensal, o resto fica para uma despesa ou outra, uns jantares, e o resto guardo para qualquer eventualidade. Eu sei que podem dizer que é fácil falar, mas também vos digo que é fácil viver com o dinheiro dos outros, o problema é depois pagar o que devemos. Se recebo €700 porque raio vou comprar um carro de €50.000? E se recebo €1000 porque não posso comprar um carro de €15.000?

                          É preciso saber cortar nas despesas e apertar a veia consumista e adaptarmos o que compramos às nossas posses e necessidades.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                            Num sítio conhecido como a Portugália estavas à espera de????
                            Estava à espera do preço razoável que pagava há meia duzia de anos. Acho que em geral a alimentação está muito cara.

                            Comentário


                              #74
                              Claro que sim, se está caro num café de esquina...quanto mais num restaurante com nome como " A Portugália"

                              p.s. Só os bifes da vazia meu amigo...

                              Comentário


                                #75
                                se a introdução do EURO beneficiou muita gente, esses não foram, certamente, os portugueses.

                                ld

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                  se a introdução do EURO beneficiou muita gente, esses não foram, certamente, os portugueses.

                                  ld
                                  Depende de como se fazem as coisas:

                                  Malta e Chipre no Euro

                                  http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=46330
                                  Editado pela última vez por Nthor; 28 November 2008, 18:50.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Eu também conheço mas não deixo de considerar 10 euros por pessoa um preço razoável, isto porque normalmente uma dose ronda os 7 euros + pão, bebidas e café.
                                    2 Contos????

                                    Antigamente fazia-se a festa por 3 contos para 3 pessoas!!

                                    Mas, sim, tens razão...

                                    Comentário


                                      #78
                                      deleted

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                        Para mim também não compro muita roupa, porque a minha mãe felizmente quando sabe que gostei de alguma coisa, oferece-me, mas também não sou muito exigente nem sou de querer as coisas mais caras.

                                        Mas para a namorada, gosto de comprar porque sei que ela adora comprar roupa, e sinceramente 12,95€ uma camisa na Pull & Bear, e uma blusa na Bershka por 9,95€, não me vai levar à falência.

                                        Por outro lado, se há coisa onde não me faz confusão gastar dinheiro, é em comida, desde que eu e a companhia fiquemos satisfeitos, não me importo de pagar.

                                        Mas há outras coisas onde não dou tão facilmente dinheiro, não troco de carro todos os anos, não troco de LCD como quem troca de boxers... Nessas coisas já jogo muito pelo seguro e só compro se tiver mesmo de ser.
                                        Ás vezes na roupa perco um pouco a cabeça, mais por influência da namorada que quer-me nos trinques

                                        De resto ando a deixar de ir jantar fora, paga-se tudo muito caro e como temos facilidade de ter uma casa disponivel para fazer uns jantares nós próprios o fazemos. E mais agora que ando a aprender a cozinhar

                                        E estar em casa, um bom jantar com um bom vinho.. é uma maravilha a sobremesa

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu confesso que desde há alguns meses que me auto-disciplino e tomo sempre o pequeno almoço em casa!

                                          É o sitio onde como melhor e sabe bem!


                                          Tenho também outras disciplinas e actualmente almoço sempre em casa e só janto 1 a 2 vezes por semana e se necessitar corto isso, mas felizmente posso

                                          Comentário


                                            #81
                                            Aliás, basta olhar para este fórum..

                                            É comum pessoal ir a trackdays, ou ir torrar ( literalmente ) depósitos de combustível só pelo prazer..

                                            Não tenho nada contra isso, só a relatar

                                            Só não concordo que depois aqui se dga isto aquilo de uma pessoa só porque come várias vezes fora. Se esse é um dos "luxos", força.

                                            Cada um com os seus vícios
                                            Editado pela última vez por Indigo; 28 November 2008, 20:29.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Naturalmente que há ainda quem possa dar-se a certos disfrutes, mas muita gente tem que batalhar e juntar muito dinheiro para atingir os seus objectivos!


                                              Eu por exemplo é assim que atingo tudo

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                São dois grandes problemas. A falta de fiscalização e as fiscalizações inadequadas estão na origem disso mesmo. O que acontece é o "uma mão lava a outra". E lá se evitem fiscalizações rigorosas. Sim, porque é inadmissível, pessoas que são apenas preguiçosas recebam por isso, assim como pessoas receberem 500€ e descontem 50€ e pessoas que recebem 5000€ e descontam 150€.

                                                Outro problema é falta de empregabilidade. Como os "patrões" sabem que se um trabalhador não estiver satisfeito e sair, estão 50 prontos para o lugar, reduzem o salário dos trabalhadores.

                                                Salário mínimo de 450€? Que bom. Seu quiser comprar casa, e for sozinho, sem ajuda de ninguém, pago a renda e fico com 0€ para: Luz, água, transporte, alimentação, vestuário...
                                                E salário máximo? Qual é? Com esta polémica do BPN vê-se cada uma digna de ser castigada em praça pública como os antigos faziam...Uma corda, uma trave e um banco...
                                                Hugo, pergunto-te se tens noção de quanto desconta alguém que ganha 5.000€ por mês?

                                                Só em segurança social, se não me falha a memória são 550€. A somar a esses, tens ainda o IRS, que nesses valores, deverá rondar os 36-40% (depende o rendimento tributável)

                                                Ou seja, dos 5.000€, ficas com 2450€!

                                                E depois, tens que pensar no que a pessoa produz.

                                                É justo uma pessoa estar a ser mais penalizada por produzir mais? Alguém que gere uma empresa, dá trabalho a outras pessoas, cria riqueza no país, deve ainda por cima ser mais penalizado em termos de impostos do que alguém que aperta parafusos numa linha de montagem (com todo o respeito por quem o faz, claro!)?

                                                Isto não é claro! Não é preto e branco... há muito cinzento pelo meio.

                                                Os meus pais vieram da santa terrinha com uma mão à frente e outra atrás. Viveram numa barraca na picheleira durante 7 anos.

                                                Nesse tempo, pouparam todo o dinheiro que puderam, e em vez de ficarem à espera da casa da câmara, deram entrada numa casa para eles. Passaram dificuldades, sim, mas conseguiram pagar sempre as suas dívidas. Hoje a casa está paga, e não tem dívidas nenhumas.

                                                Continua a trabalhar numa horta dele, para ter as suas coisinhas boas e não ter que as ir comprar ao supermercado.

                                                O meu pai teve 4 carros na vida, todos eles baratíssimos e usados. Teve o primeiro carro aos 42 anos. Ainda hoje vai de bicicleta onde pode, e onde não pode, só se for obrigado é que leva o carro, se não vai de transportes públicos.

                                                Estudou enquanto trabalhava para tirar o 9º ano (antigo 5º) e conseguiu um trabalho como mecânico na TAP. Hoje está reformado e vive à vontade. Continua na mesma linha de não gastar o dinheiro à parva, mas vai gozando também um pouco a vida (40 anos de casados passados em Viena, última viagem antes dessa tinha sido há 10 anos).

                                                Muitos companheiros de "barraca" ficaram lá, à espera da casa da câmara. Não estudaram, não quiseram evoluir, não tentaram uma vida melhor. Hoje reclamam que têm pensões de miséria, mas quando podiam trabalhavam a receber por fora, descontando o mínimo... Sempre tiveram carro

                                                Não sou rico, mas não passo dificuldades. Posso-me dar ao luxo de ir ao supermercado e trazer o que me apetece sem olhar para o preço... mas não o faço. Trago normalmente sempre um ou dois produtos de marca branca para experimentar... se gostar passo a usá-los... se não, compro de marcas conceituadas.

                                                O rendimento do meu agregado permitiria-me fazer férias todos os anos para as caraíbas sem fazer mossa no orçamento anual, ou mudar de carro de 2 em 2 anos mas não o faço. Não o faço porque o dinheiro sai-me do pêlo e custa-me bastante em suor e tempo que não estou com a minha família. Tenho um carro com 10 anos e 250.000 kms e queria ver se fazia, pelo menos, o dobro. O outro carro tem 9 anos e 150.000 kms. Ambos pagos a pronto.

                                                Também tenho sonhos, e de vez em quando sai a extravagância. A minha televisão para a sala foi exemplo disso. Estive 3 anos com uma TV de 40 cms ou coisa parecida na sala. Quando comprei, comprei o que gostava e queria. Isso não é mau. Temos é que pensar bem se o podemos fazer.

                                                Todos temos opções. As minhas não são melhores ou piores que as dos outros, apenas diferentes. Tomamo-las e andamos em frente... a vida é assim, e por isso é preciso pensar antes de avançar, para não darmos um passo maior que a perna... e ter consciência do que é realmente importante.

                                                Aproveitando o mote de um outro user... se queremos alguma coisa, temos que dar ao caneto. Alguma sorte e ajuda divína também são, na minha opinião, essenciais, mas sem esforço e continuo querer em melhorar, nem com ajudas lá vai.

                                                Um abraço

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                  Aliás, basta olhar para este fórum..

                                                  É comum pessoal ir a trackdays, ou ir torrar ( literalmente ) depósitos de combustíveis só pelo prazer..

                                                  Não tenho nada contra isso, só a relatar
                                                  Falando pelo meu caso em particular e já que mencionas o prazer da condução (que outros normalmente são de borla ), posso dizer que sim, ir a TD's ou ter um carro para TD's é um hobby caro. Assim como o é (mas obviamente menos) pegar no carro e simplesmente ir fazer quilómetros sem pensar no destino ou na hora de voltar ou se estamos a fazer médias de 3,6 ou 15,9. Mas para tal, e ainda a falar no meu caso, há que ter bem estabelecidas as prioridades e os gastos.

                                                  Felizmente posso dizer que não me privo de nada (dentro do orçamento possível, claro). Mas há que ver o que é necessário, o que "dá jeito", ou o que é supérfluo. Gostava muito de comprar um portátil novo mas é necessário? Não! Aplico-o no hobby. Fico mais pobre? Nem por isso...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Ontem não tinha a minha senhora em casa para fazer o jantar (casa um homem para isto!) e lá tive de ir jantar com o filho à Portugália das Amoreiras (moro nessa zona)

                                                    Conta:

                                                    2 Imperial: 2.60
                                                    2 Nestea: 3.40
                                                    1 Gambas "Al Ajillo": 8.25
                                                    2 Bifes da Vazia: 23.90
                                                    2 Ovos Estrelado: 1.70
                                                    1 Pão: 0.60
                                                    1 Café: 0.90

                                                    Total : 41.35

                                                    41.35 por dois janteres numa cervejaria vulgarissima e a vida não está cara?!
                                                    Engraçado, acabei de jantar agora num restaurante perto do Centro de Évora tipicamente Alentejano e bem porreiro e foi assim:
                                                    4 refrigerantes
                                                    1 imperial
                                                    1 Bife com gambas
                                                    1 Javali com castanhas
                                                    2 Mel e Nós
                                                    Entradas
                                                    2 descafeinados
                                                    1 Cutty Sark

                                                    4 pessoas.
                                                    42€.

                                                    Resumindo, eu paguei num bom restaurante o que tu pagaste num corredor do Amoreiras!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Isso do pequeno almoço é mesmo um fenomeno curioso de se ver. As melhores pastelarias estao sempre apinhadas de gente e os preços nao sao pequenos nao. Eu por exemplo raramente tomava o pequeno almoço fora, mas desde que comecei a trabalhar a full time passei a fazê-lo por vezes, mas la está é um luxo mas depois poupava em outras coisas.

                                                      Por exemplo durante 2 semanas tomei sempre pequeno almoço no cafe, era 1 bolo + 1 cafe, cerca de 1,80 (sensivelmente), mas o almoço levo sempre a marmita para comer la no refeitorio. Esta semana resolvi ir ao lidl comprar pao q congelei e bolachas diversas, entao comecei a poupar. Levo uma sandes para o pequeno almoço e tomo cafe á borla la no trabalho, e umas bolachas para a tarde... Façam as contas ao q acabo por poupar...

                                                      Mas la está se me apetecer nao me vou privar de comer um bolito de manhã ou de tarde (qd n fui ás compras ou qd apetece variar), mas a carteira agradece q eu n o faça todos os dias. Embora veja pessoas q ja sao habituais no cafe q mal atravessam a porta ja têm a comida á frente pois ja se sabe o q habitualmente consomem!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                        Hugo, pergunto-te se tens noção de quanto desconta alguém que ganha 5.000€ por mês?

                                                        Só em segurança social, se não me falha a memória são 550€. A somar a esses, tens ainda o IRS, que nesses valores, deverá rondar os 36-40% (depende o rendimento tributável)

                                                        Ou seja, dos 5.000€, ficas com 2450€!

                                                        E depois, tens que pensar no que a pessoa produz.

                                                        É justo uma pessoa estar a ser mais penalizada por produzir mais? Alguém que gere uma empresa, dá trabalho a outras pessoas, cria riqueza no país, deve ainda por cima ser mais penalizado em termos de impostos do que alguém que aperta parafusos numa linha de montagem (com todo o respeito por quem o faz, claro!)?

                                                        Isto não é claro! Não é preto e branco... há muito cinzento pelo meio.

                                                        Os meus pais vieram da santa terrinha com uma mão à frente e outra atrás. Viveram numa barraca na picheleira durante 7 anos.

                                                        Nesse tempo, pouparam todo o dinheiro que puderam, e em vez de ficarem à espera da casa da câmara, deram entrada numa casa para eles. Passaram dificuldades, sim, mas conseguiram pagar sempre as suas dívidas. Hoje a casa está paga, e não tem dívidas nenhumas.

                                                        Continua a trabalhar numa horta dele, para ter as suas coisinhas boas e não ter que as ir comprar ao supermercado.

                                                        O meu pai teve 4 carros na vida, todos eles baratíssimos e usados. Teve o primeiro carro aos 42 anos. Ainda hoje vai de bicicleta onde pode, e onde não pode, só se for obrigado é que leva o carro, se não vai de transportes públicos.

                                                        Estudou enquanto trabalhava para tirar o 9º ano (antigo 5º) e conseguiu um trabalho como mecânico na TAP. Hoje está reformado e vive à vontade. Continua na mesma linha de não gastar o dinheiro à parva, mas vai gozando também um pouco a vida (40 anos de casados passados em Viena, última viagem antes dessa tinha sido há 10 anos).

                                                        Muitos companheiros de "barraca" ficaram lá, à espera da casa da câmara. Não estudaram, não quiseram evoluir, não tentaram uma vida melhor. Hoje reclamam que têm pensões de miséria, mas quando podiam trabalhavam a receber por fora, descontando o mínimo... Sempre tiveram carro

                                                        Não sou rico, mas não passo dificuldades. Posso-me dar ao luxo de ir ao supermercado e trazer o que me apetece sem olhar para o preço... mas não o faço. Trago normalmente sempre um ou dois produtos de marca branca para experimentar... se gostar passo a usá-los... se não, compro de marcas conceituadas.

                                                        O rendimento do meu agregado permitiria-me fazer férias todos os anos para as caraíbas sem fazer mossa no orçamento anual, ou mudar de carro de 2 em 2 anos mas não o faço. Não o faço porque o dinheiro sai-me do pêlo e custa-me bastante em suor e tempo que não estou com a minha família. Tenho um carro com 10 anos e 250.000 kms e queria ver se fazia, pelo menos, o dobro. O outro carro tem 9 anos e 150.000 kms. Ambos pagos a pronto.

                                                        Também tenho sonhos, e de vez em quando sai a extravagância. A minha televisão para a sala foi exemplo disso. Estive 3 anos com uma TV de 40 cms ou coisa parecida na sala. Quando comprei, comprei o que gostava e queria. Isso não é mau. Temos é que pensar bem se o podemos fazer.

                                                        Todos temos opções. As minhas não são melhores ou piores que as dos outros, apenas diferentes. Tomamo-las e andamos em frente... a vida é assim, e por isso é preciso pensar antes de avançar, para não darmos um passo maior que a perna... e ter consciência do que é realmente importante.

                                                        Aproveitando o mote de um outro user... se queremos alguma coisa, temos que dar ao caneto. Alguma sorte e ajuda divína também são, na minha opinião, essenciais, mas sem esforço e continuo querer em melhorar, nem com ajudas lá vai.

                                                        Um abraço

                                                        Subscrevo integralmente o que dizes principalmente na parte das generalizações. Há muito cinzento pelo meio disto tudo e devemos evitar a todo o custo soluções radicais ou maniqueístas.

                                                        Todavia repara em alguns pontos:

                                                        (a) concordo que uma pessoa que gera riqueza para o país seja beneficiada em termos de impostos. Mas isso faz-se por via da redução do IRC e não por via do IRS. Continuo a achar pornográfico que uma pessoa que ganhe o salário mínimo tenha que descontar 11% + segurança social.

                                                        (b) o preço das coisas é relativo: os exemplos que deste são casos de luxos. concordo que há muita gente que não sabe gerir dinheiro e que estoura o que tem e o que não tem. mas a maior parte das pessoas não é assim: com um IVA a 20% (na Alemanha é 17%), as rendas das casas a € 450-500 as mais baratas, com um ISV perfeitamente disparatado, hás-de reparar que tem tem rendimentos inferiores a €1000 tem grandes dificuldades em chegar ao fim do mês. E não é preciso viver uma vida muito luxuosa!

                                                        (c) tu deste alguns exemplos que não são muito correctos. Ora repara, no caso dos automóveis: dás o exemplo de um carro que tens com 250.000KM; deduzo que seja um carro de boa gama, pois não estou a ver um Clio ou um Fiesta a chegar a essa kilometragem sem gastar fortunas no mecânico. Por outro lado, se és tão poupado por que gastaste tanto dinheiro num televisor?

                                                        (d) o grande problema do dinheiro é saber geri-lo bem e, nesse aspecto, é inegável que quem tem menores rendimentos tem grandes dificuldades em viver com os preços actuais; e repara que não estou a falar em luxos como ir comer à Portugália nem comprar um Alfa Brera, estou a falar em coisas simples como: (1) pagar a renda da casa, (2) empréstimo do automóvel (presumo que não seja superior a €15000), (3) gasolina (facilmente se gasta €200) a gasolina, (4) alimentação e (5) contas da casa. Com menos de €1000/mês ninguem consegue pagar estas coisas!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                          Só se for para ti

                                                          Sei de muitos sítios, onde se come relativamente bem, com tudo incluído, por 4-5 euros

                                                          PS:E não é o MacDonald´s
                                                          Eu também mas a ASAE fechou aquilo.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Ontem não tinha a minha senhora em casa para fazer o jantar (casa um homem para isto!) e lá tive de ir jantar com o filho à Portugália das Amoreiras (moro nessa zona)

                                                            Conta:

                                                            2 Imperial: 2.60
                                                            2 Nestea: 3.40
                                                            1 Gambas "Al Ajillo": 8.25
                                                            2 Bifes da Vazia: 23.90
                                                            2 Ovos Estrelado: 1.70
                                                            1 Pão: 0.60
                                                            1 Café: 0.90

                                                            Total : 41.35

                                                            41.35 por dois janteres numa cervejaria vulgarissima e a vida não está cara?!
                                                            A "minha senhora" é bonito
                                                            Editado pela última vez por v7; 28 November 2008, 22:29.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Aqui já paguei 3.8€ por uma Superbock num pub... Nem queria bem acreditar

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X