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Pessoal a tirar Mestrados (2º ciclo)

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    Deste tópico dá para concutir que o processo de Bolonha supostamente iria destacar-se pela uniformização dos cursos. Afinal está uma trapalhada brutal que em nenhuma instituição (ou dentro da mesma instituição, nas diferentes escolas) há critérios uniformes.

    Comentário


      Terminei a licenciatura este ano e a ideia seria fazer mestrado logo a seguir. Entretanto surgiu a oportunidade de fazer um estágio de 6 meses com bastante peso no currículo e na carreira profissional. Mandei CV, fiz entrevista e fui selecionado.

      Na área das ciências da comunicação, a seguir a uma licenciatura, os restantes passos são muitas vezes visto como um meio para seguir uma carreira académica, seja ao nível da investigação ou na docência. Se houverem oportunidades como a que tive no final da licenciatura, o mestrado pode sempre esperar. Mas se não conseguir arranjar nada com o mesmo significado do que estou a fazer agora, então no próximo ano estou de volta à academia.

      Comentário


        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
        Não sei qual a tua faculdade, e qual o curso, mas nas ciências empresariais, e no ISCTE, pelo menos até 2008 era assim que funcionava para os pré-bolonha.

        Se tivesses uma pós-graduação, o acesso ao Mestrado implicaria fazeres as Unidades Curriculares correspondentes á área do mestrado. No meu caso, tive que fazer mais 6 cadeiras, e a tese (projecto no meu caso) por forma a obter os ECTS que me permitiram o acesso ao grau de mestre.
        Basicamente foi isso. Tive algumas equivalências sim mas relativas à Licenciatura Pré-Bolonha. Mas se fosse hoje nem as tinha pedido...

        A PG foi feita na Faculdade de Direito de Coimbra (Direito fiscal).
        O mestrado é este: http://www.iscac.pt/index.php?m=4_18&curso=212&lang=PT

        Comentário


          Pessoal a tirar Mestrados (2º ciclo)

          Ok. Obrigado pela partilha.
          Fiscalidade e Finanças foram duas das UCs que tive que fazer.
          Editado pela última vez por 330i; 01 January 2016, 18:10.

          Comentário


            Alguém daqui na Nova IMS?

            Comentário


              Quem tem uma licenciatura das antigas, faz um Mestrado diferente destes de agora?

              Comentário


                Agora é tudo 2.º Ciclo. Só tiras se queres. Para a malta que anda agora no Ensino Superior é que é obrigatório.

                Comentário


                  Obrigado!
                  Parece estranho, mas it is what it is...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                    Agora é tudo 2.º Ciclo. Só tiras se queres. Para a malta que anda agora no Ensino Superior é que é obrigatório.
                    Obrigatório o quê? Um mestrado? Desde quando?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      Obrigatório o quê? Um mestrado? Desde quando?
                      Em Direito acho que são 4 anos de Licenciatura mais 1 de Mestrado; Medicina são 6 contando o Mestrado; Psicologia são 3 mais 2 de Mestrado; áreas de educação 3+2, sendo que 3 pode ser por exemplo História, Geografia... e 2 obrigatoriamente num Mestrado de Especialização em ensino.

                      Dos casos que conheço ninguém fica pelos 3 anos (isto nos cursos genéricos) porque não dão acesso a porra nenhuma.Medicina e Direito são casos excepcionais que, em teoria, continuam como antigamente, mas diferente.

                      Edit: E digo mais. Hoje em dia vulgarizou-se o conceito de Mestrado. Isto no meu ver é só uma coisa mais pomposa.
                      Para mim, são Licenciaturas de 5 anos, em que se sai especialista numa dada área, imaginemos: Licenciado em Geografia com especialização em Estudos Europeus (Estudos Europeus aqui como 2.º Ciclo).
                      Enquanto que antes eram coisas mais distintas, basta ver o número máximo de páginas das teses de mestrado actuais.
                      Editado pela última vez por LIC; 15 January 2016, 15:52.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                        Em Direito acho que são 4 anos de Licenciatura mais 1 de Mestrado; Medicina são 6 contando o Mestrado; Psicologia são 3 mais 2 de Mestrado; áreas de educação 3+2, sendo que 3 pode ser por exemplo História, Geografia... e 2 obrigatoriamente num Mestrado de Especialização em ensino.

                        Dos casos que conheço ninguém fica pelos 3 anos (isto nos cursos genéricos) porque não dão acesso a porra nenhuma.Medicina e Direito são casos excepcionais que, em teoria, continuam como antigamente, mas diferente.

                        Edit: E digo mais. Hoje em dia vulgarizou-se o conceito de Mestrado. Isto no meu ver é só uma coisa mais pomposa.
                        Para mim, são Licenciaturas de 5 anos, em que se sai especialista numa dada área, imaginemos: Licenciado em Geografia com especialização em Estudos Europeus (Estudos Europeus aqui como 2.º Ciclo).
                        Enquanto que antes eram coisas mais distintas, basta ver o número máximo de páginas das teses de mestrado actuais.
                        Estás a misturar conceitos. Bolonha pode ter muitos defeitos, mas vai ver a quantas horas de trabalho corresponde um ECT e compara com as horas de aulas que um aluno tem e vê o trabalho que tem que ter individualmente (seja estudo, trabalhos, investigação, o que for). Trabalho esse que, nas licenciaturas pré-Bolonha era, em grande parte, feito em aula. Dou-te um exemplo meu... Cada semestre tem 30 ECTs... são 750 a 900h de trabalho. Num semestre de 15 semanas, e se tiveres aulas todos os dias, a todas as horas (em regime nocturno serão 5 dias *5h) são 375 horas de aula, isto se não houver feriados pelo meio. Ou seja, há 375 a 525h de trabalho que são por conta do aluno, em que o professor servirá como orientador, fora do horário da aula.

                        Os créditos ECTS exprimem a quantidade de trabalho que cada módulo exige relativamente ao volume global de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos no estabelecimento, ou seja: aulas teóricas, trabalhos práticos, seminários, estágios, investigações ou inquéritos no terreno, trabalho pessoal — na biblioteca ou em casa — bem como exames ou outras formas de avaliação. Assim, o ECTS baseia-se no volume global de trabalho do estudante e não se limita apenas às horas de aulas (contacto directo).Os créditos ECTS medem o volume de trabalho do estudante de uma forma mais relativa do que absoluta. Indicam apenas a parte do volume de trabalho anual que cada módulo exige no estabelecimento ou no departamento responsável pela atribuição dos créditos ECTS.
                        O sistema ECTS é baseado no principio que 60 créditos medem a carga de trabalho em tempo integral ao longo de um ano académico para um estudante típico; normalmente, 30 créditos correspondem a um semestre e 20 a um trimestre, correspondendo 1 credito a cerca de 30 horas de trabalho. A carga de trabalho de um programa de estudo integral na Europa atinge na maior parte dos casos 1500-1800 horas anuais por ano lectivo e nesses casos um credito equivale a 25-30 horas de trabalho.
                        Há áreas especificas, como Medicina, Direito, etc, em que, pela especificidade da área, o nº de anos é superior a 3, mas a grande maioria das licenciaturas são de 3 anos. O mestrado acabou por se "banalizar", na minha opinião, por duas razões: por um lado os alunos acabam o curso e perante o desemprego optam por continuar a estudar, por outro, a mentalidade de algum tecido empresarial.

                        Comentário


                          Não esquecer que muitos acabam por ser obrigatórios, caso de Direito quem quiser seguir a advocacia.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Não esquecer que muitos acabam por ser obrigatórios, caso de Direito quem quiser seguir a advocacia.
                            Oh cegueta!

                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            (...)
                            Há áreas especificas, como Medicina, Direito, etc, em que, pela especificidade da área, o nº de anos é superior a 3, (...)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              Não esquecer que muitos acabam por ser obrigatórios, caso de Direito quem quiser seguir a advocacia.
                              Psicologia

                              Gracias X. Pelo que vejo, por aqui e mesmo daquilo que me vão dizendo (já alguns anos que não sei o que são ECTS, nem nunca estive a par. Só queria era fazer as cadeiras) cada instituição acaba por dar mais peso a cada UC.
                              Tens Faculdades em que tens os mesmos ECTS para todas as cadeiras do curso e tens outras com diferentes.
                              Tens umas que contam trabalhos, presenças, frequências, apresentações orais... outras só contam o Exame no fim do semestre.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                Psicologia

                                Gracias X. Pelo que vejo, por aqui e mesmo daquilo que me vão dizendo (já alguns anos que não sei o que são ECTS, nem nunca estive a par. Só queria era fazer as cadeiras) cada instituição acaba por dar mais peso a cada UC.
                                Tens Faculdades em que tens os mesmos ECTS para todas as cadeiras do curso e tens outras com diferentes.
                                Tens umas que contam trabalhos, presenças, frequências, apresentações orais... outras só contam o Exame no fim do semestre.
                                Tudo depende do trabalho que cada UC compreende, os ECTS não podem ser atribuídos aleatoriamente. Tenho cadeiras com 2 e cadeiras com 9,5 ECTS. No mesmo curso tenho cadeiras que se fazem por exame e outras em que tens 4 ou 5 trabalhos mais outras tantas apresentações, outras com frequência e trabalhos, outras com 3 frequências... enfim... Depende da matéria, se é uma disciplina mais teórica ou prática, depende de tanta coisa... E ser de uma forma ou de outra não implica ter maior ou menor qualidade.

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                                  Nisso concordo, mas não acho grande coisa numa licenciatura todas as cadeiras terem o mesmo valor em ECTS. Porque há algumas que são mais puxadas que outras, isto falando só em contexto de aula.

                                  Comentário

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