Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pessoal a tirar Mestrados (2º ciclo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    o meu conselho é ...

    analisem bem o mestrado, verifiquem bem os conteudos, porque o que se passa é que existe ai muita lebre vestida de lobo...muito mestrado que no fundo não o é!
    Pois Paulo, o problema é que os titulos ainda arranjam emprego.

    Por exemplo, no meu caso...

    Estou a ter as mesmas cadeiras da licenciatura... Salvo 2 que ainda terei durante o mestrado.
    Se o tirar, fico mestrado...
    Se não o tirar, fico como estou, licenciado de bolonha...

    A minha questão é, será que um licenciado de bolonha consegue ter um emprego estável, e uma vida estável?(a nivel de ordenado e oferta de emprego)

    Comentário


      #32
      deleted

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
        Pois Paulo, o problema é que os titulos ainda arranjam emprego.

        Por exemplo, no meu caso...

        Estou a ter as mesmas cadeiras da licenciatura... Salvo 2 que ainda terei durante o mestrado.
        Se o tirar, fico mestrado...
        Se não o tirar, fico como estou, licenciado de bolonha...

        A minha questão é, será que um licenciado de bolonha consegue ter um emprego estável, e uma vida estável?(a nivel de ordenado e oferta de emprego)
        arranjam emprego? eu não vejo onde...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          arranjam emprego? eu não vejo onde...
          Pelo menos na minha area já começam a pedir...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
            Pelo menos na minha area já começam a pedir...
            ah...

            mas isso é porque eles antes pediam licenciatura

            e a licenciatura agora é = ao bacharelato antigo!

            por isso é que pedem mestrado, porque querem uma licenciatura de 5 anos.



            Os mestrados de continuidade não são verdadeiros mestrados! pensem neles como o 4 e 5º anos!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
              ah...

              mas isso é porque eles antes pediam licenciatura

              e a licenciatura agora é = ao bacharelato antigo!

              por isso é que pedem mestrado, porque querem uma licenciatura de 5 anos.



              Os mestrados de continuidade não são verdadeiros mestrados! pensem neles como o 4 e 5º anos!
              O que acho, é que na esmagadora maioria, a licenciatura de bolonha chega e sobra. O resto vem com a experiencia.

              É um dos pontos que me leva a querer deixar o mestrado e começar a trabalhar.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por - Ver Post
                O arrependimento pelo que tenho visto até é proporcional ao esforço físico e custo do mesmo.

                Mas revejo-me e muitas pessoas com quem falaste em tudo o que disseste.

                Também te vou chagar por pm no entanto para trocarmos uma palavrinha ;)
                Fico á espera do Primeiro Ministro!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                  O que acho, é que na esmagadora maioria, a licenciatura de bolonha chega e sobra. O resto vem com a experiencia.

                  É um dos pontos que me leva a querer deixar o mestrado e começar a trabalhar.
                  sem dúvida!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                    sem dúvida!
                    O que se tem falado muito, pelo menos alguns professores e engenheiros que conheço, é que futuramente, as empresas irão empregas apenas os mestrados, ficando a licenciatura um pouco á quem.

                    Mas, e os bacharelatos, que durante anos e anos sempre tiveram emprego, mesmo com os licenciados ao lado?

                    Achas que futuramente os licenciados de bolonha, no caso das engenharias e outros, serão postos de lado?

                    Comentário


                      #40
                      deleted

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                        O que se tem falado muito, pelo menos alguns professores e engenheiros que conheço, é que futuramente, as empresas irão empregas apenas os mestrados, ficando a licenciatura um pouco á quem.

                        Mas, e os bacharelatos, que durante anos e anos sempre tiveram emprego, mesmo com os licenciados ao lado?

                        Achas que futuramente os licenciados de bolonha, no caso das engenharias e outros, serão postos de lado?
                        eu não vejo as coisas assim, mas também não as vejo boas!

                        as empresas têm agora ao seu dispor um manancial de mão de obra como nunca, uma empresa coloca um anuncio no expresso e no dia seguinte tem logo 1000curriculos no email.


                        80% deles com qualificaçoes superiores e experiência.


                        A competição é cada vez maior, eu ando a ir a entrevistas de trabalho com 500 e 600 candidatos para 3 ou 5 vagas.


                        as consultoras só querem os marrões e não olham a mais nada, salvo algumas excepções.

                        A maioria das empresas (como o caso da PT) pagava muito bem antigamente e hoje em dia paga muito mal ou pelo menos um pouco abaixo da média.

                        as coisas não estão nada bem neste país, mas manda a etiqueta dizer que está tudo bem e vai melhorar.

                        Comentário


                          #42
                          deleted

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                            Ficas tu e eu... e mesmo assim tem que ser de valores "interessantes", mas não me cheira.


                            A verdade é que pelo menos na minha área e semelhantes, o dinheiro que se paga em muitos mestrados (varia muito obviamente), poderia ser utilizado em outro tipo de formação, que não daria obviamente o titulo académico, mas reforçaria não só um CV mas como ajudaria a realmente desenvolver novas competências e afins.

                            Tivesse entrado um ano mais cedo no Ensino Superior e a minha vida seria muito mais simples. E pior que estar em Bolonha é ser dos primeiros (cobaias) e ser apanhado em transicção
                            Tambem fui cobaia... Fui apanhado em transição... E fiquei com muitos menos cadeiras que aquelas que já tinha feito.

                            Acho o que já falei em cima, com o Paulo.

                            Fico á espera da tua pm.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              eu não vejo as coisas assim, mas também não as vejo boas!

                              as empresas têm agora ao seu dispor um manancial de mão de obra como nunca, uma empresa coloca um anuncio no expresso e no dia seguinte tem logo 1000curriculos no email.


                              80% deles com qualificaçoes superiores e experiência.


                              A competição é cada vez maior, eu ando a ir a entrevistas de trabalho com 500 e 600 candidatos para 3 ou 5 vagas.


                              as consultoras só querem os marrões e não olham a mais nada, salvo algumas excepções.

                              A maioria das empresas (como o caso da PT) pagava muito bem antigamente e hoje em dia paga muito mal ou pelo menos um pouco abaixo da média.

                              as coisas não estão nada bem neste país, mas manda a etiqueta dizer que está tudo bem e vai melhorar.

                              Sim, vai melhorar...



                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                              Pessoalmente acho que a tendencia será essa, visto terem mais 1 1/2 - 2 anos de "formação" (pelo menos teoricamente).

                              Agora se tiveres a licenciatura, mas um CV bem mais trabalhado do que teres lá apenas Licenciatura e Mestrado (como muito boa gente tem e vai ter), acho que serás uma mais-valia perante quem tem o percurso mais formatado sem experiencias "por fora".

                              No entanto teres só a Licenciatura de Bolonha e pouco mais, acho que é a morte do artista...
                              Nunca terás apenas a Licenciatura, podes angariar experiencia, que acho um ponto fundamental. Bem como outras formações que se podem adquirir. E podem ser uteis.

                              O que não acho correcto, é haver mestrados, como é o caso da maioria, em que sao dois anos de estudos, e nao aprendes mais nada. Acho que pouco ou mais nos vais trazer.

                              Por ano estimo gastar cerca de 3500€, para, imagina, estudar o que já estudei. Apenas para o "titulo". Acho, claramente, mais vantajoso trabalhar. Além de recolher experiencia, nao gasto € e ainda consigo juntar.

                              E creio que espaço sempre haverá para todos.

                              Comentário


                                #45
                                Amigo -, cá vai:

                                Eu ainda sou pré-Bolonha, por isso o meu curso era licenciatura (agora é mestrado integrado).

                                A minha opinião é a seguinte:
                                • o mestrado como 2º ciclo de estudos será uma opção interessante caso a caso, isto é, dependendo da área profissional e do que cada um quer fazer no futuro.
                                • eu resolvi fazer um mestrado porque quero manter como opção uma carreira académica e porque o mestrado que escolhi abordava áreas muito específicas que no curso só tinham sido afloradas e que me interessam bastante.
                                • posso-vos dizer que no 1º ano tive aulas às 5as e 6as à tarde e muitos sábados de manhã (uma vez que o mestrado era pos-laboral)
                                • estou agora no 2º ano e a trabalhar na tese e posso dizer-vos que este tempo de mestrado me deu mais gozo que alguns anos inteiros de curso

                                Em suma, o meu conselho é - não façam mestrado pelo título ou por fazer, mas sim se trouxer uma mais valia objectiva para o vosso percurso profissional e pessoal.

                                Qualquer dúvida sobre a área da saúde diga amigo -, Engenharias e assim não é comigo.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #46
                                  deleted

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                                    rmp - Muito obrigado pela participação, é refrescante ver feedback de quem não foi apanhado em Bolonhises e realmente parece ter tido um Mestrado digno desse nome.

                                    A minha área também está bem longe das Engenharias (é engraçado ver os diferentes backgrounds de quem participou no tópico ), no entanto aquilo que indicaste da tua experiencia é sem duvida aquilo que procurava aquando a ingressão no 2º Ciclo.

                                    Um coisa é certa, qualquer um de nos que não esteja 100% satisfeito, pode sempre (equacionando o prejuizo que dai advem), ter a possibilidade de por uma pausa e retornar ou tentar noutras condições.

                                    Agora a mentalidade de estar a tirar para "o titulo", e sem valor acrescentado ou que justifique o esforço (aos mais variados niveis) é que me leva a este dilema (dos muitos que tenho).

                                    Uma coisa é certa nos proximos anos vão sair para o mercado "Mestres" que a nivel de capacidades e competencias...medo
                                    Eu acompanhei o início de Bolonha algum tempo antes de este regime ser implementado, enquanto era ainda aluno de licenciatura.

                                    Na altura, lembro-me de uma conversa com um Vice-Reitor da Universidade do Porto, que salientou a mobilidade europeia, a interdisciplinariedade promovida por Bolonha, etc, etc.

                                    O feeling que eu tenho agora é - a ideia era boa mas não resultou como se pretendia: a divisão em dois ciclos acaba por ser artificial e os alunos são empurrados para o 2º ciclo com a promessa de serem Mestres

                                    Enquanto se pensar mais nos títulos do que na formação o Ensino Superior não vai atingir a excelência que precisavamos. Acho eu...

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      ah...

                                      mas isso é porque eles antes pediam licenciatura

                                      e a licenciatura agora é = ao bacharelato antigo!

                                      por isso é que pedem mestrado, porque querem uma licenciatura de 5 anos.



                                      Os mestrados de continuidade não são verdadeiros mestrados! pensem neles como o 4 e 5º anos!

                                      Não não é....
                                      Impressionante como continuam a medir o currículo pelo numero de anos ou por traduções mal feitas....

                                      A implementação de Bolonha durante o processo de transição gerou uma salgueirada em alguns casos e/ou instituições, mas por favor comparar antigos bacharelatos com as novas licenciaturas... é que não tem comparação...

                                      Uma vez implementada de raiz Bolonha, ninguém sai da universidade com menos qualificações ou competências do que as que teria no regime antigo, independentemente do titulo com que sai...

                                      Não há diminuição de qualidade ou de quantidade leccionada, há simplesmente um intensificar de trabalho.

                                      Os que eram de 5 continuam 5, os que eram de 6 continuam 6, as licenciaturas de 4 agora são licenciaturas de 3 com as mesmas competências e qualificações que as de 4, e os bacharelatos desaparecerem e foram reconvertidos em licenciaturas ( com o correspondente aumento de créditos ects)

                                      As ordens profissionais nacionais e internacionais assim o confirmam, o reconhecimento internacional existe e é valido, as competências não são diminuídas.

                                      È isto que verdadeiramente interessa: formação, qualificação, competência, os títulos esses são completamente secundários.
                                      Editado pela última vez por Foliv; 28 December 2008, 22:39.

                                      Comentário


                                        #49
                                        deleted

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                          O que acho, é que na esmagadora maioria, a licenciatura de bolonha chega e sobra. O resto vem com a experiencia.

                                          É um dos pontos que me leva a querer deixar o mestrado e começar a trabalhar.
                                          Conheço quem não tenha ficado com um lugar por não ter o mestrado(5 anos).
                                          mas também só conheço um lol

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                            Conheço quem não tenha ficado com um lugar por não ter o mestrado(5 anos).
                                            mas também só conheço um lol
                                            Mas acho que há espaço para todos. Licenciados e Mestrados...

                                            E acho que pouco mais acrescenta o mestrado...Mas...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                              Foliv - Isso é na teoria, na prática acreditas mesmo que seja assim tão "preto no branco" como dizes?
                                              Eu VEJO ser assim. Não é uma questão de acreditar.

                                              Há coisas que não mudaram: Há boas e más instituições, há bons e maus cursos, há bons e maus alunos/diplomados.
                                              Sempre existiram e sempre vão existir. Mas isso não é culpa de "Bolonha".

                                              Uma vez estando a funcionar em pleno, "Bolonha" é o que de melhor podia acontecer ao ensino superior.
                                              Evidentemente que em processos de transição, de implementação existem sempre arestas por limar, problemas inesperados, mas seguramente ultrapassáveis.

                                              Antes de ser implementado, quando questionado sobre a minha posição sobre a implementação do sistema e a estratégia a adoptar, sempre fui defensor não só do sistema mas da sua rápida implementação.

                                              No que diz respeito ás qualificações/ competências dos diplomados, essas estão asseguradas, e se existirem maus profissionais a sair de algumas instituições/ cursos, não será seguramente culpa de "Bolonha".

                                              Prova disso é o reconhecimento internacional das habilitações conferidas e verificadas pelas ordens profissionais.

                                              Comentário


                                                #53
                                                deleted

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                  Como alguem que foi apanhado na transição e que viu as coisas, antes, durante,depois e agora (não para mim), as coisas estão longe de ser assim mas pronto.

                                                  Se calhar devia e devo aproveitar a tal mobilidade na UE e fazer o 2º Ciclo lá fora...

                                                  Já agora para quem estiver interessado no tema o seguinte link poderá servir de ajuda\guia: http://www.study-in-europe.org/
                                                  Lá está! transição.
                                                  Estás a apanhar uma fase de "revolução" no ensino em que muda muita coisa, mudam rotinas e métodos de décadas, muda a própria filosofia de ensino...

                                                  Mas lá no fundo, analisando friamente que defeito tem "Bolonha"?
                                                  São os títulos?
                                                  São os anos de estudo?

                                                  No que verdadeiramente interessa, independentemente de se ser bacharel, licenciado mestre ou doutor a QUALIFICAÇÃO mantém-se ou melhora.

                                                  Uniformizar, modernizar, reconhecer internacionalmente os currículos, promover a mobilidade e intercâmbio de conhecimentos
                                                  Generalizar o acesso a formação superior

                                                  Estes são os objectivos de "Bolonha" e vem seguramente para melhorar as capacidades de quem os frequenta.

                                                  Eu sei que não tem sido fácil implementar:
                                                  Tem havido erros escabrosos, abusos inadmissíveis, aproveitamentos ilegítimos de currículos de transição....mas a ideia base por detrás do sistema é a melhoria e optimização da formação.

                                                  È um processo complexo, via demorar tempo a entranhar, rotinar e optimizar,mas daqui a uns anos veremos os frutos deste novo paradigma, seguramente para melhor.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    deleted

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                      O problema é que nenhuma entidade empregadora vai ter pena de mim ou daqueles que como eu foram apanhados na transicção e o que isso implica..
                                                      Ou de quem está em "beta testing" até olearem bem a coisa por assim dizer.

                                                      O titulo é o mesmo mas acredita que a qualidade da formação,etc é bem diferente. (nem seria de esperar outra coisa)

                                                      De resto fosse a funcionar em condições tem realmente potencial.

                                                      Pena que em muitos casos mudaram a estrutura,nome das cadeiras,etc.. mas pouco mais mudou do que isso..ah espera agora há mais trabalhos (inves de avaliação por testes da praxe) e afins.

                                                      Tivesse tido oportunidade de escolher (que não tive) e não tinha a menor duvida em optar pelos 4 anos vs ficar com os 3 de Bolonha...
                                                      Conheço bem as premissas e pressupostos do processo pois estive envolvido na implementação do mesmo na minha universidade.

                                                      O único ponto onde houve unanimidade em não aceitar cedências foi precisamente na quantidade de conhecimentos que o novo currículo deve incluir.

                                                      Houve divergências no nome dos títulos a atribuir, houve divergências na obrigatoriedade ou não de mestrado ( integrado ou 2º ciclo independente e facultativo), houve divergências no timing da implementação e nos destinos dos aunos apanhados a meio, mas nas qualificações não houve discução.

                                                      Evidentemente que os mais "prejudicados" são os alunos de transição, pois ficam com um currículo híbrido, improvisado, que não reflecte a totalidade do currículo antigo nem do novo.

                                                      Mas não tenhas duvidas quanto á equivalência entre um currículo de 4 anos antigo e um de 3 novo. Como podes facilmente comparar o numero de cadeiras/ créditos dos cursos manteve-se idêntico. Houve pequenos ajustes mas a formação está lá.

                                                      Não podíamos continuar com o sistema antigo e tradicionalista sistema de ensino numa época em que o conhecimento e as tecnologias evoluem mais depressa que nunca.

                                                      A produtividade que os alunos tem hoje em dia com o auxilio das novas tecnologias é incomparavelmente superior há de uns poucos anos atrás.

                                                      Temos acesso instantâneo a um manancial de conhecimentos que nunca se julgou possível.

                                                      No meu tempo há uns 20 anos atrás para conseguir artigos científicos tinha que me dirigir pessoalmente ás bibliotecas nacionais internacionais, passar horas ou DIAS para encontrar um artigo, quando não os tinha tinha que escrever ao autor para o enviar por correio se fosse possível, e tinham que ler resmas de artigos para extrair algum conteúdo mais especifico.

                                                      Hoje em dia, com as bases de dados online, com os sistemas de pesquisa por palavras chave e relacionais o que eu antes demorava dias agora demoro poucos segundos.

                                                      O conhecimento deixou de estar e de ser transmitido em exclusivo pelo professor para passar a ser "somente" orientado e avaliado pelo mesmo.

                                                      O acesso ao conhecimento não é exclusivo do professor, agora é domínio publico pelo que temos que agir em conformidade e orientar os alunos aproveitar o melhor possível.

                                                      O que se aprende hoje em 3 anos demorei eu mais de 6 para o conseguir dai que não me faz confusão nenhuma as licenciaturas serem 3 anos efectivos, pois aprendem mais neste tempo e saem com mais conhecimentos do que quando eu sai há muitos anos.

                                                      O conhecimento não se coaduna com rotinas e tradição mas sim com inovação. "Bolonha" é um excelente passo nessa direcção, mas evidentemente há lugar a outras opiniões.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        deleted
                                                        Editado pela última vez por ; 29 December 2008, 00:52.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                          Não não é....
                                                          Impressionante como continuam a medir o currículo pelo numero de anos ou por traduções mal feitas....

                                                          A implementação de Bolonha durante o processo de transição gerou uma salgueirada em alguns casos e/ou instituições, mas por favor comparar antigos bacharelatos com as novas licenciaturas... é que não tem comparação...

                                                          Uma vez implementada de raiz Bolonha, ninguém sai da universidade com menos qualificações ou competências do que as que teria no regime antigo, independentemente do titulo com que sai...

                                                          Não há diminuição de qualidade ou de quantidade leccionada, há simplesmente um intensificar de trabalho.

                                                          Os que eram de 5 continuam 5, os que eram de 6 continuam 6, as licenciaturas de 4 agora são licenciaturas de 3 com as mesmas competências e qualificações que as de 4, e os bacharelatos desaparecerem e foram reconvertidos em licenciaturas ( com o correspondente aumento de créditos ects)

                                                          As ordens profissionais nacionais e internacionais assim o confirmam, o reconhecimento internacional existe e é valido, as competências não são diminuídas.

                                                          È isto que verdadeiramente interessa: formação, qualificação, competência, os títulos esses são completamente secundários.


                                                          1º eu tive em Direito no regime antigo , tive em sociologia nos dois regimes
                                                          2º tive numa pos graduação integrada e depois numa não integrada
                                                          3º tou a fazer mestrado e a ter contacto com o que se está a passar
                                                          4º tenho ainda a perspectiva docente porque estou a dar aulas (subtituir profs)


                                                          e isso que disseste foi o que tentaram impinjir, na prática tens a mesma matéria em menos anos logo menos tempo para aprender, absorver e compreender. A diminuição de anos não serviu para diminuir os custos para os alunos (para o estado obviamente que sim).


                                                          Acredites ou não o bolonha só foi bom na teoria e na integração com os outros países da UE, de resto é bollocks!E para o comum dos estudantes o bolonha foi péssimo nesta fase de transição..entramos num processo sem termos infra-estrutura, condições financeiras nem meios humanos formados para tal, o resultado foi uma confusão de todo o tamanho com cadeiras repetidas, equivalências parvas e cadeiras que ficaram no vazio.


                                                          agora é óbvio que a médio prazo vai ser bom, quando tudo estiver reparado e as lacunas preenchidas, mas tudo mudou com o bolonha e não foi propriamente para melhor em todos os sentidos.
                                                          Editado pela última vez por PauloFVF; 29 December 2008, 01:07.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            deleted

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                              Concordo com isso tudo que dizes, agora a nível prático não é agora nem nos próximos anos que vejo isso a funcionar em pleno em Portugal.

                                                              Já agora porque colocaste prejudicados como "prejudicados"?

                                                              Mais 3 perguntas:

                                                              - Achas que as entidades empregadoras não vão preferir quem tem uma Licenciatura de 4 anos invés dos 3 de Bolonha?

                                                              - Porque é que há já quem pergunta se a licenciatura é Bolonha ou não em fichas de candidatura, achas que isso é, e vai favorecer quem dizer o SIM a Bolonha?

                                                              - Admites ou concordas que existe uma pressão para os alunos actualmente prosseguirem para o 2º Ciclo?
                                                              Bem algum dia o ensino superior teria que ser reformulado.
                                                              Para uns deveria ter sido há mais tempo, para outros deveria ser mais tarde, mas a realidade é que o está a ser agora.

                                                              independentemente de quando fosse implementado seria INEVITÁVEL uma fase de transição e adaptação de tudo o que envolve o ensino superior.

                                                              Evidentemente que ninguém quer ser cobaia de nada, que sejam antes os outros a sê-lo.

                                                              Quanto aos alunos de transição serem "prejudicados" é na realidade uma falsa questão pois o processo de aprendizagem não acaba com a conclusão do curso seja ele de 3, 4, ou 10 anos.
                                                              No mínimo, quem sai com currículo híbrido, sai com o conhecimento suficiente para trabalhar responsavelmente para não cometer erros graves no exercício da sua profissão, e sai com as ferramentas necessárias para conseguir a informação que pretende.

                                                              As entidades empregadoras vão preferir sempre aquele que melhor se adaptar ao perfil do cargo/ função a desempenhar e nesse aspecto a licenciatura é somente um dos factores a avaliar no currículo de um candidato, e nem sempre o mais importante. Se o fosse não era necessário entrevistas, actividades extra curriculares etc...

                                                              A licenciatura, seja de 3, 4, ou "10" anos, confere o grau de licenciado mas sobretudo a LICENÇA/ ALVARÁ para o exercício de uma profissão.
                                                              Se o Estado, a universidade, e a ordem profissional caso exista, diz que determinado individuo tem esse alvará, ninguém pode por em causa essa formação.

                                                              Mais depressa é segregada a candidatura de licenciados de universidades menos reputadas do que a duração das licenciaturas.

                                                              Para uma candidatura a um emprego avalia-se TODO um pacote que caracteriza um candidato e não somente ou ou outro factor. A duração das licenciaturas neste contexto é negligenciável.

                                                              Quanto ás pressões para prosseguir para segundos ciclos, elas existem mas são passivas. Isto é: É tão facil agora prosseguir par mestrados quando comparado com os tempos pré bolonha, que se torna de facto apetessivel proseguir estudos numa area afim, que seja da preferencia do aluno. Todos ganham com isso a começar pelo aluno.

                                                              Um jovem sai agora licenciado com 21 anos. É um puto inexperinete para entrar no mercado de trabalho, pelo que só tem a ganhar em amadurecer quer em conhecimentos quer em personalidade durante esses mais 2 anos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X