Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pessoal a tirar Mestrados (2º ciclo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


    1º eu tive em Direito no regime antigo , tive em sociologia nos dois regimes
    2º tive numa pos graduação integrada e depois numa não integrada
    3º tou a fazer mestrado e a ter contacto com o que se está a passar
    4º tenho ainda a perspectiva docente porque estou a dar aulas (subtituir profs)


    e isso que disseste foi o que tentaram impinjir, na prática tens a mesma matéria em menos anos logo menos tempo para aprender, absorver e compreender. A diminuição de anos não serviu para diminuir os custos para os alunos (para o estado obviamente que sim).


    Acredites ou não o bolonha só foi bom na teoria e na integração com os outros países da UE, de resto é bollocks!E para o comum dos estudantes o bolonha foi péssimo nesta fase de transição..entramos num processo sem termos infra-estrutura, condições financeiras nem meios humanos formados para tal, o resultado foi uma confusão de todo o tamanho com cadeiras repetidas, equivalências parvas e cadeiras que ficaram no vazio.


    agora é óbvio que a médio prazo vai ser bom, quando tudo estiver reparado e as lacunas preenchidas, mas tudo mudou com o bolonha e não foi propriamente para melhor em todos os sentidos.
    Tirando a inevitável fase de transição em qualquer regime, diz lá em que "bolonha" é mau?

    O reconhecimento curricular internacional é uma realidade.
    A uniformização curricular europeia também já é uma realidade.
    A mobilidade está em força a ter resultados ( a quantidade de alunos europeus nas nossas universidades bateu este anos todos os recordes)

    Que desvantagens tem? ( para alem do trabalho do aluno ter que ser mais intensivo)?

    Comentário


      #62
      Sim sim...mas repara

      em psicologia por exemplo não podes exercer sem teres os 5 anos (licenciatura + mestrado)

      para além de que o problema não é a mudança em si mas sim os moldes em que ela foi feita.

      Foi tudo a correr a ver quem é que entrava primeiro, outros ficaram á espera para ver como era....e muitas universidades mudaram para bolonha numa completa desorganização!

      E depois em PT a burocracia é tanta que há gente que pediu os diplomas de fim de curso há 2 anos e ainda não os receberam porque ainda não há modelo para os diplomas de bolonha

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        Tirando a inevitável fase de transição em qualquer regime, diz lá em que "bolonha" é mau?

        O reconhecimento curricular internacional é uma realidade.
        A uniformização curricular europeia também já é uma realidade.
        A mobilidade está em força a ter resultados ( a quantidade de alunos europeus nas nossas universidades bateu este anos todos os recordes)

        Que desvantagens tem? ( para alem do trabalho do aluno ter que ser mais intensivo)?
        isto é como aquela brincadeira do governo, as novas oportunidades!

        podem-se brincar com as estatisticas, ou podemos de facto oferecer mais e melhor aos alunos e brindar Portugal com conhecimento.


        Normalmente faz-se a brincadeira de estatisticas porque é mais domável! e até ver (porque eu até tenho fé no bolonha) ainda pouco mais se fez do que brincadeiras de areia.......


        muita gente anda a trabalhar em grande para que o bolonha funcione, o grande entrave até agora é o estado e o sistema educativo tuga.

        A par com os custos


        quando eu entrei na universidade pagava 380€ anuais x 5 anos =1900€

        agora pagamos 1000€ anuais x 3 anos + 1000x 2 ou no meu caso 2000€ x2

        ou seja, agora pagamos 3000€ por uma licenciatura (que não é vista como tal no mercado de trabalho) ou então entre 5000€ e 9000€ por uma licenciatura de 5 anos,( ou licenciatura de bolonha e mestrado se assim quiserem).


        Digo-vos que há empresas bem conhecidas que nos seus manuais de recrutamento tem lá bem grande e especifico que para a maioria dos cargos é necessário licenciatura de 5 anos!
        Editado pela última vez por PauloFVF; 29 December 2008, 01:51.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          Sim sim...mas repara

          em psicologia por exemplo não podes exercer sem teres os 5 anos (licenciatura + mestrado)

          para além de que o problema não é a mudança em si mas sim os moldes em que ela foi feita.

          Foi tudo a correr a ver quem é que entrava primeiro, outros ficaram á espera para ver como era....e muitas universidades mudaram para bolonha numa completa desorganização!

          E depois em PT a burocracia é tanta que há gente que pediu os diplomas de fim de curso há 2 anos e ainda não os receberam porque ainda não há modelo para os diplomas de bolonha

          Em psicologia, medicinas, engenharias, arquitectura...

          Ou seja os antigos de 5 tem 5. Agora saem mestres, mas não foi só o nome que mudou pois tem que apresentar efectivamente, para alem do trabalho de fim de curso que sempre existiu, uma tese. Logo saem com um pouco mais (in)formação que os antigos.

          Onde houve mais mudanças foi na eliminação de antigos bacharelatos, na reconversão de antigos bacharelatos a licenciaturas, e na adaptação das antigas licenciaturas de 4 para 3 anos. E aqui é onde as aguas turvaram um pouco e onde se verificaram os maiores abusos/erros na implementação.

          Houve casos de bacharelatos que atribuíram grau de licenciado a alunos sem reconversão de currículo, Houve equivalências entre cadeiras não afins, mas felizmente foram a excepção e não a regra.

          No contexto geral não mudou assim tanta coisa para ser poder dizer que um bolonha ou pre-bolonha é melhor ou pior que o outro.

          O que realmente interessa, a formação, está efectivamente a ser dada.

          Comentário


            #65
            Foliv...

            existe a teoria e a realidade!

            eu quero acreditar na teoria e espero (no fundo sei) que um dia isto foi para melhorar o sistema.

            Mas por agora não está a ser mais do que uma operação de cosmética que apenas está a obrigar a uma confusão e reconversão de titulos e nomes, o resto....tá tudo na mesma!

            Comentário


              #66
              deleted

              Comentário


                #67
                Não me querendo gabar, mas se não fui o 1º, fui dos 1ºs novos mestres de Bolonha, tendo entregue dissertação em Julho de 2007 e defendido em Outubro do mesmo ano, com 23 anos recem feitos (secalhar ainda fui o mestre mais jovem do país e nem sei!!!)

                Ate agora não fez falta, mas se um dia me inclinar para o ensino superior, sem dúvida será muito útil!!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                  E não querem ser cobaias, ainda mais neste caso porque o que está em causa é a sua formação, competências e como iram ser automaticamente rotulados, coisa pouca (como deste a entender abaixo).



                  Aqui estás a contradizer-te, então 1º admites que há problemas na transição, como seria de esperar e que as coisas não funcionam como deviam, agora aqui dizes que quem apanhou com mudança..."dá para desenrascar"...Bem diferente...


                  Interpretaste mal!
                  Não é uma questão de desenrascar!
                  Ninguem sai com o certificado na mão sem ter as competências mínimas para o exercício da profissão!

                  Nos casos em que houve problemas de implementação curricular de Bolonha aos alunos de transição, foi sobretudo a nível da perda de "coerência" curricular ( cadeiras a trocarem de ano lectivo ou de semestre sem que cadeiras afins tivessem o mesmo tratamento , levando a leccionação de matérias sem bases das cadeiras, sendo as bases leccionadas mais tarde, ou casos em que devido á numenclatuara e classificação de determinada cadeira no curriculo, alguns alunos tiveram que fazer 2 vezes a mesma cadeira. ninguem ficou sem as cadeiras que tinha que ter para acabar o curso).



                  A minha pergunta era mais no âmbito, de apesar de ter o mesmo titulo não vai obviamente resultar no mesmo ensino (até porque as coisas como mais uma vez admitiste levam tempo, e por cá mais do que seria de esperar).




                  Dei um exemplo bastante concreto, tu fizeste questão de contornar a questão (Recem Licenciado com 4 anos vs Licenciado Bolonha 3 anos)



                  Então porque é que há entidades empregadoras a fazer a filtragem logo nos processos de candidatura, a especificarem claramente que querem pessoas com os 4 anos e não Bolonha?


                  A realidade é que os 3 anos actuais não representam os 4 nos moldes actuais e o mercado obviamente sabe isso.


                  Levam exactamente ao mesmo. As licencitaturas são EQUIVALENTES!! Foi um esforço enorme conseguir alterar os curriculos para que se mantivesse a profundidade corricular que permite que as ordens reconheçam os cursos, e a hablitação. São exactamente amesma coisa uma de 3 ou de 4.




                  Ou seja, basicamente concordas que existe a pressão para seguir para Mestrado porque só os 3 anos são curtos, e quem tiver um percurso regular não vai ter lugar no mercado de trabalho por falta da maturidade,calo,experiência ou competências...

                  Mais uma vez, belos "Mestres" se andam a formar neste pais!

                  Não concordo não.
                  Talvez não tenha sido claro:
                  Qualquer pessoa recem licenciada independentemente da duraação do curso é inexperiente e imatura na sua profissão, e apesar de a poder exercer um engenheiro recem licenciado da nova ou da antiga não tem experiencia para dominar um estaleiro de obra, tal como um médico bolonha ou antigo não tem experienxcia para sozinho estar entregue ao serviço de urgencias etc...

                  Não tem nada a ver com a duração ou os conteudos do curso.

                  Com as licenciaturas de 3 anos, essa imaturidade de personalidade é mais gritante sendo aconselhavel por formação pessoal e enriquecimento académico estar mais 2 anos no sistema.

                  Obrigado pelas respostas, mas não deixas de ter um discurso muito "formatado", politicamente correcto e semelhante ao que se ouviu por parte de quem esteve envolvido no processo (muitos deles políticos ou pessoas com cargos de administração/direcção em instituições de ensino...).

                  Do "outro lado da barricada" as coisas não são de todo como dizes


                  Eu não ganho nada ou perco nada em defender o que quer que seja. A minha opinião é pessoal e não reflete "formatação" nenhuma para alem do que vejo, sinto, e acho ser o melhor para o sistema de ensino e para os alunos.

                  Da minha parte, na universidade e aos alunos a quem estou associado felizmente não houve dificuldades inultrapassaveis na implementação



                  Mas pronto isto já vai num offtopic bastante alargado, se puderem tentem voltar-se para o main topic.

                  resposta a bold

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                    Sim sim...mas repara

                    em psicologia por exemplo não podes exercer sem teres os 5 anos (licenciatura + mestrado)

                    para além de que o problema não é a mudança em si mas sim os moldes em que ela foi feita.

                    Foi tudo a correr a ver quem é que entrava primeiro, outros ficaram á espera para ver como era....e muitas universidades mudaram para bolonha numa completa desorganização!

                    E depois em PT a burocracia é tanta que há gente que pediu os diplomas de fim de curso há 2 anos e ainda não os receberam porque ainda não há modelo para os diplomas de bolonha
                    Que deixaram de ser obrigatórios, bastando pedir um certificado de habilitações, que curiosamente passou dos 14€ para os 130€...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                      Que deixaram de ser obrigatórios, bastando pedir um certificado de habilitações, que curiosamente passou dos 14€ para os 130€...
                      O ultimo certificado que pedi, ficou-me em 8,50€

                      Comentário


                        #71
                        Sou licenciado de bolonha, e não tenho vergonha de admitir isso, estava a acabar o bacharelato e na altura optei ficar mais um semestre e ficar com a licenciatura, em egenharia informatica.

                        Sinceramente pela experiencia que eu tenho, as empresas estão-se a borrifar para o mestrado, elas querem é experiencia, conhecimentos e muitas certificações (Cisco, Microsoft, VMware, PMP). Acredita que não vão pagar mais a mestre sem experiencia do que a um licenciado de bolonha com certificações e experiencia.
                        Mestrado em principio por agora não vou tirar acho que é mais razoavel investir em pos-graduações e certificações, do que num mestrado de continuidade pois isso não vai acrescentar mais ao CV.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Murces Ver Post
                          Sou licenciado de bolonha, e não tenho vergonha de admitir isso, estava a acabar o bacharelato e na altura optei ficar mais um semestre e ficar com a licenciatura, em egenharia informatica.

                          Sinceramente pela experiencia que eu tenho, as empresas estão-se a borrifar para o mestrado, elas querem é experiencia, conhecimentos e muitas certificações (Cisco, Microsoft, VMware, PMP). Acredita que não vão pagar mais a mestre sem experiencia do que a um licenciado de bolonha com certificações e experiencia.
                          Mestrado em principio por agora não vou tirar acho que é mais razoavel investir em pos-graduações e certificações, do que num mestrado de continuidade pois isso não vai acrescentar mais ao CV.
                          yep, eé mesmo isso que dizes, cada vez mais o que conta são as competências e não as qualificações, pois essas já toda a gente tem

                          Comentário


                            #73
                            deleted

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                              Sinceramente também eu estou a considerar "mudar" o meu actual percurso para algo mais em linha com o que dizes, considero que será uma mais valia pessoal e a nível de competências, mais do que um "titulo" que como pudemos ver ao longo deste tópico, e do meu contacto com outras pessoas no 2º Ciclo, infelizmente fica aquém das expectativas (pelos mais diversos motivos)
                              Depende da área. A da informática valoriza mais o saber fazer e não o canudo. Muito pelo facto de ser uma área complexa, ainda ter falta de pessoal especializado e as certificações surgem em reposta ao mercado como uma "marca" que indica que tal individuo sabe fazer.

                              Na área de Consultoria Informática e IT Management o caso já muda de figura, sendo a Licenciatura ou um Mestrado o mínimo para se entrar na maioria dos casos pelo facto de não serem tão técnicos e serem mais orientados para a Gestão.

                              Comentário


                                #75
                                Acho que há dois pontos importantes a verificar:

                                1) Há universidades que de facto adoptaram bolonha, e em 3 anos é possivel ter uma Licenciatura, que em competencias é em tudo identica a uma licenciatura de 5 anos no regime antigo. Como? Por exemplo na minha antiga escola, tivemos 3 anos onde as cadeiras pertencentes ao curso foram transportadas dos 4 e 5 anos para o 2 e 3 anos, condensando algumas, e aumentando a carga para o aluno, as chamadas horas não presenciais. Outras, pelo contrário, decidiram ficar com Mestrados Integrados, mantendo, maoritariamente as mesmas competencias da Licenciatura de 5 anos. No fundo, isto não é bolonha.

                                2) Os Mestrados de 2º ciclo, a meu ver, deveriam ser especificos. O problema, como já referi em 1), é que muitas universidades não formam de uma forma geral em 3 anos, mas sim em 5! Daí, servirem-se dos Mestrados, para não mais, completar aquilo que deveria ser feito, através de esforço e trabalho pelo aluno, em 3.

                                O mestrado que frequento, não é especifico, mas sim geral. É uma repetição daquilo que com esforço fiz, numa outra instituição. Acho por bem, menosprezarem algumas licenciaturas de 3 anos de bolonha, que no fundo, não sao licenciaturas, nem reflectem o espirito de bolonha!

                                A meu ver, bolonha deveria ser(e é, mas de uma forma teórica, que não está a funcionar na prática):

                                - Licenciatura, leccionada de uma forma geral.
                                - Mestrado, 2º ciclo, especializado numa dada área, e não a "chachada" que se presencia.

                                Just my 2 cents!

                                Cumps,
                                Miguel.
                                Editado pela última vez por NMiguel; 30 December 2008, 19:33.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Murces Ver Post
                                  .................

                                  Sinceramente pela experiencia que eu tenho, as empresas estão-se a borrifar para o mestrado, elas querem é experiencia, conhecimentos e muitas certificações (Cisco, Microsoft, VMware, PMP). Acredita que não vão pagar mais a mestre sem experiencia do que a um licenciado de bolonha com certificações e experiencia.
                                  Mestrado em principio por agora não vou tirar acho que é mais razoavel investir em pos-graduações e certificações, do que num mestrado de continuidade pois isso não vai acrescentar mais ao CV.
                                  Estas e as competencias adquiridas na vida profissional, já são hoje ( e serão ainda mais no futuro) a alavanca principal de selecçao no mercado de trabalho especializado, reparem como o numero de licenciados cresceu no nosso país nos ultimos 20 anos, mais 10 anos e temos os mesmos racios europeus.

                                  Comentário


                                    #77
                                    deleted

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Murces Ver Post
                                      Sou licenciado de bolonha, e não tenho vergonha de admitir isso, estava a acabar o bacharelato e na altura optei ficar mais um semestre e ficar com a licenciatura, em egenharia informatica.

                                      Sinceramente pela experiencia que eu tenho, as empresas estão-se a borrifar para o mestrado, elas querem é experiencia, conhecimentos e muitas certificações (Cisco, Microsoft, VMware, PMP). Acredita que não vão pagar mais a mestre sem experiencia do que a um licenciado de bolonha com certificações e experiencia.
                                      Mestrado em principio por agora não vou tirar acho que é mais razoavel investir em pos-graduações e certificações, do que num mestrado de continuidade pois isso não vai acrescentar mais ao CV.
                                      Informática não serve de exemplo para nada... e explico porque:

                                      - recentemente estive numa conferência que me foi dito que a relação informático emprego é de 1:2, ou seja, por cada informático existem dois empregos. Falei inclusivé com uma representante de uma empresa que simplesmente não consegue recéml-licenciados.. e as condições não eram más.

                                      Como alguém me disse um dia "em informática quer sejas bom ou mau, tens sempre emprego!"

                                      Mas conheço uma pessoa que trabalha na área que, se fizer o mestrado dos antigos, sobe na carreira.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Eu venho trazer uma perspectiva q acho q ainda ng trouxe, e espero q se enquadre no tópico:

                                        Fui apanhado na transição, entrei em 2004, na Universidade do Minho passou-se em 2006 como em maioria dos sítios...

                                        Basicamente, o q se passou foi uma mudança de nome... Entrei p/a Licenciatura de 5 anos em Engenharia Biomédica e actualmente estou no Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica... Mudanças significativas? Basicamente nenhumas, nem sequer a própria especialização...

                                        Como em mtos outros cursos, o 4º e 5º anos da licenciatura já estavam destinados a uma especialização (os chamados ramos), sendo q a alteração + visível (além de ajustes numa ou outra cadeira, troca aqui e ali) foi a "libertação" do 5º ano (em q ando actualmente) inteiramente p/efeitos de escrita da tese/projecto de investigação, visto q até aí estava o último semestre a isso destinado.

                                        Ou seja, continuo a pagar as mesmas próprias (perto de 1000€ este ano), ñ cheguei a ter o "canudo" de licenciado (fazem-me essa pergunta imensas vezes e ainda causa espanto q ñ o tenha) e basicamente dizem-me q vou sair da universidade como mestre...

                                        O mal dos Mestrados Integrados é precisamente a falta de mobilidade q Bolonha deveria permitir ao fim do 1ºciclo, mas, basicamente, eu já tinha entrado p/5 anos, e são 5 anos q faço, portanto ñ tenho razão de contestação.

                                        Espero ter ajudado em qq coisa

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                          rmp e bizarro - obrigado pelos pm's, nao foram de todo ignorados mas tentei abstrair-me do assunto durante estes dias supostamente de festa, reply on the way!
                                          Im4real ; 330i ; NMiguel (pode ser que dia 16 hajam boas noticias para ti!) ; PauloFVF ; Ricardo Anacleto

                                          Muxas gracias!
                                          Novidades?

                                          Fico á espera!

                                          Cumps e espero que as festas tenham corrido bem!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                            rmp e bizarro - obrigado pelos pm's, nao foram de todo ignorados mas tentei abstrair-me do assunto durante estes dias supostamente de festa, reply on the way!
                                            Im4real ; 330i ; NMiguel (pode ser que dia 16 hajam boas noticias para ti!) ; PauloFVF ; Ricardo Anacleto

                                            Muxas gracias!
                                            De nada, quando precisares diz, que eu faço o mesmo

                                            Fizeste bem, eu também me esqueci destas coisas durante as festividades

                                            Fico à espera de novidades.


                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              deleted

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                Fiquei com a ideia que tinhas concorrido à bolsa, sempre ajudava a minimizar (ai era mais só a parte do tempo e trabalho)




                                                Obrigado, mas está deveras complicado acredita...
                                                Por aqui tomou-se uma decisão... Quando surgir um emprego que cative, deixa-se o mestrado.

                                                Se calhar já em Fevereiro!

                                                Cumps,
                                                Miguel.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  No meu caso, em Ciências Farmacêuticas, o 2º Ciclo é imprescindível para ser Farmacêutico. Não existe forma de ensinar ninguém os meandros da profissão em 3 anos. Duvido que seja sequer possível que uma pessoa com 3 anos de leccionamento esteja apta para enfrentar o mercado de trabalho da área, com sucesso e confiança.
                                                  Mas, a meu ver, e devido ás varias áreas pelas quais a profissão pode ser desenvolvida, o 2º ciclo, vulgo, mestrado integrado, devia ser mas especifico para cada vertente da profissão e não geral, como no pré-bolonha. Aliás, os próprios estágios deviam ser mais específicos, mas continuam a ser gerais e, ainda pior, diminuidos em tempo face aos estágios pré-bolonha.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    deleted

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                      O teu não é pos-laboral pois nao?

                                                      Caso opte por ai levantam-se um outro conjunto de problemas, mas ninguém disse que ia ser fácil e muito provavelmente é melhor assim.

                                                      Daqui por 11 dias se houverem novidades nesse aspecto digo.
                                                      Nao, não é.

                                                      Estou a ponderar apenas o Estágio Profissional, um ano a trabalhar vai fazer-me bem, para esclarecer todas as duvidas sobre o mercado de trabalho, para ver se realmente vale a pena o mestrado, e para ver se é possível conciliar as duas coisas.

                                                      No entanto, penso que é possível conciliar, basta abdicar de uns dias de férias, e tentar fazer as cadeiras respeitantes a um dia da semana. Por exemplo, Cadeira A e cadeira B leccionadas á quinta feira, peço férias todas as semanas, mas apenas por um dia, para poder ir ás respectivas aulas e assim julgo conseguir pelo menos, ir fazendo algumas cadeiras.

                                                      Mas referes-te a quê quando falas em dia 16?

                                                      Cumps,
                                                      Miguel.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        deleted

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                          rmp e bizarro - obrigado pelos pm's, nao foram de todo ignorados mas tentei abstrair-me do assunto durante estes dias supostamente de festa, reply on the way!

                                                          Im4real ; 330i ; NMiguel (pode ser que dia 16 hajam boas noticias para ti!) ; PauloFVF ; Ricardo Anacleto

                                                          Muxas gracias!
                                                          Sempre ao dispor!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Novidades -?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              deleted

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X