Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que pronúncia tem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Adoro a pronúncia cerrada de Braga, aquela que se vê mesmo de onde vem e que não engana!! Adoro mesmo, lindo!!!


    http://www.youtube.com/watch?v=T-cLeP2iBC0

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Adoro a pronúncia cerrada de Braga, aquela que se vê mesmo de onde vem e que não engana!! Adoro mesmo, lindo!!!


      http://www.youtube.com/watch?v=T-cLeP2iBC0
      Relmente, concordo que é das pronúncias mais bonitas



      A discussão que reina na minha faculdade: "vacina" vs "vácina" Eu como Lisboeta, da primeira vez que ouvi o "vácina" escangalhei-me a rir e pensar que estavam a gozar

      Comentário


        #33
        Sou de Coimbra, não tenho pronuncia nenhuma

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
          O que é que vocês estão a dizer?!?!?!

          Em Lisboa e Almada não há sotaque!!

          Não! é como se fala na tv é a lingua referencia...

          Na tv a malta que tem pronuncia não a pode ter de forma acentuada a apresentar um telejornal. Por exemplo o Julio Magalhães que é um bom profissional a apresentar o telejornal nota-se que tem um sotaquezinho do norte embora tente falar como se fala em Lisboa , mas se o ouvirem com os amigos a falar é mesmo pronuncia do porto

          A forma como se fala em Lisboa acaba por ser a referencia, até é como falam os politicos tb...(excepto o alberto joao jardm)

          Comentário


            #35
            Entrei na 5ª Dimensão!!!!!

            Comentário


              #36
              Donde bindes?

              Benho de Bijeu

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                Bós eiqui son todos uns ninos, quiero ber quien ye que ten a melhor pronuncia de mirandés!! Essa malta de Lisboua son ua cambada de frouxos, pensan que nun ténen pronuncia mas falan pior que un bimaranense!
                Um bimaranense aqui. tenho pronuncia do norte claro, mais não seja sou de Guimarães e estudei vários anos no Porto. A mim já me perguntaram se era de Aveiro, por isso suponho que não é nada de exagerado.

                Não percebo é quando vejo conterrâneos meus na TV a falar, parece que escolhem sempre o pessoal dos arredores, com um sotaque muito carregado mesmo. Não conheço ninguém que fale assim, ou pelo menos não me apercebo

                Mas mais que o sotaque nota-se bem nas expressões. aqui na zona usa-se muito o «Vós», que não se vê em quase mais lado nenhum.

                Outro aspecto que referem muitas vezes dos vimaranenses é que falam a cantar

                Comentário


                  #38
                  Em Lisboa imensa gente tem sotaque... É gente de todo o lado, não iam perder o sotaque quando cá chegassem A malta não AML é que tem muito a mania de perseguição (ou será perseguiçom), acha que a malta que praqui mora é tudo nascido e vivido aqui há 7 gerações, eu acho que em cada 10 pessoas que conheço, só 3 é que têm mesmo raizes aqui. Acho que conheço pouquissima gente que não seja filho ou neto de pessoas que vieram praqui a meio da vida.

                  Comentário


                    #39
                    Vóx ide max é ver a prunúnxia do pexoal da Guarda.

                    Quando num bar lá, ao servir uns shots, o homem do bar vira-se para uns amigos meus: "exte é forte, aguentaix?!"

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jfs_ Ver Post
                      Um bimaranense aqui. tenho pronuncia do norte claro, mais não seja sou de Guimarães e estudei vários anos no Porto. A mim já me perguntaram se era de Aveiro, por isso suponho que não é nada de exagerado.

                      Não percebo é quando vejo conterrâneos meus na TV a falar, parece que escolhem sempre o pessoal dos arredores, com um sotaque muito carregado mesmo. Não conheço ninguém que fale assim, ou pelo menos não me apercebo

                      Mas mais que o sotaque nota-se bem nas expressões. aqui na zona usa-se muito o «Vós», que não se vê em quase mais lado nenhum.

                      Outro aspecto que referem muitas vezes dos vimaranenses é que falam a cantar

                      Toda a Beira Interior também é muito rica no uso da 2ª pessoa do plural E não é só pelo pessoal mais velho.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Donde bindes?

                        Benho de Bijeu
                        E eu vou à da prima daqui a um bocado.


                        P.S. - lá mais para os Algarves, penso eu, "ir à da prima" ou qualquer coisa é ir à casa dessa pessoa.



                        Em relação às pronúncias, eu tenho de Lx. Mas tenho família no Alto Alentejo, em Ermesinde, Vila Real/Mirandela. Cada um tem a sua pronúncia e eu acho bastante piada, não no mau sentido. Mas claro gosto mais da pronúncia do pessoal do nuorte! E usam, e bem, a 2ª pessoa do plural. Aqui é mais o "vocês" ao invés do "vós" que se torna num "bós".
                        Editado pela última vez por ; 12 February 2009, 21:56.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                          Em Lisboa imensa gente tem sotaque... É gente de todo o lado, não iam perder o sotaque quando cá chegassem A malta não AML é que tem muito a mania de perseguição (ou será perseguiçom), acha que a malta que praqui mora é tudo nascido e vivido aqui há 7 gerações, eu acho que em cada 10 pessoas que conheço, só 3 é que têm mesmo raizes aqui. Acho que conheço pouquissima gente que não seja filho ou neto de pessoas que vieram praqui a meio da vida.
                          Exactamente, eu sou filho de transmontanos, ainda sou daqueles que vai para a "terra" no verão. Conheço quem não tenha uma "terra" e se sente "discriminado" já que quase toda a gente que conheço tb é filho ou neto de gente de fora.
                          Editado pela última vez por rover214; 12 February 2009, 22:05.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                            Exactamente, eu sou filho de transmontanos, ainda sou daqueles que vai para a "terra" no verão. Conheço quem não tenha uma "terra" e se sente "descriminado" já que quase toda a gente que conheço tb é filho ou neto de gente de fora.
                            Yap, quem não tem "terra" é quase um excluido quando digo a pessoal de fora "o nao sei quantos foi à terra" não fazem ideia nenhuma do que estou a falar

                            Comentário


                              #44
                              Tenho uma colega brasileira que diz que eu quase que falo um dialecto (e não Português) por causa do meu sotaque (sou do Porto). Ela tem de facto muita dificuldade em compreender: no entanto, eu nem noto que tenho pronúncia pois é a minha maneira natural de falar.

                              A mesma coisa se passa com o lisboeta: há uma pronúncia clara e evidente de Lisboa que se topa às léguas: todavia é natural que os lisboetas não se apercebam dela.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                Relmente, concordo que é das pronúncias mais bonitas



                                A discussão que reina na minha faculdade: "vacina" vs "vácina" Eu como Lisboeta, da primeira vez que ouvi o "vácina" escangalhei-me a rir e pensar que estavam a gozar
                                Eu sou do nuorte e detesto ouvir as pessoas a dizer vácina Mas tenho pronuncia no nuorte carago!!

                                Comentário


                                  #46
                                  Segundo o Vital Moreira, em Lisboa fala-se com os X. ex: "dix-me uma coissa". Espero que não levem a mal. Mas foi o que o "nosso constitucionalista" disse num seminário de mestrado.

                                  Outra fonte segura (a minha prof. de história, no meu longínquo oitavo ano). Em Coimbra é onde a língua portuguesa tem a melhor pronuncia. Ou seja o mais português de Portugal.

                                  E sim eu apesar de estar em Coimbra há seis anos ainda tenho o meu sotaque da Serra.

                                  Adoro o meu sotaque.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Oiço o pessoal sempre a dizer que Lisboa não é a capital do Império, mas quando dizem pronúncia do "Nuorte", não se esqueçam que o "Nuorte" é mais do que o Porto, e nem toda a gente diz "Nuorte".

                                    Comentário


                                      #48
                                      Depois de uns canecos bem bebidos, todas as pronuncias e sotaques passam a ser todos iguais

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                                        Oiço o pessoal sempre a dizer que Lisboa não é a capital do Império, mas quando dizem pronúncia do "Nuorte", não se esqueçam que o "Nuorte" é mais do que o Porto, e nem toda a gente diz "Nuorte".
                                        E com razão, não existe império nenhum

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu se tiver, tenho, obviamente Alentejano, mas só em determinadas situações, p ex:

                                          Cá no Alentejo se pedirem uma indicação o normal é ouvirem "Vire na Primera à direta" Basicamente no Alentejo tiram-se os I's depois dos E's das palavras... Eu digo como escrevo "Vire na Primeira à direita" talvez acentuando um pouco o eIIta... Tento falar o máximo Português "correcto", mas uma que é inevitável é o "Memo" em vez do "Mesmo"

                                          De Lisboa dá para notar bem, mas acho que ainda se nota mais os da "Linha", "Vire na Primaira à Diraita" Norte é que conheço muito pouco... No Porto notei um pouco, mas nada de especial. A pronuncia que me parte todo é mesmo a dos Açores.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                            E com razão, não existe império nenhum
                                            Isso sei eu, lol, esse já lá vai.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post

                                              De Lisboa dá para notar bem, mas acho que ainda se nota mais os da "Linha", "Vire na Primaira à Diraita" Norte é que conheço muito pouco... No Porto notei um pouco, mas nada de especial. A pronuncia que me parte todo é mesmo a dos Açores.
                                              "Viro à Diraita, em Quol"?

                                              eu sou Transmontano e não noto que tenha grande pronuncia, excluindo os V's que muitos troco por B's, então 22 ( Binte dois)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                Sou de Coimbra, não tenho pronuncia nenhuma
                                                Same here

                                                Já agora, no título, deveria ser "têm" e não "tem".

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por WaF!? Ver Post
                                                  Eu sou do nuorte e detesto ouvir as pessoas a dizer vácina Mas tenho pronuncia no nuorte carago!!
                                                  A minha miuda diz "bácina", gozo sempre com ela

                                                  Nephilim, essa de em Lisboa não haver sotaque porque é assim que se fala na televisão, só mesmo tu

                                                  Claro que temos sotaque, o sotaque de Lisboa, basta ser diferente dos outros para já ser considerado um sotaque.

                                                  Todos os sotaques são respeitáveis e são o resultado da evolução da língua em cada local durante gerações, por isso não há nenhum melhor que os outros, nem é algo que deva fazer confusão, como faz a muita gente. O problema é que muito pessoal viaja pouco e fala pouco ou nada com pessoas dos diversos pontos do país.

                                                  Só estou ainda admirado é ainda não ter vindo ninguém dizer que em Lisboa se diz "riú" e "friú" em vez de "rio" e "frio", isso vem sempre à baila nestes tópicos, e eu que nunca ouvi ninguém dizer "riú" e "friú" em Lisboa nem em lado nenhum.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                    Eu se tiver, tenho, obviamente Alentejano, mas só em determinadas situações, p ex:

                                                    Cá no Alentejo se pedirem uma indicação o normal é ouvirem "Vire na Primera à direta" Basicamente no Alentejo tiram-se os I's depois dos E's das palavras... Eu digo como escrevo "Vire na Primeira à direita" talvez acentuando um pouco o eIIta... Tento falar o máximo Português "correcto", mas uma que é inevitável é o "Memo" em vez do "Mesmo"

                                                    [...]
                                                    Não faças isso. Eu acho muito fixe o pessoal não esconder as suas origens.
                                                    Eu o ano passado, tive um prof. alentejano mas mesmo "chaparrão". Epá ao início o pessoal gozava um bocado, mas depois era na boa. Aliás ele é que estava quase sempre a gozar consigo próprio, típico de alentejano. Aliás as minhas costelas todas também são alentejanas. Nasci foi na terra dos tios.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A minha família das beiras tem sotaque carregado mas nota-se mais nas mulheres. "Oh , opoij tajaver ali o meu canito, raij do animale qué bruto! Rasgou-ma bata que ujo ali na quejinha, opij aparecheu ali o tio, deu lhe trêj lambadaj, que o bicho ficou prali a ganire a ganire"

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por quim.beto
                                                        Os de Lisboa que digam

                                                        Coelho,
                                                        Vermelho
                                                        Joelho

                                                        e por aí fora e digam qual o sotaque que têm
                                                        Exacto, coailho, vermailho e joailho (com os "a" fechados, claro) é típico de Lisboa, arredores e pouco mais.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Para terem noção nasci e vivi em Viseu até aos 3 anos.

                                                          Depois dos 4 aos 18 tive sempre em Évora e actualmente estudo perto de Almada.

                                                          O engraçado é que quando era puto e ia a Viseu (8, 9, 10anos) diziam que eu falava alentejano e quando estava em évora diziam que falava à "Bijeu".

                                                          O facto é que eu acho que tinha pequenos toques dos dois sotaques.

                                                          Eu até acho que tem piada a isto

                                                          Agora desde os meus 12, 13 anos que tento falar o mais correctamente possível tanto que na faculdade se eu não disser ninguém adivinha que sou alentejano. Claro que para os mais atentos eu às vezes denuncio. Tal como o Gmigas também digo "memo" em vez de mesmo mas não é sempre. Sai-me mais quando estou a falar rápido.


                                                          Já agora acho piada a malta de lx dizer que fala como se deve. É claramente mentira. Dizer lesboa como a maioria diz é errado pois que eu saiba escreve-se e diz-me lisboa. E tal como este existem outros exemplos.

                                                          Tal como alguns por aqui dizem adoro o sotaque de Braga, apesar de nunca lá ter ido Nas meninas fica muito bem.

                                                          PS: Bom tópico Nephilim
                                                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 12 February 2009, 22:39.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por quim.beto
                                                            Os de Lisboa que digam

                                                            Coelho,
                                                            Vermelho
                                                            Joelho

                                                            e por aí fora e digam qual o sotaque que têm
                                                            Eu digo "Coâlho", "Joâlho", "Vermâlho". Mas dizer "joêlho" é correcto?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por quim.beto
                                                              Os de Lisboa que digam

                                                              Coelho,
                                                              Vermelho
                                                              Joelho

                                                              e por aí fora e digam qual o sotaque que têm
                                                              Eu digo, coeilho, vermeilho, joeilho.

                                                              Mas existem sítios que fica coêlho, vermêlho, joêlho.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X