Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reformado do Estado vai receber 8059 euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Atenção que em 2008 só se paga 42% de IRS sobre o excedente dos 62.000 Euros de rendimento por ano.

    Ou seja para quem ganhe 100 mil, só paga 42% sobre 100-62 ou seja 38 mil

    Comentário


      #62
      tanto comuna que existe praki!!!


      Se vocês descontam sobre 450€ não vão querer uma reforma de 600/700€.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
        - A minha avó descontou sempre menos que a irmã;
        - A minha avó trabalhou sempre mais do que a irmã;
        - A minha avó não tinha qualquer regalia social;
        - A minha avó trabalhou 50 anos numa fábrica sem as minimas condições de higiéne e segurança;
        - A minha avó só conseguiu reformar-se aos 65 anos, após 50 anos de descontos porque não era FP;
        - A minha avó veio para a reforma com uma percentagem do salário que ganhava ao contrário da irmã que veio ganhar mais para casa do que quando trabalhava só porque era FP;
        - A irmã como empregada de limpeza numa creche só ganhava o que ganhava porque era FP porque uma empregada de limpeza no privado ganhava metade;
        - A minha avó não foi FP porque a oportunidade não surgiu. A irmã dela na altura entrou com uma boa cunha;

        Conclusão: gostava muito que a minha avó tivesse sido FP. Hoje tinha mais saúde e muito mais dinheiro.
        Por muito que queiram provar que não, ainda hoje aqueles que conseguem entrar na FP têm comparativamente com os empregados do sector privado, condições muito superiores às destes.
        E, no meio disto, que culpa tem a irmã da tua avó ?

        Comentário


          #64
          Também não vejo onde está o espanto...

          Mas os que ora se preocupam deixem de se preocupar pois, em breve, consta que as reformas da FP vão cair para metade daquilo que foram os vencimentos apesar dos impostos continuarem a ser sensivelmente a mesma coisa!...

          Cada vez aprecio mais a consideração que o país devolve à sua Função Pública...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Cada vez aprecio mais a consideração que o país devolve à sua Função Pública...
            Não é uma questão de consideração, é uma questão de matemática

            Comentário


              #66
              Como já disse, o principal problema está antes da reforma.

              Só queria acrescentar, faz-me impressão como é que um FP ganha mais que o PM ou mesmo que o PR... reformado!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                Sim, pode ser injusto, mas o que dizer a quem está a trabalhar agora e dentro de 25 anos ou menos vai receber menos de 50% do seu ordenado.

                Afinal, podes estar mal, mas não estarás tão mal como os teus filhos e netos.

                Mas sim, eu sei que ninguém pensa assim
                Muito bem, mas os que estão agora na casa dos 30, já sabem as regras do jogo e o que vão contar para o futuro, podendo assim procurar alternativas para que possam compensar a parte da reforma que irão perder.

                Os da minha geração já não o podemos fazer nesta face da vida, pois não compensa investir agora num PPR, ou em outro sistema alternativo, alem do mais o Estado sempre prometeu ( e cumprio até 2006) a reforma completa igual ao ultimo mês de vencimento, para aqual descontamos durante toda a carreira profissional

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  E, no meio disto, que culpa tem a irmã da tua avó ?
                  Omega onde é que refiro que a irmã da minha avó é culpada de alguma coisa?
                  O único culpado é o sistema: desigual e injusto.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                    Muito bem, mas os que estão agora na casa dos 30, já sabem as regras do jogo e o que vão contar para o futuro, podendo assim procurar alternativas para que possam compensar a parte da reforma que irão perder.

                    Os da minha geração já não o podemos fazer nesta face da vida, pois não compensa investir agora num PPR, ou em outro sistema alternativo, alem do mais o Estado sempre prometeu ( e cumprio até 2006) a reforma completa igual ao ultimo mês de vencimento, para aqual descontamos durante toda a carreira profissional


                    Akagi concordo com o que dizes



                    Quero apenas dar-te uma sugestão quanto ao PPR


                    Não sei qual é a tua idade, mas pode compensar sempre, dependendo de quanto "retiras mensalmente"



                    Exemplo simples: 30 anos x 12 meses x 25€/mês = 9000€ + respectivos juros


                    2º Exemplo : 10 anos x 12 meses x 100€/mês = 12000€ + juros



                    Portanto se tiveres a oportunidade vais sempre a tempo de ter um "pequeno" complemento de reforma

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                      In JN

                      O que acham disto?
                      Num pequeno parágrafo temos um dos maiores contrastes desta sociedade...Do salário mínimo a valores milionários.
                      Para quem trabalhou uma vida inteira e recebe agora uma reforma justa não vejo problema.

                      Agora se o tipo "trabalhou" seis meses num típico job feito de encomenda para o boy, como é demasiadamente comum nesta republica, acho um abuso.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Vamos ver:

                        Se o Sr. Vice-Consul sempre descontou sobre os seus rendimentos, elevados, e se tem direito a essa reforma, tal como os outros, por muito que possa achar excessivo, é justo.
                        Eu tb gostava de ter essa reforma quando for altura, é sinal que apesar de ter descontado muito, tb recebia bem (e ainda haverá €€ na SS).

                        No entanto, eu seria favorável a um tecto máximo de reforma, mas para tal, tb teria de haver um tecto máximo sobre o qual haveria o desconto.
                        Esse tecto máximo deveria rondar os 2500€.
                        Concordo com tudo o que dizes, menos no valor máximo da reforma, a menos que ele só tenha descontado durante uns meses, aí creio que já se justifica.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                          Por muito que queiram provar que não, ainda hoje aqueles que conseguem entrar na FP têm comparativamente com os empregados do sector privado, condições muito superiores às destes.
                          Isso que dizes não faz sentido nenhum, nem tem qql relação com a realidade.

                          Quanto a tua avó, é lamentável que só receba os 333€ de reforma.

                          Mas conheço alguns casos de pessoas que descontaram a vida toda na Quimigal, foram dispensadas quase no fim da vida e ficaram com reformas de 150 e 200 euros, valor indexado ao que recebiam no fundo de desemprego, que foi para onde forma esperar pela reforma.

                          Estes anos todos depois 200€ não valem quase nada e a maioria entende que o problema, não é nivelar por cima, mas o constante nivelar por baixo tão "popular" neste país.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                            Estou plenamente de acordo contigo!

                            Pois é uma vergonha, eu quando entrei á 41 anos, no contrato fazia parte ter direito a reforma ao fim de 36 anos de serviço ou aos 57 de idade, a 100% igual do último mes de trabalho.

                            No fim de carreira alteraram as regras, e agora tenho que andar até aos 60 anos, para levar somente 90%, e isto se o "pinoquio" não se lembrar de alterar novamente as regras.

                            Eu cumpri sempre para com o Estado as minhas obrigações e deveres, o Estado não cumprio comigo o que tinhamos assinado.

                            Sim, tens razão. É uma vergonha!
                            Mas a culpa é só nossa (apesar de muita gente ter ficado muito satisfeita com isso).

                            Um exemplo que me diz respeito directamente, um Holandês com funções semelhantes as minhas e da minha idade já só tem de trabalhar mais 8 anos para se reformar (se o quiser fazer, claro), eu tenho de trabalhar mais 23 (pelo menos para já, provavelmente quando eu lá chegar já mudaram as regras novamente).

                            O mesmo colega, tem um vencimento sensivelmente 3x mais elevado do que o meu, tb desconta ligeiramente mais, mas ao contrario de muitos tugas ele sabe para onde vai o dinheiro.

                            Quando se reformar, fica a ganhar um pouco menos, mas tb não desconta sobre esse valor, como acontece cá

                            Isto é comum por quase toda a UE, ninguém acha estranho e ninguém acha que deve haver limites as reformas e ninguém questiona a justiça da idade da reforma.
                            Editado pela última vez por Nthor; 11 March 2009, 01:31.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Também não vejo onde está o espanto...

                              Mas os que ora se preocupam deixem de se preocupar pois, em breve, consta que as reformas da FP vão cair para metade daquilo que foram os vencimentos apesar dos impostos continuarem a ser sensivelmente a mesma coisa!...

                              Cada vez aprecio mais a consideração que o país devolve à sua Função Pública...
                              Eu acho que a desconsideração é sobre eles próprios, mas infelizmente não percebem...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                Akagi concordo com o que dizes



                                Quero apenas dar-te uma sugestão quanto ao PPR


                                Não sei qual é a tua idade, mas pode compensar sempre, dependendo de quanto "retiras mensalmente"



                                Exemplo simples: 30 anos x 12 meses x 25€/mês = 9000€ + respectivos juros


                                2º Exemplo : 10 anos x 12 meses x 100€/mês = 12000€ + juros



                                Portanto se tiveres a oportunidade vais sempre a tempo de ter um "pequeno" complemento de reforma

                                Faço 60 em Junho.
                                Portanto essa solução não é para mim. A solução era, a que o Estado tinha acordado comigo desde a 41 anos, e agora violou esse acordo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  Isso que dizes não faz sentido nenhum, nem tem qql relação com a realidade.

                                  Quanto a tua avó, é lamentável que só receba os 333€ de reforma.

                                  Mas conheço alguns casos de pessoas que descontaram a vida toda na Quimigal, foram dispensadas quase no fim da vida e ficaram com reformas de 150 e 200 euros, valor indexado ao que recebiam no fundo de desemprego, que foi para onde forma esperar pela reforma.

                                  Estes anos todos depois 200€ não valem quase nada e a maioria entende que o problema, não é nivelar por cima, mas o constante nivelar por baixo tão "popular" neste país.
                                  Nthor a única razão para dizeres que não faz sentido nenhum é não conheceres ou conheceres muito mal a generalidade do sector privado. Este é outro dos grandes problemas. As pessoas como não conhecem têm alguma dificuldade em abstraír-se das suas ideias para terem uma opinião de acordo com a realidade.
                                  Logicamente que o problema aqui é o de se nivelar por baixo além da repartição desasjustada dos rendimentos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                    Faço 60 em Junho.
                                    Portanto essa solução não é para mim. A solução era, a que o Estado tinha acordado comigo desde a 41 anos, e agora violou esse acordo.
                                    Akagi o facto do Estado ter violado o acordo é incorrecto.
                                    Mas houve uma aproximação à realidade do que se passa na generalidade do sector privado. A questão é que infelizmente deveria-se ter nivelado por cima, isto é, aproximar o privado ao público...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por raines Ver Post
                                      tanto comuna que existe praki!!!


                                      Se vocês descontam sobre 450€ não vão querer uma reforma de 600/700€.

                                      Comunas?

                                      Isso é, para trabalho produzido diferente, rendimentos iguais.

                                      Como o estado paga os salários dos seus funcionários através de impostos cobrados a toda a população em vez de ganhar com aquilo que produz, já deve pagar-lhes acima do normal nacional e aproximando nesses casos os salários da média europeia?

                                      Mas actualmente parece que as coisas estão a mudar...


                                      Mas mais que o que acontecia, o que me preocupa ainda mais são as leis feitas à medida dos boys... algumas que ninguém (fora do circulo beneficiado) conhece, que não só lhes garantem salários muito bons como reformas manhosas e rápidas.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                        Faço 60 em Junho.
                                        Portanto essa solução não é para mim. A solução era, a que o Estado tinha acordado comigo desde a 41 anos, e agora violou esse acordo.




                                        Não posso deixar de te dar razão!



                                        Infelizmente, actualmente, parece que nada é seguro ou garantido. tudo é mutável de 1 minuto para o outro

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                          Akagi o facto do Estado ter violado o acordo é incorrecto.
                                          Mas houve uma aproximação à realidade do que se passa na generalidade do sector privado. A questão é que infelizmente deveria-se ter nivelado por cima, isto é, aproximar o privado ao público...
                                          Se o Estado queria nivelar pela bitola do sector privado, então que o fizesse com uma decalagem de tempo suficiente para não atingir aqueles que estaram proximo da reforma. Ou que era mais correcto, era ter marcado um data concreta para quem entrasse para a FP a partir daquela data, passaria a estar sugeito as normas do privado. Assim ninguem era enganado, quem entrasse já sabia com o que contava.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                            Concordo com tudo o que dizes, menos no valor máximo da reforma, a menos que ele só tenha descontado durante uns meses, aí creio que já se justifica.
                                            Atenção, tecto máximo préviamente definido, nunca no exemplo da notícia.

                                            Comentário


                                              #82
                                              deleted

                                              Comentário


                                                #83
                                                deleted

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Eu também acho que não é justo impostos pagos por todos nós servirem para pagar estas reformas ou outras reformas que são muito superiores à média do país ou ao equivalente no sector privado.

                                                  Por mais que digam que é justo que quem tenha descontado tem o direito de receber o equivalente. O problema é que isso é mentira, os FP não descontaram para isso na quase totalidade dos casos, porque os cálculos eram muito favoráveis, escolhendo o último salário (muitas vezes inflaccionado com artimanhas) ou com períodos de trabalho curtos.

                                                  Por mim todos descontavam o mesmo, e recebiam o mesmo de reforma.
                                                  Quem quisesse ter mais, poupava por fora. A reforma devia ser uma forma
                                                  de garantir a sobrevivência e não uma forma de ter uma reforma dourada...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Julgo que não estou enganado mas os FP's só começarama a fazer descontos num dos Governos do Cavaco Silva.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Os FP sempre foram uma classe muito negligenciada pelos diversos regimes.

                                                      Sempre se assumiu que era uma espécie de depósito de pessoas com pouca eficiência.

                                                      Entretanto as coisas têm mudado, e creio que é mais que altura haver uma equivalência plena entra o Público e o Privado.

                                                      Remunerações, descontos e outras coisas.

                                                      Mas mexer nisso é sempre complicado.

                                                      Sempre são 700,000 + 200,000 = 900,000 votos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                        Os FP sempre foram uma classe muito negligenciada pelos diversos regimes.

                                                        Sempre se assumiu que era uma espécie de depósito de pessoas com pouca eficiência.

                                                        Entretanto as coisas têm mudado, e creio que é mais que altura haver uma equivalência plena entra o Público e o Privado.

                                                        Remunerações, descontos e outras coisas.

                                                        Mas mexer nisso é sempre complicado.

                                                        Sempre são 700,000 + 200,000 = 900,000 votos.
                                                        Há coisas que por serem tão previsiveis, monótonas e repetitivas, acabam por ser enfadonhas...

                                                        É o que acontece aos teus comentários sobre FP's neste fórum.

                                                        (é por isso que já nem dá para responder, tal é a chatice)

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                          Há coisas que por serem tão previsiveis, monótonas e repetitivas, acabam por ser enfadonhas...

                                                          É o que acontece aos teus comentários sobre FP's neste fórum.

                                                          (é por isso que já nem dá para responder, tal é a chatice)
                                                          Eu não sei o que fazes na vida, mas deverias treinar um pouco (exercitar a cabecinha) na interpretação dos textos dos outros.

                                                          Poupavas-te a situações profundamente ridículas como esta.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            O que mais me ressalta desta notícia é a diferença de tratamento entre cidadãos em igualdade de circunstâncias.
                                                            Não me aprece certo que as condições de reforma sejam diferentes para os funcionários públicos e outros trabalhadores. Só que contrariamente ao que por aqui transparece na minha opinião o nivelamento devia ser por cima e não por baixo, ou seja as reformas deveriam ser equiparadas à dos FP e não puxar os FP para baixo.
                                                            Quanto às diferenças de reformas, resultam trabalhos diferenciados, é justo que sejam diferentes. Pessoalmente também acho que deveria haver um tecto máximo. Falou-se por aí de 2500 €, pessoalmente acho baixo mas é uma questão a discutir. Claro que isto tem que ser acompanhado com o ajuste das taxas.
                                                            Outra questão diferente e que dá origem a estas disparidades é a diferença de ordenados entre pessoas com diferentes qualificações. Também aqui me parece que a diferença de ordenados é exagerada, mas por outro lado também é verdade que os colaboradores são frequentemente "bastante" não qualificados. Penso que está na altura de os trbalhadores procurarem uma postura mais activa procurando qualificar-se assim como também os empregadores apostarem um bocado mais nos seus colaboradores, qualificando-os de modo a poderem pagar-lhes mais em resultado de eventuais aumentos de produtividade.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                              O que mais me ressalta desta notícia é a diferença de tratamento entre cidadãos em igualdade de circunstâncias.
                                                              Não me aprece certo que as condições de reforma sejam diferentes para os funcionários públicos e outros trabalhadores.
                                                              E não são.

                                                              Mas para sermos justos até deviam (teoricamente falando), se juntarmos o apurado processo de selecção (conhecimentos específicos, cultura geral e exames psicotécnicos) ao baixo vencimento, vemos que há uma injustiça e um desequilíbrio gritante.

                                                              Ou então, (o mais justo) elevar os padrões, a justiça e melhorar o sistema educativo, garantindo assim igualdade de circunstancias para todos.

                                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                              Só que contrariamente ao que por aqui transparece na minha opinião o nivelamento devia ser por cima e não por baixo, ou seja as reformas deveriam ser equiparadas à dos FP e não puxar os FP para baixo.
                                                              Quanto às diferenças de reformas, resultam trabalhos diferenciados, é justo que sejam diferentes. Pessoalmente também acho que deveria haver um tecto máximo. Falou-se por aí de 2500 €, pessoalmente acho baixo mas é uma questão a discutir. Claro que isto tem que ser acompanhado com o ajuste das taxas.
                                                              Exacto, complementa o que escrevi no anterior paragrafo.


                                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                              Outra questão diferente e que dá origem a estas disparidades é a diferença de ordenados entre pessoas com diferentes qualificações. Também aqui me parece que a diferença de ordenados é exagerada, mas por outro lado também é verdade que os colaboradores são frequentemente "bastante" não qualificados. Penso que está na altura de os trbalhadores procurarem uma postura mais activa procurando qualificar-se assim como também os empregadores apostarem um bocado mais nos seus colaboradores, qualificando-os de modo a poderem pagar-lhes mais em resultado de eventuais aumentos de produtividade.
                                                              Questão interessante num país, onde há tanto licenciado, no desemprego.

                                                              Temos de melhorar o sistema educativo, como escrevi acima, temos de agilizar e modernizar o código do trabalho, estabelecer padrões mais elevados e ambiciosos em questões primordiais como economia (actualizar vencimentos, para valores decentes), saúde, justiça, no apoio as empresas que investem e/ou estão dispostas a modificar parâmetros e a contribuir para a criação de riqueza no país, nos impostos que deveria ser racionalizados (quero com isto dizer que se deve baixar os impostos) no punir com firmeza a corrupção e a criminalidade.

                                                              Há todo um conjunto de medidas que deviam ter sido tomadas há 30, 20, 10 ou 4 anos atrás e de cada vez que há uma oportunidade de se mudar e ela é desperdiçada por um conjunto de interesses particulares, o nosso tempo esgota-se, economistas idóneos da nossa praça calculam que o tempo útil para as aplicar é agora de apenas 10 anos para se ter resultados a médio prazo.

                                                              Não vamos ter mais oportunidades depois disso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X