Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estaleiros Viana - não sabem fazer um navio como deve ser ??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por nicenick Ver Post
    Muitas vezes são precisamente os projectos mais inovadores, onde se tenta ir mais longe, evoluir de alguma forma, que depois dão as maiores barracas. Mas como referi, não sei o que se passou neste caso concreto.
    Este projecto de inovador, tem nada.

    Os ENVC sempre tiveram uma dificuldade tremenda em gerir um projecto de construção.

    E isso já vem dos tempos antigos, onde a proximidade ideológica lhe garantiu um manancial de contratos, único.

    Comentário


      #32
      O pior, é que hoje mesmo o Governo Açoriano decidiu e informou os Estaleiros de Viana, que no va~i aceitar o navio, e vai exigir os 38 milhoes de euros ja adiantados, com a consequente justa quebra de contrato.

      vai ser duro!!!

      mas parece que desta vez a culpa nao vai morrer solteira...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
        Sim, feitos na Petratex para a Speedo. E sabes porque são feitos em Portugal?
        Porque se fossem feitos noutro País os tempos do phelps ainda eram melhores?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
          Porque se fossem feitos noutro País os tempos do phelps ainda eram melhores?
          Isto é uma conversa de gente crescida.

          Convém ter em atenção os temos de idade pedidos no registo do fórum.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Isto é uma conversa de gente crescida.

            Convém ter em atenção os temos de idade pedidos no registo do fórum.
            A minha idade ainda não me permite dizer que tudo o que se faz em Portugal é mal feito e que lá fora é que é bom. Mas talvez quando for grande como tu possa ter essa opinião, até lá...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
              A minha idade ainda não me permite dizer que tudo o que se faz em Portugal é mal feito e que lá fora é que é bom. Mas talvez quando for grande como tu possa ter essa opinião, até lá...
              Como ainda não disseste nada, ainda deves ser muita piquinino.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Como ainda não disseste nada, ainda deves ser muita piquinino.
                Deixa-te disso pá, com a tua idade experiência e sabedoria já não devias andar com essas "boquitas"

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                  Deixa-te disso pá, com a tua idade experiência e sabedoria já não devias andar com essas "boquitas"
                  Não é nada disso.

                  Falta-me é paciência para ouvir certos reparos.

                  Mas passemos adiante.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                    O pior, é que hoje mesmo o Governo Açoriano decidiu e informou os Estaleiros de Viana, que no va~i aceitar o navio, e vai exigir os 38 milhoes de euros ja adiantados, com a consequente justa quebra de contrato.

                    vai ser duro!!!

                    mas parece que desta vez a culpa nao vai morrer solteira...
                    Isto é assim e quem faz obras e instalações sabe que é:
                    Se a entidade que está responsável pela execução seguiu todas as especificações e recomendações do autor do projecto e a coisa não funciona a culpa é do autor do projecto.
                    O executante só o tem que demonstrar e receber o dinheirinho.
                    Se a entidade que está responsável pela execução não seguiu, ou alterou, sem dar conhecimento ao projectista, as especificações e recomendações do projecto e a coisa não funciona então aí a culpa é da entidade executante.
                    O que acontece por vezes é o seguinte:
                    Se eu estiver a executar uma instalação e verificar, por conhecimento ou experiência, que a coisa não vai funcionar por erro de projecto, posso fazer uma das duas coisas:
                    1- Calo-me, avanço e quando a instalação estiver concluída e for verificado que não funciona demonstro que a responsabilidade, erro, é do autor do projecto e exijo mais dinheirinho para pôr a coisa como deve ser.
                    2- Antes de iniciar a execução chamo a atenção do projectista e proponho as alterações que eu acho convenientes para a coisa funcionar. Tudo isso terá que ter a concordância do projectista ,por escrito, e se houver lugar a mais valias terá que ter também, como é obvio, o aval do cliente, ou seja, o dono da obra.
                    Neste caso em concreto não sei o que se terá passado.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Laparo Ver Post
                      Isto é assim e quem faz obras e instalações sabe que é:
                      Se a entidade que está responsável pela execução seguiu todas as especificações e recomendações do autor do projecto e a coisa não funciona a culpa é do autor do projecto.
                      O executante só o tem que demonstrar e receber o dinheirinho.
                      Se a entidade que está responsável pela execução não seguiu, ou alterou, sem dar conhecimento ao projectista, as especificações e recomendações do projecto e a coisa não funciona então aí a culpa é da entidade executante.
                      O que acontece por vezes é o seguinte:
                      Se eu estiver a executar uma instalação e verificar, por conhecimento ou experiência, que a coisa não vai funcionar por erro de projecto, posso fazer uma das duas coisas:
                      1- Calo-me, avanço e quando a instalação estiver concluída e for verificado que não funciona demonstro que a responsabilidade, erro, é do autor do projecto e exijo mais dinheirinho para pôr a coisa como deve ser.
                      2- Antes de iniciar a execução chamo a atenção do projectista e proponho as alterações que eu acho convenientes para a coisa funcionar. Tudo isso terá que ter a concordância do projectista ,por escrito, e se houver lugar a mais valias terá que ter também, como é obvio, o aval do cliente, ou seja, o dono da obra.
                      Neste caso em concreto não sei o que se terá passado.
                      Em construção naval, na maioria das situações, é muito dificil de prever o impacto final de deteminadas alterações.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                        Em construção naval, na maioria das situações, é muito dificil de prever o impacto final de deteminadas alterações.
                        Bem devo confessar que no campo da engenharia essa não é própriamente a minha especialidade. Provávelmente estarás mais habilitado a falar disso do que eu. Em todo o caso, e se me souberes responder, a quem atribuir a responsabilidade quando alguma coisa corre mal.É que neste caso em concreto parece que estão em jogo uma data de milhões, para já não falar do que fazer com o barco.
                        Obrigado

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Laparo Ver Post
                          Bem devo confessar que no campo da engenharia essa não é própriamente a minha especialidade. Provávelmente estarás mais habilitado a falar disso do que eu. Em todo o caso, e se me souberes responder, a quem atribuir a responsabilidade quando alguma coisa corre mal.É que neste caso em concreto parece que estão em jogo uma data de milhões, para já não falar do que fazer com o barco.
                          Obrigado
                          Pelo que sei, foi contratualizado um determinado projecto com determinadas caracteristicas. Posteriormente, foram alteradas essas caracterisiticas (não sei quem foi a entidade responsavel)...Sendo que nessas condições (e não existindo outro navio "igual") é praticamente impossivel prever o resultado final.

                          Para aferir a responsabilidade final é importante saber se a escolha do projecto final foi uma escolha do estaleiro ou do armador. Se foi do armador e se posteriormente foi necessário alterar o projecto por motivos de segurança, parece-me que a culpa não é do estaleiro...agora se o estaleiro se chegou à frente com um projecto tipo "chave na mão" (aventureirismo)...

                          De qualquer forma, mesmo navios "iguais" podem apresentar elementos evolutivos substancialmente diferentes.

                          Comentário


                            #43
                            Podem ler o artigo do Expresso de 14 de Março de 2009 e inteirarem-se da situação.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                              Pelo que sei, foi contratualizado um determinado projecto com determinadas caracteristicas. Posteriormente, foram alteradas essas caracterisiticas (não sei quem foi a entidade responsavel)...Sendo que nessas condições (e não existindo outro navio "igual") é praticamente impossivel prever o resultado final.

                              Para aferir a responsabilidade final é importante saber se a escolha do projecto final foi uma escolha do estaleiro ou do armador. Se foi do armador e se posteriormente foi necessário alterar o projecto por motivos de segurança, parece-me que a culpa não é do estaleiro...agora se o estaleiro se chegou à frente com um projecto tipo "chave na mão" (aventureirismo)...

                              De qualquer forma, mesmo navios "iguais" podem apresentar elementos evolutivos substancialmente diferentes.
                              Como já disse anteriormente a construção naval não é propriamente a minha especialidade. Mas mesmo não existindo outro navio igual o autor do projecto tem que assumir a responsabilidade pelo projecto que executou e assegurar a operacionalidade do navio, para isso é que existem os projectistas.
                              Estás a ver a barracada que era eu fazer e assinar um projecto, por exemplo uma ponte com características totalmente novas e inovadoras, e depois se a ponte caísse vir posteriormente dizer que a responsabilidade não era minha porque não havia outra igual. Isso não passa pela cabeça de ninguém.
                              Caso tenha sido o estaleiro a propor um projecto chave na mão, chama-se a isso "concepção construção". Nesse caso o estaleiro não só é responsável pela construção como também pelo projecto e tem que garantir que a coisa funcione.
                              Se o estaleiro não tinha de facto engenharia e condições para assegurar um trabalho tipo "concepção construção" de facto isso é puro Aventureirismo e de uma total irresponsabilidade.
                              Só tem que sofrer as consequências.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Podem ler o artigo do Expresso de 14 de Março de 2009 e inteirarem-se da situação.
                                Vou procurar ler. Já agora por curiosidade vou tentar compreender o que se está a passar

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Laparo Ver Post
                                  Vou procurar ler. Já agora por curiosidade vou tentar compreender o que se está a passar
                                  Já agora e aproveita para veres o que se passa com os navios patrulha para Marinha de Guerra.

                                  Pois parece que têm dois semi-construidos encostados ao cais (já com ferrugem), e aquilo nem ata, nem desata.

                                  Comentário


                                    #47
                                    O Ministerio da Defesa tambem quer entrujar os marroquinos com mais umas latas flutuantes feitas nos estaleiros de Viana do Castelo

                                    O BES e a CGD estão interessados em financiar o Estado marroquino na aquisição de um máximo de 12 navios patrulha, caso este escolha a Empordef, avançou Jorge rolo,. Presidente desta empresa na visita oficial de Severiano Teixeira, ministro da Defesa à Tunísia.

                                    O Governo marroquino pretende investir cerca de 450 milhões de euros na aquisição de um máximo de 12 navios patrulha, estando em negociações com vários países entre os quais Portugal.

                                    Há cerca de duas semanas, o Ministério da Defesa fez uma apresentação das capacidades nacionais, designadamente dos estaleiros de Viana controlados pela Empordef. Jorge Rolo explica que uma das condições que o Governo marroquino coloca é a questão do financiamento “e nós podemos intermediar e sabemos que o BES e a Caixa estão interessados no financiamento ao importador (governo marroquino)”.

                                    Entre os concorrentes para a venda destes navios está a Espanha e a França. O presidente da Empordef sublinha “que o financiamento é um factor preferencial e parece-nos que os bancos querem apoiar, quanto mais rápido melhor”. No entanto, não existe nenhum ‘timming’ para a tomada de decisão.

                                    Fonte: Canal de Negocios

                                    Comentário


                                      #48
                                      Este país é um desatino.

                                      Tentar vender uma coisa para a qual não se está preparado, há-de ter um desfecho muito interessante, em especial para quem vai financiar, pois o cliente pode tirar-se do projecto.

                                      Vergonha, é o que é.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Conheço uma parte da novela do Navio para os Açores, e devo dizer que o problema dos Estaleiros de Viana reside principalmente,.... nas Relações Públicas.

                                        Porque é muito difícil conseguir produzir seja o que for para quem não sabe o que quer e, pior ainda, que acha que percebe da poda.

                                        Desculpem-me ser tão vago, mas não posso dizer mais do que "nem tudo é o que parece".

                                        Mas a principal responsabilidade dos Estaleiros neste caso é alguma "inocência" e incapacidade de lançar notícias para os media.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Cá em casa conhecemos os ENVC há muitos anos e posso afirmar que de engenharia e arquitectura naval, pouco percebem.

                                          Aquilo é mais malta da ferrugem. Sabem soldar (se houver uma máquina de Raios X por perto) e pouco mais que isso.

                                          Indústria naval ?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Cá em casa conhecemos os ENVC há muitos anos e posso afirmar que de engenharia e arquitectura naval, pouco percebem.

                                            Aquilo é mais malta da ferrugem. Sabem soldar (se houver uma máquina de Raios X por perto) e pouco mais que isso.

                                            Indústria naval ?
                                            Não sei se é assim, mas neste caso específico alguém abusou da boa vontade deles, e deixaram-se comer.

                                            Daí a tal inocência ou ingenuidade de que falei.

                                            Quanto ao resto, epa, percebo tanto de barcos como da apanha da azeitona, por isso não comento !

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                              Conheço uma parte da novela do Navio para os Açores, e devo dizer que o problema dos Estaleiros de Viana reside principalmente,.... nas Relações Públicas.

                                              Porque é muito difícil conseguir produzir seja o que for para quem não sabe o que quer e, pior ainda, que acha que percebe da poda.

                                              Desculpem-me ser tão vago, mas não posso dizer mais do que "nem tudo é o que parece".

                                              Mas a principal responsabilidade dos Estaleiros neste caso é alguma "inocência" e incapacidade de lançar notícias para os media.
                                              Concordo contigo, até porque já andei num navio feito nos estaleiros de Viana e é 5 estrelas.

                                              Esta história está mal contada.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                Conheço uma parte da novela do Navio para os Açores, e devo dizer que o problema dos Estaleiros de Viana reside principalmente,.... nas Relações Públicas.

                                                Porque é muito difícil conseguir produzir seja o que for para quem não sabe o que quer e, pior ainda, que acha que percebe da poda.

                                                Desculpem-me ser tão vago, mas não posso dizer mais do que "nem tudo é o que parece".

                                                Mas a principal responsabilidade dos Estaleiros neste caso é alguma "inocência" e incapacidade de lançar notícias para os media.
                                                Concordo contigo até porque o meu pai trabalha lá.. Isto de não ter bons contactos na imprensa depois dá uma historia distorcida.. O mesmo se passa com os navios patrulha para a Marinha que ainda lá estão a enferrujar..

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  10 meses depois da tomada de posse deste governo, o dossier dos estaleiros considerado perioritário, que desenvolvimentos teve ?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    10 meses depois da tomada de posse deste governo, o dossier dos estaleiros considerado perioritário, que desenvolvimentos teve ?
                                                    Há interesse de chineses e russos.

                                                    Saiu, hoje, esta notícia:

                                                    Oje - o Jornal Economico - Negócios - Chineses e russos querem os ENVC

                                                    Mais informação sobre os ENVC:
                                                    Oje - o Jornal Economico - Nacional - Administração dos Estaleiros de Viana é ouvida hoje no Parlamento

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O prioritário para os ENVC é terem um novo patrão.

                                                      Que ponha aquela coisa toda a trabalhar.

                                                      Ou então, fechar. Que o dinheiro dos meus impostos seja melhor aplicado, na saúde e na educação, por exemplo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        O prioritário para os ENVC é terem um novo patrão.

                                                        Que ponha aquela coisa toda a trabalhar.

                                                        Ou então, fechar. Que o dinheiro dos meus impostos seja melhor aplicado, na saúde e na educação, por exemplo.
                                                        E eu acrescento... "português".

                                                        É que se o novo patrão for um estrangeiro, vai ser um problema... Lá se vai a mama e as regalias... Vai ser como outra empresa da mesma região que passou para mãos espanholas.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sendo privatizada, haverá despedimentos, com o passivo actual e com a falta de trabalho será inevitável.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            gostei foi de ontem ouvir alguém do sindicato ou da comissão de trabalhadores dizer que tinha pena que fosse privatizado porque era mais uma empresa que portugal perdia...pois é mesmo essa a razão da "pena".

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                              O prioritário para os ENVC é terem um novo patrão.

                                                              Que ponha aquela coisa toda a trabalhar.

                                                              Ou então, fechar. Que o dinheiro dos meus impostos seja melhor aplicado, na saúde e na educação, por exemplo.
                                                              Ou a pagar o subsídio de desemprego daquela gente toda e das pessoas que trabalham nas empresas que dependem dos ENVC...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X