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Estaleiros Viana - não sabem fazer um navio como deve ser ??

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    #61
    Txiii este tópico!! Do tempo em que ainda tinhamos o Nephilim no fórum, o CarlosL antes da ressurreição () e imagine-se, José Socrates era PM!!

    Quanto aos estaleiros e por falar em José Sócrates... Não eram os ENVC que iam receber 1001 contratos de países como Venezuela e Brasil (?), iam ser uma referência Europeia no sector, blá blá??

    Quem não se lembra desta entrada triunfal de Chavez nos ENVC:



    CLaro está, um circo montado ao bom estilo do PM da época e do partido que representa.



    Chávez em socorro do "amigo" José Sócrates - Economia - Notícias - RTP

    ----------------------------------------------------------

    Não estou com grandes expectativas para aquela empresa, infelizmente vive desde há muito tempo com base em serviços para o estado (ou para outros estados por diplomacia) mas não terá grandes hipóteses para navegar em mar aberto, sozinha.

    Esta era uma daquelas empresas que bem podiam ser compradas pelos Chineses, aí acredito que eles pudessem transformar aquilo nuns estaleiros de dimensão assinalável mas não se antevê grande interesse.

    E o Norte do país continua a empobrecer a olhos vistos, cada vez acho mais que fazia sentido uma região económico-cultural com alguns poderes autónomos entre Norte de Portugal e Galiza.
    Editado pela última vez por Bj40; 20 March 2012, 19:04.

    Comentário


      #62
      Douro Azul e Martifer quiseram comprar Estaleiros de Viana

      ...e os idiotas do governo recusaram a proposta

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
        Essa história está mal contada, os estaleiros de Viana do Castelo foram os responsáveis pelo "Lobo Marinho", o ferry que a Madeira mandou lá fazer a meia-dúzia de anos atrás e o navio ficou bem porreiro.
        não estamos a pensar no mesmo barco, de certeza?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Txiii este tópico!! Do tempo em que ainda tinhamos o Nephilim no fórum, o CarlosL antes da ressurreição () e imagine-se, José Socrates era PM!!
          Mas o certo é que a malta se divertia à brava.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            Ou a pagar o subsídio de desemprego daquela gente toda e das pessoas que trabalham nas empresas que dependem dos ENVC...
            É preferível uma morte rápida (salvo seja), a uma agonia por 37 anos....

            Por acaso conheço (indirectamente) os ENVC e aquilo não tem solução.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
              É preferível uma morte rápida (salvo seja), a uma agonia por 37 anos....

              Por acaso conheço (indirectamente) os ENVC e aquilo não tem solução.
              Mas afinal quais são os grandes problemas

              Comentário


                #67
                Façam iates para os chineses...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  Mas afinal quais são os grandes problemas
                  A falta de qualificação da mão de obra.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                    Façam iates para os chineses...
                    Há uns anos eles tinham uma encomenda de 2 iates para um empresário cipriota (falecido entretanto nos atendados em Bombaim em 2008) mas não sei se começaram sequer a ser construídos.

                    Além de que se os chineses quiserem construir um iate, irão sempre preferir estaleiros com bastante experiência (alemães, holandeses e italianos).

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      A falta de qualificação da mão de obra.
                      Isso resolvia-se dando formação aos trabalhadores.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                        Isso resolvia-se dando formação aos trabalhadores.
                        Ou despedindo toda a gente e contratando recursos mais qualificados e mais baratos, que e que o que provavelmente acontecerá, caso não fechem entretanto.

                        Não se pode exigir que sejam apenas e só as empresas a dar formação. Os próprios trabalhadores deviam procurar melhorar as suas habilitações, principalmente as habilitações base.
                        Editado pela última vez por point; 20 March 2012, 20:52.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por point Ver Post
                          Ou despedindo toda a gente e contratando recursos mais qualificados e mais baratos, que e que o que provavelmente acontecerá, caso não fechem entretanto.

                          Não se pode exigir que sejam apenas e só as empresas a dar formação. Os próprios trabalhadores deviam procurar melhorar as suas habilitações, principalmente as habilitações base.
                          Vou responder baseando-me na ironia.

                          Sem duvida que essa é a melhor solução, despedir todos. Também acho que quanto mais qualificados forem os trabalhadores menores são os salários. Cá em Portugal o que não falta é mão de obra qualificada e com experiência na construção naval.

                          Comentário


                            #73
                            Sempre já descobriram de quem foi a culpa dos Açores recusarem o navio?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Sempre já descobriram de quem foi a culpa dos Açores recusarem o navio?
                              o cliente encomenda a construção de um projecto com X especificações.

                              o construtor escolhido constrói uma coisa com as especificações X-1.

                              Ainda há alguma dúvida de quem é a culpa?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                Mas afinal quais são os grandes problemas
                                O gabinete de projectos.

                                Nota: resposta simplificada.

                                Comentário


                                  #76
                                  Douro Azul quer encomendar novos navios aos Estaleiros de Viana do Castelo

                                  O Atlântida foi construído nos ENVC, por encomenda do Governo dos Açores, que depois o rejeitaria em 2009 devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada

                                  O presidente da Douro Azul afirmou hoje que o Grupo tem a intenção de encomendar novos navios aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), para a operação internacional e no rio Douro, que precisa ver melhoradas as infraestruturas.
                                  "Temos isso em mente [encomendar mais navios], esperemos que possa ser a West Sea, e estou certo que sim. Eles estão a fazer um bom trabalho como o que já fazíamos no passado em Aveiro, na Navalria. Mas estes navios têm de ser feitos em Viana porque não cabem na Navalria", disse Mário Ferreira, após a formalização da compra do navio Atlântida aos ENVC, que será transformado para fazer cruzeiros de luxo na Amazónia, no Brasil, a partir de 2016.
                                  Na opinião do presidente da Douro Azul, será necessário "um navio por ano" para a operação da Mystic Cruises, empresa internacional do Grupo. O responsável anunciou ainda a intenção de encomendar navios para a navegação no rio Douro, mas deixou um alerta.
                                  "Também esperamos a muito curto prazo ter umas encomendas para o Douro. Continua a existir muita demanda para navios no Douro. Acontece é que as infraestruturas no Douro estão neste momento no seu máximo. Precisamos que as suas infraestruturas em termos de docas e cais vão melhorando para que possamos materializar as encomendas que temos para o Douro", sublinhou Mário Ferreira.
                                  O presidente da Douro Azul esteve hoje a bordo do Atlântida, que está atracado na Base do Alfeite, em Almada, para assinar o contrato de compra do navio aos ENVC por 8,750 milhões de euros.
                                  "Foi um negócio diferente por todas as vicissitudes e por todos os sobes e desces da história desta embarcação. Felizmente que agora tem um futuro, tem um destino, tem um projeto. Para nós, como empresa, é um investimento muito bom, vamos ter de gastar muito dinheiro para o transformar, mas mesmo assim é uma boa compra", frisou Mário Ferreira.
                                  O Atlântida foi construído nos ENVC, por encomenda do Governo dos Açores, que depois o rejeitaria em 2009 devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada.

                                  Douro Azul quer encomendar novos navios aos Estaleiros de Viana do Castelo - Pag 1 de 2 | iOnline


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                                    #77
                                    Fizeram muito bom negócio, digo eu.

                                    E não percebo é porque raio não fizeram uma repro decente ao navio para dar a porra de mais um nó!!!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Fizeram muito bom negócio, digo eu.

                                      E não percebo é porque raio não fizeram uma repro decente ao navio para dar a porra de mais um nó!!!
                                      ...a repro foi do governo, que acrescentou peso naquilo em camarotes e noutras coisas e inviabilizou que ele desse a velocidade pedida.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                        ...a repro foi do governo, que acrescentou peso naquilo em camarotes e noutras coisas e inviabilizou que ele desse a velocidade pedida.
                                        Oh pd nem parece teu. Metiam um pd com repro e meter peso à bruta, que o navio até subia o Marão.

                                        Comentário


                                          #80
                                          A porra do barco dava um nó a menos do que o contratado porque o contratante quis alterar o projecto, aumentando o peso do barco, logo, tornando-o mais lento.

                                          E depois a culpa é dos estaleiros...

                                          Com tantos "novelos" nesta espelunca, rejeitar um barco por um nó...ou seja, 1,8 km/h...enfim...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Alguém que tenha acompanhado esta novela me sabe dizer como é que o Governo Regional entretanto resolveu o problema dos transportes entre ilhas?
                                            Comprou um navio noutro país qualquer? E esse navio faz os nós que o Atlântida não conseguia?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por JoSonas Ver Post
                                              Alguém que tenha acompanhado esta novela me sabe dizer como é que o Governo Regional entretanto resolveu o problema dos transportes entre ilhas?
                                              Comprou um navio noutro país qualquer? E esse navio faz os nós que o Atlântida não conseguia?
                                              Foi o que foi dito na altura.
                                              Iam alugar barcos para fazer esses transportes.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                                A porra do barco dava um nó a menos do que o contratado porque o contratante quis alterar o projecto, aumentando o peso do barco, logo, tornando-o mais lento.

                                                E depois a culpa é dos estaleiros...

                                                Com tantos "novelos" nesta espelunca, rejeitar um barco por um nó...ou seja, 1,8 km/h...enfim...
                                                Sabes porquê que o navio não dava a velocidade máxima aos 70% do motor e nem a 105% da potência chegava lá? E se calhar até sabes que o maior problema era o navio não puder usar as rampas que já estavam feitas devido à "cinta" de ferro que puseram à volta do navio para lher dar estabilidade que levaram a que o navio ficasse um valentes centimetros mais baixo (por causa da tal estabilidade que se calhar o navio nunca teve e que agora foi culpa dos camarotes a mais., que se fossem feitos com pés e cabeça e por um projectista "a sério" talvez o navio estivesse a navegar nos mares dos Açores). Pois é os tais projectos comprados aos russos que nem para eles serviam...

                                                E depois a culpa é do tal nó a menos na velocidade máxima, porque o resto não interessa...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  os estaleiros sabem perfeitamente fazer navios.

                                                  não sabem é cumprir cadernos de encargos

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Onde chegou uma nação que já dominou os mares de todo mundo...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                                      Onde chegou uma nação que já dominou os mares de todo mundo...
                                                      Como o mundo é redondo, chegou ao ponto de partida e voltamos a ser uma m€rda.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O jornalismo mediático gosta sempre de simplificar as coisas.

                                                        O navio não foi rejeitado por "um nó". Foi um conjunto de itens no caderno de encargos que foram alterados.

                                                        Acho que ninguém gostava de ir ao alfaiate encomendar um fato e ele fazer-vos um vestido de noiva.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          será que houve na construção do navio um pouco do desenrasque tão típico da nossa nação?
                                                          "dá menos um nó mas quem é que realmente vai perceber?"
                                                          "pesa mais uma tonelada mas será que alguém se vai mesmo importar com isso?"

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                            Sabes porquê que o navio não dava a velocidade máxima aos 70% do motor e nem a 105% da potência chegava lá? E se calhar até sabes que o maior problema era o navio não puder usar as rampas que já estavam feitas devido à "cinta" de ferro que puseram à volta do navio para lher dar estabilidade que levaram a que o navio ficasse um valentes centimetros mais baixo (por causa da tal estabilidade que se calhar o navio nunca teve e que agora foi culpa dos camarotes a mais., que se fossem feitos com pés e cabeça e por um projectista "a sério" talvez o navio estivesse a navegar nos mares dos Açores). Pois é os tais projectos comprados aos russos que nem para eles serviam...

                                                            E depois a culpa é do tal nó a menos na velocidade máxima, porque o resto não interessa...

                                                            E quem é que encomendou tais alterações ao projecto?

                                                            Foram os estaleiros que alteraram porque lhes apeteceu? Ou pelo pedido do governo açoreano?

                                                            Quando dizes "por causa da estabilidade que se calhar o navio nunca teve", estás a falar precisamente do quê? Queres aprofundar?

                                                            Se já têm rampas feitas para o barco encomendado e depois pedem alterações substanciais ao tal barco, barco esse que já com as alterações afunda 3 cm e dá menos 1,5 nós/h, a culpa e irresponsabilidade é de quem?

                                                            Tu mandas fazer uma garagem para caber lá caber à justa um BMW 320, o empreiteiro assim o faz.

                                                            Depois afinal compras um belo 740d e não cabe na garagem que tu já fizeste.


                                                            Claro que a culpa será do empreiteiro a quem mandaste fazer a garagem para o 320 ou para quem te vendeu o 740, nunca tua...




                                                            ps: tiveram que alugar barcos que só dão 14 nós, são mais pesados que o Atlântida(logo afundam mais nas rampas) e custam milhões/ano ao contribuinte.


                                                            Editado pela última vez por Dainese; 20 September 2014, 15:40.

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                                                              #90
                                                              Agora é tarde para apurar se foi irresponsabilidade do governo açoriano de Carlos César ou incompetência dos ENVC. As consequências foram as que se sabe.
                                                              O que interessa é que os Ex-ENVC prosperem e criem postos de trabalho em vez de serem o sorvedouro que foram durante décadas.

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