Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reportagem sobre Educação na RTP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por J.R.

    citação:Originalmente colocada por zerorpm

    Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...
    Só se for muito mal feita.
    Se for bem feita... não.
    Antes pelo contrário;).

    De uma vez por todas,

    explica lá como podem os pais avaliarem correctamente os professores?

    Avaliar o quê e como?

    Agradeecia que fosses directo ao assunto...

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por Jô

      Eu julgo que não é um problema social, pois felizmente nem todos somos assim. Mais, julgo que estamos a lidar com uma minoria que está a crescer devido a politicas erradas durante anos. Não sou racista (nem perto disso) mas julgo que não se colocou o dedo na ferida. A verdade é que com a entrada de imigrantes em massa as carências de base do nosso país vão cada vez mais ser evidentes. As escolas não são uma excepção e Grave grave é tentar sempre defender as minorias e esquecer as maiorias...

      Abraço
      Ora nem mais!

      Embora a questão não seja na sua génese racial, só não viu quem não quis que a esmagadora maioria dos miúdos "desordeiros" e que foram entrevistados eram de raça negra. Acho que temos de abordar este aspecto sem complexos ou receios de conotações racistas, sob pena de adulterarmos a realidade dos factos tal como eles são.

      Só se aponta o racismo da maioria contra a minoria e não o contrário.
      Já começo a estar farto de ver histórias de um preto bate num branco, é uma simples agressão, mas um branco bate num preto, presume-se imediatamente ser um acto racista (ou xenófobo).

      A imigração está descontrolada. Há demasiados imigrantes para a nossa dimensão geográfica e estrutura social.
      Portugal é um país pobre e que, ao contrário da imagem que se vende lá fora (África e América do Sul), está em crise e lida com graves problemas económicos. Os imigrantes entram no nosso país cheios de sonhos e expectativas que depois não vêem concretizados.

      Estas migrações desordenadas num país sem capacidade de acolhimento leva à eclosão de fenómenos de pobreza, desemprego, exclusão social e marginalidade com reflexos em vários domínios da sociedade.
      Os problemas são mais nítidos a partir da 1ª linha de descendência da comunidade imigrante. São crianças e jovens, filhos de estrangeiros, mas nascidos num país social e culturalmente diferente e ao qual não conseguem adaptar-se. Da inadaptação à delinquência vai um pequeno passo, sobretudo durante a fase revoltosa da adolescência.

      As comunidades cabo-verdiana, chinesa ou ucraniana de um modo geral, são comunidades, umas mais abertas do que outras, mas que se integram e se adaptam sem grande conflitualidade.
      Já a comunidade angolana e cigana são claramente problemáticas, tal como a brasileira poderá vir a ser. As comunidades imigrantes reflectem a realidade socio-cultural dos países de proveniência.

      Os estudos indicam que 10% da população em Portugal é imigrante. Provavelmente mais.

      E a questão é:
      Temos um política de imigração responsável? Não creio.
      Há que ser exigentes com quem vem de fora e quer estabelecer-se em Portugal e para isso, é certo, há que também ser exigente com a forma de acolhimento aos imigrantes.
      Se chegarmos à conclusão que atingimos o limite para acolher condignamente os imigrantes, então a imigração tem de parar, sob pena de irresponsavelmente, por inércia ou pseudocomplexos, alimentarmos a instabilidade social e a insegurança.

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por J.R.

        citação:Originalmente colocada por zerorpm

        Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...
        Só se for muito mal feita.
        Se for bem feita... não.
        Antes pelo contrário;).
        A sociedade portuguesa não tem seriedade suficiente para realizar esta tarefa... É necessário ética e civismo.

        Se nós nas estradas ou no cumprimento das nossas obrigações cívicas não cumprimos, como é que somos capazes de avaliar algo?

        Um exemplo: Num colégio privado uma Mãmã tinha pedido à professora que adiasse o teste do filho, porque este tinha de sair mais cedo. A professora disse ok. Mas quando soube que o motivo da dispensa era para poder ir ao Rock in Rio, voltou com a palavra e disse não. Nisto a Mamã faz queixa da professora...[8]

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por Renas

          JCPR é verdade que é dificil lidar com essas situações e embora esteja contra os professores no que toca há maneira como eles olham para as regalias do ensino e não para o sistema parece-me mal. Em relação á integridade fisica e psicologica não pode ser posta em causa. Seria o mesmo que eu estar a trabalhar com um gajo que me apontasse uma arma. O que não é muito diferente doiga-se de passagem. Um aparte apenas.

          Em relação aos alunos problemáticos parece-me que tira-los dai era agravar a situação. Seria contudo possivel em vez de andar com os minis ás portas das escolas colocarem policias lá dentro. Se calhar nem todas as escolas precisariam. E algumas 1 policia bastava. Noutras se fosse preciso colocassem os GOIS ou a Policia de Intervenção. Afinal é a segurança das pessoas que está em causa. Não me parece bem estarem a criar condominios privados para colocarem essa escumalha. Façam-nos estudar, enquanto eles não forem OBRIGADOS não vão fazer nada. A vida é dificil e como alguém disse ontem na reportagem é preciso dizer NÃO.

          Um abraço
          Não estou a falar em tirá-los da escola. Estou a falar em colocá-los em estabelecimentos de ensino especiais, vocacionados para lidar com essa realidade.

          Para serem punidos quando devem ser punidos, e louvados quando devem ser louvados, mas sobretudo acompanhados por pessoas com formação para lidar com estas pessoas problemáticas.

          Agora como estão as coisas, estão a estragar as vidas deles e as dos outros que querem aprender.

          Comentário


            #65
            As pessoas não devem temer as queixas mas sim as mentiras que essas queixas poderiam trazer.

            Tenho uma filha de 8 anos na 2ª classe. Que por azar um dos miudos é um rebelde desses. Rouba os alunos e além de insultar a professora já lhe bateu. Nada de grandes moças mas a intenção na minha opinião é grave.

            A mãe deste aluno ainda por cima fez queixa da professora dizendo que ela o agrediu, ao aluno.

            Em conversa com a professora descobri isto e creio que seja a verdade pois é uma pessoa com larga experiência e parece-me boa profissional.

            Sabem o que aconteceu? A professora pediu transferência no final do ano. Ela resolveu o problema dela. O aluno rebelde vai permanecer.

            Se houvesse avaliação provavelmente esta situação seria facilemente descoberta e talvez se tomassem medidas. Assim vai morrer no esquecimento.

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por Jô

              citação:Originalmente colocada por 3com

              Voltaste a não responder!

              Afinal qual é a raiz do problema que desencadeou essas atitudes ?
              Desculpa mas das duas uma, ou estas a querer entrar em questões filosoficas ou então queres dar-me tu a resposta.;)
              Não são questões filosóficas e também não quero dar nenhuma resposta.

              Mas retirar esses alunos da escola não resolve o problema!
              Vai facilitar a aprendizagem dos outros alunos mas os que foram expulsos vão continuar delinquentes, criminosos e desrespeitadores da autoridade!
              Isto é, resolvemos os problemas que eles causam aos nossos filhos na escola mas não resolvemos o problema que causam a toda a sociadade, pois, continuamos a cultivar criminosos, a diferença é que são criminosos menos instruidos[xx(]

              Comentário


                #67
                3Com, e como é que resolves o problemas desses delinquentes que ficam na escola?
                Como é que incentivas um manfio de 14 anos que está na terceira classe?
                Deixando-o junto dos teus filhos?

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                  Depois de ler estas duas páginas, fiquei com a sensação de muitas coisas escritas, mas nada de concreto.
                  Respondam-me, o que é q se diz a um pai que tem um filho q vai entrar na escola no inicio do ano lectivo, e que esteve a ver a reportagem?
                  O que é que se faz, no imediato, não é o que se deve fazer em 2, 3, 10 anos.
                  Eu tenho uma filha com 9 anos, e sinceramente fiquei parvo a ver a reportagem, á coisas incriveis
                  O que se deve dizer é apenas isto:

                  Estás aqui para estudar. Isto é o teu trabalho, tal como o pai tem o trabalho dele. Comporta-te como deve de ser, respeita os outros, sejam eles colegas, professores, funcionários ou qualquer outra pessoa e faz o que te pedem. Não tenhas medo, vai tudo correr bem. Se tiveres problemas com alguém, falas comigo.

                  E depois é só ter consciencia de que a escola não é um depósito de miudos. É o local de trabalho deles. Pergunta-lhes como vão as coisas, e tira um tempinho todos os meses para falar com os professores, para perceberes como está a evoluir a tua filhota. Mostra interesse e respeito por todos, e vais ver que a tua filhota terá sucesso na escola.

                  Comentário


                    #69
                    Eu até defendo que estes delinquentes deveriam ser aliciados para iniciarem uma carreira militar! (como se faz nos States)
                    Aprendiam um oficio qualquer na tropa, ficavam com um trabalho, ficavam disciplinados(nem que fosse à bruta), mais tarde poderiam tirar um curso e ingressar numa força policial, etc....
                    Eram sujeitos a um ligeiro tratamento de choque que a meu ver poderia educá-los naquilo em que os seus pais falharam ( o civismo ).

                    Comentário


                      #70
                      Critérios de avaliação:

                      - Assiduidade
                      - Actividades extra-curriculares desenvolvidas
                      - Cumprimento do programa
                      Parcial
                      Quase total
                      Total
                      Para além

                      Comentário


                        #71
                        Capacidade de Motivação dos alunos

                        Parece-me essencial!!

                        Comentário


                          #72
                          Jcpr, a minha filha está na terceira classe e eu todos os dias a levo, todos os dias a vou buscar, sou eu que ajudo com os trabalhos, etc.
                          Agora não me queres convencer que os pais daqueles manfios que apareceram na reportagem, tem algum tipo de preocupação deste género, e nao é possivel estar todo o dia na escola, e tal como viram, eles nao tem respeito por ninguem, e depois ainda vao chamar o pai, os tios, os pintas do bairro, etc

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                            3Com, e como é que resolves o problemas desses delinquentes que ficam na escola?
                            Como é que incentivas um manfio de 14 anos que está na terceira classe?
                            Deixando-o junto dos teus filhos?
                            Isso estava à espera que vocês respondessem!
                            Porque se tirares esse manfio da escola ele não vai deixar de ser manfio e, um dia pode passar pelo teu filho na rua e espetar-lhe uma faca, por exemplo!
                            São estes manfios que matam os policias, que causam disturbios, etc...
                            Podemos retira-los na escola para beneficio das nossas crianças mas o problema dos manfios vai continuar a existir e a aumentar.

                            Já aqui disse, essas crianças deviam ser denunciadas a entidades competentes!
                            Os pais devem ser responsabilizados por eles e, tem que existir um acompanhamento de pessoas capazes, no sentido de lhes conseguirem alterar o rumo da vida(porque no futuro serão ainda mais problemáticas).
                            No meu post anterior até referi que poderiam ser aliciados para uma vida militar! (e ao menos sempre iriam ter uma "familia" para zelar por eles, pois, esses pais.... )

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por Renas

                              Capacidade de Motivação dos alunos

                              Parece-me essencial!!
                              Isso é muito relativo, falo pela minha disciplina, matemática...

                              Não é fácil, ou é mesmo impossível, dar motivação aos alunos quando, a nossa sociedade acha normal os alunos terem negativa a matemática...

                              Por muito bom que sejas, não consegues milagres.

                              Comentário


                                #75
                                Mas se o deixares na escola, a possibilidade da facada tb existe.
                                E naquele caso de ontem, numa turma de 10 que querem aprender, e de 10 manfios, acham que são os manfios que se vão converter?

                                Comentário


                                  #76
                                  Fácil talvez não seja. Mas as pessoas sentem até que ponto as pessoas estão empenhadas e no geral acabamos por saber responder a essa pergunta!

                                  Não é o facto de não querermos ser motivados. Mas sim o poder assinalar essa capacidade do professor.

                                  Tive muitos professores, no geral foram todos bons. Se voltasse atrás a alguns agradecia-lhes, a outros pediria desculpa. A outros pedia-lhes a morada para lhes mandar manuais de aprendizagem no natal.

                                  Não acho que o professor deva ser a soma da avaliação. Mas uma mais valia. Não acredito que se uma turma inteira tivesse a mesma queixa não houvesse algo errado. Ou com os alunos ou com o professor. A analise da avaliação não deve ser linear. Mas sim abrangente.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                                    Mas se o deixares na escola, a possibilidade da facada tb existe.
                                    E naquele caso de ontem, numa turma de 10 que querem aprender, e de 10 manfios, acham que são os manfios que se vão converter?
                                    As conversões fazem-se em casa!
                                    Muitas escolas deste país à droga e não é por isso que todos os alunos são drogados!



                                    O que me estás a dizer é o seguinte:
                                    Se também existe a possibilidade da facada na escola e eles perturbam as aulas, o melhor é correr com eles!
                                    Mas então, o que é que isso resolve ?
                                    Resolve o problema de não chatearem a tua filha, não é ? Então e o problema da criminalidade e da falta de civismo ? [:0] Deixamos ficar tudo igual ? [:0]

                                    Se continuarmos a ignorar, qualquer dia estamos como o Brasil com os meninos de rua![|)]
                                    Depois temos que limpar de tempo a tempo o "sarampo" a alguns, para controlar a praga[|)]


                                    Na segunda página já tinha escrito isto:
                                    Vontade de pegar na cabeça deles e espetá-la na parede não me falta.... mas isso não me resolve nada!
                                    Em vez de seguirmos o ideal que estas pessoas não têm qualquer valor na sociedade moderna, penso que se não as educarmos, no futuro terão bastante peso na sociedade, pois, serão criminosos e seremos nós contra eles! (esta ideia é aterradora)




                                    PS: Porque resolver os nossos probleminhas pessoais com eles não vai servir de nada.... eles vão sempre continuar a existir e, cada vez em maior número!
                                    Quer vocês queiram quer não queiram, é um problema social que traduz o reflexo das nossas politicas sociais pós 25 de abril.
                                    Temos que nos mentalizar que só conseguimos acabar com este "filme", se resolvermos os problemas deles (temos que os educar em vez de os ignorar)!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Eu tb acho que o ideal seria mudá-los a eles, mas achas que eles querem mudar?
                                      Não digas que o facto de resolver o meu "problema", é a unica coisa que me incomoda.
                                      Pergunto-te, se depois de veres a reportagem de ontem eras capaz de por um filho teu naquela escola?
                                      Eu sou de Lisboa, e uma das escolas onde estudei, foi na Preparatória Cesário Verde, que para quem conhecia ficava entre a Curraleira e a Picheleira. Os mitras e os ciganos eram mais que muitos, e nem de perto nem de longe se chegava ao que vi ontem

                                      Comentário


                                        #79
                                        Mas se estamos todos de acordo que estamos perante um problema de autoridade na ESCOLA, porque é que ela não se aplica?

                                        É assim tão difícil? [8D]

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                                          Jcpr, a minha filha está na terceira classe e eu todos os dias a levo, todos os dias a vou buscar, sou eu que ajudo com os trabalhos, etc.
                                          Agora não me queres convencer que os pais daqueles manfios que apareceram na reportagem, tem algum tipo de preocupação deste género, e nao é possivel estar todo o dia na escola, e tal como viram, eles nao tem respeito por ninguem, e depois ainda vao chamar o pai, os tios, os pintas do bairro, etc
                                          Tomahawk, tu perguntaste o que deverias dizer à tua filha...

                                          Eu assumi que a tua filha não faz parte dos manfios.

                                          Era assim que eu falaria com um filho meu.

                                          Obviamente que este tipo de conversa nunca funcionaria com os mais violentos. Muitas vezes, essa violência é incutida pelos próprios pais, que ficam todos contentes quando o filho traz mais um par de ténis para casa. Menos têm que comprar.

                                          Claro que são esses mesmos pais que vão avaliar o desempenho dos professores. Parece que estou a ver uma das perguntas de avaliação:

                                          Pergunta 12:
                                          O professor deixa roubar...

                                          a) Muito - 5 pontos
                                          b) Razoavelmente - 4 pontos
                                          c) Pouco - 2 pontos
                                          d) Nada - 15 pontos na cabeça depois de ter levado um enxerto de porrada.

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                                            Eu tb acho que o ideal seria mudá-los a eles, mas achas que eles querem mudar?
                                            Não digas que o facto de resolver o meu "problema", é a unica coisa que me incomoda.
                                            Pergunto-te, se depois de veres a reportagem de ontem eras capaz de por um filho teu naquela escola?
                                            Eu sou de Lisboa, e uma das escolas onde estudei, foi na Preparatória Cesário Verde, que para quem conhecia ficava entre a Curraleira e a Picheleira. Os mitras e os ciganos eram mais que muitos, e nem de perto nem de longe se chegava ao que vi ontem
                                            Essa foi uma das razões que me levou a comprar uma casa no centro de Lisboa.
                                            A especulação imobiliária cria uma barreira que impede o acesso dessas familias a Lisboa.
                                            Mas este é um "erro" (tipico da sociedade) que assumo e, é exactamente o que temos feito com os bairros sociais[|)]
                                            Para que eu ou qualquer outra pessoa possa evoluir civicamente, temos que viver num meio rodeados de pessoas num nivel "civico" superior ao nosso .... é necessário existir um exemplo a seguir.
                                            Ora, se durante anos colocamos o que é mau juntamente com o que é mau ou péssimo, como podemos esperar que eles crescam como cidadões ?
                                            Zonas massivas de bairros sociais já provaram que não dão resultado e, o lobby da gente fina que não gosta de viver rodeado de negros, ciganos, etc... tem que ser atacado[xx(]
                                            Façam pequenos bairros, sublinho pequenos, em zonas onde estas pessoas consigam ter um modelo a seguir! Penso que não é dificil.




                                            PS: acredita que eles querem mudar, de onde pensas que vem tanta revolta por parte deles ?
                                            Grande parte é porque querem ser como tu e não o conseguem admitir.... depois roubam e ostentam bens caros, como se fosse isso que nos distingue:D(como vês, eles nem nos conseguem perceber)

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                              Mas se estamos todos de acordo que estamos perante um problema de autoridade na ESCOLA, porque é que ela não se aplica?

                                              É assim tão difícil? [8D]
                                              Têm que ser revistos os estatutos para se criarem meios, para que a escola possa exercer essa autoridade.

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...
                                                Só se for muito mal feita.
                                                Se for bem feita... não.
                                                Antes pelo contrário;).
                                                A sociedade portuguesa não tem seriedade suficiente para realizar esta tarefa... É necessário ética e civismo.
                                                Não tens a menor noção do que é um sistema de avaliação.
                                                Lamento.
                                                citação:
                                                Se nós nas estradas ou no cumprimento das nossas obrigações cívicas não cumprimos, como é que somos capazes de avaliar algo?
                                                Fala porti.
                                                citação:

                                                Um exemplo: Num colégio privado uma Mãmã tinha pedido à professora que adiasse o teste do filho, porque este tinha de sair mais cedo. A professora disse ok. Mas quando soube que o motivo da dispensa era para poder ir ao Rock in Rio, voltou com a palavra e disse não. Nisto a Mamã faz queixa da professora...[8]
                                                Má professora ao autorizar tal.
                                                Por portas e travessas continua a levar uma nota merecida.
                                                Mas é como te digo, com o Universo de pais votantes, é não teres noção como se processa uma avaliação.

                                                É uma porra ser avaliado, tá visto.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Acho que o 3com tem muita razão. Eu sou a favor até de outra lei que me parece mais justa. Em conversa já referi isto a alguns amigos todos no geral acharam bem. Em vez de se pagar tantos impostos por casas novas e licenças de construção porque não num prédio por ex. numa proporçã de x para x ter uma casa oferecida á Camara Municipal para que se possa alojar uma familia.

                                                  Seria um bom principio de alojamento e reintegração. E desde que se desse maior apoio a quem mais MERECE. Que nem sempre é sinonimo de quem mais precisa.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Jcpr, eu disse "o que é que se deve dizer a um pai......", percebeste mal, e eu quando li a tua resposta, já tinha ficado com essa sensação.
                                                    3Com, eu vivi em Lisboa até aos 27 anos, e vivo na linha de Sintra á 10, e o que eu tenho observado nestes ultimos anos, é que muitas zonas de Lisboa, tem quase tantos negros e brasileiros como portugueses.
                                                    Em Lisboa começa a existir muita casa alugada, e quando não pode ser alugada por 3, é alugada por 10.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                      Mas se estamos todos de acordo que estamos perante um problema de autoridade na ESCOLA, porque é que ela não se aplica?

                                                      É assim tão difícil? [8D]
                                                      Têm que ser revistos os estatutos para se criarem meios, para que a escola possa exercer essa autoridade.
                                                      Então vamos resolver o mal pela raiz. Porque é um problema de autoridade que se trata.

                                                      E para quem pensa que o problema se resolve a excluir os excluídos (perdoem-me a redundância), não se esqueçam nunca que o problema dos alunos não está só nos Pretos. Há problemas em todas as classes e raças e se não se souber reagir a ele, o problema continua, ali na escola.

                                                      Portanto, não pensem que os vossos filhos estão a salvo frequentando uma outra escola.

                                                      É por isso que este problemas é de todos.

                                                      Não quero voltar a bisar a questão já aqui discutida da responsabilidade do professor. Mas se o professor não fizer parte da solução, está a fazer parte do problema.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por mjm

                                                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                                                        citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                                        Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...
                                                        Só se for muito mal feita.
                                                        Se for bem feita... não.
                                                        Antes pelo contrário;).

                                                        De uma vez por todas,

                                                        explica lá como podem os pais avaliarem correctamente os professores?

                                                        Avaliar o quê e como?

                                                        Agradeecia que fosses directo ao assunto...
                                                        Da mesma maneira que um CLIENTE meu pode avaliar-me.
                                                        Os meus clientes podem ser internos, outros sectores da empresa, ou externos.
                                                        Tu prestas um serviço aos pais, ensinar os seus filhos.
                                                        Como tal têm todo o DIREITO de numa pequena % da TUA avaliação... te avaliarem.
                                                        Como se faz???
                                                        Geralmente respondendo a umas perguntas (é o método mais comum) que os teus sindicatos deviam acordar com o Ministério e essas perguntas são qualitativas.
                                                        Mais, essas perguntas deviam até ser distribuídas no primeiro dia.
                                                        Com uns pais ENQUADRADOS, as votações aberrantes tornam-se poucas e o proprio método de avaliação expurga-as.

                                                        Digo e REPITO:
                                                        Medo de Quê???
                                                        Um bom sistema de avaliação é do MELHOR QUE HÁ.
                                                        Trama os incompetentes no TOPO e na BASE.
                                                        Com OBJECTIVOS e resultados em cascata e medindo as EVOLUÇÕES é o melhor para por a NÚ as incongruências dos sistema e a INCOMPETÊNCIA dos CHEFES.
                                                        REPITO: Com um bom sistema da avaliação, quem se lixa NÃO é o mexilhão.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          JR

                                                          Critérios de avaliação:

                                                          - Assiduidade
                                                          - Actividades extra-curriculares desenvolvidas
                                                          - Cumprimento do programa
                                                          Parcial
                                                          Quase total
                                                          Total
                                                          Para além

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por Tomahawk

                                                            Jcpr, eu disse "o que é que se deve dizer a um pai......", percebeste mal, e eu quando li a tua resposta, já tinha ficado com essa sensação.
                                                            3Com, eu vivi em Lisboa até aos 27 anos, e vivo na linha de Sintra á 10, e o que eu tenho observado nestes ultimos anos, é que muitas zonas de Lisboa, tem quase tantos negros e brasileiros como portugueses.
                                                            Em Lisboa começa a existir muita casa alugada, e quando não pode ser alugada por 3, é alugada por 10.
                                                            Queres comparar com os arredores ?
                                                            Além disso, como sabes depende da zona de Lisboa.
                                                            Se fores à escola perto do Saldanha, Av. Liberdade, Campo Pequeno, Campo Grande, Alvalade, Marquês, Amoreiras, Restelo, Lapa, Belem etc... não encontras nada disso!
                                                            Lá está, a barreira economica resulta para nos colocar à margem mas não resolve o problema!

                                                            Mas se reflectires sobre isso, verificarás que o grosso desse pessoal vive na periferia do [u]centro</u> de Lisboa. (concelho da Amadora, etc...) Onde existem os maiores guetos de Portugal[|)]




                                                            PS: Se fores ao Russio ou Martim Moniz, verás que os imigrantes que lá estão já vivem em harmonia, algo que não acontece nos sitios que nós sabemos!
                                                            E porquê, porque desde há muito que vivem num meio que lhes proporcionou o "ensino" das regras da nossa sociedade.
                                                            Hoje são respeitados e sabem respeitar.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                              citação:Originalmente colocada por 3com

                                                              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                              Mas se estamos todos de acordo que estamos perante um problema de autoridade na ESCOLA, porque é que ela não se aplica?

                                                              É assim tão difícil? [8D]
                                                              Têm que ser revistos os estatutos para se criarem meios, para que a escola possa exercer essa autoridade.
                                                              Então vamos resolver o mal pela raiz. Porque é um problema de autoridade que se trata.

                                                              E para quem pensa que o problema se resolve a excluir os excluídos (perdoem-me a redundância), não se esqueçam nunca que o problema dos alunos não está só nos Pretos. Há problemas em todas as classes e raças e se não se souber reagir a ele, o problema continua, ali na escola.

                                                              Portanto, não pensem que os vossos filhos estão a salvo frequentando uma outra escola.

                                                              É por isso que este problemas é de todos.


                                                              Não quero voltar a bisar a questão já aqui discutida da responsabilidade do professor. Mas se o professor não fizer parte da solução, está a fazer parte do problema.
                                                              É o que tenho vindo a dizer....
                                                              Mudar de escola só nos coloca à margem do problema e, mais tarde ou mais cedo os nossos filhos são comfrontados novamente com eles[xx(]

                                                              Estes problemas têm que ser logo idêntificados no 1º ano da escola primária, ou no infantario! Para que alguém competente possa acompanhar o caso e tentar mudar o rumo da coisa.
                                                              Acho que é incontornável que os pais devem ser responsabilizados e, se assumirem uma posição de "abandono", os filhos nascidos em Portugal deveriam ficar em custódia!
                                                              Porque, pelo menos para mim, é mais importante os PAIS(leia-se pessoas que prezam os valores familiares, da justiça, etc..) do que o pais biólogicos que não se preocupam com os filhos. Isto é, se esse pessoal não consegue ser PAIS, então mais vale entregarem os miudos a quem deseja ser.




                                                              PS: no prédio onde moro tenho um excelente exemplo de um casal reformado que assumiu o ensino de uma criança filha da sua empregada.
                                                              Eles conseguiram dar a essa pessoa a oportunidade para que a sua filha possa educar-se e formar-se num meio completamente diferente.
                                                              A mãe vem trabalhar todos os dias para a casa desse casal e, eles, todas as manhãs vão levar a miuda ao infantário privado.
                                                              Se eles não pagassem o infantario em Lisboa, hoje a miuda estaria num deposito de formação de delinquentes, lá para os lados da Amadora[|)]
                                                              E mesmo a mãe, com quem já tive a oportunidade de falar, reconhece que os acontecimentos da morte de vários policias, roubos, etc... são fruto de viverem à margem, pois vivem sobre as "regas" de uma sociedade atrasada!
                                                              Ela propria critica a mentalidade dessa gente mas também reconhece que eles não conseguem ir muito mais além sem ajuda!
                                                              A descrição dele é simplesmente génial: "são burros ingénuos" porque eles proprios não têm noção do atraso que têm.
                                                              Basta relembrar nas desculpas que aqueles 4 jovens deram... são simplesmente surreais:D

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X