Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma espécie de diário de bordo dos ares...UPDATE pag.8 primeira entrevista

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    mais uma vez obrigado pessoal, tenho aqui mais umas fresquinhas tiradas hoje que tive uma navegaçao a portimão, azar dos azares esteve sempre uma neblina manhosa o voo todo, as fotos nao ficaram muito boas mas amanha com mais tempo volto a actualizar. Sexta feira devo voltar a Portimão se o tempo o permitir!

    Pbserra video expectacular, como fixas a camera?? Bons voos!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
      Penso que iria a cerca de 2 mil pés, foi logo a seguir ao cabo da roca... É frequento haver nuvens baixas nesta zona, por vezes torna-se impossível manter condições visuais e temos de voltar para trás quando voamos a solo.

      Se tens como objectivo principal no ppa apenas voar independentemente da aeronave então aconselho-te antes o curso de Ultraleves. É mais em conta, a hora de voo também fica mais barata e alguns voam tanto ou mais que um C152... Em tires existe uma escola com pelo menos 1 ultraleve que está quase 12 horas por dia no ar... O ppa tem a vantagem de depois poderes voar outras aeronaves, C172 etc etc...


      Pois... já tive essa dúvida, mas se fizer o PPA, apesar de ser mais caro posso voar aviões maiorzinhos e mais performantes! Com o de Ultraleves fico mais limitado! Penso que deve valer o esforço! Acho eu... eheheh

      Comentário


        #63
        Mais uma vez excelentes fotos (as da Barragem do Cabriz dão uma excelente perspectiva da sua beleza natural) e relatos!!! Cá ficamos à espera de mais!! Entretanto, continuação de bons voos e um abraço às gentes de Portimão

        PS: pbserra, excelentes vídeos!!!!!
        PS2: É óptimo vermos aqui a comunidade de amantes da aviação! E são muitos!! Sempre bom "estar entre" o pessoal que gosta destas coisas dos aviões

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Citation Ver Post


          Pois... já tive essa dúvida, mas se fizer o PPA, apesar de ser mais caro posso voar aviões maiorzinhos e mais performantes! Com o de Ultraleves fico mais limitado! Penso que deve valer o esforço! Acho eu... eheheh

          com o ppa podes pilotar aviões ate 5700 kgs de peso a descolagem

          agora se pensares em ter algo para ti o ppa é muito mau

          seguro ultraleve ai 600 euros ano, de general aviation a volta de 3000 euros

          combustivel
          ultraleve ai 20 litros hora ai a 170 a 200 kmh
          general aviation ai a volta dos 30 a 60 a velocidades semelhantes aos ultraleves

          parqueamento para ultraleve ai 100 euros mes
          de general aviation é muito mais


          o ultraleve só ficas com menos lugares, na verdade é só para ti e mais 1, os pesos conta com as limitações de peso dos ultraleves e não da lei, porque quase ninguem anda com o peso da lei

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post

            Pbserra video expectacular, como fixas a camera?? Bons voos!

            É uma camara propria à prova de àgua e muito pequena fixo-a com 2 abraçadeiras plasticas onde supostamente se coloca o pé para entrar no avião que ninguem lá põe, se reparares têm lá um buraco mesmo à medida para meter ou um parafuso ou uma braçadeira plastica.
            Se quizeres mais info "apita"

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
              com o ppa podes pilotar aviões ate 5700 kgs de peso a descolagem

              agora se pensares em ter algo para ti o ppa é muito mau

              seguro ultraleve ai 600 euros ano, de general aviation a volta de 3000 euros

              combustivel
              ultraleve ai 20 litros hora ai a 170 a 200 kmh
              general aviation ai a volta dos 30 a 60 a velocidades semelhantes aos ultraleves

              parqueamento para ultraleve ai 100 euros mes
              de general aviation é muito mais


              o ultraleve só ficas com menos lugares, na verdade é só para ti e mais 1, os pesos conta com as limitações de peso dos ultraleves e não da lei, porque quase ninguem anda com o peso da lei

              Pois...nem imaginava que as diferenças entre custos eram assim!
              Mas ULV´s...não sei...
              Já dois pilotos me disseram que os ULV´s serviam...mas eu acho que quero mais! Tenho que repensar isso então!

              Comentário


                #67
                é simples, vais andar com quem???

                eu se andar é com o meu pai, porque sei que a minha mae não vai querer andar

                logo somos 2, 2 lugares chegam

                claro que se tiver 4 ou 6 ou mesmo 8 por vezes consigo pessoal para isso

                mas 2 é mais que o suficiente, e ultraleves ja podes ir a qualquer lado do mundo


                um comandante da tap disse, se for para um dia continuar e tirar o curso todo, então o ppa, se for para dar umas voltas com a miuda então o ultraleve chega

                a hora de aluguer de ultraleve é ai 70 a 80 euros, num c152 que não tem nada melhor que um ultraleve, não é mais rapido etc etc é a volta de 100euros

                um c172 deve ser a volta de 150 euros hora, claro que aqui ja divides por 4 os custos


                os custos dos cursos este ano o ppa arranja-se por 6 mil euros, depois voltam todos a volta dos 8 a 10 mil euros

                os ultraleves arranja-se entre os 3900 e os 6000 mil, na zona a volta de lisboa
                entre azambuja e cascais

                Comentário


                  #68
                  De facto actualmente os ultraleves são muito tentadores... Para quem apenas quer dar uns passeios e tem algumas limitações de orçamento (apesar de que na aviação é tudo estupidamente caro) sai muito bem servido com o brevet de ultraleves... Se dinheiro nao for problema então PPA all the way, sempre dá para experimentar uns pássaros diferentes entre outras coisas...

                  Em comparação com, por exemplo, o tipico avião PPA Cessna 152 os ultraleves ganham no conforto sonoro, será certamente mais agradável fazer uma viagem a ouvir aquele barulho tipo mini aspirador de mão do que o estardalhaço do 152...

                  Bom o que importa é mesmo voar, com uns ou com outros, o feeling é identico e apaixonante

                  Comentário


                    #69
                    Epá até parece que os utraleves são a salvação do mundo , um 152 face a um ultraleve tem várias vantagens e algumas desvantagens, a grande vantagem é a sua reacção a vento, que o ultraleve é um bocado "pena" o 152 por ser um avião mais pesado e com uma construção diferente tem um comportamento completamente diferente, dai o 152 ser considerado um avião de aviação geral e o ultraleve como o nome diz um ultraleve.
                    Claro que o ultraleve tem várias vantagens sendo a primeira os custos todos inerentes à sua utilização, basta dizer que o UL leva gasolina sem chumbo dos carros e os 152 e outros têm que levar gasolina 100LL que é substâncialmente mais cara, outro ponto é a manutenção do avião que nos ultraleves pode ser feita pelo dono, e nos aviões "normais" têm que ir a uma oficina certificada, e com um muito maior rigor nas inspecções e revisões.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                      é simples, vais andar com quem???

                      eu se andar é com o meu pai, porque sei que a minha mae não vai querer andar

                      logo somos 2, 2 lugares chegam

                      claro que se tiver 4 ou 6 ou mesmo 8 por vezes consigo pessoal para isso

                      mas 2 é mais que o suficiente, e ultraleves ja podes ir a qualquer lado do mundo


                      um comandante da tap disse, se for para um dia continuar e tirar o curso todo, então o ppa, se for para dar umas voltas com a miuda então o ultraleve chega

                      a hora de aluguer de ultraleve é ai 70 a 80 euros, num c152 que não tem nada melhor que um ultraleve, não é mais rapido etc etc é a volta de 100euros

                      um c172 deve ser a volta de 150 euros hora, claro que aqui ja divides por 4 os custos


                      os custos dos cursos este ano o ppa arranja-se por 6 mil euros, depois voltam todos a volta dos 8 a 10 mil euros

                      os ultraleves arranja-se entre os 3900 e os 6000 mil, na zona a volta de lisboa
                      entre azambuja e cascais
                      Não penso comprar um avião para mim! Quem me dera...
                      Seria para andar com alguns amigos e familiares! Mas depois e conforme o meu orçamento gostava de fazer a qualificação para bimotores...mas sempre numa prespectiva de lazer, uma vez que a idade e as finanças não me permitem ir mais longe!
                      Mas se me inscrever num aeroclube com avião, penso que deve ser mais em conta!
                      Tenho andado regularmente num C 172, como pendura, claro, mas nunca andei num ULV! Francamente e por ignorância minha, não me apetece andar muto em ULV´s! Não me inspiram muita confiança! Acho que a fiabilidade de um motor dois tempos...pode ser problemática! Mas isso sou eu a pensar...não quer dizer que seja assim!
                      Os outros também avariam, claro!
                      Editado pela última vez por Citation; 11 August 2009, 22:41.

                      Comentário


                        #71
                        Brutal, continua a maravilhar-nos com as tuas experiências.

                        Comentário


                          #72
                          Deixo-vos aqui um pequeno vídeo que faz parte desta viagem á covilhã, cuidado com o som, nao se assustem!! lolol


                          YouTube - 1000' abeam cabo da roca

                          Comentário


                            #73
                            Fnoronha

                            em duas palavras: BRU TAL

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pbserra Ver Post
                              Epá até parece que os utraleves são a salvação do mundo , um 152 face a um ultraleve tem várias vantagens e algumas desvantagens, a grande vantagem é a sua reacção a vento, que o ultraleve é um bocado "pena" o 152 por ser um avião mais pesado e com uma construção diferente tem um comportamento completamente diferente, dai o 152 ser considerado um avião de aviação geral e o ultraleve como o nome diz um ultraleve.
                              Claro que o ultraleve tem várias vantagens sendo a primeira os custos todos inerentes à sua utilização, basta dizer que o UL leva gasolina sem chumbo dos carros e os 152 e outros têm que levar gasolina 100LL que é substâncialmente mais cara, outro ponto é a manutenção do avião que nos ultraleves pode ser feita pelo dono, e nos aviões "normais" têm que ir a uma oficina certificada, e com um muito maior rigor nas inspecções e revisões.
                              mas no fundo o segmento do 152 esta para acabar, e isto dito por um membro do aero clube de portugal, os ultraleves estão para ficar, creio que a propria gestair encomendou 10 cessna 162 que no fundo podem ser certificados como ultraleves, apesar do peso maximo a descolagem ser de 600kgs

                              eu quando falo em ultraleve falo em flight design em pipistrel, em sportcuiser, que tem pesos maximos a descolagem de 600kgs, creio que o 152 só tem mais 150kgs, logo a diferença em termos de performance não é muito diferente e o 152 perde na maior parte delas
                              os ultraleves de 3 eixos que falo não são aqueles ultraleves muito fraquitos como a maior parte das pessoas pensa

                              vejam o flight design, os cessna 162, e os dynamic wt9 e o sportcruiser, vejam que são aparelhos fechados, se olharem para os tecnam de asa alta parecem um cessna 152


                              Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                              Não penso comprar um avião para mim! Quem me dera...
                              Seria para andar com alguns amigos e familiares! Mas depois e conforme o meu orçamento gostava de fazer a qualificação para bimotores...mas sempre numa prespectiva de lazer, uma vez que a idade e as finanças não me permitem ir mais longe!
                              Mas se me inscrever num aeroclube com avião, penso que deve ser mais em conta!
                              Tenho andado regularmente num C 172, como pendura, claro, mas nunca andei num ULV! Francamente e por ignorância minha, não me apetece andar muto em ULV´s! Não me inspiram muita confiança! Acho que a fiabilidade de um motor dois tempos...pode ser problemática! Mas isso sou eu a pensar...não quer dizer que seja assim!
                              Os outros também avariam, claro!

                              problematico sera arranjar algum de 3 eixos com motor a 2 tempos, não é nada facil
                              esses eram motores ai de 55 ou 60 cvs

                              agora os motores são rotax ou jabiru, de 80 100 ou 115cvs, a 4 tempos e este ultimo tem turbo

                              Comentário


                                #75
                                Já tinha visto este topico sempre cá em cima, mas só agora o abri e estive a ver as fotos e os relatos!!

                                Espectacular

                                Curiosamente nunca me deu para a panca dos aviões, nunca joguei FS, mas gostava de fazer uns pequenos voos assim

                                Um das minhas melhores recordações foi quando vi do norte de espanha para cá num teco-teco que levava praí 12 passageiros em que vim a fazer a costa toda até lisboa e aquilo parecia um googleEarth em tamanho gigante... brutal!

                                De resto, FNoronha, boa sorte para o resto do curso e continua a meter-nos nojo!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                  mas no fundo o segmento do 152 esta para acabar, e isto dito por um membro do aero clube de portugal, os ultraleves estão para ficar, creio que a propria gestair encomendou 10 cessna 162 que no fundo podem ser certificados como ultraleves, apesar do peso maximo a descolagem ser de 600kgs

                                  eu quando falo em ultraleve falo em flight design em pipistrel, em sportcuiser, que tem pesos maximos a descolagem de 600kgs, creio que o 152 só tem mais 150kgs, logo a diferença em termos de performance não é muito diferente e o 152 perde na maior parte delas
                                  os ultraleves de 3 eixos que falo não são aqueles ultraleves muito fraquitos como a maior parte das pessoas pensa

                                  vejam o flight design, os cessna 162, e os dynamic wt9 e o sportcruiser, vejam que são aparelhos fechados, se olharem para os tecnam de asa alta parecem um cessna 152





                                  problematico sera arranjar algum de 3 eixos com motor a 2 tempos, não é nada facil
                                  esses eram motores ai de 55 ou 60 cvs

                                  agora os motores são rotax ou jabiru, de 80 100 ou 115cvs, a 4 tempos e este ultimo tem turbo

                                  opsss...pensei que ainda eram a dois tempos...
                                  Os motores rotax não eram lá grande coisa nas Aprilias...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por pbserra Ver Post
                                    Fnoronha se me dás licença, ponho um filme que fiz um dia destes num voo solo, ando a tirar o ppa espero acabar lá para final de Setembro inicio de Outubro, espero que gostem.

                                    YouTube - Ida a cabo raso a solo com comunicações

                                    Abraço e bom PPLA.

                                    Gostei do "CDO it's not for you sir!"

                                    Video ALTAMENTE!!!!

                                    Já voei ai por cima do cabo raso no CS-DAY, num dia sem uma única nuvem e vento e não vou esquecer nunca mais a experiência. Foi das melhores coisas que fiz ate hoje, e todos os €'s foram bem empregues na experiência.

                                    Vão postando mais moços! Eu sei que nos os entusiastas somos uns chatos mas n se cansem, já sabem, "alcança quem não cansa".

                                    E boa sorte com os vossos PPA's!

                                    Abraço invejoso, parafraseando um user de outro forum!

                                    Comentário


                                      #78
                                      A inveja que eu tenho de vocês...

                                      Com o PPA também se pode conduzir ultraleves. certo?

                                      Para pilotar aqueles aviões que levam uma faixa publicitaria atrás , o que é preciso? Mesmo para andar com a publicidade atrás...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Bandidos!! Sois vós que passais o dia todo por cima da minha casa a atasanar-me o juizo!!

                                        Sim....isto é tudo inveja!! Mas tenho prometida uma voltinha num abioneta dessas!!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por platinum Ver Post
                                          A inveja que eu tenho de vocês...

                                          Com o PPA também se pode conduzir ultraleves. certo?

                                          Para pilotar aqueles aviões que levam uma faixa publicitaria atrás , o que é preciso? Mesmo para andar com a publicidade atrás...

                                          licença de piloto comercial, ou seja o curso todo, e depois esse trabalho se for de graça é bom para quem o faz que ganha horas de voo

                                          com o ppa não podes pilotar ultraleves, teras de fazer a certificação

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                            licença de piloto comercial, ou seja o curso todo, e depois esse trabalho se for de graça é bom para quem o faz que ganha horas de voo

                                            com o ppa não podes pilotar ultraleves, teras de fazer a certificação
                                            Se fizer o PPA depois tenho de dar mais 4k € para poder conduzir ultraleves?

                                            Ou essa certificação é outra coisa?

                                            Comentário


                                              #82
                                              À partida será apenas um voo com instrutor para adaptação à aeronave... Penso que só terás de pagar essa hora de voo...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por hdoria Ver Post
                                                Bandidos!! Sois vós que passais o dia todo por cima da minha casa a atasanar-me o juizo!!

                                                Sim....isto é tudo inveja!! Mas tenho prometida uma voltinha num abioneta dessas!!


                                                Tás tramado, eu imagino o que o pessoal ali sofre, S domingos de rana então tá mesmo por baixo da base turn para a final da pista 35... Os private jets é que deve ser um susto do catano quando passam...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por platinum Ver Post
                                                  Se fizer o PPA depois tenho de dar mais 4k € para poder conduzir ultraleves?

                                                  Ou essa certificação é outra coisa?

                                                  só precisas de fazer a certificação, pode ser 1 ou 10 horas, depende de cada 1


                                                  mas depois tens de manter as 2 licenças ou seja, se fizeres as horas no ppa não te conta para a de ultraleve, e se fizeres as horas de ultraleve não conta no ppa

                                                  tens de fazer as horas nas 2 licenças

                                                  eu tambem pensei em fazer isso, mas depois é estupido o gastar de dinheiro para manter as 2

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Está na hora de actualizar aqui o diário... Esta semana fui 2 vezes a Portimão e infelizmente a visibilidade estava péssima para tirar fotos!! Esteve sempre presente um smog manhoso que estragou muita beleza das paisagens mas mesmo assim nao desisti de dar uns "tiros"...

                                                    Estas fotos foram tiradas 6ª feira, não são muitas mas já é qualquer coisa! Se tiver tempo ainda hoje meto as de 2ª!! Estive em sauna completa, parti de cascais às 13.40 a suar como nunca suei... Em Portimão estava-se melhor, mais fresquinho por incrivel que pareça...

                                                    Torna-se um bocado frustrante passar nas praias e vê-las cheias, pessoal a gozar umas belas férias... Este ano ainda só fiz praia 3 vezes e férias nem vê-las... o Verão está-me mesmo a passar ao lado. Vou ter sempre aulas e voos... Ainda mais frustrante mas ao mesmo tempo animador foi uns amigos meus de férias pelos algarves terem-me ido lá visitar ao aeródromo... Sacanas... tudo de calção, chanato e bronze da moda e eu a cheirar a teco-teco com a farda ensopada...

                                                    Tróia:















                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      V.N. Milfontes:





                                                      A chegar à Zambujeira estava um nevoeiro vindo do mar a cobrir toda a costa... fez um efeito lindissimo mas mal capturado nas fotos..











                                                      E é tudo por agora, de 2ª feira tenho muitas mais fotos mas estão na máquina e agora não consigo passá-las para o pc... Logo à noite se conseguir ainda meto aqui! É que estas foram tiradas com o telemovel que também ficou sem bateria, por isso serem só fotos do caminho para lá pela costa... Enfim...

                                                      Abraço pessoal

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        BRUTAL!!!


                                                        Se tivesses passado aqui 3ªF à Tarde, tinha-te acenado.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Amigo Fnoronha:

                                                          Uma dúvida, esses tecos tecos não têm ar-condicionado ???

                                                          E os da AAE aqui de Évora ?

                                                          É que voçês anda muito perto do sol numa cabine pequena e cheia de vidros!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                            Amigo Fnoronha:

                                                            Uma dúvida, esses tecos tecos não têm ar-condicionado ???

                                                            E os da AAE aqui de Évora ?

                                                            É que voçês anda muito perto do sol numa cabine pequena e cheia de vidros!
                                                            Estes tecos tecos são na sua maioria dos anos 80, têm apenas ventilação normal, entrada do ar exterior mas mesmo os actuais penso que não têm AC. Ia degradar a performance do motor, ainda por cima num dia quente que por si só já é prejudicial. Lá em cima nem é o problema, tá sempre mais fresquinho o problema é cá em baixo, o tempo que se fica a fazer as comunicações, checklists, etc, ficamos mesmo a grelhar! Fica-se é com um bronze porreiro, à camionista lolol

                                                            Gmigas: Este pedação de costa é brutal, ainda por cima em pleno Agosto e com pouquissimas pessoas!! É o ideal

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              eliminar
                                                              Editado pela última vez por Fnoronha; 16 August 2009, 12:24.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X