Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma espécie de diário de bordo dos ares...UPDATE pag.8 primeira entrevista

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eras tu a aterrar hoje às 15h00, no CS-DPO?

    Comentário


      Cada vez aproximando-se mais o fim do PPA (menos de 1 mês) coloco aqui o filme da minha 1ª navegação a SOLO Cascais Évora Cascais.

      YouTube - Primeira navegação solo Tires Évora Tires CS-ASO

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
        Eras tu a aterrar hoje às 15h00, no CS-DPO?
        Boas!! Não, ontem não voei... amanha pelas 12h.00 estou a descolar no CS-DGX... é um C172.. vai ser só uma voltinha de instrumentos até ao guincho!

        Comentário


          Originalmente Colocado por pbserra Ver Post
          Cada vez aproximando-se mais o fim do PPA (menos de 1 mês) coloco aqui o filme da minha 1ª navegação a SOLO Cascais Évora Cascais.

          YouTube - Primeira navegação solo Tires Évora Tires CS-ASO
          excelente video pbserra estava um óptimo dia para voar... boa sorte para o exame final! bons voos!

          Comentário


            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
            excelente video pbserra estava um óptimo dia para voar... boa sorte para o exame final! bons voos!
            Obrigado penso que o mais difícil foi os teóricos, mas passei tudo à 1ª

            Comentário


              Vou lá em Novembro... penúltima fase e a que mais vai doer... Instrumentos (repetição, chumbei por 2% ), Navegação Geral, Navegação Rádio, fisiologia e psicologia de voo... ai mãe!

              Comentário


                Boas noites!!!

                Hoje tive a oportunidade de fazer um voo de cockpit num A320 da TAP a fazer a ligação Lisboa -> Faro -> Lisboa. Pude assistir do inicio ao fim dos procedimentos que acabou por ser um misto de estudo com arrumação das ideias nas "gavetas cerebrais" correctas... Já estudámos cockpit de airbus e boeing (apesar de ter sido algo superficial) e quase todos os seus equipamentos. Digamos que calhou na altura certa do curso, tinha a teoria assimilada mas muito à solta e desarrumada na cabeça... Infelizmente nem todos os meus colegas podem ter estas oportunidades, acaba por ser muito útil na formação.

                Também acabou por tirar alguns fantasmas da cabeça e ficar de certa forma mais aliviado e, acima de tudo, MUITO motivado... É engraçado ver que apesar da diferença entre as 2 aeronaves, a nivel de procedimentos e da linguagem utilizada é exactamente igual àquela que nos é transmitida. Até me arrisquei a dizer ao Sr. Cmdt que o Garmin1000 que voo tem mais procedimentos que aquele "bichinho" hehehe... Fiquei impressionado também com o facto de a checklist ser incrivelmente curta e objectiva... A pior parte será certamente os procedimentos de emergencia que devem ser no minimo 3 vezes mais complexos que os do meu modesto C172.

                Descolámos da portela directos para FL170 no qual permanecemos aí uns 7 ou 8 minutos até voltar a descer já directo para a aproximação à pista 10 de faro... Nem deu para aquecer Ainda passámos abeam do meu "querido" aeródromo de portimão, para onde foram as minhas 1ªas aventuras a voar solo fora do quintal (aka Cascais)... Felizmente não foi preciso sair do cockpit para fazer o check in de regresso a Lisboa, pelo que aproveitei para bombardear a crew com perguntas e mais perguntas, e ter um cheirinho do que é ser piloto de linha aérea...

                O regresso foi feito a FL180 com uma passagem abeam de um bruto CB algures no alentejo, onde tive oportunidade de ver "in loco" o AWR a funcionar e poder interpreta-lo segundo os conhecimentos adquiridos recentemente nas aulas. Tão ou mais interessante foi ver aquela bigorna monstruosa tão perto, uma bela demonstração de poder da Natureza...
                A aproximação à 03 da portela foi impecável, aqui ainda aprendi mais visto que já comecei a instrução prática de instrumentos e vai ser o que mais vou fazer nos próximos tempos: circuitos de espera no espichel e ILS (ou tentativas) à 03... Mais uma vez, fez-se luz na cabeça com as ideias todas bem arrumadas...

                Enfim, foi curtinha mas muito útil... Saí com uma grande motivação e desde então só me ocorre isto na cabeça: "Um dia vou chegar ali"

                Se me lembrar de mais alguma coisa interessante ou se tiverem alguma pergunta a fazer feel free to ask!!
                Editado pela última vez por Fnoronha; 13 September 2009, 22:07.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                  Boas noites!!!

                  Hoje tive a oportunidade de fazer um voo de cockpit num A320 da TAP a fazer a ligação Lisboa -> Faro -> Lisboa. Pude assistir do inicio ao fim dos procedimentos que acabou por ser um misto de estudo com arrumação das ideias nas "gavetas cerebrais" correctas... Já estudámos cockpit de airbus e boeing (apesar de ter sido algo superficial) e quase todos os seus equipamentos. Digamos que calhou na altura certa do curso, tinha a teoria assimilada mas muito à solta e desarrumada na cabeça... Infelizmente nem todos os meus colegas podem ter estas oportunidades, acaba por ser muito útil na formação.

                  Também acabou por tirar alguns fantasmas da cabeça e ficar de certa forma mais aliviado e, acima de tudo, MUITO motivado... É engraçado ver que apesar da diferença entre as 2 aeronaves, a nivel de procedimentos e da linguagem utilizada é exactamente igual àquela que nos é transmitida. Até me arrisquei a dizer ao Sr. Cmdt que o Garmin1000 que voo tem mais procedimentos que aquele "bichinho" hehehe... Fiquei impressionado também com o facto de a checklist ser incrivelmente curta e objectiva... A pior parte será certamente os procedimentos de emergencia que devem ser no minimo 3 vezes mais complexos que os do meu modesto C172.

                  Descolámos da portela directos para FL170 no qual permanecemos aí uns 7 ou 8 minutos até voltar a descer já directo para a aproximação à pista 10 de faro... Nem deu para aquecer Ainda passámos abeam do meu "querido" aeródromo de portimão, para onde foram as minhas 1ªas aventuras a voar solo fora do quintal (aka Cascais)... Felizmente não foi preciso sair do cockpit para fazer o check in de regresso a Lisboa, pelo que aproveitei para bombardear a crew com perguntas e mais perguntas, e ter um cheirinho do que é ser piloto de linha aérea...

                  O regresso foi feito a FL180 com uma passagem abeam de um bruto CB algures no alentejo, onde tive oportunidade de ver "in loco" o AWR a funcionar e poder interpreta-lo segundo os conhecimentos adquiridos recentemente nas aulas. Tão ou mais interessante foi ver aquela bigorna monstruosa tão perto, uma bela demonstração de poder da Natureza...
                  A aproximação à 03 da portela foi impecável, aqui ainda aprendi mais visto que já comecei a instrução prática de instrumentos e vai ser o que mais vou fazer nos próximos tempos: circuitos de espera no espichel e ILS (ou tentativas) à 03... Mais uma vez, fez-se luz na cabeça com as ideias todas bem arrumadas...

                  Enfim, foi curtinha mas muito útil... Saí com uma grande motivação e desde então só me ocorre isto na cabeça: "Um dia vou chegar ali"

                  Se me lembrar de mais alguma coisa interessante ou se tiverem alguma pergunta a fazer feel free to ask!!
                  se a dor de côto matasse

                  epá... um gajo a ler isto e a imaginar tudo... adorava pah...

                  exclaresse-me só estes termos que sou nabado em aviões(infelizmente)

                  CB no alentejo?
                  AWR
                  e ILS


                  gracias!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                    se a dor de côto matasse

                    epá... um gajo a ler isto e a imaginar tudo... adorava pah...

                    exclaresse-me só estes termos que sou nabado em aviões(infelizmente)

                    CB no alentejo?
                    AWR
                    e ILS


                    gracias!

                    Esta sei!
                    Instrument Landing System... tecla I no "F18 Hornet"

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                      Boas noites!!!

                      Hoje tive a oportunidade de fazer um voo de cockpit num A320 da TAP a fazer a ligação Lisboa -> Faro -> Lisboa. Pude assistir do inicio ao fim dos procedimentos que acabou por ser um misto de estudo com arrumação das ideias nas "gavetas cerebrais" correctas... Já estudámos cockpit de airbus e boeing (apesar de ter sido algo superficial) e quase todos os seus equipamentos. Digamos que calhou na altura certa do curso, tinha a teoria assimilada mas muito à solta e desarrumada na cabeça... Infelizmente nem todos os meus colegas podem ter estas oportunidades, acaba por ser muito útil na formação.

                      Também acabou por tirar alguns fantasmas da cabeça e ficar de certa forma mais aliviado e, acima de tudo, MUITO motivado... É engraçado ver que apesar da diferença entre as 2 aeronaves, a nivel de procedimentos e da linguagem utilizada é exactamente igual àquela que nos é transmitida. Até me arrisquei a dizer ao Sr. Cmdt que o Garmin1000 que voo tem mais procedimentos que aquele "bichinho" hehehe... Fiquei impressionado também com o facto de a checklist ser incrivelmente curta e objectiva... A pior parte será certamente os procedimentos de emergencia que devem ser no minimo 3 vezes mais complexos que os do meu modesto C172.

                      Descolámos da portela directos para FL170 no qual permanecemos aí uns 7 ou 8 minutos até voltar a descer já directo para a aproximação à pista 10 de faro... Nem deu para aquecer Ainda passámos abeam do meu "querido" aeródromo de portimão, para onde foram as minhas 1ªas aventuras a voar solo fora do quintal (aka Cascais)... Felizmente não foi preciso sair do cockpit para fazer o check in de regresso a Lisboa, pelo que aproveitei para bombardear a crew com perguntas e mais perguntas, e ter um cheirinho do que é ser piloto de linha aérea...

                      O regresso foi feito a FL180 com uma passagem abeam de um bruto CB algures no alentejo, onde tive oportunidade de ver "in loco" o AWR a funcionar e poder interpreta-lo segundo os conhecimentos adquiridos recentemente nas aulas. Tão ou mais interessante foi ver aquela bigorna monstruosa tão perto, uma bela demonstração de poder da Natureza...
                      A aproximação à 03 da portela foi impecável, aqui ainda aprendi mais visto que já comecei a instrução prática de instrumentos e vai ser o que mais vou fazer nos próximos tempos: circuitos de espera no espichel e ILS (ou tentativas) à 03... Mais uma vez, fez-se luz na cabeça com as ideias todas bem arrumadas...

                      Enfim, foi curtinha mas muito útil... Saí com uma grande motivação e desde então só me ocorre isto na cabeça: "Um dia vou chegar ali"

                      Se me lembrar de mais alguma coisa interessante ou se tiverem alguma pergunta a fazer feel free to ask!!
                      Tenho acompanhado o teu topico e realmente tens uma paixao muito grande e acima de tudo uma perseverança muito grande em cumprires esses objectivos...Espero que sejas bem sucedido e tudo te corra pelo melhor.

                      Ainda este fds tava a ver o red bull e a pensar "o que eu nao dava para aprender a manobrar um bicho daqueles..."

                      Ja agora o que é necessario sbs?
                      Ainda me hipoteco para a vida...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por BSG75 Ver Post
                        Esta sei!
                        Instrument Landing System... tecla I no "F18 Hornet"
                        opá... eu no microssoft flight simulator desisti de jogar porque com teclado não ia lá... virei-me para o train simulator

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                          se a dor de côto matasse

                          epá... um gajo a ler isto e a imaginar tudo... adorava pah...

                          exclaresse-me só estes termos que sou nabado em aviões(infelizmente)

                          CB no alentejo?
                          AWR
                          e ILS


                          gracias!
                          Esta tb sei.



                          Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





                          Os cumulonimbus são nuvens convectivas de trovoada que se desenvolvem verticalmente até grandes altitudes, com a forma de montanhas, torres ou de gigantescas couve-flores. Têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 23 km de altitude podendo até ter quase 3 vezes a altura do monte Everest, sendo a média entre 9 e 12 km. O topo é caracterizado pela chamada "bigorna": uma expansão horizontal devida aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.



                          Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 50 nós). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da "bigorna", são já formadas por cristais de gelo.
                          Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                            Esta tb sei.



                            Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





                            Os cumulonimbus são nuvens convectivas de trovoada que se desenvolvem verticalmente até grandes altitudes, com a forma de montanhas, torres ou de gigantescas couve-flores. Têm uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 23 km de altitude podendo até ter quase 3 vezes a altura do monte Everest, sendo a média entre 9 e 12 km. O topo é caracterizado pela chamada "bigorna": uma expansão horizontal devida aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro. São formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo.



                            Os cumulonimbus são alimentados por fenómenos de convecção muito vigorosos (por vezes com ventos de mais de 50 nós). Na base, são formados por gotículas de água, mas nas zonas mais elevadas da "bigorna", são já formadas por cristais de gelo.
                            Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.

                            e eu que adoro "desastres naturais" e "afins" não conhecia este

                            brutal...


                            (nunca andei de avião... nunca tive sequer oportunidade )

                            edit: desculpem... obrigado pela explicação!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                              se a dor de côto matasse

                              epá... um gajo a ler isto e a imaginar tudo... adorava pah...

                              exclaresse-me só estes termos que sou nabado em aviões(infelizmente)

                              CB no alentejo?
                              AWR
                              e ILS


                              gracias!
                              Tb nao sei o que é o AWR.

                              O BSG75 ja disse o que era o ILS, mas o que faz exactamente o ILS?

                              Por acaso lembro-me de ouvir em comunicações a expressão: "... ILS approach..."

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                e eu que adoro "desastres naturais" e "afins" não conhecia este

                                brutal...


                                (nunca andei de avião... nunca tive sequer oportunidade )

                                edit: desculpem... obrigado pela explicação!!
                                Conhecia isto do CB , cumulonimbus, por causa do acidente do aviao da Air France ao lago da ilha de Fernando Noronha.

                                No entanto nao era capaz de explicar pelas minhas palavras.

                                Comentário


                                  Muito resumidamente:

                                  o ILS (instrument landing system) é uma ajuda rádio na aproximação para aterragem em determinada pista. Acaba por ser um "tunel" (o termo correcto é glideslope) no ar directo para a pista, no qual temos de manter o avião dentro de certos limites verticais e horizontais de modo a fazer uma aterragem controlada e segura.

                                  AWR é o radar meteorológico de bordo, através de radiações emitidas até um range controlado pelo piloto permite identificar nuvens com um grande aglomerado de água em estado liquido (normalmente nada amigáveis). As ondas são reflectidas nas gotas de água das nuvens permitindo o "mapping" da área circundante da aeronave! Não é 100% fidedigno pois não indentifica água em estado sólido, e que é mortifero para um avião. Deve ser tomado como referencia e não como verdade absoluta....

                                  Obrigado mais uma vez pessoal, tambem contribuem para a minha motivação! Sempre que puder partilharei com voces as minhas experiencias e percurso...
                                  Editado pela última vez por Fnoronha; 13 September 2009, 23:01.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                    Tenho acompanhado o teu topico e realmente tens uma paixao muito grande e acima de tudo uma perseverança muito grande em cumprires esses objectivos...Espero que sejas bem sucedido e tudo te corra pelo melhor.

                                    Ainda este fds tava a ver o red bull e a pensar "o que eu nao dava para aprender a manobrar um bicho daqueles..."

                                    Ja agora o que é necessario sbs?
                                    Ainda me hipoteco para a vida...
                                    Com uma licença PPA (cerca de 10 mil€) e um curso de acrobacia já podes pilotar aqueles bichinhos... O pior mesmo é ter acesso a esses bichinhos que são uma pipa de massa!! Mas existem outros aviões mais em conta e com capacidades estruturais que permitem já fazer umas coisas porreiras... Até o C152 já fez coisas que nunca pensei serem possiveis

                                    Comentário


                                      Umas fotos do AWR:



                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                        Muito resumidamente:

                                        o ILS (instrument landing system) é uma ajuda rádio na aproximação para aterragem em determinada pista. Acaba por ser um "tunel" (o termo correcto é glideslope) no ar directo para a pista, no qual temos de manter o avião dentro de certos limites verticais e horizontais de modo a fazer uma aterragem controlada e segura.

                                        AWR é o radar meteorológico de bordo, através de radiações emitidas até um range controlado pelo piloto permite identificar nuvens com um grande aglomerado de água em estado liquido (normalmente nada amigáveis). As ondas são reflectidas nas gotas de água das nuvens permitindo o "mapping" da área circundante da aeronave! Não é 100% fidedigno pois não indentifica água em estado sólido, e que é mortifero para um avião. Deve ser tomado como referencia e não como verdade absoluta....

                                        Obrigado mais uma vez pessoal, tambem contribuem para a minha motivação! Sempre que puder partilharei com voces as minhas experiencias e percurso...
                                        Muito bom! Fiquei bem esclarecido.


                                        Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                        Umas fotos do AWR:



                                        Podes explicar o que se vê na imagem? Isto é, o que representam as cores?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Muito bom! Fiquei bem esclarecido.

                                          Podes explicar o que se vê na imagem? Isto é, o que representam as cores?
                                          Claro! As cores vão de light to heavy rain respectivamente verde > amarelo > vermelho > mangenta. Áreas a vermelho e mangenta são de evitar principalmente mangenta = Severe Turbulence, que pode danificar ou mesmo colapsar estruturalmente o avião (muito provavelmente o recente caso do Airfrance). Esta variação das cores deve-se precisamente à reflexão dos sinais de radar... quanto maior for a gota de água maior e melhor dá-se a reflexão do sinal de volta à aeronave logo mais acentuada será a sua cor no display radar.

                                          A parte a preto supostamente significa que não existe precipitação (ou se existe não é significativa, são gotas tão pequenas que não se dá a reflexão do sinal de radar), mas também pode ser muito grave devido à situação da existencia de gelo que referi acima...

                                          EDIT: Nessa 2ª imagem que publiquei no canto superior direito têm la uma seta a apontar para um espaço a preto entre a zona colorida. Na nota que está lá escrita essa forma que aparece no radar chama-se V-NOTCH, existem outras que também são de evitar. Nesse espaço a preto aparentemente inofensivo é quase certo que irão encontrar gelo e severe turbulence, ou seja, a morte...
                                          Editado pela última vez por Fnoronha; 13 September 2009, 23:54.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                            Claro! As cores vão de light to heavy rain respectivamente verde > amarelo > vermelho > mangenta. Áreas a vermelho e mangenta são de evitar principalmente mangenta = Severe Turbulence, que pode danificar ou mesmo colapsar estruturalmente o avião (muito provavelmente o recente caso do Airfrance). Esta variação das cores deve-se precisamente à reflexão dos sinais de radar... quanto maior for a gota de água maior e melhor dá-se a reflexão do sinal de volta à aeronave logo mais acentuada será a sua cor no display radar.

                                            A parte a preto supostamente significa que não existe precipitação (ou se existe não é significativa, são gotas tão pequenas que não se dá a reflexão do sinal de radar), mas também pode ser muito grave devido à situação da existencia de gelo que referi acima...
                                            Ok, percebi.
                                            Confirma-me só: este radar meteorologico (AWR), apenas detecta água em estado liquido. Gelo não detecta.
                                            Certo?

                                            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                            EDIT: Nessa 2ª imagem que publiquei no canto superior direito têm la uma seta a apontar para um espaço a preto entre a zona colorida. Na nota que está lá escrita essa forma que aparece no radar chama-se V-NOTCH, existem outras que também são de evitar. Nesse espaço a preto aparentemente inofensivo é quase certo que irão encontrar gelo e severe turbulence, ou seja, a morte...
                                            Esta parte não entendi, porque nao encontrei a seta!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                              Ok, percebi.
                                              Confirma-me só: este radar meteorologico (AWR), apenas detecta água em estado liquido. Gelo não detecta.
                                              Certo?


                                              Esta parte não entendi, porque nao encontrei a seta!
                                              1) Certo, a certa temperatura, a água ao atingir uma pedra de gelo congela automaticamente acabando por não ser possivel a reflexão dos sinais de radar..

                                              2) no canto superior direito da 2ª imagem que pus do display radar, tens um pequeno texto e depois por baixo uma seta a apontar para a zona a preto limitada pelas cores...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                                opá... eu no microssoft flight simulator desisti de jogar porque com teclado não ia lá... virei-me para o train simulator
                                                Pois, tens de complementar com um joystick...
                                                mas continuam aquelas teclas rápidas (mais rápidas que com o rato)

                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Tb nao sei o que é o AWR.

                                                O BSG75 ja disse o que era o ILS, mas o que faz exactamente o ILS?

                                                Por acaso lembro-me de ouvir em comunicações a expressão: "... ILS approach..."

                                                Como uma imagem vale mil palavras:






                                                o texto completo está aqui:
                                                Tags: ILS | Aviões & Músicas

                                                Comentário


                                                  Estava eu a procura de mais informaçoes sobre a licença de PPA e deparo-me com isto:

                                                  "Há quem hipoteque a casa para ser piloto de linha aérea" - JN

                                                  Atentem no nome...
                                                  Será ele?

                                                  Comentário


                                                    lolol miguel costa passou a ser um ser omnipresente...

                                                    Em relação ao hipotecar a casa eu só não o fiz porque é arrendada mas a maioria dos meus colegas hipotecaram porque assim conseguem uma prestação mensal mais razoável...
                                                    É muito complicado... é preciso gostar, ser bom e principalmente ter "cunhacimentos"... se estes últimos não existirem, dão lugar a muita SORTE.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                                      Estava eu a procura de mais informaçoes sobre a licença de PPA e deparo-me com isto:

                                                      "Há quem hipoteque a casa para ser piloto de linha aérea" - JN

                                                      Atentem no nome...
                                                      Será ele?
                                                      .................Miguel Costa.............

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                                        Estava eu a procura de mais informaçoes sobre a licença de PPA e deparo-me com isto:

                                                        "Há quem hipoteque a casa para ser piloto de linha aérea" - JN

                                                        Atentem no nome...
                                                        Será ele?
                                                        Ele está em todo lado...morto ou vivo eis a questão

                                                        Noronha, parabéns pelo tópico e acima de tudo boa sorte nesta etapa. Quem sabe um dia me deixas ir dar uma espreitadela no cockpit

                                                        Comentário


                                                          Noronha a licença de PPA nao tem quase nenhum retorno financeiro futuro certo?É quase exclusivamente para lazer nao é?O que eu quero tentar explicar é se há possibilidade de usá-la para algo mais do que isso....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                                            Noronha a licença de PPA nao tem quase nenhum retorno financeiro futuro certo?É quase exclusivamente para lazer nao é?O que eu quero tentar explicar é se há possibilidade de usá-la para algo mais do que isso....

                                                            no maximo o que podes fazer, é alguem que te peça para tirar umas fotos aereas, mas na honestidade isso não pode ser remunerado

                                                            todos os trabalhos aereos carecem de licença comercial

                                                            combate incendios, agriculas, tudo precisa do comercial

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                              no maximo o que podes fazer, é alguem que te peça para tirar umas fotos aereas, mas na honestidade isso não pode ser remunerado

                                                              todos os trabalhos aereos carecem de licença comercial

                                                              combate incendios, agriculas, tudo precisa do comercial
                                                              Pois...Era o que eu pensava...9.500€ simplesmente para lazer dá que pensar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X