Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por TCC Ver Post
    Mais um que chama ao DSG, caixa manual automatizada, ou então é mais um desses bloggers/youtubers rafeiros .) ..... por acaso não parece, para quem seguir o canal com regularidade, parece um tipo competente.

    https://www.youtube.com/watch?v=Vrun7Aq6Osg&t=10s
    Chama e chama mal. Caixa manual automatizada não é de certeza... Uma DCT nunca foi manual, usa é um sistema de engrenagens semelhante à caixa manual. Como foi referido acima, uma caixa dupla embraiagem nunca pode convertida em manual como é por exemplo uma SMG da BMW, smarts, F1, etc. Essas sim são caixas manuais que foram automatizadas/robotizadas.

    O termo manual, vem de mão, é uma caixa que seria operada pelas mãos. Uma DCT se nunca foi operada manualmente, não pode ser manual automatizada

    Por ter 300mil subscrições não quer dizer nada... O que não falta é gente famosa a dizer lixo

    Eu posso ir buscar o vídeo do idiota famoso do Mr. JWW (770mil subscritores) a dizer que o Porsche Taycan não recuperava energia como um Tesla, em vez disso recuperava energia atraves dos discos de travão lol (14:10)


    Então se for à quantidade de youtubers que não percebe a diferença (ou a falta dela) entre potencia e binário... aí metade deles erra.

    Voltando ás caixas, eu acho que este excerto da wikipedia faz um equilibro interessante para descrever uma DCT. Mecanicamente parecida a uma manual, funcionalmente para o utilizador parecida a uma automática

    The design is often similar to two separate manual transmissions with their respective clutches contained within one housing, and working as one unit.[2][3] In car and truck applications, the DCT functions as an automatic transmission, requiring no driver input to change gears.


    Agora se alguém quer chamar automática ou manual, não me faz grande diferença, desde que me faça transparecer o tipo de transmissão que está a falar. Dizer "este carro tem....caixa manual", "....caixa automática" ou "....caixa robotizada" não consegue identificar imediatamente que é uma transmissão dupla embraiagem.
    Editado pela última vez por Oliveiraz33; 07 March 2023, 17:07.

    Comentário


      https://www.youtube.com/watch?v=KCoUN1As01E

      Comentário


        Juro que olhei para o título do tópico e li "O cantinho das caixas"

        Comentário


        • TCC
          TCC commented
          Editing a comment
          Diz lá que já aprendeste algo

        • brunomeleiro
          brunomeleiro commented
          Editing a comment
          Como se diz na minha terra: entrou a 100, saiu a 200 😅

        Uma caixa automática com conversor de binário é isto:

        https://www.youtube.com/watch?v=GFFz311Jcos


        Os tipos da LUK também são bloggers/youtubers rafeiros


        Comentário


          Vocês estão a discutir preciosismos técnicos.

          Pelo que entendi a caixa pode ser automática ou manual robotizada, mas para o utilizador ou é manual ou automática (no sentido que só tem que meter aquela porra no Drive). A forma como a biatura faz isso mais de metade do pessoal nem quer saber.

          Já agora eu detestava a caixa automática da MB 300BH e a da 520 que tenho agora é um bocadinho melhor mas não muito. Em compensação acho o sistema de variador do Lexus da minha mulher muito bom. Estou a contar que no proximo carro que comprar já vou poder comprar algo mais pequeno e com caixa manual que prefiro mil vezes.

          Comentário


          • TCC
            TCC commented
            Editing a comment
            Nem quer saber, mas devia. Porque uma caixa de dupla embraiagem ( sobretudo as secas) os cuidados a ter na sua utilização são diferentes de uma caixa automática de conversor de binário.

            Lá ouvi boas referências às novas caixas CVT da Toyota/Lexus

          Falando em motas, mas também de caixas de velocidade, recebi ( mas já sabia) uma carta da BMW, para ir fazer o recall de programação de Software para função de proteção da caixa de velocidades.

          Vamos lá ver se o QS fica melhor ......,.não tem nada a ver, mas como tem que carregar o software total da mota para um versão recente, pode acontecer, mas o mais provável é ficar sem uns cavalitos.

          Engenharia Alemã no seu melhor..........(por acaso o veio primário que pode estar em causa até é produzido no Japão....acho)

          Lá vão mais 350 km, e esperar umas 4 horas para a brincadeira.

          Comentário


            E pregos? Essas caixas auto, robotizadas, semi ou o crl... tambem dão para mandar o belo prego? Ou ir a fundo na ultima relação e ainda tentar meter outra?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Two Ver Post
              Vocês estão a discutir preciosismos técnicos.

              Pelo que entendi a caixa pode ser automática ou manual robotizada, mas para o utilizador ou é manual ou automática (no sentido que só tem que meter aquela porra no Drive). A forma como a biatura faz isso mais de metade do pessoal nem quer saber.

              Já agora eu detestava a caixa automática da MB 300BH e a da 520 que tenho agora é um bocadinho melhor mas não muito. Em compensação acho o sistema de variador do Lexus da minha mulher muito bom. Estou a contar que no proximo carro que comprar já vou poder comprar algo mais pequeno e com caixa manual que prefiro mil vezes.
              Compra um MX-5! 😎

              Comentário


              • Topolino
                Topolino commented
                Editing a comment
                E os putos?

              • Two
                Two commented
                Editing a comment
                É o que eu disse. Os putos estão com 23 e 19, daqui por 4 anos, se tudo correr bem, já fugiram desta porcaria, e eu posso seguir a recomendação do msantos (que me parece exclente por sinal ).

              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

              Atenção que há caixas manuais que têm uma transmissão por conversor de binário! Já conduzi alguns empilhadores que tinham, e inclusivamente tinham pedal de embraiagem! Aquilo dava cada solavanco que eu não percebia porque. Depois aprendi a deixar o pé esquerdo quieto e já conduzia normalmente. Havia uns autocarros antigos que julgo que funcionavam da mesma forma. Tinham uma alavanca pequena para engrenar as velocidades e não tinham pedal de embraiagem. Algo deste género:

              image.png

              Tb era por conversor de binário.​

              Uma caixa automática, é uma caixa automática! Não precisa da intervenção do condutor para engrenar as velocidades, independentemente do tipo de transmissão.​
              Isso eram caixas semi-automáticas, como por exemplo da Wilson.

              Comentário


                Para o Topolino:

                All New Classic 350 DIY | PRE-RIDE MAINTENANCE - YouTube

                Comentário


                • Oliveiraz33
                  Oliveiraz33 commented
                  Editing a comment
                  bem fixe. A maioria das marcas até parecem fazer a manutenção propositadamente complicada, a gente sabe porquê...

                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                Obrigado. É uma das coisas porreiras desta moto. Além da mecânica simples tens videos da própria marca a ensinar como se faz a manutenção, fora os vídeos dos indianos, ingleses e brasileiros.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                  Obrigado. É uma das coisas porreiras desta moto. Além da mecânica simples tens videos da própria marca a ensinar como se faz a manutenção, fora os vídeos dos indianos, ingleses e brasileiros.
                  A Zontes tem videos e manuais de serviço com apertos e tudo. E mais, catálogo online para teres referências das peças e comprar nas lojas online lá fora. Assim evitas ir a lojas físicas que não tem nada em stock e sabem menos que tu 👌

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    Vocês estão a discutir preciosismos técnicos.
                    Parece as discussões do 4WD vs AWD lol

                    Comentário


                      Bem, com tanta caixa, esqueci de relatar a revisão da chamussa...

                      Foi a dos 25k kms, ou seja uma intermédia. Foi um bocadinho menos em conta porque pedi um pisca novo para trás, pois o original ou partiu ou partiram, adiante...

                      Preço da peça cerca de 25 paus, mais montagem e as habituais afinações, a factura não chegou aos 50€.

                      Mais uma vez queixei-me do ruído proveniente da traseira da moto, que embora muito melhor (até de quando era nova...), ainda se nota. Foi-me dito que a marca ainda não tem solução para este problema, pelo que a propria oficina arranjou (mais) um procedimento a ver se minora a coisa.

                      Para quem não se recorda, trata-se de ruídos provenientes do apoio do braço oscilante. À parte disto, apenas uma ferrugem superficial no guiador. Nada que não estivesse à espera, mas se a marca substituir, tanto melhor.

                      Nota mais uma vez muito positiva para a oficina, que faz de tudo para que a moto esteja no seu melhor!

                      Antes da revisão, tive de esticar um pouco a corrente, pois já estava assim para o laço... Procedimento simples e fácil.

                      Em relação à himalayan, após 25k kms, o saldo é positivo. Á parte os mencionados ruídos e um ponto de ferrugem aqui ou ali, tem-se portado à altura das exigências, não se negando ao frio, chuva ou calor extremos (no ano passado cheguei a andar com 45º...), ou seja, uma montada normal e acessível, confortável e muito comedida nos consumos.

                      O único aspecto negativo foi uma deslocação que fiz maior a 2 e com alguma pressa... Aqui vem ao de cima as fragilidades da parca potência.

                      Saliento contudo que no mesmo percurso feito a solo, a moto nunca me pareceu curta, ou seja, têm de se ter noção dos limites da bichana

                      Voltava a comprar na boa, acho que é o melhor elogio que lhe posso fazer.

                      Quando estive na oficina, tive oportunidade de ver a super meteor. Moto engraçada e que me pareceu muito bem acabada, em especial com o acabamento em 2 tons.

                      Contudo os meus olhos vidraram-se numa continental, verde, que estava em exposição, essa sim tinha lugar na minha garagem...


                      Cump.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                        Bem, com tanta caixa, esqueci de relatar a revisão da chamussa...

                        Foi a dos 25k kms, ou seja uma intermédia. Foi um bocadinho menos em conta porque pedi um pisca novo para trás, pois o original ou partiu ou partiram, adiante...

                        Preço da peça cerca de 25 paus, mais montagem e as habituais afinações, a factura não chegou aos 50€.

                        Mais uma vez queixei-me do ruído proveniente da traseira da moto, que embora muito melhor (até de quando era nova...), ainda se nota. Foi-me dito que a marca ainda não tem solução para este problema, pelo que a propria oficina arranjou (mais) um procedimento a ver se minora a coisa.

                        Para quem não se recorda, trata-se de ruídos provenientes do apoio do braço oscilante. À parte disto, apenas uma ferrugem superficial no guiador. Nada que não estivesse à espera, mas se a marca substituir, tanto melhor.

                        Nota mais uma vez muito positiva para a oficina, que faz de tudo para que a moto esteja no seu melhor!

                        Antes da revisão, tive de esticar um pouco a corrente, pois já estava assim para o laço... Procedimento simples e fácil.

                        Em relação à himalayan, após 25k kms, o saldo é positivo. Á parte os mencionados ruídos e um ponto de ferrugem aqui ou ali, tem-se portado à altura das exigências, não se negando ao frio, chuva ou calor extremos (no ano passado cheguei a andar com 45º...), ou seja, uma montada normal e acessível, confortável e muito comedida nos consumos.

                        O único aspecto negativo foi uma deslocação que fiz maior a 2 e com alguma pressa... Aqui vem ao de cima as fragilidades da parca potência.

                        Saliento contudo que no mesmo percurso feito a solo, a moto nunca me pareceu curta, ou seja, têm de se ter noção dos limites da bichana

                        Voltava a comprar na boa, acho que é o melhor elogio que lhe posso fazer.

                        Quando estive na oficina, tive oportunidade de ver a super meteor. Moto engraçada e que me pareceu muito bem acabada, em especial com o acabamento em 2 tons.

                        Contudo os meus olhos vidraram-se numa continental, verde, que estava em exposição, essa sim tinha lugar na minha garagem...


                        Cump.
                        como ficou a cena da eletronica devido às emissões? melhorou, adaptas-te e convives??
                        desliguei-me um pouco do assunto e nem sei se aquelas soluções que havia para as versões antigas (nomeadamente para as 650) já se adaptaram às atuais normas euro.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                          como ficou a cena da eletronica devido às emissões? melhorou, adaptas-te e convives??
                          desliguei-me um pouco do assunto e nem sei se aquelas soluções que havia para as versões antigas (nomeadamente para as 650) já se adaptaram às atuais normas euro.
                          Isso ficou resolvido há muito tempo já. Nao sei precisar quanto...

                          Levou uma programação que a marca recomendou e ficou 5 estrelas. Na pratica acho que lhe deram mais gasolina, mas resolveu.

                          Cump

                          Comentário


                            explosão de uma Scooter Electrica


                            Vídeo chocante mostra a explosão de uma scooter elétrica dentro de uma casa (msn.com)


                            tenho um vizinho que costuma carregar o carro na garagem

                            Comentário


                            • Topolino
                              Topolino commented
                              Editing a comment
                              ......da vizinha.

                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post


                            tenho um vizinho que costuma carregar o carro na garagem
                            E? Os carros/motas a combustão não incendeiam?

                            Eu não gosto de carros/motas elétricos, mas esta perseguição que fazem... Cada vez que arde um veículo elétrico é o fim do mundo. Só aqui no forum temos um tópico com 151 páginas de mercedes a incendiar em Portugal... Pensas duas vezes quando paras á beira de um Mercedes nos semáforos?

                            Andamos com baterias de lítio literalmente nos nossos bolsos sempre aos tombos, cai ao chão, siga pro bolso... e estamos preocupados que uma scooter pegue fogo na garagem.

                            Comentário


                              Já andam por aí videos e opiniões (pelo menos, finalmente, de quem se já meteu em cima da mota...) e reviews da nova Transalp, apresentada nestes dias no Algarve.

                              Comentário


                              • Oliveiraz33
                                Oliveiraz33 commented
                                Editing a comment
                                e bastante positivos, mais do que a Hornet até

                              Queda e posterior avaliação de proteção do equipamento usado ( neste caso as calças).





                              https://www.motorcycle.com/products/...m-pants-review

                              Comentário


                              • Oliveiraz33
                                Oliveiraz33 commented
                                Editing a comment
                                triumph 2024... Lá andam os americas a viver no futuro. Esta mota foi apresentada em 2022.

                                A queda é estranha
                                Editado pela última vez por Oliveiraz33; 13 March 2023, 09:17.

                              A queda foi forçada?

                              Comentário


                              • Topolino
                                Topolino commented
                                Editing a comment
                                É o que parece.

                              Segundo a sua informação a queda não foi forçada.

                              "While I take full responsibility for my crash, some key components of the crash should be noted – with the caveat that I failed to manage them effectively. First, the road was quite dusty, with an ambient temperature in the low- to mid-50s. Since the suspension was soft and I was actively rolling on the throttle, the bike’s weight had shifted rearward, lessening the downforce that the relatively hard ContiRoad rubber had to work with to generate traction. So, when I early apexed the second corner, I set myself up to run slightly wide at the exit. And here is my second mistake: I tried to add more lean while accelerating in conditions in which traction was less than optimal. So, while taking full blame for the actions that sent me skittering down the pavement, I still think that the grippier rubber of the Supercorsa SPs might have let me pull this maneuver off without incident. My reasoning for this statement is that prior to the crash, I’d had more squirms from the Continentals in the dry than I had with the Pirellis in the transitional conditions earlier in the day. We, however, will never know."

                              https://www.motorcycle.com/manufactu...irst-ride.html

                              Comentário


                                Tantas duas rodas hoje na estrada 🤙🏻

                                Comentário


                                  Bem, por aqui, atingi hoje os 6000kms da moto.

                                  image.png

                                  Em jeito de balanço destes últimos meses, deixo aqui um resumo de algumas peripécias que tive nestes 8 meses e pico de encartado:

                                  - Principalmente nos primeiros meses, o pessoal colado na minha traseira. Arrumava-me para a berma, e lá continuavam eles atrás de mim.

                                  - Mais tarde, já a acompanhar o transito que ia a minha frente, mas a gajinha atrás de mim de tal maneira colado que nem via a frente do carro, só o para-brisas com a fulana quase a espumar-se para me passar. Num cruzamento paro, começo a gesticular para ela me dar mais distancia! Mais a frente, encosto, ela lá passa, para ficar a minha frente, atrás dos restantes carros.

                                  - Primeiro susto: Chuva miudinha, estrada nacional, em não muito bom estado, 1 via, e separador central de betão, vmáx de 70km/h, eu ia entre 70-80, uns carros mais a frente, umas centenas de metros. De repente, vejo umas luzes a aproximar-se a grande velocidade, e quase a encostar a mim. Instintivamente, baixo para uns 50-60não me ia mandar para a berma, cheia de lixo para a sua excelência passar. O gajo do nada manda-se para a berma, quase me manda para cima do separador de betão e lá vai ele de gás a fundo. Era um táxi, mercedes, e não consegui decorar a matricula. Fiquei de tal forma abananado que o resto do caminho fui BEM mais devagar.

                                  - Bastante civismo, de muito pessoal. Logo no dia a seguir ao episódio anterior, ia a chegar a um cruzamento, e paro. Uma carrinha de caixa aberta, cheia de pessoal, abranda e dá-me passagem. Nesse mesmo dia, mais a frente, numa estrada que passa de 2 para uma via, ia na faixa da direita, e abrando para passar para a da esquerda que ia ficar unica, pois tinha já lá um carro. Ele abranda e dá-me passagem.

                                  - Durante a semana não, mas ao fim de semana, algum pessoal de moto que cumprimenta ao cruzarmo-nos. Depreendo que esses só saem com a moto ao fim de semana.

                                  - Outro susto, que já falei aqui, num dia de muito vento e chuva, e caí na asneira de ir pela auto-estrada para casa. Senti a moto escorregar por duas vezes, ao passar pelas linhas separadoras.

                                  - Outra: uma fulana colada a mim, numa estrada em bastante mau estado. (Tem uma pedreira perto, os camiões todos os dias a passar por ali, está toda cheia de rachadelas.) Chego a uma reta, encosto o mais possivel, abrando, e a fulana continua atrás de mim. Bem, assumo que não quer passar, acelero mais um pouco e vou a minha vida. Mais abaixo, tem um gancho para a esquerda, e lá vai a gaja a ultrapassar a toda a velocidade, e com um carro a vir de frente! Epá, respiro fundo, e vou a minha vida.

                                  - No mesmo sítio, já várias vezes me ultrapassaram e no fim ligam os 4 piscas em sinal de agradecimento.


                                  De resto, a moto tem-se portado impecavelmente, só a sinto algo curta de motor na auto-estrada. Apesar disso, chega com rapidez suficiente a casa dos 100km/h, e consegue manter essa ordem de grandeza mesmo em subidas algo pronunciadas. Aos 120, fecha a loja e não passa disso.

                                  Em estradas nacionais e cidade, não me posso queixar. Já a sinto bastante agil, e o motor chega e sobra. Só ainda não me sinto muito a vontade a passar pelo meio do transito. Por um lado por mim, que não tenho ainda grande confiança, e por outro, pelas malas, que deixam a moto com um cu de 80cm.

                                  Comentário


                                    Estas motos não passam dos 120 porque estão limitadas electronicamente. No Brasil há algumas sem essa limitação a atingir os 140 ( provavelmente a descer ) .

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                      Estas motos não passam dos 120 porque estão limitadas electronicamente. No Brasil há algumas sem essa limitação a atingir os 140 ( provavelmente a descer ) .
                                      Sim, e nota-se que é mesmo limitação eletrónica. Vais com uma aceleração constante, chega aos 120, passa um cadinho, e depois parece que corta o combustível e começa a abrandar. No Brasil, por causa do tipo de combustivel que usam lá, reprogramaram as motos e o limitador aparentemente foi de vela.

                                      Comentário


                                      • Two
                                        Two commented
                                        Editing a comment
                                        Eu reclamava. Diz lá no velocímetro 160, tem que dar 160.

                                      • darkwings
                                        darkwings commented
                                        Editing a comment
                                        Velhos tempos, em que quando eramos putos iamos olhar para os velocímetros dos carros estacionados, para ver qual era a velocidade máxima deles. Risos

                                      Para refletir...
                                      IMG-20230321-WA0006.jpg

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Para refletir...
                                        IMG-20230321-WA0006.jpg
                                        Com certeza não iriam faltar candidatos para examinadores de IPO B no caso de incongruência com os documentos

                                        Já viste tudo o que a malta teria de averbar no caso de existir algo do género?

                                        Comentário



                                          Boas. Só para partilhar (sim, eu sei que isso não se faz, mas aqui vai na mesma) que na semana passada adicionei mais uma mota à minha garagem (a terceira...😱) - uma R nine T.

                                          Após as primeiras voltas no fim de semana (uma delas de 200 km), só posso dizer: que maravilha de máquina!

                                          Os primeiros 10 ou 20 km feitos com cuidado, a ausência de controle de tração num boxer 1200 cc implicava cuidado adicional, mas rapidamente vi que era medo infundado. Depois dos pneus quentes, e de ter dominado a dinâmica do bicho (que não deixa de ser pesado) no ataque às curvas já andava com ela como se a tivesse à anos! Muito bom comportamento mesmo. Altamente previsível. E o som está mesmo no ponto, nada de absurdo mas sempre aquele ronco de velho cheio de aguardente😂, que maravilha!

                                          Comentário


                                          • corsadti16v
                                            corsadti16v commented
                                            Editing a comment
                                            Parabéns. É um dos meus modelos preferidos, mas como 2ª mota, pois de inverno não é pratica. Como não tenho espaço na garagem para tanto veiculo, tenho de ir trocando a cada 2 anos. talvez a BMW seja a proxima marca a entrar.

                                          • Oliveiraz33
                                            Oliveiraz33 commented
                                            Editing a comment
                                            Mota muito porreira. Estes pneus modernos aguentam bem com Cento e poucos cavalos, é pata a fundo e parece que o mundo gira pra trás

                                          Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                          Boas. Só para partilhar (sim, eu sei que isso não se faz, mas aqui vai na mesma) que na semana passada adicionei mais uma mota à minha garagem (a terceira...😱) - uma R nine T.

                                          Após as primeiras voltas no fim de semana (uma delas de 200 km), só posso dizer: que maravilha de máquina!

                                          Os primeiros 10 ou 20 km feitos com cuidado, a ausência de controle de tração num boxer 1200 cc implicava cuidado adicional, mas rapidamente vi que era medo infundado. Depois dos pneus quentes, e de ter dominado a dinâmica do bicho (que não deixa de ser pesado) no ataque às curvas já andava com ela como se a tivesse à anos! Muito bom comportamento mesmo. Altamente previsível. E o som está mesmo no ponto, nada de absurdo mas sempre aquele ronco de velho cheio de aguardente😂, que maravilha!
                                          Como é o conforto? È muito bonita.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X