Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novos projectos Empresariais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nós temos produtos agrícolas de excelente qualidade.

    Falta-nos a tal massa crítica para produzir em quantidades que possibilite a exportação de produtos de qualidade a preços competitivos.

    Nos vinhos já existem alguns baby steps que foram dados nesse sentido, mas ainda há muito por fazer.

    Porque, sejamos francos, o vinho que se faz em Portugal é dos melhores que se fazem por esse mundo fora.

    Ainda no outro dia, tive a oportunidade de falar com uma pessoa que esteve ligada ao IVDP e que "vive" vinhos, e ele falava-me na visão que ele tem para os vinhos Portugueses. E segundo essa pessoa daqui a 20 anos poderemos ser a referência mundial se soubermos capitalizar o que de melhor temos na área.

    Porque a "fama" que os vinhos portugueses estão a começar a obter está a nascer mais por geração espontânea do que outra coisa. Vejam, por exemplo, estas críticas de um dos críticos de vinho mais respeitados actualmente:

    Portuguese

    Agora, imaginem o potencial que existe por explorar.

    Comentário


      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
      Nós temos produtos agrícolas de excelente qualidade.

      Falta-nos a tal massa crítica para produzir em quantidades que possibilite a exportação de produtos de qualidade a preços competitivos.

      Nos vinhos já existem alguns baby steps que foram dados nesse sentido, mas ainda há muito por fazer.

      Porque, sejamos francos, o vinho que se faz em Portugal é dos melhores que se fazem por esse mundo fora.

      ...
      Penso que Portugal deve pensar em grande e não em nichos de mercado.

      Não tirando o mérito às pessoas, fazer um excelente vinho não é tão difícil como isso.

      O que é difícil é fazer apenas um bom vinho, todos os dias e para um mercado do tamanho do mundo.

      E ao gosto do consumidor médio.

      Comentário


        O desafio parece-me claramente que assenta da democratização de vinhos de qualidade.

        Já agora, Carlos, 2 coisinhas:

        - Provavelmente já conheces, e provavelmente será uma realidade distinta, mas aconselhava-te uma ida à Herdade do Esporão para uma visita e dois dedos de conversa. O modelo de negócio deles é muito interessante (claro, que no caso deles estamos a falar em 18 milhões de litros/ ano). Mas a forma como fazem a complementaridade vinho/ azeite/ outros produtos hortícolas é interessante.

        - Qual achas que deve ser um bom rendimento de vinha em litros por hectare?

        Não tenho pejo nenhum em dizer que a área vinícola/ gastronómica é também um projecto para o qual tenho começado a recolher informações. Mas tranquilamente, até porque ainda estou na fase de começar a juntar trocos ! A me lançar em algo assim, só num horizonte temporal de 5 anos.

        Comentário


          O Esporão é um bom projecto Empresarial, mas longe de ser um ponto de referência para aquilo que pretendo fazer.

          Há na região coisas muito mais interessantes (no meu ponto de vista) e que conheço pessoalmente.

          Quanto à produção por ha, isto anda um pouco enrolado. Porque há a hipótese de isto vir a ter a denominação de origem Douro (vamos a ver...) e nesse caso estaremos condicionados ao tipo de casta e rendimento (55 hl/ha - tintos). Isto corresponde a +/- 7,500 kg de uva por ha.

          Outra linha de pensamento é apostar em outras castas, mais internacionais, e com uma produtividade superior (70-80 hl/ha). O problema tem a ver com o solo e água. E é um $$$grande$$$ problema.

          Mas bastante longe da produtividade do Alentejo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            O Esporão é um bom projecto Empresarial, mas longe de ser um ponto de referência para aquilo que pretendo fazer.

            Há na região coisas muito mais interessantes (no meu ponto de vista) e que conheço pessoalmente.

            Quanto à produção por ha, isto anda um pouco enrolado. Porque há a hipótese de isto vir a ter a denominação de origem Douro (vamos a ver...) e nesse caso estaremos condicionados ao tipo de casta e rendimento (55 hl/ha - tintos). Isto corresponde a +/- 7,500 kg de uva por ha.

            Outra linha de pensamento é apostar em outras castas, mais internacionais, e com uma produtividade superior (70-80 hl/ha). O problema tem a ver com o solo e água. E é um $$$grande$$$ problema.

            Mas bastante longe da produtividade do Alentejo.
            O valor de referência que tenho para o Alentejo (e Terras do Sado) anda nos 10.000 lts/ ha, mas estavam-me a parecer um pouco optimistas. Tendo por base os valores que indicaste para o Douro já me faz um pouco mais de sentido.

            Gracias.

            Comentário


              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
              O valor de referência que tenho para o Alentejo (e Terras do Sado) anda nos 10.000 lts/ ha, mas estavam-me a parecer um pouco optimistas. Tendo por base os valores que indicaste para o Douro já me faz um pouco mais de sentido.

              Gracias.
              Sim, um projecto destes no Alentejo teria outros contornos. O clima permite outro tipo de produção.

              Já visitei alguns sítios com bastante interesse em Espanha e aprende-se muito.

              A região demarcada de Ribera del Duero, na zona de Valladolid, Burgos.

              Começou há pouco tempo e hoje é reconhecida como uma das melhores zonas de Espanha.

              E tem um clima muito parecido com o de Trás-os-Montes.

              Além do rio, claro.

              Comentário


                Então, nada de novos projectos Empresariais?

                Temos de fazer alguma coisa para que este País ande para diante, pois senão...

                Comentário


                  deixa puxar isto cá para cima

                  Numa altura em que toda gente guarda o que tem, com medo de investir porque isto não tem futuro, decidi investir uma quantia jeitosa (para mim lol) num negócio. Podia desinvestir num grande "Merc, Bimmer" mas decidi abrir um franchising.

                  Agrada-me a ideia, o produto e a região. Tem mercado para se alargar e é algo que todos os dias utilizamos.


                  E vocês, que acham da altura? É estar quieto, ou apostar sendo que o retorno vai depender da nossa economia (bolsa, empresas, particulares, turistas)?

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X