Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento central!!O diário de uma purga! com fotos!!:)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    O meu purgador é este aqui abaixo. É automático certo?
    Não percebo porque não para de deitar água quando o abro...

    Ficheiros anexados

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por paulors Ver Post
      Boas.

      Tenho, também, uma caldeira roca 20/20 T com radiadores de purgadores automáticos (excepto nos wc's) e um programador.

      O que acontece é que quando ligo a lareira da sala, desligo os radiadores na sala, mas um deles fica sempre quente.

      Tentei purgá-lo mas, ao contrario dos outros onde só sai ar, neste sai muita água mesmo! Ao ponto de desistir de purgar porque já quase esvaziei o circuito.

      Alguém me pode ajudar?
      Provavelmente a torneira não fecha completamente e deixa passar água.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
        O meu aquecimento esteve sem manutenção uns anos, de repente a caldeira deu o estoiro (explodiu mesmo), por isso aconselho todos a fazer manutenção. Foi a melhor coisa que aconteceu, troquei por painel solar e uso ar-condicionado para aquecer. Passei de 2 bilhas por mês para uma anual!
        Sim, claro...mas o investimento e a «actual conta da electricidade» também não são de menosprezar.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por paulors Ver Post
          O meu purgador é este aqui abaixo. É automático certo?
          Não percebo porque não para de deitar água quando o abro...

          Não me parece que seja automático, mas sim manual. Desenrosca a peça de cima e ele deixa sair ar/água. Se só sai água, quanto a mim está purgado.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            Não me parece que seja automático, mas sim manual. Desenrosca a peça de cima e ele deixa sair ar/água. Se só sai água, quanto a mim está purgado.
            É automático, esse. É igual aos meus daqui de casa. Abre-se a rosca, sai ar, até deixar de sair. mas água nunca sai.

            Comentário


              #96
              Os rdiadores cá de casa são iguais a esse e isso não são purgadores automáticos, porque dos meus sai água.

              No entanto, neste momento tenho duas situações distintas que não compreendo: num dos quartos, com o purgador aberto não sai água nem ar, mas o radiador fica bem quente e parece funcionar normalmente. Noutro escritório, que fica "a meio do circuito", entre dois quartos, sai água do purgador mas aquela porcaria não aquece nem por nada. Será da torneira (termostática) que tem a tal mola encravada?

              Queria saber como fazer exactamente para sacar a torneira fora e ver o que se passa (e.g., se com o aquecimento ligado ou desligado, se com a torneira na posição fechada ou totalmente aberta, etc.).

              Gracias!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Bem explicado...
                Por vezes, se encontrámos um radiador «mais teimoso em ser purgado», o que faço é, com o aquecimento a funcionar, fecho todos os outros e mantenho o purgador do «teimoso» aberto até sair todo o ar e ele ficar uniformemente quente. Fecho o purgador, abro todos os restantes radiadores e vou meter água no sistema até à pressão indicada ...cerca de 1.5 bar ( o meu funciona assim).

                Já andava a ficar maluco com o radiador da cozinha... Normalmente não o usamos porque tinha umas prateleiras com alimentos perto. Com o tempo passou a aquecer só mesmo no cantinho, ou seja, não aquecia nada... Com a tua dica já está a bombar a 100%

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                  Já andava a ficar maluco com o radiador da cozinha... Normalmente não o usamos porque tinha umas prateleiras com alimentos perto. Com o tempo passou a aquecer só mesmo no cantinho, ou seja, não aquecia nada... Com a tua dica já está a bombar a 100%
                  Óptimo.

                  Comentário


                    #99
                    Volta o tempo frio, voltam as questões sobre o aquecimento central. Tenho aquecimento central a gás em casa há 2 anos, mas nos meses de frio as contas de gás não baixam dos ~100€.

                    Não percebo nada do funcionamento da caldeira e infelizmente não tem termostato o que penso facilitaria muito a tarefa de gestão de consumo de gás. Tenho várias questões às quaias agradecia ajuda na resposta a quem percebe do assunto:

                    - Purgo individualmente uma vez por ano as unidades, é necessário alguma vez colocar água para voltar a encher? Sempre vai-se perdendo água nas purgas.
                    - Coloco as unidades geralmente no nivel 4 ou 5 e a caldeira, como não tem escala, sensivemente a 30-40% de potência. A ideia que tenho é que independentemente da potência que colocar nas unidades o que interessa é a que está regulado na caldeira, no entanto como estou a "exigir" uma potência elevada nas unidades, isto obriga a que a caldeira desligue-se menos frequentemente. Qual será a melhor relação? A caldeira com maior potência e as unidades com regulação mais baixa ou vice-versa?

                    Desculpem o testamento mas só esta noite foram 5m3...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                      Volta o tempo frio, voltam as questões sobre o aquecimento central. Tenho aquecimento central a gás em casa há 2 anos, mas nos meses de frio as contas de gás não baixam dos ~100€.

                      Não percebo nada do funcionamento da caldeira e infelizmente não tem termostato o que penso facilitaria muito a tarefa de gestão de consumo de gás. Tenho várias questões às quaias agradecia ajuda na resposta a quem percebe do assunto:

                      - Purgo individualmente uma vez por ano as unidades, é necessário alguma vez colocar água para voltar a encher? Sempre vai-se perdendo água nas purgas.

                      Há sistemas onde o enchimamento é automático, noutros é manual. Como indicação a pressão deverá andar por volta de 1kg, com a água fria; se estiver abaixo o mais provável é que necessite de água.

                      - Coloco as unidades geralmente no nivel 4 ou 5 e a caldeira, como não tem escala, sensivemente a 30-40% de potência. A ideia que tenho é que independentemente da potência que colocar nas unidades o que interessa é a que está regulado na caldeira, no entanto como estou a "exigir" uma potência elevada nas unidades, isto obriga a que a caldeira desligue-se menos frequentemente. Qual será a melhor relação? A caldeira com maior potência e as unidades com regulação mais baixa ou vice-versa?

                      Eu colocaria mais potência na caldeira.
                      Desculpem o testamento mas só esta noite foram 5m3...
                      Se não tens, pondera a montagem de um programador no sistema. Não é barato mas acabas por recuperar o investimento no gás que acabarás por poupar.

                      Comentário


                        Muito obrigado!

                        Eu queria instalar, mas na altura o vendedor referiu que a caldeira não permitia a montagem, como não tinha a quem recorrer com conhecimentos técnicos para confirmar esta informação, fiquei com essa ideia. É possível em qualquer caldeira?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                          Muito obrigado!

                          Eu queria instalar, mas na altura o vendedor referiu que a caldeira não permitia a montagem, como não tinha a quem recorrer com conhecimentos técnicos para confirmar esta informação, fiquei com essa ideia. É possível em qualquer caldeira?
                          Quando estive numa casa com aquecimento central a caldeira também não tinha programador. Na altura creio que custou uns 140€ e foi instalado pela empresa que instalou a caldeira.

                          Era igual a este... acho que ainda lá por casa!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                            Muito obrigado!

                            Eu queria instalar, mas na altura o vendedor referiu que a caldeira não permitia a montagem, como não tinha a quem recorrer com conhecimentos técnicos para confirmar esta informação, fiquei com essa ideia. É possível em qualquer caldeira?
                            Conheço 4 caldeiras, duas a gasóleo e uma a gás e todas têm; umas com outras sem fios.
                            Tenta contactar a Baxiroca...pode ser que te ajudem:

                            Inicio

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Quando estive numa casa com aquecimento central a caldeira também não tinha programador. Na altura creio que custou uns 140€ e foi instalado pela empresa que instalou a caldeira.

                              Era igual a este... acho que ainda lá por casa!


                              E todas as caldeiras perimitem ligar um progamador com termostato como este?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                E todas as caldeiras perimitem ligar um progamador com termostato como este?
                                O meu era compatível com todas as caldeiras da Vulcano.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                  Os rdiadores cá de casa são iguais a esse e isso não são purgadores automáticos, porque dos meus sai água.

                                  No entanto, neste momento tenho duas situações distintas que não compreendo: num dos quartos, com o purgador aberto não sai água nem ar, mas o radiador fica bem quente e parece funcionar normalmente. Noutro escritório, que fica "a meio do circuito", entre dois quartos, sai água do purgador mas aquela porcaria não aquece nem por nada. Será da torneira (termostática) que tem a tal mola encravada?

                                  Queria saber como fazer exactamente para sacar a torneira fora e ver o que se passa (e.g., se com o aquecimento ligado ou desligado, se com a torneira na posição fechada ou totalmente aberta, etc.).

                                  Gracias!
                                  A azul: provavelmente o radiador tem um entupimento interno, o elemento mais afastado não tem água a circular por ele embora os restantes elementos do radiador funcionem bem.

                                  A vermelho: podes ter a torneira avariada ou a torneira de retorno fechada. Além da tornaria de uso corrente também há, em cada radiador e no tubo de saída/retorno, uma segunda torneira (normalmente escondida e accionada apenas por uma chave de parafusos) que permite isolar esse radiador por qualquer razão (substituição, por exemplo).

                                  Comentário


                                    Uma vez mais obrigado, a minha caldeira é a Junkers Euroline (há vários modelos desta gama mas já não me recordo qual é) vou contactar instaladores.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                      Uma vez mais obrigado, a minha caldeira é a Junkers Euroline (há vários modelos desta gama mas já não me recordo qual é) vou contactar instaladores.
                                      Da mesma linha que a minha!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                        Uma vez mais obrigado, a minha caldeira é a Junkers Euroline (há vários modelos desta gama mas já não me recordo qual é) vou contactar instaladores.
                                        Olha aqui:

                                        Termostatos, Programadores e Acessórios - Junkers
                                        Parece que há o que procuras....

                                        Comentário


                                          Caramba, isto assim vai ganhar outro encanto!

                                          Vou já tratar disso!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                            Caramba, isto assim vai ganhar outro encanto!

                                            Vou já tratar disso!
                                            Olha que o programador serve para dar ordens á caldeira de quando e por quanto tempo a queres ligada.
                                            Obviamente que estará desligada quando não há gente em casa, de dia estará programada para 19/19.5 graus ( temperatura ambiente) e de noite 16.5/17 graus costumam ser suficientes.
                                            Vai dando notícias

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              Olha que o programador serve para dar ordens á caldeira de quando e por quanto tempo a queres ligada.
                                              Obviamente que estará desligada quando não há gente em casa, de dia estará programada para 19/19.5 graus ( temperatura ambiente) e de noite 16.5/17 graus costumam ser suficientes.
                                              Vai dando notícias
                                              Essas temperaturas que referes servem de exemplo ou é algo standard? É que a 18º já está a casa e estava frio. Estava a pensar quando estivesse gente em casa (princpalmente a miuda que é pequena) a temperatura rondar os 21, e de noite baixar para uns 19, e antes de acordar voltar aos 21.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                                Essas temperaturas que referes servem de exemplo ou é algo standard? É que a 18º já está a casa e estava frio. Estava a pensar quando estivesse gente em casa (princpalmente a miuda que é pequena) a temperatura rondar os 21, e de noite baixar para uns 19, e antes de acordar voltar aos 21.
                                                As «melhors» temperaturas és tu que as vais encontrar.
                                                Creio que, á noite, 17-18 chegará...de dia 20-21.

                                                Atenção que, no meu caso, ao programar a temperatura X, de facto ela fica X+0.5 graus e quando desce para o valor X é que a caldeira volta a arrancar.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                                  Muito obrigado!

                                                  Eu queria instalar, mas na altura o vendedor referiu que a caldeira não permitia a montagem, como não tinha a quem recorrer com conhecimentos técnicos para confirmar esta informação, fiquei com essa ideia. É possível em qualquer caldeira?


                                                  Para a minha Vulgano Lifestar comprei o salus-rt500rf e montei sozinho. Antes de comprar, enviei para a empresa (Salus) umas fotos do interior da caldeira, para certificar da compatibilidade e eles responderam logo, não só confirmando que sim mas tb explicaram como se fazia a ligação. Ao fim de 3 anos sempre funcionou sem problemas, e custou cerca de 40 e tal euros.

                                                  Comentário


                                                    Obrigado pela dica!

                                                    Eu percebo pouco para não dizer nada de nada, de tudo o que meta bricolage e tenho receio de me pôr a inventar.
                                                    No entanto já tenho um orçamento de 230€...

                                                    Já agora tenho tido outro problema, graças às dicas do Sansoni7, já consegui baixar o consumo, aumentando a potência na caldeira e diminuindo nos radiadores, porem há radiadores que no 1 ou 2 fazem um barulho incomodativo e por vezes durante a noite começam a fazer um barulho metálico brutal que se propaga pela casa toda! Já apanhei um susto...

                                                    Alguem sabe o que será?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                                      Obrigado pela dica!

                                                      Eu percebo pouco para não dizer nada de nada, de tudo o que meta bricolage e tenho receio de me pôr a inventar.
                                                      No entanto já tenho um orçamento de 230€...

                                                      Já agora tenho tido outro problema, graças às dicas do Sansoni7, já consegui baixar o consumo, aumentando a potência na caldeira e diminuindo nos radiadores, porem há radiadores que no 1 ou 2 fazem um barulho incomodativo e por vezes durante a noite começam a fazer um barulho metálico brutal que se propaga pela casa toda! Já apanhei um susto...

                                                      Alguem sabe o que será?
                                                      Os radiadors têm torneiras termostásticas?
                                                      O barulho que ouves pode ser, ou ar na tubagem ou os tubos a contrairem com o arrefecimnto posterior á torneira ter fechado, impedindo a passagem da água quente.
                                                      Eu colocaria a torneira na posição do meio.

                                                      Uma dúvida minha:
                                                      Imagina que o teu sistema tem torneiras termostaticas, que as colocas todas no 1-2, e a caldeira nos 60% ou 70%; imagina que a certa altura, porque todos os radiadores estão quentes, as torneiras fecham...Todas!
                                                      O que acontece á caldeira, continua a trabalhar?
                                                      É que se for assim, uma vez que aumentaste a potência da caldeira, o melhor é colocares os radiadoes no máximo para aquecerem o ambiente sem se «fecharem», ou então vais ter que de vez em quando, desligar a caldeira, pois não interessa que ela trabalhe com os radiadores fechados.

                                                      Alguma coisa que não entendas diz, pois não sendo técnico tentarei ajudar com a experiência que tenho.
                                                      Editado pela última vez por Sansoni7; 28 November 2013, 12:57.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post

                                                        Uma dúvida minha:
                                                        Imagina que o teu sistema tem torneiras termostaticas, que as colocas todas no 1-2, e a caldeira nos 60% ou 70%; imagina que a certa altura, porque todos os radiadores estão quentes, as torneiras fecham...Todas!
                                                        O que acontece á caldeira, continua a trabalhar?
                                                        Suponho que isso dependa de aparelho para aparelho. Tenho uma caldeira a gás, e ela vai ligando e desligando conforme as necessidades, não está permanentemente a queimar gás e a aquecer água.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                          Os radiadors têm torneiras termostásticas?
                                                          O barulho que ouves pode ser, ou ar na tubagem ou os tubos a contrairem com o arrefecimnto posterior á torneira ter fechado, impedindo a passagem da água quente.
                                                          Eu colocaria a torneira na posição do meio.

                                                          Uma dúvida minha:
                                                          Imagina que o teu sistema tem torneiras termostaticas, que as colocas todas no 1-2, e a caldeira nos 60% ou 70%; imagina que a certa altura, porque todos os radiadores estão quentes, as torneiras fecham...Todas!
                                                          O que acontece á caldeira, continua a trabalhar?
                                                          É que se for assim, uma vez que aumentaste a potência da caldeira, o melhor é colocares os radiadoes no máximo para aquecerem o ambiente sem se «fecharem», ou então vais ter que de vez em quando, desligar a caldeira, pois não interessa que ela trabalhe com os radiadores fechados.

                                                          Alguma coisa que não entendas diz, pois não sendo técnico tentarei ajudar com a experiência que tenho.
                                                          Confesso que não sei se tem torneiras termostáticas, (penso que sim) quando pressiono para dentro a torneira parece que "corta" a água, presumo que seja uma válvula não? Entre a tubagem e a torneira há uma porca que roda mas não sei se ela deve estar totalmente fechada ou noutra posição, alguns radiadores tinham-na fechada e outros nem por isso. Experimentei abrir uma ao máximo e fiquei praticamente com a torneira na mão!

                                                          Quanto a ar até me parece por vezes ouvir a água a correr e ao que parece ser "pingar" mas já purguei e quando tento só sai água.

                                                          Quanto à tua "dúvida" sinceramente não sei, ela de vez em quando desliga-se mas não sei se está relacionado com o acontecimento das torneiras fecharem todas. Honestamente nem percebi bem o que é as torneiras fecharem é quando as unidades atingem a temperatura? Se assim for presumo que sim.

                                                          A solução mais simples seria pôr tudo no 3 ou 4, eventualmente 5, mas a casa fica muito quente, e a caldeira irá desligar menos frquentemente ( o que leva ao acréscimo de gás gasto) devido à potência "colocada" nas unidades certo?

                                                          Peço desculpa se não ficou muito claro...

                                                          As torneiras são estas, a seta aponta para a porca:
                                                          torneira_de_radiador.jpg

                                                          PS: tenho todas estas dúvidas porque não possuo manual dos radiadores.
                                                          Editado pela última vez por rocketchef; 28 November 2013, 13:43.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                                            Confesso que não sei se tem torneiras termostáticas, (penso que sim) quando pressiono para dentro a torneira parece que "corta" a água, presumo que seja uma válvula não? Entre a tubagem e a torneira há uma porca que roda mas não sei se ela deve estar totalmente fechada ou noutra posição, alguns radiadores tinham-na fechada e outros nem por isso. Experimentei abrir uma ao máximo e fiquei praticamente com a torneira na mão!

                                                            A toneira da imagem é termostatica. deves rodar a torneira por forma a que o indicador vá de 1 ( mínimo) a 5 (máximo). Dependendo da posição em que colocares a torneira, quando for atingida a tempratura «regulada» para o valor escolhido, ela vai fechar impedindo a passagem da água nesse radiador.

                                                            Quanto a ar até me parece por vezes ouvir a água a correr e ao que parece ser "pingar" mas já purguei e quando tento só sai água.

                                                            Já fechaste todos os radiadores excepto o que queres purgar? s Se sim e se só sai água o mais provavel é que os ruídos que ouves seja dos canos a aquecer e a arrefecer...será normal.

                                                            Quanto à tua "dúvida" sinceramente não sei, ela de vez em quando desliga-se mas não sei se está relacionado com o acontecimento das torneiras fecharem todas. Honestamente nem percebi bem o que é as torneiras fecharem é quando as unidades atingem a temperatura? Se assim for presumo que sim.

                                                            Sim, torneiras fechadas é impedirem a passagem da água quando é atingida a temperatura determinada. A caldeira deve desligar quando atinge a temperatura determinada pela percentagem de pôtência que seleccionas, e não devido á posição que seleccionaste nas torneiras do radiador.

                                                            A solução mais simples seria pôr tudo no 3 ou 4, eventualmente 5, mas a casa fica muito quente, e a caldeira irá desligar menos frquentemente ( o que leva ao acréscimo de gás gasto) devido à potência "colocada" nas unidades certo?

                                                            Enquanto não montares o programador vais ter que ser tu a encontrar o ideal. Se calhar eu colocava a caldeira com potência um pouco acima do meio ( 60-70%) e os radiadors no 4. Controlava a temperatura da casa e se estivesse demasiad quente, baixava a potência da caldeira e o «valor» seleccionado nos radiadores.


                                                            Peço desculpa se não ficou muito claro...

                                                            As torneiras são estas, a seta aponta para a porca:
                                                            [ATTACH]118989[/ATTACH]

                                                            PS: tenho todas estas dúvidas porque não possuo manual dos radiadores.
                                                            Fui respondendo a azul.

                                                            Comentário


                                                              Uma vez mais obrigado pelos esclarecimentos, mas quanto à "porca" deve estar fechada?
                                                              É que aquilo parece que serve a mesma função da torneira. Consigo ter a torneira do radiador no 3 ou 4 e se fechar a porca não passa água. O que torna a tarefa de definição de um valor ainda mais subjectivo pois para além da escala da torneira tenho que a "olhómetro" rodar a porca.

                                                              Penso que a caldeira esteja neste momento por volta de uns 60%, mas caso queira diminuir nos radiadores lá vêm os estalos outra vez .

                                                              Vou tentar purgar um a um estando todos os outros fechados, mas olha que aquilo não pode ser normal, até porque me acorda! Se ajudar ponho aqui um video, consigo simular o barulho que aquilo faz ao diminuir a potência do radiador ou desatarrachando a porca...

                                                              PS: nunca escrevi tantas vezes porca!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X