Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento central!!O diário de uma purga! com fotos!!:)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que falas de porca, não é um parafuso tipo umbraco? Se sim, esse parafuso serve para equilibrar a instalação, ou seja, para que a água passe por todos os radiadores de maneira igual. Tem sido uma dor de cabeça para equilibrar a instalação cá de casa. Mas já está melhor.

    Comentário


      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
      O que falas de porca, não é um parafuso tipo umbraco? Se sim, esse parafuso serve para equilibrar a instalação, ou seja, para que a água passe por todos os radiadores de maneira igual. Tem sido uma dor de cabeça para equilibrar a instalação cá de casa. Mas já está melhor.
      Creio que a porca que ele fala será para fixar a torneira termostática...ora vê na imagem que o user postou.

      Comentário


        Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
        Uma vez mais obrigado pelos esclarecimentos, mas quanto à "porca" deve estar fechada?
        É que aquilo parece que serve a mesma função da torneira. Consigo ter a torneira do radiador no 3 ou 4 e se fechar a porca não passa água. O que torna a tarefa de definição de um valor ainda mais subjectivo pois para além da escala da torneira tenho que a "olhómetro" rodar a porca.

        Penso que a caldeira esteja neste momento por volta de uns 60%, mas caso queira diminuir nos radiadores lá vêm os estalos outra vez .

        Vou tentar purgar um a um estando todos os outros fechados, mas olha que aquilo não pode ser normal, até porque me acorda! Se ajudar ponho aqui um video, consigo simular o barulho que aquilo faz ao diminuir a potência do radiador ou desatarrachando a porca...

        PS: nunca escrevi tantas vezes porca!
        Viva Eu não conheço essas torneiras, mas pensava que essa porca seria para fixar a torneira ao sistema e deveria estar totalmente apertada. Os estalos, cá para mim é a tubagem a reagir ao frio/calor. Neste momento que escrevo, cá em casa de vez em quando lá sai um estalo.....é que a caldeira arrancou agora e está a meter água quente no sistema.

        http://www.leroymerlin.pt/Site/Fazer...ostaticas.aspx

        http://www.canalizareaquecer.com/torneiras-de-radiador-com-termostato-integrado.html
        Editado pela última vez por Sansoni7; 29 November 2013, 09:56.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
          Viva Eu não conheço essas torneiras, mas pensava que essa porca seria para fixar a torneira ao sistema e deveria estar totalmente apertada. Os estalos, cá para mim é a tubagem a reagir ao frio/calor. Neste momento que escrevo, cá em casa de vez em quando lá sai um estalo.....é que a caldeira arrancou agora e está a meter água quente no sistema Leroy Merlin - Funcionamento das torneiras termostáticas Torneiras de radiador com termostato integrado | Canalizar e aquecer
          Darkwings penso que esse parafuso de que falas está do outro lado do radiador.
          Este pelo que me apercebi deve ser mesmo para fixar a torneira e decidi apertá-las.

          Entretanto fiz um video demonstrativo do ruido que as torneiras fazem. Fez barulho porque coloquei a potência baixa, mas durante a noite sem ninguem mexer também fazem.

          http://tinypic.com/r/ifmzwi/5

          Comentário


            Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
            Darkwings penso que esse parafuso de que falas está do outro lado do radiador.
            Este pelo que me apercebi deve ser mesmo para fixar a torneira e decidi apertá-las.

            Entretanto fiz um video demonstrativo do ruido que as torneiras fazem. Fez barulho porque coloquei a potência baixa, mas durante a noite sem ninguem mexer também fazem.

            http://tinypic.com/r/ifmzwi/5
            Viva
            O ruído vem do radiador, certo?

            Se sim é a torneira termostatica que, nessa posição não fecha completamnete o circuito de entrada de água no radiador e a «peça» que fecha vibra fazendo esse ruido. Pode acontece também numa torneira normal quando não a abres completamente.

            O que me preocupa, no teu caso, é não saber o comportamento da caldeira a funcionar a 60% ( creio que quanto maior a percentagem maior a temperatura da água) quando, por hipótese, a maioria das torneiras dos radiadores fecharem por terem atingido a temperatura seleccionada. Para «bem», a caldeira deveria parar o seu funcionamento, mas não sei se é isso que acontece.
            Po isso é que, se fosse eu, enquanto nem tenho certeza disto nem tivesse o tal programador, o que eu faria era caldeira a 60% e torneiras no 4-5. Eventualmente a meio da noite, levantar-me-ia da cama para fdesligar a caldeira e tentaria ligá-la uma hora antes da «alvorada»...
            Editado pela última vez por Sansoni7; 29 November 2013, 10:44. Razão: Correção erros

            Comentário


              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
              viva
              O ruío vm do radiador, certo?

              Se sim é a torneira termostatica que, nessa posição não fecha completamnete o circuito de entrada de água no radiador e a «peça» que fecha vibra fazendo esse ruido. Pode acontece também numa torneira normal quando não a abres completamente.

              O que me preocupa, no teu caso, é não saber o comportamento da caldeira a funcionar a 60% ( creio que quanto maior a percentagem maior a temperatura da água) quando, por hipótese, a maioria das torneiras dos radiadores fecharem por terem atingido a temperatura seleccionada. Para «bem», a caldeira deveria parar o seu funcionamento, mas não sei se é isso que acontece.
              Po isso é que, se fosse eu, enquanto nem tenho certeza disto nem tivesse o tal programador, o que eu faria era caldeira a 60% e torneiras no 4-5. Eventualmente a meio da noite, levantar-me-ia da cama para fdesligar a caldeira e tentaria ligá-la uma hora antes da «alvorada»...
              Ou seja, seria um cronotermostato humano

              Ela vai desligando durante o funcionamento. Ontem liguei-a às 18h numa posição que penso ser 50-60% e abri apenas os radiadores dos quartos e sala na posição 3, foi desligada às 8h, tendo gasto sensivelmente 5,5m3. Penso ser um bom valor.

              O que me chateia é ouvir a água a correr de vez em quando, parece aquelas fontes Zen que se vendem nos chineses....

              Comentário


                Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                Ou seja, seria um cronotermostato humano

                Ela vai desligando durante o funcionamento. Ontem liguei-a às 18h numa posição que penso ser 50-60% e abri apenas os radiadores dos quartos e sala na posição 3, foi desligada às 8h, tendo gasto sensivelmente 5,5m3. Penso ser um bom valor.

                O que me chateia é ouvir a água a correr de vez em quando, parece aquelas fontes Zen que se vendem nos chineses....
                Pois de consumos não entendo.

                Provavelmente a caldeira desliga quando a água atinge a temperatura determinada pela percentagem que seleccionas e não por a temperatura em determinda divisão ser a que seleccionaste no radiador....penso eu.

                O ruído de água a correr, se for no radiador tem a ver com o fecho da torneira ( em função da posição que seleccionaste), se for na canalização poderá ser ar...

                Comentário


                  Penso que seja mesmo no radiador, queria mesmo esvaziar o circuito da água mas como tenho receio de não saber depois voltar a encher o circuito, fica assim.

                  Os resultados agora estão satisfatórios, por isso obrigado por toda a ajuda e paciência!

                  Comentário


                    Se é no radiador, creio que será a torneira a fechar....é incomodativo mas não é problemático.
                    Tnho em casa uma torneira «normal» que também tem esse...feitio.

                    Comentário


                      Tenho em casa uma caldeira Junkers Euroline.
                      Quando ligo o aquecimento a pressão do circuito está tipo a 1 bar e chega a um ponto que ultrapassa os 3 bar e começa a pingar água pela válvula de descarga.
                      Será normal?

                      A casa aquece normalmente e nos radiadores está tudo ok a nivel de temperaturas e não fazem ruidos.
                      Noto que na caldeira há uma certa vibração quando está a "rolar a água em modo de cruzeiro".

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                        Pois de consumos não entendo.

                        Provavelmente a caldeira desliga quando a água atinge a temperatura determinada pela percentagem que seleccionas e não por a temperatura em determinda divisão ser a que seleccionaste no radiador....penso eu.

                        O ruído de água a correr, se for no radiador tem a ver com o fecho da torneira ( em função da posição que seleccionaste), se for na canalização poderá ser ar...
                        Se o sistema não possuir cronotermostato, a caldeira apenas desliga quando atinge a temperatura da água pré estabelecida. Se possuir cronotermostato ( colocado na zona mais fria da casa, normalmente na entrada), a caldeira desliga quando a divisão atinge a temperatura selecionada. Existem outros sistemas que funcionam de maneiras ligeiramente diferentes das anteriores.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
                          Tenho em casa uma caldeira Junkers Euroline.
                          Quando ligo o aquecimento a pressão do circuito está tipo a 1 bar e chega a um ponto que ultrapassa os 3 bar e começa a pingar água pela válvula de descarga.
                          Será normal?

                          A casa aquece normalmente e nos radiadores está tudo ok a nivel de temperaturas e não fazem ruidos.
                          Noto que na caldeira há uma certa vibração quando está a "rolar a água em modo de cruzeiro".
                          Ou tens ar no sistema, ou o vaso de expansão não tem a pressão de ar correcta/ rompeu a membrana.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                            Ou tens ar no sistema, ou o vaso de expansão não tem a pressão de ar correcta/ rompeu a membrana.
                            Ar não deve ser, problemas no vaso de expansão talvez.

                            Coisa que poderei resolver?
                            Tenho jeito para bricolage.
                            Ou é mesmo tarefa só para técnicos em caldeiras?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
                              Ar não deve ser, problemas no vaso de expansão talvez.

                              Coisa que poderei resolver?
                              Tenho jeito para bricolage.
                              Ou é mesmo tarefa só para técnicos em caldeiras?
                              O vaso expansor está visível?
                              Se sim será fácil a sua substituição, se não está.....


                              Porque não experimentas, primeiro, baixar a pressão, em frio, para menos de 1 bar e ver como se comporta o sistema em quente?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                Darkwings penso que esse parafuso de que falas está do outro lado do radiador.
                                Este pelo que me apercebi deve ser mesmo para fixar a torneira e decidi apertá-las.

                                Entretanto fiz um video demonstrativo do ruido que as torneiras fazem. Fez barulho porque coloquei a potência baixa, mas durante a noite sem ninguem mexer também fazem.

                                http://tinypic.com/r/ifmzwi/5
                                Ah, ok. nesse caso não está ca quem falou. Relativamente ao barulho de estalos, se a tubagem for metálica é normal fazerem . É resultado das dilatações repentinas do material. O barulho não consigo ouvir aqui no trabalho, mas se for tipo água a correr é normal quando a torneira está pouco aberta.

                                A caldeira a partida deverá ter um sistema de segurança, em que quando a água passa de determinada temperatura simplesmente desliga. Pior estou eu que tenho o aquecimento central ligado ao recuperador de calor. As vezes distraio-me e quando dou por ela já está a agua acima dos 80º.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                  O vaso expansor está visível?
                                  Se sim será fácil a sua substituição, se não está.....


                                  Porque não experimentas, primeiro, baixar a pressão, em frio, para menos de 1 bar e ver como se comporta o sistema em quente?
                                  É como está neste momento em frio a pressão está a baixo de 1bar, por mim regulado e assim quando ligo o aquecimento vai até aos 2 bar 2,5bar

                                  A vaso expansor está na parte de trás do equipamento.Implica muita coisa .
                                  o melhor será meter nas mãos de quem já mexe nisto tipo de máquinas.

                                  Outras sugestões?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                    Ah, ok. nesse caso não está ca quem falou. Relativamente ao barulho de estalos, se a tubagem for metálica é normal fazerem . É resultado das dilatações repentinas do material. O barulho não consigo ouvir aqui no trabalho, mas se for tipo água a correr é normal quando a torneira está pouco aberta.

                                    A caldeira a partida deverá ter um sistema de segurança, em que quando a água passa de determinada temperatura simplesmente desliga. Pior estou eu que tenho o aquecimento central ligado ao recuperador de calor. As vezes distraio-me e quando dou por ela já está a agua acima dos 80º.
                                    Já apanhei um valente susto....agora ando sempre a mexer nos termostatos.
                                    Problema mesmo é recuperador de água a trabalhar e faltar a energia electrica....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
                                      É como está neste momento em frio a pressão está a baixo de 1bar, por mim regulado e assim quando ligo o aquecimento vai até aos 2 bar 2,5bar

                                      A vaso expansor está na parte de trás do equipamento.Implica muita coisa .
                                      o melhor será meter nas mãos de quem já mexe nisto tipo de máquinas.

                                      Outras sugestões?
                                      A válvula que pinga, dispara a que pressão?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
                                        Tenho em casa uma caldeira Junkers Euroline.
                                        Quando ligo o aquecimento a pressão do circuito está tipo a 1 bar e chega a um ponto que ultrapassa os 3 bar e começa a pingar água pela válvula de descarga.
                                        Será normal?

                                        A casa aquece normalmente e nos radiadores está tudo ok a nivel de temperaturas e não fazem ruidos.
                                        Noto que na caldeira há uma certa vibração quando está a "rolar a água em modo de cruzeiro".
                                        A minha caldeira é igual, antes de a usar nesta estação fria ao ligar o aquecimento central tambem estava com uma pressão de 2,5-3, no entanto purguei o sistema e fixou-se em 1,5.

                                        A minha não pinga, nem nunca pingou presumo que não seja normal pingar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por rocketchef Ver Post
                                          A minha caldeira é igual, antes de a usar nesta estação fria ao ligar o aquecimento central tambem estava com uma pressão de 2,5-3, no entanto purguei o sistema e fixou-se em 1,5.

                                          A minha não pinga, nem nunca pingou presumo que não seja normal pingar.
                                          Pingar é sinal de que a pressão no sistema está próxima do limite da válvula de segurança.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                            Já apanhei um valente susto....agora ando sempre a mexer nos termostatos.
                                            Problema mesmo é recuperador de água a trabalhar e faltar a energia electrica....
                                            Tenho um baldinho com areia ao lado do recuperador. Deixei-o lá desde quando uma vez o motor deixou de funcionar e só reparei quando as válvulas de segurança dispararam e começaram a deitar vapor para dentro da sala. Desde aí coloquei um termometro que me deixe verificar sempre a temperatura da água, e o baldinho para o que der e vier.

                                            Comentário


                                              double post

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                A válvula que pinga, dispara a que pressão?
                                                Um pouco antes dos 3 bar, tem um risco verde e é quando a pressão chega a esse ponto que começa a pingar.

                                                Comentário


                                                  Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                    Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...
                                                    Compensa se o que queimamos é gás natural
                                                    Ao principio era a gás propano e Deus me livre...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
                                                      Compensa se o que queimamos é gás natural
                                                      Ao principio era a gás propano e Deus me livre...
                                                      Bem me parecia que havia qualquer coisa que não estava a apanhar
                                                      Na minha zona não há gás natural, logo o que se tem cá em casa são essas garrafas de propano que custam 100€ cada. Nem me tinha lembrado do gás natural, e nem faço ideia do preço, mas pelos visto é bem mais barato.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                        Bem me parecia que havia qualquer coisa que não estava a apanhar
                                                        Na minha zona não há gás natural, logo o que se tem cá em casa são essas garrafas de propano que custam 100€ cada. Nem me tinha lembrado do gás natural, e nem faço ideia do preço, mas pelos visto é bem mais barato.
                                                        Em geral fica a menos de metade do preço.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                          Mas o aquecimento central ainda compensa ?? Eu tenho isso instalado no piso superior da casa, e ao preço a que está cada garrafa de gás (100€ as grandes) não me parece que compense muito, tanto que eu não uso há anos. Uso aquecimento electrico, que apesar de gastar alguma energia, não tem aumentado a conta em grande escala nos ultimos anos. Não fiz contas a fundo em relação a este assunto mas ...
                                                          Por aqui é gasóleo....e agora é que está caro.

                                                          Contas por alto, em 2012 gastei em gasóleo cerca de 50 Euros mês para Aquecimento Central e águas quentes sanitárias de uma moradia de R/C e 1º Andar com 4 pessoas.

                                                          Comentário


                                                            Uma pergunta:

                                                            Este Domingo liguei o aquecimento central em minha casa (caldeira mural a gás natural) e notei um efeito estranho.

                                                            Os radiadores em cada divisão têm torneira termostática, graduadas de 1 a 5.

                                                            Notei um efeito estranho: alguns dos radiadores aqueciam normalmente com a torneira regulada para o máximo (5). No entanto, se reduzisse para o 4, esse radiador não aquecia NADA. Não deviam ficar, pelo menos, mornos?

                                                            O que é que se pode estar a passar aqui?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                              Uma pergunta:

                                                              Este Domingo liguei o aquecimento central em minha casa (caldeira mural a gás natural) e notei um efeito estranho.

                                                              Os radiadores em cada divisão têm torneira termostática, graduadas de 1 a 5.

                                                              Notei um efeito estranho: alguns dos radiadores aqueciam normalmente com a torneira regulada para o máximo (5). No entanto, se reduzisse para o 4, esse radiador não aquecia NADA. Não deviam ficar, pelo menos, mornos?

                                                              O que é que se pode estar a passar aqui?
                                                              E se voltasses a clocar no 5, voltavam a aquecer?
                                                              Se sim, provavelmente as torneiras não estarão 5**, ou seja, fecham completamente quando não o deveriam fazer.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X