Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Update:Frigorifico Ariston Avariado,alguem tem um igual? Agora avariou o outro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    o meu combinado whirpool tem 6 anos e faz icebergues na parede de trás na parte de cima. agora faz frio, mas no verão não fazia o suficiente mesmo no máximo. meandei um mail a um representante há 4 meses, ainda não tive resposta. o problema será fuga de gás?
    Boa pergunta....

    Comentário


      #92
      Como isto parece estar mais para um tópico de frigoríficos, aqui vai:

      Alguém tem um do tipo americano? Estou a pensar comprar um da marca Samsung, mas sem a treta do gelo e água. Quem tem uma opinião formada ou um conselho amigo?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Eu tive uma máquina de lavar loiça da whirlpool que deu o berro ao fim de poucos anos e com pouco uso.

        O combinado da zanussi com 6 anos começou a fazer gelo na parte de frigorífico.

        A solução (que é um remendo) foi colocar uma peça metálica que substitui o circuito do gás original.

        Ficou a funcionar, mas dá com cada estalo que parece que se vai desintegrar.
        Originalmente Colocado por buga Ver Post
        Boa pergunta....
        rca33, o meu problema é parecido com o teu?
        buga, também não percebes nada de frigoríficos como eu?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          rca33, o meu problema é parecido com o teu?
          buga, também não percebes nada de frigoríficos como eu?

          Eu n percebo nada de frigos, mas sei q de certeza q o teu frigo esta a gastar muita energia para tentar manter a temperatura.
          devias ver isso quanto antes. Se bem embora de certeza q o veridico seja sucata se mandares reparares na marca, foi o q aconteceu ao meu.
          Como reclamei à ariston eles deram outro modelo inferior mas tive q o pagar ao preço de custo, mas n levaram o antigo.
          o Antigo dei ao meu irmao e ele mandou-o reparar e hoje esta a trabalhar sem problemas, teve é q lavar um motor novo e está um pouco mais barulhento mas valeu a pena, pq saiu mt mais barato q comprar um novo

          Comentário


            #95
            Bem, cá em casa tem-se tido sorte com os electrodomésticos!
            Do mais novo para o mais velho!

            O Frigorifico é da Fagor e tem 6 anos, veio substituir um outro que já tinha 20 anos. Não me lembro qual foi a avaría!

            A máquina de lavar roupa é uma Ariston já vai com 15 anos e já deu umas avarías .Frutos de lavar muito e também de algumas vezes com peças pesadas (estilo cobertores que em seco já são pesados e molhados parece que pesam mais do dobro!) e o tambor bem cheio, para fazer render o tempo!

            1ª avaría.
            Motor queimou devido a sobreaquecer e o condensador também foi substituído por ter ficado afectado nesse processo! O Motor foi reparado! Tinha ela 10 anos!

            2ª avaría
            Rolamento do tambor estava gripado! O meu pai substituiu! 13 anos

            3ª avaría
            Com o passar do tempo uma borracha de esgoto que roçava num bloco de cimento gretou e deitava água por aí! Substituída pelo meu pai! 14 anos

            4ª avaría
            O botão para ligar, não ligava ! Tinha ficado preso. O meu pai meteu um novo e custou €15! 14 anos

            A outro máquina também era uma Ariston, mas foi aqui o Je que a avariou, de modo permanente! Não me lembro da idade que tinha na altura!

            Máquina de lavar louça é uma Ariston e é mais nova que a de lavar roupa 1 ano!

            O microôndas é um Whirlpool de 27 litros, sim leram bem, 27, tem 16 anos e nunca avariou. Tenho de saber se existe marcas que produzam um com esta capacidade!

            A arca frigorifica é uma vertical e de grande capacidade da whirlpool e tem uns 17 anos. O problema é que ela consome bem, mesmo sem gelo acumulado nas tubagens!

            O fogão tem 32 anos e é um Ariston e não tem uma ponta de ferrugem. Quando foi a conversão para gás natural o instalador ficou de boca aberta e disse que de todos os fogões que já tinha afinado, este era o mais velho e o que estava em melhor estado, façe a fogões com 5 anos! E não é pequeno ele. Tem o tamanho de um móvel e ronda os 60 a 90kg, senão mais!

            Comentário


              #96
              ........
              O fogão tem 32 anos e é um Ariston e não tem uma ponta de ferrugem.....




              Impressionante!!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
                O fogão tem 32 anos e é um Ariston e não tem uma ponta de ferrugem.
                Desculpa a pergunta e se é estupida, mas esse fogão é feito de quê? De inox? Ou ainda nao havia disso?

                De resto não me admira a durabilidade do material Ariston antigo.

                Tivemos em casa um frigorifico que durou 20 e poucos anos e ainda funcionava quando foi para a reciclagem.

                Também temos uma arca vertical com 15 anos em que só precisou de um termostato novo. Claro que o barulho do motor já acusa a idade através do barulho (não alarmante mas que chama a atenção quando se passa por ele) ,mas ainda funciona normalmente.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  O meu frigorifico Miele veio da Alemanha Federal embora também tenha componentes made in italy

                  Nos anos 70 a AEG fabricava máquinas de lavar roupa em Portugal e na Alemanha, modelos "iguais". Misteriosamente as feitas em Portugal eram atacadas rápidamente pela ferrugem e calcário e só duravam metade do tempo. Escusado será dizer que vendiam porque eram mais baratas, o mercado era fechado na altura, havia barreiras à importação. Depois Portugal entrou na CEE e a fábrica fechou... felizmente :D
                  A AEG já não faz nada na Alemanha há anos, aliás, já nem sequer é alemã há muito tempo (Electrolux)!
                  Assim como a Bosh/Siemens/Balay que estão a deixar a Alemanha (já não fazem quase nada lá)!
                  Até a Miele vai deixar de Produzir na Alemanha dentro de pouco tempo.......

                  As maquinas feitas em Portugal duravam tanto ou mais do que as feitas na Alemanha ou Italia!
                  Não é por acaso que, quase todas as maquinas com mais de 15 anos são Made in Portugal (Indesit, Candy, etc)!
                  Eu sei do que falo, pois ando no meio delas diariamente...............

                  Hoje em dia, Ariston, Indesit, Bosch, Siemens, Zanussi, Balay, Whirlpool, etc, são tudo marcas "correntes" e vai tudo dar ao mesmo; são feitas para durar pouco mais de 5/6 anos!
                  A Fagor ainda é muito recente........
                  Bosch/ Siemens/ Balay, são marcas que eu dificilmente comprarei; são (um pouco) mais caras, duram o mesmo e as peças são muiro mais caras que as outras!
                  Por ex, estou farto de reparar Microondas Bosch (daqueles que custam mais de 250€) e tenho em casa um de 50€ com 5 anos e nunca avariou....

                  A Miele ainda se destaca destas, mas já não é o que era!
                  Não acho que o preço/ qualidade compense!

                  Já não é uma questão de marca, mas sim de modelo, pois uma marca (por ex. Ariston), tem modelos muito bons e modelos muito maus!

                  Ah... esqueci-me de falar do frigorifico!
                  O que provavelmente aconteceu, foi que, a tubagem do gás refrigerante dever ter alguma fuga e o gás está a sair, logo nunca consegue antigir a temperatura pretendida.
                  Para afectar o congelador e o frigorifico, só deve ter um compressor.....
                  Se não fôr reparado, vai acabar por queimar o compressor, pois ele vai trabalhar continuamente até atingir a temperatura pretendida, mas, como a tubagem está furada, nunca vai conseguir e acabar por "estourar"!

                  Isso dá para reparar, mas, já são poucas as empresas que fazem isso (a minha não faz!).
                  A reparação consiste em "desfazer" a parede traseira do conbinado, retirar a tubagem danificada e colocar uma novo feita em cobre ($$$), que dificilmente volta a furar!
                  Depois mete-se uma chapa de inox na parade interior e enche-se a parte traseira com espuma!
                  Fica como novo (melhor do que novo, pois a tubagem que vem é uma me@da), mas custa algum dinheiro (daí muitos não repararem ainda por cima tendo em conta o preço actual dos electrodmesticos), pois a serpentina é feita em cobre e, como sabem, este está cada vez mais caro!

                  Já me aconteceu o mesmo no combinado aqui de casa (Whirlpool com 8 anos), ao fim de 6 anos, também teve que levar uma serpentina em cobre na parte do frigorifico (na altura custou perto de 100€), mas ficou muito bom (acho que ficou melhor que quando era novo)!
                  Curiosamante, passado cerca de um mês foi o congelador que avariou (tem 2 compressores; um para o frigo e um para o combi)!
                  Neste tipo de combinados, além da tubagem entre as gavetas, tem um tudo que passa em volta da porta e era essa tubagem que tinha uma fuga.
                  Solução: anular esse tubo, visto que estava a volta da porta e não fazia grande diferença (até hoje não se notou diferença nenhuma!
                  Mais cerca de 50€!

                  Quem fez a reparação foi um conhecido meu, que trabalha muito bem, e o preço elevado deve-se (como já referi) ao facto do preço do cobre ter aumentado prai 200% nos ultimos 2/3 anos!

                  Ainda pensamos em comprar um novo, mas rapidamente chegamos à conclusão que, fosse qual fosse a marca, mais dia menos dia, nos iria acontecer o mesmo (e quanto mais novo; pior)!

                  No teu caso, optaria por tentar encontrar alguém que faça essa tipo de reparações e reparava esse!
                  Editado pela última vez por ASAS; 25 November 2007, 17:59.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                    Bosch/ Siemens/ Balay, são marcas que eu dificilmente comprarei; são (um pouco) mais caras, duram o mesmo e as peças são muiro mais caras que as outras!
                    Por acaso a Siemens de cá de casa (pelo menos a máquina de lavar roupa, já que o resto da gama tem quase 10 anos e sem problemas) nunca deu chatisses ao fim desses 6 anos que falaste.

                    Mas também veio das Alemanhas, o que levou a um tempo de espera maior e o preço também não foi nada amigável (140 contos na moeda antiga).

                    A Miele deixando de produzir na Alemanha, ou mantém os padrões de qualidade ou então começa a baixar preços a pique.

                    Com a globalização, só falta serem "made in china" como já é a maior parte dos produtos electrónicos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                      A AEG já não faz nada na Alemanha há anos, aliás, já nem sequer é alemã há muito tempo (Electrolux)!
                      Assim como a Bosh/Siemens/Balay que estão a deixar a Alemanha (já não fazem quase nada lá)!
                      Até a Miele vai deixar de Produzir na Alemanha dentro de pouco tempo.......

                      As maquinas feitas em Portugal duravam tanto ou mais do que as feitas na Alemanha ou Italia!
                      Não é por acaso que, quase todas as maquinas com mais de 15 anos são Made in Portugal (Indesit, Candy, etc)!
                      Eu sei do que falo, pois ando no meio delas diariamente...............

                      Hoje em dia, Ariston, Indesit, Bosch, Siemens, Zanussi, Balay, Whirlpool, etc, são tudo marcas "correntes" e vai tudo dar ao mesmo; são feitas para durar pouco mais de 5/6 anos!
                      A Fagor ainda é muito recente........
                      Bosch/ Siemens/ Balay, são marcas que eu dificilmente comprarei; são (um pouco) mais caras, duram o mesmo e as peças são muiro mais caras que as outras!
                      Por ex, estou farto de reparar Microondas Bosch (daqueles que custam mais de 250€) e tenho em casa um de 50€ com 5 anos e nunca avariou....

                      A Miele ainda se destaca destas, mas já não é o que era!
                      Não acho que o preço/ qualidade compense!

                      Já não é uma questão de marca, mas sim de modelo, pois uma marca (por ex. Ariston), tem modelos muito bons e modelos muito maus!
                      Eu sempre tive a opinião de que os electrodomésticos feitos em Portugal eram muito bons, até porque temos o exemplo da meireles( e se não me engano também da mafirol.)

                      (tenho pena que a miele deixe de fabricar na Alemanha....)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                        Por acaso a Siemens de cá de casa (pelo menos a máquina de lavar roupa, já que o resto da gama tem quase 10 anos e sem problemas) nunca deu chatisses ao fim desses 6 anos que falaste.

                        Mas também veio das Alemanhas, o que levou a um tempo de espera maior e o preço também não foi nada amigável (140 contos na moeda antiga).

                        A Miele deixando de produzir na Alemanha, ou mantém os padrões de qualidade ou então começa a baixar preços a pique.

                        Com a globalização, só falta serem "made in china" como já é a maior parte dos produtos electrónicos.
                        imagina só, que daqui a alguns anos, comprares uma maquina de lavar da MIELE, e na gaveta dos detergentes estar: "MADE IN CHINA"

                        Comentário


                          Isto cada vez mais é uma lotaria. Tenho vários electrodomésticos, alguns de marcas conceituadas e outros de marca branca made in china (Worten, etc).

                          O que é certo é que os mais reles ainda não avariaram ! Um microondas Worten de 50 euros é dos mais potentes que já vi, funciona todos os dias e não deu nenhum problema em 5 anos.

                          Por outro lado, uma máquina de lavar roupa Siemens já deu alguns problemas, mas também já tem 10 anos e funciona quase todos os dias...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por buga Ver Post
                            imagina só, que daqui a alguns anos, comprares uma maquina de lavar da MIELE, e na gaveta dos detergentes estar: "MADE IN CHINA"
                            ...e por menos de 500 euros ...só faltava a marca ser "Mili".

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              o meu combinado whirpool tem 6 anos e faz icebergues na parede de trás na parte de cima. agora faz frio, mas no verão não fazia o suficiente mesmo no máximo. meandei um mail a um representante há 4 meses, ainda não tive resposta. o problema será fuga de gás?
                              Muito provavelmente, sim!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                Por acaso a Siemens de cá de casa (pelo menos a máquina de lavar roupa, já que o resto da gama tem quase 10 anos e sem problemas) nunca deu chatisses ao fim desses 6 anos que falaste.

                                Mas também veio das Alemanhas, o que levou a um tempo de espera maior e o preço também não foi nada amigável (140 contos na moeda antiga).

                                A Miele deixando de produzir na Alemanha, ou mantém os padrões de qualidade ou então começa a baixar preços a pique.

                                Com a globalização, só falta serem "made in china" como já é a maior parte dos produtos electrónicos.
                                Esses 6 anos aplicam-se às novas!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por buga Ver Post
                                  Eu sempre tive a opinião de que os electrodomésticos feitos em Portugal eram muito bons, até porque temos o exemplo da meireles( e se não me engano também da mafirol.)

                                  (tenho pena que a miele deixe de fabricar na Alemanha....)
                                  E são!
                                  Quem diz o contrario, não sabe o que diz!
                                  Basta ver a Fricon (arcas), é bem melhor que qualquer Bosch ou Ariston!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                    Esses 6 anos aplicam-se às novas!
                                    Mas a toda a gama ou só às baratuchas (as que custam menos de 500 euros)?

                                    É que se fosse hoje a comprar pelo preço da mesma e tendo em conta o que dizes, é para uma pessoa escaldar-se fortemente.

                                    Antes da Siemens que falei, a anterior foi uma Siemens (Siwamat 360) que durou por volta de 25 anos...maquinão e basta, e sem mariquices...só com o botão rotativo e luz-piloto .

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                      E são!
                                      Quem diz o contrario, não sabe o que diz!
                                      Basta ver a Fricon (arcas), é bem melhor que qualquer Bosch ou Ariston!
                                      Sim, eu tenho uma arca frigorifica da ignis, mas que foi fabricada na gonfrio aqui em Portugal! tinha uma falha no termostato, e o compressor estava sempre a trabalhar, mas eu desmontei, limpei e ficou como novo!
                                      e tem 23 anos! (tem um compressor unidad hermetica e trabalha com o gas r12)
                                      Editado pela última vez por buga; 25 November 2007, 18:20.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                        Mas a toda a gama ou só às baratuchas (as que custam menos de 500 euros)?

                                        É que se fosse hoje a comprar pelo preço da mesma e tendo em conta o que dizes, é para uma pessoa escaldar-se fortemente.

                                        Antes da Siemens que falei, a anterior foi uma Siemens (Siwamat 360) que durou por volta de 25 anos...maquinão e basta, e sem mariquices...só com o botão rotativo e luz-piloto .
                                        Sim, estou a falar das que custam menos de 500€, só não acho que 500€ seja propriamente "baratucho"!

                                        Nem sequer acho que valha a pena comprar uma maquina de lavar roupa (normal) por mais de 500€!
                                        Eu, pelo que conheço, não compraria!

                                        Hoje as coisas não são feitas para durar 15/20 anos, nem mesmo as topo de gama!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                          Sim, estou a falar das que custam menos de 500€, só não acho que 500€ seja propriamente "baratucho"!
                                          Eu também quis chamar "baratucho" por ser a gama de entrada. Claro que isso é dinheiro.

                                          Pessoalmente acho que cada um gasta o que pode, mas se for para pagar caro que não seja pelas mariquices.

                                          O material Siemens que os meus pais têm na cozinha (só os grandes electrodomésticos) também não foi propriamente barato, mas também nunca deu problemas até agora (e com quase 10 anos). Só a placa é que precisou de assistência apenas para mudar o sistema de gás.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            rca33, o meu problema é parecido com o teu?
                                            buga, também não percebes nada de frigoríficos como eu?

                                            À partida deve ser.

                                            O meu combinado fazia gelo na zona do frigorífico.

                                            Veio o técnico e trocou o termostáto porque pensava que não estaria a desligar e daí fazer gelo.

                                            Como ficou na mesma, chegou à conclusão que era uma fuga de gás.

                                            Como o circuíto está dentro das paredes do frigorífico, a única solução para não o mandar para o lixo foi colocar uma placa com o circuíto de gas aparafusada na parte de dentro do frigorífico. Teve de fazer um furo para passar o tubo para trás...

                                            Ficou a funcionar e sempre é melhor do que comprar outro novo, mas o frigorífico ficou a dar uns estalos enormes de vez em quando, o que nunca fez.

                                            Comentário


                                              So agora vi este topico.

                                              Tenho um frigorifico igual ao do topico inicial e nunca deu problemas.

                                              Na verdade, enquanto frigorifico, nada a apontar, excepto a qualidade do frio, que é muito boa.

                                              P.e., um iogurte passado da validade nao é problema com este frigorifico, enquanto que com outros que ja tive era mesmo para deitar fora.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                So agora vi este topico.

                                                Tenho um frigorifico igual ao do topico inicial e nunca deu problemas.

                                                Na verdade, enquanto frigorifico, nada a apontar, excepto a qualidade do frio, que é muito boa.

                                                P.e., um iogurte passado da validade nao é problema com este frigorifico, enquanto que com outros que ja tive era mesmo para deitar fora.

                                                quantos anos tem o teu frigorífico?

                                                Comentário


                                                  Para quem morar na área da Grande Lisboa (e arredores), existe uma empresa que representa a Assistência Técnica da ARISTON e INDESIT e que resolve 90% destas avarias, substituindo a "tubagem interna do evaporador" eliminando assim a fuga de gás e ainda dá garantia de 1 ano.

                                                  São rápidos e paguei cerca de 200€ já com deslocação e mão-de-obra.

                                                  Esta empresa fica perto de Pêro Pinheiro e o telefone é o 219673003.

                                                  Assim podemos continuar a ter nas nossas cozinhas este belo modelo de frigorifico e a funcionar em pleno.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pedrobeja Ver Post
                                                    Para quem morar na área da Grande Lisboa (e arredores), existe uma empresa que representa a Assistência Técnica da ARISTON e INDESIT e que resolve 90% destas avarias, substituindo a "tubagem interna do evaporador" eliminando assim a fuga de gás e ainda dá garantia de 1 ano.

                                                    São rápidos e paguei cerca de 200€ já com deslocação e mão-de-obra.

                                                    Esta empresa fica perto de Pêro Pinheiro e o telefone é o 219673003.

                                                    Assim podemos continuar a ter nas nossas cozinhas este belo modelo de frigorifico e a funcionar em pleno.
                                                    Apesar de cheirar a pub, é sem dúvida nenhuma uma info bastante util!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                      Apesar de cheirar a pub, é sem dúvida nenhuma uma info bastante util!
                                                      X2, ainda por cima é o 1 post dele, mas n deixa de ser útil!

                                                      Foi o mesmo preço q o meu irmão mandou reparar p meu frigo que dei a ele


                                                      P.S. fui eu q abri este Tópico, ha mais de 1 ano!

                                                      Comentário


                                                        Desenterranço para PUB. Nice

                                                        Comentário


                                                          Há dias falei com o representante de algumas marcas aqui da região onde habito e disse-me que estamos na era do descartável.

                                                          Marcas de confiança segundo ele, Bosh e Siemens.

                                                          Disse-me a titulo de exemplo, que nas maquina de lavar roupa, determinadas peças de desgaste do tambor já não dão pra substituir, já que estão incluidas num bloco bem selado. O que significa que quando se desgastam há que substituir o tambor todo.


                                                          Aqui em casa já tivemos electrodomésticos da Ariston, inclusive um frigorífico que deve ter durado aproximadamente 15 anos em estado relativamente decente. Por acaso foram trocados por Siemens. De referir que o frigorífico teve as suas avarias, mas tudo reparado. Actualmente ainda funciona na casa da minha tia, como segundo frigorífico mas tem mau aspecto.

                                                          Comentário


                                                            Sim concordo! Hoje em dias os eletrodomesticos qd avariam, muitas vezes é para deitar fora!

                                                            Alem do meu frigo ter avariado, em Dezembro no ano passado avariou-me o meu microndas da Whirpool, com 7 anos, mandei arranjar, 3 meses depois é q chega o orçamento do arranjo, demoraram pq n tinham a peça, q era um modulo electrónico, o orçamento era 250€!!!!! Chamei-os doidos, pq o microondas custou-me 150€! Eles dizeram q so a peça para substituir custava 200€, n faz sentido uma peça custar mais q o microondas inteiro!

                                                            Enfim, lá tenho q comprar outro microondas, quero ficar na whirpoll, por 2 razoes, tem programas q uso mt (gril, aquecimento automático, etc etc e tb por causa do buraco do movel aonde estava encastrado, ja vi um parecido, a ver se dura mais q o antigo! Há, vai custar 200€, tb vi á venda microonda novos por pouco mais de 30€ .

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                              Há dias falei com o representante de algumas marcas aqui da região onde habito e disse-me que estamos na era do descartável.

                                                              Marcas de confiança segundo ele, Bosh e Siemens.

                                                              Disse-me a titulo de exemplo, que nas maquina de lavar roupa, determinadas peças de desgaste do tambor já não dão pra substituir, já que estão incluidas num bloco bem selado. O que significa que quando se desgastam há que substituir o tambor todo.


                                                              Aqui em casa já tivemos electrodomésticos da Ariston, inclusive um frigorífico que deve ter durado aproximadamente 15 anos em estado relativamente decente. Por acaso foram trocados por Siemens. De referir que o frigorífico teve as suas avarias, mas tudo reparado. Actualmente ainda funciona na casa da minha tia, como segundo frigorífico mas tem mau aspecto.
                                                              É uma pena!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X