Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Isto demonstra claramente que és egoísta.





    Mas... será que é um defeito ou uma virtude?

    Sempre defendi que o "egoísmo" não é uma coisa necessariamente má, apesar de ser veiculado culturalmente como tal, no entanto as pessoas são livres de fazer escolhas e de pesar os prós e contras dos seus possíveis futuros passos. No caso especifico da Patricinha acho que ela faz muito bem, se neste momento a sua formula para a sua felicidade passar por outra coisa que não "filhos", e tendo em conta que ela não está em divida para ninguém nem para com nenhuma criança por conceber, porque raio haveria alguém de fazer juízos de valor em relação à sua decisão para o seu futuro a curto/médio prazo?

    Acho que é uma intromissão moral (em alguns casos até pode resvalar para alguma espécie de ingerência) na vida privada de uma pessoa e de um casal.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Casar e não ter filhos é um desrespeito para a instituição que é o casamento, e deveria ter outro nome que não casamento
      Obrigar um casal casado a ter filhos é um atentado à liberdade e é contra todos os princípios basilares de um estado de direito democrático.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Isto demonstra claramente que és egoísta.

        Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
        Não, isso demonstra que ela quer acima de tudo ser feliz e que a felicidade dela não passa por ter uma criança.

        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Casar e não ter filhos é um desrespeito para a instituição que é o casamento, e deveria ter outro nome que não casamento
        Vocês e os nomes.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
          Para mim não é.

          E sim, sinto essa pressão social/familiar de casar e ter filhos, aquela pressão que todos sentimos quando estamos reunidos em família e surge aquela pergunta: Quando é que casas pá? Ou então quando é que estão a pensar em ter filhos?

          Mas porquê??? Será que uma pessoa não pode ser feliz sozinha? Será que um casal não poderá ser feliz sem filhos?

          Oh pá eu sei que para alguns membros isto é inconcebível e não compreendem como uma pessoa pode ser feliz sem filhos ou mesmo em última instância conseguir ser feliz sozinho.

          Mas enquanto eu não estiver feliz/realizado nunca conseguirei fazer alguém feliz e depois tem que haver sempre essa predisposição de amar alguém, de adiar/mudar os nossos objectivos pessoais/profissionais em prol dos objectivos de outra pessoa.

          Casar e ter filhos para ser aceite e ser considerado normal aos olhos da sociedade é um passo em falso no caminho da nossa felicidade pessoal.
          Magnífico post, de uma lucidez invulgar neste tema. Digo eu, que sou divorciado e conheço ambos os lados da questão, e digo-te, nunca fui tão feliz como sou agora, nem nos melhores momentos do casamento.

          Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
          Vocês nem imaginam a pressão que as mulheres sentem para se casarem e terem filhos. Acho que é multiplicar a vossa por 100.
          (...)
          Conheço bem de perto a vida de demasiados casais que tiveram filhos e mudaram radicalmente. A vida passou a ser completamente dominada por aqueles pequenos seres. E eu compreendo. Quem os tem deve dar-lhes toda a atenção. Mas eu não me sinto preparada (e talvez nunca venha a sentir) para programar a minha vida com base nas festinhas de anos dos miúdos, da natação dos miúdos, das aulas de inglês, ir buscar e levar, mais pediatra, enfim..............
          Ora aí é que está. É tudo muito bonito antes de eles chegarem mas a verdade nua e crua é que os filhos destroem os casamentos, salvo raras excepções. Mesmo que não os destruam de facto ao ponto do divórcio, destroem a união entre o casal, não é culpa de ninguém, é simplesmente como as coisas são, um casal requer dois, não três, assim passa a ser um trio e bye bye casalinho.

          Há uma imagem muito engraçada que já vi mencionada várias vezes em vários sítios onde se falava neste tema e que quando me ponho a observar é incrivelmente real: observem os casais, mesmo os jovens, nos centros comerciais ao fds com os filhos, olhem nas caras deles e verão o ar triste e/ou cansado que têm. Muita gente vive na ilusão de que os filhos trazem alegria a um casal, e ainda bem, há que continuar a espécie, não contem é mais comigo

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
            Há uma imagem muito engraçada que já vi mencionada várias vezes em vários sítios onde se falava neste tema e que quando me ponho a observar é incrivelmente real: observem os casais, mesmo os jovens, nos centros comerciais ao fds com os filhos, olhem nas caras deles e verão o ar triste e/ou cansado que têm. Muita gente vive na ilusão de que os filhos trazem alegria a um casal, e ainda bem, há que continuar a espécie, não contem é mais comigo
            Também já reparei nisso, e estranheza das estranhezas, quando está apenas um parente com o filho parecem ser muito mais felizes

            Comentário


              #36
              Hoje em dia, na sociedade em que vivemos, é dificil abdicar de tudo o que temos para termos filhos.
              Mas para os comprimissos que uma relação a dois implica, é dificil.

              A verdade é que as pessoas que conheço que tiveram filhos de penalty (ou seja, não se consideravam preparados) hoje em dia estão mesmo contentes e vê-se que foi uma coisa boa, muitos dizem que foi a melhor coisa que lhes aconteceu.



              PS: A passear num centro comercial, seja com filhos, sogros ou cãos, não percebo como se pode andar contente...

              Vão à praia ou ao jardim ver os pais com os filhos e vejam se não têm sorrisos

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                Também já reparei nisso, e estranheza das estranhezas, quando está apenas um parente com o filho parecem ser muito mais felizes
                Porque nenhum dos membros do casal se "vira" contra o filho, muito pelo contrário. Está ali o novo mais-que-tudo, o novo amor, incomparável a qualquer outro. Por outro lado, o marido/mulher passa a ser quase como um colega de trabalho que tem de se aturar pois faz falta para ajudar a criar o rebento, isto porque deixa de haver tempo e paciência para continuar a cultivar a relação do casal, um filho é como um buraco negro, suga tudo à sua volta, os euros da conta inclusive

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por erocha Ver Post

                  PS: A passear num centro comercial, seja com filhos, sogros ou cãos, não percebo como se pode andar contente...
                  Bem visto

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                    Ora aí é que está. É tudo muito bonito antes de eles chegarem mas a verdade nua e crua é que os filhos destroem os casamentos, salvo raras excepções. Mesmo que não os destruam de facto ao ponto do divórcio, destroem a união entre o casal, não é culpa de ninguém, é simplesmente como as coisas são, um casal requer dois, não três, assim passa a ser um trio e bye bye casalinho.

                    Há uma imagem muito engraçada que já vi mencionada várias vezes em vários sítios onde se falava neste tema e que quando me ponho a observar é incrivelmente real: observem os casais, mesmo os jovens, nos centros comerciais ao fds com os filhos, olhem nas caras deles e verão o ar triste e/ou cansado que têm. Muita gente vive na ilusão de que os filhos trazem alegria a um casal, e ainda bem, há que continuar a espécie, não contem é mais comigo
                    Concordo completamente, e existe muitas vezes a ideia (para mim errada) de que um filho pode salvar um casamento quando na verdade apenas acrescenta um ponto final da relação, prova disso é que cada vez existem mais divórcios com crianças pequenas envolvidas.

                    Fico por vezes perplexo com a leviandade com que se trazem crianças para este mundo, os pretextos usados e as condições emocionais/financeiras deixam muito a desejar.
                    É do género faço um filho e depois logo se vê, usando o pretexto de que tudo se cria quando na verdade não é bem assim.

                    Eu no meu caso sou filho de pais separados e terminei no ano passado uma relação de longa data. As expectativas que ela tinha em relação ao futuro eram diferentes das minhas por isso não tive alternativa senão terminar a relação. E atenção que eu gostava dela mas não achei justo que ela adiasse os planos dela (casar e ter filhos) para ficar comigo.

                    Se para mim já é difícil abdicar de certos projectos pessoais/profissionais em prol de outra pessoa imaginem agora duas pessoas abdicarem da sua vida em prol de um ser humano. Essa conjugação por vezes é fatal para o relacionamento do casal portanto não deve ser tomada de ânimo leve.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Isto demonstra claramente que és egoísta.





                      Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
                      E faz ela muito bem (por enquanto, excepto se tiver um idade que já pese), enquanto puder não ter alguém a seu encargo, muito melhor, que aproveitem a vida sem filhos do modo que deve ser aproveitada, com filhos as coisas mudam, não se torna necessariamente MUITO diferente, mas a personalidade das pessoas vêm ao de cima e testam-se diariamente, havendo filhos.

                      Agora pergunto: O que é para voçês, uma realização pessoal?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Ora aí é que está. É tudo muito bonito antes de eles chegarem mas a verdade nua e crua é que os filhos destroem os casamentos, salvo raras excepções. Mesmo que não os destruam de facto ao ponto do divórcio, destroem a união entre o casal, não é culpa de ninguém, é simplesmente como as coisas são, um casal requer dois, não três, assim passa a ser um trio e bye bye casalinho.

                        Há uma imagem muito engraçada que já vi mencionada várias vezes em vários sítios onde se falava neste tema e que quando me ponho a observar é incrivelmente real: observem os casais, mesmo os jovens, nos centros comerciais ao fds com os filhos, olhem nas caras deles e verão o ar triste e/ou cansado que têm. Muita gente vive na ilusão de que os filhos trazem alegria a um casal, e ainda bem, há que continuar a espécie, não contem é mais comigo
                        A culpa é dos filhos e não do pais?

                        No início tinha medo de ficar com a minha filha sozinho, não sabia o que fazer se ela começasse a chorar, o simples trocar da fralda apavorava-me, o deixar o pc, a tv, os amigos, os treinos, o ter tempo para mim, era inconcebível , vá as pessoas mudam e algumas para melhor, outras para pior.

                        Agora não consigo deixar de passar um dia sem ela, até a tirei da ama (mais se poupa), porque só a ia deixar depois do almoço, ela também só acorda lá para as 11h e assim aproveito e fico com ela até ás 16h, antes de ir trabalhar. Quando nos pegamos a um filho/a e queremos o melhor para eles, tudo é "secundário"...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                          Porque nenhum dos membros do casal se "vira" contra o filho, muito pelo contrário. Está ali o novo mais-que-tudo, o novo amor, incomparável a qualquer outro. Por outro lado, o marido/mulher passa a ser quase como um colega de trabalho que tem de se aturar pois faz falta para ajudar a criar o rebento, isto porque deixa de haver tempo e paciência para continuar a cultivar a relação do casal, um filho é como um buraco negro, suga tudo à sua volta, os euros da conta inclusive
                          Tens filhos?

                          Se sim, tenho pena dele/a.

                          Se não, não sabes do que falas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                            Tens filhos?

                            Se sim, tenho pena dele/a.

                            Se não, não sabes do que falas.
                            Não concordo contigo. A pessoa tendo filhos ou não continua a poder ser realista. Amar alguém incondicionalmente não nos torna cegos. Eu posso amar um filho e ao mesmo tempo reconhecer que me "suga" os euros da conta (e a minha energia etc...).

                            Não há mal nenhum nisso. E, certamente, não constitui motivo para teres pena dos filhos de alguém. Conheço tanta, mas tanta gente que diz que os putos "comem" dinheiro.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              Casar e não ter filhos é um desrespeito para a instituição que é o casamento, e deveria ter outro nome que não casamento
                              Ao ler isto das duas uma... ou estás a ser irónico e dou uma gargalhada, ou estás a falar a sério e parto-me a rir!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Isto demonstra claramente que és egoísta.

                                Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
                                Neste caso, é uma virtude. Significa que ela não precisa de "subterfúgios" para se sentir realizada. Tudo depende dela própria.

                                Considero mais egoísta, e no sentido depreciativo, quem se sente realizado apenas por via de terceiros, que não têm uma palavra a dizer, pois se formos a ver as principais razões que são enunciadas para se ter um filho são o perpetuar da "linhagem", ter alguém para amar, alguém que os faça sentir realizados... isto sim, para mim, é ser egoísta. Pior ainda se falarmos dos filhos que são concebidos para "segurar um casamento".

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  Tens filhos?

                                  Se sim, tenho pena dele/a.

                                  Se não, não sabes do que falas.
                                  Aqui está um exemplo da típica mania da superioridade que quem tem filhos tem sobre quem os não tem.

                                  Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                  Não concordo contigo. A pessoa tendo filhos ou não continua a poder ser realista. Amar alguém incondicionalmente não nos torna cegos. Eu posso amar um filho e ao mesmo tempo reconhecer que me "suga" os euros da conta (e a minha energia etc...).

                                  Não há mal nenhum nisso. E, certamente, não constitui motivo para teres pena dos filhos de alguém. Conheço tanta, mas tanta gente que diz que os putos "comem" dinheiro.
                                  Concordo plenamente. Uma pessoa, lá por ter um filho, não tem que dizer apenas e só maravilhas da maternidade/paternidade. Uma criança é um sorvedouro de dinheiro e o facto de o dizer não significa que se ame menos uma criança. Significa que se é realista e não são piores pais pelo facto de terem consciência da realidade e não terem pudor em reconhcê-lo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                    Não concordo contigo. A pessoa tendo filhos ou não continua a poder ser realista. Amar alguém incondicionalmente não nos torna cegos. Eu posso amar um filho e ao mesmo tempo reconhecer que me "suga" os euros da conta (e a minha energia etc...).

                                    Tenho uma grande amiga que costuma utilizar a seguinte frase para descrever os filhos:

                                    "Se posso comer salmão agora, porque razão hei-de comer sardinha?"

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Por mim falo, mas, e independentemente de haverem "n" formas de realização pessoal e profissional, o ser humano equilibrado social e psicologicamente terá sempre, de, aqui ou ali, buscar esse tipo de solução estereotipada para se sentir feliz ou realizado por esse prisma.

                                      É claro que muita gente há que encontra equilíbrios dessa natureza mais tardiamente, ou nunca os encontra de todo. Mas, penso que para essas pessoas estará sempre a faltar algo nas suas vidas...
                                      Grande post !!

                                      Há uma música do Caetano Veloso, em que ele diz que já viu e fez muita coisa, mas não há nada melhor no Mundo que amar e ser amado por uma mulher. Eu concordo !!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                        Para mim não é.



                                        Será que uma pessoa não pode ser feliz sozinha?
                                        .
                                        Claro que Não!!! quer dizer ha pessoas que dizem que gostam de viver bem sozinhas, mas depois acabam por gastar é o dinheiro todo com prostitutas

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Ao ler isto das duas uma... ou estás a ser irónico e dou uma gargalhada, ou estás a falar a sério e parto-me a rir!
                                          Este fórum anda muito tenso e com pouca capacidade de sarcasmo já vi, axo que bastava ter acompanhado os dois tópicos recentes sobre gays.


                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Aqui está um exemplo da típica mania da superioridade que quem tem filhos tem sobre quem os não tem.
                                          Concordo, é quase sempre assim o normal "não tens filhos não sabes" ou o "claro não tens filhos fazes o que queres" para esta ultima tenho sempre um "só tens filhos porque queres".
                                          Irrita me profundamente as pessoas que têm filhos e axam que fizeram um milagre que deram uma contribuição incalculável ao mundo e que o resto das pessoas férteis que escolhem não os terem é porque só pensam nelas.
                                          Não sei o que ter um filho tem a ver com o perceber que nos dias que correm se o queremos tratar bem vamos ter de gastar muito dinheiro, não quer dizer que se o ame mais ou menos mas as creches e a comida não se pagam com amor.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Grande post !!

                                            Há uma música do Caetano Veloso, em que ele diz que já viu e fez muita coisa, mas não há nada melhor no Mundo que amar e ser amado por uma mulher. Eu concordo !!
                                            Concordo... mas se fosse por duas ao mesmo tempo e em simultaneo ainda podia ser melhor

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Claro que Não!!! quer dizer ha pessoas que dizem que gostam de viver bem sozinhas, mas depois acabam por gastar é o dinheiro todo com prostitutas
                                              Brutal!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Brutal!
                                                Ele está certíssimo! Conheço uma senhora que nunca se quis casar nem nunca quis viver junta, teve os seus "affairs" como qualquer outra pessoa, e estourou a fortuna toda em p*tas e vinho verde.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Aqui está um exemplo da típica mania da superioridade que quem tem filhos tem sobre quem os não tem.



                                                  Concordo plenamente. Uma pessoa, lá por ter um filho, não tem que dizer apenas e só maravilhas da maternidade/paternidade. Uma criança é um sorvedouro de dinheiro e o facto de o dizer não significa que se ame menos uma criança. Significa que se é realista e não são piores pais pelo facto de terem consciência da realidade e não terem pudor em reconhcê-lo.
                                                  Lá estás a distorcer as coisas.

                                                  Vejamos, quando não tinha filha, pensava assim, porque não sabia do que falava, podia imaginar, mas não era a mesma coisa, logo o amor e paixão que nasce da noite para o dia é indescritível, mal pensava eu, logo também falava, mas não sabia o que estava a falar, como costumam dizer, só por quem lá passa é que sabe.

                                                  E sorvedor de dinheiro um filho?

                                                  Ou são muitos egoístas, ou invejosos, porque senão vejamos: para carros, mobília, roupa, férias, e mais não sei o quê, hã sempre dinheiro, para um filho já é um entrave...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                    Não concordo contigo. A pessoa tendo filhos ou não continua a poder ser realista. Amar alguém incondicionalmente não nos torna cegos. Eu posso amar um filho e ao mesmo tempo reconhecer que me "suga" os euros da conta (e a minha energia etc...).

                                                    Não há mal nenhum nisso. E, certamente, não constitui motivo para teres pena dos filhos de alguém. Conheço tanta, mas tanta gente que diz que os putos "comem" dinheiro.
                                                    Até porque... é verdade

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Isto demonstra claramente que és egoísta.


                                                      Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
                                                      Aqui está um comentário que vindo de ti me surpreende.

                                                      Creio que nem é defeito nem virtude. É um escolha e opção racional e mais que legítima!

                                                      EDIT: Esquece.... depois de prestar mais atenção ao teu post percebi onde querias chegar... E concordo com a tua questão.
                                                      Editado pela última vez por Jacare; 01 February 2010, 11:11.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                        Lá estás a distorcer as coisas.

                                                        Vejamos, quando não tinha filha, pensava assim, porque não sabia do que falava, podia imaginar, mas não era a mesma coisa, logo o amor e paixão que nasce da noite para o dia é indescritível, mal pensava eu, logo também falava, mas não sabia o que estava a falar, como costumam dizer, só por quem lá passa é que sabe.

                                                        E sorvedor de dinheiro um filho?

                                                        Ou são muitos egoístas, ou invejosos, porque senão vejamos: para carros, mobília, roupa, férias, e mais não sei o quê, hã sempre dinheiro, para um filho já é um entrave...
                                                        Distorcer? Eu ou tu? Eu não coloco em causa o amor, mas o amor não paga contas.

                                                        É que eu ao menos não tento fazer os outros acreditar que ter filhos é só um mar de rosas. Um filho é um sorvedouro de dinheiro, mas isso não significa que seja menos amado por isso. Porque é que o facto de ser realista implica ser egoísta ou invejoso? Trata-se de prioridades. para ti se calhar ter um filho era uma prioridade, para mim não. Não é e duvido que alguma vez seja.

                                                        E sim, se querer gozar e viver a minha vida sem um filho a "prender-me" é ser egoísta, sou-o com muito gosto! Invejosa de quem os tem? Nunca!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                          Aqui está um comentário que vindo de ti me surpreende.

                                                          Creio que nem é defeito nem virtude. É um escolha e opção racional e mais que legítima!
                                                          Porque te surpreende? Acho que percebi bem, e se bem percebi, ele não emprega a palavra "egoísta" num sentido pejorativo...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Distorcer? Eu ou tu? Eu não coloco em causa o amor, mas o amor não paga contas.

                                                            É que eu ao menos não tento fazer os outros acreditar que ter filhos é só um mar de rosas. Um filho é um sorvedouro de dinheiro, mas isso não significa que seja menos amado por isso. Porque é que o facto de ser realista implica ser egoísta ou invejoso? Trata-se de prioridades. para ti se calhar ter um filho era uma prioridade, para mim não. Não é e duvido que alguma vez seja.

                                                            E sim, se querer gozar e viver a minha vida sem um filho a "prender-me" é ser egoísta, sou-o com muito gosto! Invejosa de quem os tem? Nunca!
                                                            Concordo praticamente com tudo o que dizes... apenas não concordo com o titulo de "sorvedouro de dinheiro".
                                                            Gasta-se sem dúvida algum dinheiro com um filho mas não é esse o maior desafio! O maior desafio é a disponibilidade e tempo que temos de despender à atenção dos miudos e isso sim, por vezes é extremamente cansativo!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Claro que Não!!! quer dizer ha pessoas que dizem que gostam de viver bem sozinhas, mas depois acabam por gastar é o dinheiro todo com prostitutas


                                                              Eu voto neste para post do ano

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X