Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tema interessante. Embora ache que largamente debatido, é no entanto , um assunto suficientemente importante para nos questionarmos com regularidade

    Respondendo directamente à pergunta "casar e const familia" è a formula de realizacao pessoal?
    Acho que todos estamos de acordo que NAO É. Conheço imensos casais com filhos extremamente infelizes e frustrados. Pode em certos casos promover a felicidade como realizacao pessoal. Mas nao é nenhuma formula e nem perto disso. O pior é que esses casais infelizes transmitem essa frustracao para os filhos. É a grande "liçao de vida" que muitos deixam aos seus. FRUSTRACAO. Por exemplo os meus vizinhos de cima sao um bom exemplo como filhos nao traz realizacao pessoal. Nota-se que sao bem frustrados.


    Muito sinceramente...Falando dos casais com filhos que conheço (tenho 35 anos)
    a larga maioria das pessoas que tiveram filhos foi mais por pressao de familia e sociedade, ou "jeito" que deu à mulher para caçar o homem e formalizar uma relacao. Acho que 50 a 70% dos casais que conheço estao dentro deste grupo ( de algum modo mesmo havendo amor e certa vontade). Depois 10% deve ter sido por descuido e os restantes por "realmente querer" e estar "já na idade". É preciso entender que as mulheres possuem um relogio biologico. A partir dos 35anos para primeiro filho começa a ficar tarde... Ou seja englobo estas na percentagem que sobrou. Ou seja querem ter filhos , mas na realidade teem mais pq sabem que depois pode ficar complicado.

    Isto nao retira merito ao amor que teem pelos seus filhos.

    Eu nao tenho filhos. Ja senti essa vontade mas hoje nem tanto. Sinceramente ja gostei de estar mais com crianças do que agora. Maioria dos putos sao particularmente irritantes . E é um prazer de 12 a 13 anos, pq mal chega a puberdade boa parte da "magia " de ser pai acho que acaba... Visao parece um pouco negativa, mas nao tanto assim. Estou a exagerar um pouco, mas achon que encaixa aqui boa fraccao da humanidade
    Editado pela última vez por Fernandovieira7; 06 October 2014, 19:45.

    Comentário


      Realização pessoal é ter a pessoa que se ama, montes de dinheiro e se possível alguns negócios, isso sim é a realização pessoal, depois viajar pelo mundo inteiro comer e beber do bom e do melhor e ser respeitado pelo esforço de uma vida de trabalho, já agora uma reforma de 5000 euros, o dinheiro comanda tudo, que não tem é pobre e não passa de um falhado na sociedade dos dias de hoje.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
        A felicidade e realização pessoais passam quase sempre pela reprodução. Para a atingir a sociedade criou uma série de mecanismos de união. Mas o que conta é o imperativo biológico. A verdade é que a esmagadora maioria dos seres humanos se sentem melhor com a reprodução e tendo uma família estruturada e estável sem dúvida que serão globalmente mais realizados. Caso contrário não continuavam a procurar seres do sexo oposto.

        A minha pequena nasceu há 9 meses, e apesar de ter uma qualidade de vida pior e de ela ser um 11 de setembro financeiro, se voltasse a atrás não mudava nada.
        O ser humano tem a capacidade de controlar os impulsos biológicos. De outra forma dificilmente seria a espécie dominante.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Xusein Ver Post
          Eu chamo-lhe responsabilidade. Não é algo em que se arrisque e "depois vê-se". Já tomei medidas definitivas para que não aconteça.
          Ando a pensar nisso também. É doloroso?

          Comentário


            Há vários tipos de felicidade.
            Para uns predomina a familia e afectos, para outros o trabalho e realizaçaõ profissional, para outros é o dinheiro.

            Sejam felizes da maneira que quiserem, sem imporem o vosso ideal de felicidade aos outros

            Comentário


              Infelizmente a sociedade ainda nos gosta de impor padrões de felicidade. Dizer que não se pensa muito em ter filhos, que ate posso decidir nunca os ter, ainda é visto com olhos "estranhos". Ate mesmo ser solteiro e viver sozinho com 40/45 anos, apartir dessa idade, é algo estranho. Coitadinho nao consegue arranjar ninguém!

              Comentário


                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                Infelizmente a sociedade ainda nos gosta de impor padrões de felicidade. Dizer que não se pensa muito em ter filhos, que ate posso decidir nunca os ter, ainda é visto com olhos "estranhos". Ate mesmo ser solteiro e viver sozinho com 40/45 anos, apartir dessa idade, é algo estranho. Coitadinho nao consegue arranjar ninguém!
                Provavelmente é como dizes, mas ..... eu por exemplo como postei lá para atrás, acho que estas coisas normalinhas como casar e procriar podem ser fantásticas e nesse contexto que talvez queira dar um empurrãozinho a algum amigo que tenha solteiro ou sem filhos.

                Ou seja nunca para impor o meu "modelo", mas mais para partilhar uma coisa que comigo resulta e gosto.

                Mas respeito opções diferentes e observo que as pessoas têm grande capacidade de se adaptarem.

                Comentário


                  Há uns posts atrás tinha posto esta letra de uma música que o Caetano Veloso canta, porque acho que encaixa muito bem neste tópico.

                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  There was a boy...
                  A very strange enchanted boy.
                  They say he wandered very far, very far
                  Over land and sea,
                  A little shy and sad of eye
                  But very wise was he.

                  And then one day,
                  A magic day, he passed my way.
                  And while we spoke of many things,
                  Fools and kings,
                  This he said to me,
                  "The greatest thing you'll ever learn
                  Is just to love and be loved in return."

                  "The greatest thing you'll ever learn
                  Is just to love and be loved in return."

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Provavelmente é como dizes, mas ..... eu por exemplo como postei lá para atrás, acho que estas coisas normalinhas como casar e procriar podem ser fantásticas e nesse contexto que talvez queira dar um empurrãozinho a algum amigo que tenha solteiro ou sem filhos.
                    A menos que a pessoa em questão tenha manifestado vontade, acho isso um abuso. Ser amigo não dá a ninguém o direito de se meter nisso.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                      Realização pessoal é ter a pessoa que se ama, montes de dinheiro e se possível alguns negócios, isso sim é a realização pessoal, depois viajar pelo mundo inteiro comer e beber do bom e do melhor e ser respeitado pelo esforço de uma vida de trabalho, já agora uma reforma de 5000 euros, o dinheiro comanda tudo, que não tem é pobre e não passa de um falhado na sociedade dos dias de hoje.
                      Não concordo nada contigo !

                      O dinheiro é importante, mas principalmente para ter os mínimos, a partir daí vai perdendo importância.

                      A saúde é que é fundamental.

                      Uma vez li numa revista a resposta de uma pessoa a um desafio que consistia em contar uma história que tivesse mudado a vida.

                      A pessoa em causa era um Consultor americano de grande sucesso que fazia muitas palestras e recebia inúmeros convites para ser orador em vários eventos. Era uma pessoa de sucesso, ganhava muito e tinha grande reconhecimento.

                      Um dia recebeu a noticia da morte do pai, que era pastor (padre) num meio pequeno e que de alguma forma sempre tinha sido uma desilusão para ele por causa da sua aparente falta de ambição.

                      No dia em que foi ao funeral, ao ver centenas de pessoas a chorar a morte do pai, percebeu a importância que tinha tido na vida daquelas pessoas e pensou em quantas pessoas teria ele no dia do seu funeral !? a partir daí mudou as suas prioridades e o seu estilo de vida.

                      Comentário


                        Isto é tão relativo... para uns é constituir família mas para outros pode ser escalar montanhas, viajar, trabalhar para ONG ou o que quer que seja.

                        Claro que há sempre um sentido de, digamos, "normalidade" perante a sociedade e a família quando finalmente temos filhos e somos casados mas dai a ser a formula... parece-me que não.

                        Comentário


                          para mim foi uma realização pessoal

                          os meus pais eram emigrantes e por isso andei sempre de um lado para o outro

                          estive até aos 3 anos com familiares em Portugal, depois fui para Alemanha para regressar pouco tempo depois para um colégio em Tomar, depois fui novamente para a Alemanha 1 ano e depois novamente para Portugal, e depois para a Alemanha....

                          parace mentira mas é a mais pura das verdades, andei nisto até aos 11 anos, estando em Portugal desde então

                          por um lado tornou-me mais forte, aprendi desde muito cedo a contar só comigo, a desenrascar-me sozinho

                          mas ver uma familia sempre junta, os filhos viverem e crescerem com os pais......isso ficou-me como um ideal que nunca tive, e invejava quem tinha

                          uma pessoa só dá valor às coisas quando não as tem

                          hoje, por exemplo, onde eu for os meus filhos vão sempre comigo, há pessoas que os deixam com os avós para irem de férias descansados....eu não....

                          uma família acho mesmo a coisa mais sagrada para o desenvolvimento humano

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                            uma pessoa só dá valor às coisas quando não as tem

                            Ora lá está...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Ando a pensar nisso também. É doloroso?
                              Não, apenas desconfortável na primeira semana. Já relatei a experiência aqui:

                              http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1067922684

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                para mim foi uma realização pessoal

                                os meus pais eram emigrantes e por isso andei sempre de um lado para o outro

                                estive até aos 3 anos com familiares em Portugal, depois fui para Alemanha para regressar pouco tempo depois para um colégio em Tomar, depois fui novamente para a Alemanha 1 ano e depois novamente para Portugal, e depois para a Alemanha....

                                parace mentira mas é a mais pura das verdades, andei nisto até aos 11 anos, estando em Portugal desde então

                                por um lado tornou-me mais forte, aprendi desde muito cedo a contar só comigo, a desenrascar-me sozinho

                                mas ver uma familia sempre junta, os filhos viverem e crescerem com os pais......isso ficou-me como um ideal que nunca tive, e invejava quem tinha

                                uma pessoa só dá valor às coisas quando não as tem

                                hoje, por exemplo, onde eu for os meus filhos vão sempre comigo, há pessoas que os deixam com os avós para irem de férias descansados....eu não....

                                uma família acho mesmo a coisa mais sagrada para o desenvolvimento humano
                                Gostei muito de ler o teu post.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                  O ser humano tem a capacidade de controlar os impulsos biológicos. De outra forma dificilmente seria a espécie dominante.
                                  Não te deixes enganar pela sociedade tecnológica e estruturada em que vives. O nosso cérebro não muda em 300 ou 400 anos. Em muitas coisas, nomeadamente nos instintos básicos continuamos a funcionar como quando éramos símios na floresta africana. Achamos que controlamos mas na realidade cedemos a esses instintos de maneiras diferentes.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Provavelmente é como dizes, mas ..... eu por exemplo como postei lá para atrás, acho que estas coisas normalinhas como casar e procriar podem ser fantásticas e nesse contexto que talvez queira dar um empurrãozinho a algum amigo que tenha solteiro ou sem filhos.

                                    Ou seja nunca para impor o meu "modelo", mas mais para partilhar uma coisa que comigo resulta e gosto.

                                    Mas respeito opções diferentes e observo que as pessoas têm grande capacidade de se adaptarem.
                                    De certeza que acontece o que dizes mas normalmente são só mesmo as pessoas a simplesmente não conseguirem sequer conceber que alguém seja feliz sem filhos ou a mesma mulher durante décadas.
                                    E boa parte das pessoas que conheço casadas, metade pelo menos, não me parecem assim tão felizes, principalmente com o parceiro.
                                    Qualquer pessoa sã da cabeça ama os seus filhos por muito que estes lhe tenham condicionado a vida, mas maior parte das pessoas não é feita para estar tanto tempo casada ou pelo menos escolheu mal o parceiro com que estão.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                      Não te deixes enganar pela sociedade tecnológica e estruturada em que vives. O nosso cérebro não muda em 300 ou 400 anos. Em muitas coisas, nomeadamente nos instintos básicos continuamos a funcionar como quando éramos símios na floresta africana. Achamos que controlamos mas na realidade cedemos a esses instintos de maneiras diferentes.
                                      Pois, discordo. Os instintos primitivos continuam a existir, sem dúvida. Mas conseguimos avaliá-los para além da satisfação imediata e perceber quando podem trazer-nos problemas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        mas maior parte das pessoas não é feita para estar tanto tempo casada ou pelo menos escolheu mal o parceiro com que estão.
                                        Acredito que esse dogma seja alterado num futuro relativamente próximo, talvez ainda não no nosso tempo de vida mas não deve demorar muito até a larga maioria da sociedade ocidental reconhecer que a monogamia não é natural.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          De certeza que acontece o que dizes mas normalmente são só mesmo as pessoas a simplesmente não conseguirem sequer conceber que alguém seja feliz sem filhos ou a mesma mulher durante décadas.
                                          E boa parte das pessoas que conheço casadas, metade pelo menos, não me parecem assim tão felizes, principalmente com o parceiro.
                                          Qualquer pessoa sã da cabeça ama os seus filhos por muito que estes lhe tenham condicionado a vida, mas maior parte das pessoas não é feita para estar tanto tempo casada ou pelo menos escolheu mal o parceiro com que estão.
                                          Quando digo que não vou ter filhos e tomei a prevenção definitiva para que isso não aconteça, é ver o pânico nos olhos das pessoas como se estivessem perante uma criatura das profundezas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                            Acredito que esse dogma seja alterado num futuro relativamente próximo, talvez ainda não no nosso tempo de vida mas não deve demorar muito até a larga maioria da sociedade ocidental reconhecer que a monogamia não é natural.
                                            Porque dizes que não é natural quando há animais monogâmicos?

                                            Alguns mamíferos machos são monogâmicos para não perderem parceira - JN

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                              Porque dizes que não é natural quando há animais monogâmicos?

                                              Alguns mamíferos machos são monogâmicos para não perderem parceira - JN
                                              Alguns são, outros não. Para mim nós pertencemos ao segundo grupo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Alguns são, outros não. Para mim nós pertencemos ao segundo grupo.
                                                A pergunta do milhão de dólares: porque pertencemos ao segundo grupo?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                  A pergunta do milhão de dólares: porque pertencemos ao segundo grupo?
                                                  Eu falo por mim e pelo que vejo nos homens com quem convivo.
                                                  Á pergunta "saltavas a cerca se pudesses e fosse 100% garantido que ninguem descobria?", oposto o meu dinheiro todo que obtinha uma taxa de resposta afirmativa a rondar os 99%

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                    Porque dizes que não é natural quando há animais monogâmicos?

                                                    Alguns mamíferos machos são monogâmicos para não perderem parceira - JN
                                                    E isso é suposto provar exactamente o quê...? Daqui a pouco estamos a misturar a realidade humana com a dos cavalos marinhos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                      Acredito que esse dogma seja alterado num futuro relativamente próximo, talvez ainda não no nosso tempo de vida mas não deve demorar muito até a larga maioria da sociedade ocidental reconhecer que a monogamia não é natural.
                                                      Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                      Porque dizes que não é natural quando há animais monogâmicos?

                                                      Alguns mamíferos machos são monogâmicos para não perderem parceira - JN
                                                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                      E isso é suposto provar exactamente o quê...? Daqui a pouco estamos a misturar a realidade humana com a dos cavalos marinhos.
                                                      Quando dizes que a monogamia não é natural parece-me que queres dizer que a monogamia é uma invenção/criação do homem. Com o meu exemplo quero demonstrar que, por haver exemplos em outras espécies animais, a monogamia está longe de ser uma invenção/criação do homem, sendo por isso algo natural.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        Eu falo por mim e pelo que vejo nos homens com quem convivo.
                                                        Á pergunta "saltavas a cerca se pudesses e fosse 100% garantido que ninguem descobria?", oposto o meu dinheiro todo que obtinha uma taxa de resposta afirmativa a rondar os 99%
                                                        Tens razão na tua observação.
                                                        Mas esse fenómeno de saltar a cerca não é novo e sempre existiu, daí que eu me pergunte se alguma vez fomos monogamicos. Se calhar a monogomia é apenas aparente.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                          Tens razão na tua observação.
                                                          Mas esse fenómeno de saltar a cerca não é novo e sempre existiu, daí que eu me pergunte se alguma vez fomos monogamicos. Se calhar a monogomia é apenas aparente.
                                                          Se não somos agora nunca fomos, porque quanto mais recuas no tempo mais a monogamia vai contra o objectivo número um da espécie, que é sobreviver e crescer.
                                                          A monogamia acaba por ser mais uma convenção que estabelecemos na nossa sociedade moderna. Como tantas outras.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            Eu falo por mim e pelo que vejo nos homens com quem convivo.
                                                            Á pergunta "saltavas a cerca se pudesses e fosse 100% garantido que ninguem descobria?", oposto o meu dinheiro todo que obtinha uma taxa de resposta afirmativa a rondar os 99%
                                                            Eu adoro o género feminino.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Eu adoro o género feminino.
                                                              É tão fácil adorar.

                                                              E quando falo de monogamia falo mais no sentido sexual. Um homem pode perfeitamente amar uma mulher bastante tempo, mas fisicamente vai sempre ter a vontade de dar umas voltas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X