Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos daqui a poucos meses ficar a saber se há ou não trabalho!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    Peço desculpa mas se não fosse um assunto sério, dava para rir. Quantos e quantas se esforçam e sacrificam para conquistar as desejadas condições e quando a situação muda é para ficar sem nada?
    Essa realidade descrita é de alguém que não conhece as dificuldades no emprego por que muitos passam hoje e para esses, essas palavras até soam a gozo.
    Acredita que conheço melhor a realidade do mercado de emprego do que julgas.

    Sei que há dificuldades para muitos, não estou a por isso em causa.

    O essencial da minha mensagem é no entanto, que temos que ser nós próprios a tomar conta de nós. Não devemos estar à espera que outros nos ajudem.

    Meio mundo não tem Segurança Social ou Subsidios de desemprego, nem Reformas nem Sistema Nacional de Saude e há uns anos era o Mundo inteiro e as pessoas tinham que se safar como podiam.

    trabalhavam no que podiam, quando estavam doentes eram ajudadas por familiares, poupavam para alturas sem trabalho, etc.

    Hoje falta este espirito, as pessoas queixam-se que o Estado e os vários organismos não as ajudam, que as empresas pagam pouco, etc., etc.

    O modelo europeu interiorizou demasiado a ideia do Estado Social e agora parece pouco capaz de resolver os seus problemas.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Acredita que conheço melhor a realidade do mercado de emprego do que julgas.

      Sei que há dificuldades para muitos, não estou a por isso em causa.

      O essencial da minha mensagem é no entanto, que temos que ser nós próprios a tomar conta de nós. Não devemos estar à espera que outros nos ajudem.

      Meio mundo não tem Segurança Social ou Subsidios de desemprego, nem Reformas nem Sistema Nacional de Saude e há uns anos era o Mundo inteiro e as pessoas tinham que se safar como podiam.

      trabalhavam no que podiam, quando estavam doentes eram ajudadas por familiares, poupavam para alturas sem trabalho, etc.

      Hoje falta este espirito, as pessoas queixam-se que o Estado e os vários organismos não as ajudam, que as empresas pagam pouco, etc., etc.

      O modelo europeu interiorizou demasiado a ideia do Estado Social e agora parece pouco capaz de resolver os seus problemas.
      Tenho de concordar em linhas gerais com o que dizes... Estamos mal preparados para situações de crise. Há 1 geração atrás vivia-se muito mal e essa geração conseguiu evoluir muito. A minha geração vê-se agora habituada a esses "luxos" e vai ser complicado andar um pouco para trás.

      Mas penso que é melhor agora andar para trás mas tentar começar a criar alguma sustentabilidade. Já vimos os erros do passado, é preciso corrigi-los e criar condições para que não se voltem a repetir no futuro.

      Vejo um principal inimigo do "povo" que é o crédito. O crédito é bom, mas foi mal utilizado. Agora estamos numa fase de aperto e o castelo feito de cartas pode ruir.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Acredita que conheço melhor a realidade do mercado de emprego do que julgas.

        Sei que há dificuldades para muitos, não estou a por isso em causa.

        O essencial da minha mensagem é no entanto, que temos que ser nós próprios a tomar conta de nós. Não devemos estar à espera que outros nos ajudem.

        Meio mundo não tem Segurança Social ou Subsidios de desemprego, nem Reformas nem Sistema Nacional de Saude e há uns anos era o Mundo inteiro e as pessoas tinham que se safar como podiam.

        trabalhavam no que podiam, quando estavam doentes eram ajudadas por familiares, poupavam para alturas sem trabalho, etc.

        Hoje falta este espirito, as pessoas queixam-se que o Estado e os vários organismos não as ajudam, que as empresas pagam pouco, etc., etc.

        O modelo europeu interiorizou demasiado a ideia do Estado Social e agora parece pouco capaz de resolver os seus problemas.
        Exactamente!

        O estado passou a ser o pai, a mãe, a avó, o banco, etc. O estado é responsável por tudo, pelo emprego, pelo desemprego, pela incapacidade de poupar, por tudo! E ao mesmo tempo, o estado cada vez mais impossibilita que as pessoas assumam essa responsabilidade, pois cada vez mais coage o cidadão a abdicar dela, roubando-lhe cada vez mais o fruto do seu trabalho e discriminando cada vez mais os que mais produzem, em nome duma suposta igualdade que não existe nem pode existir.

        Os Europeus já não conseguem solucionar os seus problemas, porque estão à espera do estado, e o estado no fundo nada mais é que o próprio problema!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
          Sou filho do patrão e comecei a ganhar isso mesmo, e agora pouco mais ganho

          Já agora, o problema não é só os 500€, é também o pessoal licenciado querer receber os 1200€...
          Um técnico superior numa qualquer cm recebe isso, mesmo no início de carreira, tal como muitos professores que começam a dar aulas. No sector privado também é quase assim.

          Comentário


            #65
            Este tópico fez-me pensar sobre o método dos nossos centros de emprego...

            Conheço quem esteja com o subsídio de desemprego, e eu próprio estive uns meses não há muito tempo, e estavam sempre a chover ofertas de trabalho...mas trabalho no sentido literal, porque empregos nem vê-los, era tudo exploração. É óbvio que a esmagadora maioria das pessoas, entre trabalhar umas 45-50h por semana a ganhar 500 ou ficar em casa a ganhar 400, pois claro que fica em casa. Não me venham cá com moralismos porque feitas bem as contas rapidamente percebem que se fossem trabalhar depois dos custos associados ainda ganham menos, e quando se tem contas para pagar que já com os 400 limpos sabe-se lá...

            Por outro lado conheço quem esteja desempregado, sem receber nada, e quase que precisam de pedir por favor nos centros de emprego para concorrer a uma oferta.

            Não estarão os centros de emprego deliberadamente a "despachar" quem está com subsídio à frente de quem não recebe nada, porque esses custam dinheiro e os outros nem que passem fome, a eles não lhes dá no bolso?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por trina Ver Post
              Na 2ª feira recebi a minha 1º carta do centro de emprego para ir a uma entrevista para um emprego de "Assistente Administrativo" numa empresa, com ordenado de 475euros.
              Liguei para marcar entrevista e combinamos para ontem, as 14,30. Esperei ate as 15.30 pela dita pessoa que me ia entrevistar...depois... la chegou... Disse-me que procurava uma pessoa licenciada para estar a tratar da exportaçao com clientes, de preferencia que falasse fluentemente Frances e se desenrrascasse no Alemao. E que tambem iria estar a trabalhar no arzmazem, pois estavam com falta de trabalhadores.
              Ela quase que nao me deixou falar... Disse que frances ja nao praticava ha muito tempo, mas que tinha bases e mostrei-me interessado em frequentar um curso de conversaçao de frances para melhorar o meu frances. Quanto ao alemao, estava a zero, mas dou "uns toques" no ingles e com Frances e Ingles, ja devia dar para muitos "negocios"...
              O pior foi quando lhe falei que tinha voltado a estudar e que tinha aulas Pos-Laboral...
              Ai, a dita pessoa, pegou na minha carta, assinou e colocou como motivo de nao me aceitar para o emprego como nao possuir os requisitios minimos quanto as linguas que pretendia.

              E assim foi a 1ª carta/entrevista desde que estou com subsidio desemprego.
              Nem sei o que diga!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                Já agora, o problema não é só os 500€, é também o pessoal licenciado querer receber os 1200€...
                Se perderes 5 anos da tua vida (no mínimo), inúmeras directas a estudar, a encher a cabeça com coisas que a esmagadora maioria das pessoas nem consegue compreender, a canalizar cada cêntimo que tens para o curso, quando o tiveres és capaz de ficar chateado por te oferecerem trabalho a ganhar os 500€ que até para quem não tem formação são pouco.

                Já sei, vêm já aquelas do "só foste estudar porque quiseste"...deixa-se de recompensar quem se forma para exercer funções mais avançadas, deixa-se de ter este tipo de mão-de-obra, e vamos todos para comerciais (só uso como exemplo porque é o emprego da moda, nada contra eles)...pois, só que sem engenheiros, bem os comerciais ficam sem coisas para vender num instante...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Nem sei o que diga!
                  Eu sei: quando visses "licenciado" e "475€" na mesma frase, mandava-la logo enfiar a carta num sítio que eu cá sei

                  Comentário


                    #69
                    A grande vantagem de uma pessoa licenciada ou com mais formação, não é o que sabe, mas a sua capacidade de aprender.

                    Mesmo pelo fórum vê-se que há uma acentuada diferença entre users consoante a sua formação (e se tem ou não). Com isto não pretendo dizer que quem não tem uma licenciatura nunca pode passar da cepa torta.

                    Mas à partida mais estudos e mais formação são uma grande vantagem, abrem-nos horizontes, fazem-nos ter outra perspectiva das coisas.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                      Cuidado com as notícias. O que se perdeu foram 36 postos de trabalho. É lamentável, mas pelo menos, o produto (alfarroba) continua a ser adquirido em Portugal e o "segredo do negócio" está nas mãos de um português da empresa sobrevivente do ramo, também algarvia, e que vai agora abrir mais uma fábrica, pelo que percebi.
                      E a Indal, também pelo que percebi, não está nas mãos de portugueses há coisa de 50 anos.
                      E será mesmo assim? Do que tenho visto na comunicação social, blogs e afins tem convergido tudo para o mesmo.

                      Há meses, numa conferência que houve no âmbito do meu mestrado, falou-se numa empresa que estava interessada em produzir biocombustível a partir da polpa da alfarroba. Não se falaram em nomes, por isso não posso dizer com certeza se a empresa referida foi a que a Danisco comprou. Mas vejo esse projecto com bons olhos, e se foi a empresa vendida, julgo que o Estado deveria ter intervido de alguma forma, até porque significou perda de empregos por cá e de um produto de valor acrescentado.

                      Já agora se tiveres mais informações sobre este caso, agradecia que partilhasses, por aqui ou PM .

                      Originalmente Colocado por EliteMan Ver Post
                      Nem as cores se aproveitam, nem há por onde espremer.....

                      O Medina Carreira é fatalista?
                      Infelizmente, creio que é realista, e infelizmente creio que tem razão.
                      Há muitos anos que anda a dizer o mesmo, tantos quantos os outros andam a fazer do mesmo.
                      Portanto é oficial que deves ter algum problema em relação à minha pessoa. Algum user banido frustrado que voltou como clone? Será?

                      Quanto ao Medina Carreira, ninguém disse que o senhor é mentiroso. Apenas acho que não passa dum velho dum Restelo, pois só profetiza desgraças e não propõe soluções como Jack Soifer e outros fazem. Mas pronto como achas que só tu é que tens razão, vá de deitar abaixo. Como já disse anteriormente, continua assim que qualquer dia fecham-te a loja...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                        Sou filho do patrão e comecei a ganhar isso mesmo, e agora pouco mais ganho

                        Já agora, o problema não é só os 500€, é também o pessoal licenciado querer receber os 1200€...
                        Se produzem e tiverem competências para os ganhar, porque não o deveriam ganhar? O problema é se são licenciados que não têm competências para tal (que também existe muito). De todas as formas julgo que todos os licenciados, contratados na área em que se formaram deveriam reunir competências suficientes para ganhar pelo menos 1000 euros mensais...

                        Originalmente Colocado por trina Ver Post
                        Na 2ª feira recebi a minha 1º carta do centro de emprego para ir a uma entrevista para um emprego de "Assistente Administrativo" numa empresa, com ordenado de 475euros.
                        Liguei para marcar entrevista e combinamos para ontem, as 14,30. Esperei ate as 15.30 pela dita pessoa que me ia entrevistar...depois... la chegou... Disse-me que procurava uma pessoa licenciada para estar a tratar da exportaçao com clientes, de preferencia que falasse fluentemente Frances e se desenrrascasse no Alemao. E que tambem iria estar a trabalhar no arzmazem, pois estavam com falta de trabalhadores.
                        Ela quase que nao me deixou falar... Disse que frances ja nao praticava ha muito tempo, mas que tinha bases e mostrei-me interessado em frequentar um curso de conversaçao de frances para melhorar o meu frances. Quanto ao alemao, estava a zero, mas dou "uns toques" no ingles e com Frances e Ingles, ja devia dar para muitos "negocios"...
                        O pior foi quando lhe falei que tinha voltado a estudar e que tinha aulas Pos-Laboral...

                        Ai, a dita pessoa, pegou na minha carta, assinou e colocou como motivo de nao me aceitar para o emprego como nao possuir os requisitios minimos quanto as linguas que pretendia.

                        E assim foi a 1ª carta/entrevista desde que estou com subsidio desemprego.
                        Com todas essas exigências nunca na vida 475 euros é um salário adequado. 1000-1200 seria o adequado, dado a crise, mínimo dos mínimos 700.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Este tópico fez-me pensar sobre o método dos nossos centros de emprego...

                          Conheço quem esteja com o subsídio de desemprego, e eu próprio estive uns meses não há muito tempo, e estavam sempre a chover ofertas de trabalho...mas trabalho no sentido literal, porque empregos nem vê-los, era tudo exploração. É óbvio que a esmagadora maioria das pessoas, entre trabalhar umas 45-50h por semana a ganhar 500 ou ficar em casa a ganhar 400, pois claro que fica em casa. Não me venham cá com moralismos porque feitas bem as contas rapidamente percebem que se fossem trabalhar depois dos custos associados ainda ganham menos, e quando se tem contas para pagar que já com os 400 limpos sabe-se lá...

                          Por outro lado conheço quem esteja desempregado, sem receber nada, e quase que precisam de pedir por favor nos centros de emprego para concorrer a uma oferta.

                          Não estarão os centros de emprego deliberadamente a "despachar" quem está com subsídio à frente de quem não recebe nada, porque esses custam dinheiro e os outros nem que passem fome, a eles não lhes dá no bolso?
                          Minha opinião, centros de emprego funcionam bastante mal a todos os níveis.

                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Se perderes 5 anos da tua vida (no mínimo), inúmeras directas a estudar, a encher a cabeça com coisas que a esmagadora maioria das pessoas nem consegue compreender, a canalizar cada cêntimo que tens para o curso, quando o tiveres és capaz de ficar chateado por te oferecerem trabalho a ganhar os 500€ que até para quem não tem formação são pouco.

                          Já sei, vêm já aquelas do "só foste estudar porque quiseste"...deixa-se de recompensar quem se forma para exercer funções mais avançadas, deixa-se de ter este tipo de mão-de-obra, e vamos todos para comerciais (só uso como exemplo porque é o emprego da moda, nada contra eles)...pois, só que sem engenheiros, bem os comerciais ficam sem coisas para vender num instante...
                          Ainda ontem, num jantar, falamos sobre isto.

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A grande vantagem de uma pessoa licenciada ou com mais formação, não é o que sabe, mas a sua capacidade de aprender.

                          Mesmo pelo fórum vê-se que há uma acentuada diferença entre users consoante a sua formação (e se tem ou não). Com isto não pretendo dizer que quem não tem uma licenciatura nunca pode passar da cepa torta.
                          Mas à partida mais estudos e mais formação são uma grande vantagem, abrem-nos horizontes, fazem-nos ter outra perspectiva das coisas.
                          Nem mais!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            A grande vantagem de uma pessoa licenciada ou com mais formação, não é o que sabe, mas a sua capacidade de aprender.

                            Mesmo pelo fórum vê-se que há uma acentuada diferença entre users consoante a sua formação (e se tem ou não). Com isto não pretendo dizer que quem não tem uma licenciatura nunca pode passar da cepa torta.

                            Mas à partida mais estudos e mais formação são uma grande vantagem, abrem-nos horizontes, fazem-nos ter outra perspectiva das coisas.
                            Sem dúvida. A verdade é que mesmo em 5 anos de curso intensivo, não se forma normalmente um engenheiro apto a começar logo a "bulir" como gente grande. Dá-se sim é as bases que ele necessita, uma forte componente teórica para dar a noção do porquê que as coisas acontecem como acontecem, e uma componente prática muito generalizada, para depois onde quer que vá trabalhar rapidamente consiga canalizar tudo aquilo que aprendeu e começar a produzir.

                            Não é preciso um curso superior para projectar uma linha de montagem. Só que enquanto um técnico demora um ano, um engenheiro demora um mês.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Sem dúvida. A verdade é que mesmo em 5 anos de curso intensivo, não se forma normalmente um engenheiro apto a começar logo a "bulir" como gente grande. Dá-se sim é as bases que ele necessita, uma forte componente teórica para dar a noção do porquê que as coisas acontecem como acontecem, e uma componente prática muito generalizada, para depois onde quer que vá trabalhar rapidamente consiga canalizar tudo aquilo que aprendeu e começar a produzir.

                              Não é preciso um curso superior para projectar uma linha de montagem. Só que enquanto um técnico demora um ano, um engenheiro demora um mês.
                              O curso é uma ferramenta que pode ser bem ou mal utilizada. Em Portugal não temos indústria para aproveitar essa ferramenta! Daí muitas vezes se verem pessoas licenciadas equiparadas a não licenciadas, porque para as funções que existem são precisos poucos conhecimentos técnicos.

                              Depois é um ciclo vicioso, na universidade dão as bases, mas se não as aplicas e as desenvolves acabas por perder a vantagem da componente técnica que tinhas!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                O curso é uma ferramenta que pode ser bem ou mal utilizada. Em Portugal não temos indústria para aproveitar essa ferramenta! Daí muitas vezes se verem pessoas licenciadas equiparadas a não licenciadas, porque para as funções que existem são precisos poucos conhecimentos técnicos.

                                Depois é um ciclo vicioso, na universidade dão as bases, mas se não as aplicas e as desenvolves acabas por perder a vantagem da componente técnica que tinhas!
                                Também é certo, há muita falta de empregos verdadeiramente qualificados, especialmente nas áreas de indústria de ponta e investigação, e depois as pessoas acabam por nunca fazer uso do que aprenderam...

                                Por isso existe muito licenciado português lá fora, cá não tem grandes hipóteses de criar uma carreira sólida na sua área.

                                É isso que é preciso alterar. É preciso criar empresas de alta tecnologia, criar parcerias com os institutos de ensino sob a forma de bolsas de investigação etc, fomentar o conhecimento e começar a criar coisas novas, não nos limitando a montar e embalar coisas já feitas por outros (caso do sector automóvel). Não basta ter tornos e fresadoras para fazer peças pequenas, é preciso ter fundições e linhas de produção robotizadas para fazer as peças grandes onde elas encaixam!

                                É claro que grandes empresas não nascem do nada, e é este tipo de coisas que deviam ocupar a mente dos nossos governantes - nem que abrissem empresas deste tipo públicas, sempre era um melhor investimento que um comboio para os espanhóis virem à praia! Falamos de criar postos de trabalho permanentes e aumentar as exportações vs. criar postos de trabalho temporários e sem retorno visível!

                                Os alemães não têm a economia que têm à custa de rolhas de cortiça e pacotes Zon Fibra, se me faço entender.
                                Editado pela última vez por SRLA; 08 December 2010, 17:17.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  É preciso criar empresas de alta tecnologia, criar parcerias com os institutos de ensino sob a forma de bolsas de investigação etc, fomentar o conhecimento e começar a criar coisas novas, não nos limitando a montar e embalar coisas já feitas por outros (caso do sector automóvel). Não basta ter tornos e fresadoras para fazer peças pequenas, é preciso ter fundições e linhas de produção robotizadas para fazer as peças grandes onde elas encaixam!

                                  É claro que grandes empresas não nascem do nada, e é este tipo de coisas que deviam ocupar a mente dos nossos governantes - nem que abrissem empresas deste tipo públicas, sempre era um melhor investimento que um comboio para os espanhóis virem à praia! Falamos de criar postos de trabalho permanentes e aumentar as exportações vs. criar postos de trabalho temporários e sem retorno visível!

                                  Os alemães não têm a economia que têm à custa de rolhas de cortiça e pacotes Zon Fibra, se me faço entender.
                                  E lá está, é o estado que é responsável! Os Portugueses coitadinhos não podem criar empresas de alta tecnologia, tem de ser o estado a criar....

                                  Vai lá ver se no estados unidos foi o estado que criou as empresas que estão no Silicon Valley. Achas que foi? Claro que não!

                                  O estado só tem de fazer uma coisa, que é não atrapalhar. em Portugal, o estado só faz uma coisa, atrapalhar, e os Portugueses, por norma, nada fazem, porque lá está, é o estado que deve fazer.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    O que aconteceria ao subsidio dessas pessoas se reportasses essas respostas ao Centro de Emprego?

                                    Já agora para que serve o Centro de Emprego realmente? Porque os Centros de Emprego consomem 1/3 da verba para os desempregados, e prestam um serviço tão mau aos empregadores e aos trabalhadores?

                                    Os carissimos empresarios peçam ao Centro de emprego um trabalhador indiferenciado, ou seja o Salario Minimo, para um serviço simples como carregar umas caixas no armazém, ou um trabalho menor, e depois vejam a selecção de entre tantos milhares de desempregados que as tecnicas do Centro de Emprego fazem. Por certo se for preciso carregar alguma coisa de entre 20 candidatos vai aparecer um coxo, outro de idade, outro todo chupado pela droga, individuos a cheirar mal, enfim nota-se que aquela quantidade de licenciados altamente qualificados que trabalham no Centro de Emprego e que recebem bom ordenado fazem uma primeira selecção muito criteriosa(not).

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                      E lá está, é o estado que é responsável! Os Portugueses coitadinhos não podem criar empresas de alta tecnologia, tem de ser o estado a criar....

                                      Vai lá ver se no estados unidos foi o estado que criou as empresas que estão no Silicon Valley. Achas que foi? Claro que não!

                                      O estado só tem de fazer uma coisa, que é não atrapalhar. em Portugal, o estado só faz uma coisa, atrapalhar, e os Portugueses, por norma, nada fazem, porque lá está, é o estado que deve fazer.
                                      Eu não disse que tinha quer ser o estado a criar, disse que é uma possibilidade. O importante mesmo é, como dizes, não atrapalhar.

                                      Já que estamos num fórum de automóveis, muitas marcas foram criadas pelos seus estados.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                        E lá está, é o estado que é responsável! Os Portugueses coitadinhos não podem criar empresas de alta tecnologia, tem de ser o estado a criar....

                                        Vai lá ver se no estados unidos foi o estado que criou as empresas que estão no Silicon Valley. Achas que foi? Claro que não!

                                        O estado só tem de fazer uma coisa, que é não atrapalhar. em Portugal, o estado só faz uma coisa, atrapalhar, e os Portugueses, por norma, nada fazem, porque lá está, é o estado que deve fazer.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          A grande vantagem de uma pessoa licenciada ou com mais formação, não é o que sabe, mas a sua capacidade de aprender.

                                          Mesmo pelo fórum vê-se que há uma acentuada diferença entre users consoante a sua formação (e se tem ou não). Com isto não pretendo dizer que quem não tem uma licenciatura nunca pode passar da cepa torta.

                                          Mas à partida mais estudos e mais formação são uma grande vantagem, abrem-nos horizontes, fazem-nos ter outra perspectiva das coisas.
                                          Esta falta de formação que se vê por todo o lado tolhe-nos, e é castradora da evolução de um país.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Se quiser montar uma empresa do sector Industrial, até a colocar a trabalhar, tem de aturar uma burocracia e encargos pesadissimo, se quiser produzir nessa mesma fabrica um produto novo, inventado em Portugal e que queira patentear espera anos!!!

                                            Maravilhoso Estado incentivador da criação de novas empresas(not).

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Acredita que conheço melhor a realidade do mercado de emprego do que julgas.

                                              Sei que há dificuldades para muitos, não estou a por isso em causa.

                                              O essencial da minha mensagem é no entanto, que temos que ser nós próprios a tomar conta de nós. Não devemos estar à espera que outros nos ajudem.

                                              Meio mundo não tem Segurança Social ou Subsidios de desemprego, nem Reformas nem Sistema Nacional de Saude e há uns anos era o Mundo inteiro e as pessoas tinham que se safar como podiam.

                                              trabalhavam no que podiam, quando estavam doentes eram ajudadas por familiares, poupavam para alturas sem trabalho, etc.

                                              Hoje falta este espirito, as pessoas queixam-se que o Estado e os vários organismos não as ajudam, que as empresas pagam pouco, etc., etc.

                                              O modelo europeu interiorizou demasiado a ideia do Estado Social e agora parece pouco capaz de resolver os seus problemas.
                                              A minha reacção deveu-se à forma como disseste as coisas. Pelas tuas palavras, parece que as coisas só estão dependentes de cada indivíduo, o que é falso. Há muitas pessoas que se esforçam bastante e não conseguem chegar ao que merecem. Bons profissionais, dedicados, que fazem mais do que se lhes pede, que não faltam, que não chegam atrasados, não fazem pausas para ir beber café ou para fumar ou para ficar na conversa, que fazem horas extra sem retribuição, que não querem saber de ficar a receber subsídio. Que têm aversão a estar em casa sem perspectivas de futuro. Mas estão e por mais voltas que dêem, não há solução. Porquê? Porque há desemprego. É real. E a saturação do mercado também não ajuda.
                                              É só isso, atenção à forma como as coisas são ditas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                E será mesmo assim? Do que tenho visto na comunicação social, blogs e afins tem convergido tudo para o mesmo.

                                                Há meses, numa conferência que houve no âmbito do meu mestrado, falou-se numa empresa que estava interessada em produzir biocombustível a partir da polpa da alfarroba. Não se falaram em nomes, por isso não posso dizer com certeza se a empresa referida foi a que a Danisco comprou. Mas vejo esse projecto com bons olhos, e se foi a empresa vendida, julgo que o Estado deveria ter intervido de alguma forma, até porque significou perda de empregos por cá e de um produto de valor acrescentado.

                                                Já agora se tiveres mais informações sobre este caso, agradecia que partilhasses, por aqui ou PM .



                                                Portanto é oficial que deves ter algum problema em relação à minha pessoa. Algum user banido frustrado que voltou como clone? Será?


                                                Não te conheço de lado nenhum, e também não tenho a mínima vontade de o fazer, desculpa a sinceridade.
                                                Não tenho, portanto, qualquer problema em relação à tua pessoa, V. Senhoria é que começa a citar posts meus, e agora eu é que tenho problemas consigo?
                                                User banido frustrado? Andas a comer cogumelos marados ou quê?

                                                Quanto ao Medina Carreira, ninguém disse que o senhor é mentiroso. Apenas acho que não passa dum velho dum Restelo, pois só profetiza desgraças e não propõe soluções como Jack Soifer e outros fazem. Mas pronto como achas que só tu é que tens razão, vá de deitar abaixo. Como já disse anteriormente, continua assim que qualquer dia fecham-te a loja...
                                                Velho "dum" Restelo?
                                                Profetiza desgraças? Ou a realidade?
                                                Soluções? Se ouvires com atenção, ele dá-as.

                                                Eu tenho razão às vezes, tal como todos. E caso a não tenha, sou o primeiro a admitir, posso garantir-te!

                                                Não te preocupes com a gerência da minha "loja", para isso estou cá eu.
                                                Preocupa-te antes com o "recheio" da tua

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por EliteMan Ver Post
                                                  Velho "dum" Restelo?
                                                  Profetiza desgraças? Ou a realidade?
                                                  Soluções? Se ouvires com atenção, ele dá-as.

                                                  Eu tenho razão às vezes, tal como todos. E caso a não tenha, sou o primeiro a admitir, posso garantir-te!

                                                  Não te preocupes com a gerência da minha "loja", para isso estou cá eu.
                                                  Preocupa-te antes com o "recheio" da tua
                                                  Neste tópico (tal como no outro mas com outros users) vieste do nada armado em vedeta a entrar a pés juntos. Como julgo que o que postei não merecia tal tratamento calculo que deves ter algum problema comigo. Alias esta resposta de novo indica isso.

                                                  Desculpa que te diga, mas no "recheio" dos meus comentários não vejo nada de errado, mas se houver, sff diga de sua justiça.

                                                  EDIT: "do Restelo". Tou a ver que tou a lidar com um perfeccionista...
                                                  Editado pela última vez por Dannymad; 08 December 2010, 19:12.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Se quiser montar uma empresa do sector Industrial, até a colocar a trabalhar, tem de aturar uma burocracia e encargos pesadissimo, se quiser produzir nessa mesma fabrica um produto novo, inventado em Portugal e que queira patentear espera anos!!!

                                                    Maravilhoso Estado incentivador da criação de novas empresas(not).
                                                    Daí a minha referência ao primeiro passo ser dado pelo Estado.

                                                    Leis demoram a mudar e mesmo que se começasse a trabalhar nisso agora, a burocracia ainda ia cá estar muito tempo.

                                                    Se for o próprio Estado a criar empresa o processo é muito facilitado. Nem que se limitassem a erguê-la, pôr a produzir e depois privatizar (por um preço justo, não para alimentar mais boys). Será certamente um processo mais rápido que um privado a fazê-lo de início.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                      Se produzem e tiverem competências para os ganhar, porque não o deveriam ganhar? O problema é se são licenciados que não têm competências para tal (que também existe muito). De todas as formas julgo que todos os licenciados, contratados na área em que se formaram deveriam reunir competências suficientes para ganhar pelo menos 1000 euros mensais...



                                                      Com todas essas exigências nunca na vida 475 euros é um salário adequado. 1000-1200 seria o adequado, dado a crise, mínimo dos mínimos 700.
                                                      Pois é, o problema é que muita gente tira uma licenciatura só para ser o "senhor fulano tal" e acha que não pode sujar as mãos noutros trabalhos. Ou melhor, querem empregos e não trabalhos.
                                                      Em tempo de guerra não se limpam armas

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Daí a minha referência ao primeiro passo ser dado pelo Estado.

                                                        Leis demoram a mudar e mesmo que se começasse a trabalhar nisso agora, a burocracia ainda ia cá estar muito tempo.

                                                        Se for o próprio Estado a criar empresa o processo é muito facilitado. Nem que se limitassem a erguê-la, pôr a produzir e depois privatizar (por um preço justo, não para alimentar mais boys). Será certamente um processo mais rápido que um privado a fazê-lo de início.

                                                        Eu pessoalmente não sou a favor de ser o Estado a criar as Empresas, se bem conheço este Pais, isso ia dar mais confusões.

                                                        Sou a favor que o Estado facilite e apoie tecnicamente todos aqueles que queiram criar empresas e não dificultar como acontece actualmente, isto è válido para qualquer sector, seja agricola, industrial, serviços,...

                                                        Mais, penso que o Estado tinha obrigação de apoiar no sentido de não irmos todos criar empresas a produzir produto X e saturar o mercado desse produto, numa determinada zona só existir empresas de um determinado sub-sector, o Estado deveria regular e dar todo o apoio tecnico e estudo Economico, para a zona e para o nosso Pais.

                                                        Para além disso os tecnicos estatais deviam ajudar algumas empresas já existentes, a escoar produtos para outros mercados, exportação.

                                                        Repara-se que tudo o que digo não é novo, e o Estado teoricamente tem os meios tecnicos para executar tudo isto, mas na pratica nada disto acontece por pouca vontade politica de colocar quem trabalha nos Ministerios e Delegações a trabalhar, aquilo é emprego mas não é trabalho!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                          Pois é, o problema é que muita gente tira uma licenciatura só para ser o "senhor fulano tal" e acha que não pode sujar as mãos noutros trabalhos. Ou melhor, querem empregos e não trabalhos.
                                                          Em tempo de guerra não se limpam armas
                                                          Isso é muito relativo. Por exemplo num emprego que tive, fui contratado como assistente de back office. Tudo bem. O problema foi quando decidiram despedir a menina que fazia o serviço externo e ao mesmo tempo quererem que fizesse o trabalho para o qual fui contratado e o trabalho da menina que despediram, sem me consultarem ou perguntarem se não me importava de fazer essas funções antes. E quando as minhas funções requeriam o cumprimento de prazos! Impossivel. Tal foi, que quando me fui embora, eles foram obrigados a contratar outra funcionária apenas para fazer o serviço externo, bem como um substituto pro meu lugar. Talvez se houvesse um discurso de vestir de camisola pro meu lado ainda tentasse aguentar o barco, como não o fizeram nem pensei duas vezes e bazei de lá. Último que soube deles, estavam a pensar acabar com aquele serviço para o qual fui contratado, era o que exigia mais mão-de-obra, mas não era o mais rentável, apesar de ser um serviço muito viável e o que reunia mais clientes para a empresa. Por mim, ainda lá estaria se soubessem gerir decentemente os seus recursos humanos.

                                                          Agora concordo contigo que não é apenas por se ter uma licenciatura que alguém deve ter um salário elevado. É o uso adequado que essa pessoa faz do know-how que adquiriu durante a sua formação, nessa função, que deverá decidir a sua remuneração. Se um funcionário dá a ganhar dezenas de milhares de euros à empresa que o contratou, este deverá ganhar adequadamente, e não 475 euros. Um licenciado nunca deveria ganhar 475 euros, quando um não licenciado não especializado receberia o mesmo ordenado. E isso acontece por cá. Não podemos ir pelo 8 ou 80.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Estou de acordo
                                                            Mas se formos a ver, esses 475 vêem muito das Mega empresas, esses são os verdadeiros "chulos", porque têem lucros brutais e mesmo assim pagam mal!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                              Estou de acordo
                                                              Mas se formos a ver, esses 475 vêem muito das Mega empresas, esses são os verdadeiros "chulos", porque têem lucros brutais e mesmo assim pagam mal!
                                                              Pois sim. E agora então até se nota mais essa tendência. A minha irmã anda à procura de emprego e os salários não vão muito para além dos 500 euros .

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X