Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensino Público versus Ensino Privado (PR promulga após alterações ao texto inicial)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por QuerubimTerra Ver Post
    A "criação" destas escolas privadas com custos suportados pelo estado tinha "água no bico"... Foi, quanto a mim, a primeira tentativa para "esvaziar" escolas públicas!...
    Como é que é ?!?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      Estás a ver mal.

      Com o modelo actual:
      Se o teu filho estiver no público o Estado paga €5.200,00 e tu nada.
      Se o teu filho estiver no privado o Estado paga €4.200,00 e tu nada.

      Com o modelo que se pretende:
      Se o teu filho estiver no público o Estado paga €5.200,00 e tu nada.
      Se o teu filho estiver no privado o Estado paga €0,00 e tu € 4.200,00.

      A questão é que se eu tiver os €4.200,00 e tu não, eu escolho o ensino que entender e tu não o podes fazer.
      Logo a tal igualdade deixa de existir porque tu deixas de ter acesso ao mesmo que eu.

      E o objectivo do art.º 26º acima colocado não é cumprido. Quem mais poder economico tiver, melhor acesso poderá ter à educação.

      A questão é evitar que isso aconteça.
      Desculpa mas essa conversa parece mais cantiga de vendedor...neste caso, vendedor da privatização da nossa educação.

      É muito bonito dizer isso...mas é mesmo assim? De onde vêm os valores?

      Volto a dizê-lo, esses valores, a estarem correctos, só são assim porque há outros alunos a pagar 50.000€/ano que compensam os custos. Não há outra forma.

      Uma escola pública custa 5.200€ por aluno ao estado porque não há lá alunos que pagaram do seu bolso 50.000€ para lá estarem. Para mim é simples.

      Não digas que o ensino privado é mais bem gerido, mais eficiente, porque não o é

      EDIT: Secalhar fiz umas contas mal de cabeça. Ninguém paga 50.000€ por ano. Se forem 600€ mensais (perfeitamente normal), fica cerca de 7200€/ano. Se não se pagarem os meses do verão, então retiro tudo o que disse, e defendo-me com a questão de que os 5.200€ não podem estar correctos
      Editado pela última vez por Movyk; 16 December 2010, 23:58.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Estás a ver mal.

        Com o modelo actual:
        Se o teu filho estiver no público o Estado paga €5.200,00 e tu nada.
        Se o teu filho estiver no privado o Estado paga €4.200,00 e tu nada.

        Com o modelo que se pretende:
        Se o teu filho estiver no público o Estado paga €5.200,00 e tu nada.
        Se o teu filho estiver no privado o Estado paga €0,00 e tu € 4.200,00.

        A questão é que se eu tiver os €4.200,00 e tu não, eu escolho o ensino que entender e tu não o podes fazer.
        Logo a tal igualdade deixa de existir porque tu deixas de ter acesso ao mesmo que eu.

        E o objectivo do art.º 26º acima colocado não é cumprido. Quem mais poder economico tiver, melhor acesso poderá ter à educação.

        A questão é evitar que isso aconteça.
        Mas o problema é não cumprir o art 26. É que se for não é problema nenhum porque que eu saiba o ensino não é gratuito. De que interessa se não se cumpre uma premissa ou duas premissas?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Desculpa mas essa conversa parece mais cantiga de vendedor...neste caso, vendedor da privatização da nossa educação.

          É muito bonito dizer isso...mas é mesmo assim? De onde vêm os valores?

          Volto a dizê-lo, esses valores, a estarem correctos, só são assim porque há outros alunos a pagar 50.000€/ano que compensam os custos. Não há outra forma.

          Uma escola pública custa 5.200€ por aluno ao estado porque não há lá alunos que pagaram do seu bolso 50.000€ para lá estarem. Para mim é simples.

          Não digas que o ensino privado é mais bem gerido, mais eficiente, porque não o é
          Dados oficiais. Do próprio governo.

          50.000,00/ano na escola primária ? Onde ?

          Tens noção do que estás a dizer ?
          Editado pela última vez por Omega; 17 December 2010, 00:03.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
            Mas o problema é não cumprir o art 26. É que se for não é problema nenhum porque que eu saiba o ensino não é gratuito. De que interessa se não se cumpre uma premissa ou duas premissas?
            Não interessa.
            A questão é que actualmente pode aceder a uma escola privada o filho de quem ganha € 500,00/mês e o filho de quem ganha 5.000,00/mês.

            A ser aprovado esse modelo só o 2º passa a ter acesso.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Dados oficiais. Do próprio governo.

              50.000,00/ano na escola primária ? Onde ?

              Tens noção do que estás a dizer ?
              Vê o edit no meu post. Se são dados do governo...eles mandam-nos cá para fora como quiserem.

              Se eu fosse do governo e quisesse defender uma privatização à força do sistema de ensino, sei como conseguiria argumentar a minha causa (e dos meus amigos...).

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Como é que é ?!?
                Muito simples: estas escolas, para terem frequência e chamarem alunos seriam menos exigentes facilitando a passagem. Ora, como em certos meios o que interessa é passar e não saber, esses alunos teriam mais "sucesso" nessas escolas. Sei, por exemplo, de duas vilas distanciadas uma da outra cerca de 15 Km, cada uma com escola pública com escolaridades desde o 1º ao 12º ano e entre elas, existe um colégio nessas condições. Porque será?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Não digas que o ensino privado é mais bem gerido, mais eficiente, porque não o é

                  EDIT: Secalhar fiz umas contas mal de cabeça. Ninguém paga 50.000€ por ano. Se forem 600€ mensais (perfeitamente normal), fica cerca de 7200€/ano. Se não se pagarem os meses do verão, então retiro tudo o que disse, e defendo-me com a questão de que os 5.200€ não podem estar correctos
                  Pois ...

                  Dados oficiais, repito.

                  Quanto à melhor gestão cada caso é um caso. Eu pude optar entre 3 hipoteses. Escolhi, entre publico e privado aquele cujo modelo de educação considerei que era o melhor independentemente dos custos já que na maioria dos casos estes contratos de associação só funcionam para o 2º e 2º ciclos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por QuerubimTerra Ver Post
                    Muito simples: estas escolas, para terem frequência e chamarem alunos seriam menos exigentes facilitando a passagem. Ora, como em certos meios o que interessa é passar e não saber, esses alunos teriam mais "sucesso" nessas escolas. Sei, por exemplo, de duas vilas distanciadas uma da outra cerca de 15 Km, cada uma com escola pública com escolaridades desde o 1º ao 12º ano e entre elas, existe um colégio nessas condições. Porque será?
                    Uma das análises prévias que fiz foi a integração doa alunos que passam do privado para o público, do 9º para o 10º ano.

                    Dos casos que conheço a integração e o nivel de notas que vinham mantendo manteve-se na generalidade dos casos igual ao nivel que era habitual neles e alguns passaram a tirar melhores notas após passarem para o público.

                    Portanto, isso na análise que fiz não faz sentido.

                    PS: Essas escolas estão senpre cheias. Não precisam de cativar alunos!
                    Editado pela última vez por Omega; 17 December 2010, 00:14.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Vê o edit no meu post. Se são dados do governo...eles mandam-nos cá para fora como quiserem.

                      Se eu fosse do governo e quisesse defender uma privatização à força do sistema de ensino, sei como conseguiria argumentar a minha causa (e dos meus amigos...).
                      Então mas porque raio ia o governo mandar cá para fora um dado que joga contra eles ?
                      Se lhes fica mais barato apoiar um aluno no privado porque raio vão quere que ele passe para o público ?

                      Vê o caso Inglês no 1º artigo que coloquei. Explica bem o porquê de eles optarem pelo apoio ao privado.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        Pois ...

                        Dados oficiais, repito.

                        Quanto à melhor gestão cada caso é um caso. Eu pude optar entre 3 hipoteses. Escolhi, entre publico e privado aquele cujo modelo de educação considerei que era o melhor independentemente dos custos já que na maioria dos casos estes contratos de associação só funcionam para o 2º e 2º ciclos.
                        Qual é a fórmula de cálculo desses dados oficiais?

                        Não precisas de repetir, este governo é famoso por ludibriar documentos e estudos a seu bel prazer, para defender as suas políticas. Deste executivo, já nada me espanta.

                        IOL Diário - PS modifica texto na página Internet sobre «relatório da OCDE»

                        Portanto, não me dizem nada.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Qual é a fórmula de cálculo desses dados oficiais?

                          Não precisas de repetir, este governo é famoso por ludibriar documentos e estudos a seu bel prazer, para defender as suas políticas. Deste executivo, já nada me espanta.

                          IOL Diário - PS modifica texto na página Internet sobre «relatório da OCDE»

                          Portanto, não me dizem nada.
                          Lê o post anterior...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Lê o post anterior...
                            Então defendes a total privatização da educação? (Paga pelo Estado, pressupõe-se).

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                              Uma das análises prévias que fiz foi a integração doa alunos que passam do privado para o público, do 9º para o 10º ano.

                              Dos casos que conheço a integração e o nivel de notas que vinham mantendo manteve-se na generalidade dos casos igual ao nivel que era habitual neles e alguns passaram a tirar melhores notas após passarem para o público.

                              Portanto, isso na análise que fiz não faz sentido.

                              PS: Essas escolas estão senpre cheias. Não precisam de cativar alunos!
                              Estou a falar de meios rurais e a reportar-me à data da sua criação lá pelos anos 80/90... Quanto ao cativar alunos, actualmente todas o fazem!... Cada vez há menos alunos e elas (todas) têm que sobreviver. Continuo a falar dos meios rurais que é o que conheço melhor...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Então defendes a total privatização da educação? (Paga pelo Estado, pressupõe-se).
                                Não é isso que está em causa nem é isso que estou a defender.

                                Mas no limite se calhar seria isso.

                                Qual é a diferença de o Estado pagar a uma entidade privada para nos educar ou de o Estado pagar directamente a nossa educação ?

                                Tu não procuras o melhor a melhor preço ? Porque é que o Estado não faz isso ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por QuerubimTerra Ver Post
                                  Estou a falar de meios rurais e a reportar-me à data da sua criação lá pelos anos 80/90... Quanto ao cativar alunos, actualmente todas o fazem!... Cada vez há menos alunos e elas (todas) têm que sobreviver. Continuo a falar dos meios rurais que é o que conheço melhor...
                                  Tens Minho no perfil. Não conheço essa realidade. Conheço leiria, Marinha Grande e Fátima.
                                  Nesta última TODAS as escolas são privadas!
                                  Como vai ser aqui ?

                                  Paga-se um autocarro para os alunos que não puderem pagar €400,00 ou mais por mês virem para as aulas para Leiria e redondezas e fecham-se estas escolas ? E os professores e restantes funcionários que lá trabalham ? Vão para o desemprego ? Quanto é que isso custa mais aos contribuintes ?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                    Tens Minho no perfil. Não conheço essa realidade. Conheço leiria, Marinha Grande e Fátima.
                                    Nesta última TODAS as escolas são privadas!
                                    Como vai ser aqui ?

                                    Paga-se um autocarro para os alunos que não puderem pagar €400,00 ou mais por mês virem para as aulas para Leiria e redondezas e fecham-se estas escolas ? E os professores e restantes funcionários que lá trabalham ? Vão para o desemprego ? Quanto é que isso custa mais aos contribuintes ?
                                    Boas perguntas!... Estas escolas de que falo, em muitos casos, têm transportes privativos e quase vêm buscar os alunos a casa.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                      Não é isso que está em causa nem é isso que estou a defender.

                                      Mas no limite se calhar seria isso.

                                      Qual é a diferença de o Estado pagar a uma entidade privada para nos educar ou de o Estado pagar directamente a nossa educação ?

                                      Tu não procuras o melhor a melhor preço ? Porque é que o Estado não faz isso ?
                                      Eu vou-te explicar porquê.

                                      Porque neste país, tudo o que é privatizado, começa por o ser porque é melhor para a população. Porque vai servir a população de forma mais eficiente. Mas depois, os preços começam a subir (liberalização dos preços dos produtos petrolíferos), depois os acordos assinados têm compensações completamente idiotas, do género disto:

                                      Metro Sul do Tejo recebe 7 milhões de compensação pela falta de utentes - Renascença

                                      Esta é a pouca vergonha que governa o nosso país. Podia ficar aqui a noite dentro a enumerar casos semelhantes. Privatizar a educação não é a solução. Mas é o que querem que acreditemos.

                                      Já agora, não comentas a ludibriação do suposto relatório da OCDE? Ou não é relevante? Pelo menos, é um relatório oficial

                                      Comentário


                                        #49
                                        "O Presidente admitiu vetar o decreto que muda financiamento do ensino particular."

                                        Bem, não encontrei nada sobre este tema, de modo que, cá vai:

                                        O Presidente admitiu vetar o decreto que muda financiamento do ensino particular. Executivo acusa Cavaco de estar em campanha e mantém posição.

                                        O Governo fez ontem ‘tábua rasa' dos alertas de Cavaco Silva e mostrou pouca disponibilidade para alterar o decreto-lei sobre o ensino particular, que o Presidente admitiu poder vir a vetar. É a primeira vez que, publicamente, Cavaco mostra divergência face a um decreto do Governo, uma posição que o Executivo interpretou como um acto de campanha eleitoral, reiterando que o diploma traduz as suas convicções.

                                        Depois do pedido de "consenso" e do apelo ao "bom senso" feito por Cavaco, que criticou a mudança "abrupta" no sistema de ensino particular que o Governo quer fazer no quadro do financiamento, criando "instabilidade" no sector, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros João Tiago Silveira reiterou que o decreto do Governo "garante a estabilidade". E deixou claro, desvalorizando as duras críticas lançadas segunda-feira pelo Presidente, que só com a solução colocada em cima da mesa pelo Executivo será possível alterar uma situação em que, em média, o Governo "gasta mais com os alunos da escola privada do que com a escola pública". Contactado pelo Diário Económico sobre os avisos do chefe de Estado, o Ministério da Educação escusou-se a comentar.

                                        Hoje, o secretário de Estado da Educação senta-se à mesa das negociações com os representantes do ensino particular. O decreto que já está em Belém para promulgação, ou não, tem as linhas gerais da reforma, que agora terá que ser regulamentada. Daí as negociações estarem ainda a decorrer com o sector.

                                        Cavaco e Governo elevam o tom na campanha eleitoral

                                        Cavaco, que tem sublinhado o exercício de uma "magistratura de influência" durante o seu mandato, quis ter uma palavra a dizer e veio a público pedir "bom senso" nas alterações ao regime de contrato entre o Estado e as instituições particulares de ensino, tornando visível divergências que, num processo normal, seriam negociadas nos bastidores entre Belém e São Bento. "No passado, houve vários diplomas que, apesar de já terem chegado à Presidência, voltaram informalmente ao Governo para serem feitas alterações", revela ao Diário Económico um ex-membro da Casa Civil de Ramalho Eanes.

                                        A posição agora assumida pelo Presidente - que admite assumir as suas "responsabilidades enquanto chefe de Estado" se a situação se mantiver - foi vista pelo Governo como um acto eleitoral, num contexto de pré-campanha "em que todos os candidatos querem agradar".

                                        Depois da cooperação institucional, Cavaco e Sócrates têm trocado recados nas últimas semanas (como foi no caso da pobreza) e a questão do ensino particular é mais um sinal de que ambos fazem questão de evidenciar que estão em campos opostos. Para o politólogo André Freire, o Presidente só se pronuncia agora sobre um tema, "que nem sequer é dos mais emblemáticos, para se posicionar em campanha". Em declarações ao Diário Económico, André Freire interpreta a reacção do Presidente ao decreto sobre o ensino particular e a ameaça de veto como uma tentativa de Cavaco de "conquistar o eleitorado de centro-direita que afastou com a promulgação do casamento homossexual", numa altura em que se encontra em campanha para as presidenciais de Janeiro.

                                        Cavaco deixou implícito que podia vetar o diploma do Governo (a primeira vez que o faria em cinco anos) mas a oposição acabou por colocar o Presidente num ‘dilema' ao aprovar, numa coligação negativa, um projecto do CDS contrário ao do Governo. Se promulgar o decreto do Governo estará a ir contra o projecto do Parlamento, que só deverá chegar às suas mãos nos primeiros meses de 2011. Daí que o Presidente tenha apelado ao consenso. O CDS veio ontem dizer que o seu projecto, aprovado no Parlamento, e que estabelece a negociação ciclo a ciclo dos contratos entre o Governo e as escolas, só deu razão ao apelo do Presidente e o PSD registou "com agrado" que "há uma sintonia de pensamento" entre os social-democratas e o Presidente. Também Emídio Guerreiro, do PSD, sublinhou ao Diário Económico que "não é razoável introduzir instabilidade no sector a meio do ano lectivo".
                                        Governo desvaloriza Cavaco e mantém cortes para o ensino particular | Económico

                                        O que acham disto?

                                        Deverá o país continuar a pagar para o ensino privado, que apenas serve uma pequena parte do ensino no seu todo, ou deverá, mais justamente, colocar-se em prática o actual princípio do "utilizador pagador"?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Se é privado, porque é que o Estado há-de pagar? Apliquem esses fundos no ensino publico para o tornar verdadeiramente gratuito e acessivel a todos. Quanto ao ensino privado, que se subsidie com fundos próprios e obtidos através do pagamento de quem lá se inscreve.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                            Se é privado, porque é que o Estado há-de pagar? Apliquem esses fundos no ensino publico para o tornar verdadeiramente gratuito e acessivel a todos. Quanto ao ensino privado, que se subsidie com fundos próprios e obtidos através do pagamento de quem lá se inscreve.
                                            Porque são escolas privadas que existem em localidades que não são abrangidas por nenhum estabelecimento público. Desta feita criou-se no início dos anos 80 a lei que agora está a dar água pela barba. Exemplo: Arruda dos Vinhos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O Aníbal já está a ser pressionado pelos amigos, que desta forma teriam de dispender do dinheiro para os estudos dos filhos

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu sinceramente não percebo a polémica à volta deste assunto, se é privado e as pessoas que lá metem os filhos tem que pagar, porque raio temos todos nós de pagar para aquilo funcionar, se não é viável que fechem as portas. Agora eles receberem dos dois lados é que não faz sentido.

                                                Agora o argumento de que é porque lá não existe nenhuma escola publica acho difícil de aceitar, se não existe então que se construa, nos últimos tempos foram construídas/adjudicadas centenas de novas escolas no país se elas fossem bem distribuídas não era necessário estar a subsidiar as privadas.

                                                É que com o dinheiro que lhes pagam depressa se pagava a construção de uma nova escola...

                                                Mas claro que já se sabe que aqui são outros valor€s que se levantam, e existem muitos lobbys de muitos anos por trás... E quando se trata de brincar com o dinheiro dos outros é uma festa...

                                                É isso e a questão de pagar bolsas de estudo para estudar numa universidade privada. Com a quantidade de cursos existentes no público que nunca enchem, porque raio temos que estar a pagar para estudarem numa privada.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O que é que acho? Que o Cavaco está em campanha eleitoral.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                    O que é que acho? Que o Cavaco está em campanha eleitoral.
                                                    É que é mesmo isso, o Homem que até à uns meses dizia sempre "nim" a tudo finalmente começou a expressar as suas opiniões.

                                                    Para mim já vai é tarde, porque concorde ou não com a opinião dele, ter um presidente que nunca se compromete com nenhuma opinião não serve para nada.

                                                    Acho que ninguém votou nele por ser bonito para as fotografias e para receber os chefes de estado. Estar lá ele ou um boneco acaba por ser igual, já que nenhum deles expressa a sua opinião, só estão lá para as fotos.

                                                    Se ele tivesse mantido a postura do ultimo mês ao longo de toda a legislatura talvez eu votasse nele agora assim. Só agora é que se lembrou que é o presidente...

                                                    O problema é que das alternativas, venha o diabo e escolha... Acho que quem vai ganhar as eleições é a abstenção...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      de nada vale a pena o PR vetar a lei, porque ela volta ao parlamento o parlamento não faz nada à lei e depois o PR é obrigado a promulgar.

                                                      vejam o que aconteceu com o estatuto dos açores.

                                                      a única coisa que ele pode fazer é manda-la para o tribunal constitucional e se for inconstitucional o parlamento tem que rever a lei, caso contrario o PR tem que promulgar uma lei mesmo sendo contra ela.

                                                      por isso acho piada ao alegre dizer que vetava a lei A ou a lei B, será que ele não sabe quais são os poderes do presidente.

                                                      ************************************************

                                                      Quanto à lei em si, quando o estado financia uma escola privada, porque não existe uma alternativa publica, acho bem, mas devia ficar contratualizado que o financiamento era durante X anos, no final desse tempo revia-se o contrato. Não faz sentido se durante esse tempo surgir na mesma zona uma escola publica e o estado continuar a financiar eternamente uma escola privada.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Apesar da notícia não indicar creio que o que está em causa são os contractos de associação que permitem a famílias carenciadas usufruírem de aprendizagem em estabelecimentos privados....
                                                        Editado pela última vez por Jacare; 22 December 2010, 12:00.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                          de nada vale a pena o PR vetar a lei, porque ela volta ao parlamento o parlamento não faz nada à lei e depois o PR é obrigado a promulgar.

                                                          vejam o que aconteceu com o estatuto dos açores.

                                                          a única coisa que ele pode fazer é manda-la para o tribunal constitucional e se for inconstitucional o parlamento tem que rever a lei, caso contrario o PR tem que promulgar uma lei mesmo sendo contra ela.

                                                          por isso acho piada ao alegre dizer que vetava a lei A ou a lei B, será que ele não sabe quais são os poderes do presidente.

                                                          ************************************************

                                                          Quanto à lei em si, quando o estado financia uma escola privada, porque não existe uma alternativa publica, acho bem, mas devia ficar contratualizado que o financiamento era durante X anos, no final desse tempo revia-se o contrato. Não faz sentido se durante esse tempo surgir na mesma zona uma escola publica e o estado continuar a financiar eternamente uma escola privada.
                                                          Penso que agora é diferente, na lei dos Açores houve um forte consenso, aquilo era quase Cavaco contra o mundo. Agora o governo está muito debilitado, o Cavaco está em risco de voltar a ganhar logo à primeira volta, tem todas as condições para fazer um braço de ferro com o governo e ganhar.

                                                          Financiar instituições privadas, seja de saúde ou ensino, não é algo muito popular, mas continuo a achar que são situações win-win, o estado gasta menos do que gastaria se esses alunos/Doentes(no caso da saúde) recorressem ao sistema publico, por isso estou do lado do Cavaco e acho que cortes deste género têm que ser bem pensados para não saírem mais caro ao estado.

                                                          Nos casos em que não existe alternativa publica o estado teve 20anos para resolver o assunto, e duvido que seja agora em plena crise que o vá resolver.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                            Apesar da notícia não indicar creio que o que está em causa são os contractos de associação que permitem a famílias carenciadas usufruírem de aprendizagem em estabelecimentos privados....
                                                            A questão é simplesmente esta. E a serem revogados os contratos de associação o livre direito de escolher o ensino que cada um de nós entende ser o de maior qualidade passa a ser possivel só para quem tem capacidade financeira para tal.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Público = de borla, privado = pagar... Ou estou enganado?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X