Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensino Público versus Ensino Privado (PR promulga após alterações ao texto inicial)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por amora Ver Post
    não, tu é que parece que estás

    não inventei nada, tenho visto informação debates e opiniões de varios lados, desde ass.de pais, sindicatos e ass.ensino privado e foi o próprio presidente do ensino privado que confirmou isto mas defendeu que isto era possivel com uma boa gestão.

    já agora fica aqui as declarações da ministra tiradas do JN:

    "Não vamos continuar a financiar privilégios nem lucros de algumas instituições que constroem piscinas, que oferecem golfe, que têm equitação, porque isso é um nível que o ensino público não pode assegurar e não continuará a financiar", afirmou Isabel Alçada.#
    Não estou mal informado não.
    Acho bem que não se financie esse tipo de coisas. Essa não é claramente a função do Estado. E se essas coisas aconteceram ou foi porque foram feitas com dinheiros que não os do Estado, ou foi porque o Estado não cumpriu os seus deveres de fiscalização. Simplesmente limitou-se a dar para lá o dinheiro. E isso não pode ser.

    Conheço algumas destas escolas com contrato de associação. Nenhuma tem piscina e muito menos golf ou equitação ... LOL ....

    A ministra que saia de Cascais.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      Não estou mal informado não.
      Acho bem que não se financie esse tipo de coisas. Essa não é claramente a função do Estado. E se essas coisas aconteceram ou foi porque foram feitas com dinheiros que não os do Estado, ou foi porque o Estado não cumpriu os seus deveres de fiscalização. Simplesmente limitou-se a dar para lá o dinheiro. E isso não pode ser.

      Conheço algumas destas escolas com contrato de associação. Nenhuma tem piscina e muito menos golf ou equitação ... LOL ....

      A ministra que saia de Cascais.
      então se estas bem informado devias saber que o estado estava a pagar mais 40/50 mil euros ano por turma no ensino privado e é esse valor a mais que o ensino privado recebia que está agora a ser nivelado pela mesma bitola do publico, só é pena que tenha que ser pelo valor mais baixo.

      também devias saber que há casos como em coimbra que há excesso de oferta e que escandalosamente existem escolas privadas a 2km de distancia de escolas publicas e que essas escolas privadas foram criadas por altos quadros da direcção regional de educação do centro.
      (só não sei em que governos foram autorizadas).

      portanto essa "boca" sobre a ministra cheira-me um pouco a preconceito ideologico que normalmente nos tira a lucidez de análise.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por amora Ver Post
        então se estas bem informado devias saber que o estado estava a pagar mais 40/50 mil euros ano por turma no ensino privado e é esse valor a mais que o ensino privado recebia que está agora a ser nivelado pela mesma bitola do publico, só é pena que tenha que ser pelo valor mais baixo.

        também devias saber que há casos como em coimbra que há excesso de oferta e que escandalosamente existem escolas privadas a 2km de distancia de escolas publicas e que essas escolas privadas foram criadas por altos quadros da direcção regional de educação do centro.
        (só não sei em que governos foram autorizadas).

        portanto essa "boca" sobre a ministra cheira-me um pouco a preconceito ideologico que normalmente nos tira a lucidez de análise.
        Isso é o que a Ministra diz.
        O que eu sei é que o custo por aluno anda no público pelos € 5.500,00/ano.
        No privado anda pelos € 4.400,00/ano. E o que se pretende é que em termos gerais ande pelos € 3.600,00/ano, valor que algumas das escolas privadas da minha zona já conseguem atingir há alguns anos..

        Esses casos de Coimbra só aconteceram certamente porque o Estado não fez bem o seu trabalho. As pessoas pediram e o Estado toca de dar sem fazer a devida análise prévia. E depois claro o contribuinte paga.

        Não há preconceito nenhum sobre a Ministra. Simplesmente do que tenho observado tenho uma péssima impressão.

        É ridiculo falar em Golf e Hipismo.
        E se o Estado está a financiar escolas onde isso existe é porque, repito, não cumpriu os seus deveres de análise prévia e fiscalização posterior. E isso são deeveres básicos do Estado de forma a acautelar as fraudes!

        Golfe, Hipismo no colégio de Amor ou dos Milagres ?!? - são duas pequenas terras em zonas rurais de Leiria. É mesmo para rir. Só pode! Ridiculo!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
          Isso é o que a Ministra diz.
          O que eu sei é que o custo por aluno anda no público pelos € 5.500,00/ano.
          No privado anda pelos € 4.400,00/ano. E o que se pretende é que em termos gerais ande pelos € 3.600,00/ano, valor que algumas das escolas privadas da minha zona já conseguem atingir há alguns anos..
          ""
          O decreto-lei nº 138-C/2010 de 28 de Dezembro de 2010 permite a valiação e renegociação dos contratos.


          Com estes diplomas fica estabelecido que:
          • A renovação dos contratos deixa de ser automática, passando a fazer-se mediante a verificação da insuficiência da rede pública e acordo entre as partes;
          • O número de turmas a subsidiar é objecto de ajustamento anual;
          • A partir de Janeiro de 2011 o financiamento das escolas é efectuado com base em regras claras e equitativas;
          • No próximo ano lectivo o subsídio anual por turma é de 80 080 euros.
          O novo modelo dos contratos de associação corresponde a uma gestão equilibrada dos recursos financeiros, indispensável à consolidação das contas públicas.

          .......

          Nos termos previstos no Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 553/80, de 21 de Novembro, o Estado financia estas escolas, designadamente onde e quando tal seja necessário para completar a oferta da rede pública de escolas e, assim, garantir o acesso universal à educação

          .............

          O objectivo é generalizar regras de financiamento assentes no princípio do financiamento por turma e por aluno, já adoptadas no financiamento dos cursos profissionais e de outras ofertas educativas de dupla certificação ministradas nas escolas profissionais privadas.
          ......
          ""

          AS REGRAS DEVEM SER IGUAIS PARA TODOS

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por amora Ver Post
            ""
            O decreto-lei nº 138-C/2010 de 28 de Dezembro de 2010 permite a valiação e renegociação dos contratos.



            Com estes diplomas fica estabelecido que:
            • A renovação dos contratos deixa de ser automática, passando a fazer-se mediante a verificação da insuficiência da rede pública e acordo entre as partes;
            • O número de turmas a subsidiar é objecto de ajustamento anual;
            • A partir de Janeiro de 2011 o financiamento das escolas é efectuado com base em regras claras e equitativas;
            • No próximo ano lectivo o subsídio anual por turma é de 80 080 euros.
            O novo modelo dos contratos de associação corresponde a uma gestão equilibrada dos recursos financeiros, indispensável à consolidação das contas públicas.

            .......

            Nos termos previstos no Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 553/80, de 21 de Novembro, o Estado financia estas escolas, designadamente onde e quando tal seja necessário para completar a oferta da rede pública de escolas e, assim, garantir o acesso universal à educação

            .............

            O objectivo é generalizar regras de financiamento assentes no princípio do financiamento por turma e por aluno, já adoptadas no financiamento dos cursos profissionais e de outras ofertas educativas de dupla certificação ministradas nas escolas profissionais privadas.
            ......
            ""

            AS REGRAS DEVEM SER IGUAIS PARA TODOS

            Pois, o problema começa na última frase.

            E €80.080,00/3.600 = 22,4 alunos por sala.

            As média de alunos por turma no ensino privado que conheço é de 25 a 28.

            Portanto só te posso agradecer por confirmares os dados que coloquei.

            Qualquer "chico esperto" percebe que com a falta de controlo do Estado basta diminuir as turmas para 20 alunos (o minimo permitido) e em vez de ter 2 com 56 alunos passa a ter 3 com 60 alunos e passa a vir o mesmo dinheiro que vinha antes.
            Diz lá se não é assim.

            Comentário


              #96
              essa verba que tanto se fala é a destinada a quê, quer num caso quer no outro?

              -professores?
              -funcionários?
              -instalações?
              -despesas correntes?

              as escolas de contrato daqui da zona que conheço, são todas excelentes escolas no que toca ao ensino e aproveitamento, nenhuma delas tem hipismo,piscina e coisas que tal (concordo com o Omega que a ministra deve sair de Cascais), nenhuma delas escolhe os seus alunos, tem uma área de intervenção e acolhem tudo o que é aluno dessas zonas,

              trek

              Originalmente Colocado por amora Ver Post
              ""
              O decreto-lei nº 138-C/2010 de 28 de Dezembro de 2010 permite a valiação e renegociação dos contratos.



              Com estes diplomas fica estabelecido que:
              • A renovação dos contratos deixa de ser automática, passando a fazer-se mediante a verificação da insuficiência da rede pública e acordo entre as partes;
              • O número de turmas a subsidiar é objecto de ajustamento anual;
              • A partir de Janeiro de 2011 o financiamento das escolas é efectuado com base em regras claras e equitativas;
              • No próximo ano lectivo o subsídio anual por turma é de 80 080 euros.
              O novo modelo dos contratos de associação corresponde a uma gestão equilibrada dos recursos financeiros, indispensável à consolidação das contas públicas.

              .......

              Nos termos previstos no Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 553/80, de 21 de Novembro, o Estado financia estas escolas, designadamente onde e quando tal seja necessário para completar a oferta da rede pública de escolas e, assim, garantir o acesso universal à educação

              .............

              O objectivo é generalizar regras de financiamento assentes no princípio do financiamento por turma e por aluno, já adoptadas no financiamento dos cursos profissionais e de outras ofertas educativas de dupla certificação ministradas nas escolas profissionais privadas.
              ......
              ""

              AS REGRAS DEVEM SER IGUAIS PARA TODOS

              Comentário


                #97
                «
                Domingos Farinho
                Aos poucos o país começa a acordar para a ressaca. A ressaca, caso ainda não tenham percebido é 2011. E não se sabe quando vai acabar, por isso aprovisionem Gurosans.

                aqui falei, a propósito de um texto excelente do Daniel Oliveira (agora há outros, igualmente bons, do maradona), sobre o financiamento das escolas privadas. Na altura, o meu texto pretendia reflectir sobre a questão mais vasta do reajustamento do Estado em relação à sociedade. O problema é este: em Portugal não existe a Grande Sociedade, que, por exemplo, Cameron quer trazer (de volta) ao Reino Unido. Em bom rigor, a grande sociedade, em Portugal nunca existiu. O país passou da fragmentação medieval para o delírio opiáceo dos Descobrimentos e foi-se arrastando desde então, em busca de novas doses. E houve de tudo, desde o crack ubíquo do salazarismo, até à coca de primeira dos fundos comunitários. O dealer é que foi sempre o mesmo: O Estado.

                E, por isso, em Portugal, na dúvida, a culpa é do Estado. Claro que neste sentido, culposo, pesado, responsável, o Estado não somos nós. Não, nem pensar nisso. Nós somos as vítimas. A pequena sociedade. Oprimida. Quando a culpa é do Estado, o Estado é o Governo e, com sorte, a classe política.

                Voltemos ao caso das escolas privadas. Sendo privadas ou querem fazer lucro ou beneficência. Não há grande meio termo a inventar. Para o Estado, contudo, isso é irrelevante. O que deve importar ao Estado, aqui todos nós, não os políticos, é se e em que medida podem os privados ser chamados a colaborar com a prossecução de interesses públicos. E isto, por uma razão simples: desse juízo resulta quase sempre um apoio financeiro como contrapartida. Suportado por todos nós.

                Ora, sendo imperativa a discussão sobre quais são os interesses públicos e como deve o Estado assegurá-los (ou seja, discutir o Estado), decorre daí a importância de discutir os casos em que o Estado entende que tal interesse público deve ser assegurado por privados.

                Há casos em que o interesse público pode ser assegurado por privados e esses casos são aqueles em que tal prossecução obtenha melhores resultados do que a prossecução por entidades públicas.

                Ora, no caso das escolas privadas é preciso notar duas coisas fundamentais:

                1. O facto de as escolas privadas visarem a educação das crianças não as faz, por si só, prosseguir o interesse público Educação. O interesse público não está nas mãos dos cidadãos, lamento informar. Está nas mãos dos legítimos representantes dos cidadãos, que o determinam e prevêem os modos da sua prossecução. Não havendo tal decisão política, a educação, como o ambiente ou outro interesse qualquer dos cidadãos, é apenas isso, um interesse privado dos cidadãos. Têm todo o direito de os prosseguir e constituir empresas, associações e cooperativas para o efeito mas o Estado não tem nada que ver com isso (e muito menos tem que subsidiar tal liberdade).

                2. Mas, mesmo quando o Estado reconhece ao interesse privado Educação utilidade pública e entende que a sua prossecução concorre com a prossecução do interesse público Educação, cabe ainda ao Estado escolher o modo como pode beneficiar ou recompensar tal prossecução, negociando com os privados. Que interessa ao Estado, a todos nós, que os privados façam algo que é do interesse público, se o Estado - os malandros da administração e dos institutos públicos - o faz igualmente bem ou melhor? (e, sobretudo nos tempos que correm, mais barato).

                É curioso que muitos do que se colocam agora ao lado das escolas privadas, sejam os mesmos que pedem menos Estado e o criticam quando este não sabe negociar parcerias público-privadas. Lamento informar mas financiar escolas privadas ainda é uma intervenção do Estado, o gasto de dinheiro público é uma intervenção do Estado.

                Ora, até ver, por muito que custe a alguns, o Estado realmente gasta mais com as escolas privadas do que devia. Primeiro, nalguns casos porque gasta, quando nem sequer devia gastar. Depois porque, mesmo quando devia gastar, o preço a pagar é excessivo em relação às suas possibilidades e ao retorno obtido. O Estado Social, com ou sem privados a ajudar, não é para quem quer, é para quem pode. É estranho que quando dói à Administração Pública os críticos achem muito bem. Mas quando dói aos privados, esses críticos se abespinhem e recorram à mais elementar confusão demagógica. Diz-se, então, que nestes casos, não é o Estado Social que se está a reduzir e optimizar em face dos recursos escassos mas a liberdade que está a ser posta em causa. Qual liberdade? Alguém está a impedir os privados de abrir e explorar escolas? Alguém está a impedir os pais de colocarem os filhos em escolas privadas (além de que não me parece nada má a ideia de uma dedução fiscal nesses casos, para os pais que escolham escolas privadas, como propõe o maradona).

                Além disso, tal liberdade começou logo por ser posta em causa no dia em que essas escolas privadas aceitaram e quiseram receber dinheiro dos contribuintes (chama-se contrato por alguma coisa...). Formularam um modelo de negócio assente em fundos públicos e parece que acharam que seria para sempre. Quem paga é quem manda, como alguém disse: renegoceie-se o contrato mas lembre-se que o Estado tem todo o direito e o dever de proteger o dinheiro dos contribuintes. O resto é ressaca.»

                A ressaca - jugular

                Comentário


                  #98
                  É evidente que o Estado é que deve decidir quem deve apoiar.
                  Aliás se o Estado tivesse feito o trabalho de casa tinha fiscalizado e ao longo dos anos tinha efectuado os ajustes devidos e adequados caso a caso.

                  Como se calhar não o fez agora tem que tomar medidas drásticas e tratar todos por igual, quando não deveria ser assim.

                  Quanto à qualidade, há casos e casos. Do que conheço, na minha zona a transicção do 9º ano (privado) para o 10º ano (público) é mais fácil na generalidade dos casos para os alunos que vêm do privado. Mas nem sempre é assim.

                  Quanto a custos, os números que meti acima falam por si.

                  O resto, concordo, é ressaca.

                  Comentário


                    #99
                    Perdoem-me, mas essa do golf e equitação é para rir só pode!

                    É um completo desfazamento da realidade, o que só vem provar que as medidas do ministério não estão a ser tomadas de consciência ou análise ponderada. Todos sabemos que extremismos e medidas radicais não beneficiam ninguém. Mas os verdadeiros prejudicados serão os nossos filhos.

                    Quanto á proximidade de escolas, se em coimbra são 2km em leiria são menos ainda. A escola José Saraiva na cruz d'areia e o colégio CCMI têm menos que dois km de distância (parece-me). A diferença é que uma tem menos de uma década e basta passar à porta para ver miúdos a fumarem em grupos, enquanto outra é das escolas mais bem equipadas do país a atingir a 3ª geração de ensino e em leiria é reconhecidamente das melhores escolas. Na altura das matrículas chega-se a ver pais a irem lá dormir 2 dias antes para a fila para poderem ter lá os seus filhos. Esta última tem contrato associação.

                    Uma escola do futuro - Actualidade - Correio da Manhã

                    Com toda a certeza haverá óptimos e péssimos profissionais em ambas as escolas, tal como existem excelentes alunos em ambas, assim como autênticos marginais. Mas um princípio de educação mais rígido, mais exigente, mais correcto sobretudo nas idades que estão em questão é muito importante.

                    Eu não tenho dúvidas de quem sairá prejudicado destes cortes 'a eito' mesmo a curto prazo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                      Perdoem-me, mas essa do golf e equitação é para rir só pode!

                      É um completo desfazamento da realidade, o que só vem provar que as medidas do ministério não estão a ser tomadas de consciência ou análise ponderada. Todos sabemos que extremismos e medidas radicais não beneficiam ninguém. Mas os verdadeiros prejudicados serão os nossos filhos.

                      Quanto á proximidade de escolas, se em coimbra são 2km em leiria são menos ainda. A escola José Saraiva na cruz d'areia e o colégio CCMI têm menos que dois km de distância (parece-me). A diferença é que uma tem menos de uma década e basta passar à porta para ver miúdos a fumarem em grupos, enquanto outra é das escolas mais bem equipadas do país a atingir a 3ª geração de ensino e em leiria é reconhecidamente das melhores escolas. Na altura das matrículas chega-se a ver pais a irem lá dormir 2 dias antes para a fila para poderem ter lá os seus filhos. Esta última tem contrato associação.

                      Uma escola do futuro - Actualidade - Correio da Manhã

                      Com toda a certeza haverá óptimos e péssimos profissionais em ambas as escolas, tal como existem excelentes alunos em ambas, assim como autênticos marginais. Mas um princípio de educação mais rígido, mais exigente, mais correcto sobretudo nas idades que estão em questão é muito importante.

                      Eu não tenho dúvidas de quem sairá prejudicado destes cortes 'a eito' mesmo a curto prazo.
                      Nem me tinha lembrado desse "prémio".
                      Fica-se com a sensação que se quer mesmo penalizar quem faz bem!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                        «
                        Domingos Farinho
                        Aos poucos ......... O resto é ressaca.»

                        A ressaca - jugular
                        Já agora, o autor desse texto está aqui, certo ?

                        Comissão de Honra - Legislativas - Partido Socialista

                        Comentário


                          Mas ainda querem discutir números e consequências?

                          Não estamos em crise?

                          Não tem que haver cortes em todas áreas? Ou só os cortes na FP é que são bons?

                          As distâncias? há miúdos no interior a fazerem uma hora de transporte...

                          Golfe e hipismo? Basta ler os relatórios de actividades...

                          Se o CCMI aceitar os ciganitos, os pretitos, os muçulmanos, os não católicos, os maus alunos julgo que as coisas não seriam assim... É que essas escolas tem uma espécie de direito de reserva e isso faz-me comichão

                          Comentário


                            Eu ainda não tinha percebido bem qual era o problema das escolas (claro que menos dinheiro era um problema grande) mas queria saber qual o cerne da questão e depois de falar com um dos principais impulsionadores destes protestos cheguei lá...

                            O problema está no preço por turma... não se pode chegar a esse número de modo nenhum, e quando dizem que as escolas públicas têm esse valor é uma média penso que nacional, só que uma turma numa escola do centro de Braga/Porto /Lisboa tem com grande probabilidade um custo muito mas muito acima de uma turma de uma qualquer localidade no alentejo, porque o principal custo está nos professores e estes não ganham todos os mesmo, por exemplo na secundária onde andei quase todos os professores estavam lá no mínimo há dezenas de anos, com ordenados bem difererntes de um professor em início de carreira que todos os anos anda de escola em escola com vencimentos muito mais baixos.
                            A única escola que conheço das privadas tem 30 anos e alguns dos professores estão lá desde o inicio, e a maior parte já há muitos anos (para eles é uma forma de aumentar a qualidade no ensino) logo a escola tem custos bem altos com os seus vencimentos e já tiveram que reduzir os seus vencimentos em 15% este mês... a redução global no orçamento deles será de 1milhão de euros. Obviamente não sabem ainda o que vai acontecer á escola. Perto há uma com o ensino básico mas não secundária como eles têm, e diga-se é a escola mais bem organizada que conheço.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                              Eu ainda não tinha percebido bem qual era o problema das escolas (claro que menos dinheiro era um problema grande) mas queria saber qual o cerne da questão e depois de falar com um dos principais impulsionadores destes protestos cheguei lá...

                              O problema está no preço por turma... não se pode chegar a esse número de modo nenhum, e quando dizem que as escolas públicas têm esse valor é uma média penso que nacional, só que uma turma numa escola do centro de Braga/Porto /Lisboa tem com grande probabilidade um custo muito mas muito acima de uma turma de uma qualquer localidade no alentejo, porque o principal custo está nos professores e estes não ganham todos os mesmo, por exemplo na secundária onde andei quase todos os professores estavam lá no mínimo há dezenas de anos, com ordenados bem difererntes de um professor em início de carreira que todos os anos anda de escola em escola com vencimentos muito mais baixos.
                              A única escola que conheço das privadas tem 30 anos e alguns dos professores estão lá desde o inicio, e a maior parte já há muitos anos (para eles é uma forma de aumentar a qualidade no ensino) logo a escola tem custos bem altos com os seus vencimentos e já tiveram que reduzir os seus vencimentos em 15% este mês... a redução global no orçamento deles será de 1milhão de euros. Obviamente não sabem ainda o que vai acontecer á escola. Perto há uma com o ensino básico mas não secundária como eles têm, e diga-se é a escola mais bem organizada que conheço.
                              Tens razão no que diz respeito aos ordenados dos professores e um professor com uma dúzia de anos deve auferir cerca de 1900€ brutos por mês, ora esse valor a multiplicar por 14 meses dá €26600...

                              Mas se colocares os directores a ganhar €5000, os adjunto a 4500€ (vários), os directores de departamento a 4000€ (vários) as contas complicam-se... E o problema está aqui...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                Mas ainda querem discutir números e consequências?

                                Não estamos em crise?

                                Não tem que haver cortes em todas áreas? Ou só os cortes na FP é que são bons?

                                As distâncias? há miúdos no interior a fazerem uma hora de transporte...

                                Golfe e hipismo? Basta ler os relatórios de actividades...

                                Se o CCMI aceitar os ciganitos, os pretitos, os muçulmanos, os não católicos, os maus alunos julgo que as coisas não seriam assim... É que essas escolas tem uma espécie de direito de reserva e isso faz-me comichão
                                Tens a certeza ?
                                A minha experiência, não nessa mas noutra próxima, diz o contrário.

                                Mas há quem tenha ficado admirado com esse facto. Se calhar às vezes são mais as vozes do que as nozes.

                                Já agora eu sei bem o que são cortes na FP.
                                Editado pela última vez por Omega; 30 January 2011, 22:48.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                  Tens razão no que diz respeito aos ordenados dos professores e um professor com uma dúzia de anos deve auferir cerca de 1900€ brutos por mês, ora esse valor a multiplicar por 14 meses dá €26600...

                                  Mas se colocares os directores a ganhar €5000, os adjunto a 4500€ (vários), os directores de departamento a 4000€ (vários) as contas complicam-se... E o problema está aqui...
                                  Vai ver quanto ganham nas públicas...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                    Vai ver quanto ganham nas públicas...
                                    Acho que andas completamente enganado em relação a tudo isto. Esta dos salários então!!!!! Mesmo numa situação extrema, que seja um professor com 25 anos de carreira director de uma escola com mais de 1800 alunos não ganha isso que o zerorpm disse



                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                      Acho que andas completamente enganado em relação a tudo isto. Esta dos salários então!!!!! Mesmo numa situação extrema, que seja um professor com 25 anos de carreira director de uma escola com mais de 1800 alunos não ganha isso que o zerorpm disse
                                      Tens razão.
                                      Não tenho mesmo qualquer noção.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                        Tens a certeza ?
                                        A minha experiência, não nessa mas noutra próxima, diz o contrário.

                                        Mas há quem tenha ficado admirado com esse facto. Se calhar às vezes são mais as vozes do que as nozes.

                                        Já agora eu sei bem o que são cortes na FP.
                                        No DN colocaram um link de uma escola com contrato de associação, que nos regulamentos tem uma norma a referir que se reservam no direito de admitir os alunos...

                                        E é melhor não referir nomes porque senão apagam...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                          Fala-se de escolas privadas em cidades pelo País todo e/ou meios rurais.
                                          Não é em Cascais.

                                          Nos casos que conheço, as actividades extras, nomeadamente o ballet ou o ensino de instrumentos musicais são pagos à parte.
                                          €40,00/€50,00 mês por actividade, para quem quer e para quem pode.

                                          Agora hipismo ?!? Golf ?!? Estás um bocado a leste não ?
                                          O colégio que tanto se fala, com hipismo e golf é o Didalvi. Fica numa zona rural a norte Barcelos (+/- a 10 km). E estas actividades são pagas à parte, pelos pais que as pretendem.

                                          O director deste colégio (ou da instituição que gere o colégio) é o Alvarenga, que é o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por zerorpm;1065722094
                                            ...
                                            Já [URL="http://jugular.blogs.sapo.pt/2386601.html"
                                            aqui[/URL] falei, a propósito de um texto excelente do Daniel Oliveira
                                            ...
                                            O direito ao contraditório:
                                            "Dificilmente o Daniel Oliveira poderia ter escrito uma crónica tão mentirosa como esta. Depois admirem-se de os pais fugirem a sete pés das escolas estatais que lhes querem impingir!"

                                            Aqui

                                            Comentário


                                              Sou de acordo que não faz nenhum sentido subsidiar escolas privadas aonde existam escolas publicas, excepto em casos de excesso de alunos aonde poderá haver acordos com privados para estes receberem os excedentes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                O colégio que tanto se fala, com hipismo e golf é o Didalvi. Fica numa zona rural a norte Barcelos (+/- a 10 km). E estas actividades são pagas à parte, pelos pais que as pretendem.

                                                O director deste colégio (ou da instituição que gere o colégio) é o Alvarenga, que é o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
                                                Lógico!
                                                Então onde está o problema ?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                  No DN colocaram um link de uma escola com contrato de associação, que nos regulamentos tem uma norma a referir que se reservam no direito de admitir os alunos...

                                                  E é melhor não referir nomes porque senão apagam...
                                                  Se tem contrato de associação, legalmente não me parece que o possam fazer. Se o fazem, o ME só tem que cumprir a função dele que é fiscalizar e penalizar caso se justifique!

                                                  Quem é que apaga ? A moderação aqui ?!? Dúvido.
                                                  Mete aí o link.

                                                  Comentário


                                                    estiver a ler o documento http://www.min-edu.pt/data/Reorg_red...ooperativo.pdf

                                                    apenas na parte referente à escola que me é próxima, o Externato Delfim Ferreira em Riba D´Ave - Famalicão

                                                    tem neste momento 43 turmas, e o documento recomenda a passagem a 42 (essa 1 turma deve ter sido para não dizer que não cortavam nada),

                                                    o ensino público na sua zona de influência está todo a 100%

                                                    como eu dizia acima, esta esta escola faz há 40 anos o trabalho do estado e continua a fazê-lo como mostram estes nºs, fáz-lo e fáz-lo bem.

                                                    é justa a machadada que lhe querem dar? eu acho que não

                                                    reduções sim, mas não como tencionam fazer,

                                                    bonito bonito seria , num cenário impossível de concretizar pelo que conheço dos seus responsáveis, se as escolas "particulares" daqui do concelho resolvessem todas fechar as portas

                                                    queria ver o que faria o governo aos seus alunos

                                                    enfim, espero ainda que tudo se resolva a bem dos 5000 alunos que andam nessas escolas neste concelho

                                                    trek

                                                    Comentário


                                                      Dois colégios particulares junto à melhor escola pública do país




                                                      JOÃO PEDRO CAMPOS


                                                      A pouca distância da escola pública considerada já várias vezes a melhor do país, a Infanta D. Maria, dois colégios privados não têm razões de queixa da procura de alunos. Os Colégios São Teotónio e Rainha Santa Isabel situam-se lado a lado, na Rua do Brasil.
                                                      Inaugurado em 1941, mas a funcionar como instituição de ensino desde o século XIX, o Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI) tem actualmente 988 alunos, 420 dos quais dentro do contrato de associação (do quinto ao nono ano). "Não podemos ter mais. Estamos com a lotação esgotada", explica ao JN a directora-geral do colégio, a irmã Maria da Glória Cordeiro. Esta procura deve-se, segundo a directora, "à relação de grande família entre alunos e professores". "Há uma grande ajuda às crianças para fazerem a aprendizagem necessária", entende.
                                                      Os resultados obtidos pelos alunos que passaram pelo CRSI é também sublinhado pela irmã Maria da Glória, destacando que, "na faculdade, nenhum aluno saído desta escola repete anos" e chega a haver casos de estudantes que se candidatam ao Ensino Superior com média de 20. O CRSI assinou o primeiro contrato de associação em 1995, o que foi considerado pela directora como "uma dádiva, que permitiu receber famílias numerosas".
                                                      Mesmo ao lado existe o colégio São Teotónio. Fundado em 1963, assinou o primeiro contrato de associação com o Ministério da Educação em 1996. Dentro deste contrato tem 394 alunos e 45 professores, estando 15 em regime de horário completo.
                                                      Fonte ligada à direcção do colégio indica que a preferência pelo São Teotónio, num concelho onde a oferta de escolas públicas é vasta, se deve à qualidade do colégio e ao projecto que é desenvolvido com os alunos. Afirma que a ligação com as escolas públicas é boa, e que inclusivamente alguns alunos que, após o nono ano, foram para estabelecimentos públicos, solicitam ajuda a docentes do colégio.
                                                      "Os pais também vestem muito a camisola do São Teotónio, e há uma boa relação entre todos, com os professores a conhecerem o nome dos alunos e a acompanhá-los, bem como às famílias", explica a fonte. O São Teotónio tem ainda um regime de internato, o que o leva a funcionar 24 horas por dia.



                                                      Dois colégios particulares junto à melhor escola pública do país - JN

                                                      Comentário



                                                        ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
                                                        Resolução da Assembleia da República n.º 95/2011
                                                        Elaboração de uma auditoria que permita aferir o custo médio
                                                        por aluno, no presente ano lectivo, nas escolas públicas
                                                        A Assembleia da República resolve, nos termos do artigo
                                                        55.º da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, e do n.º 5 do
                                                        artigo 166.º da Constituição, solicitar ao Tribunal de Contas
                                                        que, nos moldes que se considerar mais adequados, desenvolva
                                                        uma auditoria que permita aferir o custo médio por
                                                        aluno, no presente ano lectivo, nas escolas públicas.
                                                        Aprovada em 6 de Abril de 2011.
                                                        O Presidente da Assembleia da República,
                                                        Jaime

                                                        Gama.
                                                        Publicado hoje no DR.

                                                        Então mas isto não estava já mais do que apuradíssimo ?!?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                          Publicado hoje no DR.

                                                          Então mas isto não estava já mais do que apuradíssimo ?!?
                                                          Nunca esteve apurado...

                                                          Havia umas estimativas da OCDE e pouco mais... ~5200 € / aluno (não é um valor absoluto mas sim adaptado para a média dos países apresentados)

                                                          Comentário


                                                            Já agora...

                                                            Zerorpm no outro tópico colocaste esta lista de 10 escolas:

                                                            Conheça as escolas que recebem mais apoios do Estado | Económico

                                                            E afirmaste que esta era a razão do déficie (entre muitas)

                                                            A explicação era que estas escolas não estariam a cumprir com os critérios acordados para os contratos de associação. (o que por si só não explicava à mesma como poderia o estado estar a gastar mais na educação dos alunos... mas nem entro por aí.)


                                                            Colocaste no tópico que deu origem a esta discussão uma lista com as 10 escolas que mais receberam dos contractos de associação.
                                                            Perguntei-te e nunca respondeste:

                                                            Desses 10 contractos quais são os que não estão a cumprir os critérios?

                                                            (estou a ser sincero e não irónico! A verdade é que em relação a essas 10 desconheço mesmo a situação...)

                                                            Não estão legitimamente dentro das condições previstas?

                                                            Se puderes responder agradecia... Tentei pesquisar mais sobre o assunto e não encontrei os motivos que falas.
                                                            Editado pela última vez por Jacare; 28 April 2011, 11:13.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                              Nunca esteve apurado...

                                                              Havia umas estimativas da OCDE e pouco mais... ~5200 € / aluno (não é um valor absoluto mas sim adaptado para a média dos países apresentados)
                                                              A ministra não falava em cerca de € 3.000,00 ?!? Valor inclusivamente inferior ao dos privados...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X