Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mitos da sociedade em geral

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
    A manteiga nas queimaduras é efetivamente um mito.

    Julgo que as pessoas com o tempo começaram a confundir os "cremes gordos" que se usam em doentes queimados com a gordura literal.

    Numa queimadura de térmica (fogo, água fervente, superfície quente, etc) devemos por sempre água.

    Se estivermos a falar de uma queimadura química (ácida ou básica) existem outros produtos mais indicados, no entanto este cenário é quase exclusivo de laboratórios / fábricas.
    Verdade!

    Mas prefiro o ditado. "Deitar cedo e cedo erguer so se for para f..."

    O que também faz bem a saúde!
    O que é que f... tem a ver com queimaduras e manteiga ?

    Ah.. espera... já sei....

    YouTube - Gato Fedorento: Tesourinhos Deprimentes 1410 - 3.00min

    Javardolas
    Editado pela última vez por DocJRA; 16 March 2011, 12:58.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
      Já ouvi dizer que não se deve tomar medicamentos com leite, porque o leite corta o efeito do medicamento.
      O leite não "corta o efeito" do medicamento, esse mito advém do facto de mtos pais habitualmente misturarem com leite medicamentos dificeis de ingerir pelos miudos, por terem sabor desagradavel. O que acontecia é que os miudos vomitavam o leite e consequentemente, o medicamento. Logo, não fazia efeito...

      Aliás, é uma das regras básicas de qualquer pai/mae que administra, por exemplo, um antibiotico a um bébé: nunca misturar o mesmo com o leite.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
        O que é que f... tem a ver com queimaduras e manteiga ?

        Ah.. espera... já sei....

        YouTube - Gato Fedorento: Tesourinhos Deprimentes 1410 - 3.00min

        Javardolas


        Enganei-me no quote!!!!!

        Era este:

        Existe um fundo de verdade nessa frase. Ora vejamos...

        Há uma relação provada entre o ritmo circadiano da produção da Hormona de Crescimento e os ciclos de sono. Aproximadamente 70% é desta é produzida e libertada durante este período.

        Há também uma relação provada entre a síntese de Vit D, o equilíbrio ósseo e a importância do Sol para tal.

        Logo, ao termos uma boa higiene de sono e aproveitarmos o máximo de luz solar, estamos efetivamente a contribuir para um melhor aproveitamento do nosso potencial de crescimento.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Mas o acido da laranja, antes de te ires deitar, faz mal.

          (Li isto algures mas pode estar errado.)
          A explicação que li por aí algures sobre o "não comer a laranja à noite" deve-se a duas questões:

          • Uma maior dificuldade do nosso organismo em absorver a vitamina C com o corpo em repouso. O seu consumo cria "excitação" no organismo, o que pode aumentar a pressão sanguínea. O seu consumo acelera o metabolismo.
          • A possibilidade de ter uma congestão especialmente se a laranja for apanhado à noite, relativamente há pouco tempo da árvore e consumida de imediato.

          Comentário


            #65
            Agora a minha dúvida.

            Sempre ouvi a minha avó dizer que a Vit C / fibras da laranja estão na subcasca (não sei que outro nome chamar à pele branca que envolve a laranja quando cortamos a casca muito fina).

            Alguém quer validar e ou não esta afirmação ?

            Comentário


              #66
              Alguns mitos falsos mas tidos por verdadeiros:

              - Peixe nao puxa carroça

              - A cerveja faz engordar/ganhar "barriga de cerveja"

              - Com melancia, só agua fria

              - Laranja, á noite mata

              - Não comer emagrece

              - Nunca beber pelo gargalo garrafa/bocal das latas pq pode ter urina de rato

              - Carloa Paião foi enterrado vivo

              -Mamas de silicone podem explodir ao andar de avião

              ...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Não sei se reparaste, mas o teu comentário #2 contradiz o teu comentário #1.

                "Quem não estuda não é ninguém na vida" é a pura da realidade.
                Sousa Cintra é quem é porque estudou. Estudou mercados, estudou negócios,
                enfim, estudou muita coisa, ainda que não tenha estudado as bases na
                escola, liceu, universidade...

                "Investir em acções é arriscado", até segundo o teu próprio comentário, não é nenhum mito, é uma realidade.
                A bold - é a esse estudo que me refiro.
                Quando se sabe o que se faz, investir em acções tem tanto risco como investir noutra coisa qualquer.
                O risco de perder tudo seguindo algumas regras é mínimo, bem menor que o que normalmente se crê, por isso chamo de mito, porque esse risco também existe ao comprar uma casa, um carro, uma televisão, etc...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                  Alguns mitos falsos mas tidos por verdadeiros:

                  - Com melancia, só agua fria. Com melão vinho bom



                  ...
                  Nunca percebi porque razão nunca se comi melancia em minha casa, mas era uma fartura de melão!!!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                    Alguns mitos falsos mas tidos por verdadeiros:

                    - Peixe nao puxa carroça

                    - Nunca beber pelo gargalo garrafa/bocal das latas pq pode ter urina de rato


                    ...
                    Permite-me refutar....

                    Alguma vez viste um peixe a puxar uma carroça ?

                    Há casos documentados de leptospirose, em que após exploradas 1001 causas, a única que sobra (apesar de remota) é a ingestão de líquidos contaminados com urina de rato via latas de refrigerante. Se tens alguma explicação fundamentada que refute esta possibilidade chega-te à frente, porque aprender só faz bem.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post

                      - Nunca beber pelo gargalo garrafa/bocal das latas pq pode ter urina de rato
                      Infelizmente, isso não é mito... basta ver alguns armazéns de bebidas para perceber isso! E não é só urina de rato... é mesmo tudo, desde simples poeira a tantas outras coisas! Por isso é que muitas empresas estão a optar por isto:



                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                        Agora a minha dúvida.

                        Sempre ouvi a minha avó dizer que a Vit C / fibras da laranja estão na subcasca (não sei que outro nome chamar à pele branca que envolve a laranja quando cortamos a casca muito fina).

                        Alguém quer validar e ou não esta afirmação ?

                        É falso, o sumo de laranja contém muita vitamina C!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                          Alguns mitos falsos mas tidos por verdadeiros:



                          - Laranja, á noite mata


                          - Nunca beber pelo gargalo garrafa/bocal das latas pq pode ter urina de rato

                          - Carloa Paião foi enterrado vivo


                          ...
                          Tinha mesmo a ideia de que laranja há noite fazia mal.

                          O beber pelo gargalo acho que é verdade.

                          A do Carlos Paião é daqueles mitos incriveis que se criam

                          Comentário


                            #73
                            - "Ninguém quer saber dos velhos".
                            Este, em muitos casos é verdade, mas existem outros tantos em que não é, o que os media não explicam é que muitos deles (principalmente elas) têm um feitio do crl, a minha avó por exemplo, tentou-se integrá-la cá em casa, mas estava sempre a implicar com tudo: a comida, os móveis... no entanto se alguém agora a vir sozinha em casa acha-a uma coitadinha, não sabendo da missa a metade.

                            - Há o mito que só pessoas com carros premium é que vivem de aparências.

                            - "Os Diesel ecológicos".

                            - "Os carros eléctricos são amigos do ambiente".
                            Não falam do perigo das baterias.

                            - Havia o mito que a Manuela Ferreira Leite e, principalmente, o Medina Carreira eram profetas da desgraça.

                            - "A Fiat não acrescenta nada ao mundo automóvel".
                            Para mim são inovações dela: o 0,9 twinair 105cv, os 95cv tirados dum 1.2 diesel, os 120cv do 1.6 jtd (que se não me engano só são passados pelos 128 do 1.6 CRDI da Kia), foi a 1ª a usar o sistema common rail, o 1.9 diesel biturbo da Lancia com 190cv (só passado em potência específica pela Bmw), inovou agora com o Multiair, os TS com as duas velas por cilindro e o 1.75 tbi 235cv do Giuletta QV.
                            Não falo da Ferrari porque é uma marca mais à parte.
                            Editado pela última vez por FernandoNA; 16 March 2011, 13:38.

                            Comentário


                              #74
                              Há cabelos que têm de ser lavados todos os dias e há outros que não. Um cabelo oleoso, por exemplo, tem de ser lavado todos os dias e é prejudicial se não for.

                              "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Fazer crescer não acredito, mas saúde sim, talvez. Se esse tal "ciclo do sol" fosse um factor chave para o crescimento, então Portugal seria um país com gente muito alta, o que não acontece. E na Holanda e Suécia por exemplo, era tudo pessoal muito baixinho...

                              Há outros factores bem mais importantes, tais como a alimentação e a genética.

                              E mais, penso que seja suficiente estarmos expostos ao sol apenas 15 minutos por dia, para o tal equilíbrio. Se eu acordar às 5 da tarde e me colocar em frente ao sol uns minutos é o suficiente. Sol a mais é prejudicial.
                              Editado pela última vez por NaoInteressa; 16 March 2011, 13:40.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                Agora a minha dúvida.

                                Sempre ouvi a minha avó dizer que a Vit C / fibras da laranja estão na subcasca (não sei que outro nome chamar à pele branca que envolve a laranja quando cortamos a casca muito fina).

                                Alguém quer validar e ou não esta afirmação ?
                                Essa afirmação é meio verdade e meio mentira A vitamina C está no sumo mas é verdade que a parte branca e a pele que reveste os gomos têm uma fibra solúvel bastante benéfica.

                                Comentário


                                  #76
                                  - "O GPL tira paletes de cv's ao motor"!

                                  - "O GPL é o combustível dos pobres e só é usado por pessoal com carros velhos".

                                  - "Se tem um bom carro a GPL e não usa autocolante é porque quer fazer figura de rico sem o ser".

                                  Estes são clássicos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Há cabelos que têm de ser lavados todos os dias e há outros que não. Um cabelo oleoso, por exemplo, tem de ser lavado todos os dias e é prejudicial se não for.

                                    "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Fazer crescer não acredito, mas saúde sim, talvez.

                                    Se fores criança, sim, faz crescer! Dado que é durante o sono que se dá o crescimento ósseo!

                                    Até porque normalmente isso diz-se é às crianças!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por FernandoNA Ver Post
                                      A bold - é a esse estudo que me refiro.
                                      Isso sei eu. Estou é a dizer que o teu erro é assumir que o *estudo* do
                                      ditado se resume a esse ao qual te referes.


                                      Originalmente Colocado por FernandoNA Ver Post
                                      Quando se sabe o que se faz, investir em acções tem tanto risco como investir noutra coisa qualquer.
                                      O risco de perder tudo seguindo algumas regras é mínimo, bem menor que o que normalmente se crê, por isso chamo de mito, porque esse risco também existe ao comprar uma casa, um carro, uma televisão, etc...
                                      Idem.
                                      Dizer que "investir em acções é um risco" não invalida que não existam outros
                                      investimentos que sejam igualmente (ou até mais) arriscados. Ou seja,
                                      também isto é uma realidade, e não um mito (não confundir com MiTo... ).

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Isso sei eu. Estou é a dizer que o teu erro é assumir que o *estudo* do
                                        ditado se resume a esse ao qual te referes.




                                        Idem.
                                        Dizer que "investir em acções é um risco" não invalida que não existam outros
                                        investimentos que sejam igualmente (ou até mais) arriscados. Ou seja,
                                        também isto é uma realidade, e não um mito (não confundir com MiTo... ).
                                        1ª resposta: Então é erro meu.
                                        Sempre assumi que o "estudo" do ditado era relativo à escola em geral, como que quem não segue o rebanho vai passar a vida a pedir esmola, o que não é verdade.

                                        2ª resposta: aqui não concordo, pois a maioria das pessoas quando se refere às acções como arriscadas é como se a hipótese de lucrar com elas fosse mínima e só por mero acaso, tipo bicho papão, o que não é verdade.
                                        As acções apresentam um risco mínimo, não podendo por isso, para mim, serem chamadas de arriscadas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          O maior mito de todos, que andar à chuva ou apanhar frio constipa.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Se fores criança, sim, faz crescer! Dado que é durante o sono que se dá o crescimento ósseo!

                                            Até porque normalmente isso diz-se é às crianças!
                                            Sim, eu percebi que era para as crianças. No entanto o sol nada ou pouco faz crescer. E expliquei a minha opinião na continuidade do meu post a baixo.

                                            Uma criança que acorde todos os dias às 10 da manhã não cresce menos que uma criança que acorde às 6.30.

                                            O que interessa sim é se dorme bem, 8 a 10 horas. (ou mais, depende das idades das crianças)
                                            Editado pela última vez por NaoInteressa; 16 March 2011, 14:21.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                              O mais seguro é sempre a água. Mas naquelas queimaduras superficiais a clara de ovo funciona melhor. Pelo menos atenua mais a dor! Queimaduras que possam gerar infecções têm que ser já graves e o melhor é colocar água e correr para o Hospital!
                                              O melhor mesmo é pôr queimax ou bepanthene (acho que é assim que se escreve).

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                Permite-me refutar....

                                                Alguma vez viste um peixe a puxar uma carroça ?

                                                Há casos documentados de leptospirose, em que após exploradas 1001 causas, a única que sobra (apesar de remota) é a ingestão de líquidos contaminados com urina de rato via latas de refrigerante. Se tens alguma explicação fundamentada que refute esta possibilidade chega-te à frente, porque aprender só faz bem.
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Infelizmente, isso não é mito... basta ver alguns armazéns de bebidas para perceber isso! E não é só urina de rato... é mesmo tudo, desde simples poeira a tantas outras coisas! Por isso é que muitas empresas estão a optar por isto:



                                                Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                A explicação que li por aí algures sobre o "não comer a laranja à noite" deve-se a duas questões:

                                                • Uma maior dificuldade do nosso organismo em absorver a vitamina C com o corpo em repouso. O seu consumo cria "excitação" no organismo, o que pode aumentar a pressão sanguínea. O seu consumo acelera o metabolismo.
                                                • A possibilidade de ter uma congestão especialmente se a laranja for apanhado à noite, relativamente há pouco tempo da árvore e consumida de imediato.

                                                Mas já alguém ouviu dizer que comer kiwi á noite mata? ou manga? É que ambos tem mais do dobro da vit C da laranja...

                                                Portanto, como já cá foi dito, a "excitação" do organismo pode provocar, qt mto, alguma dificuldade em adormecer ou inquietação fruto de um aumento da freq cardiaca e TA. Nada mais.

                                                Em relação á urina dos ratos, tal é valido para as garrafas, latas, fruta, batatas, e milhentos outros produtos que nenhum de vós sabe se, em determinada altura, em qualquer fase do processo de produção, acondicionamento, embalagem, armazenamento,...não houve um animal que por lá tenha passado e dado uma "mija". E o pó, que eu saiba, deposita-se em quase todas as superficies.

                                                A leptospira é a bacteria que provoca a leptospirose que, nas situações malignas que presenciei, os doentes efectivamente morreram por falencia multiorganica. Mas geralmente é uma doença benigna. E a bactéria não causa doença por ingestão, dado que é eliminada pelo suco gastrico. Logo essa nunca será porta de entrada. Geralmente o contacto com pele não integra (alguma ferida, por exemplo) é a principal causa de infecção. Antigamente eram os ratos os maiores veiculos mas actualmente, com a melhoria das condições sanitarias, geralmente são os cães e as brincadeiras que provocam pequenos arranhões na pele os principais veiculos de trasnmissão da doença.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por manucas Ver Post

                                                  -Mamas de silicone podem explodir ao andar de avião

                                                  ...
                                                  Se explodem não sei mas a cobra lixou-se...

                                                  YouTube - Cobra morre após morder seio de modelo com silicone - "RUBENS"

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post


                                                    Pobre co-bra-bra. Pobre loi-ra-ra...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      As cenouras são mais saudáveis cozidas que cruas ao contrario do que se diz.

                                                      Don't cut up your carrots: Boiling them whole increases their anti-cancer benefits | Mail Online

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                        As cenouras são mais saudáveis cozidas que cruas ao contrario do que se diz.

                                                        Don't cut up your carrots: Boiling them whole increases their anti-cancer benefits | Mail Online
                                                        Depende do ponto de vista. É que a cozedura da cenoura aumenta o seu índice glicémico. De qualquer forma a cenoura é um bom alimento e deve ser consumida quer crua, quer cozida.

                                                        Estive a ler e o que eles dizem é para não cortar a cenoura antes de a cozinhar, não vi referências a cozida vs crua.
                                                        Editado pela última vez por MrsX; 16 March 2011, 15:01.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                          Alguns mitos falsos mas tidos por verdadeiros:

                                                          - Peixe nao puxa carroça

                                                          - A cerveja faz engordar/ganhar "barriga de cerveja"

                                                          - Com melancia, só agua fria

                                                          - Laranja, á noite mata

                                                          - Não comer emagrece

                                                          - Nunca beber pelo gargalo garrafa/bocal das latas pq pode ter urina de rato

                                                          - Carloa Paião foi enterrado vivo

                                                          -Mamas de silicone podem explodir ao andar de avião

                                                          ...

                                                          Mas tens prova do contrário? Alguns não são mitos ou dizem meias verdades.

                                                          - a cerveja engorda, experimenta manteres a mesma dieta + 4 latas(1,33 L) de cerveja p/ dia.
                                                          - A laranja não mata, mas é um alimento não aconselhável a noite, provoca insónia.
                                                          - a do gargalo tb não é mito, já tem morrido gente a pala disso.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por silvertein Ver Post
                                                            (...)
                                                            - A laranja não mata, mas é um alimento não aconselhável a noite, provoca insónia.
                                                            (...).
                                                            Devo ser especial de corrida! Como laranjas à noite e bebo café com cafeína e durmo que nem um anjo!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                              As cenouras são mais saudáveis cozidas que cruas, ao contrario do que se diz.

                                                              Don't cut up your carrots: Boiling them whole increases their anti-cancer benefits | Mail Online

                                                              Eu nem sou disto, mas tive que ler a tua frase 3 ou 4 vezes para perceber... O que uma simples vírgula faz: eu só lia que as as cenouras eram melhores cruas ao contrário!!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X