Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é a praxe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Não fui praxado, nunca praxei, nunca andei com traje académico e não fui à benção das fitas. Acredito quem em meios mais pequenos as coisas sejam diferentes, mas em Lisboa nunca me puseram de lado por não ter participado nas praxes.

    Comentário


      #92
      Normalmente as pessoas têm uma ideia errada da praxe porque só se fala da praxe quando acontecem coisas más. Mas para mim, e falando da minha experiência pessoal, a praxe não foi má, bem pelo contrario, foi óptima!!!

      Fui praxado de Setembro a Maio, até passar por baixo da varanda do reitor e deixar de ser caloiro. E foi das melhores coisas que passei.

      Na praxe fui ensinado a ter respeito pelos outros, a ter respeito pela hierarquia, a trabalhar em equipa em prol dos objectivos, a ter orgulho no curso, a fazer os possíveis para honrar o curso, honrar as tradições académicas, ter respeito pelo traje, saber trajar segundo as leis académicas, perceber que todas as minhas acções podem ter efeitos negativos ou positivos não só em mim mas também nas pessoas que estão à minha volta.

      Passei por coisas dolorosas é verdade, mas passei porque fiz *****, porque não respeitei o que devia ter respeitado, mas nunca, nunca me obrigaram a fazer nada que colocasse a minha saúde em perigo. Aliás sempre foram muito compreensivos, cuidadosos e preocupados com os problemas de saúde dos caloiros.

      Nunca me senti humilhado por ninguém, fiz muitas brincadeiras, passei por muitas tradições que aprendi a respeitar e a ter orgulho em as ter passado. Fazer guerras de curso contra cursos com o dobro do tamanho e ganhar. Trabalhar para latada e ganhar. Passar pela praxe 24H, passar pelo juramento, pelo julgamento dos cardeais, pelo julgamento de curso, etc, etc...

      Quem está de fora pode disser que tudo o que eu passei não vale nada, não é nada interessante, mas eu passei e digo, ADOREI e passaria por tudo novamente!!

      Fazemos tantas coisas na vida que não nos trazem nada de valor para a nossa vida... O que ganhamos em passar horas a discutir e a ver futebol (e eu adoro e passo horas a ver)?! Isto é só um exemplo, mas há mais...

      No dia do cortejo, dia em que os caloiros deixam-no de o ser, vieram-me as lágrimas aos olhos. Estava ao lado da minha madrinha, rodeado pelos doutores que me praxaram nos meses anteriores, e não deu para conter a emoção. Quem passa pelas tradições da praxe, e tem espírito para isso, aprende a respeitar e amar a praxe. Eu aconselho a irem de espírito aberto e a divertirem-se nas praxes, mas lembrem-se de uma coisa, só estão na praxe porque querem, mas depois de lá estarem têm que respeitar as leis da praxe.

      Quanto ao traje, para mim, trajar é uma sensação muito boa! Não tem nada a ver com o me sentir superior, até porque eu trajei algumas vezes no meu ano de caloiro, e nessa altura era inferior a todos os outros. Mas o traje não é praxe, é óbvio que se praxares vais usar o traje muitas mais vezes do que senão praxares, mas o traje é a roupa oficial da universidade, é uma roupa que tenta ao máximo esconder as diferenças económicas entre as pessoas, tenta ao máximo mostrar que os alunos são todos iguais. Há regras bem rígidas para trajar que têm isso como objectivo. Tenho orgulho e respeito pela tradição de trajar e pela universidade em si.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        Tudo isto devo á praxe. Sem ela as coisas seriam diferentes, mais frias, mais estéreis, mais impessoais.
        praxe, o refúgio do pessoal que não sabe conhecer pessoas novas da forma normal


        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        A experiência universitária é também toda uma vivência e experiência de vida que se bem vivida e aprendida fornece grandes lições para uma futura vida profissional, social e afectiva.
        não, não e não

        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        A universidade e a vida universitária fazem de nós um homenzinhos e mulherzinhas.
        novamente, não


        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        Se não gostas, não pratiques, não participes. Mas em NADA: nem desfiles, nem serenatas, nem jantares de praxe, nem cerimónias de insígnias e traje, NADA do que seja da praxe, e participa somente nas actividades que são inerentemente institucionais, vais ver a diferença e o vazio que é.
        tanta cerimónia sem a mais pequena utilidade...
        vazio? não me digas que o curso gira todo à volta da praxe, que não há jantares entre o pessoal da mesma faculdade/curso, manca-te pá


        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        A praxe existiu, existe, e continuará a existir porque as pessoas que nela participam, gostam, verificam de facto as vantagens de nela participar e dela existir.
        Se algum dia os actuais caloiros/futuros veteranos verificarem que a praxe não serve para nada, então nessa altura acaba, mas se ainda não acabou, é porque algo corre bem sendo os abusos raras excepções.
        vai deixar de existir? nunca, vão haver sempre pessoas que gostam de exercer a sua vontade noutras, usando para isso o traje

        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        Tu fazes o que entenderes, temos que respeitar, mas tu também tens que respeitar quem pensa e actua de maneira diferente.
        porque raio hei-de respeitar quem tem umas palas nos olhos?

        Comentário


          #94
          oXavier, não confundas o traje com a praxe, nada a ver... qualquer pessoa pode trajar, mesmo que não vá às praxes, pelo menos na U.M.

          O mais certo é essas pessoas faltarem ao respeito às leis de trajar, porque simplesmente não o sabem fazer. E isso é uma vergonha!!!

          Nós fundamentamos as nossas opiniões pró-praxe, tu limitaste a dizer não e mais não...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
            é tão lindo ver pessoal de 30 anos ainda a tirar o mesmo curso onde entrou com 18 ou 19, uma das coisas mais lindas que eu já vi, sim
            O que tem o c* a ver com as calças?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
              praxe, o refúgio do pessoal que não sabe conhecer pessoas novas da forma normal




              não, não e não



              novamente, não




              tanta cerimónia sem a mais pequena utilidade...
              vazio? não me digas que o curso gira todo à volta da praxe, que não há jantares entre o pessoal da mesma faculdade/curso, manca-te pá




              vai deixar de existir? nunca, vão haver sempre pessoas que gostam de exercer a sua vontade noutras, usando para isso o traje



              porque raio hei-de respeitar quem tem umas palas nos olhos?

              Quem me parece que tem umas palas bem opacas á frente dos olhos és tu. Tira as palas, abre os olhos, e tenta perceber porque a esmagadora maioria das pessoas gosta da praxe.

              "Manca-te", faz-te á vida, sai da toca, larga esse teu azedume e frustração, vai divertir-te e curtir a vida.

              Notasse a falta que uma boa experiencia de praxe te faz. Falta-te veres na primeira pessoa o porque da esmagadora maioria das pessoas que experimentou a praxe, gostou, repetiu,e recomenda. É divertido.


              Mas para quem recusa admitir tão veementemente que a experiência e vida universitária no seu pleno é enriquecedora e formadora, transmitindo ensinamentos que não se encontram nos livros, então está tudo dito em relação á tua pessoa.

              E não a vida universitária não se resume á "praxe" se bem que tu nem sabes o que a praxe é visto não saberes que a praxe não se limita ao acolhimento aos caloiros nem ao traje, é muuuitoo mais do que isso.

              Boa sorte para ti, felicidades, e que deixes esse negativismos e azedume, que não te fazem bem nenhum.

              Deixo-te com a minha primeira frase do meu post anterior.

              "não gostas não comes".

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                Quem me parece que tem umas palas bem opacas á frente dos olhos és tu. Tira as palas, abre os olhos, e tenta perceber porque a esmagadora maioria das pessoas gosta da praxe.

                "Manca-te", faz-te á vida, sai da toca, larga esse teu azedume e frustração, vai divertir-te e curtir a vida.

                Notasse a falta que uma boa experiencia de praxe te faz. Falta-te veres na primeira pessoa o porque da esmagadora maioria das pessoas que experimentou a praxe, gostou, repetiu,e recomenda. É divertido.


                Mas para quem recusa admitir tão veementemente que a experiência e vida universitária no seu pleno é enriquecedora e formadora, transmitindo ensinamentos que não se encontram nos livros, então está tudo dito em relação á tua pessoa.

                E não a vida universitária não se resume á "praxe" se bem que tu nem sabes o que a praxe é visto não saberes que a praxe não se limita ao acolhimento aos caloiros nem ao traje, é muuuitoo mais do que isso.

                Boa sorte para ti, felicidades, e que deixes esse negativismos e azedume, que não te fazem bem nenhum.

                Deixo-te com a minha primeira frase do meu post anterior.

                "não gostas não comes".

                Comentário


                  #98
                  Ora aqui vão os meus dois cêntimos.

                  O que é a praxe? Depende. Depende da localidade, depende da universidade, depende do curso, depende das pessoas que a fizerem e depende da personalidade de quem passar por ela.

                  No meu caso a praxe não foi nada de mais, aliás, foi uma manhã e metade da tarde, passados num conhecido estaminé da cidade universitária em Lisboa. Levei com alguma porcaria em cima, cantei algumas parvoíces, andei parcialmente descalço e tive que beber uma mistela preparada num caixote do lixo (entretanto já acabei o curso e alguns dos que me praxaram ainda lá andam, provavelmente por amor ao Espirito Sant...er...desculpem Académico). Provavelmente noutras faculdades de Lisboa ou noutras Universidades e afins a duração seria maior e as actividades mais, vá, diversificadas.

                  O que é que eu ganhei com esse dia? Nada. Nem sequer me lembro dos colegas com quem falei nesse dia, quer caloiros, quer veteranos.
                  Fiquei pior do que estava antes? Em matéria de odor corporal sim, mas nada que um banho não resolvesse.

                  Quanto às vantagens da praxe que aqui foram faladas, parecem-me exageradas:

                  -fazer amigos: é um mito. É claro que há a potencialidade de fazer muitos conhecimentos, mas reduzir tal potencial a esse periodo temporal é no minimo estranho. Não é por não se fazer a praxe que não se fazem amigos. Amigos fazem-se nas aulas, nas festas, nos corredores, nos bares da faculdade, no fazer trabalhos ou estudar até às tantas da manhã, nos exames, and so on.

                  -possibilitar o acesso a festas/ celebrações /traje: esta para mim é das mais misteriosas. Não pode ir? Mas já alguém foi mesmo impedido? Nunca vi tal coisa. Geralmente a preocupação de quem controla a entrada é ver se a pessoa paga ou não. Se não há ninguém a controlar a entrada então a questão nem se coloca. Quanto ao traje, posso garantir que as lojas não têm nenhuma base de dados com a listagem dos praxados e dos anti praxes.

                  -integra os estudantes deslocados num meio novo: Se alguém é tão limitado ao ponto de estar dependente da praxe para conhecer a cidade onde vai passar os próximos anos então nem sequer merece estar no ensino superior.

                  -acho que alguém falou que dá a quem chega uma noção de hierarquia. Hierarquia? Entre colegas? Baseada em quê? No número de anos de casa? Acho que não é preciso explicar a falha numa hierarquia desse género. Tem que haver hierarquia para haver respeito mutuo?

                  Também se fala muito em "cumprir a tradição" (é particularmente engraçado ouvir pessoal de Instituições ou de cursos com um par de décadas a defenderem a importância das suas centenárias tradições), mas isso já é quase uma questão de fé, acho que nem vale ir por aí.

                  Em suma: não dês demasiada importância à praxe, não têm a importância que muita gente lhe quer dar e não influencia de forma decisiva a forma como vais passar o curso. Como já aqui te disseram o primeiro ano de faculdade é espectacular, ao pé do que esse ano é, a praxe é peanuts.

                  Comentário


                    #99
                    Realmente, a praxe é das coisas mais inuteis e idiotas que existem.. Às vezes passo por cada um a fazer com cada figura triste... Enfim, e depois ainda me espanta é haver quem ache que isso tudo é um espectaculo, e é respeito e tudo mais... A mim não me apanham nisso.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por galrito Ver Post
                      ora aqui vão os meus dois cêntimos.
                      -fazer amigos: é um mito. é claro que há a potencialidade de fazer muitos conhecimentos, mas reduzir tal potencial a esse periodo temporal é no minimo estranho. Não é por não se fazer a praxe que não se fazem amigos. Amigos fazem-se nas aulas, nas festas, nos corredores, nos bares da faculdade, no fazer trabalhos ou estudar até às tantas da manhã, nos exames, and so on
                      lol é um mito???

                      Achas mesmo que fazer amigos nas praxes implica só falar/conviver com eles durante as praxes?
                      As praxes é uma porta aberta para se conhecer nova gente levando assim a possíveis amizades, mas se não compreendes isso....deixa lá



                      Originalmente Colocado por galrito Ver Post
                      -integra os estudantes deslocados num meio novo: Se alguém é tão limitado ao ponto de estar dependente da praxe para conhecer a cidade onde vai passar os próximos anos então nem sequer merece estar no ensino superior.
                      Também não percebes o que significa integrar os estudantes num novo meio? E referes conhecer a cidade como tal?
                      Novo meio: Ao ir para uma universidade, local maior,mais gente, mais diversidade de etnias, onde se conhece novos colegas, novos professores, amizades, alojamento, muitas vezes longe da família, provavelmente um dos factores que deriva disso é o conhecimento da cidade entre outros. Enfim... mandas posts sem fundamento qualquer

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        Quem me parece que tem umas palas bem opacas á frente dos olhos és tu. Tira as palas, abre os olhos, e tenta perceber porque a esmagadora maioria das pessoas gosta da praxe.
                        não tenho culpa que sejam todos carneiros

                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        "Manca-te", faz-te á vida, sai da toca, larga esse teu azedume e frustração, vai divertir-te e curtir a vida.

                        Notasse a falta que uma boa experiencia de praxe te faz. Falta-te veres na primeira pessoa o porque da esmagadora maioria das pessoas que experimentou a praxe, gostou, repetiu,e recomenda. É divertido.
                        nota-se é a falta que a língua portuguesa te faz. gostaram? eu também gostei da minha praxe mas não pintem um cenário optimista que depois o gajo que fez a thread vai para lá iludido a pensar que é tudo rosas

                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        Mas para quem recusa admitir tão veementemente que a experiência e vida universitária no seu pleno é enriquecedora e formadora, transmitindo ensinamentos que não se encontram nos livros, então está tudo dito em relação á tua pessoa.
                        enriquecedora? co**, festas, bebedeiras e consequente cura de ressacas é que me vai preparar para o mercado de trabalho? humm

                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        E não a vida universitária não se resume á "praxe" se bem que tu nem sabes o que a praxe é visto não saberes que a praxe não se limita ao acolhimento aos caloiros nem ao traje, é muuuitoo mais do que isso.
                        nem por isso

                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        Deixo-te com a minha primeira frase do meu post anterior.

                        "não gostas não comes".
                        lol palas

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Galrito Ver Post
                          -fazer amigos: é um mito. É claro que há a potencialidade de fazer muitos conhecimentos, mas reduzir tal potencial a esse periodo temporal é no minimo estranho. Não é por não se fazer a praxe que não se fazem amigos. Amigos fazem-se nas aulas, nas festas, nos corredores, nos bares da faculdade, no fazer trabalhos ou estudar até às tantas da manhã, nos exames, and so on.

                          -possibilitar o acesso a festas/ celebrações /traje: esta para mim é das mais misteriosas. Não pode ir? Mas já alguém foi mesmo impedido? Nunca vi tal coisa. Geralmente a preocupação de quem controla a entrada é ver se a pessoa paga ou não. Se não há ninguém a controlar a entrada então a questão nem se coloca. Quanto ao traje, posso garantir que as lojas não têm nenhuma base de dados com a listagem dos praxados e dos anti praxes.

                          -integra os estudantes deslocados num meio novo: Se alguém é tão limitado ao ponto de estar dependente da praxe para conhecer a cidade onde vai passar os próximos anos então nem sequer merece estar no ensino superior.

                          -acho que alguém falou que dá a quem chega uma noção de hierarquia. Hierarquia? Entre colegas? Baseada em quê? No número de anos de casa? Acho que não é preciso explicar a falha numa hierarquia desse género. Tem que haver hierarquia para haver respeito mutuo?
                          espera aí que já vêm aí os morceguinhos iluminados contradizer-te

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por j0hnny Ver Post
                            lol é um mito???

                            Achas mesmo que fazer amigos nas praxes implica só falar/conviver com eles durante as praxes?
                            As praxes é uma porta aberta para se conhecer nova gente levando assim a possíveis amizades, mas se não compreendes isso....deixa lá

                            Não é necessário ser praxado para conhecer gente nova. Com aulas, festas, jantares, saídas à noite, estudo, etc, etc em 3 tempos conheces rapidamente um montão de gente.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              Não é necessário ser praxado para conhecer gente nova. Com aulas, festas, jantares, saídas à noite, estudo, etc, etc em 3 tempos conheces rapidamente um montão de gente.
                              Evidente, há quem conheça gente nova sem ter qualquer tipo de relação com praxes/festas/jantaradas, não disse o contrário
                              Simplesmente a praxe é um meio muito mais fácil de se tornar tudo possível, incluindo novas amizades. E a probabilidade que se conhecer através das praxes é garantidamente maior!!!

                              Comentário


                                Quanto ao mito, lê novamente o que eu escrevi. Se ainda fizeres a mesma interpretação do que eu escrevi, então lê novamente. Se ainda assim não entenderes, olha, deixa lá.

                                Sem fundamento? Já fiz o meu curso, fui estudante deslocado e fui praxado e como eu muitos amigos que, choque dos choques, não conheci na praxe. Falei do conhecer a cidade porque é o que vejo. Tudo isso de que falas não necessita de uma praxe.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                  enriquecedora? co**, festas, bebedeiras e consequente cura de ressacas é que me vai preparar para o mercado de trabalho? humm
                                  Oh meu amigo não te prepara, mas se queres recusar go ahead cada um sabe de si

                                  Comentário


                                    Há várias universidades e vários tipos de praxe, eu fui praxado quase todas as semanas desde setembro a maio, e perdi nada com isso, as minhas notas foram bastante boas, vários doutores que me paraxaram irão acabar o curso este ano, por isso dizerem que a praxe prejudica os alunos e o seu desempenho é uma estupidez!!!

                                    Dizem que a praxe não traz nada para o vosso futuro, se forem praxados como deve ser, pode sim trazer várias coisas, obvio que praxes de meio dia é igual a 0.

                                    Como já muitos aqui disseram, o valor que se dá à praxe depende muito do espírito com que encaramos a praxe, depende da praxe que se tem, de quem nos praxa, e por fim da maneira que se aproveita ou daquilo que se está disposto a aprender com a praxe.

                                    Muitos caloiros foram praxados comigo e simplesmente não ligaram puto à praxe, mas também a mentalidade deles não era de alguém com 18 anos... e isso via-se quando era para trabalhar tanto nas aulas (muitos deles fizeram 1 ou 2 cadeiras no 1º ano) como para comissão de festas e afins.

                                    oXavier, tenta ter mais respeito por quem tem opiniões contrárias, é escusado partir para as agressões verbais, cada pessoa tem direito à sua opinião.

                                    Já agora gostava de saber se alguma vez foste praxado, ou de como é que ficaste com essa opinião sobre a praxe.

                                    Comentário


                                      A Praxe é uma m e r d a!
                                      Editado pela última vez por Kadafi; 22 May 2011, 21:04.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Kadafi Ver Post
                                        A Praxe é uma m e r d a!
                                        Este gajo sabe.

                                        Comentário


                                          fundamentar as coisas está quieto. dizer que as coisas são uma m e rda é fácil, argumentar é que é complicado

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
                                            fundamentar as coisas está quieto. dizer que as coisas são uma m e rda é fácil, argumentar é que é complicado
                                            Podes ser o Einstein mas o Kadafi percebe mais do assunto do que tu... temos pena...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Pode ser da hora mas não estou a ver a relação entre o fornecimento de sebentas, resumos e a praxe!?

                                              Eu fui praxado. E daqui também é só boas memórias de dois anos a fazer palhaçadas num ambiente controlado (antes de alguém ir para a praxe até a questionário médico tinham direito, para não haver acidentes).

                                              Há de facto há diferenças entre as praxes de acordo com a faculdade onde uma pessoa está. Numas quase inexistente, noutras há abusos ou já houve.

                                              tinham dito que a praxe facilitava muito o acesso a sebentas e resumos, o que eu disse, foi que não notei nada disso.

                                              Comentário


                                                Opah quem gosta de ser humilhado à força toda e de ser tratado abaixo de cão, vai gostar muito daquilo, quem não gostar o melhor é não ir.

                                                Basicamente, enquanto és caloiro levas uma lavagem cerebral e fazem com que tu aches aquilo a melhor coisa do mundo, depois quando for a tua vez de praxar percebes o "podre" que é aquela ''instituição". Na minha faculdade só anda lá a praxar os frustrados e são sempre os mesmos 20 ou 30 todos os dias, apenas e só esses, a maioria vai a praxe e depois nem sequer quer praxar os outros.

                                                Eu não fui a praxe, e não tive problemas nenhuns, e tenho mais amigos lá dentro que os que foram.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                  O conselho que te dou é: vai de mente aberta, participa. Se gostares, continua. Se não gostares, sai. Não tenhas medo dessas balelas de que não podes trajar, não te dão apontamentos, não te integras com os colegas, porque a não ser que sejas muito anti-social, é tudo mentira.


                                                  Eu fui, participei durante uns dias, não achei piada e saí (na minha dura uns meses). Tinha partes interessantes e engraçadas, como alguns jogos, mas nunca percebi a cena de gajos que eu nem sabia o nome nos gritarem aos ouvidos, obrigarem a estar sempre a olhar para o chão, pôr de 4 (de joelhos, no chão) durante imenso tempo e chamarem-nos de nomes. Em que é que isso nos integra? Em que é que nos faz crescer, como dizem? Qual a vantagem desses momentos para alguém que não os praxantes (que se divertem imenso)? Nunca me conseguiram responder a isto de forma séria.

                                                  Mas como somos todos diferentes, fomos todos educados de forma diferente, o porque o ser humano tem sempre a necessidade de se sentir parte de alguma coisa, há quem goste, e nesses casos não vejo porque saírem. Acho uma idiotice é o pessoal que ia e quando chegava a casa chorava ou não parava de se queixar da praxe. Eu, a única consequência que tive foi que o meu grupo inicial de amigos formou-se com os restantes que também não eram praxados e demorei um pouco mais de tempo a conhecer os que foram. De resto, e agora passados 4 anos, já houve colegas praxados que entretanto andaram ao soco, já houve não praxados que namoraram com praxadas, eu próprio já fiz amizades para a vida entre praxados e não praxados, etc.
                                                  Obrigado pelo esclarecimento. Ainda me falta algum tempo para a faculdade, mas como me falaram nisso abri o tópico. De qualquer modo, obrigado a todos pela ajuda.

                                                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                  sim, o caloiro é verme, besta... , não fala, grunhe




                                                  sim aquilo é uma fórmula química super apurada que te dá a imunidade para conseguires não sair de lá

                                                  tive pena de não aproveitar mais as praxes


                                                  alguem disse por causa das sebentas... é logico... ganhamos o padrinho/madrinha e tal... arranjam as sebentas do curso
                                                  :D

                                                  Originalmente Colocado por Galrito Ver Post
                                                  Ora aqui vão os meus dois cêntimos.

                                                  O que é a praxe? Depende. Depende da localidade, depende da universidade, depende do curso, depende das pessoas que a fizerem e depende da personalidade de quem passar por ela.

                                                  No meu caso a praxe não foi nada de mais, aliás, foi uma manhã e metade da tarde, passados num conhecido estaminé da cidade universitária em Lisboa. Levei com alguma porcaria em cima, cantei algumas parvoíces, andei parcialmente descalço e tive que beber uma mistela preparada num caixote do lixo (entretanto já acabei o curso e alguns dos que me praxaram ainda lá andam, provavelmente por amor ao Espirito Sant...er...desculpem Académico). Provavelmente noutras faculdades de Lisboa ou noutras Universidades e afins a duração seria maior e as actividades mais, vá, diversificadas.

                                                  O que é que eu ganhei com esse dia? Nada. Nem sequer me lembro dos colegas com quem falei nesse dia, quer caloiros, quer veteranos.
                                                  Fiquei pior do que estava antes? Em matéria de odor corporal sim, mas nada que um banho não resolvesse.

                                                  Quanto às vantagens da praxe que aqui foram faladas, parecem-me exageradas:

                                                  -fazer amigos: é um mito. É claro que há a potencialidade de fazer muitos conhecimentos, mas reduzir tal potencial a esse periodo temporal é no minimo estranho. Não é por não se fazer a praxe que não se fazem amigos. Amigos fazem-se nas aulas, nas festas, nos corredores, nos bares da faculdade, no fazer trabalhos ou estudar até às tantas da manhã, nos exames, and so on.

                                                  -possibilitar o acesso a festas/ celebrações /traje: esta para mim é das mais misteriosas. Não pode ir? Mas já alguém foi mesmo impedido? Nunca vi tal coisa. Geralmente a preocupação de quem controla a entrada é ver se a pessoa paga ou não. Se não há ninguém a controlar a entrada então a questão nem se coloca. Quanto ao traje, posso garantir que as lojas não têm nenhuma base de dados com a listagem dos praxados e dos anti praxes.

                                                  -integra os estudantes deslocados num meio novo: Se alguém é tão limitado ao ponto de estar dependente da praxe para conhecer a cidade onde vai passar os próximos anos então nem sequer merece estar no ensino superior.

                                                  -acho que alguém falou que dá a quem chega uma noção de hierarquia. Hierarquia? Entre colegas? Baseada em quê? No número de anos de casa? Acho que não é preciso explicar a falha numa hierarquia desse género. Tem que haver hierarquia para haver respeito mutuo?

                                                  Também se fala muito em "cumprir a tradição" (é particularmente engraçado ouvir pessoal de Instituições ou de cursos com um par de décadas a defenderem a importância das suas centenárias tradições), mas isso já é quase uma questão de fé, acho que nem vale ir por aí.

                                                  Em suma: não dês demasiada importância à praxe, não têm a importância que muita gente lhe quer dar e não influencia de forma decisiva a forma como vais passar o curso. Como já aqui te disseram o primeiro ano de faculdade é espectacular, ao pé do que esse ano é, a praxe é peanuts.
                                                  Obrigado pelo esclarecimento. Como disse em cima, ainda me falta algum tempo para a faculdade, mas como me falaram disso decidi abrir o tópico. De qualquer modo, e mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                    tinham dito que a praxe facilitava muito o acesso a sebentas e resumos, o que eu disse, foi que não notei nada disso.
                                                    Ok, percebi mal;)

                                                    É que resumos e sebentas nas faculdade onde andei nunca tiveram nada a ver com o andar ou não andar na praxe.

                                                    Comentário


                                                      Nunca fui propriamente apologista das praxes, exactamente porque ha sempre meia duzia de atrasados mentais com problemas de inferioridade que aproveitam para descarregar as suas próprias frustações nos outros...



                                                      Mas ao ler esta thread toda digo-vos que não fiquei inclinado a mudar de opinião...

                                                      Pelo que leio aqui quem não aceitar ser praxado acaba sempre por ser descriminado...

                                                      " Não podes usar traje!!! "

                                                      " Não podes sair nos nossos convivios!!! "

                                                      " Tem cuidado que assim não vais fazer amigos nem te vamos arranjar as sebentas!!! "

                                                      Sabem o que me lembram estas argumentações?

                                                      " Nha nha nha nha nha... Não participas na praxe então és um sapato velho com cheiro a bedum, até ao fim da tua vida, infinitos, coisital, e já não podes brincar connosco... "




                                                      Outra coisa que ouvi sobre a vida académica em coimbra, e que acho uma perfeita estupidez: os caloiros não podem sair á noite que os veteranos vão logo atrás deles para lhes "dar um correctivo" ?!?!?

                                                      Era a primeira noite e ia-mos os dois parar á esquadra...

                                                      Comentário


                                                        Quando entrei na faculdade era meio atadinho. Do que me recordo, na altura tinha uma ideia obscura do que era a praxe, cheia de mitos que já foram aqui referidos.

                                                        Cheguei lá no 1º dia, estava a espera para me inscrever e apareceu um tipo que berrou uma pergunta ao meu ouvido. Olhei para ele e novamente levei um berro porque pelos vistos tinha de olhar para o chão. Pensei se seria aquilo seria a famosa praxe ou se era apenas uma exigência de submissão ridícula por um tipo vestido de pinguim. Mantive o contacto visual, já que, com 17 anos, tinha bem à flor da pele a educação de líder, não de escravo. Não gostou e voltou a berrar uma qualquer ordem. Como continuei a manter o contacto visual, teve de mobilizar e lá foi chamar uns amigos, já que prepotência singular não o estava a levar a lado nenhum.

                                                        É este minuto e meio a minha experiência de praxe. Nunca comprei aquele fato ridículo nem participei em sessões de maus tratos. Todavia fiz imensos amigos na faculdade, ajudei caloiros, trucidei gajas , tive acesso a inúmeras sebentas e exames e nunca me foi barrado o acesso a nada. Foram anos de luxo!

                                                        A parte mais gira é que o tipo hoje trabalha para mim.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                                                          Quando entrei na faculdade era meio atadinho. Do que me recordo, na altura tinha uma ideia obscura do que era a praxe, cheia de mitos que já foram aqui referidos.

                                                          Cheguei lá no 1º dia, estava a espera para me inscrever e apareceu um tipo que berrou uma pergunta ao meu ouvido. Olhei para ele e novamente levei um berro porque pelos vistos tinha de olhar para o chão. Pensei se seria aquilo seria a famosa praxe ou se era apenas uma exigência de submissão ridícula por um tipo vestido de pinguim. Mantive o contacto visual, já que, com 17 anos, tinha bem à flor da pele a educação de líder, não de escravo. Não gostou e voltou a berrar uma qualquer ordem. Como continuei a manter o contacto visual, teve de mobilizar e lá foi chamar uns amigos, já que prepotência singular não o estava a levar a lado nenhum.

                                                          É este minuto e meio a minha experiência de praxe. Nunca comprei aquele fato ridículo nem participei em sessões de maus tratos. Todavia fiz imensos amigos na faculdade, ajudei caloiros, trucidei gajas , tive acesso a inúmeras sebentas e exames e nunca me foi barrado o acesso a nada. Foram anos de luxo!

                                                          A parte mais gira é que o tipo hoje trabalha para mim.
                                                          Agora até me ri ao ler este post, principalmente a última frase

                                                          Eu participei na praxe no primeiro ano da faculdade, mas nunca dei demasiada importância àquilo e nem sequer fui a todas as sessões (apenas à semana de recepção do caloiro, que incluía diversas actividades na cidade).
                                                          Não vejo a praxe como algo negativo, pois ela pode ser benéfica em alguns aspectos, como ajudar na integração, conhecer colegas e pessoas novas, etc...

                                                          No entanto, eu nunca me identifiquei muito com a praxe e nem sequer comprei o traje na altura, por não achar muita piada à submissão imposta aos caloiros, a algumas "brincadeiras", etc...
                                                          Também não me imagino nunca a praxar ninguém.
                                                          E de facto há muitas outras maneiras de se conhecerem pessoas e de nos integrarmos.
                                                          Eu tenho vários amigos na faculdade e a grande maioria deles conheci-os fora da praxe.
                                                          Em termos de acesso a sebentas, etc... a praxe não influenciou minimamente, pois felizmente existe um óptimo espírito de partilha no meu ano em relação a material de estudo, etc...
                                                          E de facto não deixa de ser verdade que muitos (embora nem todos) que "vivem" para a praxe, são os que têm imensas cadeiras em atraso, passam a vida a beber em jantares, etc...
                                                          Essa não é de todo a minha maneira de ser.
                                                          Na minha opinião, temos de saber gerir o tempo da melhor maneira possível.
                                                          Posso não ter participado em muitas das actividades da praxe, mas acho que na altura aproveitei melhor o meu tempo livre a fazer coisas que gosto, do que a passá-lo em actividades da praxe e a submeter-me a fazer coisas que um "superior" impõe.
                                                          Não sei se será assim em todas as faculdades, mas pelo menos eu nunca senti que nenhum colega meu fosse posto de parte porque não participou em determinadas actividades da praxe.

                                                          Apesar disso, não assumo propriamente uma posição "anti-praxe" e até acho que as pessoas devem participar, pois é uma experiência diferente e muitos guardam excelentes recordações dos tempos que passaram como "caloiros"...
                                                          Eu próprio recordo bons momentos que passei lá (apesar de não ter sido muito tempo)...
                                                          Editado pela última vez por PRAP; 23 May 2011, 00:20.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                                                            Quando entrei na faculdade era meio atadinho. Do que me recordo, na altura tinha uma ideia obscura do que era a praxe, cheia de mitos que já foram aqui referidos.

                                                            Cheguei lá no 1º dia, estava a espera para me inscrever e apareceu um tipo que berrou uma pergunta ao meu ouvido. Olhei para ele e novamente levei um berro porque pelos vistos tinha de olhar para o chão. Pensei se seria aquilo seria a famosa praxe ou se era apenas uma exigência de submissão ridícula por um tipo vestido de pinguim. Mantive o contacto visual, já que, com 17 anos, tinha bem à flor da pele a educação de líder, não de escravo. Não gostou e voltou a berrar uma qualquer ordem. Como continuei a manter o contacto visual, teve de mobilizar e lá foi chamar uns amigos, já que prepotência singular não o estava a levar a lado nenhum.

                                                            É este minuto e meio a minha experiência de praxe. Nunca comprei aquele fato ridículo nem participei em sessões de maus tratos. Todavia fiz imensos amigos na faculdade, ajudei caloiros, trucidei gajas , tive acesso a inúmeras sebentas e exames e nunca me foi barrado o acesso a nada. Foram anos de luxo!

                                                            A parte mais gira é que o tipo hoje trabalha para mim.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                              Nunca fui propriamente apologista das praxes, exactamente porque ha sempre meia duzia de atrasados mentais com problemas de inferioridade que aproveitam para descarregar as suas próprias frustações nos outros...



                                                              Mas ao ler esta thread toda digo-vos que não fiquei inclinado a mudar de opinião...

                                                              Pelo que leio aqui quem não aceitar ser praxado acaba sempre por ser descriminado...

                                                              " Não podes usar traje!!! "

                                                              " Não podes sair nos nossos convivios!!! "

                                                              " Tem cuidado que assim não vais fazer amigos nem te vamos arranjar as sebentas!!! "

                                                              Sabem o que me lembram estas argumentações?

                                                              " Nha nha nha nha nha... Não participas na praxe então és um sapato velho com cheiro a bedum, até ao fim da tua vida, infinitos, coisital, e já não podes brincar connosco... "




                                                              Outra coisa que ouvi sobre a vida académica em coimbra, e que acho uma perfeita estupidez: os caloiros não podem sair á noite que os veteranos vão logo atrás deles para lhes "dar um correctivo" ?!?!?

                                                              Era a primeira noite e ia-mos os dois parar á esquadra...
                                                              Nada a ver... Há tradições que fazem parte da praxe, e há tradições que fazem parte da universidade... são coisas diferentes, obvio que quem vai à praxe passa por ambas, quem não vai passa pelas últimas.

                                                              E tirem da cabeça a ideia de traje = praxe, é que não tem nada a ver... pensem no traje como uma roupa oficial da universidade, como se fosse um uniforme.

                                                              Quanto ao resto, acreditem que é tudo mentira... podem participar, podem fazer o que quiserem em todas as actividades que não pertençam à praxe.

                                                              Jantares de curso, torneios, etc, etc, tudo organizado pela comissão de festas, é tudo organizado para todo o curso, não é só para os praxantes ou para os praxados, é tudo extra praxe. E que trabalho dá organizar essas coisinhas todas. De salientar que qualquer pessoa pode fazer uma lista para a comissão de festas. Não misturem as coisas.

                                                              __________________________________________________ _____________


                                                              Quanto ao resto, é engraçado muitos dos "anti" criticarem o aspecto dos praxantes serem frustrados, e quererem ser superiores a todos os outros... concordo que haja pessoas assim, eu não os apanhei felizmente... Quanto ao facto de passarem a vida na bebedeira e passarem lá anos e anos, a maior parte dos meus praxantes vão acabar o curso sem reprovar nenhum ano... Enquanto outros não é bem assim.

                                                              Mas a maneira como vocês tratam quem vai à praxe e quem gosta, é incrivelmente parecida com aquilo que criticam. Acham-se superiores, mais inteligentes, não seguem os carneirinhos, insultam etc, etc, etc...

                                                              Por acaso não acham que estão a ir contra aquilo que tanto defendem?! São coisas escusadas...

                                                              __________________________________________________ _______________-

                                                              A parte mais gira é que o tipo hoje trabalha para mim.
                                                              Qual é o objecto desta frase? dar a entender que ele é inferior a ti?! dar a entender que quem praxa e vai a praxe é burro?

                                                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                              Podes ser o Einstein mas o Kadafi percebe mais do assunto do que tu... temos pena...
                                                              Ainda bem, não me queres elucidar? gosto de aprender ;) Podias ter dito logo tudo no post, em vez de ofensivo podias ser mais esclarecedor.
                                                              Editado pela última vez por Einstein; 23 May 2011, 00:30.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X