Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é a praxe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    em relação à praxe não posso responder, porque estava de férias nessa altura.


    mas acho que a ideia de existir um beneficio nas sebentas e nos resumos está overrated.


    pelo menos do que vi
    Pode ser da hora mas não estou a ver a relação entre o fornecimento de sebentas, resumos e a praxe!?

    Eu fui praxado. E daqui também é só boas memórias de dois anos a fazer palhaçadas num ambiente controlado (antes de alguém ir para a praxe até a questionário médico tinham direito, para não haver acidentes).

    Há de facto há diferenças entre as praxes de acordo com a faculdade onde uma pessoa está. Numas quase inexistente, noutras há abusos ou já houve.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
      Se te sentes feliz ao fazer esse tipo de insultos, tudo bem, mas ao teu nível não vou descer, podes ter a certeza.

      Felizmente tenho educação.
      defender o traje e a praxe? não desceste ao meu nível, caís-te bem lá para baixo

      Comentário


        #63
        O conselho que te dou é: vai de mente aberta, participa. Se gostares, continua. Se não gostares, sai. Não tenhas medo dessas balelas de que não podes trajar, não te dão apontamentos, não te integras com os colegas, porque a não ser que sejas muito anti-social, é tudo mentira.


        Eu fui, participei durante uns dias, não achei piada e saí (na minha dura uns meses). Tinha partes interessantes e engraçadas, como alguns jogos, mas nunca percebi a cena de gajos que eu nem sabia o nome nos gritarem aos ouvidos, obrigarem a estar sempre a olhar para o chão, pôr de 4 (de joelhos, no chão) durante imenso tempo e chamarem-nos de nomes. Em que é que isso nos integra? Em que é que nos faz crescer, como dizem? Qual a vantagem desses momentos para alguém que não os praxantes (que se divertem imenso)? Nunca me conseguiram responder a isto de forma séria.

        Mas como somos todos diferentes, fomos todos educados de forma diferente, o porque o ser humano tem sempre a necessidade de se sentir parte de alguma coisa, há quem goste, e nesses casos não vejo porque saírem. Acho uma idiotice é o pessoal que ia e quando chegava a casa chorava ou não parava de se queixar da praxe. Eu, a única consequência que tive foi que o meu grupo inicial de amigos formou-se com os restantes que também não eram praxados e demorei um pouco mais de tempo a conhecer os que foram. De resto, e agora passados 4 anos, já houve colegas praxados que entretanto andaram ao soco, já houve não praxados que namoraram com praxadas, eu próprio já fiz amizades para a vida entre praxados e não praxados, etc.
        Editado pela última vez por Fadista; 22 May 2011, 07:26.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Só está lá quem quer. Todos têm o direito a tomar a sua decisão e serem respeitados por ela. Os teus insultos só me levam a pensar que és tão mau quanto aqueles que usam a praxe para chamar à atenção ou se auto valorizarem.
          Tens toda a razão, só lá está quem quer, mas porque é que quem não quer ir tem de se declarar anti-praxe?
          Eu não quis ir e andavam os batmans atrás de mim porque queriam que eu assinasse uma folha a declarar-me anti-praxe, faz algum sentido?
          Eu não sou anti-nada, anda quem lá quer desde que não me incomodem.

          A praxe varia muito dependendo do sitio onde é feita.

          Comentário


            #65
            Também houve uns que quiseram que eu assinasse um papel. Nem respondi.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
              Tens toda a razão, só lá está quem quer, mas porque é que quem não quer ir tem de se declarar anti-praxe?
              Eu não quis ir e andavam os batmans atrás de mim porque queriam que eu assinasse uma folha a declarar-me anti-praxe, faz algum sentido?
              Eu não sou anti-nada, anda quem lá quer desde que não me incomodem.

              A praxe varia muito dependendo do sitio onde é feita.
              E qual o problema de assinares um papel a dizer que és anti-praxe? A praxe não é só andar com os caloiros ali pintados, ela dura até ao fim do curso e há cerimónias que só quem é da praxe pode ir. Engraçado que vi muitos anti-praxe a colarem-se às coisas boas!

              Quanto a praxe Vs. anti-praxe, neste tópico pelo menos estamos a ver onde vêm os insultos!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                E qual o problema de assinares um papel a dizer que és anti-praxe? A praxe não é só andar com os caloiros ali pintados, ela dura até ao fim do curso e há cerimónias que só quem é da praxe pode ir. Engraçado que vi muitos anti-praxe a colarem-se às coisas boas!

                Quanto a praxe Vs. anti-praxe, neste tópico pelo menos estamos a ver onde vêm os insultos!
                Mas eu não sou anti-praxe.
                Eu não participei na praxe, fossem coisas boas ou más, isso é ser anti?
                É que não faz qualquer sentido.
                Ser anti é ser contra a praxe, eu não sou contra, só lá vai quem quer como tu disseste.

                PS:
                Anti pode referir-se a:
                anti - preposição e prefixo (αντί) da língua grega que significa e indica direcção contrária, oposição, contrariedade ou simplesmente do contra. É utilizado como prefixo em várias palavras para indicar exactamente aquilo que é o contrário das palavras em que se utiliza.

                Quanto aos insultos estás-te a referir a um utilizador, é a mesma coisa que eu dizer que toda a praxe é má por uma praxe.
                Editado pela última vez por Israel; 22 May 2011, 08:13.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                  Mas eu não sou anti-praxe.
                  Eu não participei na praxe, fossem coisas boas ou más, isso é ser anti?
                  É que não faz qualquer sentido.
                  Ser anti é ser contra a praxe, eu não sou contra, só lá vai quem quer como tu disseste.

                  PS:
                  Anti pode referir-se a:
                  anti - preposição e prefixo (αντί) da língua grega que significa e indica direcção contrária, oposição, contrariedade ou simplesmente do contra. É utilizado como prefixo em várias palavras para indicar exactamente aquilo que é o contrário das palavras em que se utiliza.

                  Quanto aos insultos estás-te a referir a um utilizador, é a mesma coisa que eu dizer que toda a praxe é má por uma praxe.
                  Esta explicação que deste do "anti" é como o outro diz: são pentelhos.

                  Eu falei especificamente deste tópico, ainda não vi ninguém da praxe faltar ao respeito a ninguém que não quis ser praxado. E não disse que todos os que não quiseram ser praxados insultam os outros, apenas disse que aqui neste tópico as ofensas vieram de um lado apenas. Claro que estatisticamente não conta nada, apenas me confirma o que já antes pensava: não podemos tirar conclusões apenas olhando a quem é favor da praxe e quem é contra.

                  Eu até tenho comentado aqui bastante e a minha praxe resumiu-se a 3 tardes no 1º ano a ser praxado e meia dúzia de tardes no 3º ano a praxar. O que gostei mais foi participar no núcleo de estudantes e construir o carro do Enterro do meu 3º ano! Foi uma semana espectacular que nunca mais me vou esquecer. Claro que podia ter aproveitado esse tempo para estudar, mas também não é por esse tempo que ninguém perde o curso!
                  Editado pela última vez por air; 22 May 2011, 10:01.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                    pode ir desde um simples passar de uma colher de café de plástico com a boca à pessoa que está ao teu lado até meteres a cabeça num balde de estrume

                    e depois há o que eu mais vejo em lisboa, que é o rabiscar a cara

                    Está tudo dito lol

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Esta explicação que deste do "anti" é como o outro diz: são pentelhos.

                      Eu falei especificamente deste tópico, ainda não vi ninguém da praxe faltar ao respeito a ninguém que não quis ser praxado. E não disse que todos os que não quiseram ser praxados insultam os outros, apenas disse que aqui neste tópico as ofensas vieram de um lado apenas. Claro que estatisticamente não conta nada, apenas me confirma o que já antes pensava: não podemos tirar conclusões apenas olhando a quem é favor da praxe e quem é contra.

                      Eu até tenho comentado aqui bastante e a minha praxe resumiu-se a 3 tardes no 1º ano a ser praxado e meia dúzia de tardes no 3º ano a praxar. O que gostei mais foi participar no núcleo de estudantes e construir o carro do Enterro do meu 3º ano! Foi uma semana espectacular que nunca mais me vou esquecer. Claro que podia ter aproveitado esse tempo para estudar, mas também não é por esse tempo que ninguém perde o curso!
                      Lá está varia de sitio para sitio, eu apenas tive umas horas de praxe para ver como era, e como não achei piada a andar de 4 ter orelhas de burro entre outras coisas não participei, e aquela praxe dura até á queima (todos os dias) e aí penso que afecta o rendimento escolar, e depois há aquelas coisas de gente que nem acabou o curso e já não estuda mas anda lá a praxar.
                      E mesmo sem estar por dentro do assunto, tenho amigos que fizeram a praxe toda, e eles no 2º ano deixaram porque diziam que no 2º ano ainda eram praxados pelos de cima e é assim sucessivamente até chegar ao topo da pirâmide.

                      Se calhar noutro sitio eu diria bem da praxe e teria participado.

                      Mas penso que algumas coisas são mal transmitidas pelas pessoas da praxe neste tópico, nomeadamente na parte da socialização e dos amigos.
                      Quem não participar conhece a maioria das pessoas na mesma e também pode fazer muitos amigos, inclusivamente pessoas da praxe.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
                        Meh...se eu for na rua e te chamar "verme" ou "besta" se calhar interages comigo com o punho.
                        Tentam sempre tirar significados onde não os há, a praxe é brincadeira. É lógico que conheces gente e nao sei que, afinal são uma semana ou mais ao pé deles, mas mesmo assim dava para conhecer mais pessoas se não tivesses que estar sempre a olhar para o chão e em vez disso estivessem a conviver.
                        Ainda ontem estive a ver fotos da minha praxe e quanto mais penso mais inútil acho aquilo. Fiz amigos entre as pessoas que foram praxadas comigo e outras que não foram. Nunca tive nenhuma vantagem nem desvantagem por ter sido praxado.
                        Em termos puramente práticos até é negativo porque vais acabar por perder tempo com reuniões disto e daquilo, ou praxes que calham à mesma hora das aulas e nao sei que.
                        sim, o caloiro é verme, besta... , não fala, grunhe


                        Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                        nhanha???


                        Obrigado pelo esclarecimento.

                        sim aquilo é uma fórmula química super apurada que te dá a imunidade para conseguires não sair de lá

                        tive pena de não aproveitar mais as praxes


                        alguem disse por causa das sebentas... é logico... ganhamos o padrinho/madrinha e tal... arranjam as sebentas do curso

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                          Está tudo dito lol
                          faltava cá o trajado de coimbra, espécime que se destaca dos restantes por ser mais mentecapto e por achar que a tradição académica só é levada realmente a sério em coimbra

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                            faltava cá o trajado de coimbra, espécime que se destaca dos restantes por ser mais mentecapto e por achar que a tradição académica só é levada realmente a sério em coimbra
                            Podes ao menos explicar porque motivo és tão traumatizado com isto?
                            E sim, eu trajo, just in case.

                            Comentário


                              #74
                              Há aqui pessoal que não sabe mesmo o que diz...

                              Eu só tive um dia de praxe, mas foi dos dias mais dolorosos e ao mesmo tempo mais interessante dos meus 17 anos (na altura) de vida.
                              Muita flexão fiz, muito abdominal fiz, entre outras coisas. Para ajudar fui a tribunal de praxe, ou seja, ainda levei com peixe podre (tripas, cabeças, olhos) tudo misturado numa mistela de vinagre entre outros excelentes ingredientes. Havia lá pessoal a vomitar com o cheiro mas foi acima de tudo, uma recompensa de batalha psicológica (a pressão no tribunal é enorme, todos fazem tudo para desistires do tribunal), quando tirei as vendas dos olhos e eram 21h:30m e que aquele dia já estava acabado e que a famosa praxe, que todos falam mal e fazem um bicho de sete cabeças, já tinha passado!!!
                              Foi tomar um banho de meia hora, desenrascar um jantar rápido e ir lá para a noite com um cheiro muito ligeiro a peixe podre. Lá em baixo, os mesmos veteranos que me haviam praxado, já falavam impecavelmente comigo e a pagarem bebidas.

                              A praxe é um dos momentos que guardo com mais interesse desde que entrei na Univ.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                Podes ao menos explicar porque motivo és tão traumatizado com isto?
                                E sim, eu trajo, just in case.

                                se calhar é dos traumatizados e dos que sofreu com a praxe :s de alguma maneira mais agressiva e se for por isso não o censuro

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                  Podes ao menos explicar porque motivo és tão traumatizado com isto?
                                  E sim, eu trajo, just in case.
                                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                  se calhar é dos traumatizados e dos que sofreu com a praxe :s de alguma maneira mais agressiva e se for por isso não o censuro
                                  recomendo um backreading

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Há aqui pessoal que não sabe mesmo o que diz...

                                    Eu só tive um dia de praxe, mas foi dos dias mais dolorosos e ao mesmo tempo mais interessante dos meus 17 anos (na altura) de vida.
                                    Muita flexão fiz, muito abdominal fiz, entre outras coisas. Para ajudar fui a tribunal de praxe, ou seja, ainda levei com peixe podre (tripas, cabeças, olhos) tudo misturado numa mistela de vinagre entre outros excelentes ingredientes. Havia lá pessoal a vomitar com o cheiro mas foi acima de tudo, uma recompensa de batalha psicológica (a pressão no tribunal é enorme, todos fazem tudo para desistires do tribunal), quando tirei as vendas dos olhos e eram 21h:30m e que aquele dia já estava acabado e que a famosa praxe, que todos falam mal e fazem um bicho de sete cabeças, já tinha passado!!!
                                    Foi tomar um banho de meia hora, desenrascar um jantar rápido e ir lá para a noite com um cheiro muito ligeiro a peixe podre. Lá em baixo, os mesmos veteranos que me haviam praxado, já falavam impecavelmente comigo e a pagarem bebidas.

                                    A praxe é um dos momentos que guardo com mais interesse desde que entrei na Univ.

                                    pagar umas minis e ver o pessoal tombado!

                                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                    recomendo um backreading
                                    não tirei conclusão das tuas palavras
                                    Editado pela última vez por GJP; 22 May 2011, 13:35.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Relativamente às praxes, a ideia que tenho é que quem tiver uma mente aberta se diverte bastante. Mas há sempre aqueles que não aceitam nada, e aí claro, o melhor é nem porém lá os pés. Porém, acredito que para quem alinhar o melhor ano será mesmo o ano de caloiro... e muitos amigos meus se arrependem de não ter participado mais na altura

                                      O espírito, ao contrário do que se pensa, é de grande camaradagem, como já mostraram com exemplos anteriormente Claro que existem sempre casos em que se excedem os limites, e aí já não se pode aplicar o que disse...

                                      Abraço
                                      Editado pela última vez por Psittacus; 22 May 2011, 13:45.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Eu tambem tenho bastante receio da praxe, e o que sei é do que vejo na tv e do que me vao contanto, e fiquei com a impressao que era muito mau. Sei que varia de universidade para universidade e das pessoas, mas mesmo assim tenho medo.

                                        Mas é bom saber que há um lado bom, assim já fico com vontade de participar

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Há aqui pessoal que não sabe mesmo o que diz...

                                          Eu só tive um dia de praxe, mas foi dos dias mais dolorosos e ao mesmo tempo mais interessante dos meus 17 anos (na altura) de vida.
                                          Muita flexão fiz, muito abdominal fiz, entre outras coisas. Para ajudar fui a tribunal de praxe, ou seja, ainda levei com peixe podre (tripas, cabeças, olhos) tudo misturado numa mistela de vinagre entre outros excelentes ingredientes. Havia lá pessoal a vomitar com o cheiro mas foi acima de tudo, uma recompensa de batalha psicológica (a pressão no tribunal é enorme, todos fazem tudo para desistires do tribunal), quando tirei as vendas dos olhos e eram 21h:30m e que aquele dia já estava acabado e que a famosa praxe, que todos falam mal e fazem um bicho de sete cabeças, já tinha passado!!!
                                          Foi tomar um banho de meia hora, desenrascar um jantar rápido e ir lá para a noite com um cheiro muito ligeiro a peixe podre. Lá em baixo, os mesmos veteranos que me haviam praxado, já falavam impecavelmente comigo e a pagarem bebidas.

                                          A praxe é um dos momentos que guardo com mais interesse desde que entrei na Univ.
                                          Agora imagina teres de fazer isso todos os dias, intervalo após intervalo.

                                          Realmente depende muito de universidade para universidade.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                            Agora imagina teres de fazer isso todos os dias, intervalo após intervalo.

                                            Realmente depende muito de universidade para universidade.
                                            Diria que depende muito mais do curso/faculdade e não da universidade. Um curso de letras vai ter uma praxe bem diferente de um curso de agro pecuária...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                              faltava cá o trajado de coimbra, espécime que se destaca dos restantes por ser mais mentecapto e por achar que a tradição académica só é levada realmente a sério em coimbra
                                              LOOOOOOOOOL

                                              Saiu-te ao lado essa, lamento. Não estudei em Coimbra, mas uma coisa é certa... a tradição académica em Coimbra é de facto o oposto da vivida em Lisboa... que praticamente não existe.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                recomendo um backreading
                                                Li todos os teus posts e não cheguei a conclusão nenhuma.
                                                Eu conheço a vida académica em Coimbra e de facto não tem nada a ver com Lisboa. Gosto muito de Coimbra e da sua tradição mas fazer lá o curso dentro de um tempo razoável parece-me uma tarefa dos diabos

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  o barrete serviu-te na mesma "ah em coimbra é melhor" como é que mer** pode sequer ser melhor num lado do que noutro

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                    Li todos os teus posts e não cheguei a conclusão nenhuma.

                                                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                    pnão tirei conclusão das tuas palavras
                                                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                    já fui à minha e vendo o que se faz nas outras faculdades até foram bastante porreiros
                                                    Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                    Eu conheço a vida académica em Coimbra e de facto não tem nada a ver com Lisboa. Gosto muito de Coimbra e da sua tradição mas fazer lá o curso dentro de um tempo razoável parece-me uma tarefa dos diabos
                                                    é tão lindo ver pessoal de 30 anos ainda a tirar o mesmo curso onde entrou com 18 ou 19, uma das coisas mais lindas que eu já vi, sim

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                      ainda me hão-de explicar porque raio um gajo que está no mesmo barco que eu, ou seja, ainda não acabou o curso, tem de tão especial para ser dux, veterano ou o raio que o parta
                                                      respondam lá a isto então
                                                      Editado pela última vez por oXavier; 22 May 2011, 14:39.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Não li as opiniões todas mas pelo que li, a maior parte das pessoas acha que praxe é apenas "obrigar" os caloiros a fazer coisas e vestir Capa e Batina. Mas a Praxe não é só isto! Festa das Latas, Queima das Fitas, Cortejo da Queima das Fitas, Serenatas (a da Latada e Monumental) só existem porque existe Praxe. Sim, eu estudo em Coimbra e sou completamente a favor da Praxe. Foi durante as praxes que fiz os meus melhores amigos na faculdade. E depois, como mudei de curso e fui bater ao 3º ano, foi-me muito mais difícil integrar, sem dúvida nenhuma.

                                                        Mais, quem se quiser informar acerca dos seus deveres e direitos na Praxe, tem um Código que pode ler. E quem o leu, sabe que, pelo menos em Coimbra, é proibido sujar/pintar caloiros.
                                                        E sim, que não quer entrar na Praxe não entra. Mas não entra em nada. Isso é ser Anti-Praxe, pelo que, quem quiser ser, tem que se declarar Anti-Praxe. Mas aí perde direito a tudo. Não pode vestir Capa e Batina porque fazem parte da Praxe, não pode ir no carro no penúltimo ano do seu curso, porque também isto faz parte da Praxe. Entre outras coisas.

                                                        Relativamente aos Tribunais de Praxe, estes existem porque, caso não saibam, os Estudantes, não estavam sujeitos à Lei Civil, pelo que, regulavam-se entre si, daí a existência destes tribunais e do tal Código.

                                                        Portanto, quem quer faz parte, quem não quer não faz. Quem entra nas faculdades, que se informe, que peça o Código da Praxe e, consoante isso, decida se quer fazer parte ou não.

                                                        Quanto às questões do pôr de quatro e outros "castigos", na minha opinião, servem para que os caloiros percebam que há uma hierarquia que deve ser respeitada, como se encontra ao longo da vida. Eu, pessoalmente, só pus alguém de quatro quando me faltavam ao respeito ou faltavam ao respeito a alguém. Para dar um exemplo, pus um caloiro de quatro porque este disse que "gajas são para usar e deitar fora". Na minha opinião, isto é uma falta de respeito perante todas as mulheres. E acreditem ou não esse caloiro faltou-me outras vezes ao respeito e "castiguei-o" outras vezes. Eu sou o Padrinho dele e hoje, passados 5 anos, somos amigos, respeita-mo-nos mutuamente, brincamos com essas situações e ele mudou em certas coisas que diz ter sido graças àquilo que lhe fiz.

                                                        Desculpem o testamento mas apenas queria mostrar a minha perspectiva. Certamente uns serão indiferente a ela, outros serão contra e outros a favor. Só peço que a respeitem e não me insultem por ser a favor da Praxe.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Eu fui praxado e praxei também. Nunca houve abusos ou coisas despropositadas e exageradas.
                                                          Já foi há uma data de anos,agora não sei como estão as coisas, mas o mais importante, era o convivio e a camaradagem entre o pessoal.
                                                          Bons tempos, isso sim!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Mas a origem do traje tem alguma coisa a ver com a praxe?
                                                            Eu não comprei porque achei um desperdicio de € por uma coisa que não ia usar, mas essas manias de impôr aos outros se podem ou não usar.

                                                            E eu não entrei na praxe, não sou anti-praxe, isso é uma falácia até:
                                                            Falsa dicotomia (bifurcação):
                                                            Também conhecida como "falácia do branco e preto". Ocorre quando alguém apresenta uma situação com apenas duas alternativas, quando de fato outras alternativas existem ou podem existir.
                                                            Ex: "Se você não está a favor de mim então está contra mim."

                                                            Não é da praxe é anti-praxe.

                                                            Isso está errado.

                                                            Sem falar da promiscuidade das AE com a praxe, e depois vê-se o trabalho e a corrupção nas AE's.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                              respondam lá isto sff
                                                              "Não gostas não comes" Como se costuma dizer.
                                                              Ninguem te vai convencer de nada pois não é esse o objetivo.
                                                              Se estás de tal maneira convencido contra a praxe então força, não a pratiques nem nela participes, mas também tens que respeitar quem dela gosta, participa e encoraja.
                                                              A praxe vai continuar a existir enquanto dela as pessoas participarem, acharem que vale a pena, e que gostam
                                                              Os veteranos de hoje foram os caloiros de ontem. Se hoje participam como veteranos na praxe, praticam porque querem e não porque alguém os obriga.
                                                              Na praxe fazem-se amigos para a vida, namoradas/namorados que acabam casados, e os tempos de praxe são genericamente recordados como muito bons tempos.

                                                              Fui praxado e praxei.
                                                              Diverti-me imenso em cada uma das vertentes.
                                                              Fiz amigos para a vida, foi lá que conheci a minha esposa.
                                                              Foram muito bons tempos. Sempre fui praxado porque quis, e praxei quem quis se praxado.
                                                              Ainda mantenho contacto com o meu padrinho de praxe, e com afilhados de praxe, quer como amigos quer como colegas de profissão.
                                                              Há um enorme espírito de solidariedade entre nós. Tudo isto devo á praxe. Sem ela as coisas seriam diferentes, mais frias, mais estéreis, mais impessoais.


                                                              Mas numa coisa os veteranos tem de vantagem em relação aos recém chegados caloiros:
                                                              Já conhecem a cidade, a universidade os professores e as cadeiras.
                                                              Tem mais experiência que os caloiros e como tal são uma mais valia para os poder orientar em alguns pontos mais ou menos úteis.
                                                              Os Veteranos estão no mesmo barco, mas estão mais avançados no barco do que os caloiros.
                                                              Nunca te esqueças de uma coisa. A universidade é mais do que um sitio para estudar e tirar um curso. Isso é apenas a componente curricular.
                                                              A experiência universitária é também toda uma vivência e experiência de vida que se bem vivida e aprendida fornece grandes lições para uma futura vida profissional, social e afectiva.
                                                              A universidade e a vida universitária fazem de nós um homenzinhos e mulherzinhas.

                                                              Quem vai par a universidade somente para estudar, fazer o curso e ir embora, alheando-se de tudo o quer a envolve, está a perder metade do que a "universidade" nos ensina. A universidade é uma experimentação académica e social.



                                                              Se não gostas, não pratiques, não participes. Mas em NADA: nem desfiles, nem serenatas, nem jantares de praxe, nem cerimónias de insígnias e traje, NADA do que seja da praxe, e participa somente nas actividades que são inerentemente institucionais, vais ver a diferença e o vazio que é.
                                                              Ninguem te vai proibir de participar no que quer que seja, mas ao menos as pessoas deveriam ser coerentes com o seu pensamento.

                                                              A praxe existiu, existe, e continuará a existir porque as pessoas que nela participam, gostam, verificam de facto as vantagens de nela participar e dela existir.
                                                              Se algum dia os actuais caloiros/futuros veteranos verificarem que a praxe não serve para nada, então nessa altura acaba, mas se ainda não acabou, é porque algo corre bem sendo os abusos raras excepções.

                                                              Tu fazes o que entenderes, temos que respeitar, mas tu também tens que respeitar quem pensa e actua de maneira diferente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X