Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, de que se queixam tanto os Funcionários Públicos ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Eu não sei quantas horas trabalham por dia nestas repartições.
    O que critico é os horários absurdos que tem e que em nada respeitam o tão apregoado serviço publico.
    Também não entendo porque razão os serviços públicos não tem horários idênticos no mínimo idênticos aos dos privados.
    Noutra prespectiva de quem já viu de perto produtividade a sério 5 dias por semana trabalhando das 9 às 17 com uma hora para almoço em várias empresas privadas eu não percebo porque é que os privados portugueses têm a mania que mais horas equivale a mais serviço/produtividade/lucro.

    Até fiquei surpreso por a semana passada um empresário português me ter dito que com ele ou trabalhava de manhã ou de tarde, mas nunca um dia inteiro, porque a qualidade não é a mesma. É nestas alturas que vejo alguma luz ao fundo do túnel.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
      Para finalizar, ao que uns chamam de falta de productividade, em alguns sectores da função pública chama-se de "falta de funcionários" ou "número insuficiente de funcionários". Então se estivermos a falar de segurança social... não falem sem conhecer.
      O que é imperativo é criar uma mobilidade dos FP's dos locais com excesso de funcionários para outros locais aonde façam falta.
      Certamente que muitos serviços pecam pela falta de funcionários mas há muitos outros com excesso de pessoal.
      O que faz falta é uma reorganização dos funcionários do Estado de forma a regularizar tanto o excesso como a escassez de funcionários.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Eu não sei quantas horas trabalham por dia nestas repartições.
        O que critico é os horários absurdos que tem e que em nada respeitam o tão apregoado serviço publico.
        Também não entendo porque razão os serviços públicos não tem horários idênticos no mínimo idênticos aos dos privados.
        Tb não sei exactamente, mas deve ser algo do género das 09h -17h ou até 09h-18h.

        E sei que, em alguns serviços, o atendimento ao público encerra às X horas mas depois continua-se a trabalhar na mesma.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          Noutra prespectiva de quem já viu de perto produtividade a sério 5 dias por semana trabalhando das 9 às 17 com uma hora para almoço em várias empresas privadas eu não percebo porque é que os privados portugueses têm a mania que mais horas equivale a mais serviço/produtividade/lucro.

          Até fiquei surpreso por a semana passada um empresário português me ter dito que com ele ou trabalhava de manhã ou de tarde, mas nunca um dia inteiro, porque a qualidade não é a mesma. É nestas alturas que vejo alguma luz ao fundo do túnel.
          Em muitas industrias o aumento de carga laboral implica um aumento de produtividade e a redução dos custos por unidade produzida.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
            Tb não sei exactamente, mas deve ser algo do género das 09h -17h ou até 09h-18h.

            E sei que, em alguns serviços, o atendimento ao público encerra às X horas mas depois continua-se a trabalhar na mesma.
            Isso tinha validade antes da era da informática, quando tudo era feito em papel e á mão.
            Agora não há nenhuma justificação para tal continuar a acontecer.
            O serviço publico subentende um melhor atendimento ao publico e não o inverso.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              O que é imperativo é criar uma mobilidade dos FP's dos locais com excesso de funcionários para outros locais aonde façam falta.
              Certamente que muitos serviços pecam pela falta de funcionários mas há muitos outros com excesso de pessoal.
              O que faz falta é uma reorganização dos funcionários do Estado de forma a regularizar tanto o excesso como a escassez de funcionários.
              Subscrevo TOTALMENTE.

              Serviços há em que se faz das tripas coração.

              E noutros serviços da mesma "temática" é tudo à grande e à francesa com direito a jornal e tudo.

              PQP isto.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                O que é imperativo é criar uma mobilidade dos FP's dos locais com excesso de funcionários para outros locais aonde façam falta.
                Deputados da assembleia da república no atendimento da segurança social?! :P

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Em muitas industrias o aumento de carga laboral implica um aumento de produtividade e a redução dos custos por unidade produzida.
                  Oi? comé kié? Que indústrias?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Isso tinha validade antes da era da informática, quando tudo era feito em papel e á mão.
                    Agora não há nenhuma justificação para tal continuar a acontecer.
                    O serviço publico subentende um melhor atendimento ao publico e não o inverso.
                    Mas ainda acontece.

                    Não será em todas as áreas, mas acontece.

                    E é compreensível, pois há papelada/expediente que tem de ser despachado/encaminhado pela via do papel.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                      Deputados da assembleia da república no atendimento da segurança social?! :P
                      Não lhes fazia mal nenhum. Até era benéfico para assim poderem fazer legislação mais adequada ás necessidades do cidadão e não ás necessidades da sua clientela privada e politica

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                        Deputados da assembleia da república no atendimento da segurança social?! :P
                        Não.

                        A esses, fazia-lhes bem limpar sanitas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                          Oi? comé kié? Que indústrias?
                          Auto-Europa, por exemplo.

                          Industrias com linhas de produção intensiva. Se numa hora fazer 1000, em mais meia hora produz-se mais 500 unidades por dia pelo mesmo custo laboral.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Auto-Europa, por exemplo.

                            Industrias com linhas de produção intensiva. Se numa hora fazer 1000, em mais meia hora produz-se mais 500 unidades por dia pelo mesmo custo laboral.
                            Como assim?
                            A meia hora a mais não é paga aos funcionários?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              Sinceramente tb há aqui qlq coisa que não estou a perceber bem.

                              Achas que se na "Vodafone, Sonae, alguns bancos" aparecessem umas largas dezenas de pessoas provocando o fecho fora de horas, as mesmas iam ser atendidas?

                              Não me parece.

                              Não trabalho na Seg. Social nem nada que se pareça mas percebo o porquê de fazerem esse esquema das senhas.

                              Se calhar o grande problema não é a "inútil" ou as senhas, mas sim o sistema burocrático e a (falta de) produtividade.
                              Já fui à nespresso e antes das nove da noite recusaram-se a dar senhas, o estabelecimento fechava às 24h00.
                              Já fui à farmácia do norteshoping e meia hora antes do fecho, fecham as portas.

                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              O que é imperativo é criar uma mobilidade dos FP's dos locais com excesso de funcionários para outros locais aonde façam falta.
                              Certamente que muitos serviços pecam pela falta de funcionários mas há muitos outros com excesso de pessoal.
                              O que faz falta é uma reorganização dos funcionários do Estado de forma a regularizar tanto o excesso como a escassez de funcionários.
                              Mandem-nos para o interior onde são precisos

                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Eu não sei quantas horas trabalham por dia nestas repartições.
                              O que critico é os horários absurdos que tem e que em nada respeitam o tão apregoado serviço publico.
                              Também não entendo porque razão os serviços públicos não tem horários idênticos no mínimo idênticos aos dos privados.
                              São horários que não servem o comum dos funcionários quer privados quer públicos, mas algumas estão abertas à hora de almoço. Além disso criaram-se as lojas do cidadão (que funcionam ao fim de semana), pois mesmo que um serviço publico fechasse às 19h muitos de nós nem assim lá poderiam ir.

                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                              Como assim?
                              A meia hora a mais não é paga aos funcionários?
                              não não é, e já acontece em algumas empresas meias publicas meias privadas, o funcionário trabalha 40 horas semanais em vez de 35 e recebe o mesmo que recebia quando trabalhava 35 (isto quando não recebe menos)


                              Já agora, essa dos mais 30 minutos, é um motivo para desempregar pessoas. Pois se numa empresa são precisas 600 pessoas, com mais meia hora só precisam 400 e assim têm motivo para despedir 200. Sejamos realistas, depois de um ano com empresas em lay off por meses, queremos mais meias horas diarias, para em vez de estarem 1 mês em layoff estão dois?
                              Editado pela última vez por callinas; 19 October 2011, 22:09.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                Como assim?
                                A meia hora a mais não é paga aos funcionários?
                                Não. Este OE permite que as empresas possam aumentar a carga horária diária em mais meia hora sem custos acrescidos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Não. Este OE permite que as empresas possam aumentar a carga horária diária em mais meia hora sem custos acrescidos.
                                  Isso não se chama aumento de produtividade.

                                  Chama-se chulice, escratura como quiseres chamar.

                                  Na equação do cálculo da produtividade não entram o número de horas, o importante não é mais meia hora, é meia hora não paga obrigatória, que vai para o que disse, chulice/escravatura.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Não. Este OE permite que as empresas possam aumentar a carga horária diária em mais meia hora sem custos acrescidos.
                                    Ah bom...
                                    Mas isso não é productividade. Productividade é optimizar os recursos. O aumento do números de produzidos pode ser, ou não, a consequência da productividade. Por outras palavras, productividade não é produzir mais unidades.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                      Ah bom...
                                      Mas isso não é productividade. Productividade é optimizar os recursos. O aumento do números de produzidos pode ser, ou não, a consequência da productividade. Por outras palavras, productividade não é produzir mais unidades.
                                      Há um aumento de produtividade para as empresas, que produzem mais pelo mesmo valor de custo, o que lhes permite ser mais competitivas em relação aos seus concorrentes e também lhes permite aumentar a sua rentabilidade.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Há um aumento de produtividade para as empresas, que produzem mais pelo mesmo valor de custo, o que lhes permite ser mais competitivas em relação aos seus concorrentes e também lhes permite aumentar a sua rentabilidade.
                                        Através da chulice, se pagassem a meia hora a mais, não era produtividade, era aumento de produção.

                                        No fundo achamos que o modelo da china é que rulla, e ainda batemos palmas ao álvaro.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Sinceramente tb há aqui qlq coisa que não estou a perceber bem.

                                          Achas que se na "Vodafone, Sonae, alguns bancos" aparecessem umas largas dezenas de pessoas provocando o fecho fora de horas, as mesmas iam ser atendidas?

                                          Não me parece.

                                          Não trabalho na Seg. Social nem nada que se pareça mas percebo o porquê de fazerem esse esquema das senhas.

                                          Se calhar o grande problema não é a "inútil" ou as senhas, mas sim o sistema burocrático e a (falta de) produtividade.
                                          Obviamente que... SIM!
                                          A Vodafone fecha as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for.
                                          Os bancos fecham as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for. Muitas vezes atendem clientes depois das 15h.
                                          Para que não haja confusão.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Alpiger;1066212102[COLOR=blue
                                            ]Há um aumento de produtividade para as empresas, que produzem mais pelo mesmo valor de custo[/COLOR], o que lhes permite ser mais competitivas em relação aos seus concorrentes e também lhes permite aumentar a sua rentabilidade.
                                            Visto por esse prisma o que está a verde é correcto... o que está a azul... é muito mais complexo... e nem sempre verdade.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                              Obviamente que... SIM!
                                              A Vodafone fecha as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for.
                                              Os bancos fecham as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for. Muitas vezes atendem clientes depois das 15h.
                                              Para que não haja confusão.
                                              E, a bem da verdade, na segurança social acontece o mesmo... as pessoas que recebem as senhas só saem depois de terem sido atendidas... quer seja às 16, 17 ou 18h. True story.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                Como assim?
                                                A meia hora a mais não é paga aos funcionários?
                                                Não.
                                                Assim como os acordos de adaptabilidade, onde se pode trabalhar, por ex, mais 24h por mês em períodos de maior laboração e redução de horário de trabalho em épocas com menos produção, funcionando como bancos de horas.

                                                Comentário


                                                  Espero nunca trabalhar na Auto-Europa... os níveis de motivação devem ser fraquinhos...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                    Obviamente que... SIM!
                                                    A Vodafone fecha as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for.
                                                    Os bancos fecham as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for. Muitas vezes atendem clientes depois das 15h.
                                                    Para que não haja confusão.
                                                    Não duvido.

                                                    Mas é dificil de comparar a complexidade dos problemas/serviços/burocracias/tempo de atendimento a cada "cliente" entre uma Vodafone e a SS.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                      Primeiro que tudo, quero desde já manifestar o meu maior respeito, para com toda a malta do FAHO que pertence à FP e que por algum motivo, está descontente com algo. Tenho muito respeito para com os Funcionários Públicos, até porque tenho familiares meus que o são e, desta feita, não quero causar aqui nenhum tipo de "guerra"

                                                      O que acontece é que tenho vindo a verificar que a maior parte das queixas contra o regime, são provenientes de Funcionários Públicos, o que me causa, por um lado alguma estrenheza, e por outro lado, não me espanta, porque eu também vejo as notícias e sei perfeitamente os cortes de que a FP está a ser alvo.

                                                      Contudo, ainda existem algumas regalias inerentes a uma grande parte dos trabalhadores da função Pública, e que não são assim tão comuns a uma grande parte de trabalhores do sector privado, das quais destaco:

                                                      - ADSE
                                                      - horários de trabalho que não são assim tão alargados (tenho exemplos de pessoas que trabalham numa repartição de finanças e que chegam às 9 h, às 10h30 vão beber o cafézinho e fumar o cigarro, depois as 13h vão almoçar. Regressam às 14/14h15, às 15h30 mais um cafézinho e dois dedos de conversa e às 16h30/17h já estão com a mala feita para virem para casa)
                                                      - Salários que, não sendo elevados, são pagos a tempo e horas, ao contrário do que vai sendo comum no sector privado, e isso é uma mais-valia.
                                                      - Disponibilidade para algum part-time depois de saírem do horário de trabalho, e aqui pode incluir-se uma formação que nada tem a ver com o trabalho
                                                      - Maior segurança perante despedimentos, ou seja, é mais "seguro" (ou será "menos inseguro"?) um trabalhador que trabalha para o Estado do que outro que trabalha numa empresa privada, pois as falências infelizmente são uma constante...
                                                      - O trabalho geralmente não é fácil e exige responsabilidade, mas... isso também acontece em qualquer empresa.

                                                      Depois há o outro lado, que são os cortes. Mas isso não será só para a FP, porque a médio-prazo serão, com 80% de certeza, alargados ao sector privado.

                                                      Posto isto, por vezes questiono-me sobre o porquê de tantas queixas, manifestações, etc, vindas do sector público, porque no sector privado isso não se vê em tão grande escala, e os trabalhadores também estão longe de viver num mar de rosas e ter carrinho da empresa e outras regalias como algumas da FP, nos dias que correm, é um luxo acessível a cada vez menos gente...
                                                      Já estou farto destas conversas de *****!
                                                      Nem vale a pena discutir. Vão mas é trabalhar que é o que eu faço arduamente todos os dias!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Obviamente que... SIM!
                                                        A Vodafone fecha as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for.
                                                        Os bancos fecham as portas a horas independentemente das pessoas que lá estão dentro. E são atendidas todas seja até que horas for. Muitas vezes atendem clientes depois das 15h.
                                                        Para que não haja confusão.
                                                        Parece que isto é uma grande novidade para alguns.

                                                        Ou estão muito habituados a serviços públicos ou têm tido azar com os privados que frequentam.

                                                        (sim, no sector privado também há imensos exemplos de más práticas de produtividade e comodismo mas aí cada um é que sabe da sua casa pelo que o que interessa são os bons exemplos)

                                                        Comentário


                                                          Mas vocês devem ser mesmo dahhh
                                                          Os bancos fecham às 15h00 mas atendem as pessoas que lá estão. Grande milagre, o horário dos funcionários é até as 17h30.
                                                          Qual é a diferença entre estes e os func públicos que deixam de distribuir senhas os que fecham portas às 17h00 e saem às 17h30?!?!?!?

                                                          Se calhar deixam de distribuir senhas, pois no mesmo sitio funcionam outros serviços e não podem fechar portas .
                                                          Como já disse antes, na nespresso já me recusaram dar senha à 9h00 da noite quando a loja fechava às 24h00 ou esses são FP também?!?!?
                                                          Editado pela última vez por callinas; 19 October 2011, 23:01.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                            Se calhar preferias que não te tivessem dado senha e que ficasses lá à espera até às 16h. Depois, às 16h, vinha um funcionário e dizia: "desculpe mas já não atendemos mais ninguém hoje." e, se calhar, a tua resposta seria: "?$%&-se! estive à espera desde as 13h e só agora é que avisam que não atendem mais ninguém? podiam ter dado senhas..."
                                                            Pior que o comportamento dos funcionários desses serviços só a malta que acha muito bem, incrível.

                                                            Eu não preferia coisa absolutamente nenhuma para além de ter direito à senha e ser atendido, às 16h, às 18h ou às 20h. Simples.

                                                            Eu sei que isto é muito difícil de entender mas pronto.... Se foi um outro serviço público que me empurrou para a Segurança Social - repito, por causa da m%&$$ de um papel - pelo menos que garantam que a pessoa não vai lá em vão.

                                                            Mas isto é chover no molhado. Se no tempo das vacas loucas, perdão, vacas gordas, estes serviços nunca foram eficientes, não é agora que o vão ser.

                                                            E estas situações sim, são muito mais graves que os p*ntelhos falados neste tópico como é a ADSE e mais não sei o quê que as pessoas adoram falar.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                                              Como já disse antes, na nespresso já me recusaram dar senha à 9h00 da noite quando a loja fechava às 24h00 ou esses são FP também?!?!?
                                                              Mas a Nespresso até podia ter lá um "gorila" para dar um enfardamento de porrada nos clientes. Só vai lá quem quer, só volta quem quer e se aquilo for ao charco por falta de clientes é dinheiro a sair do bolso de alguém que não o meu ou o teu.

                                                              Percebes isto??

                                                              Devias era ir a um Shopping por alturas de Natal e perceber o que é trabalhar para lá das horas (sem remuneração extra) só para manter a loja arrumada para o outro dia seguinte. Estamos a falar de lojas que fecham às 24h e cujos funcionários ficam até às 2h - 2h30 em épocas natalícias.

                                                              Sabes porquê?? Porque o dinheiro não é certo ao fim do mês, porque tem lá um patrão para avaliar a produtividade, porque há prémios de bom desempenho, etc, etc.

                                                              Estes tópicos deviam ser mostrados como case study em algumas faculdades.... Só digo isto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X