Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

    A grande referência para o financiamento do estado é a taxa de juros a 10 anos. Está a 3,1% hoje, há pco tempo esteve a 3,6%, é provavel que suba com a subida de juros do BCE.

    É taxa em mercado secundário mas em primário são pouco diferentes.

    Os CA têm um cap de 3,5% brutos. Entre o deve e o haver (taxa liberatória) o estado no máximo paga 2,52% (excluindo prémios de permanência - mesmo com o prémio pelo máximo o liquido nunca passará dos 3,24%).

    É só fazer as contas.
    Que eu saiba os CA são financiamento a 3 meses, com opção de prorrogação... A quanto é que o estado se tem financiado a curto prazo?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
      Aliás, o que me surpreende é o estado ter deixado arrastar tanto tempo a situação da Série E. Ainda há pouco saiu uma notícia que os CA estavam a estragar as contas ao Medina, que não previu esta subida de taxa nem a adesão maciça de novos subscritores, acham que a notícia é para preparar o quê?

      Portanto, tenho todo o interesse que a Série E continue exatamente como está, mas milagres não há.
      O que eu li foi que, devido à elevada procura, o Medina aumentou o limite de emissão de certificados (6 -> 10,25 mil milhões), enquanto reduziu os limites das obrigações e bilhetes do tesouro. Está por isso a contar receber mais das famílias e menos dos "grandes".

      Medina eleva em 71% limite de emissão de Certificados de Aforro

      Comentário


        Portanto, havendo capital disponível, é meter já ou esperar até Fevereiro?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
          Que eu saiba os CA são financiamento a 3 meses, com opção de prorrogação... A quanto é que o estado se tem financiado a curto prazo?
          Penso que será isto: https://www.investing.com/rates-bonds/portugal-3-month

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
            Portanto, havendo capital disponível, é meter já ou esperar até Fevereiro?
            É uma questão de calculismo.

            Se tens receio que acabem os certificados desta série, e ainda não meteste nada, é avançar já. Podes não apanhar a subida da taxa para fevereiro e só ser atualizado daqui a 3 meses.

            Eu já ando a meter em CA desde Agosto de 22, se não me engano. Tenho tido esta estratégia de esperar que a taxa suba mensalmente e ir depositando. A maior parte já está em CA, portanto se acabar a série E no fim deste mês, já não perco tudo...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Portanto, havendo capital disponível, é meter já ou esperar até Fevereiro?
              Você decide

              Cenário 1: Investes já, tens TANB 3,088% no primeiro trimestre, provavelmente 3,50% a partir de abril

              Cenário 2: Aguardas por fevereiro e a série E continua, tens TANB 3,403% no primeiro trimestre, provavelmente 3,50% a partir de maio

              Cenário 3: Aguardas por fevereiro e a série E termina, tens TANBs diferentes (talvez inferiores) de acordo com as novas condições

              Comentário


              • AbreuMog
                AbreuMog commented
                Editing a comment
                Se for para terminar, no dia 31 é anunciado os valores de continuação e as condições da nova serie.

              Pode acontecer, mas acho má estratégia.

              Agora financia-se internamente e não tem aparentemente concorrência à espreita.


              Em 2 de Fevereiro o BCE aumenta mais 0,5%.
              Em Março pelo menos mais 0,25% mas possivelmente 0,5%.

              Em Março de 2023 já teremos taxas de referência de 3,25% ou 3,5% que é a taxa máxima dos certificados de aforro antes de bonificações.

              Comentário


                Acho que é o tradicional pessimismo português
                • A possibilidade de resgatar um IAS/mês dos PPR parece muito fácil comparando com as exigências habituais, cria-se a obsessão que os capitais têm de estar investidos há 5 anos
                • A taxa dos CA fica alta em comparação com os restantes produtos de capital garantido, cria-se a obsessão que a série corrente vai terminar em breve

                Comentário


                  Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                  Fiz resgate do PPR, solicitei o IAS mas o transferido é ligeiramente superior ao solicitado (IAS), tem acontecido isto convosco?
                  Eu recebi 480,43€

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                    Eu recebi 480,43€
                    Exatamente o valor do IAS, como tem acontecido comigo.

                    Mas a situação do jfangio já foi esclarecida. Tratou-se da valorização das UPs após o pedido de resgate e está contemplado (não configura incumprimento).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                      Acho que é o tradicional pessimismo português
                      • A possibilidade de resgatar um IAS/mês dos PPR parece muito fácil comparando com as exigências habituais, cria-se a obsessão que os capitais têm de estar investidos há 5 anos
                      • A taxa dos CA fica alta em comparação com os restantes produtos de capital garantido, cria-se a obsessão que a série corrente vai terminar em breve
                      Gato escaldado de água fria tem medo ...

                      Até a formula de calculo de series já foram alteradas a posteriori ( 0,8% para 0,6% nos B).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AbreuMog Ver Post
                        Gato escaldado de água fria tem medo ...

                        Até a formula de calculo de series já foram alteradas a posteriori ( 0,8% para 0,6% nos B).
                        Não sabia. Mas com alterações com efeito retroativo é que não vale mesmo a pena stressar, pois não há como fugir delas (exceto resgatar).

                        Há muito (demasiado) pessimismo na nossa sociedade. Esperar sempre o pior faz mal à saúde e envelhece. Não confundir com estar preparado para o caso do pior acontecer.

                        "Expect the best, plan for the worst, and prepare to be surprised"
                        (Denis Waitley)​
                        Editado pela última vez por JRJordao; 26 January 2023, 17:27.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AbreuMog Ver Post

                          Gato escaldado de água fria tem medo ...

                          Até a formula de calculo de series já foram alteradas a posteriori ( 0,8% para 0,6% nos B).
                          Isso é verdade. Deram uma boa panada nos B mudando as condições já existentes para quem os tinha. GFd..P 😠

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post

                            É uma questão de calculismo.

                            Se tens receio que acabem os certificados desta série, e ainda não meteste nada, é avançar já. Podes não apanhar a subida da taxa para fevereiro e só ser atualizado daqui a 3 meses.

                            Eu já ando a meter em CA desde Agosto de 22, se não me engano. Tenho tido esta estratégia de esperar que a taxa suba mensalmente e ir depositando. A maior parte já está em CA, portanto se acabar a série E no fim deste mês, já não perco tudo...
                            Nesta série E também comecei no início de Agosto 2022, a pensar contar com os 4,04% TAN para o inicio de Agosto de 2023...
                            Agora em Fevereiro em principio vou fazer mais um bolito.

                            Pena tenho eu que os meus série C de último ano estão para acabar, agora que a taxa já vai para ~4,8%.
                            Ficam a sobrar outros C entrados no penúltimo ano.... que acho que ainda vão dar uns trocos jeitosos nestes 2 anos finais.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                              Eu recebi 480,43€
                              Não tiram o imposto?

                              Comentário


                                Os CA não permitem reforços certo? Meter mais dinheiro.nos CA é como se fosse um novo depósito é isso?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  Os CA não permitem reforços certo? Meter mais dinheiro.nos CA é como se fosse um novo depósito é isso?
                                  Yep.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                    Não tiram o imposto?
                                    Quando o resgate é de capital préviamente investido, sem qualquer valorização, não há imposto a reter.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                      Quando o resgate é de capital préviamente investido, sem qualquer valorização, não há imposto a reter.
                                      Claro... que pergunta a minha! 😅

                                      Deve ser do hábito da chulice constante... 😆

                                      Comentário


                                        Como já sabíamos por aqui...

                                        [eco] Taxa de juro dos Certificados de Aforro sobe para 3,4% em fevereiro

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                          Quando o resgate é de capital préviamente investido, sem qualquer valorização, não há imposto a reter.
                                          Então qual será a justificação para eu ter recebido apenas 475,84? Será alguma comissão de resgate?

                                          Tanta coisa que tenho de lá ir presencialmente todos os meses pedir o resgate e não dizem tudo... tão típico!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                            Então qual será a justificação para eu ter recebido apenas 475,84? Será alguma comissão de resgate?

                                            Tanta coisa que tenho de lá ir presencialmente todos os meses pedir o resgate e não dizem tudo... tão típico!
                                            Tens a certeza que o teu resgate não inclui valorização? É um PPR em forma de fundo? Deves ter acesso (em breve) a algum tipo de recibo com essa informação.

                                            Edit: (480,43 - 475,84) / 480,43 = ~1% , pode-se tratar também de uma comissão de resgate
                                            Editado pela última vez por JRJordao; 30 January 2023, 10:16.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                              Tens a certeza que o teu resgate não inclui valorização? É um PPR em forma de fundo? Deves ter acesso (em breve) a algum tipo de recibo com essa informação.

                                              Edit: (480,43 - 475,84) / 480,43 = ~1% , pode-se tratar também de uma comissão de resgate
                                              É um seguro PPR.

                                              Também fiz essa conta e suspeito que seja uma comissão.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                                É um seguro PPR.

                                                Também fiz essa conta e suspeito que seja uma comissão.
                                                Foleiro. Qual a seguradora?

                                                Comentário


                                                  Já estou a ficar irritado com a Fidelidade.

                                                  Nas condições gerais da apólice do seguro PPR informam que o reembolso é concretizado no prazo máximo de 5 dias úteis e têm ultrapassado constantemente esse prazo.
                                                  Já abordei esse assunto e do outro lado dizem-me que o prazo são 10 dias para processamento e mais 3 a 5 dias para transferência bancária. Além disso dizem que, para a AT, conta a data do pedido. Tenho muitas dúvidas mas, como nunca passou para o mês seguinte, não insisti.

                                                  Agora para o mês de janeiro diz o pedido de resgate de 478,70€ (sendo que o IAS é de 480,43€) e, por iniciativa própria, decidiram proceder ao resgate de 480,50€ (que resulta num valor líquido de 480,39€.

                                                  A ter problemas com a AT será pelo diferencial de 0,07€, mas é uma questão de rigor com os pedidos que são efetuados.

                                                  Comentário


                                                    Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                      Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.
                                                      Quais.

                                                      Só tenho visto boas oportunidades do outro lado do atlântico, mas a UE não os deixa comprar e tem o risco cambial.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

                                                        Quais.

                                                        Só tenho visto boas oportunidades do outro lado do atlântico, mas a UE não os deixa comprar e tem o risco cambial.
                                                        Até em Portugal arranjas. Greenvolt, por exemplo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                          Até em Portugal arranjas. Greenvolt, por exemplo.
                                                          Good luck with that.

                                                          Eu era mais Intel, Ford, etc.

                                                          Comentário


                                                            CA: O anúncio oficial dos 3,403% em fevereiro
                                                            https://www.igcp.pt/pt/noticias/taxa...reiro-de-2023/

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X