Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

    Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k, vale a pena declarar os juros em IRS e assim reaver parte (ou totalidade) do imposto retido.

    Todos gostávamos que os CA dessem mais (do que irão dar a partir de março/abril, quando devem atingir a taxa máxima). Mas é o melhor que se arranja por cá com garantia de capital. Nota que se lá deixares vários anos irás ter prémio de permanência, que não vale a pena detalhar pois vais achar mais uma insignificância.

    Mas então é só por causa dessa "senhora" mal informada dos CTT que não tens acesso ao AforroNet?



    Ou seja, igual a estar à ordem no banco.
    "...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.

    Eu já pedi acesso ao AforroNet, não é por causa disso. É porque eu no meu banco pedi especificamente para a minha conta não poder fazer pagamentos online (apenas consultas - como se fosse apenas como a antiga "caderneta" apenas para consultar saldo e movimentos). Tenho conta SMB para não pagar comissões.

    Eu já conto já só com 0% porque a taxa não é fixa e de certeza que ao longo dos anos aquilo vai acabar por baixar de rendimento e acabarei por movimentar depois para outras aplicações igualmente seguras 99% do capital, mas que tenham mais juros (DPs?) .... No futuro...talvez

    Comentário


      Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
      Alguém é capaz de explicar como se pede o resgate de PPR no Millennium? Há alguma opção no homebanking? É por email? Como?
      Eu mandei e-mail à minha gestora e ela mandou-me o formulário preenchido que depois devolvi assinado.

      Não havendo gestor dedicado creio que em qualquer balcão se deve conseguir fazer.

      Comentário




        Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
        Mas essa taxa não dá para reaver depois novamente no IRS? (Falo do meu caso em que apenas declaro o SM e apresento poucas despesas). Eu acho que sim, pelo menos acho que foi isso discutido aqui à semanas (uns posts atrás).
        Isso é quase pleonasmo. 😂

        Se declaras o salário mínimo e "metes de lado" 500€ todos os meses, realmente não convém apresentar muitas despesas.

        Já agora... pensa bem o que dizer quando o PM te convidar para Secretário de Estado, senão depois ainda tens um problema a justificar a proveniência do dinheiro que entra na conta.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post



          Isso é quase pleonasmo. 😂

          Se declaras o salário mínimo e "metes de lado" 500€ todos os meses, realmente não convém apresentar muitas despesas.

          Já agora... pensa bem o que dizer quando o PM te convidar para Secretário de Estado, senão depois ainda tens um problema a justificar a proveniência do dinheiro que entra na conta.
          São de 2 trabalhos diferentes, que vêm de 2 paises diferentes e de 2 contas diferentes... Chaque a ça place mon ami ;)

          (Antes que digam que isto é aldrabice, tenho um trabalho full-time nacional que ganho o SM e tenho um biscate em part-time full remote, onde ganho os tais 500€).

          Se fosse para o Governo, não estaria com estes dilemas
          Editado pela última vez por nemesis91; 07 January 2023, 15:06.

          Comentário


          • AbreuMog
            AbreuMog commented
            Editing a comment
            Deve haver alguma lei especial que isenta de tributação rendimentos quando vêm do "online".

          Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
          "...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.
          Os rendimentos no estrangeiro também se declaram (anexo J).

          Tem rendimentos no estrangeiro? Saiba o que fazer no IRS

          Os contribuintes com morada fiscal em Portugal, mas com rendimentos obtidos fora do país têm de os declarar na declaração de IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.

          O IRS incide sobre a totalidade dos seus rendimentos, incluindo os que são obtidos fora do território nacional. Assim, se este é o seu caso e tem rendimentos como pensões, juros de aplicações financeiras ou contas bancárias noutros países, assim como qualquer rendimento que seria incluído numa das outras categorias do IRS, tem de adicionar o anexo J à sua declaração.​

          Comentário


            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

            Eu mandei e-mail à minha gestora e ela mandou-me o formulário preenchido que depois devolvi assinado.

            Não havendo gestor dedicado creio que em qualquer balcão se deve conseguir fazer.
            No Best enviei e-mail ao gestor a informar que pretendo resgate fundo PPR ao abrigo da lei e ele enviou pra gestora do fundo....

            Comentário


              "Olha o nemesis91 ​do forum!!"

              É o que vou dizer, quando daqui por uns tempos estiver a jantar em familia, e estiver a dar mais uma peça jornalística do mais recente esquema de pirâmide, em que um tuga diz "os bancos não dão lucro, e como não tinha tempo para estas coisas, vi estas taxas de retorno muito boas e meti aqui muito do meu dinheiro. Se sabia tinha deixado nos CA, que ao menos era meu."


              Sinceramente..... Pior do que não saber, é nem querer saber, quando várias pessoas tentam ajudar e clarificar.


              Vai ser engraçado tb quando descobrir que o l'argent que cai na conta precisa de ser declarado e pagar impostos....

              Comentário


                A escrita do user faz lembrar alguém…

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post

                  "...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.

                  Eu já pedi acesso ao AforroNet, não é por causa disso. É porque eu no meu banco pedi especificamente para a minha conta não poder fazer pagamentos online (apenas consultas - como se fosse apenas como a antiga "caderneta" apenas para consultar saldo e movimentos). Tenho conta SMB para não pagar comissões.

                  Eu já conto já só com 0% porque a taxa não é fixa e de certeza que ao longo dos anos aquilo vai acabar por baixar de rendimento e acabarei por movimentar depois para outras aplicações igualmente seguras 99% do capital, mas que tenham mais juros (DPs?) .... No futuro...talvez
                  Para meter em certificados de aforro não precisas de fazer pagamentos online, vais ao multibanco, aquelas coisas que existem em todos os cantos das cidades.

                  No resto a conversa deste tópico está com um rumo surreal, conversa de sealy season.

                  Comentário


                    metodo para aumentar os ganhos nos CA...

                    https://cnnportugal.iol.pt/certifica...f2c84d7fc26112

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
                      metodo para aumentar os ganhos nos CA...

                      https://cnnportugal.iol.pt/certifica...f2c84d7fc26112
                      Olha aí que dá muito trabalho

                      Fora de brincadeiras, é dar risco a algo que não tem qualquer risco. Tudo o que meta cartões de crédito para mim, tem grande probabilidade de dar asneira.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
                        metodo para aumentar os ganhos nos CA...

                        https://cnnportugal.iol.pt/certifica...f2c84d7fc26112
                        Com os plafonds de cash back dos cartões não paga o trabalho que dá.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                          Fora de brincadeiras, é dar risco a algo que não tem qualquer risco. Tudo o que meta cartões de crédito para mim, tem grande probabilidade de dar asneira.
                          É um mito (como tantos outros). Uso cartões de crédito para aproveitar os cashbacks e outros benefícios há mais de 10 anos sem qualquer problema. Nunca paguei juros.

                          Basta
                          1) Não gastar mais do que se conseguirá pagar no final do mês
                          2) Pagar extrato na totalidade (ex: débito direto) todos os meses

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                            Com os plafonds de cash back dos cartões não paga o trabalho que dá.
                            Depende de quanto cobras à hora.
                            Serão umas (poucas) dezenas de euros por mês.
                            Antes que me comecem a pedir detalhes, não pratico este esquema. Apenas estou familiarizado com alguns dos cartões que o permitem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                              É um mito (como tantos outros). Uso cartões de crédito para aproveitar os cashbacks e outros benefícios há mais de 10 anos sem qualquer problema. Nunca paguei juros.

                              Basta
                              1) Não gastar mais do que se conseguirá pagar no final do mês
                              2) Pagar extrato na totalidade (ex: débito direto) todos os meses
                              Com a minha desorganização e fraca memória, tinha tudo para correr mal. Quem conseguir ser metódico, óbvio que funciona.

                              Comentário


                                O benefício fiscal de até 400€ na subscrição/reforço anual de um PPR é um desconto no valor de IRS a pagar ou um abatimento ao rendimento coletável?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                  O benefício fiscal de até 400€ na subscrição/reforço anual de um PPR é um desconto no valor de IRS a pagar ou um abatimento ao rendimento coletável?
                                  É uma dedução à coleta (desconto), tal como as despesas gerais, de saúde, etc

                                  Comentário


                                    Taxa de poupança das famílias cai para mínimo histórico de 0,24%

                                    https://eco.sapo.pt/2023/01/11/taxa-...torico-de-024/

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      Taxa de poupança das famílias cai para mínimo histórico de 0,24%

                                      https://eco.sapo.pt/2023/01/11/taxa-...torico-de-024/
                                      E ainda a procissão vai no adro

                                      Mas não há problema, o centeno e amigos dizem que temos todos muito dinheiro.

                                      Por isso vai ficar tudo bem

                                      Comentário


                                        Há muito que se nota que o pessoal anda a gastar o que não tem, é ver os preços e os salários, não há volta a dar. O pessoal está a gastar o que poupou na pandemia e ainda mais provavelmente. Se os juros continuarem altos vai ser um problema e bem grave. Isto vai-se aguentando enquanto houver emprego, se o desemprego sobe, vai tudo por aí abaixo.
                                        Vale-nos o PPR, sempre são 1000milhões todos os meses a entrar, dá para aguentar o barco.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                          O benefício fiscal de até 400€ na subscrição/reforço anual de um PPR é um desconto no valor de IRS a pagar ou um abatimento ao rendimento coletável?
                                          Atenção que só se receberá o benefício se não se tiver ultrapassado o total de deduções sujeitas a limite. No site do contas poupanças há um excel para calcular se dá para deduzir o PPR ou não e qual o limite.

                                          https://contaspoupanca.pt/2020/02/16...-o-ppr-no-irs/

                                          Comentário


                                            Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
                                            Ou investir os €?
                                            Editado pela última vez por futsal; 11 January 2023, 23:13.

                                            Comentário


                                              O meu resgate de ppr na ocidental demorou cerca de 4 dias uteis a cair na conta.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
                                                Ou investir os €?
                                                É uma questão de fazer contas, como diz o outro.

                                                Se o retorno do investimento desse valor (3.773,80€) for superior ao custo do financiamento, não vale a pena liquidar.

                                                Ainda faltam 20 anos para terminar esse empréstimo, certo?
                                                Assumindo que a taxa não será superior a 10%, mete num daqueles FI que tens.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                  Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
                                                  Ou investir os €?
                                                  Esse crédito não tem seguros associados?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                                                    É uma questão de fazer contas, como diz o outro.

                                                    Se o retorno do investimento desse valor (3.773,80€) for superior ao custo do financiamento, não vale a pena liquidar.

                                                    Ainda faltam 20 anos para terminar esse empréstimo, certo?
                                                    Assumindo que a taxa não será superior a 10%, mete num daqueles FI que tens.
                                                    Na minha maneira de ver, não compensa liquidar e compensa mais investir.

                                                    3750€, para ganhar uma folga de 16€/mês, que não faz qualquer diferença....

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                                                      Esse crédito não tem seguros associados?
                                                      Tem, mas os 16€/mês já é tudo incluído...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                        Os rendimentos no estrangeiro também se declaram (anexo J).

                                                        Tem rendimentos no estrangeiro? Saiba o que fazer no IRS
                                                        Atenção que isto só se aplica a trabalhos feitos fisicamente no estrangeiro. Trabalhos remotos feitos a partir de Portugal, são declarados como rendimento nacional (normalmente, categoria B).

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                          Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
                                                          Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

                                                          2013 -> 7,46%
                                                          2014 -> 12,19%
                                                          2015 -> 2,31%
                                                          2016 -> 0,88%
                                                          2017 -> 6,74%
                                                          2018 -> -3,5%
                                                          2019 -> 10,94%
                                                          2020 -> 4,9%
                                                          2021 -> 6,05%
                                                          2022 -> -xx,x%
                                                          Porque disse que colocava aqui o valor final de 2022 quando fosse conhecido, cá vai a porrada.

                                                          2013 -> 7,46%
                                                          2014 -> 12,19%
                                                          2015 -> 2,31%
                                                          2016 -> 0,88%
                                                          2017 -> 6,74%
                                                          2018 -> -3,5%
                                                          2019 -> 10,94%
                                                          2020 -> 4,9%
                                                          2021 -> 6,05%
                                                          2022 -> -11,6%​

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                                            Porque disse que colocava aqui o valor final de 2022 quando fosse conhecido, cá vai a porrada.

                                                            2013 -> 7,46%
                                                            2014 -> 12,19%
                                                            2015 -> 2,31%
                                                            2016 -> 0,88%
                                                            2017 -> 6,74%
                                                            2018 -> -3,5%
                                                            2019 -> 10,94%
                                                            2020 -> 4,9%
                                                            2021 -> 6,05%
                                                            2022 -> -11,6%​
                                                            Não sei que fundo é..

                                                            Mas agora tudo indica que o mercado vai subir...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X