Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A sardinha esteve a €14,5 o quilo em 23/6/2012! E em 2013, até onde irão os preços?..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Que novidade....sou de uma terra de pescadores, e no S. João sempre foi assim....sempre...ok, o valor é histórico este ano....tal como quase tudo o que compramos, que sobre de ano para ano....

    Grande notícia....

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
      Não sei porquê..., mas acho que está aí a "rebentar" outra explicação...

      Espera para ver...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Não sei porquê..., mas acho que está aí a "rebentar" outra explicação...

        Espera para ver...
        Vamos todos esperar o que está por detrás da subida de preço da sardinha no mês dos santos populares!

        Começo a pensar que o jts tem razão

        Originalmente Colocado por jts Ver Post

        Comentário


          #94
          Na Makro a 5 e pouco ... comprei hoje.

          Comentário


            #95
            Ao preço que pedem por ela acredito que uma boa parte não seja vendida, há muitos vendedores de banca que se recusam a expor a sardinha a esse preço porque simplesmente não a vão vender e ficam com o prejuízo!

            E muita gente mais atenta já comprou antes e congelou

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por air Ver Post
              Vamos todos esperar o que está por detrás da subida de preço da sardinha no mês dos santos populares!

              Começo a pensar que o jts tem razão
              Nem mesmo o óbvio é perceptível...

              Comentário


                #97
                É relativamente normal nesta época do ano. Vais ver que para a próxima semana os preços vão baixar uns 75%

                Nos Santos o consumo de sardinhas é elevadíssimo e o preço dispara sempre por estes dias.

                Este ano, talvez o disparo seja ainda maior dado que, pelo que li, foram capturadas menos sardinhas do que em anos anteriores. Ainda assim, os pescadores obtiveram bons lucros com a venda

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Nem mesmo o óbvio é perceptível...

                  Qual, que tens uma peixeira, careira?

                  O meu peixeiro (Belmiro) é um gajo porreiro e nesta altura pede-me menos que isso.

                  Se é pior, pode ser, mas vai acabar tudo no mesmo...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Nem mesmo o óbvio é perceptível...
                    E não queres partilhar o óbvio?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Claro que não tem nada a ver...

                      Quem vive em terras de peixe, por assim dizer, sabe isso! Provas uma sardinha que esteve congelada e provas uma que foi pescada na noite anterior e depois diz-me se não notaste diferença!
                      Fresca é sempre outra coisa, nota-se sempre. Mas os pescadores congelam a sardinha para consumo próprio dentro de garrafões e com água do mar, ficam bastante boas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                        Qual, que tens uma peixeira, careira?

                        O meu peixeiro (Belmiro) é um gajo porreiro e nesta altura pede-me menos que isso.

                        Se é pior, pode ser, mas vai acabar tudo no mesmo...
                        Se comeres o peixe apenas com a finalidade de te alimentar, sim vai dar ao mesmo, agora se for para apreciar a refeição então pode ser um pouco diferente
                        É o mesmo que comparares um fiat a um bmw, se não ligas a carros ou não aprecias, qualquer um te leva do ponto A ao ponto B. you get the point.

                        A sardinha nesta altura do ano muito por causa dos Santos dispara sempre o preço e sim, também existe escassez de sardinha na nossa costa, talvez este ano o preço esteja a bater valores record, sinceramente não me lembro como foram em anos anteriores.
                        Uma coisa que não percebo é a loucura da sardinha especialmente nesta semana do S. João, uma vez que a tradição já não é o que era e a sardinha fresca sinceramente não presta, poderá haver uma zona ou outra em que já se possa comer bem, mas na sua generalidade está magra e sem sabor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                          Se comeres o peixe apenas com a finalidade de te alimentar, sim vai dar ao mesmo, agora se for para apreciar a refeição então pode ser um pouco diferente
                          É o mesmo que comparares um fiat a um bmw, se não ligas a carros ou não aprecias, qualquer um te leva do ponto A ao ponto B. you get the point.

                          A sardinha nesta altura do ano muito por causa dos Santos dispara sempre o preço e sim, também existe escassez de sardinha na nossa costa, talvez este ano o preço esteja a bater valores record, sinceramente não me lembro como foram em anos anteriores.
                          Uma coisa que não percebo é a loucura da sardinha especialmente nesta semana do S. João, uma vez que a tradição já não é o que era e a sardinha fresca sinceramente não presta, poderá haver uma zona ou outra em que já se possa comer bem, mas na sua generalidade está magra e sem sabor.
                          Não percebeste...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                            Não percebeste...
                            È possível ;).

                            Comentário


                              A velha e boa especulação à Portuguesa.

                              Para os mais velhos recordarem a especulação do Bacalhau por altura da quadra Natal - Passagem de ano, em que vendiam só 2 kgs de bacalhau porque havia pouco e os armazéns a abarrotar de Bacalhau.

                              Ainda bem que passo bem com esta hipotetica escassez de sardinha, nesta altura em que a sardinha está magra e seca passo bem sem sardinha, por isso a mim não me vigarizam.

                              Comentário


                                No dia de hoje, dia de S. João aqui no norte, já há muitos anos que não como sardinhas precisamente por causa da especulação.
                                Aliás, acho até que ainda não é altura da melhor sardinha. Lá para meados de Julho até Agosto, aí sim, a sardinha está completamente madura.

                                Hoje ao jantar foi camarões tigres, da terra, grelhados no forno e regados com um belo molho de manteiga , limão e alho e muito piri piri sacana. f

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  A velha e boa especulação à Portuguesa.

                                  Para os mais velhos recordarem a especulação do Bacalhau por altura da quadra Natal - Passagem de ano, em que vendiam só 2 kgs de bacalhau porque havia pouco e os armazéns a abarrotar de Bacalhau.

                                  Ainda bem que passo bem com esta hipotetica escassez de sardinha, nesta altura em que a sardinha está magra e seca passo bem sem sardinha, por isso a mim não me vigarizam.
                                  Foi como no ano passado, a dizer que o açúcar ia acabar.
                                  Depois iam os tolinhos dos tugas comprar açúcar as toneladas.

                                  Comentário


                                    Qual é altura do ano em que a sardinha é melhor?

                                    Uns dizem que ela é boa é fresca outros dizem que a congelada é que é.....não está fácil!

                                    Comentário


                                      Eu pessoalmente não me recordo de comer boa sardinha a mais de 5 anos, resultado de pesca sobre pressão.

                                      Comentário


                                        Hmmmm.... sardinha escorchada.... hmmmm!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                          Que novidade....sou de uma terra de pescadores, e no S. João sempre foi assim....sempre...ok, o valor é histórico este ano....tal como quase tudo o que compramos, que sobre de ano para ano....

                                          Grande notícia....
                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          Vamos todos esperar o que está por detrás da subida de preço da sardinha no mês dos santos populares!

                                          Começo a pensar que o jts tem razão
                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          E não queres partilhar o óbvio?
                                          O óbvio, para mim, é que os preços este ano tinham de ser mais altos por razões que um dias destes poderão, espero, vir a ser explicadas!

                                          Fundamentação? Não tenho. É mesmo intuição. Mas se a tivesse, certamente que não a poderia colocar aqui... Certo, certo é que, seja qual for a minha "explicação" para o que eu penso sobre este e outros assuntos, julgo que irá sempre haver da tua parte uma rejeição qualquer (e corrige-me se estiver errado)!...

                                          É tudo senso comum, acho! Aliás, quando outro dia começou a sair nas notícias que este ano havia menos oferta porque uma parte da sardinha morria por causa de um parasita marinho, que liquidava cerca de 35%, fiz aqui na minha zona o comentário de que viria aí uma "jogada" qualquer (*)... Não me enganei muito...

                                          Até porque não parece haver consenso...:

                                          Sardinha no mercado do Bolhão: este ano há menos e é mais cara - TSF
                                          www.portosdeportugal.pt > Artigo > Este ano no vai faltar sardinha no S. Joo!
                                          Menos sardinhas nas redes, mas mais gordinhas - Renascença
                                          Festas de Santo António com sardinha mais cara e congelada




                                          (* recordei-me da gripe aviária...)
                                          Editado pela última vez por PeLeve; 23 June 2012, 22:11.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                            Qual é altura do ano em que a sardinha é melhor?

                                            Uns dizem que ela é boa é fresca outros dizem que a congelada é que é.....não está fácil!
                                            Só pode defender incondicionalmente a sardinha congelada quem não for apreciador! Na degustação percebe-se logo qual a fresca e qual a congelada, sendo que esta última apresenta um aspecto "vidrado", sabe a plástico, tem a pele mais agarrada ao corpo, as cores sanguíneas são mais "secas", a espinha é quase cinza, os olhos encovados, o azul do dorso esbatido...

                                            Na sardinha que comprei hoje vinha uma congelada ()! Nada a ver...

                                            Comentário


                                              Hoje a hora de almoço estava a ver o noticiário na TvGaliza onde também o festejar o S. João é uma grande tradição e na Corunha estavam a vender as sardinhas a 20 Euros o kg

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                Hoje a hora de almoço estava a ver o noticiário na TvGaliza onde também o festejar o S. João é uma grande tradição e na Corunha estavam a vender as sardinhas a 20 Euros o kg
                                                Pois, por cá parece que em algumas lotas esteve a esse preço...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                  Que novidade....sou de uma terra de pescadores, e no S. João sempre foi assim....sempre...ok, o valor é histórico este ano....tal como quase tudo o que compramos, que sobre de ano para ano....

                                                  Grande notícia....
                                                  Outro aqui que viveu muitos anos numa terra de pescadores e todos os anos era o mesmo filme com as sardinhas para o S. João.

                                                  Comentário


                                                    Quando falam em congelar falam o quê concretamente? Por em paletes no congelador? Colocar no congelador em água do mar?

                                                    Há sempre processos para danificar o minimo possível. Tem de haver.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                      Quando falam em congelar falam o quê concretamente? Por em paletes no congelador? Colocar no congelador em água do mar?

                                                      Há sempre processos para danificar o minimo possível. Tem de haver.
                                                      A minha mãe as vezes comprava sardinhas uns dias antes do S. João depois metia-as no congelador do frigorífico em água do mar e quando eram descongeladas não se notava a diferença entre as frescas e as congeladas

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                        Fresca é sempre outra coisa, nota-se sempre. Mas os pescadores congelam a sardinha para consumo próprio dentro de garrafões e com água do mar, ficam bastante boas.
                                                        Ora nem mais! A gente aprende as melhores dicas sobre peixe precisamente com quem sabe!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                          A minha mãe as vezes comprava sardinhas uns dias antes do S. João depois metia-as no congelador do frigorífico em água do mar e quando eram descongeladas não se notava a diferença entre as frescas e as congeladas
                                                          Pois. Eu ouvi falar dessa "técnica" quando li que os peixe ia mais depressa ao isco a Navalhas congeladas com água do mar do que Navalhas congeladas em agua normal, ou em "seco". Raio das douradas

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                            A minha mãe as vezes comprava sardinhas uns dias antes do S. João depois metia-as no congelador do frigorífico em água do mar e quando eram descongeladas não se notava a diferença entre as frescas e as congeladas
                                                            Ficam muito boas. Mas, eu já verifiquei isso "n" vezes, nota-se sempre a diferença! É claro que quanto menos tempo de congelação menos se nota diferença, e vice versa, mas nota-se!

                                                            Por exemplo, na zona de Setúbal havia um restaurante onde o respectivo dono também se dedicava a pescar o que vendia. Mas o peixe dele era sempre melhor! Porquê? Ele explicou: Peixe que vai ao gelo já nunca mais sabe a mar. Os carapaus manteiga, por exemplo, que ele vendia nessa altura batiam-se taco a taco com a sardinha no período melhor desta última!
                                                            Editado pela última vez por PeLeve; 23 June 2012, 23:05. Razão: Correcção frásica (semântica).

                                                            Comentário


                                                              eu hoje comi duas sardinhas pra desenjoar da carne e que boas que estavam, daquelas a 7€ o kg! e não fui o único a dizer que estavam bem boas. já não comia sardinhas há muito, muito tempo. penso que no ano passado tenha comido uma.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X