Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    E agora vi no site da CP, que tem parceria com uma empresa de rent-a-car low cost, situada em algumas estações ( Porto Campanhã, Aveiro, Coimbra-B e Santa Apolonia ). Alugar um carro semelhante a um Ibiza com AC, durante 1 dia e com limite de 100 ou 200 KM, custa € 10

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      As 1930 ainda andam em IC das linhas não electrificadas, ou não ? Mas, acredito que seja mais barato manter as automotoras 2240 do que as 2600 e 5600, sobretudo porque na linha da beira baixa a velocidade maxima permitida é 120 km/h, logo não fazia grande sentido as 2600 e 5600.

      Houve algumas melhorias ao longo dos anos, sobretudo na linha do norte, onde os tempos de viagem são agora bem reduzidos. E as 2600 também há uns anos passaram de 145 km/h para 160 km/h.

      Mas podia-se ter investido muito mais e de uma forma correcta, e se os governos tivessem tido cuidado, talvez hoje mais pessoas usassem o comboio.
      Os últimos serviços IC das 1930 foram na linha da Beira Baixa e entre Lisboa e Beja. Ambos os trajectos foram atribuídos aos IC com automotora, como estávamos a falar. No caso de Beja, a automotora faz a viagem entre Casa Branca e Beja, com ligação ao IC Lisboa <-> Évora feito com 5600+carruagem, desde que esse troço foi electrificado.
      1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
        Os últimos serviços IC das 1930 foram na linha da Beira Baixa e entre Lisboa e Beja. Ambos os trajectos foram atribuídos aos IC com automotora, como estávamos a falar. No caso de Beja, a automotora faz a viagem entre Casa Branca e Beja, com ligação ao IC Lisboa <-> Évora feito com 5600+carruagem, desde que esse troço foi electrificado.
        1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.
        Muito bem. Vou mesmo então numa abelha

        Entre LX e entroncamento, e salvo as paragens em santarém e vila franca, é sempre prego a fundo....ali a bater nos 120 km/h

        A malta dos entusiastas dos caminhos de ferro ficaram fulos, por causa de as 5600 fazerem 200 km/h e as 2600 160 km/h, isto entre LX e entroncamento, referindo-me à linha da beira baixa, porque a partir do entroncamento o maximo é 120 km/h daí a troca. Só que a CP, desta maneira, poupou € 1.200.000 por ano, segundo dados da empresa, na linha da beira baixa.

        Comentário


          #64
          Já agora, encontrei este artigo:

          "Em termos de capacidade, estas unidades contam com 189 lugares no total, um valor muito próximo às composições de três Sorefames que caracterizava a grande maioria das circulações, com 192 lugares. Como referência, no ano passado, o serviço registou uma média de 128 passageiros por comboio.
          Para a CP, esta mudança é vantajosa, pois permite uma grande poupança em termos de encargos com a exploração (1,5 milhões de euros por ano, segundo a mesma), devido às operações de manobras que deixam de existir e ao custo de operação das UTE ser bastante inferior à opção de locomotiva e carruagens.
          Simultaneamente as carruagens libertadas poderão ser rentabilizadas nos outros eixos. Ainda assim, não será de excluir a possibilidade da CP recorrer ocasionalmente às composições típicas de locomotiva e carruagens para a Beira Baixa, especialmente em picos de procura.
          Como pontos negativos desta mudança ficam desde já a pouca diferenciação das três UTE face às restantes unidades da frota e a inexistência de cortinados nas janelas."

          Mas a acontecer, será com material eléctrico, julgo eu.

          Comentário


            #65
            Num ano nunca aconteceu, isso era só areia para os olhos

            Comentário


              #66
              Supostamente só metem ao serviço as carruagens + locomotiva, caso alguma das UTE IC esteja avariada

              Comentário


                #67
                Bem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.

                Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Bem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.

                  Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.
                  Assim é que é...
                  Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Request Ver Post
                    Assim é que é...
                    Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!
                    Precisamente. E do Minho ao Algarve, das Beiras ao Alentejo, do Interior ao litoral, temos tanto para apreciar e explorar

                    Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital

                    Comentário


                      #70
                      Se fizeres o Algarve de ponta a ponta (Lagos a VRSA), prepara-te para 4 horas de seca (e para perder penso que pelo menos 14 euros...)

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Precisamente. E do Minho ao Algarve, das Beiras ao Alentejo, do Interior ao litoral, temos tanto para apreciar e explorar

                        Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital
                        Vai sempre bem composto, afinal também são há 3 comboios por dia em cada sentido.
                        Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rks Ver Post
                          Vai sempre bem composto, afinal também são há 3 comboios por dia em cada sentido.
                          Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas
                          Pois e penso eu que agora com a crise há muita gente que deixa o carro e vai de Expresso e de Comboio.

                          Comentário


                            #73
                            Ora aqui ficam então umas fotos que tirei ontem, ao comboio onde viajei, bem como algumas das fotos que tirei ao ponto de destino :

                            Aqui, em Santa Apolónia, logo pela manhã fresquinha, a foto da UTE 2240 Intercidades onde fui





                            Interior :




                            Aqui, a ler a informação do GPS, algures entre Lisboa e Entroncamento




                            Já na Beira Baixa, passagem pela " Estação da Minha Vida " ( Série RTP ) - Fratel

                            Ficheiros anexados

                            Comentário


                              #74
                              Chegada a Castelo Branco :





                              Comentário


                                #75
                                Algumas fotos da cidade






                                Comentário


                                  #76




                                  Museu Francisco Tavares Proença Junior ( Recomendo Vivamente )



                                  Sé Catedral

                                  Editado pela última vez por EscapeLivre; 01 October 2012, 13:40.

                                  Comentário


                                    #77
                                    E aqui, já ao final do dia, aguardando o IC de regresso a Lisboa :



                                    E aqui, chegada a Lisboa - Santa Apolónia. Não foi possível retirar de outra prespectiva pois havia muita gente a sair do comboio

                                    Comentário


                                      #78
                                      O que achas-te da viagem amigo EscapeLivre?

                                      Correspondeu ás expectativas?

                                      Comentário


                                        #79
                                        O que achaste dos comboios?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                          O que achas-te da viagem amigo EscapeLivre?

                                          Correspondeu ás expectativas?
                                          Superou as expectavivas E muitas se irão seguir.

                                          È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                            O que achaste dos comboios?
                                            Gostei, o espaço é bom, estão bem climatizados, são confortáveis e têm WC e máquinas de venda automática. Há quem diga que mesmo assim não são tão bons quanto as carruagens esverdeadas que circulam habitualmente nos outros Intercidades, acopladas à locomotiva. Eu não posso comparar pois nunca andei num desses. Mas ontem ao fim de 3 horas de viagem, não tinha o corpo cansado, nem nada. Creio que nas carruagens de 1º classe, há ligação para PC portátil, em cada lugar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Superou as expectavivas E muitas se irão seguir.

                                              È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco
                                              Eu adoro andar de comboio desde régua até ao porto.

                                              O douro é muito bonito mesmo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                Eu adoro andar de comboio desde régua até ao porto.

                                                O douro é muito bonito mesmo.
                                                Acredito. Há anos que ando para ir fazer cruzeiros e viagens de comboio pelo Douro

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Acredito. Há anos que ando para ir fazer cruzeiros e viagens de comboio pelo Douro
                                                  Do que estás á espera?


                                                  A vida é curta demais para pensar, é preciso agir

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                    Eu adoro andar de comboio desde régua até ao porto.

                                                    O douro é muito bonito mesmo.
                                                    Ainda tu não fazes a melhor parte, que é da Régua até ao Pocinho

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Esqueci-me de referir, que há a lamentar a morte de um Militar da GNR de 48 anos, que foi ontem colhido por um comboio, na estação de riachos. A ciruclação ferroviária esteve temporariamente suspensa. O comboio onde eu seguia, ficou parado vários minutos na estação do Entroncamento. A estação de riachos, não é paragem do Intercidades pelo que não sei se fica antes ou depois de Santarém ( direcção a lisboa ).

                                                      GNR da Goleg morre colhido por comboio

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                        Ainda tu não fazes a melhor parte, que é da Régua até ao Pocinho
                                                        Um dia espero fazer.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Uma coisa que acho curiosa é que sempre ouvi dizer que as viagens de Autocarro Expresso ficam mais baratas do que de comboio, mas a verdade é que de LX para Castelo Branco, sem desconto e bilhete só de ida, fica em € 16.5 no Comboio, e € 14 no Expresso Autocarro. Neste caso, o tempo de viagem sensivelmente o mesmo, mas por mim compensa bem mais ir de comboio....alem da WC, podemos andar a pé lá dentro em andamento, comprar coisas nas maquinas, além de ser muito mais divertido do que o BUS

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Tenho cá já debaixo de olho o Museu Nacional Ferroviário, fica no Entroncamento, e de Lisboa-SA para entroncamento é apenas 1h30m de comboio Regional, e é baratinho. O Museu, é gratuito.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Prefiro bem mais andar de comboio que autocarro.

                                                              Fico enjoado a andar muito tempo de autocarro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X