E agora vi no site da CP, que tem parceria com uma empresa de rent-a-car low cost, situada em algumas estações ( Porto Campanhã, Aveiro, Coimbra-B e Santa Apolonia ). Alugar um carro semelhante a um Ibiza com AC, durante 1 dia e com limite de 100 ou 200 KM, custa € 10
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Viajar de Comboio pelo nosso Portugal
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostAs 1930 ainda andam em IC das linhas não electrificadas, ou não ? Mas, acredito que seja mais barato manter as automotoras 2240 do que as 2600 e 5600, sobretudo porque na linha da beira baixa a velocidade maxima permitida é 120 km/h, logo não fazia grande sentido as 2600 e 5600.
Houve algumas melhorias ao longo dos anos, sobretudo na linha do norte, onde os tempos de viagem são agora bem reduzidos. E as 2600 também há uns anos passaram de 145 km/h para 160 km/h.
Mas podia-se ter investido muito mais e de uma forma correcta, e se os governos tivessem tido cuidado, talvez hoje mais pessoas usassem o comboio.
1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Zell Ver PostOs últimos serviços IC das 1930 foram na linha da Beira Baixa e entre Lisboa e Beja. Ambos os trajectos foram atribuídos aos IC com automotora, como estávamos a falar. No caso de Beja, a automotora faz a viagem entre Casa Branca e Beja, com ligação ao IC Lisboa <-> Évora feito com 5600+carruagem, desde que esse troço foi electrificado.
1900/1930 em serviço de passageiros no geral, quanto muito só se for esporadicamente no Lusitânia Expresso e somente num troço do percurso. Mas mesmo admitindo essa possibilidade, agora com a fusão do Lusitânia com o SUD, estas diesel ficarão encarregues somente de serviços de mercadorias e socorro.
Entre LX e entroncamento, e salvo as paragens em santarém e vila franca, é sempre prego a fundo....ali a bater nos 120 km/h
A malta dos entusiastas dos caminhos de ferro ficaram fulos, por causa de as 5600 fazerem 200 km/h e as 2600 160 km/h, isto entre LX e entroncamento, referindo-me à linha da beira baixa, porque a partir do entroncamento o maximo é 120 km/h daí a troca. Só que a CP, desta maneira, poupou € 1.200.000 por ano, segundo dados da empresa, na linha da beira baixa.
Comentário
-
Já agora, encontrei este artigo:
"Em termos de capacidade, estas unidades contam com 189 lugares no total, um valor muito próximo às composições de três Sorefames que caracterizava a grande maioria das circulações, com 192 lugares. Como referência, no ano passado, o serviço registou uma média de 128 passageiros por comboio.
Para a CP, esta mudança é vantajosa, pois permite uma grande poupança em termos de encargos com a exploração (1,5 milhões de euros por ano, segundo a mesma), devido às operações de manobras que deixam de existir e ao custo de operação das UTE ser bastante inferior à opção de locomotiva e carruagens.
Simultaneamente as carruagens libertadas poderão ser rentabilizadas nos outros eixos. Ainda assim, não será de excluir a possibilidade da CP recorrer ocasionalmente às composições típicas de locomotiva e carruagens para a Beira Baixa, especialmente em picos de procura.
Como pontos negativos desta mudança ficam desde já a pouca diferenciação das três UTE face às restantes unidades da frota e a inexistência de cortinados nas janelas."
Mas a acontecer, será com material eléctrico, julgo eu.
Comentário
-
Bem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.
Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostBem, acabei de chegar da minha 1ª Jornada pela Linha da Beira Baixa , neste caso, Lisboa-SA - Castelo Branco - Lisboa-SA, e de facto fui numa série 2200, as amarelinhas.
Amanhã posto umas fotos do passeio, neste caso da Cidade de Castelo Branco, bem como do comboio e linha da Beira Baixa onde circulei. Para já posso dizer que adorei, e foi a 1º viagem de muitas que se irão seguir, a seu tempo, e em conjunto com Pousadas da Juventude.
Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!
Comentário
-
Originalmente Colocado por Request Ver PostAssim é que é...
Temos que desfrutar e incentivar o que é nosso!
Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostPrecisamente. E do Minho ao Algarve, das Beiras ao Alentejo, do Interior ao litoral, temos tanto para apreciar e explorar
Fiquei conente de ver o Intercidades em direcção a lisboa, com praticamente todos os lugares ocupados : turistas, jovens, pessoas mais velhas que traziam o saco com as couves, lá de Castelo branco, Fundão ou Covilhã, para a capital
Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas
Comentário
-
Originalmente Colocado por rks Ver PostVai sempre bem composto, afinal também são há 3 comboios por dia em cada sentido.
Mas sim, existe muita gente a fazer esse eixo especialmente nos expressos, Lisboa-Guarda é das linhas com mais movimento, nas horas de maior procura saem 3 autocarros ao mesmo tempo todos lotados ou seja mais de 150 pessoas
Comentário
-
Ora aqui ficam então umas fotos que tirei ontem, ao comboio onde viajei, bem como algumas das fotos que tirei ao ponto de destino :
Aqui, em Santa Apolónia, logo pela manhã fresquinha, a foto da UTE 2240 Intercidades onde fui
Interior :
Aqui, a ler a informação do GPS, algures entre Lisboa e Entroncamento
Já na Beira Baixa, passagem pela " Estação da Minha Vida " ( Série RTP ) - Fratel
Ficheiros anexados
Comentário
-
Museu Francisco Tavares Proença Junior ( Recomendo Vivamente )
Sé Catedral
Editado pela última vez por EscapeLivre; 01 October 2012, 13:40.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fabio90 Ver PostO que achas-te da viagem amigo EscapeLivre?
Correspondeu ás expectativas?
È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco
Comentário
-
Originalmente Colocado por Joana1984 Ver PostO que achaste dos comboios?
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSuperou as expectavivas E muitas se irão seguir.
È fantástico ir na linha da Beira Baixa e apreciar aquelas paisagens , com o tejo a serpentear entre cenário montanhoso e verde, entre Abrantes e Castelo Branco
O douro é muito bonito mesmo.
Comentário
-
Esqueci-me de referir, que há a lamentar a morte de um Militar da GNR de 48 anos, que foi ontem colhido por um comboio, na estação de riachos. A ciruclação ferroviária esteve temporariamente suspensa. O comboio onde eu seguia, ficou parado vários minutos na estação do Entroncamento. A estação de riachos, não é paragem do Intercidades pelo que não sei se fica antes ou depois de Santarém ( direcção a lisboa ).
GNR da Goleg morre colhido por comboio
Comentário
-
Uma coisa que acho curiosa é que sempre ouvi dizer que as viagens de Autocarro Expresso ficam mais baratas do que de comboio, mas a verdade é que de LX para Castelo Branco, sem desconto e bilhete só de ida, fica em € 16.5 no Comboio, e € 14 no Expresso Autocarro. Neste caso, o tempo de viagem sensivelmente o mesmo, mas por mim compensa bem mais ir de comboio....alem da WC, podemos andar a pé lá dentro em andamento, comprar coisas nas maquinas, além de ser muito mais divertido do que o BUS
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário