Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Dinheiros públicos, vícios privados" excelente reportagem sobre ensino privado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    Não viste a mesma reportagem certamente... ou esse teu handicap em relação aos professores certamente que te condicionou a análise da reportagem.

    Recordo-te que a reportagem é sobre o ensino privado e o uso de dinheiros públicos, se achas que isto são queixas de professores, estamos conversados.
    Bingo !!!!!

    Comentário


      #92
      Existem Isaltinos ? Existem...corruptos ? pois claro, mas como até é um gajo porreiro....

      Fátima Felgueiras ? Corrupta ? quero lá saber...ela até arranjou os buracos da minha rua sem saída ...

      Colégios destes a mamar à grande ? Quero lá saber...desde que ensinem o meu filho como deve ser......as reportagens são só palha.


      E depois ainda há quem se pergunte de isto estar como está

      Comentário


        #93
        Auditorias a colégios do GPS provocadas por denúncias de professores - PÚBLICO

        Comentário


          #94
          Os colégios mais reputados de Lisboa e ligados à Igreja (Sagrado Coração de Maria, Salesianos, por exemplo), recebem €€€€ do estado?

          Comentário


            #95
            Professores, esses malandros, que denunciam estes casos...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
              Professores, esses malandros, que denunciam estes casos...
              Mais uns quantos para o desemprego... Uma especie de vingança.

              Comentário


                #97
                Acho incrível como é que depois de alguns terem visto esta reportagem ainda conseguem defender o que quer que seja...

                É no mínimo nojento. A história dos secretários de estado depois virarem consultores é

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Existem Isaltinos ? Existem...corruptos ? pois claro, mas como até é um gajo porreiro....

                  Fátima Felgueiras ? Corrupta ? quero lá saber...ela até arranjou os buracos da minha rua sem saída ...

                  Colégios destes a mamar à grande ? Quero lá saber...desde que ensinem o meu filho como deve ser......as reportagens são só palha.


                  E depois ainda há quem se pergunte de isto estar como está
                  Já disse acima e volto a repetir: a educação e saúde dos meus vem primeiro. Se neste caso particular existirem negocios ilicitos, os responsáveis que paguem por isso. Até lá, cumpram os contratos assinados

                  Originalmente Colocado por ABC Ver Post
                  Acho incrível como é que depois de alguns terem visto esta reportagem ainda conseguem defender o que quer que seja...

                  É no mínimo nojento. A história dos secretários de estado depois virarem consultores é
                  Há casos e casos. Um bom exemplo disso é o Jorge Coelho, que depois de sair do governo foi para a Mota-Engil. Embora não goste do homem, tem de se admitir que tem feito um trabalho notavel a frente da ME, principalmente no que diz respeito à área internacional. Claro que também existem maus exemplos, mas em Portugal o que vende jornais são estes maus exemplos, não as histórias de sucesso

                  Comentário


                    #99
                    HanHart, é claro, mas mesmo assim não podemos ter uma atitude branda perante estes casos. O deixa andar nunca é boa solução e contra mim falo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                      Há casos e casos. Um bom exemplo disso é o Jorge Coelho, que depois de sair do governo foi para a Mota-Engil. Embora não goste do homem, tem de se admitir que tem feito um trabalho notavel a frente da ME, principalmente no que diz respeito à área internacional. Claro que também existem maus exemplos, mas em Portugal o que vende jornais são estes maus exemplos, não as histórias de sucesso
                      Notável é discutível... de qualquer forma quem trabalha directamente com a Mota-Engil, nomeadamente no fornecimento e/ou prestação de serviços sabe bem como fuciona a politica de pagamento deles.

                      E, mesmo que o trabalho do Coelho seja notável, se durante o tempo que exerceu funções no governo beneficiou a ME no que quer que seja para mais tarde poder usufruir é no mínimo... nojento era a isso que me estava a referir.

                      Comentário


                        Segundo alguns, está reportagem não interessa porque são só "migalhas"...

                        Aquele Agostino, (director da colegio miramar) é o exemplar perfeito de quem esta enterrado até ao pescoço em *****.

                        25 milhões de euros, uma verba que podia implicar reformas muito importantes nas escolas publicas anda a ser gasta nas mamas de ex-boys dos partidos do poder.

                        Um bem aja a todos os que deram a cara nesta reportagem para expor esta podridão.


                        Retirei este comentário do youtube: Fernando Gandarinho
                        "Como querem que os portugueses compreendam e aceitem fazer esforços, quando ao mesmo tempo o esforço que eu e todos nós (portugueses) fazemos, serve para encher os “bolsos” de alguém?
                        O final deste processo é como todos os outros, ou seja, mesmo que os responsáveis sejam punidos…. ONDE ESTÁ O NOSSO DINHEIRO?"

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                          Mas o que interessa isso. O que interessa é se os meninos estão a gostar. Se estiverem é continuar com o regabofe... E já agora, onde anda a opinião dos pais sobre esse tema?
                          Vi já sei quando, a jornalista a dizer que depois da reportagem, o mail dela foi inundado com denuncias de muitos pais sobre outras instituições de ensino privado.

                          Comentário


                            Para se fazer uma determinada obra ou obras em uma ou mais escolas algures no país, o governo ou as entidades competentes em vez de abrirem concurso a empresas, não. O que fizeram ? atribuiram de imediato a obra a uma empresa que não sei o nome, que por acaso essa empresa é do grupo Mota-Engil.

                            São...coisas.

                            E assim vamos vivendo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                              Os colégios mais reputados de Lisboa e ligados à Igreja (Sagrado Coração de Maria, Salesianos, por exemplo), recebem €€€€ do estado?
                              Sim: a minha filha está num caso desses.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ABC Ver Post
                                Acho incrível como é que depois de alguns terem visto esta reportagem ainda conseguem defender o que quer que seja...

                                É no mínimo nojento. A história dos secretários de estado depois virarem consultores é
                                Eu creio que o verdadeiro problema é as pessoas queixarem-se. Principalmente se forem professores.

                                "É difícil fazer um homem entender algo, quando o seu rendimento, depende de ele não o entender."

                                Upton Sinclair

                                Comentário


                                  Só podendo comentar agora esta excelente reportagem, das que vale a pena ver, fico com a sensação com quase toda a certeza que estamos perante uma

                                  PPP no ensino.

                                  Isto é, o Estado paga milhões a um grupo, gerido por uns senhores tranpolineiros, coadjuvados por uns ex-secretários de estado que fizeram a panelinha, de forma a turmas inteiras que podiam estar no ensino publico estão no privado.

                                  E depois o que se nota é a importancia de cada colégio dar o maior lucro possivel, com coisas impensáveis...

                                  Aquele diretor de um colegio nas Caldas, por cada palavra que dizia era mais uma pá de terra na sua cova....

                                  Espero que o ministério público investigue estas situações.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                    Enquanto contibuinte so quero saber 3 coisas.

                                    - o custo pro aluno é igual ao publico?
                                    - a eficacia de ensino é igual?
                                    -cumpre a lei laboral ?


                                    se a resposta for sim, tou-me na s tintas se é publico ou privado.
                                    Logicamente que não ás três questões, já aqui foi demonstrado que o custo por aluno fica muito acima do custo das escolas publicas, só ensinam alunos da "elite", excluindo alunos com deficiências, quer com problemas de comportamentais facilmente, e são negócios corruptos, que em nada favorecem o país.

                                    Comentário


                                      o mais porreiro é que ainda ha quem esteja de acordo em fazer mais ppp.. é para ver se ainda conseguem afundar mais o pais..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Extreme11 Ver Post
                                        Logicamente que não ás três questões, já aqui foi demonstrado que o custo por aluno fica muito acima do custo das escolas publicas, só ensinam alunos da "elite", excluindo alunos com deficiências, quer com problemas de comportamentais facilmente, e são negócios corruptos, que em nada favorecem o país.
                                        Mas para os alunos com NEE (autistas, paralisia cerebral, síndrome de down, etc...), não são melhores os colégios de ensino especial do que as escolas públicas?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                          Mas para os alunos com NEE (autistas, paralisia cerebral, síndrome de down, etc...), não são melhores os colégios de ensino especial do que as escolas públicas?
                                          Posso estar enganada, mas tinha ideia que um destes governos tinha acabado com as escolas de ensino especial.

                                          Governo tira deficientes do ensino especial - dn - DN Noticia de 2008
                                          Editado pela última vez por Peste; 08 December 2012, 20:59. Razão: adicionar link

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                            Mas para os alunos com NEE (autistas, paralisia cerebral, síndrome de down, etc...), não são melhores os colégios de ensino especial do que as escolas públicas?
                                            Existem deficiências não tão complicadas, e acho que não e bom pô-las de "parte", é bom convivermos ambos no mesmo espaço para sabermos como é o mundo, claro que se não houver outra hipótese e no caso de deficiências mais graves esses têm que ter um local onde possam ser melhor tratadas. O problema e que mesmo as escolas publicas gastam em equipamentos para alunos do ensino especial e mesmo assim penso que as medias de custo por aluno são mais baixas para o estado do que estar a financiar privados que tem o objectivo do lucro e fogem desses casos

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Extreme11 Ver Post
                                              Existem deficiências não tão complicadas, e acho que não e bom pô-las de "parte", é bom convivermos ambos no mesmo espaço para sabermos como é o mundo, claro que se não houver outra hipótese e no caso de deficiências mais graves esses têm que ter um local onde possam ser melhor tratadas. O problema e que mesmo as escolas publicas gastam em equipamentos para alunos do ensino especial e mesmo assim penso que as medias de custo por aluno são mais baixas para o estado do que estar a financiar privados que tem o objectivo do lucro e fogem desses casos
                                              Ok, mas eu falava daqueles colégios cuja função é ensinarem alunos com NEE (autismo, problemas visuais, auditivos, deficiências cognitivas, etc...). Qual a qualidade de ensino que um aluno com paralisia cerebral (necessita de mais atenção), terá numa turma com 25 alunos, numa escola pública?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                Ok, mas eu falava daqueles colégios cuja função é ensinarem alunos com NEE (autismo, problemas visuais, auditivos, deficiências cognitivas, etc...). Qual a qualidade de ensino que um aluno com paralisia cerebral (necessita de mais atenção), terá numa turma com 25 alunos, numa escola pública?
                                                Que colégios falas?

                                                Há e penso que continuará a existir a discussão do integrado vs não integrado. Cada um com os seus argumentos válidos. Mas o que se passa em Portugal é diferente. Para pior obviamente.

                                                Uma das características do ensino integrado dos NEE, é a integração no meio. Convivência com colegas, professores. Enfrentar o mundo tal como ele e não colocar os alunos numa caixinha de vidro. Currículo adaptado, face às competências potencialmente adquiridas e limitações existentes. Obviamente que nestes casos, teria de haver um professor de NEE para acompanhar o aluno com as necessidades. Não todos os dias a todas as horas, mas num horário específico, onde o aluno passava x tempo na turma sozinho, y tempo na turma acompanhado do tal professor e z tempo sozinho com o tal professor. Até aqui, concorde-se ou não com o sistema, penso que não há grande problema.

                                                Claro que o MEC não conseguiria de forma alguma interpretar assim as coisas. Para o MEC uma turma com 2 professores ou um aluno com x tempo a ter aulas individuais é um desperdício de dinheiro. Por isso, toca a acabar com tudo e propõe-se agora que esse mesmo aluno seja "integrado" na turma e que aprenda um currículo diferente dos colegas, ao mesmo tempo que os outros aprendem o seu, com 1 professor. Isto no 1º ciclo é por demais evidente. Imagine-se uma turma de 25 alunos do 2º ano, com 10 do 1º ano, e 1 aluno NEE. E agora é desejar boa sorte ao professor.

                                                Felizmente ainda vemos coordenadores e directores a fazerem barulho nos agrupamentos a dizer que precisam de professores "auxiliares" e não desistem até os terem na escola. No processo é ver psicólogos sempre enfiados nas escolas a perceber se realmente é necessário ou não... Porque dinheiro para isso já há.

                                                Comentário


                                                  Há 30 anos quando eu andava no secundário já havia psicólogos nas escolas e não vejo o mal nisso, são mesmo necessários e têm muito que fazer. Hoje há menos e o trabalho é mais que muito, assim como Prfessores do ensino especial que dão apoio aos NEES. Pela parte que me toca, tenho turmas de cerca de 30 alunos, nem sequer vou saber com rigor o nome deles todos, é mais baseado no número e na fotografia...(pois, agora é assim... cada aluno não passa de um número) e, quanto aos alunos que necessitam de educação especial e têm dificuldades, não posso fazer grande coisa... em turmas deste tamanho é impossível atender ás necessidades especiais de qualquer aluno... vai-se gerindo a coisa da melhor maneira possivel, MAS não se resolve coisa alguma, é deixar andar! Ainda lhes dou aulas extra de apoio extracurrricular, por vontade minha, fora do meu horário e sem ser pago para isso. É apenas a minha boa vontade e porque quero, acabando por ficar nesse dia dos apoios sem hora para almoçar, pois encaixar o tempo de acordo com os horários dos alunos e meu, não é nada fácil! Quanto ao espaço é o mesmo problema, só durante a hora de almoço é que salas vagas na escola, onde os apoios ALTRUÍSTAS E BENEMÉRITOS são dados.
                                                  O que se pode dar nesses apoios voluntários a alunos com necessidades educativas especiais ???? POUCO, em 45 minutos por semana, a não ser resumir algo mais importante que irá ser objeto de avaliação na próxima prova!!!!!!

                                                  Claro que além dos meus apoios têm o apoio do professor do ensino especial que são especializados em adequar o Curriculo às necedsidades individuais de cada aluno que precise.

                                                  É este o modelo de ensino que impuseram: o aluno é um número e só se chega a conhecer pela fotografia, porque com mais de 150 alunos é impossível decorar e processar tudo como humanamente seria desejável.



                                                  Já os testes de avaliação estão a ser sintetizados ao máximo evitando-se perguntas de desenvolvimento onde os alunos tinham até aqui que escrever alguma coisa, tem que se passar por esquemas de correspondência lógica, grupos de teste americano com cruzes e outras práticas pedagógicas condizentes, porque para corrigir testes de mais de 150 alunos demora muito tempo e há mais vida cá fora. Estou a falar do ensino secundário, na área de humanidades, onde é suposto os alunos saberem escrever alguma coisita!
                                                  Da maneira como estão as coisas.... é assim que tem que ser, facilitar, facilitar e.... PASSAR!!!!


                                                  .

                                                  Comentário


                                                    eu acho que era preferível terem menos aulas e ate menos disciplinas e aproveitar bem esse tempo, devia se obrigar os alunos a estudar mais em casa e a ir para a aula já com algumas questões, não que eu fosse o melhor exemplo quando andava na escola, e nos cursos profissionais, no qual frequentei, penso que não se deveria facilitar, tudo bem que a escola também serve para educar as pessoas, mas se um aluno nao esta interessado em aprender, que o ponham a andar deixando os recursos existentes para aqueles que os querem aproveitar, elevando assim o nível da turma.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                      Que colégios falas?

                                                      Há e penso que continuará a existir a discussão do integrado vs não integrado. Cada um com os seus argumentos válidos. Mas o que se passa em Portugal é diferente. Para pior obviamente.

                                                      Uma das características do ensino integrado dos NEE, é a integração no meio. Convivência com colegas, professores. Enfrentar o mundo tal como ele e não colocar os alunos numa caixinha de vidro. Currículo adaptado, face às competências potencialmente adquiridas e limitações existentes. Obviamente que nestes casos, teria de haver um professor de NEE para acompanhar o aluno com as necessidades. Não todos os dias a todas as horas, mas num horário específico, onde o aluno passava x tempo na turma sozinho, y tempo na turma acompanhado do tal professor e z tempo sozinho com o tal professor. Até aqui, concorde-se ou não com o sistema, penso que não há grande problema.

                                                      Claro que o MEC não conseguiria de forma alguma interpretar assim as coisas. Para o MEC uma turma com 2 professores ou um aluno com x tempo a ter aulas individuais é um desperdício de dinheiro. Por isso, toca a acabar com tudo e propõe-se agora que esse mesmo aluno seja "integrado" na turma e que aprenda um currículo diferente dos colegas, ao mesmo tempo que os outros aprendem o seu, com 1 professor. Isto no 1º ciclo é por demais evidente. Imagine-se uma turma de 25 alunos do 2º ano, com 10 do 1º ano, e 1 aluno NEE. E agora é desejar boa sorte ao professor.

                                                      Felizmente ainda vemos coordenadores e directores a fazerem barulho nos agrupamentos a dizer que precisam de professores "auxiliares" e não desistem até os terem na escola. No processo é ver psicólogos sempre enfiados nas escolas a perceber se realmente é necessário ou não... Porque dinheiro para isso já há.
                                                      Falava de alguns colégios privados, cujos currículos estão adaptados para alunos com NEE, e alguns deles ensinam uma profissão aos alunos, além de competências sociais. Muitos destes colégios têm terapeutas da fala, e outros profissionais especializados que fazem falta no ensino público.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                        Falava de alguns colégios privados, cujos currículos estão adaptados para alunos com NEE, e alguns deles ensinam uma profissão aos alunos, além de competências sociais. Muitos destes colégios têm terapeutas da fala, e outros profissionais especializados que fazem falta no ensino público.
                                                        Esses técnicos especializados existem também no ensino público, eu este ano por exemplo, tenho uma turma do 10º ano em que dou aulas com uma terapêuta da fala.
                                                        Os Professores de ensino especial além de desenvolverem as competências sociais informam e encaminham muitos destes alunos, desde que tenham perfil e aptidão para cursos profissionais.


                                                        .

                                                        Comentário


                                                          Um ponto muito importante a ter em conta nesta questão é este:

                                                          O primeiro é que, ao contrário do que a esquerda prefere acreditar, os alunos não são desviados para as escolas com contrato de associação. Se, ao seu lado, há uma escola estatal com vagas, isso significa que os pais e os alunos tiveram por onde escolher e preferiram a escola com contrato de associação. Essa escolha é, de resto, um bom indicador sobre a qualidade e a confiança no trabalho dessa escola.
                                                          O ataque às escolas com contrato de associação | iOnline

                                                          Comentário


                                                            Surgem no entanto alguns problemas:

                                                            1. As escolas com contrato de associação, supostamente, só existiriam para colmatar a falta de oferta pública numa determinada zona.
                                                            2. Se os pais optaram pela escola privada, porque motivo é que o estado tem de financiar/comparticipar. Não foram os pais que escolheram? Ou não tiveram alternativa?

                                                            Comentário


                                                              Muitas vezes essas escolhas nada têm a ver com a qualidade do ensino. Têm a ver com prestigio, selecção de alunos, evitando aluno problemáticos, cadenciados ou com NEE.
                                                              Só um exemplo (que não levem a mal) Quantos alunos de etnia cigana estão a frequentar estes colégios?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X