Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente de viação Seguradora declinou responsabilidade.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Desculpando o off-topic, tenho aqui uma curiosa, mas aqui o acesso particular está definido:

    https://www.google.pt/maps?q=rua+qui...20.27,,0,13.96

    Vêm da zona dos prédio e encontram esta rua à direita, mas com acesso exclusivo à garagem. Placa esta que deveria estar no largo indicado pelo autor do tópico.

    Outra "gira", quem sobe esta rua "de gás" nem sequer abranda, mas olham as DUAS ruas à direita:

    https://www.google.pt/maps/@41.18259...ByWjFWgxhw!2e0

    ...então quando numa delas o passeio segue pela rua com a mesma cor, aí é que o pessoal nem para:

    https://www.google.pt/maps/@41.18287...N_C2fzRF1Q!2e0

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
      Ruas sem saída nunca têm prioridade (escrevi isto muito peremptoriamente mas não sei se para isto acontecer tem que estar lá o sinal de via sem saída). Penso que não porque o que o código diz isto:

      Artigo 31.º


      Cedência de passagem em certas vias ou troços
      1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
      a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de
      combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
      b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos,
      pelos respetivos ramais de acesso;
      c) Que entre numa rotunda.
      2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de
      uma passagem de nível.
      3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600,
      salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
      4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.
      Não percebi bem o que querias dizer, mas conforme o colocaste do código da estrada, uma via sem saida tem prioridade estando à direita e não tendo sinal de cedência ou STOP. Na alinea a) do nº1 do artigo 31º não indica nada em contrário

      Posto isto, um parque de estacionamento está identificado como tal, com o devido sinal H1a (sinal "P"), uma bomba de gasolina é facilmente identificável, caminho particular é exactamente o que se tem falado, não é de dominio público e não está cadastrado e ainda quando diz saida de prédio refere-se certamente a saidas de garagens.
      Editado pela última vez por OFFICER; 12 September 2014, 15:26.

      Comentário


        #93
        Pelo bom senso quem tem culpa é o condutor do veiculo A e sendo policia reformado acho que agiu de má fé, pois sabendo da sinalização deficiente em vez de tomar todas as medidas de segurança simplesmente avança para dentro de uma estrada provocando um acidente. Claro que na ausência de sinalização se aplica a regra da direita, mas quer dizer, na situação em concreto avançar daquela estradinha para a nacional só porque tem prioridade é má fé. Apenas escrevo isto com base no que vejo por este tópico pois não conheço o local.

        EDIT: Se por qualquer motivo ali passasse, não conhecendo o local também me aconteceria a mim o que aconteceu ao user, logo acho que quem conduz tem que ser cuidadoso nestes aspectos quando conhece bem as zonas, e não usar os buracos na lei para agir de maneira perigosa.
        Editado pela última vez por acca; 12 September 2014, 15:38.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
          Perto do sítio onde moro há uma situação idêntica a esta... mesmo quando me encontro na situação do veículo azul, cedo prioridade.


          Porquê? porque se não ceder é quase certo apanhar com um Zé Maria em cima.
          Acho que é mais por usares o senso comum... pelo menos do meu ponto de vista

          Sais de uma rua sem saida, de estacionamento e entras na estrada "principal". Para mim, enquanto condutor comum, nunca pensaria ter prioridade. E não é por ter medo de levar com um Zé

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            É considerado caminho de acesso agricola ou florestal, não tem prioridade. Se tivessem prioridade estavas bem tramado ao andar no meio da serra, tinhas que abrandar a cada caminho ou corta-fogo!
            No CE não existe definição para caminho agrícola ou florestal.

            A questão é que muitos dos caminhos agrícolas ou florestais, embora de acesso publico são de domínio privado - são propriedade privada!

            Mas se for um caminho florestal publico, de acesso publico, tem prioridade á direita.

            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Ruas sem saída nunca têm prioridade (escrevi isto muito peremptoriamente mas não sei se para isto acontecer tem que estar lá o sinal de via sem saída). Penso que não porque o que o código diz isto:

            Artigo 31.º


            Cedência de passagem em certas vias ou troços
            1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
            a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de
            combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
            b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos,
            pelos respetivos ramais de acesso;
            c) Que entre numa rotunda.
            2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de
            uma passagem de nível.
            3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600,
            salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
            4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.
            Ruas sem saída nunca têm prioridade (com ou sem sinalização)? Em que pais? Em Portugal não é, com certeza!

            Não sei em que te baseias no Artº 31º para dizeres isso...


            PS: Mas ainda bem que colocas o 31º, pois assim tens a resposta á prioridade de caminhos rurais ou florestais...
            Editado pela última vez por Vanquish; 12 September 2014, 15:50.

            Comentário


              #96
              Ok o culpado do acidente fui eu.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                Ok o culpado do acidente fui eu.
                Mas isso já foi assumido pelas seguradoras?

                Na realidade, por muito que custe aceitar, a prioridade estava do outro lado... pena é que haja quem não tenha dois dedos de testa e se meta à estrada de qualquer maneira. Naquele caso, com ou sem prioridade, haveria que ter a devida precaução antes de entrar, ainda para mais com uma curva tão perto. É uma questão de bom-senso!

                Não nego que quem vem da curva deveria fazê-lo com igual precaução... e normalmente abusa-se mais quando se conhece bem o local

                Haveria que por em cheque a Câmara Municipal (ou a Junta) sobre a deficiente sinalização e a sua co-responsabilidade pelos acontecimentos.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                  Ok o culpado do acidente fui eu.
                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                  Ok o culpado do acidente fui eu.
                  Qual é mesmo a necessidade disto?

                  Abriste o tópico para pedir ajuda/opiniões ou para receberes posts de apoio e massajar o ego?

                  Durante 4 páginas tens vindo a ser ajudado/aconselhado, de entre muitos, por pessoas que trabalham na área e que têm conhecimento efetivo destas situações!

                  O que queres mais? Que te digamos que tens razão? Do que é que isso te vale se efetivamente não a tiveres?

                  Tal como já te foi dito, dependendo da informação da CM, até podes vir a ter, mas face ao que está neste momento em cima da mesa, tudo indica que não a tens!

                  Mais não podemos fazer...

                  Comentário


                    #99
                    Segunda o primeiro sargento da BT de Chaves, a declaração passada pela junta serve para o efeito, pois segundo ele é um órgão de soberania, disse me que se a junta declarou aquele local como parque de estacionamento a seguradora teria que se revir pelo documento apresentado.

                    Comentário


                      Continuo a achar muito estranho a desvalorização da linha tracejada... não indica que o B está a fazer uma alteração de via?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                        Segunda o primeiro sargento da BT de Chaves, a declaração passada pela junta serve para o efeito, pois segundo ele é um órgão de soberania, disse me que se a junta declarou aquele local como parque de estacionamento a seguradora teria que se revir pelo documento apresentado.
                        Ai sim?

                        Pelos vistos em Chaves as coisas funcionam de forma diferente!

                        Nos outros municípios são as CM que licenciam e cadastram os arruamentos.

                        Mas não deixa de ser bom, pois assim o Presidente da Junta, que em muitos casos tem a 4ª classe, passa a ter nas suas mãos a decisão de responsabilidades em acidentes de viação.

                        Já para não falar de que qualquer cabrito no Natal pode vir a alterar o estatuto de um arruamento.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                          Continuo a achar muito estranho a desvalorização da linha tracejada... não indica que o B está a fazer uma alteração de via?
                          Está, vem de uma via perpendicular.

                          Comentário


                            A CM de Boticas também alega que o tal largo é considerado estacionamento.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                              A CM de Boticas também alega que o tal largo é considerado estacionamento.
                              E, olhando á definição legal, achas que é?

                              Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro
                              CÓDIGO DA ESTRADA
                              TÍTULO I
                              Disposições gerais
                              CAPÍTULO I
                              Princípios gerais Artigo
                              1.º Definições legais Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
                              l) «Parque de estacionamento» - local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos;
                              aa) «Zona de estacionamento» - local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização, ao estacionamento de veículos;

                              Comentário


                                Além de que eu quando avisto o carro ele se encontra parado, iniciou a marcha quando eu ja circulava próximo dele. Nem sequer tive tempo para travar.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                  Além de que eu quando avisto o carro ele se encontra parado, iniciou a marcha quando eu ja circulava próximo dele. Nem sequer tive tempo para travar.
                                  Se a prioridade á direita se confirmar, isso é de menor importância, pois tu é que tinhas que travar/parar para ceder passagem.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Já para não falar de que qualquer cabrito no Natal pode vir a alterar o estatuto de um arruamento.
                                    Não é assim que as coisas funcionam em Portugal?

                                    Comentário


                                      Mas na faixa onde eu vou não tem sinal de aproximação a via com prioridade, se eu vou em marcha, vejo o outro veículo parado, porque ia parar?

                                      Comentário


                                        Esta situação só acontece devido aos iluminados que alteraram a lei, pois antigamente a estradas nacionais tinham prioridades. Quando pensaram em alterar a lei primeiro deveriam ter colocado os sinais em todas as ruas para que casos destes não acontecessem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                          Além de que eu quando avisto o carro ele se encontra parado, iniciou a marcha quando eu ja circulava próximo dele. Nem sequer tive tempo para travar.
                                          Isso já pode mudar muita coisa...

                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Se a prioridade á direita se confirmar, isso é de menor importância, pois tu é que tinhas que travar/parar para ceder passagem.
                                          Parece-me que estás errado! A partir do momento em que pára, perde a prioridade.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                            Esta situação só acontece devido aos iluminados que alteraram a lei, pois antigamente a estradas nacionais tinham prioridades. Quando pensaram em alterar a lei primeiro deveriam ter colocado os sinais em todas as ruas para que casos destes não acontecessem.
                                            Que me recorde, nunca tiveram.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Spine Ver Post
                                              Parece-me que estás errado! A partir do momento em que pára, perde a prioridade.
                                              Não, não perde a prioridade.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Não, não perde a prioridade.
                                                A não ser que as regras tenham mudado, sim, perde a prioridade.

                                                Comentário


                                                  O velho parou o carro para ver se vinha algum ele próprio me disse isso, até disse que devia lá ter um espelho, ora se diz isso é sinal que por norma era eu que deveria ter a prioridade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Spine Ver Post
                                                    A não ser que as regras tenham mudado, sim, perde a prioridade.
                                                    Não mudaram, e não perde a prioridade.

                                                    Desde quando é que para se ter prioridade se é obrigado a "não parar"?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Não mudaram, e não perde a prioridade.

                                                      Desde quando é que para se ter prioridade se é obrigado a "não parar"?
                                                      Um carro parado NUNCA tem prioridade. Pelo contrário, antes de iniciar a marcha tem que se certificar que não vai causar qualquer embaraço!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                        O velho parou o carro para ver se vinha algum ele próprio me disse isso, até disse que devia lá ter um espelho, ora se diz isso é sinal que por norma era eu que deveria ter a prioridade.
                                                        É pá, bolas, onde é que isso te dá prioridade?

                                                        Estive a analisar o local, e se queres uma informação gratis, há uma hipótses de eventualmente não ser considerada prioridade á direita.

                                                        Essa hipóteses é o local exacto de onde ele saia.

                                                        O largo tem uma via de circulação demarcada por empedrado diferente do restante.

                                                        Se ele saiu de uma das zonas laterais a essa zona de circulação, ai admito que possa ser considerado saída de zona de paragem/estacionamento.

                                                        Mas o AO certamente será esclarecedor desse facto.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Spine Ver Post
                                                          Um carro parado NUNCA tem prioridade. Pelo contrário, antes de iniciar a marcha tem que se certificar que não vai causar qualquer embaraço!
                                                          Certo, mas não ao sair de uma rua na qual goza de prioridade.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Está, vem de uma via perpendicular.
                                                            E sendo que vai passar por cima de uma linha tracejada não tem de ceder passagem a quem circula na via em que vai 'entrar'?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Certo, mas não ao sair de uma rua na qual goza de prioridade.
                                                              Desde que não páre, sim, tem prioridade.

                                                              Pode chegar a um cruzamento e ter prioridade. Se parar, foi-se, não pode arrancar antes de deixar passar os outros.

                                                              Artigo 12.º
                                                              Início de marcha
                                                              1 - Os condutores não podem iniciar ou retomar a marcha sem assinalarem com a necessária antecedência a sua
                                                              intenção e sem adoptarem as precauções necessárias para evitar qualquer acidente.
                                                              2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X