Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente de viação Seguradora declinou responsabilidade.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    A minha seguradora ja recebeu a declaração da junta de freguesia e diz que é valido e que eu tenho prioridade.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
      A minha seguradora ja recebeu a declaração da junta de freguesia e diz que é valido e que eu tenho prioridade.
      A tua seguradora até pode dizer isso agora, mas se efectivamente for um espaço público, e o outro condutor provar isso...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        A tua seguradora até pode dizer isso agora, mas se efectivamente for um espaço público, e o outro condutor provar isso...
        A ver vamos...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
          Continua a dizer, aquele largo nunca pode ter prioridade sobre a EN312...
          Continuo a dizer o quê? A mostrar-te a Lei que não queres ver?

          A tal placa a dizer "Largo do Calvário" até pode lá ter sido colocada á revelia e o espaço não estar cadastrado como tal. E se isso eventualmente tiver acontecido, o que não me acredito, até podes vir a ter razão.

          Mas se o "Largo do Calvário" está devidamente cadastrado como via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.

          Não sou eu que o digo, é a Lei, e não é por tu dizeres que nunca pode ter prioridade que vai deixar de a ter...

          Comentário


            #65
            Já agora, diz-me, na ausência de sinalização, quem tem prioridade neste caso?

            Comentário


              #66
              Nesse caso que apresenta a meu ver quem tem prioridade é o traço vermelho

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Continuo a dizer o quê? A mostrar-te a Lei que não queres ver?

                A tal placa a dizer "Largo do Calvário" até pode lá ter sido colocada á revelia e o espaço não estar cadastrado como tal. E se isso eventualmente tiver acontecido, o que não me acredito, até podes vir a ter razão.

                Mas se o "Largo do Calvário" está devidamente cadastrado como via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.

                Não sou eu que o digo, é a Lei, e não é por tu dizeres que nunca pode ter prioridade que vai deixar de a ter...
                Enganei me a escrever, eu é que digo aquilo é não tu

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                  Nesse caso que apresenta a meu ver quem tem prioridade é o traço vermelho
                  Segundo a lei não tem.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                    Nesse caso que apresenta a meu ver quem tem prioridade é o traço vermelho
                    Ok, sorry.

                    Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                    Enganei me a escrever, eu é que digo aquilo é não tu
                    Não, é o azul que sai de uma via publica (praceta sem saída).

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                      Não concordo contigo, mas ok

                      Alem do mais é um local sem saída...

                      Este acidente meu custa-me a digerir muito sinceramente, tipo se fosse num cruzamento tudo bem o outro condutor tinha razão, agora no sitio em questão nunca pode ter prioridade o outro veiculo, moro nesta localidade à 35 anos antes de ter calceta o largo era um caminho pedonal de acesso às cruzes para rezarem a via sacra.

                      Então a linha descontinua no berma da N312 não significa nada? Se a outro via tivesse prioridade sob a N312, ali não poderia ter traços sequer, teria que ter traços era na faixa onde eu circulava.

                      Vais-me desculpar, mas se vives há 35 anos nesse local, então deverias endereçar a tua revolta, não a pedir declarações à junta, mas a pedir para colocarem a devida sinalização.

                      Comentário


                        #71
                        Não será uma via de coexistência?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                          Não será uma via de coexistência?
                          Não, porque não está sinalizada como tal, conforme referido na própria Lei.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                            ...

                            Não cabe na cabeça de ninguém que circula naquela via que ali tem que ceder passagem a quem sai daquele largo. É um absurdo ter que andar a pedir declarações à junta para justificar que aquilo é um parque de estacionamento, pois aquele largo apenas permite acesso as garagens de 3 moradores e acesso ao povo para ir à via sacra no mês de Maio.
                            ...
                            Tu sabes isso porque és morador/conhecedor do local e se não fosses? Para quem não conhece quem diz que aquilo é uma rua com 10 metros, 100 ou atravessa PT?
                            Sem sinalização que avise entroncamento com via sem prioridade ou o sinal stop ou cedência de passagem, que possuem um formato único para permitir serem identificados mesmo de costas, devemos presumir que é um entroncamento, para uma condução defensiva e segura.
                            Convém também saber que não há prevalência de um Estrada Nacional sobre outra via, se não houver sinalização para o efeito.

                            Grande parte dos acidentes deste país ocorre por deficiente sinalização dos locais, com vias a ter prioridade em locais completamente sem visibilidade ou com uma intensidade de trânsito que não se coaduna com a cedência de passagem, vou dar um conselho, quanto tiveres essa declaração na mão, pensa em colocar uma ação contra a JF/CML por não sinalizar o local convenientemente.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Já agora, diz-me, na ausência de sinalização, quem tem prioridade neste caso]
                              eu diria que é a seta azul. Mesmo que seja um velocípede. ;)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                Nesse caso que apresenta a meu ver quem tem prioridade é o traço vermelho
                                Sem sinalização é o azul que tem prioridade, porque apresenta-se pela direita do vermelho. Mas ao contrário do que se passou aqui, nesse caso o mais certo é estar lá um sinal de cedência de passagem no sítio de onde o azul sai (não sei, não conheço a zona), e acaba por nem sequer se colocar essa questão.
                                Editado pela última vez por ravager; 12 September 2014, 09:00.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                  Sem sinalização é o azul que tem prioridade, porque apresenta-se pela direita do vermelho. Mas ao contrário do que se passou aqui, nesse caso o mais certo é estar lá um sinal de cedência de passagem no sítio de onde o azul sai (não sei, não conheço a zona), e acaba por nem sequer se colocar essa questão.
                                  Obviamente que a questão que coloquei era no pressuposto de não haver qualquer sinalização que, por acaso, até penso ser o que se passa naquele caso.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Se é uma via pública porque está a tracejado na berma da nacional? Não conta essa sinalização horizontal?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      Se é uma via pública porque está a tracejado na berma da nacional? Não conta essa sinalização horizontal?
                                      Eu também tenho essa duvida, pois se o largo tivesse prioridade não deveria estar pintado a tracejado na berma na N312, mas sim sem marcação...

                                      Comentário


                                        #79
                                        e só por curiosidade seguias em velocidades legais?

                                        speccy

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                          Eu também tenho essa duvida, pois se o largo tivesse prioridade não deveria estar pintado a tracejado na berma na N312, mas sim sem marcação...
                                          Ainda não percebi esta questão, vai lá aqui a este pdf do IMTT e indica lá onde é que o tracejado indica perda de prioridade ou ganho de prioridade (cuja definição pode apenas ser feita com sinal vertical).

                                          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...teristicas.pdf

                                          Já agora fica uma dica, sinalização horizontal sem sinalização vertical, é nula, falando em cedências de passagem. Portanto, STOP ou o triângulo pintados apenas no chão e não tendo sinal vertical, são nulos.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                            Ainda não percebi esta questão, vai lá aqui a este pdf do IMTT e indica lá onde é que o tracejado indica perda de prioridade ou ganho de prioridade (cuja definição pode apenas ser feita com sinal vertical).

                                            http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...teristicas.pdf

                                            Já agora fica uma dica, sinalização horizontal sem sinalização vertical, é nula, falando em cedências de passagem. Portanto, STOP ou o triângulo pintados apenas no chão e não tendo sinal vertical, são nulos.
                                            Então o que é isto? M9.jpg

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                              Eu também tenho essa duvida, pois se o largo tivesse prioridade não deveria estar pintado a tracejado na berma na N312, mas sim sem marcação...
                                              Mora há bastantes anos no local e portanto sabe que essa nacional tem traços contínuos nas duas bermas e é a tracejado nos entroncamentos, não é só no acesso do largo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                Então o que é isto? [ATTACH]125097[/ATTACH]
                                                Significa isto:

                                                M9 e M9a (RST) - LBTc (JAE) - Linha de cedência de passagem e linha de cedência de passagem com simbolo triangular: consiste numa linha transversal descontínua e indica o local da eventual paragem, quando a sinalização vertical imponha ao condutor a cedência de passagem. Esta linha pode ser reforçada pela marca no pavimento do símbolo constituído por um triângulo com a base paralela à mesma.
                                                Portanto, tal como disse, essa linha não é nada pois não existem sinalização vertical, ou seja, neste caso é irrelevante ter lá uma linha tracejada ou não.

                                                PS: Atenção que não estou a querer "culpabilizar" nem nada que se pareça, apenas estou a tentar fazer ver as coisas como elas são mesmo sabendo que ali existe claramente falta de sinalização que deve ser reportado à Câmara responsável.
                                                Editado pela última vez por OFFICER; 12 September 2014, 14:03.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ok o culpado do acidente fui eu.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                    Ok o culpado do acidente fui eu.
                                                    É a vida, a lei é igual para todos, mesmo que esteja mal feita temos que a aceitar, senão a sociedade não funcionaria.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                      Ok o culpado do acidente fui eu.
                                                      Ainda tens a hipótese que colocaste ao inicio do tópico. Com o tal documento, fazer frente à seguradora e com esse mesmo documento poderes provar que aquilo é um caminho privado ou acesso a estacionamento. A partir dai, tens a razão do teu lado. Até lá, sendo considerado como caminho público, és culpado apesar de custar, é mesmo assim.

                                                      Consigo ver o teu lado, pois vinhas a sair de uma curva e provavelmente não tiveste tempo de travar. Já agora, onde foi o local de embate na outra viatura?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                        Se for uma via pública e se apresentar pela direita sem sinalização adicional, tem. É estranho, mas é verdade.
                                                        É considerado caminho de acesso agricola ou florestal, não tem prioridade. Se tivessem prioridade estavas bem tramado ao andar no meio da serra, tinhas que abrandar a cada caminho ou corta-fogo!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Ok, sorry.



                                                          Não, é o azul que sai de uma via publica (praceta sem saída).
                                                          Ruas sem saída nunca têm prioridade (escrevi isto muito peremptoriamente mas não sei se para isto acontecer tem que estar lá o sinal de via sem saída). Penso que não porque o que o código diz isto:

                                                          Artigo 31.º


                                                          Cedência de passagem em certas vias ou troços
                                                          1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                                                          a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de
                                                          combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                                          b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos,
                                                          pelos respetivos ramais de acesso;
                                                          c) Que entre numa rotunda.
                                                          2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de
                                                          uma passagem de nível.
                                                          3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600,
                                                          salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
                                                          4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.
                                                          Editado pela última vez por PDCouto; 12 September 2014, 15:01.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            O problema aqui não são as regras da estrada, mas sim a sinalização deficiente. Á saída do largo deveria ter no mínimo um sinal de cedência de passagem.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Já agora, diz-me, na ausência de sinalização, quem tem prioridade neste caso?

                                                              Perto do sítio onde moro há uma situação idêntica a esta... mesmo quando me encontro na situação do veículo azul, cedo prioridade.


                                                              Porquê? porque se não ceder é quase certo apanhar com um Zé Maria em cima.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X