Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Roadtrip: Marrocos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saímos como disse acima, e Essaouira a maio da tarde com destino a El Jadida, cidade que pertenceu a Portugal.
    Começava a anoitecer, e El Jadida ainda estava longe, e eis que surge uma cidade grande: Safi.
    Esta é uma cidade muito industrializada, com grandes fábricas de sardinha enlatada e de processamento de minério. Tem também um grande porto comercial, e um outro porto ainda muito maior em construção. Uma grande obra de uma envergadura que há muitos anos não se vê em Portugal.
    a Sul da cidade, mas não tirei quase nenhumas fotografias, porque anoitecia e evitámos a todo o custo conduzir à noite em Marrocos. Procurávamos pela Internet e a oferta de alojamento era quase nula mesmo sendo uma cidade grande e com tanta industria.Ainda conduzi um pouco pelo centro, mas ao contrário de todos os outros lugares onde tínhamos estado aqui não havia mesmo quase nada onde dormir. Lá nos dirigimos a um hotel de 3 estrelas que vimos na net por cerca de 50€, onde tivemos uma agradável estadia.
    Ainda antes de chegar ao hotel, vimos uma fortaleza ainda grande que não enganava. Percebi imediatamente que era/tinha sido Portuguesa o que vim a confirmar no hotel com uma pesquisa, e não deixámos a cidade de manhã sem a visitar. No meio da nada, na costa Marroquina, chegamos a uma cidade com 300 000 pessoas e deparamo-nos com uma fortaleza Portuguesa. Realmente nós já fomos muito "grandes". E por todo o lado onde pesquisámos na preparação da viagem e do percurso, nunca vi nada a referir-se a esta cidade, nem à fortaleza ao contrário de outras.

    [IMG][/IMG]

    E aí estão os nossos símbolos: Brasão de armas, a esfera armilar, e outro que não consigo identificar.[/IMG]

    [IMG][/IMG]

    O porto lá ao longe[/IMG]



    Viajando pela costa!
    [/IMG]

    Lá tivemos que descer para ir dar um mergulho. O problema foi subir, mas lá me safei.
    [IMG][/IMG]

    Mais um símbolo Português, mas este em El Jadida, onde já era esperado
    [IMG][/IMG]

    [IMG][/IMG]

    [IMG][/IMG]

    Em El Jadida, além de andarmos pela fortaleza, cidade antiga e muralhas, fomos visitar a Cisterna. Este é um grande depósito de água construído por Portugal, que servia para no caso de um cerco à cidade garantir as reservas de água potável.

    [IMG][/IMG]

    Comentário


      Continuando por El Jadida. A Medina desta cidade é pequena mas muito interessante. Andar pelas muralhas junto ao mar, também é muito agradável.

      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG] [/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]
      [IMG][/IMG]

      Comentário


        Continuo sem conseguir ver no Tapatalk mas no PC costuma ser tranquilo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
          Continuo sem conseguir ver no Tapatalk mas no PC costuma ser tranquilo.
          Estou no tapatalk e consigo ver as imagens.

          Comentário


            Eu não uso tapatalk, mas vejo em todo o lado!

            Comentário


              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]


              Saímos de EL Jadida ao final da tarde. Ainda não foi aqui que pernoitámos, a proximidade de Casablanca, fez-nos seguir para lá. Um dos poucos locais que queríamos visitar na cidade, podia ser feito ao anoitecer ou até à noite e fica na entrada Sul da cidade. Esse local era o shoping Afrika qualquer coisa, que é o maior de África, e anuncia uma fonte "à moda" de Las Vegas, coisa que nunca vi ao vivo, pois pelo menos nesse dia não funcionou.
              Quanto ao resto, não tínhamos grandes planos para Casablanca, apenas a imponente mesquita Hassan II, uma visita ao zoo e parque de diversões pelo preço ser baixo e um mergulho na praia.

              A chegar a Casablanca, vi um carrossel, que tenho quase a certeza que andei quando tinha uns 7/8 anos com o meu pai. Era novidade nas festas lá da terra, e depois vi muitos semelhantes mas nunca com o mesmo nome. Ainda parei para a foto e perguntei a um gajo que tava lá se tinha sido vendido pelos Portugueses, o que ele confirmou, mas os Marroquinos dizem que sim a tudo, por isso...
              [IMG][/IMG]

              O Shoping tem ainda um aquário no interior, com elevador/túnel no meio, que custava um euro e pouco para lá andar, mas mesmo assim, não andámos o que mais tarde me arrependi.
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]

              Lá fomos para uma esplanada com vista para a fonte jantar, e esperar religiosamente que a fonte arrancasse. Quando nos cansámos, fui perguntar a um segurança que lá me disse que aquilo não trabalhava naquele dia.
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]

              Comentário


                não sou de história nem historiador, mas aqueles símbolos de saif (ou cimitarra em português) não os sei todos. estou como tu, infelizmente. tens este vídeo para veres, já que "recordar é viver".




                el jadida é a antiga e conhecida mazagão dos portugueses. tens também outro vídeo à direita do primeiro.

                Comentário


                  Obrigado pela partilha. O primeiro já tinha visto logo no hotel na noite em que cheguei a Safi. O segundo vi agora.

                  Comentário


                    No dia seguinte fomos visitar a mesquita Hassan II!
                    Uma imponente mesquita aberta ao publico com visitas guiadas de hora em hora fora to tempo das orações diárias dos Marroquinos. A visita custa +/- 10€, foi o que nos levou a Casablanda e vale cada cêntimo. Os visitantes são dividos em grupos por nacionalidades, e cada grupo é acompanhado por um guia, que faz uma visita detalhada e muito completa. Lá nos calhou o grupo dos espanhóis!
                    A minha esposa quase não entrava por ter os ombros à mostra, mas como já tinhamos comprado os ingressos a guia lá lhe facultou um xaile.
                    Pela descrição da guia ficámos a saber detalhes sobre a construção da mesquita que foi projectada por um arquitecto Francês, tal como tudo o que é "bien fate" em Marrocos. Ehehe.
                    Levou materiais caríssimos como mármores e granitos das regiões de onde são extraídos os mais caros de Itália, França e Grécia, teve os melhores artesãos de Marrocos a trabalhar nas madeiras, tapeçaria persa, marroquina de reputadas casas do ramo, algum ouro, teve os melhores do mundo a trabalhar em estuque veneziano, é descapotável tal como a arena de Amesterdão ou o campo pequeno, tem resistências para aquecer os pilares de mármore rosa que são muito altos e de um grande diâmetro, entre outras curiosidades, como materiais das portas, o seu peso, a razão e lógica de cada uma e factos que levam a entender a grandiosidade da obra que leva 100 000 fiéis no seu interior.
                    Esta é a mesquita moderna que os Marroquinos fizeram nos anos 90 em que quiseram obviamente mostrar o melhor que tinham e podiam comprar e construir. Tem também um dos maiores minarete do mundo e custou mais de 500 milhões de euros a construir

                    Ficam as fotos:

                    [IMG][/IMG]

                    [IMG][/IMG]
                    [IMG][/IMG]
                    [IMG][/IMG]
                    [IMG][/IMG]
                    [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]
                    [IMG][/IMG]

                    Comentário


                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                      Depois da visita à mesquita, fomos almoçar e divertir-nos um pouco num parque de diversões da cidade.
                      O parque é pequeno mas agradável com um pequeno zoo no complexo. A entrada é à volta de 10€.

                      [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                      Belos tigres!!

                      Comentário


                        [IMG][/IMG]
                        [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                        Depois da visita à mesquita, fomos almoçar e divertir-nos um pouco num parque de diversões da cidade.
                        O parque é pequeno mas agradável com um pequeno zoo no complexo. A entrada é à volta de 10€.

                        [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                        Belos tigres!!
                        Oiçam também o som no vídeo. Não são os animais, mas sim um ridículo som ambiente que sai dos altifalantes. Além de ser irritante para os visitantes, imagino para os animais. Enfim, Marroquinos...

                        Comentário


                          Videos a conduzir por Casablanca sem nada de critico nem muito trânsito.

                          Comentário


                            Fantastico relato.
                            Também andei por marrocos no final de Setembro mas fui de mota. Temperaturas muito mais favoráveis.
                            Adorei o país, vou voltar certamente

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sadner Ver Post
                              Fantastico relato.
                              Também andei por marrocos no final de Setembro mas fui de mota. Temperaturas muito mais favoráveis.
                              Adorei o país, vou voltar certamente
                              De mota? Isso é que deve ter sido uma "trip"!!
                              Não fizeste relato pois não?
                              Tal como tu amei a viagem e espero voltar. Outro mundo aqui tão perto...

                              Comentário


                                Guarda bem estas fotos e o texto!

                                Não sou de alarmismos, mas com o fim da Autohoje e a falência da MPL, acho que há uma grande probabilidade de isto fechar a qualquer momento.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                  De mota? Isso é que deve ter sido uma "trip"!!
                                  Não fizeste relato pois não?
                                  Tal como tu amei a viagem e espero voltar. Outro mundo aqui tão perto...
                                  Faz-se muito bem, e é um destino de eleição para quem gosta de andar de mota. Boas estrada (embora eu prefira as sem alcatrão) e gasolina acessivel.
                                  Não, nada.
                                  Fiz 9 dias de viagem e ficou muita coisa por ver. Fui até as dunas do erg chebbi passando por tanger, marrakech, gargantas dades e todra, merzouga, midelt e chefchaouen. Soube a pouco

                                  Comentário


                                    https://www.lidl-flyer.com/pt-PT/?_g.../flyer/page/18

                                    Originalmente Colocado por sadner Ver Post
                                    Faz-se muito bem, e é um destino de eleição para quem gosta de andar de mota. Boas estrada (embora eu prefira as sem alcatrão) e gasolina acessivel.
                                    Não, nada.
                                    Fiz 9 dias de viagem e ficou muita coisa por ver. Fui até as dunas do erg chebbi passando por tanger, marrakech, gargantas dades e todra, merzouga, midelt e chefchaouen. Soube a pouco
                                    Sim, o preço dos combustíveis é um espectacular. E as estradas também,com a excepção da estrada entre as gargantas e Marrakesh, mas está a ser alvo de melhoramentos.
                                    Eu fiz 15 dias e chegou para me cansar, mas depois de chegar a casa também achei que soube a pouco e tenho de voltar, mas isso já sabia de antemão.

                                    Comentário


                                      Não liguem ao link do Lidl!

                                      Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                      Guarda bem estas fotos e o texto!

                                      Não sou de alarmismos, mas com o fim da Autohoje e a falência da MPL, acho que há uma grande probabilidade de isto fechar a qualquer momento.
                                      Eu sei disso, e revolta-me andar aqui a criar um tópico destes num fórum tão antigo e o maior de Portugal, não sabendo o dia de amanhã. Este tópico e muitos outros contêm informação que não se encontra em mais lado nenhum e se forem à vida, é uma perda gigantesca.
                                      As fotos estão bem guardadas

                                      Comentário


                                        Mais um video.
                                        Desculpem vir a conta gotas!

                                        Comentário


                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                            Sim, o preço dos combustíveis é um espectacular. E as estradas também,com a excepção da estrada entre as gargantas e Marrakesh, mas está a ser alvo de melhoramentos.
                                            Eu fiz 15 dias e chegou para me cansar, mas depois de chegar a casa também achei que soube a pouco e tenho de voltar, mas isso já sabia de antemão.
                                            Essa estrada vai ficar um luxo! Também passei por la.
                                            Para mim esta foi a melhor estrada que lá fiz, vistas incriveis. (https://www.youtube.com/watch?v=MbAQ3DntTeE, video não é meu...).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por sadner Ver Post
                                              Essa estrada vai ficar um luxo! Também passei por la.
                                              Para mim esta foi a melhor estrada que lá fiz, vistas incriveis. (https://www.youtube.com/watch?v=MbAQ3DntTeE, video não é meu...).
                                              Espectacular. Eu tinha o objectivo de a fazer mas não cheguei a Agoudal. Nesta fase da viagem a ventoinha do meu radiador não rodava por mau contacto, e como era sempre a subir estava sempre a ter de parar por causa dos aquecimentos, até que resolvi voltar para trás e descer tudo de volta.
                                              Seria possível ter feito esta estrada com o meu Peugoeot 406?

                                              Comentário


                                                Últimas fotos do parque Sindibad:

                                                [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                                                Comentário


                                                  Depois da visita ao parque Sindibad, deu-nos um "vipe" e resolvemos saltar Rabat, e terminar a nossa viagem. Já estávamos um pouco cansados e como Rabat não nos atraia muito, e por volta das 17h resolvemos meter-nos à estrada e fazer a viagem de 300 e tal quilómetros entre Casablanca e Ceuta que é quase sempre por AE.
                                                  Parámos num Ikea para comer algo, o que nos atrasou bem porque resolvemos visitar a loja para ver se havia grandes diferenças, e além de uns tapetes a mais, o resto era tudo igual às nossas.
                                                  Com paragens nas 1000 portagens da A1 Marroquina com toda a confusão que relatei mais acima à mistura, lá chegámos à fronteira de Ceuta onde pernoitámos num IBIS que foi provavelmente a pior dormida em Marrocos. O hotel é ao estilo Ibis e tem uma piscina com uma vista magnifica, mas o quarto tinha a carpete negra, e pelas criticas, a este respeito são todos iguais. O staff tentou cobrar-me taxas e taxinhas de turismo e do parque, quando eu reservei pela net com parque incluído e preço final. Era o meu ultimo dia em Marrocos e já tão cansado deste "jeitinho" Marroquino não cedi, e após uma discussão bem acesa com o funcionário que gritava que eu tinha de pagar as taxa para pernoitar, este só cedeu quando me identifiquei como Accor silver member e pedi o nome de todos quantos estavam na recepção para os reportar. A oferta de alojamento nesta área, é escassa, e cara. Em Ceuta então é mesmo para esquecer.
                                                  Ainda a caminho ao passar por Tanger já de noite, vimos vários migrantes nas rotundas e pontos de abrandamento a correr e a saltar para camiões. Mesmo à nossa frente 3 correram para o atrelado de bagagem de um autocarro de passageiros. Um caiu na estrada a mais de 20 km/h mas os outros dois conseguiram mesmo subir e entrar no atrelado que era aberto em cima. Penso que só aconteça à noite, ou pelo menos será muito mais intenso.
                                                  Acordámos cedo, fomos para o caos da fronteira, e que sensação boa é voltar a entrar na Europa, ainda que continuássemos no continente Africano. Um breve passeio a pé por Ceuta, e fomos para as piscinas de água salgada que são excelentes e custam menos de 5€ a entrada, até apanharmos o ferry das 15h.
                                                  Depois ainda fomos dar um salto por Gibraltar, onde eu já tinha estado quando trabalhava nos cruzeiros, mas foi pura perda de tempo. Já era tarde e o rochedo já não podia ser visitado. Daqui ao vou postar fotos porque nem tirámos nada de jeito.


                                                  Passageiros na AE
                                                  [IMG][/IMG]

                                                  Já em Ceuta
                                                  [IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG][IMG][/IMG]

                                                  Comentário


                                                    E assim termina o meu relato. Caso alguém tenha perguntas, sinta-se à vontade para perguntar. Se for daqui por uns tempos, de preferência por mensagem privada, para ter a certeza que veja.
                                                    Obrigado por me aturarem!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                                      Espectacular. Eu tinha o objectivo de a fazer mas não cheguei a Agoudal. Nesta fase da viagem a ventoinha do meu radiador não rodava por mau contacto, e como era sempre a subir estava sempre a ter de parar por causa dos aquecimentos, até que resolvi voltar para trás e descer tudo de volta.
                                                      Seria possível ter feito esta estrada com o meu Peugoeot 406?
                                                      Se não tiveres muito amor ao carro mas se tiveres alguma confiança no mesmo, em termos mecânicos, penso que se faz relativamente bem. Só não sei é como é que te resolves caso encontres outro carro em sentido contrario em alguns sítios. Haja espírito de aventura
                                                      Nesses 50km só encontrei um camião. O resto foram motas

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por sadner Ver Post
                                                        Se não tiveres muito amor ao carro mas se tiveres alguma confiança no mesmo, em termos mecânicos, penso que se faz relativamente bem. Só não sei é como é que te resolves caso encontres outro carro em sentido contrario em alguns sítios. Haja espírito de aventura
                                                        Nesses 50km só encontrei um camião. O resto foram motas
                                                        Amor ainda tenho algum. Uma coisa é poder circular muito devagar mas sem causar muitos danos, outra coisa é ir a raspar e bater com para-choques e com tudo no chão a escavacar tudo. Isso para mim já não dá

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X