Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Roadtrip: Marrocos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Sim, fui para um resort em Saidia, e fui de avião até Oujda e não de carro.
    Tu de avião para um destino tão perto? Não estava à espera...
    Muita gente tem ido para Saidia, e muitos gostam.Há boas ofertas com voos incluídos. Não tenho termo de comparação, nem quero de todo comparar, mas a costa Oeste, também não é nada má.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
      Tu de avião para um destino tão perto? Não estava à espera...
      Muita gente tem ido para Saidia, e muitos gostam.Há boas ofertas com voos incluídos. Não tenho termo de comparação, nem quero de todo comparar, mas a costa Oeste, também não é nada má.
      Foi mesmo para não fazer ''nestum''.

      Boleia até ao aeroporto, avião até ao destino, e depois comer, dormir e banhar.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        Foi mesmo para não fazer ''nestum''.

        Boleia até ao aeroporto, avião até ao destino, e depois comer, dormir e banhar.
        Também merecemos férias "assim"!

        Comentário


          #94
          Continuando com as fotos...

          [IMG][/IMG]


          [IMG][/IMG]

          O interior de uma mesquita. Tal como a grande maioria em Marrocos, não pudemos entrar, contudo podem ser tiradas fotos do exterior!

          [IMG][/IMG]

          [IMG][/IMG]

          [IMG][/IMG]

          [IMG][/IMG]



          Muçulmanos no ritual de banhos!
          [IMG][/IMG]


          Interior da farmácia Bérbere, com o nosso guia à esquerda, com cara de infeliz por não comprarmos nada.
          [IMG][/IMG]


          Vista do terraço do "restaurante" onde jantámos!
          [IMG][/IMG]
          Editado pela última vez por Speaker; 25 August 2017, 22:15.

          Comentário


            #95
            Vista nocturna do terraço do jantar.

            [IMG][/IMG]


            Já no dia seguinte a subir em direcção ao topo da cidade antiga de Fez.
            Por toda a colina apareciam cemitério separados por pouca distância uns dos outros.
            [IMG][/IMG]

            [IMG][/IMG]

            [IMG][/IMG]


            Os tais túmulos no topo. Sim eu sei, a foto não vale nada, mas não fui lá pelos túmulos, mas sim ter a vista panorâmica da cidade.
            [IMG][/IMG]

            [IMG][/IMG]

            [IMG][/IMG]

            Comentário


              #96
              Deixá-mos Fez já pelas 11h o que foi tarde para a viagem que tínhamos pela frente em direcção ao deserto.
              Um dia hei-de fazer este mesmo percurso com muito mais calma, mas ainda assim fizemos paragens bem longas em alguns locais de paragem obrigatória.

              A primeira paragem foi em Ifrane, que é conhecida como a Suiça Marroquina. Ao aproximar da cidade, esquecemos que estamos em Marrocos. Aqui é tudo mais limpo ao estilo de cidades Europeias, com jardins e parques ao ar livre bem organizados, o ordenamento do território tal como o melhor que se faz na Europa, e casas ao estilo Suíço.
              Tem zonas desportivas de utilização gratuita, um estádio aberto ao público, e pela primeira vez vi até Marroquinas sem o Hijab e até de leggins a correr.
              Foi uma cidade construída pelos Franceses
              [IMG][/IMG]

              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]


              Depois de atravessar a cidade e uma breve paragem num jardim, seguimos viagem, para pouco tempo depois voltar a parar num local de paragem planeado no nosso itinerário: a floresta dos cedros!


              Na beira da estrada, há um miradouro fantástico em que mais uma vez a foto desfavorece muito a paisagem. Aí como seria de esperar, há uma série de gente a vender algo, neste caso fósseis e minerais mas a preços muito bons!

              [IMG][/IMG]

              [IMG][/IMG]


              A floresta dos Cedros, foi onde ocorreu a maior paragem, pois com o que tínhamos comprado no carrefour de Fez fizemos um pic-nic, junto ao Cedro de Gouraud.
              Neste local fica o maior cedro da floresta - Gouraud - é muito alto mas fiquei mais impressionado com outros no caminho, pois este está seco e morto. Ao fim de mais de 800 anos morreu em 2003
              Aqui há vários locais a oferecer comida, mas já tínhamos a nossa. Não são restaurantes, são barraquinhas. Essencialmente tinham tagines de muito bom aspecto, mas não morremos de amores pela comida Marroquina e por isso, tal como muitas vezes comemos "something else". Um frango assado com arroz e massa fria neste caso.
              Enquanto comíamos, andavam macacos Bérberes à nossa volta, sem qualquer agressividade nem pedir comida. Existem também rapazes com belos cavalos Árabes a oferecer passeios e a vender figos e amendoins, mas nós já levámos os nossos, para atrair os macacos para a foto da praxe.

              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]
              [IMG][/IMG]

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                (...)
                Muçulmanos no ritual de banhos!
                [/IMG]

                (...)
                Quando estive em CasaBlanca, vi (mais que uma vez) uns gajos a mijar para essa «coisa» onde eles lavam os pés!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                  Quando estive em CasaBlanca, vi (mais que uma vez) uns gajos a mijar para essa «coisa» onde eles lavam os pés!
                  A sério?? Há mais "coisas" destas onde lavam o corpo todo nas mesquitas. Será que também lá mijam?

                  Comentário


                    #99
                    Um pequeno video com os habitantes da floresta!

                    Comentário


                      Umas fotos da macacada. As duas últimas já são na estrada bem longe do grande cedro de Gouraud. São muitos os pontos de concentração de macacos nesta estrada.

                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]


                      Não, não fui eu que lhe dei a garrafa de água, mas achei engraçado fotografar, pela habilidade com que ele a abriu e bebeu![/IMG]
                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]
                      [IMG][/IMG]

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                        A sério?? Há mais "coisas" destas onde lavam o corpo todo nas mesquitas. Será que também lá mijam?
                        Ah, isso não vi, só vi nas casas de banho que estão equipadas com esses "lava pés" que eles usam depois da reza...

                        Comentário


                          Continuando...

                          Um motorista de uma carga bem pesada a aproveitar a sombra dos grandes cedros:
                          [IMG][/IMG]


                          Acaba a floresta e a paisagem muda!
                          [IMG][/IMG]

                          Transportes mistos!
                          [IMG][/IMG]

                          [IMG][/IMG]


                          Passei uma área com muitos belos cães selvagens. Numa paragem para necessidades, este engraçou comigo ou com a minha comida. Um cão bestial, mas nunca se deixou tocar.
                          [IMG][/IMG]

                          Venham de lá essas rectas! Sempre a comer quilómetros.
                          [IMG][/IMG]

                          [IMG][/IMG]

                          Comentário


                            E quando o GPS diz-nos que faltam tantos kms para voltar a interagir... Aconteceu algumas vezes ao longo da viagem!
                            [IMG][/IMG]

                            Mais uma valente carga pelas montanhas do Atlas - Marrocos. Neste local era uma subida muito inclinada, embora não pareça nas fotos, em que estes camiões não davam mais de 20/25 km/h. Que guerreiros estes motoristas, que conduzem centenas de quilómetros por estas montanhas!

                            [IMG][/IMG]

                            [IMG][/IMG]

                            [IMG][/IMG]


                            Enquanto estava parado a ver a paisagem, comer e os camiões a passar, descubro que tenho este esqueleto ao lado do carro! As queixadas vieram para Portugal para decoração, hehehe
                            [IMG][/IMG]

                            [IMG][/IMG]


                            Uma espécie de campo de futebol mesmo no meio do nada! Por esta área só vi nómadas, nem aldeias vi!
                            [IMG][/IMG]

                            [IMG][/IMG]
                            [IMG][/IMG]

                            Comentário


                              Continuando pelo Atlas!

                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]


                              A começar a chegar a áreas mais populosas!
                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]


                              Mais uma paragem para contemplar a paisagem! Pode ser visto um Oásis ao fundo.

                              [IMG][/IMG]


                              E ao prestar atenção para as pedras imediatamente abaixo de nós, eis que vimos uma suricata, ou esquilo, não sei bem. Sei que na foto parece muito mais pequeno do que realmente é, e corria e pulava com grande velocidade.
                              [IMG][/IMG]

                              [IMG][/IMG]

                              Comentário


                                Já perto de Errachidia. Errachidia é a maior cidade na área. Daqui para o deserto distam cerca de 100 quilómetros. Aqui há muitas oficinas para os jipes que se vão aventurar no deserto. A população tem muitos negros, tal como outras cidades que circundam o deserto nesta região.
                                Vi ainda uma forte presença militar em alguns pontos. Jipes hummers e outros tais, com grandes antenas ou radares, talvez a monitorizar os Argelinos, não sei.
                                Não tirei fotos disso, nem da cidade, que está em obras e tem estradas muito más!


                                Uma barragem que deve ser importantíssima para a região.
                                [IMG][/IMG]

                                [IMG][/IMG]

                                [IMG][/IMG]

                                [IMG][/IMG]


                                Mais um grande Oásis, já depois de passar Errachidia!
                                [IMG][/IMG]

                                [IMG][/IMG]

                                [IMG][/IMG]
                                [IMG][/IMG]

                                Grande obra!!
                                [IMG][/IMG]
                                [IMG][/IMG]

                                Comentário


                                  A chegar a Arfou! Tudo no mesmo dia, e cada vez mais perto do deserto!

                                  [IMG][/IMG]

                                  A chegada ao deserto tem pouco que contar. Chegámos já de noite e houve pouco que ver. Alguns períodos com alguma areia na estrada, e tal, mas só no dia seguinte depois de pernoitar que percebemos bem onde estávamos!

                                  Escolhemos o alojamento Camels House para pernoitar, e ter a experiência de uma noite em tenda berbere nas dunas! Fomos bem acolhidos, mas ainda assim não recomendo o alojamento e mais adiante explicarei as razões.
                                  Reservámos pelo telefone durante o caminho e à nossa chegada já estava preparado um belo jantar. A melhor comida que tínhamos comido no país até então!

                                  A primeira noite custou perto de 20€ por pessoa para quarto duplo com AC, com jantar e pequeno almoço. A construção deles é muito interessante, e aqui ficam duas fotos do quarto.
                                  [IMG][/IMG]
                                  [IMG][/IMG]


                                  Já no dia seguinte depois de acordar subimos ao terraço e aí que vimos que estávamos no Sahara. De noite nem nos apercebemos com a qualidade da estrada!
                                  [IMG][/IMG]
                                  [IMG][/IMG]

                                  [IMG][/IMG]

                                  O restaurante do alojamento!
                                  [IMG][/IMG]

                                  Comentário


                                    Passar uma noite nas portas do deserto para só no dia seguinte dormir nas dunas, foi um erro de percurso. Não vale a pena.
                                    Por ali pouco há que fazer, acordámos de manhã e deixámos o quarto e andámos o dia todo às voltas de carro, ainda voltámos a Arfoud, mas pouco há que ver por lá. Se não tivesse sido no Verão talvez fosse interessante alugar uma moto4 e ir curtir as dunas, mas com o calor hostil que estava, é impossível.
                                    O ideal seria ter pernoitado algures no meio da magnifica longa viagem que tínhamos feito para atravessar o Atlas e chegar ao deserto, e depois avançar de modo a chegar a meio da tarde e ir direitinho ao nosso tour de camelo. Assim teríamos aproveitado mais da travessia do Atlas.
                                    Ao final da tarde, por volta das 17h tal como o nosso anfitrião do alojamento indicou, voltámos ao alojamento para seguir no nosso tour de camelo pelas dunas e passar a noite em tende berbere. Mas quando chegámos deu-nos um chá e disse que estava muito calor, e fez-nos estar literalmente a pastar e a fazer tempo saindo só quase às 20h!

                                    Deveriam ser 11h da manhã e saímos com o carro, algo excitados por estarmos no deserto e ao ver um caminho de terra dura em direcção a uma antena de telecomunicações resolvemos aventurarmos e o Peugeot teve de subir até onde pode. O AC funcionava bem acima dos 30km/h.
                                    Nos abrigos que podem ser vistos nas fotos vivem nómadas. Após algum tempo de chegarmos um homem saiu de um, onde pude vr que também estava uma ovelha abrigada. Não falava Francês e disse também não falar Árabe, demos-lhe umas roupas velhas que já tínhamos levado para o efeito e ele voltou imediatamente a refugiar-se. O ambiente estava impossível, pouca areia no ar, mas o vento forte queimava a cara como nunca antes tinha sentido. Parecia que estava prestes a queimar-me numa fogueira, as temperaturas indicavam 46 graus neste momento.

                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    [IMG][/IMG]
                                    Editado pela última vez por Speaker; 09 September 2017, 11:12.

                                    Comentário


                                      Como a oferta não era muita, resolvemos comprar pão e outros tais e fazer um pic-nic no deserto com os enlatados que tínhamos no carro. Parámos numa das escassas sombras que encontrámos e via-se areia no ar, mas parecia estar muito longe.
                                      Só que aquilo era tudo planície e quando o vento veio, foi de uma vez, só tivemos tempo de segurar as coisas mais importantes, o lixo e lá fiquei eu sem um chapéu de palha que me era muito útil e um chinelo voaram para demasiado longe.

                                      [IMG][/IMG]

                                      [IMG][/IMG]

                                      [IMG][/IMG]
                                      [IMG][/IMG]

                                      Após o dia sem muito que fazer e a longa espera no alojamento, lá partimos para a nossa experiência de dormir nas dunas do deserto!
                                      [IMG][/IMG]

                                      [IMG][/IMG]
                                      [IMG][/IMG]
                                      [IMG][/IMG]

                                      [IMG][/IMG]

                                      [IMG][/IMG]

                                      Comentário


                                        Belas paisagens do deserto.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                          Belas paisagens do deserto.
                                          Obrigado pelo feedback. Depois de toda a participação inicial, às vezes penso que estou sozinho no tópico!

                                          Comentário


                                            O nosso acampamento no deserto foi uma boa experiência, mas esperávamos e foi-nos prometido mais pelo hotel e deixou muito a desejar.
                                            Primeiro começou ainda no alojamento. O responsável em boa hora nos alertou para levar-mos água. Lá tive de comprar 4 garrafas no hotel para garantir que era suficiente, quando sempre pensei que a água nos fosse disponibilizada e estivesse incluída no pacote que comprámos.
                                            Chegados ao acampamento, fomos para uma duna assistir ao pôr-do-sol. Depois voltámos para o acampamento e os nossos guias já estavam sem a típica roupa berbere. Serviram-nos um jantar pobre com apenas uma peça de galinha para cada um, quando supostamente a melhor refeição seria no deserto, estenderam-nos umas mantas e almofadas fora do acampamento, para irmos ver o céu estrelado, que é magnifico no deserto, mas não tão bom como outros que eu estou acostumado a ver além mar, mais um colchão no próprio acampamento mas fora das tendas caso preferíssemos, ao invés da tenda destinada a nós, e foram imediatamente dormir.
                                            E quanto à "festa" berbere com musica e dança à volta da fogueira? Nada!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                              Obrigado pelo feedback. Depois de toda a participação inicial, às vezes penso que estou sozinho no tópico!
                                              Não perco um post.. Mas acho que nunca tinha dito nada...

                                              Uma aventura e tanto

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                Não perco um post.. Mas acho que nunca tinha dito nada...

                                                Uma aventura e tanto
                                                Sim, pode ser considerado uma aventura. Talvez haja mais pessoal a seguir como tu segues!
                                                Estou a demorar a colocar as fotos porque ando a vê-las e editar algumas delas, e são tantas que não consigo fazer tudo de uma vez, por isso de vez em quando lá vão algumas, mas já faltou mais!!

                                                Comentário


                                                  [IMG][/IMG]


                                                  A nossa tenda dentro do acampamento. Desculpem as fotos.
                                                  [IMG][/IMG]
                                                  [IMG][/IMG]


                                                  Acabámos por dormir quase toda a noite fora da tenda! Quase porque aí a duas horas do amanhecer sentimos frio que nos levou a ir para dentro. Depois o alarme tocou perto do Sol nascer, com a intenção de assistir e valeu a pena!
                                                  [IMG][/IMG]
                                                  [IMG][/IMG]
                                                  [IMG][/IMG]
                                                  [IMG][/IMG]
                                                  [IMG][/IMG]

                                                  Terminámos a viagem de regresso de camelo, fomos ao alojamento tomar banho e pequeno almoço e despedimos lo lugar para uma viagem de 300km / 4h a caminho das gargantas, que são vales formados por cursos de água doce.
                                                  Na despedida, o proprietário do alojamento pressionou-nos a escrever-lhe de imediato um comentário da experiência no tripadvisor na sua presença, o que não era nada conveniente visto a viagem que tínhamos pela frente. nas gargantas tínhamos muito que ver e por onde andar. Depois de escrever o comentário fui contactado várias vezes pelo Marroquino para editar o comentário e atribuir-lhe 5 estrelas!! Agora percebo porque o seu espaço tinha comentários tão bons que não consegui identificar na experiência.
                                                  Para quem for ao local, existem muitos locais onde ficar, e bastantes deles com piscina em cenários muito bons mesmo à entrada das dunas, o que não foi o caso. Quanto à noite no deserto, não posso dizer nada, porque talvez outros tenham o mesmo procedimento que o que me calhou!

                                                  [IMG][/IMG]

                                                  As ruínas de uma cidade ao fundo!
                                                  [IMG][/IMG]

                                                  Comentário


                                                    Grande aventura, grandes fotos.

                                                    Comentário


                                                      Muito bom tópico!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                                        Sim, pode ser considerado uma aventura. Talvez haja mais pessoal a seguir como tu segues!
                                                        Estou a demorar a colocar as fotos porque ando a vê-las e editar algumas delas, e são tantas que não consigo fazer tudo de uma vez, por isso de vez em quando lá vão algumas, mas já faltou mais!!
                                                        De certeza que sim. É nestas situações que faz falta o botão de like.

                                                        Comentário


                                                          Uma perguntinha: onde abastecias o carro?

                                                          Comentário


                                                            Desde já obrigado pela partilha desta experiência, e feliz ou infelizmente deixaste-me a pensar numa coisa muito batida:

                                                            - Temos vontade mas não temos meios;
                                                            - Temos vontade e meios mas não temos tempo...

                                                            Comentário


                                                              Obrigado a todos. Assim já sei que estou a ser acompanhado e vale a pena o meu esforço de estar a escolher fotos para o fórum!
                                                              Quanto a abastecimentos sempre em bombas de gasolina, mesmo no deserto. Há sempre bombas com frequência, e basta seguira a regra de não deixar chegar a 1/4 de depósito - para mim que tenho um tanque de 70L - e não há problema. O preço foi sempre na casa dos 0.80€ por litro de gasóleo!
                                                              E não é necessário tanto tempo assim. Espero lá voltar por 5/6 dias para percorrer áreas que já percorri mas aprofundar mais, isso ou ir a outros lugares que não fui, como o litoral de Casablanca para Norte, consoante a estação do ano!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X