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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostE fazer queixa, não? É que eu já fiz uma vez um telefonema devido à conduta perigosa de um condutor da GNR. Não sei se deu em alguma coisa, mas ao menos fiz a minha parte. E se todos formos fazendo isso, mais dia menos dia, há-de trazer frutos!
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostE fazer queixa, não? É que eu já fiz uma vez um telefonema devido à conduta perigosa de um condutor da GNR. Não sei se deu em alguma coisa, mas ao menos fiz a minha parte. E se todos formos fazendo isso, mais dia menos dia, há-de trazer frutos!
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Originalmente Colocado por AMR Ver PostMas até chegarem as multas a casa, já o fulano se espetou contra uma carrinha cheia de crianças, matou toda a gente e ele incluido, e.... pois.
Quando eu vejo a malta a "piar fininho", é quando se cruzam com um carro da autoridade devidamente identificado.
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Originalmente Colocado por BigMac Ver PostIsso é q eu já n sei...
Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostA culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!
Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostA culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!
Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostA culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!
Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostEu tentei explicar o mesmo. O problema depois é a prova...
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostReconstituição científica de acidentes. Se as medidas da posição final dos veículos ficar bem definida, as travagens bem medidas e então com fotografias bem tiradas, para quem trabalha no ramo, pode-se dizer que é um "figuinho".
Em sede judicial caso uma parte tenha este elemento para apresentar, será uma boa prova, mas como qq outra pode ser contestada, afastada, etc, (foi isto que quis dizer)
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostA culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!
Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
Nesse cruzamento deveria haver controlo de velocidade e até mesmo radar, mas aí não renderia tanto como uma recta interminávelmente longa e com boas condições para se andar a 100 km\h.
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1º concordava com alguns que aqui disseram que o individuo que estava a iniciar a marcha deveria ter mais cuidado.
depois tentei-me imaginar no lugar dele, a arrancar, olho, não vem ninguém, arranco e de repente levo com um estouro em cima...dê por onde der a velocidade excessiva tem uma grande quota parte neste acidente...neste e noutros aliás.
agora também há zonas em que os limites de velocidade são absurdos, nem 8 nem 80.
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Originalmente Colocado por worldtiki Ver PostE quando o carrito da GNR virar no cruzamento seguinte, continuam a ser civilizados? Pois, se calhar não.
No moldes actuais, temos:- Patrulhas quase inexistentes.
- Radares camuflados, cujos castigos que deviam ser imediatos, apenas têm efeito passados meses.
- Patrulhas à civil, que no meio de uma AE com um fluxo de centenas de automóveis, encetam perseguição a um veiculo, passando a ser o perseguido e o perseguidor em excesso de velocidade até à intercepção. E enquanto isso os outros vão passando...
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Originalmente Colocado por Diogo32 Ver Post1º concordava com alguns que aqui disseram que o individuo que estava a iniciar a marcha deveria ter mais cuidado.
depois tentei-me imaginar no lugar dele, a arrancar, olho, não vem ninguém, arranco e de repente levo com um estouro em cima...dê por onde der a velocidade excessiva tem uma grande quota parte neste acidente...neste e noutros aliás.
agora também há zonas em que os limites de velocidade são absurdos, nem 8 nem 80.
Mas ainda não apanhei aqui dados concretos que provem que foi isso que se verificou, ou se não passa apenas de mais um exagero de testemunhas, as que viram, e as que tb viram, apesar de só terem chegado depois.
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Originalmente Colocado por cuto Ver PostVelocidade excessiva e excesso de velocidade É exactamente a mesma coisa e nenhuma é, forçosamente, sinónimo de velocidade ilegal.
O critério é velocidade adequada às condições de circulação.
Excesso de velocidade presume circular a uma velocidade superior ao máximo permitido naquela via, por exemplo circular a 150km/h num local onde o limite é de 120km/h.
Velocidade excessiva presume uma velocidade superior ao recomendado tendo em conta as condições da via, visibilidade, trânsito... O limite pode ser de 120km/h, mas com chuva e nevoeiro circular a 90km/h pode ser considerado velocidade excessiva uma vez que não existem condições de segurança para circular a essa velocidade.
Mas isto é a treta de sempre, se não fosse o excesso de velocidade não existiam acidentes, aliás o "jovem" do Ford KA que me ultrapassou pela berma e atravessou 3 faixas não devia ir a mais de 50km/h numa via onde se pode circular a 90, ele também deve ser crente nessa velha máxima, ele ia era levando com um Corsa pela traseira dentro...
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostReconstituição científica de acidentes. Se as medidas da posição final dos veículos ficar bem definida, as travagens bem medidas e então com fotografias bem tiradas, para quem trabalha no ramo, pode-se dizer que é um "figuinho".
É o que se vê diariamente, custa-me a crer que fossem considerar apenas quem vinha em excesso de velocidade culpado...
Ou então era um processo para se arrastar "eternamente" no tribunal, a derreter tempo e dinheiro...
Não acredito que aqui em Portugal, nos dias de hoje, fosse de outra maneira..
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Realmente, há cada coisa. Aparece um homem à frente do gajo do Polo e a culpa é do Polo... Do Polo e da velocidade, porque se a culpa não foi do excesso de velocidade do Polo foi da velocidade excessiva do outro, que deveria estar a 0km/h na bomba e não a 5kmh na estrada (e se calhar, a 20kmh até tinha evitado o acidente, mas enfim a culpa será sempre da velocidade)
De facto, a culpa de 100% dos acidentes é da velocidade... Se os carros estivessem todos parados, não existiam acidentes.
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Sempre ouvi dizer que excesso de velocidade é não respeitar a sinalização e/ou não conseguir parar no espaço livre e visível à sua frente.
Creio q neste caso, ambos foram culpados, um não conseguiu abrandar e parar no espaço livre e visível à sua frente (Polo) e o outro não reparou que n era possível fazer a manobra pois vinha outro carro a uma certa velocidade e n teria tempo para a efectuar.
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Originalmente Colocado por PTFighter Ver PostSempre ouvi dizer que excesso de velocidade é não respeitar a sinalização e/ou não conseguir parar no espaço livre e visível à sua frente.
(...)
Dá uma vista de olhos no código. Excesso de velocidade é não respeitar o limite máximo da via. Velocidade excessiva é que é não conseguir parar no espaço livre e visível à sua frente.
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epa tenho de ver quem foi o gaijo que me deu o codigo a 8 anos porque o gaijo enganou o pessoal
pelo que vejo aqui o gaijo sai da bomba e não respeita a prioridade e vçs ainda dizem que o gaijo que vinha na estrada tem culpa
o rapaz do polo podia vir ate a 500, tem prioridade, não venham com aquela conversa do mas e mas e mas
aqui não existem mas, o gaijo que supostamente tem um stop a saida da bomba bateu tem de pagar, o resto é conversa
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostEu também sempre ouvi dizer que os carros a GPL explodem, no entanto daí a ser verdade...
Dá uma vista de olhos no código. Excesso de velocidade é não respeitar o limite máximo da via. Velocidade excessiva é que é não conseguir parar no espaço livre e visível à sua frente.
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Originalmente Colocado por PTFighter Ver PostSempre ouvi dizer que excesso de velocidade é não respeitar a sinalização e/ou não conseguir parar no espaço livre e visível à sua frente.
Creio q neste caso, ambos foram culpados, um não conseguiu abrandar e parar no espaço livre e visível à sua frente (Polo) e o outro não reparou que n era possível fazer a manobra pois vinha outro carro a uma certa velocidade e n teria tempo para a efectuar.
vais na a1 na boa a 90, atenção ja nem digo os 120, vais descansadito até vais a passar um camião que vai a 70, de repente sai da frente do camião um cão que fugiu para a tua faixa para não ser atropelado pelo camião, bates.
então a culpa tem de ser tua, porque vinhas com velocidade excessiva???
pela vossa logica tem de ser assim
voçes dizem que o gaijo do polo tinha de advinhar que alguem ia se meter a frente dele ao sair das bombas
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Este tópico é um bocado o espelho da mentalidade da maioria dos portugueses.
Aquilo que causa o acidente não é velocidade do polo, mas sim o desrespeito pela prioridade do outro condutor. É certo que as consequências do acidente são amplificadas pela velocidade a que circula o polo, mas se o outro condutor pára e deixa passar o polo, nem havia tópico.
Usa-se sistematicamente a desculpa da velocidade para encobrir as azelhices que se fazem por essa estrada fora. Faço bastante km´s por ano e vê-se de tudo. viram para a esquerda e para a direita sem fazer pisca, páram no meio da estrada sem sinalizar, desrespeitam stops, invertem a marcha onde calha, no meio de curvas, em ip´s, etc, ultrapassa-se em lombas, em curvas, pelo meio dos carros, pela direita, etc.
No entanto , daquilo que se fala é da velocidade...
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Originalmente Colocado por trocadinho Ver PostEste tópico é um bocado o espelho da mentalidade da maioria dos portugueses.
Aquilo que causa o acidente não é velocidade do polo, mas sim o desrespeito pela prioridade do outro condutor. É certo que as consequências do acidente são amplificadas pela velocidade a que circula o polo, mas se o outro condutor pára e deixa passar o polo, nem havia tópico.
Usa-se sistematicamente a desculpa da velocidade para encobrir as azelhices que se fazem por essa estrada fora. Faço bastante km´s por ano e vê-se de tudo. viram para a esquerda e para a direita sem fazer pisca, páram no meio da estrada sem sinalizar, desrespeitam stops, invertem a marcha onde calha, no meio de curvas, em ip´s, etc, ultrapassa-se em lombas, em curvas, pelo meio dos carros, pela direita, etc.
No entanto , daquilo que se fala é da velocidade...
finalmente alguem quis meter o dedo na ferida e não lhe chamar velocidade
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Atenção que eu não quero com isto desculpar a velocidade.
O que eu acho é que a maioria dos condutores pensa que quando vai de carro é o rei da estrada e que os outros é que têm que ter cuidado. Entram de qualquer maneira na estrada e a culpa é do outro que devia vir devagar. Nunca nossa que deviamos ter cuidado a entrar na estrada.
O tipo de Polo pode ter culpas nas consequências do acidente, mais graves já que circulava depressa, mas não na sua causa.
Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
finalmente alguem quis meter o dedo na ferida e não lhe chamar velocidade
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Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Postentão deixa la ver
vais na a1 na boa a 90, atenção ja nem digo os 120, vais descansadito até vais a passar um camião que vai a 70, de repente sai da frente do camião um cão que fugiu para a tua faixa para não ser atropelado pelo camião, bates.
então a culpa tem de ser tua, porque vinhas com velocidade excessiva???
pela vossa logica tem de ser assim
voçes dizem que o gaijo do polo tinha de advinhar que alguem ia se meter a frente dele ao sair das bombas
Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostImaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.
ATENÇÃO que eu não estou a dizer que foi o que se passou no acidente que foi descrito neste tópico.
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostE leres com cuidado o que é dito? Ou não percebes que a partir de determinada velocidade, de acordo com a visibilidade disponível, os outros condutores podem não te conseguir ver a tempo? Relê com cuidado e atenção o exemplo que eu dei:
Se mesmo assim não percebeste, vende o carro e entrega a carta na DGV...
ATENÇÃO que eu não estou a dizer que foi o que se passou no acidente que foi descrito neste tópico.
agora dizer como tu dizes na ultima linha que se tem de determinar o verdadeiro culpado é desculpar o que entrou numa estrada onde não tinha prioridade
em portugal o codigo resume-se a velocidade
o outro podia la ter um stop uma passagem de nivel tudo, mas vçs gostam é da velocidade
estas a falar duma situação e não sabes se a recta não tinha 200 metros.
o mal destes acidentes é que todos falam mas ninguem viu, basta ver que no inicio o polo parou 200metros a frente, depois ja não era bem 200 metros
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Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Postepa vender o carro e entregar a carta não me parece, afinal 6 anos e 0 acidentes
agora dizer como tu dizes na ultima linha que se tem de determinar o verdadeiro culpado é desculpar o que entrou numa estrada onde não tinha prioridade
em portugal o codigo resume-se a velocidade
o outro podia la ter um stop uma passagem de nivel tudo, mas vçs gostam é da velocidade
estas a falar duma situação e não sabes se a recta não tinha 200 metros.
o mal destes acidentes é que todos falam mas ninguem viu, basta ver que no inicio o polo parou 200metros a frente, depois ja não era bem 200 metros
Eu gosto tanto da velocidade como de outra causa qualquer.
E tu sabes ler por acaso?
ATENÇÃO que eu não estou a dizer que foi o que se passou no acidente que foi descrito neste tópico.
Para quem não percebeu, eu citei um exemplo em que o culpado do acidente não é quem aparenta!
Ou não consegues pensar para além da lógica do sinal de cedência de passagem/Stop/outro qualquer?
Se o tipo do Polo circulava a uma velocidade tal em que seria visível na altura em que o outro condutor ia entrar no cruzamento, então o outro é culpado.
Se o tipo do Polo circulava a uma velocidade tal em que não visível na altura em que o outro condutor ia a entrar no cruzamento, então, o tipo do Polo é culpado.
Simples! Viste-me a acusar alguém de circular em velocidade excessiva? Eu só disse que poderia ser o caso e não somente o outro que entrou desrespeitando a prioridade do Polo.
São as duas teses que me ocorrem, mas muitas outras são possíveis. O tipo do Polo levava os faróis acesos? O condutor que vem da bomba poderia estar tão alcoolizado que seria incapaz de avaliar correctamente a distância e velocidade do Polo? Haveria algum cartaz luminoso no local que encadeasse um dos condutores? etc.
Se leres com cuidado os meus posts, vais ver que não acusei ninguém e apenas mostrei um exemplo ficticio baseado em factos reais em que o causador do acidente e, portanto, o culpado, pode ser quem vem na via principal em velocidade excessiva. Não disse que todos os acidentes são por culpa da velocidade. Isso é uma leitura simplista, incorrecta e desatenta do que eu escrevi. Claro que um acidente pode ter várias causas. Velocidade, cedência de passagem, estado mecânico do veículo, estado fisiológico do condutor, posição de marcha, manobra de ultrapassagem, etc.
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Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Postepa vender o carro e entregar a carta não me parece, afinal 6 anos e 0 acidentes
agora dizer como tu dizes na ultima linha que se tem de determinar o verdadeiro culpado é desculpar o que entrou numa estrada onde não tinha prioridade
em portugal o codigo resume-se a velocidade
o outro podia la ter um stop uma passagem de nivel tudo, mas vçs gostam é da velocidade
estas a falar duma situação e não sabes se a recta não tinha 200 metros.
o mal destes acidentes é que todos falam mas ninguem viu, basta ver que no inicio o polo parou 200metros a frente, depois ja não era bem 200 metros
Acho que o CE é claro que nem água, quem tem um stop tem que ceder passagem, quam sai de uma bomba etc.
Agora situações em que estás num stop, não ves nenhum carro, avanças e de repente está ali um carro ao lado é mato, a causa?
depende desde cuzamentos mal pensados sem qualquer visibilidade, até mesmo a um eventual excesso de velocidade.
Isto do sai do stop é culpado (por ex.), tem muito que se lhe diga...
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