Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É mesmo necessário os furgões andarem tanto?!?!?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Confio mil vezes mais nos condutores destes furgões que andam sempre prego a fundo (que já têm uns bons milhares de kms em cima), do que 70% dos recém-encartados, e daqueles que têm carta porque tiveram sorte em quem os passou no exame (ex:entre os meus amigos mais chegados, em 10 só 2 ou 3 ainda não tiveram acidentes). Mas isto é a minha opinião.

    O que disse não lhes dá razão nenhuma de andarem em grandes velocidades, simplesmente não me importo e apoio essas pessoas, pois tal como já foi dito, têm horários a cumprir, muitas entregas, a fazer, etc etc.
    Não vamos aqui a extremos, mas principalmente no que toca a AE, não vejo problema nenhum de andarem a 140++ km/h, já no que toca a nacionais e cidades convém um cuidado acrescido.
    Hoje em dia a potencia nestes carros é bastante alta, o meu pai tem uma Ford transit (de 143cv se não me engano..) e aquilo tem uma força/andamento brutal. Alguem no dia-a-dia com estes carros e com o factor tempo sempre presente, é normal que as velocidades sejam altas..

    Eu não os condeno, pois se fosse eu, provavelmente, fazia o mesmo.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
      Aqui há uns tempos fiz Lisboa-Faro com uma mercedes Sprinter com 150cv.

      PAra baixo a carrinha ia vazia e a viagem foi toda feita sempre nos 140km/h. Cheguei a ver a carrinha a marcar 180 e acho que ainda dava mais..

      O mais giro é que depois de carregada (e se estava bem carregada..) os ritmos praticamente se mantinham.. apenas nas subidas perdia um pouco!

      Já andei algumas vezes numa Sprinter de 129cv, e corta aos 160, mas fez o começo da A2 no Algarve, sempre acima dos 140. Gastei alguns 40€ de Vilamoura a Lisboa. Isto na altura o gasoleo, tava quase ao mesmo preço de hoje.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
        Porque faço a A1 entre o Ribatejo e Lisboa há cerca de 12 anos, considero este tema de uma pertinência gigantesca.

        Tomei e liberdade de, após a sua leitura, enviar para o presidente 9ª Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sr. Deputado Dr. Dorge Fão, um alerta para a necessidade de se legislar sobre esta matéria, nomeadamente a pertinência de colocar tacógrafos em veículos ligeiros de mercadorias.

        Alguém consegue conceber, por exemplo, uma Toyota Dyna de cabine dupla, com 6 operários de construção cívil a cerca de 160Kms/H entre Aveiras de Cima e Carregado, onde há uma ligeira descida?

        Acho isto inconcebível e farei tudo para que o tema seja discutido não só em sede de Comissão Permanente mas também pela Associação de Cidadãos Automobilizados, como grupo de pressão.


        Cumprimentos,


        eu tou-me a rir por 1 motivo!

        eu tenho 1 corolla comercial, da mesma maneira que há pessoal que tem ibizas e leons comerciais... isto ia comer tudo pela mesma "tabela" não podemos generalizar! se quiseres dizer ligeiros de mercadorias com mais de 1700 kgs... ainda admito... agora... de resto... não podemos generalizar!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
          A Sprinter do sr. brunotdci não é mais que um camião carregado com 5 ou 10 ou 20 toneladas. Deve cumprir os limites.

          É responsável pelos seus actos sim mas se matar alguém não devolve a vida pois não?
          Nao é nenhum camiao nem coisa que se pareça, nem anda com 5 toneladas, no maximo anda com 1000kg-1500kg e nao se deve cumprir os limites so por andar carregada.
          Alias tenho quase 10 anos de carta e posso te dizer que ja fiz mais kms que muito boa gente ira fazer ao longo da vida , e tenho o orgulho de nunca ter tido ou provocado nenhum acidente.
          Ja vi muita coisa na estrada e cada vez mais tenho a noçao que ha muita gente que pensa que esta num Track Day, ja tive situaçoes que tive que ultrupassar veiculos mais lentos ,e quando inicio a ultrupassagem esses mesmos aceleram?
          Esse tipo de comportamento é condenavel entre outros.
          Nao sou nenhum santo, mas tenho a certeza que por tras de um volante esta um ser humano.
          Cumprimentos.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
            Porque faço a A1 entre o Ribatejo e Lisboa há cerca de 12 anos, considero este tema de uma pertinência gigantesca.

            Tomei e liberdade de, após a sua leitura, enviar para o presidente 9ª Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sr. Deputado Dr. Dorge Fão, um alerta para a necessidade de se legislar sobre esta matéria, nomeadamente a pertinência de colocar tacógrafos em veículos ligeiros de mercadorias.

            Alguém consegue conceber, por exemplo, uma Toyota Dyna de cabine dupla, com 6 operários de construção cívil a cerca de 160Kms/H entre Aveiras de Cima e Carregado, onde há uma ligeira descida?

            Acho isto inconcebível e farei tudo para que o tema seja discutido não só em sede de Comissão Permanente mas também pela Associação de Cidadãos Automobilizados, como grupo de pressão.


            Cumprimentos,

            És daqueles que cumpre sempre o código da estrada, ou estás aqui a mandar a banha da cobra? após 2s de reflexão, só pode ser a 2ª

            Comentário


              #96
              conceber uma toyota dina ?? ou perceber , por exemplo ,uma toyota dina ... ??

              Comentário


                #97
                A meu ver o problema não está muito na velocidade de ponta.

                Estás mais em algumas manobras, mas isso aplica - se a toda a gente e não só aos condutores de furgões . . .

                Eu a cena mais marada que presenciei, foi na A3, no sentido Sul - Norte, depois de subir para a Cruz, temos de descer para Braga e foi nessas descidas que vi um forgão cheio de pessoal passar lá a mais de 160 . . .

                Eu não conheço estes veículos assim tão bem, mas será que travam melhor do que um ligeiro ?

                Particularizando a coisa, eu nas descidas corto - me, não tenho interesse nenhum em ver o ponteiro encostar lá em baixo, até porque acho muito perigoso, o que o carro tiver de dar, ou dá em recta ou a subir, a descer a mim não me interessa.

                Eu no dia em que vi aquela cena, ía num A3 1.8T que já tem uns travões interessantes, a questão é, será que um forgão com 6 pessoas mais respectiva carga trava na mesma distância que o A3, caso seja necessário ? Falo em concreto da descida e velocidade > 140 Km/h.
                Relembro que o A3 nesta versão pesa pouco mais de 1200 Kg e só ía uma pessoa lá dentro e a mala não ía cheia . . . No forgão, falamos só de carga em quantos quilos fazendo uma média de 80 Kg por adulto, 480Kg, tendo em conta que ia lá uma betoneira e muito mais tralha, estimo em outros 480 Kg o resto da carga. Ou seja só em carga temos quase 1000Kg, fora a tara do veículo.
                Tudo isto animado de uma velocidade de 160 Km/h (mais porque a essa velocidade ia eu . . . )
                Só nestas situações é que eu fico um pouco preocupado, porque de resto em AE normal eles seguem a vida deles e eu a minha não me incomodam rigorosamente nada, e alguns frutos dos muitos milhares de kms que fazem devem de saber até onde podem ir

                A questão que coloquei e o que presenciei é meramente retorica, mas é ilustrativa, as energias em causa, ligeiro de passageiros vs furgão, são bem diferentes . . .

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
                  Alguém consegue conceber, por exemplo, uma Toyota Dyna de cabine dupla, com 6 operários de construção cívil a cerca de 160Kms/H entre Aveiras de Cima e Carregado, onde há uma ligeira descida?
                  Entre o ir "ordeiramente" a 160km/h ou ir a 100km/h e poder mandar-se à bruta para a faixa onde os outros circulam a 120-140km/h.... (sim, já sei, 140 é excesso de velocidade) prefiro a opção dos 160km/h.

                  Ou seja, é tudo uma questão de atitude.

                  P.S - Como é que sabias que eles circulavam a 160km/h?
                  Editado pela última vez por BrunoD; 30 March 2009, 10:33.

                  Comentário


                    #99
                    Teoricamente, porque na prática ñ tenho assim tanta razão "cientifica" 1 carro de trabalho, tem de ter 1 melhor poder de travagem, porque tem mais cargas envolvidas, claro que a certas velocidades as coisas ñ sejam tão fáceis de parar, mas pelos relatos de pessoas que já conduziram, ou seja, no meu relato como 3ª pessoa, os furgões evoluiram tanto e a nivel de performences como de travagem.

                    Ainda me lembro que as partners, carregadas até ao tecto, quando apanhavam subidas para sair de armazens tinha de ser embaladas, para sair de lá, se n ficavam a meio da rampa lol.


                    Agora prefiro q as pessoas andem depressa e sejam civilizadas, do q andarem devagar e fazer porcaria...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                      Teoricamente, porque na prática ñ tenho assim tanta razão "cientifica" 1 carro de trabalho, tem de ter 1 melhor poder de travagem, porque tem mais cargas envolvidas, claro que a certas velocidades as coisas ñ sejam tão fáceis de parar, mas pelos relatos de pessoas que já conduziram, ou seja, no meu relato como 3ª pessoa, os furgões evoluiram tanto e a nivel de performences como de travagem.
                      ...
                      O problema é que não é teóricamente, vou concretizar.

                      Veiculo A, peso total de 1300 Kg, velocidade de 44 ms, a sua eneriga cinética é de: 1258400 Joules.

                      Veiculo B, peso total de 2960 Kg, velocidade de 47 ms, a sua energia
                      cinética é de: 3269320 Joules (Mitsubishi: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL)


                      44 ms é quase igual a 160 km/h, os 47 ms, equivalem a aproximadamente 170 km/h, isto para tentar dar uma ideia aproximada da situação em que eu ía.

                      Agora não está a entrar nesta esquação o declive da descida, bem como o impacto que isso tem nos valores das energias, isto é para plano, não contei nos dois casos com o peso do combustível, apenas com as cargas, passageiros mais carga . . .

                      Olhando para os numeros das energias, nestas condições o furgão vem animado de mais do dobro da energia do Ligeiro de passageiros

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                        Se é necessário eles andarem tanto eu não sei, mas lá que andam, andam. Qualquer dia vai ser moda. Uma carrinha dessas com uma "repro" ui ui...
                        Já existem umas quantas...

                        Comentário


                          A questão neste tópico prende-se apenas com os excessos, neste caso os excessos dos condutores.

                          Há coisa de 15 ou 20 anos (ou mais) os furgões eram um martírio, se bem que alguns tipo Bedford Seta e Toyota Hiace já andavam razoavelmente bem.

                          A nível de conforto para o condutor tudo deve ser do melhor e em performances têm mesmo de ser despachados, acho que ninguém recorda com saudade os furgões com interiores espartanos, caixas duras, alavanca das velocidades tipo cajado, pedais duros e direcção sem ser assistida.

                          Comentário


                            Estes veiculos desenvolveram muito nos ultimos anos por ex:

                            A Sprinter que eu ando tem ESP, ABS, EBD, TCS, é evidente que nao é por ter isto que estao imunes a tudo mas fazem toda a diferença quando é necessario.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              A questão neste tópico prende-se apenas com os excessos, neste caso os excessos dos condutores.

                              Há coisa de 15 ou 20 anos (ou mais) os furgões eram um martírio, se bem que alguns tipo Bedford Seta e Toyota Hiace já andavam razoavelmente bem.

                              A nível de conforto para o condutor tudo deve ser do melhor e em performances têm mesmo de ser despachados, acho que ninguém recorda com saudade os furgões com interiores espartanos, caixas duras, alavanca das velocidades tipo cajado, pedais duros e direcção sem ser assistida.
                              Eu por acaso gostava desse tipo de alavanca. E foi numa Fiat Ducato com "cajado" que comecei a dar os primeiros toques num veiculo

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
                                A Sprinter do sr. brunotdci não é mais que um camião carregado com 5 ou 10 ou 20 toneladas. Deve cumprir os limites.
                                Nem mais nem menos que qualquer condutor, em qualquer veículo.

                                Originalmente Colocado por rmlm Ver Post
                                É responsável pelos seus actos sim mas se matar alguém não devolve a vida pois não?
                                Isso também é verdade para ti, certo?

                                É impressionante que quem se bate tanto por uma mudança de legislação seja completamente ignorante em relação a ela, designadamente, o Código da Estrada!

                                Um ligeiro de mercadorias, tem um peso bruto até 3500Kg. Nunca poderá carregar nada que se aproxime a 5 toneladas.

                                Comentário


                                  A maior atrocidade que vejo neste tipo de veículos (principalmente as carripanas de empreiteiros, Dynas e afins) é passarem por mim com chuva torrencial, quando vou a 80Km/h na A28.

                                  Conclusão: não sei conduzir.

                                  Comentário


                                    Boas esta carrinha é de um amigo meu tem uma repro ligeira para 115Cv.
                                    É uma peugeot partner.

                                    Comentário


                                      E o que tenho eu a ver com as entregas e horarios dessas pessoas? Simplesmente não aceito que a minha segurança e integridade seja posta em causa devido aos seus excessos (não desculpando de nenhuma maneira outros igualmente perigosos) por elas...

                                      Comentário


                                        Desde que andei numa iveco daily 3.0hpi e deu 185 em plano!!!! fiquei chocado!!!!................
                                        Os limitadores vinham a calhar!!!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                          Desde que andei numa iveco daily 3.0hpi e deu 185 em plano!!!! fiquei chocado!!!!................
                                          Os limitadores vinham a calhar!!!
                                          Porquê?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                            Desde que andei numa iveco daily 3.0hpi e deu 185 em plano!!!! fiquei chocado!!!!................
                                            Os limitadores vinham a calhar!!!
                                            Uma ocasião tive de ir à Eslovénia a um cliente e levei uma Iveco 2.4, no regresso passei pela Alemanha e levei aquilo a fundo...

                                            160 Km/h num furgão não é nada mau e palavra que não sentia a carripana a perder estabilidade nem nada, também não estava vento nem me cruzei com TIR porque senão era capaz de tombar, não sei...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Miguel_spc Ver Post
                                              conceber uma toyota dina ?? ou perceber , por exemplo ,uma toyota dina ... ??
                                              Uma vez que não existe, teria que ser concebida.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por pedro_pv Ver Post
                                                Boas esta carrinha é de um amigo meu tem uma repro ligeira para 115Cv.
                                                É uma peugeot partner.
                                                Motor ?

                                                Comentário


                                                  Potencia numca fez mal a ninguem.

                                                  cumps
                                                  MC

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por m_zeppelin Ver Post
                                                    E o que tenho eu a ver com as entregas e horarios dessas pessoas? Simplesmente não aceito que a minha segurança e integridade seja posta em causa devido aos seus excessos (não desculpando de nenhuma maneira outros igualmente perigosos) por elas...
                                                    ~

                                                    Aconselho-o a não sair de casa...
                                                    tanta situação que o colocam nessa situação que o melhor mesmo e ficar em casa.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Mcapela Ver Post
                                                      Aconselho-o a não sair de casa...
                                                      De facto, é o melhor (até porque desconfio que será uma maior ameaça à segurança rodoviária que aqueles que critica)!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Motor ?
                                                        Boas é uma 2.0 HDI.

                                                        Comentário


                                                          Já agora, porque alguem disse que os furgões como andam mais pesados tem mais energia (totalmente verdade):

                                                          Ford Galaxy:
                                                          Pesos
                                                          Tara(kg) 1840
                                                          Peso Bruto (kg) 2505

                                                          Ford Transit Connect
                                                          Pesos
                                                          Tara(kg) 1476
                                                          Peso Bruto(kg) 2340


                                                          Ford Transit
                                                          Pesos
                                                          Tara(kg) 1909
                                                          Peso Bruto(kg) 3500

                                                          Retirado do site da AH.

                                                          E então e como fica a situação dos monovolumes?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post

                                                            E então e como fica a situação dos monovolumes?
                                                            Qual situação?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                              Qual situação?
                                                              Não se devia limitar a velocidade também? Afinal também podem transportar muito peso, e inclusive irem com 7 pessoas a bordo..
                                                              Editado pela última vez por ptsyndicate; 03 April 2009, 22:15.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X