Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual deveria ser o limite nas nossas auto-estradas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Até iria mais longe nas AEs de 3 faixas as velocidades minimas deviam ser 60 mais à direita 90 ao meio e 120 na da esquerda.
    Errado!
    Se todos andassem sempre pela faixa da direita, apenas saindo dela para ultrapassar, bastaria referir que o limite de velocidade nas AE's é de 50 Km/h e sobrava!
    Agora o que se vê por exemplo na A2 entre Coina e Lisboa, é a rapaziada toda a achar que a faixa da direita é BUS...
    Sobre os limites nas cidades, falta claramente em Lisboa zonas e 30 Km/h como existem em quase toda a Europa!

    Comentário


      Para mim o problema não é a velocidade...mas é a forma como se conduz. Claro que aliando o facto de se conduzir como um assassino mais o factor velocidade dá tudo uma mistura explosiva.
      Até digo mais, às vezes até é um crime uma pessoa ter um belo carro e ter que andar aí a 120 km/h! Digo isto sem qualquer tom irónico.

      P.S. - como já disse no meu post anterior ainda temos de lidar com o facto de termos muitas vias mal projectadas...

      Comentário


        Sinceramente acho que deveriam haver limites variáveis conforme o estado do tempo ou a intensidade do trânsito.

        Daria algo semelhante a:

        Bom tempo, 4 ou mais faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 250
        Bom tempo, 3 faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 180
        Bom tempo, 2 faixas, traçado adqueado, baixa afluêncido - 150

        Para as mesmas situações, mas com trânsito moderado a elevado, subtrair respectivamente 100, 40, 30.

        Chuva intensa, perigo gelo, nevoeiro cerrado e traçados sinuosos, independentemente do número de faixas ou trânsito mantinha os 120.

        Comentário


          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
          Sinceramente acho que deveriam haver limites variáveis conforme o estado do tempo ou a intensidade do trânsito.

          Daria algo semelhante a:

          Bom tempo, 4 ou mais faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 250
          Bom tempo, 3 faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 180
          Bom tempo, 2 faixas, traçado adqueado, baixa afluêncido - 150

          Para as mesmas situações, mas com trânsito moderado a elevado, subtrair respectivamente 100, 40, 30.

          Chuva intensa, perigo gelo, nevoeiro cerrado e traçados sinuosos, independentemente do número de faixas ou trânsito mantinha os 120.
          Esta proposta é muito parecida com a minha !

          só que tu vais ao pormenor de ir baixando os limites à medida que as condições vão descendo do óptimo, ou seja assumes que as pessoas não têm essa capacidade (e se calhar tens razão )

          O que eu acho é que isso criaria a falsa sensação de que em qualquer estrada não haveria perigo desde que não se excedesse os limites, o que nunca poderá ser verdade.

          Comentário


            Respondendo ao tópico, o limite mínimo deveria ser 130.




































            IQ >= 130

            Comentário


              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
              Sinceramente acho que deveriam haver limites variáveis conforme o estado do tempo ou a intensidade do trânsito.

              Daria algo semelhante a:

              Bom tempo, 4 ou mais faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 250
              Bom tempo, 3 faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 180
              Bom tempo, 2 faixas, traçado adqueado, baixa afluêncido - 150

              Para as mesmas situações, mas com trânsito moderado a elevado, subtrair respectivamente 100, 40, 30.

              Chuva intensa, perigo gelo, nevoeiro cerrado e traçados sinuosos, independentemente do número de faixas ou trânsito mantinha os 120.
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Esta proposta é muito parecida com a minha !

              só que tu vais ao pormenor de ir baixando os limites à medida que as condições vão descendo do óptimo, ou seja assumes que as pessoas não têm essa capacidade (e se calhar tens razão )

              O que eu acho é que isso criaria a falsa sensação de que em qualquer estrada não haveria perigo desde que não se excedesse os limites, o que nunca poderá ser verdade.
              Muito, muito bom

              Eu não fugiria muito destas sugestões e valores.

              Incluí o post do V7, simplesmente para a chamada de atenção que de facto o mais natural seria não ser necessário descer esses limites conforme as condições fossem piorando (trânsito, traçado e tempo) -> mas de facto é impossível isso como vemos -> por isso a proposta do DocJRA é mais adequada

              Comentário


                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                ´

                Mas isso não tem lógica nenhuma.
                Então vamos aumentar o limite ou mesmo deixar de ter limite para a BT se focar noutras contra-ordenações?

                No final acabas por dar razão, ficando o teu raciocínio baralhado.
                Então pode-se aumentar o limite, mas depois como os erros mantéem-se, a sinistralidade é maior.
                Obviamente que sim.
                A BT é que devia ter atenção ao resto das contra-ordenações e ñ se focar na caça à multa da velocidade, é que em PT o mal das estradas ñ é cortar rotundas, ñ é ñ por pisca, ñ é fazer azelhices como se ñ houvesse amanhã cd vez que se pega no carro, mas sim o excesso de velocidade....
                Enquanto esta mentalidade ñ for mudada, ñ vamos a lado nenhum.

                O que eu disse, foi aumentar a velocidade minima, e a BT pensar em mais coisas em vez só dos € nos cofres por excesso de velocidade...

                Ainda há pouco tempo ia atrás da GNR, e os gajos q iam a frente do dito jipe, encostavam com o cu de fora sem pisca... travavam a fundo pra virar e ñ metiam pisca, isto num troço com 2km se tanto, e eles foi como se nada fosse... Quando 1 pessoa vai atrás de alguém tem de ir atento e manter a distancia de segurança, agora ng advinha que alguem vai travar a fundo pq lhe apetece sair da estrada...

                Como foi dito aí por 1 user, temos de mudar as mentalidades de quem está a tirar a carta, pois da forma q isto anda, nem vale a pena lol

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                  Sinceramente acho que deveriam haver limites variáveis conforme o estado do tempo ou a intensidade do trânsito.

                  Daria algo semelhante a:

                  Bom tempo, 4 ou mais faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 250
                  Bom tempo, 3 faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 180
                  Bom tempo, 2 faixas, traçado adqueado, baixa afluêncido - 150

                  Para as mesmas situações, mas com trânsito moderado a elevado, subtrair respectivamente 100, 40, 30.

                  Chuva intensa, perigo gelo, nevoeiro cerrado e traçados sinuosos, independentemente do número de faixas ou trânsito mantinha os 120.
                  Completamente utópico e irrealizável na minha opinião... Como é que se ia decidir o limite perante alterações temporárias do tráfego, se vinha uma chuvada forte mas passageira tinha que se alterar nalgum sitio... e obviamente isso não pode ficar ao critério da (falta de) inteligencia e bom senso pessoas, já é o caos que é com alguns chicos espertos a acharem que conduzem bem e que a sua velocidade e condução é bem adaptada às condições de todo o ambiente circundante... enfim, acho isso bonito na teórica mas impossivel de dar certo na prática....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                    Errado!
                    Se todos andassem sempre pela faixa da direita, apenas saindo dela para ultrapassar, bastaria referir que o limite de velocidade nas AE's é de 50 Km/h e sobrava!
                    Agora o que se vê por exemplo na A2 entre Coina e Lisboa, é a rapaziada toda a achar que a faixa da direita é BUS...
                    Sobre os limites nas cidades, falta claramente em Lisboa zonas e 30 Km/h como existem em quase toda a Europa!
                    Por acaso hoje fiz Coina-Almada e a malta na sua generalidade encostou à direita sempre o mais possível Eu inclusivé claro.

                    Só uma mulher mais velha lá teimou em ir a 90 ou 100km/h no meio mas também não é agora que vai aprender a enconstar à direita.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                      Sinceramente acho que deveriam haver limites variáveis conforme o estado do tempo ou a intensidade do trânsito.

                      Daria algo semelhante a:

                      Bom tempo, 4 ou mais faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 250
                      Bom tempo, 3 faixas, traçado adqueado, baixa afluência - 180
                      Bom tempo, 2 faixas, traçado adqueado, baixa afluêncido - 150

                      Para as mesmas situações, mas com trânsito moderado a elevado, subtrair respectivamente 100, 40, 30.

                      Chuva intensa, perigo gelo, nevoeiro cerrado e traçados sinuosos, independentemente do número de faixas ou trânsito mantinha os 120.
                      na na na...
                      então assim não conseguia andar acima do limite, os meus carros actuais não permitem chegar a essa velocidade (queda livre não conta)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por m_zeppelin Ver Post
                        Completamente utópico e irrealizável na minha opinião... Como é que se ia decidir o limite perante alterações temporárias do tráfego, se vinha uma chuvada forte mas passageira tinha que se alterar nalgum sitio... e obviamente isso não pode ficar ao critério da (falta de) inteligencia e bom senso pessoas, já é o caos que é com alguns chicos espertos a acharem que conduzem bem e que a sua velocidade e condução é bem adaptada às condições de todo o ambiente circundante... enfim, acho isso bonito na teórica mas impossivel de dar certo na prática....
                        Seria precisos placards a cada x km's nas AE's (tipo de 10 em 10km no máximo, ou 20 em 20km nas zonas com menos trânsito e saídas da AE)

                        Seria bastante díficil de implementar muito porcausa da atitude de muitos condutores. Esses além de aqueles que pensam que sabem adequar a velocidade às condições de trânsito e de tempo. As condições meteorológicas a maioria até vai tendo mais cuidado agora mesmo quando há trânsito a malta conduz à mesma velocidade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Esta proposta é muito parecida com a minha !

                          só que tu vais ao pormenor de ir baixando os limites à medida que as condições vão descendo do óptimo, ou seja assumes que as pessoas não têm essa capacidade (e se calhar tens razão )

                          O que eu acho é que isso criaria a falsa sensação de que em qualquer estrada não haveria perigo desde que não se excedesse os limites, o que nunca poderá ser verdade.
                          Eu dou o benefício da dúvida às pessoas, aos carros e pneus é que não .

                          Relativamente ao teu último parágrafo permite-me discordar de uma forma saudável. Pois todos sabemos que um pneu pode furar, que um animal pode saltar para o meu da estrada, que um camião pode perder carga e que maluco pode ter parado o carro a seguir a uma curva porque estava apertado para mijar . Mais que a velocidade, a segurança depende da mentalidade, da instrução + experiência adquiridas e sorte.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por m_zeppelin Ver Post
                            Completamente utópico e irrealizável na minha opinião... Como é que se ia decidir o limite perante alterações temporárias do tráfego, se vinha uma chuvada forte mas passageira tinha que se alterar nalgum sitio... e obviamente isso não pode ficar ao critério da (falta de) inteligencia e bom senso pessoas, já é o caos que é com alguns chicos espertos a acharem que conduzem bem e que a sua velocidade e condução é bem adaptada às condições de todo o ambiente circundante... enfim, acho isso bonito na teórica mas impossivel de dar certo na prática....
                            Será assim tão irrealizável ?

                            Seria necessário um investimento avultado, mas a tecnologia já existe.

                            Tens em muitas cidades e estradas por esse mundo fora com medidores trânsito que influenciam sinais luminosos e até os próprios sentidos das faixas, com painéis luminosos onde é disposta informação como o limite de velocidade ou a condição do piso e com radares anunciados e visíveis, e como tal preventivos, colocados estrategicamente em pontos negros para obrigar os mais inconscientes a pensarem na carteira.

                            Comentário


                              Se com o limite actual de 120 km/h já se faz muita asneira, nem quero imaginar com a subida desse limite para 150 ou 250 km/h...

                              A única forma de se aplicar limites variáveis (de acordo com o mau tempo-bom tempo, 3 ou 4 faixas, fluxo de trânsito e tipo de traçado e/ou piso) era existir uma fiscalização enorme da atitude dos condutores, assim como uma monitorização constante do meio rodoviário.

                              Na minha forma de pensar os 120 km/h são mais do que suficientes pois dão maior margem de manobra para evitar ou minorar contratempos que podem surgir na estrada, quando menos esperarmos, por exemplo: um tipo que muda de faixa repentinamente ou uma pessoa à nossa frente que tem que travar de repente por causa de um animal.

                              Comentário


                                160-170

                                Comentário


                                  Boas,

                                  A minha sugestão seria 120 num determinado raio ou aproximação a grandes centros populacionais ou saídas para outras AE que tem bastante movimento e 140/150 fora das anteriores.

                                  Exemplo: Lisboa/ Carregado - 120
                                  Carregado até +-10 kms antes da saída para T.Novas 140/150..., etc...

                                  Circular a 120 entre a Marateca e a portagem final no Algrave é absurdo, assim como a A6
                                  para Elvas, parece provocar sonolencia e monotonia.

                                  Outra hipótese teria a ver com datas em que haja mais fluxo de trânsito (fins de semana prolongados, início/fim de férias, etc e até deveria baixar para os 100 nalgumas zonas consideradas negras.

                                  Comentário


                                    Na minha opiniao o mal das nossas auto estradas é o espaço entre limites de velocidade , ou seja , entre a velocidade minima e a velocidade maxima 50-->120 e por vezes vamos nos a 120 e encontramos alguem a 60 é um perigo, logo penso que devia ser como velociade minima 90 ate 120 na faixa da direita e de 120 a 160 na faixa da esquerda ;)

                                    Comentário


                                      Estes últimos dias tenho feito bastantes km's em AE, e tenho andado sempre nos limites, 110 - 120, e a media é ultrapassar 2 carros, ser ultrapassado por 80, e estes 80 a passarem por mim a uma velocidade considerável ( 150- 170, penso eu, pelo que me pareceu).

                                      Actualmente com os carros que saiem, com caixas de 6vel e etc, ir a 140 - 160 é a vel. cruzeiro ideal, sem grandes ruídos do motor/estrada e sem grande perigo (quando a AE não está congestionada..).

                                      Na minha opinião os 120 km/h nas AE actualmente só servem para a caça à multa. Era bom haver alguém no governo que tivesse noção que em 33 anos ( 1976 a 2009) os automóveis e a sua segurança evoluíram BASTANTE. Mas não, é muito melhor fazer cumprir limites com 33 anos e quem não os cumprir, paga multa, que é sempre bom pra encher os cofres do estado.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Miguel_spc Ver Post
                                        Na minha opiniao o mal das nossas auto estradas é o espaço entre limites de velocidade , ou seja , entre a velocidade minima e a velocidade maxima 50-->120 e por vezes vamos nos a 120 e encontramos alguem a 60 é um perigo, logo penso que devia ser como velociade minima 90 ate 120 na faixa da direita e de 120 a 160 na faixa da esquerda ;)
                                        Totalmente de acordo. No outro dia ia a 100km/h e metia-me impressão a forma como eu passava alguns carros, parecia que estavam parados. É muito mais perigoso ir a 60/70 do que ir a 160 (dependendo da estrada claro). Para mim o limite deveria ser imposto conforme a estrada. 140km/h em estradas de 3 vias parece-me bastante aceitável. Eu cumpriria os limites se assim fosse. Já noutras estradas reduzia os limites para 100km/h, ou até menos, como por exemplo na A29.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sir_atmc Ver Post
                                          Totalmente de acordo. No outro dia ia a 100km/h e metia-me impressão a forma como eu passava alguns carros, parecia que estavam parados. É muito mais perigoso ir a 60/70 do que ir a 160 (dependendo da estrada claro). Para mim o limite deveria ser imposto conforme a estrada. 140km/h em estradas de 3 vias parece-me bastante aceitável. Eu cumpriria os limites se assim fosse. Já noutras estradas reduzia os limites para 100km/h, ou até menos, como por exemplo na A29.

                                          Exacto o problema é mesmo a diferença de velocidade que é grande 50-->120

                                          Se por exemplo fores descançado a 120 numa curva e apanhares um a 60 ja vai ser muito dificil parar a tempo

                                          Agora dou outro exemplo se todos os condutores conduzissem a 120/130 nao havia congestionamento nas AE e o perigo de embate era menor ;)

                                          Comentário


                                            eu acho que o limite devia ser 400km/h e aproveitavam e ofereciam uns quantos veyron's aqui ao pessoal do AHO...



                                            perguntam-me o limite que acho?

                                            sim era giro andar a 160 sem me dizerem nada, mas seria seguro?obviamente que nao...tendo ou nao o meu carro segurança, nao estou sozinho na estrada...portanto, 120km/h ta muito bom...


                                            com o limite a 120 o pessoal anda a 160, se passa-se para 140/150/160, o pessoal andava a 200/210/220...

                                            Comentário


                                              E permanece a ideia de que se os limites aumentam, as pessoas andam mais depressa...

                                              Eu de corsa, se tivesse pressa, ia a 180 (que é o que o carro dá). Se apanhasse multa, pagava e calava.
                                              De passat, se tiver muita pressa, vou a 210..
                                              Mas se for tranquilamente na minha viagem, gosto de ir a 140-150, que é o que faço sempre.. sejam os limites 100 ou 400. Se for apanhado, pago a multa e sigo viagem.

                                              Não vou passar a andar sempre a 200 só porque os limites aumentaram. Pelo contrario, vou andar mais descansado porque sei que se for na minha velocidade cruzeiro normal nao vou apanhar multa!

                                              Se amanha disserem: "Podes ter uma arma e matar toda a gente"; eu não vou à loja de armas mais próxima e matar uns quantos gajos..
                                              É uma questão de moral/ética..

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por freerid3r Ver Post
                                                E permanece a ideia de que se os limites aumentam, as pessoas andam mais depressa...

                                                Eu de corsa, se tivesse pressa, ia a 180 (que é o que o carro dá). Se apanhasse multa, pagava e calava.
                                                De passat, se tiver muita pressa, vou a 210..
                                                Mas se for tranquilamente na minha viagem, gosto de ir a 140-150, que é o que faço sempre.. sejam os limites 100 ou 400. Se for apanhado, pago a multa e sigo viagem.

                                                Não vou passar a andar sempre a 200 só porque os limites aumentaram. Pelo contrario, vou andar mais descansado porque sei que se for na minha velocidade cruzeiro normal nao vou apanhar multa!

                                                Se amanha disserem: "Podes ter uma arma e matar toda a gente"; eu não vou à loja de armas mais próxima e matar uns quantos gajos..
                                                É uma questão de moral/ética..

                                                exemplo errado, porque eu sem duvida que ia!!

                                                Comentário


                                                  No minimo 140. Quem eventualmente precisar de um limite mais baixo para conduzir em segurança nem sequer devia ter carta.

                                                  Comentário


                                                    o problema é que nas escolas só se ensina a andar em frente e a estancionar

                                                    o exame devia ter uma compunente dentro do transito, andar em ae e tambem de noite

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      o problema é que nas escolas só se ensina a andar em frente e a estancionar

                                                      o exame devia ter uma compunente dentro do transito, andar em ae e tambem de noite
                                                      Acho que o exame devia era ter outros moldes... do género o instrutor passava-te uma espécie de guia e durante um ano andavas como aprendiz ao fim disso ia-se a exame rigoroso. de sublinhar que caso o instrutor fizesse asneira em passar guias a pessoas incompetentes perderia a sua carteira profissional (vulgo aldrabice).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        No minimo 140. Quem eventualmente precisar de um limite mais baixo para conduzir em segurança nem sequer devia ter carta.

                                                        com isso dizes que quem conduz a 120 na auto estrada nao devia ter carta?

                                                        lê-se com cada uma neste forum...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por AiRMaX Ver Post
                                                          com isso dizes que quem conduz a 120 na auto estrada nao devia ter carta?

                                                          lê-se com cada uma neste forum...
                                                          Onde é que escrevi isso? Aquilo que digo é que quem sabe conduzir tem de saber ajustar a velocidade às condições da via e do veículo e nesse sentido não precisa de limites baixos porque sabe escolher a velocidade a que circula.

                                                          Edit: E sim, considero que há muitas situações em que se pode circular a mais de 120kms/h em segurança.
                                                          Editado pela última vez por Jbranco; 19 November 2009, 19:56.

                                                          Comentário


                                                            na minha opiniao acho que o limite deveria ser aumentado para algo mais que os 120, mas com este aumento depois iria-se criar outra outra situaçao, que aumentando este limite para os 140/150 (que para mim seria o justo), isso iria ter um impacto negativo no sentido em que aumentando esse limite para os valores indicados todos e quaisquer carros quereriam andar a essa velocidade, logo como muitos de nos sabemos nas nossas estradas circulam carros que a meu ver nem a 10 deveriam poder andar, mas a mentalidade da pessoa que vai ao volante e vendo que o limite seria de 140/150 quereria ir a essa velocidade tb, pondo em risco a sua vida e a dos outros pelo facto de nao estar a circular em segurança a essa velocidade.

                                                            eu sempre que circulo em AE a velocidade normal ronda os 150, mas sei que o carro a essa velocidade vai estavel.

                                                            por tudo isto axo que o limite deveria ser aumentado sim, mas por enquanto teriamos de mudar a mentalidade do portugues para que apesar do limite maximo ser 140/150 ou 250 como ja aqui foi mencionada, cada condutor deveria adaptar a velocidade a que circula de forma correcta ao carro que conduz e nao andar a determinada velocidade so pk passou um gajo a x a hora.

                                                            e esta a minha opiniao.

                                                            P.S - e axo que a bofia deveria passar multa em AE sim, mas a quem vai pra faixa da esquerda a velocidades a rondar os 50 - 100 km/h, pk por vezes estes sim provocam acidentes.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              No minimo 140. Quem eventualmente precisar de um limite mais baixo para conduzir em segurança nem sequer devia ter carta.
                                                              disseste aqui...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X