Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual deveria ser o limite nas nossas auto-estradas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O problema não está, regra geral, no traçado das auto-estradas.

    É da educação cívica na condução.
    Muitas das auto-estradas alemâs não são melhores dos que as nossas. E lá praticam-se, em segurança, velocidades estonteantes.

    Porquê ?
    Margens de segurança, obediência à sinalização dos restantes condutores e o escrupuloso respeito pela noção de que TODA A GENTE tem direito a circular à velocidade que quer.
    Ninguém que circule a 250 km/h protesta por encontrar à sua frente um outro que circule a 160, desde que, tendo mudado de faixa, tenha antecipadamente sinalizado a sua intenção de o fazer.

    Ambos estão no seu direito.

    Em Portugal não se albarroa o carro da frente porque isso provocaria riscos no pára-choques.
    Aliás, penso até que deveria ser alargado o âmbito do crime de condução perigosa à "condução intimidatória", a dos sinais de máximos em ultrapassagem e colagens à traseira do que o precede.

    Comentário


      #32
      Como há muitos condicionantes, que vão desde as condições climatéricas, de iluminação, do carro, do condutor etc. qualquer limite, mesmo os actuais ridiculos 120 vão ser excessivos quando a conjugação dos factores não for favoravel.

      O limite não tem nada a ver com a velocidade recomendada a cada momento e para cada situação.

      Por isso defendo os 250, ou seja em condições optimas, as pessoas deverão ficar limitadas aos 250, para tentar evitar situações perigosas.

      Acho que o limite minimo deveria ser uns 70 ou 80 em vez dos actuais 40

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JPR Ver Post
        O problema não está, regra geral, no traçado das auto-estradas.

        É da educação cívica na condução.
        Muitas das auto-estradas alemâs não são melhores dos que as nossas. E lá praticam-se, em segurança, velocidades estonteantes.

        Porquê ?
        Margens de segurança, obediência à sinalização dos restantes condutores e o escrupuloso respeito pela noção de que TODA A GENTE tem direito a circular à velocidade que quer.
        Ninguém que circule a 250 km/h protesta por encontrar à sua frente um outro que circule a 160, desde que, tendo mudado de faixa, tenha antecipadamente sinalizado a sua intenção de o fazer.

        Ambos estão no seu direito.

        Em Portugal não se albarroa o carro da frente porque isso provocaria riscos no pára-choques.
        Aliás, penso até que deveria ser alargado o âmbito do crime de condução perigosa à "condução intimidatória", a dos sinais de máximos em ultrapassagem e colagens à traseira do que o precede.
        Muito bom post !

        Comentário


          #34
          140km/h parece-me bastante razoável.

          Concordo, no entanto, com a diminuição da tolerância para os excessos.

          Comentário


            #35
            Há certas zonas em algumas AEs que nem a 120 devia ser permitido, no entanto há outras que a 140 é perfeitamente seguro. Não concordo com uma velocidade máxima fixa para todos os troços e todas AEs no nosso país.

            Comentário


              #36
              Eu acho que deveria aumentar-se o limite para 150 km/h. Se bem que acho que a 150 a maioria dos carros gastaria mais 2 a 3/lts aos 100km! O quew se traduziria num aumento de CO2!

              Seja como for a maioria das pessoas que agora andam a 120 continuariam a andar a 120, os que andam a 150 é que ficariam a andar sem problema com multas!

              150 é uma velocidade perfeitamente segura para os carros e algumas AE´s Portuguesas!

              Comentário


                #37
                O limite de 120km/h foi estabelecido quando a velocidade máxima dos automóveis era de 140km/h.

                Penso que hoje, desde que com bom tempo, piso em optimo estado e 3 faixas para cada sentido, facilmente aceitaria os 140 km/h.

                Hoje quase todos os carros vêm equipados com ABS e ESP, com um bom sistema de travagem, o que permite mais velocidade em segurança.

                Limites flexiveis como nas Pontes, entre 100km/h com chuva e 140km/h com condições optimas seria o ideal.

                Proposta de Lei

                Com bom tempo: (mau tempo)

                140km/h (100km/h) vel. máx.
                + 160km/h (120km/h) contra ord, grave
                + 180km/h (140km/h) contra ord. mto grave (300 eur)
                + 200km/h (160km/h) contra ord. mto grave (500 eur)
                + 220km/h (180km/h) contra ord. mto grave (750 eur)

                ( a maior parte do comum dos mortais não tem carro para cometer, com bom tempo, as 3 contra ordenações mais graves neste esquema, justificando-se um outro nível de coima, onde quem circulasse, na AE a mais de 220km/h tivesse que pagar 750 eur)
                Editado pela última vez por FMCNP; 14 April 2009, 20:27.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  150 km/h
                  O Limite deveria ser variável consoante a AE, condições da mesma e condições meteorológicas.

                  PS - Parabéns Sr. Alpiger

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post

                    Agora imaginem um carro a circular normalmente a 180kmh, deparar-se com um a 80kmh...
                    Um carro a 180 só vai a 180 se puder, é simples

                    Comentário


                      #40
                      Morte aos infieis e às lesmas e caracois das AEs portuguesas!
                      Já que há tanta falta de civismo, ao menos prefiro passar os "incivilizados" a alta velocidade do que observa-los em camara lenta a 120km.

                      Agora mais a sério..v7 lá pq o teu se fica pelos 250, não sejas egoista e alarga lá esse limite pelo menos para os 270 ok?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                        Morte aos infieis e às lesmas e caracois das AEs portuguesas!
                        Já que há tanta falta de civismo, ao menos prefiro passar os "incivilizados" a alta velocidade do que observa-los em camara lenta a 120km.

                        Agora mais a sério..v7 lá pq o teu se fica pelos 250, não sejas egoista e alarga lá esse limite pelo menos para os 270 ok?
                        Eu tenho estado a dar a minha opinião sincera.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Um carro a 180 só vai a 180 se puder, é simples
                          Sim, mas quantas vezes não vais a 150kmh, p.e., na faixa da esquerda a ultrapassar e a escassos metros, sai um da faixa da direita para a tua frente...?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                            Sim, mas quantas vezes não vais a 150kmh, p.e., na faixa da esquerda a ultrapassar e a escassos metros, sai um da faixa da direita para a tua frente...?
                            Infelizmente isso acontece, mas eu aí acho que apesar de tudo a prudência tem que ser de quem vai a ultrapassar.

                            É que com razão ou sem razão o melhor mesmo é não ter acidentes.

                            Comentário


                              #44
                              Pois, por isso é que eu disse que, não basta aumentar os limites. Temos de ter a tenção que há outras pessoas na estrada que não respeitam quem anda mais depressa.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Como há muitos condicionantes, que vão desde as condições climatéricas, de iluminação, do carro, do condutor etc. qualquer limite, mesmo os actuais ridiculos 120 vão ser excessivos quando a conjugação dos factores não for favoravel.

                                O limite não tem nada a ver com a velocidade recomendada a cada momento e para cada situação.

                                Por isso defendo os 250, ou seja em condições optimas, as pessoas deverão ficar limitadas aos 250, para tentar evitar situações perigosas.

                                Acho que o limite minimo deveria ser uns 70 ou 80 em vez dos actuais 40
                                Gosto de ler e concordo maiorariamente com os teus posts mas o limite de 250km/h é surreal v7.

                                Talvez num mundo perfeito em que todos respeitavam todos, em que todos tinham bons carros (e com tudo em ordem no que toca a motor, travões pneus etc etc), em que haveria sempre 3 faixas, em que todos circulassem sempre o mais à direita possível (e muito mais coisas) fosse possível.

                                E mesmo assim seria ser preciso estar bom tempo, boa visibilidade e pouco trânsito. Qualquer uma destas coisas ou até todas juntas poderiam dar origem a reduções na v máx.

                                Se me disseres que num dia de bom tempo e sem trânsito fazes grande parte da A2 (excepções feitas à zona entre ponte-fogueteiro e zona de montanha já no algarve) sempre a 180-200km/h não me choca nada mas tens de ver que é uma AE especifica em condições meteorólogicas e de trânsito também elas especificas.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                  Pois, por isso é que eu disse que, não basta aumentar os limites. Temos de ter a tenção que há outras pessoas na estrada que não respeitam quem anda mais depressa.
                                  Assim como temos que ter em atenção aqueles que não respeitam quem vai mais devagar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                    Pois, por isso é que eu disse que, não basta aumentar os limites. Temos de ter a tenção que há outras pessoas na estrada que não respeitam quem anda mais depressa.
                                    O que queres dizer é que há muita gente na estrada (para não dizer a maioria) que não sabe (nem quer saber) conduzir! Esse é que é o verdadeiro problema, independentemente dos limites e das velocidades praticadas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                      Sim, mas quantas vezes não vais a 150kmh, p.e., na faixa da esquerda a ultrapassar e a escassos metros, sai um da faixa da direita para a tua frente...?
                                      Pois... isso é o que impossibilita, em Portugal, a condução legal a alta velocidade. Não estamos preparados para ela. Nem nunca estaremos (se calhar por sermos latinos...)

                                      Numa das vezes que o meu pai foi a Alemanha levou um colega, que se prontificou a conduzir... começou a conduzir lá como o fazia cá normalmente, muito próximo do carro da frente... os alemães ficavam desvairados, começavam logo a abrandar e acendiam os 4 piscas em plena-estrada, a avisá-lo para se afastar da traseira.

                                      Mas sobretudo, isso entra no domínio da racionalidade (ou falta dela, melhor dizendo) da condução a alta velocidade que, se vimos bem, friamente, é uma estupidez. E aumenta dramaticamente as consequências de um acidente ou até de um incidente.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                        Gosto de ler e concordo maiorariamente com os teus posts mas o limite de 250km/h é surreal v7.
                                        Qualquer limite é surreal!

                                        Comentário


                                          #50
                                          não devia ser assim uma velocidade igual para todas, mas devia ser analisado caso a caso

                                          não podemos comparar a a2 entre marateca e albufeira por exemplo com a a8 entre loures e caldas, em que tem muitas curvas etc etc

                                          por mim havia aes que nem tinham limite e outras em que certos sitios 120 ja é muito

                                          Comentário


                                            #51
                                            Além disso quantas vezes vou eu pouco acima dos 120km/h a acabar de ultrapassar alguém e salta um anormal para a minha frente sem pisca sem nada ? É que esta gente continua por aí impune a fazer m€rd@ atrás de m€rd@.

                                            E outra coisa. Imaginem que se anunciava na TV:

                                            Limite nas AE's portuguesas aumentado para 150km/h.

                                            A malta que andava a 150 passa a andar a 180km/h e os de 180 a 200 ou mais e por aí fora. O problema é que as lesmas continuaram a existir e maiores diferenças de velocidade podem ser perigosas.

                                            Acho que a ser aumentado o limite de velocidade máximo para uns 140-150km/h o limite mínimo deveria ser aumentado também para uns 70-80km/h.

                                            E as multas deveriam ser depois em "degraus" mais pequenos tipo até 160km/h leve, até 180km/h grave e mais de 180km/h muito grave.

                                            Acho que não é necessário andar-se a mais de 160-180km/h. Mas esta é só a minha opinião.

                                            O meu carro já se ficou por subidas da A25 a 100km/h e não passava dali

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                              Acho que não é necessário andar-se a mais de 160-180km/h. Mas esta é só a minha opinião.
                                              Por outras palavras: o TGV não faz o menor sentido!

                                              Comentário


                                                #53
                                                A velocidade não deve ter um limite, antes deve ser adaptativa (há muitos anos que o defendo) em função das mais variadas condicionantes, em tempo real, que limitem objectivamente a velocidade máxima admissível em cada momento. Mas isso só com estradas e políticas rodoviárias inteligentes se conseguirá...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                                  Se me disseres que num dia de bom tempo e sem trânsito fazes grande parte da A2 (excepções feitas à zona entre ponte-fogueteiro e zona de montanha já no algarve) sempre a 180-200km/h não me choca nada mas tens de ver que é uma AE especifica em condições meteorólogicas e de trânsito também elas especificas.

                                                  Cumprimentos.
                                                  Creio que o tópico não é sobre o que cada um de nós consegue.

                                                  Na A2 a meio da noite num carro do calibre de um CGT bem conduzido é possivel passar muuuuitas vezes dos 300

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                                    não devia ser assim uma velocidade igual para todas, mas devia ser analisado caso a caso

                                                    não podemos comparar a a2 entre marateca e albufeira por exemplo com a a8 entre loures e caldas, em que tem muitas curvas etc etc

                                                    por mim havia aes que nem tinham limite e outras em que certos sitios 120 ja é muito
                                                    Acho que isso é algo que, por aqui, todos concordamos.

                                                    Limite varíavel consoante traçado, estado do piso, inclinações, condições meteorológicas e trânsito.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      A velocidade não deve ter um limite, antes deve ser adaptativa (há muitos anos que o defendo) em função das mais variadas condicionantes, em tempo real, que limitem objectivamente a velocidade máxima admissível em cada momento. Mas isso só com estradas e políticas rodoviárias inteligentes se conseguirá...
                                                      Basta um ensino de condução digno desse nome!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Desde que soube que os limites de velocidade actuais foram estabelecidos em 1973 .. (Não deviam haver muitos carros a circular em plena segurança a 120km/h, mas ok)

                                                        De qualquer forma, na minha opinião cada autoestrada/troço deveria ter um limite diferente, por exemplo, na A8 de loures até à lourinhã, certas curvas feitas a 140km/h são bastante perigosas (quando está mau tempo então..), enquanto que na A17 em boas condições e num carro bonzito, circula-se a 200km/h à vontadinha...

                                                        Outra coisa, é a forma como são DADAS as cartas de condução em portugal, eu vejo cada caso ... (com isto venho referir o civismo, que já alguns de vocês falaram aí atrás).
                                                        Tinham que acabar os street racers em plenas AE, que não se preocupam com ninguem, vêm a 1 km e já estão a mandar sinais de luzes e depois colam-se a 1 m da traseira do outro, tinham que acabar aqueles que não sabem que se circula na faixa da direita excepto para ultrapassar e efectuar manobras, aqueles que passam para a faixa da esquerda sem sequer olhar para o retrovisor, etc etc (estava aqui a noite toda..)

                                                        Estes casos que referi, com o pensamento "posso ir a 200 que não apanho multa", provavelmente causariam alguns acidentes, "penso eu de que.."

                                                        (mas uma subidazinha para 140 - 150 km/h tambem não fazia mal..)

                                                        (edit: enquanto escrevia o post, houveram mais 4 ou 5, acabei por repetir o que disseram sem querer..)
                                                        Editado pela última vez por freerid3r; 14 April 2009, 21:10.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Por outras palavras: o TGV não faz o menor sentido!
                                                          Isso é o equivalente a uma AE fechada para apenas um Veyron

                                                          Essa comparação não faz o mínimo sentido. As AE's são públicas e não circuitos fechados.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            A velocidade não deve ter um limite, antes deve ser adaptativa (há muitos anos que o defendo) em função das mais variadas condicionantes, em tempo real, que limitem objectivamente a velocidade máxima admissível em cada momento. Mas isso só com estradas e políticas rodoviárias inteligentes se conseguirá...
                                                            Pois...é exactamente isso que diz o código da estrada: infelizmente somos pouco civilizados ao volante.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                              Além disso quantas vezes vou eu pouco acima dos 120km/h a acabar de ultrapassar alguém e salta um anormal para a minha frente sem pisca sem nada ? É que esta gente continua por aí impune a fazer m€rd@ atrás de m€rd@.

                                                              E outra coisa. Imaginem que se anunciava na TV:

                                                              Limite nas AE's portuguesas aumentado para 150km/h.

                                                              A malta que andava a 150 passa a andar a 180km/h e os de 180 a 200 ou mais e por aí fora. O problema é que as lesmas continuaram a existir e maiores diferenças de velocidade podem ser perigosas.

                                                              Acho que a ser aumentado o limite de velocidade máximo para uns 140-150km/h o limite mínimo deveria ser aumentado também para uns 70-80km/h.

                                                              E as multas deveriam ser depois em "degraus" mais pequenos tipo até 160km/h leve, até 180km/h grave e mais de 180km/h muito grave.

                                                              Acho que não é necessário andar-se a mais de 160-180km/h. Mas esta é só a minha opinião.

                                                              O meu carro já se ficou por subidas da A25 a 100km/h e não passava dali
                                                              Não entendo em que é que isso seria benéfico.
                                                              Se vais aumentar á velocidade máxima e também á mínima vais continuar a ter as "lesmas" á tua frente.
                                                              Não serve de nada.

                                                              Aliás, sou contra o aumento da velocidade mínima em AE.
                                                              Qualquer um está no seu direito de andar a velocidades proibitivas, mas eu também estou no meu de andar a 50Km/h.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X