Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um acidente numa rotunda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Ainda bem que uso pneus Continental e Michelin, se não ainda era confundido com o povinho, que horror...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Ainda bem que uso pneus Continental e Michelin, se não ainda era confundido com o povinho, que horror...
      Acho que percebeste bem o que quis dizer ;)
      Para mim os "strit-raicérs" pertencem aos rails e muros, bem espetadinhos...
      Uma pessoa que queira abusar, que o faça (não sou nenhum santo), mas que tenha cuidados e que o faça sozinho sem ninguém nas imediações.
      Um grande amigo meu morreu por causa de um filho da *** que se despistou a descer a circunvalação no seu civic xunning.
      O desgraçado que vinha a pé, sossegado do trabalho, morreu. O outro gajo acho que só partiu as pernas e ficou queimado.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
        como podia o b ir para a faixa da direita se estava ocupada por alguem que ia dar a volta quase toda a rotunda???
        ja agora não se esqueçam que a a saida tinha 2 faixas segundo o desenho, o que pode dizer que a 2 faixa da direita nem é tão ma para se sair
        Simples deixava passar o veiculo A e entrava na faixa de rodagem atras dele.


        claro que pode alegar, ele diz assim, eu ia sair naquela, mas como levei um toque, que ate foi a favor da minha saida eu segui em frente, ui que logica
        Mais simples ainda basta dizer assustei-me com o embate e segui em frente.

        Comentário


          #94
          Se é justo ou nao é discutivel, mas parece-me claro que a culpa é do veiculo B que ao mudar de faixa, embateu no veiculo A- o pto onde o veiculo B "conseguiu parar" é irrelevante para a culpa, podendo é constituir eventual agravamento se a causa tiver sido excesso de velocidade.
          A uma rotunda aplica-se o codigo exactamente como numa via qualquer-recomendaçoes sao uma coisa, o q está escrito em lei prevalece.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por point Ver Post
            Não é por nada, mas eu tirei a carta há 5 anos, e ensinaram-me a fazê-las por fora. E agora? Vais chamar-me velho?
            Para que raio servem então as faixas interiores?! Podes fazer uma rotunda inteirinha por fora, mas que estás a ser incorrecto e a criar problemas para ti e para os outros, estás.

            Comentário


              #96
              Antes de mais peço desculpa por estar a "desenterrar" o tópico mas passa-se o seguinte:

              - Na passada sexta-feira o meu amigo foi informado pela seguradora do outro veículo que o segurado da mesma tinha sido culpado, logo eles iriam assumir todas as responsabilidades/despesas e como tal, o meu amigo poderia ir hoje levar o carro à oficina. Hoje para espanto dele quando chega a oficina, dizem-lhe que a situação ainda está pendente e que não poderão proceder ao arranjo do veículo. Bem, ele decide então ligar para a seguradora do outro veículo para saber o que se passou. A resposta da seguradora foi mais ou menos isto:

              - O nosso segurado recorreu da nossa decisão (tem 5 dias para tal), e como tal teremos que analisar o seu recurso, depois iremos enviar a nossa resposta e posteriormente ainda teremos que aguardar a resposta do mesmo.

              Agora eu pergunto, que palhaçada é esta? (Desculpem a expressão) Então mas agora é preciso pedir autorização ao segurado para avançar com o processo?

              Se o individuo já tinha sido dado como culpado, de que adianta recorrer? Ele sabe mais do assunto do que os peritos? Quer atrasar o processo?

              Depois o melhor foi quando o meu amigo perguntou à senhora (com quem estava falar da seguradora), se o carro tivesse avariado como é que se deslocava.. Ao qual a senhora (muito simpática diga-se de passagem) lhe respondeu que podia deslocar-se de transportes e depois apresentar as facturas. Agora eu pergunto, então se eu morar em Lisboa e tiver que me deslocar todos os dias para Leiria (para o meu trabalho), também vou de transportes?

              Enfim, peço desculpa pelo desabafo. Gostava que me dissessem se este processo é normal nestes acontecimentos. É que com isto tudo a situação já se arrasta há mais de 1 mês.

              Abraço.

              Comentário


                #97
                Rotundas,,, uiuiuuiui, a ver o croqui a culpa é dos dois
                Logo para não haver chatice e nem vale a pena chatearem-se. vai ser 50% - 50%,

                O veiculo A porque embateu no veiculo B sem que tivesse o cuidado necessário ao efectuar uma mudança de fila.

                O veiculo B se pretendia sair na 3º saida deveria se ter encostado a fila do lado esquerdo e não seguir sempre na faixa da direita.


                Aguardo confirmação em como as seguradoras iram propor duma divisão em 50%


                Saudações

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por yokohama Ver Post
                  Antes de mais peço desculpa por estar a "desenterrar" o tópico mas passa-se o seguinte:

                  - Na passada sexta-feira o meu amigo foi informado pela seguradora do outro veículo que o segurado da mesma tinha sido culpado, logo eles iriam assumir todas as responsabilidades/despesas e como tal, o meu amigo poderia ir hoje levar o carro à oficina. Hoje para espanto dele quando chega a oficina, dizem-lhe que a situação ainda está pendente e que não poderão proceder ao arranjo do veículo. Bem, ele decide então ligar para a seguradora do outro veículo para saber o que se passou. A resposta da seguradora foi mais ou menos isto:

                  - O nosso segurado recorreu da nossa decisão (tem 5 dias para tal), e como tal teremos que analisar o seu recurso, depois iremos enviar a nossa resposta e posteriormente ainda teremos que aguardar a resposta do mesmo.

                  Agora eu pergunto, que palhaçada é esta? (Desculpem a expressão) Então mas agora é preciso pedir autorização ao segurado para avançar com o processo?

                  Se o individuo já tinha sido dado como culpado, de que adianta recorrer? Ele sabe mais do assunto do que os peritos? Quer atrasar o processo?

                  Depois o melhor foi quando o meu amigo perguntou à senhora (com quem estava falar da seguradora), se o carro tivesse avariado como é que se deslocava.. Ao qual a senhora (muito simpática diga-se de passagem) lhe respondeu que podia deslocar-se de transportes e depois apresentar as facturas. Agora eu pergunto, então se eu morar em Lisboa e tiver que me deslocar todos os dias para Leiria (para o meu trabalho), também vou de transportes?

                  Enfim, peço desculpa pelo desabafo. Gostava que me dissessem se este processo é normal nestes acontecimentos. É que com isto tudo a situação já se arrasta há mais de 1 mês.

                  Abraço.
                  Trata-se de uma situação perfeitamente normal

                  De acordo os elementos em posse da companhia a responsabilidade era clara do segurado, mas pelos vistos houveram novos elementos no dossier alusivo as circunstâncias do acidente e por esse facto a companhia terá de averiguar a situação para não tomar uma posição sem fundamento.

                  Se não tens carro, andas de transportes e depois apresentas as facturas à companhia para reembolso.
                  Editado pela última vez por gingas; 01 March 2010, 15:28.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por yokohama Ver Post
                    Antes de mais peço desculpa por estar a "desenterrar" o tópico mas passa-se o seguinte:

                    ......
                    Isso é normal, qualquer Segurado é informado da decisão e tem um tempo para apresentar factos que alterem a decisão. Normalmente, ainda para mais em casos como este, a decisão acaba por ser a mesma pois não estou a ver que argumentos possa usar que lhe retire a responsabilidade.

                    Claro que atrasa o processo mas neste caso, como em muitos outros em que as Seguradoras levam na cabeça, a culpa é do Segurado deles que teima em não aceitar as suas responsabilidades!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      Claro que atrasa o processo mas neste caso, como em muitos outros em que as Seguradoras levam na cabeça, a culpa é do Segurado deles que teima em não aceitar as suas responsabilidades!
                      continuo mt curioso no desfecho deste caso

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                        continuo mt curioso no desfecho deste caso
                        Já o teve, mas foi retardado pelo Segurado, é apenas uma questão de tempo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                          Para que raio servem então as faixas interiores?! Podes fazer uma rotunda inteirinha por fora, mas que estás a ser incorrecto e a criar problemas para ti e para os outros, estás.
                          É uma questão para a qual deverás encontrar resposta se te dignares a ler o código da estrada.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gingas Ver Post
                            Rotundas,,, uiuiuuiui, a ver o croqui a culpa é dos dois
                            Logo para não haver chatice e nem vale a pena chatearem-se. vai ser 50% - 50%,

                            O veiculo A porque embateu no veiculo B sem que tivesse o cuidado necessário ao efectuar uma mudança de fila.

                            O veiculo B se pretendia sair na 3º saida deveria se ter encostado a fila do lado esquerdo e não seguir sempre na faixa da direita.


                            Aguardo confirmação em como as seguradoras iram propor duma divisão em 50%


                            Saudações
                            E qual é o articulado em que baseias tão fatal conclusão?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                              É uma questão para a qual deverás encontrar resposta se te dignares a ler o código da estrada.

                              Não não é. Neste caso é pura e simplesmente uma questão de bom-senso.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                E qual é o articulado em que baseias tão fatal conclusão?

                                Poderás verificar legislação das rotundas, e verás......

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gingas Ver Post
                                  Poderás verificar legislação das rotundas, e verás......
                                  Estás a basear-te em legislação ou em recomendações?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                                    Estás a basear-te em legislação ou em recomendações?

                                    Aqui vai,
                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por gingas Ver Post
                                      Aqui vai,
                                      Isso não dá a resposta...

                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                      E qual é o articulado em que baseias tão fatal conclusão?
                                      Pode fazer o mesmo que fez a ex- DGV, na conjungação de vários artigos e que anda noutro tópico.

                                      Parece que é o que as escolas de condução ensinam aos seus instruendos...

                                      Comentário


                                        Vi no livro de código da minha namorada desenhos a explicar como fazer e não fazer uma rotunda. Nunca vi isso num livro de código.

                                        Quando puder ponho aqui

                                        Comentário


                                          Ainda há pouco na rotunda do rato em Aveiro, para sair em direcção a Aveiro centro vindo de sul, um peugeot 205 que seguia à minha frente e na mesma direcção quase leva com um carro que vinha de norte (o outro parou mesmo em cima. Outros carros que também vinham de norte mandam-se para a rotunda, um deles sem respeitar prioridade acelera quase para cima de mim quando eu já ia a assinalar saída da rotunda e ainda me tenta ultrapassar por fora. Para acabar em beleza levo a bela da buzinadela Por acaso até tenho sorte, porque uso esta rotunda praticamente todos os dias mais do que uma vez, e raramente tenho situações "chatas" como hoje. Quem anda por Aveiro sabe bem a "bela" rotunda que é...
                                          E sim sou daqueles que não poupa os piscas nas rotundas, ajuda a evitar muita coisa se os outros souberem para onde queremos ir

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por gingas Ver Post
                                            Poderás verificar legislação das rotundas, e verás......
                                            E isso existe? Legislação das rotundas? Queres matar-me a rir?

                                            Eu já analisei um por um os artigos que a malfadada "recomendação" menciona e cheguei à conclusão que em nada se consegue sustentar. Já me dei a esse trabalho e já aqui o postei, num outro tópico. Como não cheirou a muito boa gente, na altura quase passou despercebida tal análise.

                                            E tu, há quanto tempo não lês o código da estrada? Não é o livro do código de uma escola de condução, é mesmo o Dec. Lei!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post

                                              ...
                                              Eu já analisei um por um os artigos que a malfadada "recomendação" menciona e cheguei à conclusão que em nada se consegue sustentar. Já me dei a esse trabalho e já aqui o postei, num outro tópico. Como não cheirou a muito boa gente, na altura quase passou despercebida tal análise.

                                              ...
                                              Lá que não concordes com a interpretação que foi feita, tudo bem, eu também não concordo com muitas leis, acordãos, sentenças e pareceres, mas não quer dizer que não tenham mérito ou que EU esteja errado e eles certos.

                                              Por algum motivo as Escolas de Condução ensinam há mais de 10 anos a fazer as rotundas daquela forma, o legislador alterou o artigo 14º e mais uns factores conjugados e ao fim ao cabo, a Ex.DGV regulava esta área (alguma coisa haveriam de saber).

                                              Concluindo vamos esperar que numa próxima revisão a situação seja esclarecida, como já disse, pelos artigos ou por sinalização horizontal obrigatória.

                                              Comentário


                                                Nesta situação o veículo B vai ser considerado culpado, sem margem para dúvida.

                                                É um "regra não escrita" que os veículos só devem circular na via mais à direita entre a saída que vão usar e a anterior a esta. Ou seja, por esta "regra" o veículo A não devia estar naquele local. Mas o que interessa é que estava e quem muda de via é que tem de ter atenção a se pode ou não efectuar a manobra. Por outro lado o condutor A devia ter mudado para a via da direita antes para não "cortar a rotunda".

                                                Não há regras de trânsito especificas para a circulação em rotundas. Imaginem que em vez de uma rotunda é uma recta com três vias e o veiculo B vai virar à direita, mas vai na via do meio e bate no A. Há alguma dúvida sobre quem é o culpado? Numa rotunda aplica-se o mesmo principio.

                                                EDIT: Ao contrário do que já aqui li, o código da estrada diz que, dentro das localidade, o condutor deve circular na via mais adequada ao seu destino, e não obrigatoriamente na via mais à direita.
                                                Editado pela última vez por dyogocardoso; 03 March 2010, 23:20.

                                                Comentário


                                                  Já tenho novidades!

                                                  Ontem a seguradora do veículo B contactou o meu amigo a dizer que o seu segurado foi dado como culpado e como tal já poderia ir pôr o carro na oficina que eles assumiam todos os custos.

                                                  Conclusão: Veículo B culpado.

                                                  Um abraço para todos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                    E qual é o articulado em que baseias tão fatal conclusão?

                                                    Não existe legislação, mas existe uma recomendação que é aceite por muitos. O que me ensinaram é que 1ª e 2ª saídas, fazem-se na faixa exterior. Mais que isso, faz-se na faixa imediatamente à esquerda. Em rotundas com N faixas, sempre me disseram para usar apenas duas : a exterior e a que está imediatamente ao lado.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por yokohama Ver Post
                                                      Já tenho novidades!

                                                      Ontem a seguradora do veículo B contactou o meu amigo a dizer que o seu segurado foi dado como culpado e como tal já poderia ir pôr o carro na oficina que eles assumiam todos os custos.

                                                      Conclusão: Veículo B culpado.

                                                      Um abraço para todos.

                                                      Estive há pouco tempo (3 meses) a tirar a carta de motociclos.
                                                      Claro que aproveitei o Instrutor para lhe perguntar como afinal era.
                                                      E o esclarecimento é muito simples, temos de adequar a via ideal para a nossa saída, no entanto quando formos a sair já temos de estar na via mais à direita.
                                                      Tinha mais esta duvida por duas situações, uma delas por duas rotundas na Margem Sul na N10 (entre o fogueteiro e as Paivas) onde temos duas vias para sair mas a da direita é via de BUS e 90% do pessoal faz as ditas por dentro e saí à maluca.
                                                      Quem esta a sair estando pela à direita quase que leva com os que vêm de dentro (como este caso) já vi no Dia de Natal um F** sair do carro para bater a um velhote que estava a fazer bem a rotunda.
                                                      O outro caso era a bela rotunda do Marquês, como sair para a via da entrada do túnel para quem vai para as amoreiras. A resposta foi a mesma, no momento de sair temos de estar à direita (isto porque nesta dita rotunda assusto-me às vezes com o pessoal que vem lá da ultima via e mete-se à maluca a "comer" vias até sair).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                                                        Nesta situação o veículo B vai ser considerado culpado, sem margem para dúvida.

                                                        É um "regra não escrita" que os veículos só devem circular na via mais à direita entre a saída que vão usar e a anterior a esta. Ou seja, por esta "regra" o veículo A não devia estar naquele local. Mas o que interessa é que estava e quem muda de via é que tem de ter atenção a se pode ou não efectuar a manobra. Por outro lado o condutor A devia ter mudado para a via da direita antes para não "cortar a rotunda".

                                                        Não há regras de trânsito especificas para a circulação em rotundas. Imaginem que em vez de uma rotunda é uma recta com três vias e o veiculo B vai virar à direita, mas vai na via do meio e bate no A. Há alguma dúvida sobre quem é o culpado? Numa rotunda aplica-se o mesmo principio.

                                                        EDIT: Ao contrário do que já aqui li, o código da estrada diz que, dentro das localidade, o condutor deve circular na via mais adequada ao seu destino, e não obrigatoriamente na via mais à direita.
                                                        Não há regras "não escritas". Em tribunal isso nada vale.

                                                        Pois claro que não há regras específicas para rotundas. Às rotundas aplica-se o código tal e qual como para as restantes vias.

                                                        Qual é a via mais adequada ao teu destino, numa qualquer rotunda por este país fora? Pensa nisto...

                                                        P.S: as condições que te permitem circular numa faixa, que não aquela mais à direita, estão escarrapachadas no C.E.

                                                        Comentário


                                                          É tão simples... só quem não quer é que complica:

                                                          YouTube - Entar/Circular/Sair nas Rotundas

                                                          Mais:

                                                          "A via conveniente


                                                          Décadas passadas, centenas de rotundas construídas por todo o país e muitos milhares de acidentes ocorridos, e eis que a edição de 2005 do Código da Estrada (CE) consagra, finalmente, um capítulo específico, dedicado ao modo como os condutores devem abordar e circular numa praça giratória, transformando, assim, uma antiga e grave omissão numa nova lei. Voltamos, deste modo, a uma questão que já havíamos abordado no artigo "Quadratura do círculo", na edição nº171 (Setembro de 2003) da AutoMotor, por ocasião de uma nota explicativa da Direcção-Geral de Viação (DGV), que tentava elucidar os automobilistas neste ponto - e que antecipava mesmo esta última alteração -, mas que teve apenas o condão de deixar ainda mais às voltas a cabeça da maioria dos condutores.

                                                          Lei era omissa
                                                          Qual é, então, a melhor forma de circular numa rotunda? E o que diz agora a lei? O artigo 14º do CE estabelece, pela primeira vez, uma regra de actuação dos automobilistas nestes locais. Atente-se ao constante da alínea 2ª): "Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar". A qual surge associada ao número 3º) do mesmo artigo: "Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento".

                                                          Como se conclui, temos, de forma inédita, uma alusão própria ao facto de não só não ser obrigatório circular na via mais à direita, como ser, inclusivamente, proibido fazê-lo antes de ser "conveniente" para poder sair no local pretendido - configurando uma infracção que implica uma coima entre 60 e 300 euros.

                                                          Apesar de inexistente no anterior documento, esta situação acabava por estar implicitamente consagrada. Como não se estabelecia nenhuma regra de excepção às rotundas, vigorava o princípio de rodagem pela direita. Actualmente esta prática contribui, em muito, para elevar a chamada pequena sinistralidade e para criar enormes embaraços na fluidez do trânsito, já que aqueles que são obcecados pela via direita acabam, não raras vezes, por ficar imobilizados e a bloquear a saída dos demais condutores.

                                                          Segundo fonte afecta à DGV, a "intenção é levar as pessoas a rodarem nas faixas interiores, passando apenas para as exteriores nos troços imediatamente antes da saída desejada", explica.
                                                          Ou seja, o que a recente alteração legislativa pretende é, tão somente, o oposto do que se extraía, por analogia, da anterior lei, omissa neste domínio (ver caixa).

                                                          Resta agora passar a mensagem. E esperar que as próprias escolas de condução se actualizem, pois a AutoMotor sabe que muitas delas ainda continuam a ensinar aos formandos uma redonda ilegalidade."

                                                          FONTE: Automotor

                                                          Mais:

                                                          Circulação em rotundas
                                                          Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
                                                          1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
                                                          Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
                                                          2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
                                                          Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
                                                          Aproximar-se progressivamente da via da direita;

                                                          Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
                                                          Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
                                                          Sinalização de manobras:
                                                          Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.

                                                          FONTE: http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod/in ... tundas.pdf

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DeadCanDance Ver Post
                                                            É tão simples... só quem não quer é que complica:
                                                            claro...

                                                            Comentário


                                                              Esta sim, é uma interpretação ultra-abusiva da lei, um pouco como a que aquele sr. que gosta de aparecer na tv fez sobre o que é um agente desportivo.

                                                              E o que diz agora a lei? O artigo 14º do CE estabelece, pela primeira vez, uma regra de actuação dos automobilistas nestes locais. Atente-se ao constante da alínea 2ª): "Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar". A qual surge associada ao número 3º) do mesmo artigo: "Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento".

                                                              Como se conclui, temos, de forma inédita, uma alusão própria ao facto de não só não ser obrigatório circular na via mais à direita, como ser, inclusivamente, proibido fazê-lo antes de ser "conveniente" para poder sair no local pretendido - configurando uma infracção que implica uma coima entre 60 e 300 euros


                                                              Meus senhores, enquanto não responderem a esta simples questão a discussão não avança mais: numa rotunda, qual é a via mais conveniente ao vosso destino?
                                                              Editado pela última vez por DonJuan1; 04 March 2010, 15:26.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X