Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    E mais uma vez, deite-se as culpas para cima do material ou infra-estrutura !


    Até porque as bestas que lá passam, nada podem fazer, coitadinhos dos indefesos e estúpidos condutores que lá passam... Oh...


    Continuo sem perceber porque é que o condutor Português tem uma dificuldade em se adaptar ao meio onde circula. É que não dá mesmo para perceber !

    Somos cada vez mais instruídos, andamos (supostamente) mais informados sobres as consequências dos nossos comportamentos, e mais uma vez, voltamos a errar, precisamente nos erros do costume.

    É triste ver que ano após ano, e apesar da imensa publicidade e sensibilização, se continue a ignorar erros do passado e apostar-se continuamente a apontar o dedo. Talvez por ser mais fácil...
    Bem visto.

    Infelizmente é recorrente culpabilizar as estradas como se o condutor não fosse responsável pela condução que pratica nas mesmas! Podemos e devemos criticar e exigir melhores vias de circulação mas utilizando as que temos mediante condução apropriada às suas especificidades e tendo sempre em linha de conta situações perigosas como são chuvas de verão ou nevoeiro...

    Espantoso é ver hoje em dia carros equipados com sensores de luz e luzes diurnas mas as quais não são activadas pelos condutores, uns talvez por ignorância mas a maioria será mais porque acham que veêm perfeitamente durante o dia...

    As luzes diurnas (não era só à frente na traseira também faz falta) deviam ser obrigatórias e não serem passíveis de serem desligadas pelo condutor.

    Comentário


      Eu tenho DRL e acho insuficientes, ainda para mais porque o sensor de luz é optimista e por vezes dou por mim já sem sol, apenas com as luzes diurnas acesas.

      Em situações de nevoeiro então, é optimista demais e raramente acende médios, tenho sempre que andar a olhar para o painel a ver a quantas ando.
      Em dias como o de hoje, ligo os médios à mão e deixo andar o dia todo na mesma posição (as luzes desligam completamente sem chave, pelo que não há risco de as deixar acesas quando fecho o carro).
      Sinceramente, compreendo que a opção pelas DRLs poupe energia, mas era mais fácil adoptar o modelo sueco dos médios obrigatórios e automáticos.


      Quanto ao acidente, a zona é muito propícia a uma coisa destas.
      Já apanhei condições muito semelhantes e um dos sustos da minha vida foi - um pouco mais acima, a chegar a Vouzela - apanhar um AX completamente rebentado na faixa da direita e nem ter tido tempo para reagir. Eram umas 10h da manhã, vinha a uns 80-90km/h e julgava vir prevenido, com faróis de nevoeiro e mil olhos na estrada.
      Tive a noção perfeita da sorte - se o carro estivesse na minha rota, não havia nada a fazer.
      A estrada é sinuosa, mal desenhada e frequentemente se apanha condições atmosféricas esquisitissimas - chuva forte, ventos brutais e nevoeiro. Especialmente no inverno, este coctail é completo.

      Uma situação semelhante aconteceu-me na A1, a subir a serra de Fátima, em que de madrugada (por volta da 1h da manhã) só vi que estavam pelo menos 2 carros enfaixados nos rails - sem piscas, apenas mínimos, mas todos virados, o que deixou a suspeita de ter acabado de acontecer - e apenas fiz pontaria ao meio da estrada, rezando para não acertar em nada.
      (Acrescento que ligámos de imediato para o nº verde da Brisa, para que não fiquem a pensar que bazei sem prestar auxilio.Quando ligámos, já tinham sido informados, mas fiquei com a noção de que apanhei aquilo na hora, porque não havia sequer piscas acesos)

      Fiquei a bater um bocado mal com isto hoje, porque se um gajo é apanhado no meio de uma coisa destas, não há carro nem unhas que nos tirem de lá. Dass...

      Os meus sentimentos às famílias.
      Editado pela última vez por VorsprungDurchTechnik; 24 August 2010, 01:45.

      Comentário


        Mais uma tragédia para continuar a alimentar as estatísticas, despedaçar famílias e mostrar que estamos longe do caminho certo!

        Conheço o local e admito que "a coisa" podia ter sido melhor projectada/construída. Sei também que as condições meteorológicas eram altamente adversas, mas os grandes responsáveis por mais esta hecatombe são os condutores e tudo o resto é conversa!

        Dai-lhes o descanso eterno e coragem à família para continuar em frente!

        Comentário


          N16 nunca será alternativa. Era o IP5, se se tivesse mantido operacional...

          Comentário


            Quem anda todos os dias na estrada vê muita irresponsabilidade, mas de certa forma este poderá ser daqueles casos onde a culpa poderá ser de muitos e de nenhuns.

            Há demasiadas perguntas e demasiadas respostas para as causas deste acidente. Fala-se muito de excessos, poderá ter sido, mas a verdade é que o acidente poderá ter sido provocado por alguém que com medo do nevoeiro tenha abrandado para 20 ou 30km/h.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Mas na moto é obrigatório.
              Eu uso sempre os médios ligados no carro, hábito que veio de tópicos do FAHO.
              É obrigatório mas os "motociclistas de Verão" que pegam na mota meia dúzia de vezes por ano, para ir para a praia de calções e t-shirt em cima de uma mota, raramente de lembram de os ligar.

              Daí dar jeito que ligue logo, é menos um botão a ter que ligar. Elas até apagam quando se carrega no botão de arranque.


              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Pergunto-me, se é mais do que certo e sabido que essa é uma zona de nevoeiros, se ou por que é que não existe ali sinalização preventiva que chame a atenção para esse perigo antes de essas condições surgirem na estrada. Talvez se evitasse muito acidente e especialmente uma tragédia como esta!
              Aliás, com essas condições atmosféricas é pena não estar logo uma ou duas viaturas da GNR a circular, para acorrer a qualquer acidente e para impor respeito.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                Quem anda todos os dias na estrada vê muita irresponsabilidade, mas de certa forma este poderá ser daqueles casos onde a culpa poderá ser de muitos e de nenhuns.

                Há demasiadas perguntas e demasiadas respostas para as causas deste acidente. Fala-se muito de excessos, poderá ter sido, mas a verdade é que o acidente poderá ter sido provocado por alguém que com medo do nevoeiro tenha abrandado para 20 ou 30km/h.
                Numa das descrições que ouvi na TV, uma condutora disse que circulava normalmente e que ao entrar num banco de nevoeiro serrado "travou a fundo" (não pelo acidente, mas pela falta de visibilidade mesmo) porque não conseguia ver nada e que um camião lhe bateu imediatamente por trás. Isto numa das que estava na cauda do acidente.

                Certamente que o acidente foi causado por "velocidade excessiva", o problema é que nem sempre é simples e seguro adaptar a nossa velocidade ás condições da via e meteorológicas, principalmente quando se dão alterações de condições de uma forma tão rápida.

                Lembro-me por exemplo de aqui há uns anos, penso que na A6, ter caído uma tempestade de granizo num espaço de poucas centenas de metros. Sem nada o fazer prever o pessoal que circulava com chuva, de um momento para o outro tinha o piso completamente coberto de granizo (gelo). Se não estou em erro foram várias dezenas de despistes em menos de 1 km, felizmente que sem consequências graves.
                Editado pela última vez por pacxito; 24 August 2010, 08:52.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                  Daí dar jeito que ligue logo, é menos um botão a ter que ligar. Elas até apagam quando se carrega no botão de arranque.
                  Nem todas.
                  (o que não desculpa o esquecimento)

                  Aliás, com essas condições atmosféricas é pena não estar logo uma ou duas viaturas da GNR a circular, para acorrer a qualquer acidente e para impor respeito.
                  Ou pelo menos uma carrinha do concessionário com um aviso de nevoeiro serrado. Afinal os concessionários não servem só para receber as transferências das EP...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    Numa das descrições que ouvi na TV, uma condutora disse que circulava normalmente e que ao entrar num banco de nevoeiro serrado "travou a fundo" (não pelo acidente, mas pela falta de visibilidade mesmo) porque não conseguia ver nada e que um camião lhe bateu imediatamente por trás. Isto numa das que estava na cauda do acidente.

                    ...
                    Essa de travar ao fundo é uma manobra quase suicida.

                    Mas também deu um relato de uma que disse que imobilizou a sua viatura, depois de ter visto o acidente, o imediatamente atrás também e depois levou com 4 ou 5 embates.

                    Comentário


                      Infelizmente e como já referido, perante aquela "parede de nevoeiro" que surgiu do nada (mas que ali é uma constante, ora pior ora melhor), a reacção de alguns terá sido reduzir em muito a velocidade a que vinham (senão mesmo parar)...

                      Problema é que visibilidade pelos vistos era praticamente nula, ora a aparecer algo pela frente do nada... e passando a redundância... nada havia a fazer.

                      Mais uma vez, os meus pesames para as famílias e rápidas melhores para os que ficaram.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post

                        Para terem ideia, demorei 3 horas a fazer 15 Km! Este aspecto é um abre olhos a quem quer colocar um portagens na A25 e diz que há alternativas!
                        A N16 ficou caótica com os camiões enganchados uns nos outros!
                        Esta foi uma situação limite, pelo que não podes tirar este tipo de conclusãoes. Todo o trânsito passou para a N16 ao invés de apenas uma (pequena) %

                        Comentário


                          Os meus 500 paus para o assunto:

                          Até aqui era o IP5 que era um perigo.....muitas vezes eu fiz aquele IP5 e sempre o fiz nas velocidades legais....nunca o considerei inseguro que fosse, quer para ligeiros quer para pesados....quem queria fazer daquilo uma auto-estrada é que o considerava perigoso.

                          Acho algum humor negro as autoridades e os jornalistas virem considerar as condições atmosféricas como a causa do acidente: boa ! A causa é o pessoal que nem de carroça sabe andar e depois apanha-se com uma máquina na qual mal sabe carregar nos botões dos piscas depois é o que dá.

                          A A25 é uma auto-estrada de montanha....sujeita a surpresas deste tipo. E todos já deviam saber que as primeiras chuvas depois de muito tempo sem chover dá sempre em piso escorregadio.....em qualquer altura do ano ! Mas não! O ESP e o ABS e o XPTO dominam tudo é só carregar no botão....e depois a culpa é das "condições atmosféricas adversas"......

                          Está chuva e nevoeiro ? É circular devagar em velocidade ajustada às condições da via. Se o pessoal não sabe (não é educado) tem de ser educado (ensinado à força).

                          E aqui sim, é polícia/GNR ir para a estrada, montar um aviso luminoso a dizer que o limite de velocidade, ali desce para 80 km/h para ligeiros e 60 para pesados e mais à frente montar a máquina de facturar e quem passar a mais que isso encosta, se ía com pressa acalma os ânimos, descansa um bocadinho e paga uma multazita a dobrar....assim até se aumentavam as receitas do governo....e andava tudo mais calmo.

                          É ver na Suiça se o pessoal não se achandra e não bate a bola baixinho...quem não atina a bem, atina a mal. É uma limpeza que até doi.

                          No meio disto, uma palavra de sentimento para os familiares das vitimas mortais e dos hospitalizados, e que este (e muitos outros) acidente sirva de exemplo para ensinar todos os condutores.

                          Quando chove, anda-se devagar. E quando há um acidente do outro lado da auto-estrada é seguir.....não é preciso encostar uma data de pessoal para ver o espectáculo, ali ninguém pagou bilhete....mania do pessoal se contentar com a tristeza alheia, até parece que não tem mais nada que fazer. Estão lá 4 ou 5 para ajudar....para quê mais...para das confusão ?

                          Quando há acidente do outro lado da Auto-estrada: É SEGUIR !

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Nem todas.
                            (o que não desculpa o esquecimento)



                            Ou pelo menos uma carrinha do concessionário com um aviso de nevoeiro serrado. Afinal os concessionários não servem só para receber as transferências das EP...
                            Cá em PT é só para o que servem.

                            Neste caso concreto o concessionário da A25 deveria ser chamado à pedra e arcar com as suas reponsabilidades também !

                            Mas vais ver no que vai dar: NADA !

                            Comentário


                              Tenho pena do ocorrido que deverá ter sido causado por uma combinação de factores meteriológicos e velocidade excessiva.

                              Aqui pelo porto, com a chuva que caiu ontem (que infelizmente nem foi muita pois não permitiu lavar a estrada) a maior parte dos condutores circulava normalmente, sem luzes, sem redução de velocidade, nada. DEpois era ver os carros espetados nas bermas. Há cerca de 2 meses (deve ter sido finais de Junho/inicios de Julho) caiu uma chuvada por cá. Ia levando com um tipo em cima num semáforo porque ele resolveu arriscar num amarelo e quando viu que não tinha hipótese de passar quando quis travar o carro não parou. Eu era o primeiro do semáforo contrário e quando arranquei fiquei com ele a um palmo do meu carro, nem sequer o vi a aproximar-se.

                              Antes de culparem a estrada, a polícia, as concessões e mais o menino jesus, pensem primeiro nos condutores que certamente não iam a fazer uma condução preventiva e cuidada. Depois há fenómenos que não se podem controlar, como parece ter sido o caso, mas se se conduzir com cuidado muitos desses problemas podiam ser evitados ou as consequências minimizadas. Tenho reparado que recentemente (não sei se é do Sol ou das férias) parece que anda gente na estrada que não sabe conduzir. Pisar traços contínuos tornou-se habitual, excesso de velocidade já nem se fala, piscas devem ser uns opcionais esquisitos que colocaram no carro e que não servem para nada, distâncias de segurança é para gays, etc. etc. Quando depois temos relatos de pessoas aqui no fóruma a dizerem que andam a 2xx nas AE, ultrapassam na direita, colam-se aos da frente para que os deixem passar (por ex, este tópico), etc. e tal, já estão a ver o que se está a preparar. Apanham um nevoeiro cerrado em que o da frente tem de travar mais depressa e já estão a ver o que acontece. Não sei se foi isso o que se passou, mas julgo que alguns destes comportamentos devem ter estado presentes e contribuiram para o acidente.
                              Editado pela última vez por pcg2001; 24 August 2010, 17:54.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                Esta foi uma situação limite, pelo que não podes tirar este tipo de conclusãoes. Todo o trânsito passou para a N16 ao invés de apenas uma (pequena) %
                                A N16 em certos sítios é mais parecida com um caminho de cabras do que com uma estrada. Há curvas em que não passam 2 camiões lado a lado. Voltar para a N16 é voltar 25 anos atrás, e já nessa altura era um atraso de pelo menos 50 anos... Antes do IP5, ir de Viseu a Aveiro podia demorar 3 horas, pelo IP5 1 hora.

                                Deviam ter feito uma AE a sério e deixado o IP5 como alternativa.
                                Mas gostam de fazer AE's novas por cima das montanhas com subidas íngremes e curvas demasiado apertadas para poupar na construção. Depois pagamos muitas vezes mais essa poupança em mortos e feridos, além dos danos materiais, custo dos tratamentos em hospitais, indemnizações, seguros, pessoas que ficam com deficiências para o resto da vida, etc...

                                Nunca fazemos nada em condições logo à 1ª e depois passamos o resto da vida a pagar por isso.

                                Comentário


                                  Bom, mas no meio de tantas asneiras que não se devem fazer "Entrou no nevoeiro e travou"..."Cai granizo e não vê nada...."....o que se deve fazer ?

                                  Eu digo o que faço quando repentinamente sou apanhado numa destas situações:

                                  - Abrando, MAS NÃO REPENTINAMENTE
                                  - Ligo 4 piscas,
                                  - Ligo os médios e farol de nevoeiro (caso ainda não vá com eles ligados)
                                  - Se for numa via com mais de uma faixa no mesmo sentido, encosto-me à direita, ou se for numa de só uma faixa em cada sentido, encosto-me o mais à direita possível...(aqui depende, pois uma vez num dilúvio na 2ª circular, tive de ir para a faixa da esquerda pois na da direita e do meio o pessoal teimava em parar e fazer testes de colisão uns nos outros)....enfim !
                                  - Foco toda (100%) da minha atenção na condução e no sentido da visão e audição !

                                  Não, não sou dos que anda com os faróis ligados de dia.
                                  Seria uma boa medida se não houvesse os Xenons e pessoal que gosta de apontar os seus faróis aos olhos dos outros....principalmente os que andam de SUV que não percebem que ainda existem outros carros em que a posição de condução é fica um pouco mais baixa. Por isso acho que ainda não deve ser obrigatório. MAs quando chove ligo.

                                  E quando vou numa estrada com sol de frente também ligo para acender as luzes vermelhas atrás ! AJUDA MUITO a quem vem atrás.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                    Tenho pena do ocorrido que deverá ter sido causado por uma combinação de factores meteriológicos e velocidade excessiva. Aqui pelo porto, com a chuva que caiu ontem (que infelizmente nem foi muita pois não permitiu lavar a estrada) a maior parte dos condutores circulava normalmente, sem luzes, sem redução de velocidade, nada. DEpois era ver os carros espetados nas bermas. Há cerca de 2 meses (deve ter sido finais de Junho/inicios de Julho) caiu uma chuvada por cá. Ia levando com um tipo em cima num semáforo porque ele resolveu arriscar num amarelo e quando viu que não tinha hipótese de passar quando quis travar o carro não parou. Eu era o primeiro do semáforo contrário e quando arranquei fiquei com ele a um palmp do meu carro, nem sequer o vi a aproximar-se. Antes de culparem a estrada, a polícia, as concessões e mais o menino jesus, pensem primeiro nos condutores que certamente não iam a fazer uma condução preventiva e cuidada. Depois há fenómenos que não se podem controlar, como parece ter sido o caso, mas se se conduzir com cuidado muitos desses problemas podiam ser evitados ou as consequências minimizadas. Tenho reparado que recentemente (n~´ao sei se é do Sol ou das férias) parece que anda gente na estrada que não sabe conduzir. Pisar traços contínuos tornou-se habitual, excesso de velocidade já nem se fala, piscas devem ser uns opcionais esquisitos que colocaram no carro e que não servem para nada, distâncias de segurança é para gays, etc. etc. Quando depois temos relatos de pessoas aqui no fóruma a dizerem que andam a 2xx nas AE, ultrapassam na direita, colam-se aos da frente para que os deixem passar, etc. e tal, já estão a ver o que se está a preparar. Apanham um nevoeiro cerrado em que o da frente tem de travar mais depressa e já estão a ver o que acontece. Não sei se foi isso o que se passou, mas julgo que alguns destes comportamentos devem ter estado presentes e contribuiram para o acidente.
                                    pcg2001, faz paragrafos no teu texto.

                                    É que caso contrário torna-se impossivel (cansativo) para ler.

                                    Comentário


                                      Acho que fazes o procedimento correcto, também é o que adopto, excepto encostar muito à direita pela presença de eventuais viatura na berma (Há pessoal que se lembra de parar por lá...).

                                      Quanto às luzes de dia pouco possibilidade há de incomodarem a visão, seja suv, com xenon ou chinês, já que não "ilumina".

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                        Cá em PT é só para o que servem.

                                        Neste caso concreto o concessionário da A25 deveria ser chamado à pedra e arcar com as suas reponsabilidades também !

                                        Mas vais ver no que vai dar: NADA !
                                        E sabes se houve tempo útil para chegar lá com um carro?
                                        O local se já é conhecido por ter bancos de nevoeiro, não terá lá sinalização a avisar, seja por sinais verticais, seja por electrónicos?

                                        Enquanto se quiser responsabilizar tudo e mais alguma coisa e não quem conduz, a mentalidade nunca irá mudar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          A N16 em certos sítios é mais parecida com um caminho de cabras do que com uma estrada. Há curvas em que não passam 2 camiões lado a lado. Voltar para a N16 é voltar 25 anos atrás, e já nessa altura era um atraso de pelo menos 50 anos... Antes do IP5, ir de Viseu a Aveiro podia demorar 3 horas, pelo IP5 1 hora.

                                          Deviam ter feito uma AE a sério e deixado o IP5 como alternativa.
                                          Mas gostam de fazer AE's novas por cima das montanhas com subidas íngremes e curvas demasiado apertadas para poupar na construção. Depois pagamos muitas vezes mais essa poupança em mortos e feridos, além dos danos materiais, custo dos tratamentos em hospitais, indemnizações, seguros, pessoas que ficam com deficiências para o resto da vida, etc...

                                          Nunca fazemos nada em condições logo à 1ª e depois passamos o resto da vida a pagar por isso.
                                          Discordo da tua opinião.

                                          Se reparares as nossas AE estão cheias de curvas. Talvez numa tentativa de reduzir a velocidade.

                                          Mas o tuga pensa que nas nossas AE, sejam elas em recta ou em curva a velocidade mínima é 120. Pelo menos assim com tantas curvas, já são menos uns quantos a aventurarem-se e a esticarem-se no acelerador. Olha eu sou um deles.

                                          MAs há uns quantos que continuam a pensar que são umas AEs cheias de curvas, e que chatice, não se consegue andar a direito e dar 200 na porcaria da AE.....se calhar ainda bem que têm tantas curvas !

                                          Comentário


                                            Concordo mais com este teu último post, que o anterior que citei.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              E sabes se houve tempo útil para chegar lá com um carro?
                                              O local se já é conhecido por ter bancos de nevoeiro, não terá lá sinalização a avisar, seja por sinais verticais, seja por electrónicos?

                                              Enquanto se quiser responsabilizar tudo e mais alguma coisa e não quem conduz, a mentalidade nunca irá mudar.
                                              Bom, comecei por responsabilizar quem conduz. Mas também começo a ficar farto de que quem é reponsável por uma infra-estrtura pública utilizada por milhares de utilizadores diários que pagam duas vezes um serviço, não assumir as suas reponsabilidades directas. Afinal onde está o "circular em segurança" apregoado por quem recebe as portagens ?

                                              Tenho a certeza absoluta que quem está na suposta sala de controlo, com câmaras (ou mesmo sem câmaras) e mais não sei o quê, com as previsões atmosféricas, com o conhecimento da região onde passa toda a AE, a receber dinheiro dos contribuintes e dos utilizadores da auto-estrada que está à sua responsabilidade, sabe que tem uma situação adversa (mau tempo, chuva miudinha, nevoeiro, situações estas que rapidamente se podem agravar), que deve colocar TODOS os meios de modo a prevenir acidentes. Chamam-se medidas preventivas, que devem (deveriam) ter sido estudadas e elaboradas numa avaliação de risco, de uma infra-estrtura pública com risco elevado (como é uma auto-estrada).

                                              Se os responsáveis pela concessão da AE lá estão só para cobrar portagens e desempenar carros que se avariam...não vejo que se justifiquem os milhões que recebem dos nossos impostos e do preço que cobram por km na portagem !

                                              Se quem é responsável por uma AE não percebe minimamente as suas responsabilidades enquanto prestador de um serviço público....pode dar o lugar a outro. Conheço várias pessoas que o podem fazer com muito profissionalismo.

                                              Comentário


                                                Eu não te deixo de dar razão, não tenho é conhecimento suficiente para afirmar que eles não fizeram nada, que o local não está devidamente sinalizado, etc.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                  Discordo da tua opinião.

                                                  Se reparares as nossas AE estão cheias de curvas. Talvez numa tentativa de reduzir a velocidade.

                                                  Mas o tuga pensa que nas nossas AE, sejam elas em recta ou em curva a velocidade mínima é 120. Pelo menos assim com tantas curvas, já são menos uns quantos a aventurarem-se e a esticarem-se no acelerador. Olha eu sou um deles.

                                                  MAs há uns quantos que continuam a pensar que são umas AEs cheias de curvas, e que chatice, não se consegue andar a direito e dar 200 na porcaria da AE.....se calhar ainda bem que têm tantas curvas !
                                                  Eu disse curvas demasiado apertadas, não disse que as AE's não deviam ter curvas.
                                                  Há curvas muito perigosas na A25, A24 e outras AE's de montanha. E não foram feitas para os carros abrandarem, foram mesmo para poupar.
                                                  Há um caso flagrante na A24 depois da ponte da Régua em que tem uma curva muito apertada para contornar uma casa. Aquela curva é inconcebível numa AE, e só é assim porque quiseram poupar. Ninguém anda numa AE a pensar que vai apanhar uma curva daquelas. Estão sempre lá a acontecer acidentes graves. E só não há mais porque é uma AE com pouca circulação.
                                                  O que eles pouparam naquela curva já custou muito dinheiro ao país.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                    Discordo da tua opinião.

                                                    Se reparares as nossas AE estão cheias de curvas. Talvez numa tentativa de reduzir a velocidade.

                                                    Mas o tuga pensa que nas nossas AE, sejam elas em recta ou em curva a velocidade mínima é 120. Pelo menos assim com tantas curvas, já são menos uns quantos a aventurarem-se e a esticarem-se no acelerador. Olha eu sou um deles.

                                                    MAs há uns quantos que continuam a pensar que são umas AEs cheias de curvas, e que chatice, não se consegue andar a direito e dar 200 na porcaria da AE.....se calhar ainda bem que têm tantas curvas !
                                                    Não sei onde se deram especificamente os acidentes, mas se não estou em erro o limite naquela zona até é de 100km/h, precisamente porque se manteve o antigo traçado do IP5, com um desnível elevado e curvas com raio apertado. A escolha deste traçado em nada esteve relacionada com a segurança rodoviária, foi pura e simplesmente para poupar custos, aproveitando as infraestruturas existentes e reduzindo custos de novas expropriações.

                                                    Não deixas de ter alguma razão com o pessoal que abusa (como na generalidade de todas as estradas em Portugal) e também não deixas de ter razão nos procedimentos a tomar num caso destes. Mas como todos os conceitos teóricos, na prática nem sempre são possíveis de ser implementados, e muitas vezes nem tempo tens para reagir e conseguir controlar o carro quanto mais ligar piscas, médios ou faróis de nevoeiro...

                                                    Podes ser o melhor condutor do mundo, estar 200% atento, ter todos os cuidados, e num dia de azar caíres numa armadilha destas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                      E eu pergunto: para quê?

                                                      Onde anda o bom-senso?

                                                      Hoje e sempre que saí ia de médios ligados.. A culpa não é da legislação, é nossa.
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      E mais uma vez, deite-se as culpas para cima do material ou infra-estrutura !


                                                      Até porque as bestas que lá passam, nada podem fazer, coitadinhos dos indefesos e estúpidos condutores que lá passam... Oh...


                                                      Continuo sem perceber porque é que o condutor Português tem uma dificuldade em se adaptar ao meio onde circula. É que não dá mesmo para perceber !

                                                      Somos cada vez mais instruídos, andamos (supostamente) mais informados sobres as consequências dos nossos comportamentos, e mais uma vez, voltamos a errar, precisamente nos erros do costume.

                                                      É triste ver que ano após ano, e apesar da imensa publicidade e sensibilização, se continue a ignorar erros do passado e apostar-se continuamente a apontar o dedo. Talvez por ser mais fácil...
                                                      Bom, uma vez que algumas pessoas tiveram alguma dificuldade em perceber o que eu disse, e já estão a começar a afirmar coisas que eu não disse (algo muito habitual neste fórum, aliás ) vou então explicar melhor o meu ponto de vista.

                                                      E em primeiro lugar quero começar por dizer que peço a Deus que vos proteja no resto das vossas vidas enquanto andarem na estrada, ao mesmo tempo que, antes de continuarem a ler, vos convido para lerem as 3 passagens do relato do VorsprungdurchTechnik que destaquei abaixo a bold.

                                                      Já leram? Perceberam onde quero chegar? Então, continuando: é incrível como começam logo a condenar os "Schumachers da estrada" sem sequer saberem as circunstâncias do acidente ou como tudo aconteceu. Vocês, sim, são os donos da verdade absoluta, imunes a qualquer situação imprevista, capazes de se safar mesmo que de repente se erga um muro de betão à vossa frente quando circulam ordeiramente na autoestrada a 120 km/h. A vocês, Deuses da estrada, nada vos pode acontecer!
                                                      Antes que voltem a interpretar-me de forma errada e a inventar afirmações que eu não proferi, vou tentar simplificar-vos ao máximo a minha mensagem: neste acidente em particular, não estou a dizer que a culpa foi da estrada, ou do tempo, ou dos aceleras assassinos que andavam à solta àquela hora na A25. O que eu vos quero convidar a fazer é pensar só um pouquinho antes de proferirem certas barbaridades e conclusões tiradas na hora (vá lá, não dói nada, nem custa assim tanto) e reflectirem: será que o trágico acidente de ontem não terá sido causado por uma conjugação infeliz de vários factores que se verificaram na mesma hora e no mesmo local, levando ao desfecho que todos conhecemos?? No meu curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho, aprendi uma teoria chamada a "Teoria do Queijo Suíço", que diz que um acidente só se verifica quando um raio laser imaginário que passamos através do 1º buraco desse queijo consegue chegar ao outro lado, porque teve a sorte de haver um buraco em todas as fatias naquela parte do queijo. Bastaria uma das fatias não ter o buraco, para o raio laser não chegar ao outro lado, e não haveria acidente. Agora, qual a percentagem de cada factor neste acidente em particular? Não sei. Vocês sabem? É que, pela vossa teoria, a chuva em estrada suja e o nevoeiro não tiveram culpa nenhuma no acidente!!! Foram só, unica e exclusivamente esses acleras que iam todos a 200, armados em parvos!!! Do alto da minha ignorância, arriscaria em dizer que, dos 3 factores que mencionei, cada um deve ser responsável talvez por ca. de 33% no acidente. Ou seja, não estou a inocentar alguns condutores que muito provavelmente até iriam depressa demais para as condições que se verificavam, mas, meus amigos, não tenham dúvidas: as 3 situações que o "VorsprungdurchTechnik" relatou abaixo podem acontecer a qualquer um de nós, e, Deus nos livre e guarde, espero que nesse momento não sejamos castigados por um dia termos chamado "Schumachers do asfalto" aos outros desgraçados que se calhar até morreram carbonizados, pois nós não estamos livres de um dia também o sermos! Perceberam?

                                                      Agora, quanto à sinalização que eu falei: fico chocado quando vejo perguntas tipo: "Para quê?" Vocês, os que dizem isso, são exactamente os mesmos que, se for publicado um estudo que diga que as nossas estradas são das mais inseguras da Europa, são os da linha da frente a dizer que a Portugalândia é uma treta, que somos uns terceiro-mundistas, etc. Ou seja, é a filosofia bota-abaixista em todo o seu esplendor - um pouco à semelhança daqueles 2 velhotes dos marretas, cuja única função é criticar tudo, sem critério, nem percebendo que com isso acabam por se contradizer não raras vezes. Ora então, para quê, diziam vocês. Para quê?? Muito simples: tudo o que se puder fazer para evitar um acidente, deve ser implementado na medida do possível. A A1, A17 e imagino que outras já têm painéis que avisam em relação a condições atmosféricas adversas, acidentes que haja mais à frente ou outras situações de perigo. Há um ditado muito conhecido que diz que "Homem prevenido vale por 2". E um aviso desses pode servir muito bem para até avisar e consciencializar alguém que vai mais depressa do que devia e instintivamente alivia o acelerador, o que pode permitir evitar mais um acidente, ou piorar o que existe. Porque é certo que o ser humano é falível (e não é pouco), mas é precisamente por isso que tudo o que puder ser feito para o apoiar e auxiliar na sua condução, deve ser implementado. Nesta zona particularmente perigosa, esse investimento é mais do que justificado. Tenho esperança que alguma coisa se faça, já que o MAI e o MOPTC estiveram no local do acidente e puderam aperceber-se das condições do local. Além do mais, como seres humanos que são, penso que terão ficado impressionados com o quadro de terror que por lá se verificou.

                                                      Por último, outro factor de segurança - o próprio automóvel: quando o ABS surgiu, há ca. de 40 anos atrás, estava "reservado" para automóveis de luxo, e como extra de preço exorbitante. Hoje... é até obrigatório para um utilitário do segmento A! Bravo! Airbags? Idem aspas. E muitos outros itens e medidas construtivas e concepcionais que nos têm permitido reduzir continuamente a sinistralidade rodoviária e as consequências humanas daí resultantes. E não são poucos os que hoje criticam o excesso de "mariquices electrónicas" nos nossos carros, principalmente os que estão relacionados com a segurança. Sim, porque vocês, os Deuses da estrada que mencionei mais acima, são os tais infalíveis, imunes a todas as circunstâncias da estrada, a vocês nada vos pode acontecer, porque vocês são simplesmente os iluminados e os esclarecidos, verdadeiros representantes de Deus na Terra, quais Luís XIV dos tempos modernos! Pois eu digo: ainda temos dispositivos insuficientes nos nossos carros! E falo muito em especial de um que já existe, mas que, tal como os outros que mencionei acima, ainda vai demorar algum tempo até amadurecer totalmente e ser presença garantida em todos os carros novos: o radar anti-colisão. Já pensaram em como poderia ter acabado a situação de ontem se todos os carros envolvidos tivessem este dispositivo? Acham que o desfecho teria sido trágico como foi? Deixo à vossa consideração...


                                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                      Eu tenho DRL e acho insuficientes, ainda para mais porque o sensor de luz é optimista e por vezes dou por mim já sem sol, apenas com as luzes diurnas acesas.

                                                      Em situações de nevoeiro então, é optimista demais e raramente acende médios, tenho sempre que andar a olhar para o painel a ver a quantas ando.
                                                      Em dias como o de hoje, ligo os médios à mão e deixo andar o dia todo na mesma posição (as luzes desligam completamente sem chave, pelo que não há risco de as deixar acesas quando fecho o carro).
                                                      Sinceramente, compreendo que a opção pelas DRLs poupe energia, mas era mais fácil adoptar o modelo sueco dos médios obrigatórios e automáticos.


                                                      Quanto ao acidente, a zona é muito propícia a uma coisa destas.
                                                      Já apanhei condições muito semelhantes e um dos sustos da minha vida foi - um pouco mais acima, a chegar a Vouzela - apanhar um AX completamente rebentado na faixa da direita e nem ter tido tempo para reagir. Eram umas 10h da manhã, vinha a uns 80-90km/h e julgava vir prevenido, com faróis de nevoeiro e mil olhos na estrada.
                                                      Tive a noção perfeita da sorte - se o carro estivesse na minha rota, não havia nada a fazer.
                                                      A estrada é sinuosa, mal desenhada e frequentemente se apanha condições atmosféricas esquisitissimas - chuva forte, ventos brutais e nevoeiro. Especialmente no inverno, este coctail é completo.

                                                      Uma situação semelhante aconteceu-me na A1, a subir a serra de Fátima, em que de madrugada (por volta da 1h da manhã) só vi que estavam pelo menos 2 carros enfaixados nos rails - sem piscas, apenas mínimos, mas todos virados, o que deixou a suspeita de ter acabado de acontecer - e apenas fiz pontaria ao meio da estrada, rezando para não acertar em nada.
                                                      (Acrescento que ligámos de imediato para o nº verde da Brisa, para que não fiquem a pensar que bazei sem prestar auxilio.Quando ligámos, já tinham sido informados, mas fiquei com a noção de que apanhei aquilo na hora, porque não havia sequer piscas acesos)

                                                      Fiquei a bater um bocado mal com isto hoje, porque se um gajo é apanhado no meio de uma coisa destas, não há carro nem unhas que nos tirem de lá. Dass...

                                                      Os meus sentimentos às famílias.


                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      É obrigatório mas os "motociclistas de Verão" que pegam na mota meia dúzia de vezes por ano, para ir para a praia de calções e t-shirt em cima de uma mota, raramente de lembram de os ligar.

                                                      Daí dar jeito que ligue logo, é menos um botão a ter que ligar. Elas até apagam quando se carrega no botão de arranque.

                                                      Aliás, com essas condições atmosféricas é pena não estar logo uma ou duas viaturas da GNR a circular, para acorrer a qualquer acidente e para impor respeito.
                                                      Essa é outra situação que me causa muita urticária: nos últimos 7 anos, fui apanhado julgo que 5 vezes por radares. Aspecto comum a todas elas: condições meteorológicas ideais, rectas, pouco trânsito, excelente visibilidade. Desde 1993, ano em que tirei a carta, já conduzi muitas vezes em condições muito adversas, parecidas às de ontem, desde AE a vias rápidas e estradas nacionais, em praticamente todas as regiões do país: carros da BT que eu tenha visto? Ao longo de mais de 17 anos? Posso ser sincero?? ZERO!!!
                                                      Também isto merece uma reflexão muito séria, na senda de descobrirmos por que razões continuamos a ter das estradas com maior sinistralidade na Europa.

                                                      Comentário


                                                        Esta estrada é propícia a estes bancos de nevoeiro, que juntamente com as "primeiras chuvas" e o respectivo "óleo/manteiga" que se cria na estrada nesse momento causou uma situação trágica como esta.

                                                        É de lamentar as mortes, e é deveras assustador pensar que numa estrada que tenho que fazer semanalmente aconteceu uma tragédia destas onde, no meio daqueles carros, um deles poderia ser o meu.

                                                        Não penso ter sido o caso, visto que as condições atmosféricas eram realmente muito adversas, mas a A25 principalmente no troço Aveiro - Viseu é um perigo, e em dias de chuva já cheguei a ver activar o VSC do Auris em subidas .

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Há um caso flagrante na A24 depois da ponte da Régua em que tem uma curva muito apertada para contornar uma casa. Aquela curva é inconcebível numa AE, e só é assim porque quiseram poupar. Ninguém anda numa AE a pensar que vai apanhar uma curva daquelas.
                                                          Qual é o limite nessa zona ? E o pessoal Respeita-o ?

                                                          A A25 tem uma curva, ali para os lados de Viseu, em que o limite máximo autorizado é 80 km/h... Nos primeiros dias desta AE, houve pessoal que foi lá apanhado a 160 ou mais... É...

                                                          Comentário


                                                            Vejo alguma demagogia em alguns comentários.

                                                            Já por duas vezes ia eu na AE e de repente vi-me sem conseguir ver nada e a circular a 40km/h... e era uma velocidade muito elevada, dado que nada se via e a AE estava cheia de água (a mais velocidade, o carro entrava em aquaplaning, o tempo era tão mau que a carrinha que ia à minha frente ia a menos de 10 metros de distância e mesmo assim só conseguia ver a luz de nevoeiro, todas as outras eram invisíveis).

                                                            Ou seja, em situações extremas de condições meteorológicas, é ter concentração máxima na conduções, sorte e evitar tomar decisões suicidas (parar na AE, mesmo na berma, circular demasiado de vagar mas sobretudo, circular como se a AE estivesse com boa visibilidade) e, de preferência, circular-se em "comboio" (da minha pouca experiência em situações extremas, pareceu-me uma mais valia se conseguirmos circular a velocidade idêntica aos outros e se conseguirmos manter a visibilidade e distância de segurança entre o carro que vai à nossa frente (e assim sucessivamente)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Qual é o limite nessa zona ? E o pessoal Respeita-o ?

                                                              A A25 tem uma curva, ali para os lados de Viseu, em que o limite máximo autorizado é 80 km/h... Nos primeiros dias desta AE, houve pessoal que foi lá apanhado a 160 ou mais... É...
                                                              Essa curva é a denominada bossa do camelo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X