Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
    Ao que parece, a Sra não abrandou, pois quando se apercebeu do novoeiro assustou-se e travou a fundo
    Quem vem atrás? Que se desenrasque, seja um pesado de 20 Toneladas, ou um ligeiro de uma e meia. Aliás, este espelho dá-me jeito é para retocar a maquilhagem logo pela manhã.
    Não querendo desculpabilizar a senhora, e o camionista, ia a adequar a velocidade às condições? Ou só interessa ver um dos lados?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Não querendo desculpabilizar a senhora, e o camionista, ia a adequar a velocidade às condições? Ou só interessa ver um dos lados?
      Eu não tenho interesse nenhum nisto. Tenho um desejo, que era que nada disto tivesse acontecido

      Comentário


        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Não querendo desculpabilizar a senhora, e o camionista, ia a adequar a velocidade às condições? Ou só interessa ver um dos lados?
        da minha experiencia os camioes sao os piores a nao adequar a velocidade as condicoes da via. Em AE, faca chuva, sol ou nevoeiro, é ve-los sempre no limitador....

        Comentário


          Tenham lá calma, pois segundo as ultimas noticias, o culpado daquilo tudo foi o carro a GPL, já encontraram um bode expiatório

          Comentário


            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Sim, tem lá um limite a 80 se não me engano. Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais. E de certeza que tu também não.

            A curva que estás a falar da A25 é outra anedota, mas supostamente era só temporária... que deve tornar-se definitiva. Além disso tem uma boa sinalização a avisar que tem uma curva perigosa, incluindo sinais luminosos. A da A24, apesar das mortes que já lá ocorreram ainda não colocaram avisos como na curva da A25.
            Agora fiquei um pouco perplexo...

            Afinal os sinais servem para quê afinal...

            É para sinalizar ou servir de enfeite e ninguém ligar nenhuma.

            Que digas que vês um sinal e não respeites o que lá está, ainda compreendo...

            Agora que digas que não estás para reparar nos sinais que aparecem ao longo do percurso...
            Editado pela última vez por nto; 24 August 2010, 12:48.

            Comentário


              Já apanhei situações idênticas, piso escorregadio, nevoeiro cerrado mas mesmo apesar de ter reduzido a velocidade apanhava alguns sustos porque havia inteligentes com luzes desligadas que só a escassos metros eu conseguia-me aperceber que existia ali um veiculo.

              Mas como as autoridades só multam quando se vai em excesso e velocidade, estas situações irão continuar a acontecer.

              Até na A1 já aconteceu o mesmo na zona de santarém, e não podemos dizer que o traçado ou qualidade do piso não sejam bons. Mas aparece o nevoeiro e ninguém toma os devidos cuidados.

              Comentário


                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Sim, tem lá um limite a 80 se não me engano. Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais. E de certeza que tu também não.
                Vai lá vai...

                Infelizmente, isto é o que mais se passa nas nossas estradas, ninguém vem a reparar em nada e depois, é vê-los a dizerem que as coisas aconteceram demasiado rápido...

                Comentário


                  Já vi que toda a gente ficou escandalizada por eu dizer que na AE não se vai todo o tempo a ver todos os sinais. Sinceramente eu não acredito que vocês vão o tempo todo na AE a ver todos os sinais que aparecem e não ligam a mais nada. Não ligam o rádio, não falam com os passageiros, não pensam em mais nada, nada, absolutamente nada a não ser estar constantemente 100% concentrados na estrada e na sinalização da estrada.

                  Desculpem lá, mas isto é impossível. Ninguém consegue estar muito tempo concentrado na mesma coisa. Se há algo de anormal, como por exemplo um limite de 80 km/h numa AE aonde o normal é 120Km/h tem que haver algo que o destaque e chame a atenção do condutor.
                  É normal estarem sempre a aparecer placas a indicar a velocidade de 120km/h na AE. A partir de certa altura isso passa a ser normal, e penso eu que a maior parte das pessoas deixa de ter atenção aos sinais com o limite de velocidade. Mais tarde pode voltar a ter atenção. Mas essa atenção não é permanente, especialmente se houver mais passageiros no carro e o condutor for a falar com eles. Não estamos a falar de pilotos de aviões ou de comboios, estamos a falar de pessoas normais. E mesmo os pilotos de aviões falham...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                    Já apanhei situações idênticas, piso escorregadio, nevoeiro cerrado mas mesmo apesar de ter reduzido a velocidade apanhava alguns sustos porque havia inteligentes com luzes desligadas que só a escassos metros eu conseguia-me aperceber que existia ali um veiculo.

                    Mas como as autoridades só multam quando se vai em excesso e velocidade, estas situações irão continuar a acontecer.

                    Até na A1 já aconteceu o mesmo na zona de santarém, e não podemos dizer que o traçado ou qualidade do piso não sejam bons. Mas aparece o nevoeiro e ninguém toma os devidos cuidados.
                    O meu maior medo é o nevoeiro subito, é que vamos muito bem e de um momento para o outro deparamo-nos com a falta de visibilidade repentina.

                    Estas Auto estradas mais a Norte sofrem muito isso e claro se não houver sinalização antecipada os acidentes ocorrem se que se apercebam.

                    Comentário


                      Mas vocês iludem-se que conseguiriam reagir da forma como estão aqui a falar?


                      2 metros de visibilidade = KO.

                      Até podiam ser só 50 metros, resultado era igual para a maioria de nós com carros "comuns".

                      Comentário


                        A 2metros reconhecer um obstáculo totalmente parado é impossível evitar.

                        Mas quanto melhor sinalizado, mais aumentam as hipoteses de ser visto mais longe, se a velocidade for mais reduzida mais hipoteses de conseguir imobilizar a viatura, etc.

                        Comentário


                          Bom, pelo que se ouviu na SIC, uma senhora ficou sem ver nada devido ao nevoeiro........e travou ! Depois veio um camião que lhe bateu e bateram todos lá para trás.....prontos !

                          De facto há a lamentar que 2 dos mortos estavam num carro a GPL (Lamentar e respeitar os mortos).

                          Pronto....agora vai rebentar a 3ª guerra mundial .

                          Tal como há por aqui quem diga:........eu já tenho as pipocas !
                          Editado pela última vez por guisas; 24 August 2010, 13:45.

                          Comentário


                            Eu aprendi quando tirei o código, que tenho de deixar espaço suficiente para o carro da frente para imobilizar o meu veiculo em segurança em caso de travagem a fundo do da frente.


                            Agora a culpa é da tipa, que se não tivesse travado a fundo se tinha ido enfaixar nos carros incendiados.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                              1º Quando a informação chegar via rádio ao aparelho, já a desgraça se deu à muito.

                              2º Utilizar o telefone com o veículo quase imobilizado numa AE, ou mesmo parado, nestas condições, pode ser a morte do artista (e a de outros artistas).

                              3º A percentagem de condutores que se orientam pelas informações de trânsito via rádio, andará na casa dos 3%.
                              Daí eu ter colocado "Se possível".

                              Onde anda esse estudo estatístico dos 3%? Ou podias ter dito 30% ou 13% e ia dar ao mesmo?

                              De qualquer das maneira pelo que li hoje a diferença entre um acidente e outro foi quase de 30m, portanto dava tempo. E mesmo que não houvesse acidente é bem prevenir - nem que sejam os tais 3% (?) - que há nevoeiro cerrado numa determinada zona.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                Eu aprendi quando tirei o código, que tenho de deixar espaço suficiente para o carro da frente para imobilizar o meu veiculo em segurança em caso de travagem a fundo do da frente.


                                Agora a culpa é da tipa, que se não tivesse travado a fundo se tinha ido enfaixar nos carros incendiados.
                                A senhora o que disse, foi que "de repente deixou de ver. Não via nada".

                                Portanto não via os carros da frente enfaixados, nem incêndio, nem NADA.

                                "...e travou".

                                Não sei (nem disse que sabia, nem sei quem saberá) se foi ela a causadora do acidente.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                  Bom, pelo que se ouviu na SIC, uma senhora ficou sem ver nada devido ao nevoeiro........e travou ! Depois veio um camião que lhe bateu e bateram todos lá para trás.....prontos !

                                  Notícias País Acidente na A25 com seis mortos e 24 feridos em estado grave 24-08-2010 | Vídeos Notícias | SIC Online

                                  Ela não foi a primeira a bater, foi uma das que bateu cá atrás.

                                  Comentário


                                    É uma situação de lamentarOntem fiz anos mas foi um dia que correu mal a muitas pessoas

                                    Em relação ao local do acidente:
                                    - A velocidade permitida é de 100 km/h.
                                    - Tem curvas acentuadas
                                    - Tem subidas precedidas de descidas acentuadas e vice-versa.
                                    - É uma zona que costuma ter radar movel
                                    - É uma zona onde sou ultrapassado por quase todos os veículos quando ali circulo a 100/110.

                                    As condições meteorológicas naquela zona são "especiais", num belo dia de sol ali à volta pode corresponder a um nevoeiro cerrado naquela zona.
                                    As condições meteorológicas ontem estavam muito más, o que associadas a alguma velocidade excessiva e a alguma falta de experência por parte de alguns condutores (em relação a encontrar naquela zona nevoeiro cerrado de repente) pode ter levado a este fim trágico.

                                    A estrada podia estar melhor?Podia, sem dúvida. Mas adaptando a velocidade às condições penso que é segura.

                                    O que poderá ter faltado (não digo que faltou porque não passei lá ontem) foram avisos nos painéis electrónicos a evidenciar o nevoeiro na região (é fácil detectar À concessionária pelos veículos que tem no terreno assim como pelas cameras de vigilância).

                                    Entre o nó de Albergaria e Aveiro (percurso que fiz na hora do acidente) encontravam-se nos painéis electrónicos avisos de chuva e recomendação para moderar a velocidade.

                                    Foi um dia triste para muita gente

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por OperaPhantom Ver Post
                                      Penso que o que se falou foi que o abrandamento não pode ser brusco, como a tipa que disse que mal entrou no nevoeiro travou a fundo.
                                      Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                      Ao que parece, a Sra não abrandou, pois quando se apercebeu do novoeiro assustou-se e travou a fundo
                                      Quem vem atrás? Que se desenrasque, seja um pesado de 20 Toneladas, ou um ligeiro de uma e meia. Aliás, este espelho dá-me jeito é para retocar a maquilhagem logo pela manhã.
                                      Pois, com "o á vontade e clareza" que o disse, quase certo que a mesma tinha a certeza que fez bem, infelizmente, poderá ter originado alguma morte ou ferido grave, devido á atitude dela.

                                      Nunca se trava a fundo, numa situação destas, uma coisa é reduzir a velocidade, outra é imobilizar o carro.

                                      CONTUDO, a mesma tinha informado, que existia acidentes á frente dela, não sei se se apercebeu antes da travagem, ou depois de ter saído da viatura.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                        Eu aprendi quando tirei o código, que tenho de deixar espaço suficiente para o carro da frente para imobilizar o meu veiculo em segurança em caso de travagem a fundo do da frente.


                                        Agora a culpa é da tipa, que se não tivesse travado a fundo se tinha ido enfaixar nos carros incendiados.
                                        Isto é típico do condutor Tuga: Quem vem atrás que se desenrasque! Sim senhor! Se eu tiver de travar a fundo, vou faze-lo, e é já numa AE carregada de novoeiro. Mesmo que tenha atrás de mim um camião de 20 Toneladas, ele devia ter estudado o código tão bem como eu. Tem de conseguir travar no espaço que dispõe.

                                        Comentário


                                          A lição que se pode tirar deste acidente, é que os Portugueses na sua maioria deveriam voltar para a escola de condução. Já vi cada barbaridade na estrada, principalmente em dias de chuva em que as pessoas tendem a circular sem qualquer precaução e consciência nos limites do seu carro...O Português quer é pneus baratos e um carro potente...Não investem na sua segurança, nem são ensinados a terem bom senso quando circulam em más condições...Depois acontecem acidentes destes, em que as vitimas mortais provavelmente até eram pessoas conscientes...

                                          Comentário


                                            Algumas considerações da minha parte:

                                            -Os condutores (onde também me incluo) não têm, regra geral, um bom apercebimento do que os envolve. Mesmo quando nos parece que sim, que vamos bem atentos e a controlar tudo, de vez em quando acontece algo que nos diz "olha, afinal não". Costumamos chama-los de sustos - quando não morremos. A diferença fulcral no largar uma grande asneira e seguir com a vida para o não seguir com a vida ou ir parar ao hospital costuma ser decidido pela sorte não pela competência. Até se pode fazer tudo bem, parar o carro, desviar, fazer o pino e sorrir, mas a seguir podemos levar com outro. Perceber isto faz falta a muita gente.

                                            -Raios parta os estúpidos que travam a fundo porque deixam de ver! Sim, claro, porque os estúpidos que deixam de ver deviam ter visto o "Dias de tempestade" com o Tom Cruise e saberiam que a atitude correcta quando não vemos é acelerar ainda mais! Com um bocado de sorte, se batermos morremos o que evita as chatices de ter de passar pelos processos das seguradoras. Isto foi o sarcasmo, agora vem a realidade; Se alguém neste fórum acha mal a suposta acção daquela condutora, isso é apenas porque nunca passaram pelas situações necessárias para que tenham uma perspectiva única do quão assustadora uma via pode ser/ficar de repente. Pessoalmente já passei por pelo menos duas (nenhuma com nevoeiro, mas sim com chuva torrencial), uma das quais por momentos não pensei que fosse ficar tudo bem, e com toda a honestidade, mesmo parado era velocidade a mais. E na 25 de Abril houve um dia em que TODA a gente parou. Não se viam os carros, não se via a ponte, não se viam marcas rodoviárias, nada, só água! Se calhar o problema não são os estúpidos que travam, são os estúpidos que não levam distância suficiente para eles próprios travarem.


                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                            Lembro-me por exemplo de aqui há uns anos, penso que na A6, ter caído uma tempestade de granizo num espaço de poucas centenas de metros. Sem nada o fazer prever o pessoal que circulava com chuva, de um momento para o outro tinha o piso completamente coberto de granizo (gelo). Se não estou em erro foram várias dezenas de despistes em menos de 1 km, felizmente que sem consequências graves.
                                            É precisamente isto de que falo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por guisas Ver Post

                                              De facto há a lamentar que 2 dos mortos estavam num carro a GPL (Lamentar e respeitar os mortos).
                                              Pois, o Pai e um(a) filho(a) morreram carbonizados, a Mãe está no Hostipal Santa Maria com queimaduras graves. Ainda há mais uma criança que a Mãe conseguiu salvar das chamas. O carro ficou ficou maltratado depois de ter ficado entalado entre um camião e um Land Rover Discovery.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                                Pois, o Pai e um(a) filho(a) morreram carbonizados, a Mãe está no Hostipal Santa Maria com queimaduras graves. Ainda há mais uma criança que a Mãe conseguiu salvar das chamas. O carro ficou ficou maltratado depois de ter ficado entalado entre um camião e um Land Rover Discovery.

                                                Esse é o Cordoba a GPL.
                                                Numa das noticias da RTP, fala uma senhora que comenta que o incêndio começou na galera do camião retratado na foto, devido que o mesmo transportava produtos facilmente inflamáveis.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                  Algumas considerações da minha parte:

                                                  -Os condutores (onde também me incluo) não têm, regra geral, um bom apercebimento do que os envolve. Mesmo quando nos parece que sim, que vamos bem atentos e a controlar tudo, de vez em quando acontece algo que nos diz "olha, afinal não". Costumamos chama-los de sustos - quando não morremos. A diferença fulcral no largar uma grande asneira e seguir com a vida para o não seguir com a vida ou ir parar ao hospital costuma ser decidido pela sorte não pela competência. Até se pode fazer tudo bem, parar o carro, desviar, fazer o pino e sorrir, mas a seguir podemos levar com outro. Perceber isto faz falta a muita gente.

                                                  -Raios parta os estúpidos que travam a fundo porque deixam de ver! Sim, claro, porque os estúpidos que deixam de ver deviam ter visto o "Dias de tempestade" com o Tom Cruise e saberiam que a atitude correcta quando não vemos é acelerar ainda mais! Com um bocado de sorte, se batermos morremos o que evita as chatices de ter de passar pelos processos das seguradoras. Isto foi o sarcasmo, agora vem a realidade; Se alguém neste fórum acha mal a suposta acção daquela condutora, isso é apenas porque nunca passaram pelas situações necessárias para que tenham uma perspectiva única do quão assustadora uma via pode ser/ficar de repente. Pessoalmente já passei por pelo menos duas (nenhuma com nevoeiro, mas sim com chuva torrencial), uma das quais por momentos não pensei que fosse ficar tudo bem, e com toda a honestidade, mesmo parado era velocidade a mais. E na 25 de Abril houve um dia em que TODA a gente parou. Não se viam os carros, não se via a ponte, não se viam marcas rodoviárias, nada, só água! Se calhar o problema não são os estúpidos que travam, são os estúpidos que não levam distância suficiente para eles próprios travarem.



                                                  É precisamente isto de que falo.
                                                  Um pequeno Off-topic sobre o travar a fundo...

                                                  Tenho uma prima que seguia um belo dia na 2ª circular quando de repente o capot se abriu, batendo contra o pára brisas com a força do ar e deixando ela de ver a estrada. Reacção imediata: travar a fundo. Consequência imediata: um taxista resolveu que o carro dela deveria passar de 5 para 2 lugares. Conclusão da polícia, seguradora, peritagem e coisas que tais: não foi cumprida a distância de segurança que permitisse a imobilização do taxi, sendo este o culpado do acidente.

                                                  Quem aqui critica o facto de travar a fundo provavelmente nunca se viu numa situação dessas. Obviamente que todos concordam que não é, racionalmente, a atitude mais correcta a ter, mas quantos de vós, ao ficar repentinamente sem qualquer visibilidade (e sim, pode mesmo acontecer repentinamente) não têm aquele primeiro instinto que é travar a fundo? Até podem conseguir controlá-lo mas o mais provável é o cérebro gritar "PÁRA!!!!!!".

                                                  Comentário


                                                    Por norma a responsabilidade é de quem vem atrás por não guardar a distância de segurança e, por nesse caso, o acto de travagem ser justificado.

                                                    Eu já passei igualmente por zonas de nevoeiro cerrado, de noite, sem marcas rodoviárias no chão, e não travei a fundo, tive perfeita noção de me aproximar desse banco e começar a reduzir (isto na EN4, salvo erro).
                                                    No caso dessa sra. do capot, havendo viaturas à frente que não sabia se estavam ainda a andar ou a parar, provavelmente faria o mesmo.

                                                    Comentário


                                                      Ontem livrei-me de boa...fiz a A25 à tarde no sentido Viseu-Aveiro. Mais à frente, já na A17 parei na estação de serviço (quase a chegar a Leiria) e vi na TV que a A25 estava cortada nos dois sentidos, que envolvia entre 20 a 30 carros (na altura) e que o acidente tinha sido por volta das 16h10...Eu tinha abastecido precisamente na A25 na estação de serviço de Vouzela, que fica +/- a 10/15km do local do acidente e lembrei-me de ver no talão do pagamento a hora...foi às 15h46, menos de meia hora antes! À velocidade a que circulava naquelas condições (60km/h) devo ter demorado cerca de 15min a fazer o percurso até à zona do acidente...ou seja, escapei por uma unha negra.

                                                      De facto, ao passar na zona de Sever do Vouga/Talhadas não conseguia ver 3/4 metros à minha frente. Para circular com segurança (se a havia na altura) circulava a 60km/h, mas vi muita, mas mesmo muita gente a passar por mim a mais de 120km/h! Era impossível não acontecer nada...felizmente para mim e para a minha família passei antes...pobres dos que lá ficaram. Paz às almas dos que faleceram e condolências às famílias.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Imothep Ver Post

                                                        ...

                                                        De facto, ao passar na zona de Sever do Vouga/Talhadas não conseguia ver 3/4 metros à minha frente. Para circular com segurança (se a havia na altura) circulava a 60km/h, mas vi muita, mas mesmo muita gente a passar por mim a mais de 120km/h! ...
                                                        E com sinalização? Luzes ligadas, etc.?

                                                        Ainda bem que passaste sem problemas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          Por norma a responsabilidade é de quem vem atrás por não guardar a distância de segurança e, por nesse caso, o acto de travagem ser justificado.

                                                          Eu já passei igualmente por zonas de nevoeiro cerrado, de noite, sem marcas rodoviárias no chão, e não travei a fundo, tive perfeita noção de me aproximar desse banco e começar a reduzir (isto na EN4, salvo erro).
                                                          No caso dessa sra. do capot, havendo viaturas à frente que não sabia se estavam ainda a andar ou a parar, provavelmente faria o mesmo.
                                                          Já por algumas vezes me deparei com bancos de nevoeiro cerrado, em que não se vê mais que meio metro à frente do nariz... houve alturas em que me apercebi da aproximação do mesmo e aí deu para reduzir calmamente, mas houve também alturas em que apareceu de repente, do nada, e aí travei praticamente até à imobilização do veículo.

                                                          Ainda há coisa de um ano, talvez, vinha na A8, numa noite de inverno, começa a cheirar a queimado e de repente, mas mesmo de repente, fica tudo branco e não se via absolutamente nada!!!! Qual a reacção? pata a fundo!!! Sabia lá o que se passava ali à frente! Depois então, com os 4 piscas ligados e muito devagarinho (a 5 km/h provavelmente) lá fui seguindo, guiando-me pelas marcações. Até que, na berma está um carro parado cujo motor aparentemente "desalvorou" (ou lá como se diz), sendo o fumo branco nada mais que óleo queimado. Mas apanhei um susto do camandro pois não se via mesmo nada no meio daquele fumo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            E com sinalização? Luzes ligadas, etc.?

                                                            Ainda bem que passaste sem problemas.
                                                            Médios e luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras

                                                            Dos que passaram por mim, não vi ninguém sem luzes...nem que fossem só médios. O que critiquei na altura foi só mesmo a velocidade.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Imothep Ver Post
                                                              Ontem livrei-me de boa...fiz a A25 à tarde no sentido Viseu-Aveiro. Mais à frente, já na A17 parei na estação de serviço (quase a chegar a Leiria) e vi na TV que a A25 estava cortada nos dois sentidos, que envolvia entre 20 a 30 carros (na altura) e que o acidente tinha sido por volta das 16h10...Eu tinha abastecido precisamente na A25 na estação de serviço de Vouzela, que fica +/- a 10/15km do local do acidente e lembrei-me de ver no talão do pagamento a hora...foi às 15h46, menos de meia hora antes! À velocidade a que circulava naquelas condições (60km/h) devo ter demorado cerca de 15min a fazer o percurso até à zona do acidente...ou seja, escapei por uma unha negra.

                                                              De facto, ao passar na zona de Sever do Vouga/Talhadas não conseguia ver 3/4 metros à minha frente. Para circular com segurança (se a havia na altura) circulava a 60km/h, mas vi muita, mas mesmo muita gente a passar por mim a mais de 120km/h! Era impossível não acontecer nada...felizmente para mim e para a minha família passei antes...pobres dos que lá ficaram. Paz às almas dos que faleceram e condolências às famílias.
                                                              Ainda bem que "os astros se conjugaram" para que passasses sem problemas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X