Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem Porto-Algarve: melhor caminho para evitar portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Ora bem, estive agora a fazer um "rescaldo" das hipóteses aqui relatadas, que passo a postar em seguida:

    Opção 1: N1 até Vila Franca de Xira; passa-se a ponte sobre o rio e segue-se até Águas de Moura; IC1 até ao Algarve
    Opção 2: N1 até Aveiras; A1 até Lisboa; A12 SUL até ao final da Ponte Vasco da Gama até Marateca; IC1 até ao Algarve
    Opção 3: A1 até entrar na A12 pela ponte Vasco da Gama; IC1 até ao Algarve
    Opção 4: A1 até Vila Franca de Xira; N10 até Marateca; IC1 até ao Algarve
    Opção 5: A1 até Lisboa; A2/A12 até Marateca; IC1 até ao Algarve
    Opção 6 A1 até Vila Franca de Xira; A13 até Marateca; IC1 até ao Algarve
    Opção 7: A1 até Santarém; IC10/N114 até Infantado; N10 até Marateca; IC1 até ao Algarve

    1- está fora de questão, devido ao tempo extenso em estrada
    2- queria que me confirmassem o tempo desde Porto-Aveiras pela N1
    3- Teria que passar sobre o Tejo, o que fazendo um desvio em VF Xira ou Santarém ficará mais perto
    4- É a que está a favorecer nesta altura
    5 e 6- Pelas minhas contas penso que não chega a 10€ de portagens, mas para todos os efeitos são 20€ (na pior das hipóteses) ida e volta
    7- A minha dúvida nesta é o trânsito no IC10/N114

    Grato pela ajuda até agora

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
      Ora bem, estive agora a fazer um "rescaldo" das hipóteses aqui relatadas, que passo a postar em seguida:

      Opção 1: N1 até Vila Franca de Xira; passa-se a ponte sobre o rio e segue-se até Águas de Moura; IC1 até ao Algarve
      Opção 2: N1 até Aveiras; A1 até Lisboa; A12 SUL até ao final da Ponte Vasco da Gama até Marateca; IC1 até ao Algarve
      Opção 3: A1 até entrar na A12 pela ponte Vasco da Gama; IC1 até ao Algarve
      Opção 4: A1 até Vila Franca de Xira; N10 até Marateca; IC1 até ao Algarve
      Opção 5: A1 até Lisboa; A2/A12 até Marateca; IC1 até ao Algarve
      Opção 6 A1 até Vila Franca de Xira; A13 até Marateca; IC1 até ao Algarve
      Opção 7: A1 até Santarém; IC10/N114 até Infantado; N10 até Marateca; IC1 até ao Algarve

      1- está fora de questão, devido ao tempo extenso em estrada
      2- queria que me confirmassem o tempo desde Porto-Aveiras pela N1
      3- Teria que passar sobre o Tejo, o que fazendo um desvio em VF Xira ou Santarém ficará mais perto
      4- É a que está a favorecer nesta altura
      5 e 6- Pelas minhas contas penso que não chega a 10€ de portagens, mas para todos os efeitos são 20€ (na pior das hipóteses) ida e volta
      7- A minha dúvida nesta é o trânsito no IC10/N114

      Grato pela ajuda até agora
      1. Concordo.
      2. Bastante, acho que responde à tua questão.
      3. Seja qual for a opção tomada, passam todas pelo rio Tejo.
      4. concordo
      5. ler 6.
      6. 10€ em portagens? Isso é Alverca - Pombal e já vais com sorte. Refaz as contas.
      7. É igual aos outros sítios: Carros e Camiões.


      Ainda falta aí a Opção 8. - A1 até Santarém + A13 até Marateca + IC1 até ao Algarve.

      Comentário


        #63
        Discutir 20€ numa viagem de 1200Km é ridiculo.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
          Discutir 20€ numa viagem de 1200Km é ridiculo.
          Concordo.

          Com tanta discussão, já estava mas era no Algarve a gozar a beach.

          Comentário


            #65
            Se a tua ideia é poupar o máximo em portagens sem contudo demorar uma eternidade a chegar ou correr riscos desnecessários em nacionais carregadas de trânsito as opções que deves considerar são a 7 que tu colocaste e a 8 colocada pelo user panpine. A única diferença entre elas é a ligação Santarém - Marateca. Pela A13 faz-se muito bem mas paga-se 6€. Pela N114 pode-se apanhar um bocado de trânsito, mas nada de muito grave, e no troço que atravessa Santarém até Almeirim (cerca de 8 kms). A partir daí é sempre a andar!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
              LOL, também passei por eles... ultrapassei-os pouco antes da ponte de Alcácer.
              Ai ai ai, queres ver que és o indivíduo do Tdi que ficou zangado, por o ter ultrapassado numa subida de inclinação acentuada em São Marcos da Serra

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Discutir 20€ numa viagem de 1200Km é ridiculo.
                Não me parece assim tão ridículo quando se fazem viagens aéreas da mesma distância ou mais com esse mesmo valor.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Discutir 20€ numa viagem de 1200Km é ridiculo.
                  É ridículo? Pelos vistos ate nem são 20 euros, é mais.. Infelizmente nos dias de hoje tem que ser tudo contado

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Não me parece assim tão ridículo quando se fazem viagens aéreas da mesma distância ou mais com esse mesmo valor.
                    Não compares o que não é comparável. Aqui discute-se o uso do carro para uma deslocação e qual o melhor trajecto, e não qual o melhor meio de transporte para o fazer.

                    Para o orçamento que se está a apontar, são valores marginais que facilmente são diluídos noutros.

                    Eu também gostava de andar pelas nacionais para poupar (em especial a N1), não dar dinheiro à Brisa, até ao dia em que apareceram duas multas para pagar de 120€ cada uma, que equivaliam na altura a 20 viagens Lx-Coimbra pela A1.

                    Por isso ente poupar em portagens e pagar para ter segurança, venha sempre a segurança em primeiro e não vão ser esses supostos 20€ que irão fazer mossa no orçamento final de umas férias ao Algarve.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                      É ridículo? Pelos vistos ate nem são 20 euros, é mais.. Infelizmente nos dias de hoje tem que ser tudo contado
                      É, mas pelos vistos (e felizmente que assim é) nem todos necessitam de fazer contas.

                      Comentário


                        #71
                        Se a tua ideia é poupar o máximo em portagens sem contudo demorar uma eternidade a chegar ou correr riscos desnecessários em nacionais carregadas de trânsito as opções que deves considerar são a 7 que tu colocaste e a 8 colocada pelo user panpine. A única diferença entre elas é a ligação Santarém - Marateca. Pela A13 faz-se muito bem mas paga-se 6€. Pela N114 pode-se apanhar um bocado de trânsito, mas nada de muito grave, e no troço que atravessa Santarém até Almeirim (cerca de 8 kms). A partir daí é sempre a andar!
                        Sim, para já são as hipóteses que mantenho em cima da mesa..
                        Entretanto amanhã vou aos CTT por causa daquele desconto das SCUTS

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                          Sim, para já são as hipóteses que mantenho em cima da mesa..
                          Entretanto amanhã vou aos CTT por causa daquele desconto das SCUTS
                          Se tens Via Verde vai a uma loja Via Verde que eles tratam-te do processo todo.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                            Não compares o que não é comparável. Aqui discute-se o uso do carro para uma deslocação e qual o melhor trajecto, e não qual o melhor meio de transporte para o fazer.

                            Para o orçamento que se está a apontar, são valores marginais que facilmente são diluídos noutros.

                            Eu também gostava de andar pelas nacionais para poupar (em especial a N1), não dar dinheiro à Brisa, até ao dia em que apareceram duas multas para pagar de 120€ cada uma, que equivaliam na altura a 20 viagens Lx-Coimbra pela A1.

                            Por isso ente poupar em portagens e pagar para ter segurança, venha sempre a segurança em primeiro e não vão ser esses supostos 20€ que irão fazer mossa no orçamento final de umas férias ao Algarve.
                            Mas eu por acaso disse que ia usar a N1? Pelos vistos o IC1 e a N10 são exemplos de estradas nacionais que se fazem bem, sem preciso estar a por em risco a segurança e o tempo.. Por isso não vejo o interesse deste discussão..
                            Ainda bem que para vocês o dinheiro não precisa de ser contado
                            Editado pela última vez por diogomsl; 06 August 2012, 15:26.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                              Se tens Via Verde vai a uma loja Via Verde que eles tratam-te do processo todo.
                              Mas nos correios também não tratam disso? É que as lojas da via verde estão sempre cheias

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                Mas eu por acaso disse que ia usar a N1? Pelos vistos o IC1 e a N10 são exemplos de estradas nacionais que se fazem bem, sem preciso estar a por em risco a segurança e o tempo.. Por isso não vejo o interesse deste discussão..
                                Não fui eu que coloquei essa opção sobre a mesa. Entre o fazer-se bem e haver radares a distância é curta, mas cada um sabe de si. Ainda para mais numa altura em que os cofres estão vazios.
                                Ainda bem que para vocês o dinheiro não precisa de ser contado
                                Se tens dinheiro contado ou não, desconheço nem tenho nada a ver com isso.
                                Quem não tem dinheiro, não tem vícios. E se ao ir para o Algarve já vais com os tostões contados, mais vale usar o que tens e fazer outro tipo de férias.
                                Mas isto sou eu para quem o Algarve pouco ou nada me diz.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                  Não fui eu que coloquei essa opção sobre a mesa. Entre o fazer-se bem e haver radares a distância é curta, mas cada um sabe de si. Ainda para mais numa altura em que os cofres estão vazios.

                                  Se tens dinheiro contado ou não, desconheço nem tenho nada a ver com isso.
                                  Quem não tem dinheiro, não tem vícios. E se ao ir para o Algarve já vais com os tostões contados, mais vale usar o que tens e fazer outro tipo de férias.
                                  Mas isto sou eu para quem o Algarve pouco ou nada me diz.
                                  Não estamos em altura de despesas.. Eu ao ir de Lisboa para baixo em nacionais poupo cerca de 40 euro ida e volta, isso em combustível dá quase para a viagem, se é que me faço entender.. Não é ir com os trocos contados, porque os imprevistos acontecem, mas quanto mais se poupar melhor, e podendo poupar 40 ou 50 euros, porque não?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                    Se tens dinheiro contado ou não, desconheço nem tenho nada a ver com isso.
                                    Quem não tem dinheiro, não tem vícios. E se ao ir para o Algarve já vais com os tostões contados, mais vale usar o que tens e fazer outro tipo de férias.
                                    Mas isto sou eu para quem o Algarve pouco ou nada me diz.
                                    Também concordo com isto.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                      Não estamos em altura de despesas.. Eu ao ir de Lisboa para baixo em nacionais poupo cerca de 40 euro ida e volta, isso em combustível dá quase para a viagem, se é que me faço entender.. Não é ir com os trocos contados, porque os imprevistos acontecem, mas quanto mais se poupar melhor, e podendo poupar 40 ou 50 euros, porque não?
                                      Eu percebo o teu problema e eu também faço muitas vezes essas contas. Onde puder cortar, também corto.

                                      Boas férias e boa viagem, seja porque trajecto for.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                        Não compares o que não é comparável. Aqui discute-se o uso do carro para uma deslocação e qual o melhor trajecto, e não qual o melhor meio de transporte para o fazer.

                                        Para o orçamento que se está a apontar, são valores marginais que facilmente são diluídos noutros.

                                        Eu também gostava de andar pelas nacionais para poupar (em especial a N1), não dar dinheiro à Brisa, até ao dia em que apareceram duas multas para pagar de 120€ cada uma, que equivaliam na altura a 20 viagens Lx-Coimbra pela A1.

                                        Por isso ente poupar em portagens e pagar para ter segurança, venha sempre a segurança em primeiro e não vão ser esses supostos 20€ que irão fazer mossa no orçamento final de umas férias ao Algarve.
                                        Porquê? Na AE estás isento de multas?

                                        Numa EN não só consegues poupar portagens como poupas (e muito, já que falo por experiência) em combustível.

                                        E eu nem estava a discutir o meio de transporte, estava sim a discutir a distâncias versus dinheiro gasto.

                                        Para mim, 20€ significam quase 400 kms de viagem, que é "só" 1/3 da distância que se fala aqui. Para mim, gastar 40 ou 60€ faz diferença de mais 50% do valor.

                                        Se me disseres que o custo total da viagem é de 1.000€, aí sim, tenho de concordar que 20€ é negligenciável.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Porquê? Na AE estás isento de multas?

                                          Numa EN não só consegues poupar portagens como poupas (e muito, já que falo por experiência) em combustível.

                                          E eu nem estava a discutir o meio de transporte, estava sim a discutir a distâncias versus dinheiro gasto.

                                          Para mim, 20€ significam quase 400 kms de viagem, que é "só" 1/3 da distância que se fala aqui. Para mim, gastar 40 ou 60€ faz diferença de mais 50% do valor.

                                          Se me disseres que o custo total da viagem é de 1.000€, aí sim, tenho de concordar que 20€ é negligenciável.
                                          Sim, neste caso estamos a falar de combustível e portagens, e parece que não, mas 50€ é muito dinheiro nos dias de hoje.. Na A2 são perto de 40€ ida e volta, se é que não passa (aí já não tenho a certeza).. Do Porto a Santarém/V.F.Xira (ainda não tenho a certeza), são 40€ ida e volta (números redondos), por isso estou a poupar 50%, o que me dá para a viagem de ida, daí eu estar aqui com este tópico..
                                          Muitos users já apresentaram de bom grado as mais variadas opções de trajecto, ao que eu fico agradecido.. Se alguém quiser juntar a esta lista mais algumas opções de itinerário, ou mais algumas achegas, agradeço

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            Porquê? Na AE estás isento de multas?

                                            Numa EN não só consegues poupar portagens como poupas (e muito, já que falo por experiência) em combustível.

                                            E eu nem estava a discutir o meio de transporte, estava sim a discutir a distâncias versus dinheiro gasto.

                                            Para mim, 20€ significam quase 400 kms de viagem, que é "só" 1/3 da distância que se fala aqui. Para mim, gastar 40 ou 60€ faz diferença de mais 50% do valor.

                                            Se me disseres que o custo total da viagem é de 1.000€, aí sim, tenho de concordar que 20€ é negligenciável.
                                            isento de multas não estou, mas consigo em AE manter um ritmo estável sem me preocupar se tenho que abrandar porque estou a passar numa localidade.

                                            Para mim, o custo de umas férias tem que ter tudo contabilizado incluíndo portagens, alojamento, combustível, etc.

                                            E uma coisa que ainda não foi abordada é se existe hora marcada para estar em Albufeira ou não.

                                            O problema dele com o chegar ao Algarve tenho-o eu quando vou para a Galiza saíndo de Lisboa.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                              isento de multas não estou, mas consigo em AE manter um ritmo estável sem me preocupar se tenho que abrandar porque estou a passar numa localidade.

                                              Para mim, o custo de umas férias tem que ter tudo contabilizado incluíndo portagens, alojamento, combustível, etc.

                                              E uma coisa que ainda não foi abordada é se existe hora marcada para estar em Albufeira ou não.

                                              O problema dele com o chegar ao Algarve tenho-o eu quando vou para a Galiza saíndo de Lisboa.
                                              Não percebi a parte a negrito..
                                              Quanto à hora, não a há, mas não quero passar o dia inteiro na estrada Eu quando vou todos os anos, chego sempre por volta das 11.30h e as 12.00h, não quero fugir muito disso

                                              Comentário


                                                #83
                                                Vindo do Porto entendo que já sejam muitas horas em estrada nacionais (o que é relativo para o tamanho do país). Lx - para sul tenho feito exclusivamente por Nacionais, demoro mais é um facto, mas tenho usufruído mais da viagem, com menos custos (portagens e combustível).
                                                Acaba por ser a altura do ano em que faço melhores médias de combustível (praticamente menos 2lts), tendo em Junho gasto 2,5€ em portagens (VDG para evitar entrar pela Lx pela 25abril e muito menos ir a VFX, que também é um belo cancro).

                                                Quando fiz o IC1 o ano passado em Setembro, estava praticamente às moscas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Vindo do Porto entendo que já sejam muitas horas em estrada nacionais (o que é relativo para o tamanho do país). Lx - para sul tenho feito exclusivamente por Nacionais, demoro mais é um facto, mas tenho usufruído mais da viagem, com menos custos (portagens e combustível).
                                                  Acaba por ser a altura do ano em que faço melhores médias de combustível (praticamente menos 2lts), tendo em Junho gasto 2,5€ em portagens (VDG para evitar entrar pela Lx pela 25abril e muito menos ir a VFX, que também é um belo cancro).

                                                  Quando fiz o IC1 o ano passado em Setembro, estava praticamente às moscas.
                                                  Calha bem andar às moscas, eu também vou em Setembro por isso..
                                                  Vejo que já entendeste o meu "objectivo": demorar pouco tempo, mas também gastar pouco, o que é difícil Se houvesse uma alternativa à N1 (que é só trânsito), ainda a gostaria de a abordar, sendo assim A1 até VF Xira ou Santarém

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                    Ai ai ai, queres ver que és o indivíduo do Tdi que ficou zangado, por o ter ultrapassado numa subida de inclinação acentuada em São Marcos da Serra
                                                    Não, entrei no IC1 em Alvalade do Sado, pouco antes da Mimosa.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Eu apenas questiono é quem afirma que pela EN consegue poupar mais do que se for pela AE. Por experiencia propria, e pelo facto de o meu carro (Polo) possuir CB posso confirmar que tal não corresponde à verdade. Mas posso aceitar que noutros carros, a situação seja inversa.

                                                      De acordo com a informação do CB, numa viagem de Lisboa ao Algarve, a uma velocidade constante de 130/140 kms, sem paragens(via verde), os consumos medios rondam os 6,3e os 6.5L.
                                                      Por sua vez, se optar pela EN, com as paragens, abrandamentos necessarios em rotundas e cruzamentos, os consumos medios disparam para 7,2 e 7,3L.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Agora o realmente acontece é que quando optamos pela AE, "abusamos" mais do acelerador. Em suma, se o ritmo for o mesmo quer seja pela AE ou EN, e se numa existem paragens e a outra não, então como podem afirmar que gastam menos de combustivel?!... não digo que seja impossivel, mas é dificil!!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Eu escolheria a opção 8 do panpipe. Penso que é a opção que tem a melhor relação custo/benefício.

                                                          Aconselho também que se circule com calma nas estradas nacionais. Todas elas são mais perigosas que as AEs, todas têm mais trânsito que as AEs correspondentes e normalmente não têm separador central.

                                                          Também não concordo com as pessoas que tentam andar à velocidade de AE nas EN para depois chegarem ao Algarve e dizerem aos amigos que demoraram o mesmo tempo e pouparam 30€.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                            Eu escolheria a opção 8 do panpipe. Penso que é a opção que tem a melhor relação custo/benefício.

                                                            Aconselho também que se circule com calma nas estradas nacionais. Todas elas são mais perigosas que as AEs, todas têm mais trânsito que as AEs correspondentes e normalmente não têm separador central.

                                                            Também não concordo com as pessoas que tentam andar à velocidade de AE nas EN para depois chegarem ao Algarve e dizerem aos amigos que demoraram o mesmo tempo e pouparam 30€.
                                                            Só que aqui ninguém disse que eu ia andar à velocidade da AE ;)
                                                            Obrigado pela opinião

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Eu também não me estava a referir a ti.

                                                              Mas quando chegares ao IC1, que eu até acho que é uma boa alternativa à A2, vais constatar que há muito boa gente que vai quase sempre a 120/130, o que eu acho que é excessivo para o trânsito que a estrada normalmente tem. Não quero ser moralista, mas...

                                                              Só acho que não se pode querer ter tudo: se queremos poupar algum dinheiro, teremos que perder um pouco mais de tempo ou se queremos ganhar tempo, temos que gastar algum dinheiro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X