Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem Porto-Algarve: melhor caminho para evitar portagens

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    A opção 4 é a que utilizo grande parte das vezes que vou ao Algarve (vindo de Coimbra). Este ano ainda estou na dúvida, estou escaldado com 120 euros de multa que tive há dias, e este ano eles andam a apertar muito. Podem bem ter um radar pouco depois de um sinal de 50, e alguém que vá distraído nos 90 está tramado. O trajecto sempre por AE no meu caso são cerca de 60 euros (ida e volta), que no teu caso ainda será mais, é um valor considerável, mas inferior aos 120 de multa
    Tirando isso, é um percurso que se faz bem (principalmente depois das 21h).

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por freerid3r Ver Post
      A opção 4 é a que utilizo grande parte das vezes que vou ao Algarve (vindo de Coimbra). Este ano ainda estou na dúvida, estou escaldado com 120 euros de multa que tive há dias, e este ano eles andam a apertar muito. Podem bem ter um radar pouco depois de um sinal de 50, e alguém que vá distraído nos 90 está tramado. O trajecto sempre por AE no meu caso são cerca de 60 euros (ida e volta), que no teu caso ainda será mais, é um valor considerável, mas inferior aos 120 de multa
      Tirando isso, é um percurso que se faz bem (principalmente depois das 21h).
      Estou solidário contigo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
        Eu também não me estava a referir a ti.

        Mas quando chegares ao IC1, que eu até acho que é uma boa alternativa à A2, vais constatar que há muito boa gente que vai quase sempre a 120/130, o que eu acho que é excessivo para o trânsito que a estrada normalmente tem. Não quero ser moralista, mas...

        Só acho que não se pode querer ter tudo: se queremos poupar algum dinheiro, teremos que perder um pouco mais de tempo ou se queremos ganhar tempo, temos que gastar algum dinheiro.
        Sim, infelizmente há muito boa gente que gosta de se arriscar nas EN, e como exemplo mais óbvio há a N125, que é um perigo ambulante, e tento sempre evitar..
        Claro que o poupar dinheiro, não é para chegar no mesmo tempo ao destino, e eu como não tenho o tempo marcado, tanto faz chegar as 11h como às 13h, mas também não quero passar o dia todo a conduzir, pois é cansativo para mim, para a Maria e para o putos (para a mais pequena é que é mais chato).. E, o ponto mais importante, nunca pondo a segurança dos ocupantes em perigo, pois IC's e EN não quer dizer propriamente acidentes, ao contrário do que muita gente pensa, tudo depende da maneira como se conduz, e do bom senso da pessoa.
        As opções, para já em cima da mesa são as 4, 6, 7 e 8.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por freerid3r Ver Post
          A opção 4 é a que utilizo grande parte das vezes que vou ao Algarve (vindo de Coimbra). Este ano ainda estou na dúvida, estou escaldado com 120 euros de multa que tive há dias, e este ano eles andam a apertar muito. Podem bem ter um radar pouco depois de um sinal de 50, e alguém que vá distraído nos 90 está tramado. O trajecto sempre por AE no meu caso são cerca de 60 euros (ida e volta), que no teu caso ainda será mais, é um valor considerável, mas inferior aos 120 de multa
          Tirando isso, é um percurso que se faz bem (principalmente depois das 21h).
          O problema das AE é que um gajo facilita, nunca vai a 120km/h.. Para carregar mais um bocado e ir aos 160km/h não é preciso muito, enquanto nas EN, havendo trânsito, a pessoa tem que andar mais devagar por norma. Mas tanto numa como na outra estamos sujeitos a esses brindes de férias
          EU saio sempre entre 6h30min e as 7h da manhã

          Comentário


            #95
            Pois, na AE só com cruise control e a falar com quem vai no carro, as rectas da A2 são muito apetecíveis.. (que por sinal é onde eles gostam de estar :P)
            Só agora é que reparei que ias com crianças.. Epá, no teu caso pensava seriamente em AE. Do que eu já vi em nacional, compensa ir em AE. Não por ti, mas pelos outros.. pessoal que vem a ultrapassar até não dar mais, outros que se lançam para a faixa sem ver se vem alguém, etc etc.
            Relativamente à hora que vais fazer a viagem, chegarias à zona da N10 por volta das 9/10h (pela A1), já começas a apanhar algum transito na N10/IC1 por essa hora.. E se parares pelo caminho, deves fazer o IC1 entre as 11h/14h, que são periodos de algum calor..
            Muito sinceramente, com carro cheio (crianças..) e uma viagem tão longa e com algum transito, acho pagava os 80 euros de portagem e pronto. Mesmo custando bastante, vais com mais segurança e mais depressa (a 150km/h com cc é tranquilo).

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por freerid3r Ver Post
              Pois, na AE só com cruise control e a falar com quem vai no carro, as rectas da A2 são muito apetecíveis.. (que por sinal é onde eles gostam de estar :P)
              Só agora é que reparei que ias com crianças.. Epá, no teu caso pensava seriamente em AE. Do que eu já vi em nacional, compensa ir em AE. Não por ti, mas pelos outros.. pessoal que vem a ultrapassar até não dar mais, outros que se lançam para a faixa sem ver se vem alguém, etc etc.
              Relativamente à hora que vais fazer a viagem, chegarias à zona da N10 por volta das 9/10h (pela A1), já começas a apanhar algum transito na N10/IC1 por essa hora.. E se parares pelo caminho, deves fazer o IC1 entre as 11h/14h, que são periodos de algum calor..
              Muito sinceramente, com carro cheio (crianças..) e uma viagem tão longa e com algum transito, acho pagava os 80 euros de portagem e pronto. Mesmo custando bastante, vais com mais segurança e mais depressa (a 150km/h com cc é tranquilo).
              Eu quando digo putos, ainda devo ser da velha guarda Eles têm 16 e 13 respectivamente, só passam a ser grandes quando saem de casa
              O mais velho, quanto mais voltas der e mais tempo demorar, melhor para ele, a miúda de 13 anos é que é menos tolerante, apesar de também gostar da estrada.. Pelo que sei, e pelo que vi no google maps, as paisagens do IC1 são bonitas (segundo também relatos aqui do tópico), o que os ajuda a passar o tempo, em conjunto com o computador, a playstation e a máquina fotográfica no carro..

              Comentário


                #97
                Além de se poupar nas portagens, também se poupa no combustível.

                O tempo também passa mais depressa, visto a paisagem ser muito melhor.

                Isto eu que em autoestrada, é raro andar a menos de 130km/h, qdo faço viagens maior.

                Na Nacional, não passo dos 120km/h nas zonas de 90km/h.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Bafonso Ver Post
                  Agora o realmente acontece é que quando optamos pela AE, "abusamos" mais do acelerador. Em suma, se o ritmo for o mesmo quer seja pela AE ou EN, e se numa existem paragens e a outra não, então como podem afirmar que gastam menos de combustivel?!... não digo que seja impossivel, mas é dificil!!
                  A questão é mesmo essa. Se o ritmo é o mesmo, não se justifica pagar AE.

                  Eu em EN ando a 90/100 e às vezes picos de 120kmh. Em AE ando a 130/140 e com picos de 160-180kmh (outros picos são raros).

                  Como é óbvio, quando vou para AE não vou andar a 100kmh...

                  Comentário


                    #99
                    Sem falar que nas AE é sempre ao mesmo ritmo e normalmente a velocidades bem mais elevadas.

                    Nas nacionais se não se andar sempre a ultrapassar, os ritmos podem baixar para os 90 ou menos, durante km's, por transito ou outras coisas mais, que também ajudam a baixar os consumos e a poupar a mecânica.

                    Já fiz a A2 a boas velocidades e em comparação com a Nacional a diferença não é muita. Aquilo deve dar umas voltas maradas, deve ter o percurso mais longo.

                    Atenção que eu reentro na A2 sempre na Mimosa ou Grandola.
                    Depois de Grandola a estrada está péssima !

                    Também já apanhei umas 2 multas de 120€, mas posso dizer que mesmo assim tem compensado. Pois faço o percurso muitas vezes ao ano (agora menos).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      A questão é mesmo essa. Se o ritmo é o mesmo, não se justifica pagar AE.

                      Eu em EN ando a 90/100 e às vezes picos de 120kmh. Em AE ando a 130/140 e com picos de 160-180kmh (outros picos são raros).

                      Como é óbvio, quando vou para AE não vou andar a 100kmh...
                      Exacto, nas EN nunca andas normalmente acima de 100-110km/h por causa do trânsito, o que ajuda aos consumos..
                      Quando se vai na AE, facilita-se sempre mais, e como já foi dito, na A2 tens umas rectas engraçadas, raramente faço essa AE abaixo dos 160km/h, o que leva os consumos lá para cima

                      Comentário


                        Já agora uma coisa irritante no IC1 é a incontornável parte da Serra Algarvia....é secante essa parte.
                        No entanto, até lá chegar, podemos dizer que é uma excelente estrada, e mesmo nessa parte é excelente em termos de alcatrão, pois do resto, ninguém pode fazer nada em relação aos declives. E é das maiores estradas do país, tem quase 800 KM

                        Pela AE essa parte fica um pouco atenuada. Para fugir da serra algarvia pela A2 , ainda são uns 3 ou 4 euros.
                        Editado pela última vez por EscapeLivre; 10 August 2012, 16:29.

                        Comentário


                          Na última semana de Agosto vou até Islantilla.

                          Vou optar por ir por Beja e depois pelo IC27, como já foi discutido alguns dias atrás. Até ao desvio da A2 para Beja, irei sempre pela AE.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Já agora uma coisa irritante no IC1 é a incontornável parte da Serra Algarvia....é secante essa parte.
                            No entanto, até lá chegar, podemos dizer que é uma excelente estrada, e mesmo nessa parte é excelente em termos de alcatrão, pois do resto, ninguém pode fazer nada em relação aos declives. E é das maiores estradas do país, tem quase 800 KM

                            Pela AE essa parte fica um pouco atenuada. Para fugir da serra algarvia pela A2 , ainda são uns 3 ou 4 euros.
                            Para quem gosta de curvar como eu gosto, acho que é a melhor parte e a menos monótona.
                            O resto é retas sem sal nenhum.
                            Talvez para quem nunca tenha visto as paisagens seja diferente, agora para quem passa lá muitas vezes....

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                              Eu quando digo putos, ainda devo ser da velha guarda Eles têm 16 e 13 respectivamente, só passam a ser grandes quando saem de casa
                              O mais velho, quanto mais voltas der e mais tempo demorar, melhor para ele, a miúda de 13 anos é que é menos tolerante, apesar de também gostar da estrada.. Pelo que sei, e pelo que vi no google maps, as paisagens do IC1 são bonitas (segundo também relatos aqui do tópico), o que os ajuda a passar o tempo, em conjunto com o computador, a playstation e a máquina fotográfica no carro..
                              Ai estes "putos" de hoje!

                              Caramba, eu fiz várias viagens de carro Alemanha-Portugal-Alemanha, entre os 4 e os 8 anos de idade, nos anos 70... qual computador, qual playstation, câmara digital, telemóvel ou DVD... nem sequer walkman, e nunca chaguei os meus pais!

                              Aliás, a excitação de poder fazer a viagem era o maior entretenimento... isso e ver tanto carro e camião diferente, e interpretar os países consoante as diferentes matrículas, as mudanças de paisagem... belos tempos!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Ai estes "putos" de hoje!

                                Caramba, eu fiz várias viagens de carro Alemanha-Portugal-Alemanha, entre os 4 e os 8 anos de idade, nos anos 70... qual computador, qual playstation, câmara digital, telemóvel ou DVD... nem sequer walkman, e nunca chaguei os meus pais!

                                Aliás, a excitação de poder fazer a viagem era o maior entretenimento... isso e ver tanto carro e camião diferente, e interpretar os países consoante as diferentes matrículas, as mudanças de paisagem... belos tempos!!!
                                A mais nova não liga muito a isso, já o mais velho é ele que tira as fotografia para o tópico do "Hoje eu vi" Ele gosta disto dos automóveis, sai ao pai

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Ai estes "putos" de hoje!

                                  Caramba, eu fiz várias viagens de carro Alemanha-Portugal-Alemanha, entre os 4 e os 8 anos de idade, nos anos 70... qual computador, qual playstation, câmara digital, telemóvel ou DVD... nem sequer walkman, e nunca chaguei os meus pais!

                                  Aliás, a excitação de poder fazer a viagem era o maior entretenimento... isso e ver tanto carro e camião diferente, e interpretar os países consoante as diferentes matrículas, as mudanças de paisagem... belos tempos!!!
                                  É verdade Lino.

                                  Ainda me lembro de quando era puto, a viajar pela Europa em plenos anos 90, sem TV's, consolas portáteis etc. Apreciava as paisagens, aprendia novos nomes nas placas da estrada, apitávamos aos camiões portugueses que encontravamos nas AE's em França, Itália...

                                  Conversávamos e divertiamo-nos em viagem, todos no carro. A única coisa que já fazia falta na altura era mesmo o AC....

                                  Hoje, caiu-se no extremo do entretenimento, e é só tecnologia nas mãos, os putos não apreciam nada numa viagem a não ser os jogos electrónicos. Enfim, mudam-se os tempos...mudam-se as....

                                  dmsl, nada em relação a ti

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                    A mais nova não liga muito a isso, já o mais velho é ele que tira as fotografia para o tópico do "Hoje eu vi" Ele gosta disto dos automóveis, sai ao pai
                                    Aqui acontece o mesmo, mas ao contrário

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                      Para quem gosta de curvar como eu gosto, acho que é a melhor parte e a menos monótona.
                                      O resto é retas sem sal nenhum.
                                      Talvez para quem nunca tenha visto as paisagens seja diferente, agora para quem passa lá muitas vezes....
                                      Mas aquilo nem para curvar serve.....

                                      Eu adoro rectas, mas aquela parte é secante Mas sem crise

                                      Comentário


                                        Quando fui como sou de Tomar, fui de Tomar ate almeirim pela nacional entrei na A13, e saí na marateca e IC1 ate ao algarve

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          dmsl, nada em relação a ti
                                          Esta agora não entendi
                                          Concordo com vocês em tudo mas quando há.. é como os PC's e as PS's, eu também não gostava disso, mas quando comprei a PS2 para o mais velho, também aprendi, e demos-lhe a PS3 no natal, e agora jogamos uma F1 e um PES juntos de vez em quando

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Aqui acontece o mesmo, mas ao contrário
                                            O quê? É a miúda que tira as fotos? OU és tu quem tira e é o miúdo que escreve?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                              Esta agora não entendi
                                              Concordo com vocês em tudo mas quando há.. é como os PC's e as PS's, eu também não gostava disso, mas quando comprei a PS2 para o mais velho, também aprendi, e demos-lhe a PS3 no natal, e agora jogamos uma F1 e um PES juntos de vez em quando
                                              O meu post referia-se a algumas pessoas por este mundo fora, ou seja não era nada contra ti

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                O meu post referia-se a algumas pessoas por este mundo fora, ou seja não era nada contra ti
                                                nada de nada

                                                Comentário


                                                  Para quem esteja a ponderar uma viagem até ao Litoral Alentejano|Algarve deixo o conselho de não optar pelo IC1 (Marateca (Águas de Moura) - Alcácer do Sal)

                                                  Estão a decorrer obras no pavimento, a circulação está alternada em vários pontos, limitada a velocidade. Este fim de semana, congestionou mesmo, provocando vários quilómetros de fila. Entre Alcácer a Setúbal demorei cerca de 2h (o que é habitual demorar cerca de 45m)

                                                  Trânsito complicado na zona de Alcácer devido a obras


                                                  GNR pede calma e cumprimento das regras de segurança rodoviária. Alternativa é a auto-estrada.

                                                  Obras na estrada nacional na zona de Palma, em Alcácer do Sal, estão a dificultar, há algumas horas, a vida dos automobilistas que por ali passam.

                                                  O trânsito circula de forma alternada e chegou a provocar filas entre dois e quatro quilómetros.

                                                  “No sentido Sul/Norte, está a verificar-se algum congestionamento de trânsito e no local está por vezes a ser empenhado pessoal da GNR, para fazer patrulhamento normal, no sentido de acautelar a segurança rodoviária. O que pedimos é compreensão e que mantenham a calma, cumprindo as regras de segurança rodoviária”, afirma o Major Paulo Santos, da GNR, à Renascença.

                                                  A esta hora, de acordo com a GNR, a situação está um pouco mais desanuviada, mas ainda requer atenção.

                                                  A alternativa é a A2.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Já agora uma coisa irritante no IC1 é a incontornável parte da Serra Algarvia....é secante essa parte.
                                                    No entanto, até lá chegar, podemos dizer que é uma excelente estrada, e mesmo nessa parte é excelente em termos de alcatrão, pois do resto, ninguém pode fazer nada em relação aos declives. E é das maiores estradas do país, tem quase 800 KM

                                                    Pela AE essa parte fica um pouco atenuada. Para fugir da serra algarvia pela A2 , ainda são uns 3 ou 4 euros.
                                                    Por acaso acho que é a melhor parte! Mesmo na A2 a zona da serra tem bastantes curvas e declives...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                                      Por acaso acho que é a melhor parte! Mesmo na A2 a zona da serra tem bastantes curvas e declives...
                                                      rebenta logo com os consumos todos que um gajo estava a fazer desde a marateca

                                                      Comentário


                                                        É verdade rjmoura, aquela parte está em obras para novo alcatrão e está secante mesmo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          É verdade rjmoura, aquela parte está em obras para novo alcatrão e está secante mesmo.
                                                          Ate quando as obras?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por dmsl Ver Post
                                                            Ate quando as obras?
                                                            Epah, diria uns bons meses. Neste momento estão entre Palma e Marateca. O IC1 está a ser requalificado por contrapartidas da construção do IP8. A requalificação estende-se desde a Marateca até Canal Caveira (Grândola).

                                                            Iniciaram as obras no final de Abril e no inicio de Junho suspenderam-nas. Retomaram na semana passada, só que estende-se até as tantas da noite incluindo sábados e domingos.
                                                            No domingo, congestionou mesmo.
                                                            Como alternativa está a A2, através do nó de Marateca até Alcácer (portagem: 2,45€)
                                                            Editado pela última vez por rjmoura; 13 August 2012, 17:40.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rjmoura Ver Post
                                                              Epah, diria uns bons meses. Neste momento estão entre Palma e Marateca. O IC1 está a ser requalificado por contrapartidas da construção do IP8. A requalificação estende-se desde a Marateca até Canal Caveira (Grândola).

                                                              Iniciaram as obras no final de Abril e no inicio de Junho suspenderam-nas. Retomaram na semana passada, só que estende-se até as tantas da noite incluindo sábados e domingos.
                                                              No domingo, congestionou mesmo.
                                                              Como alternativa está a A2, através do nó de Marateca até Alcácer (portagem: 2,45€)
                                                              De Alcácer para baixo não se apanha nada de obras?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X