Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Lyma69 Ver Post
    Tens que fazer a mecânica Claro da C, depois tens exame de condução da C e depois da E. Quando tiveres a C, aconselho a começar o cam e indo ter aulas da E
    E não posso no mesmo exame de condução fazer C e a E? Tenho que primeiro fazer a C? Para o CAM é preciso muito tempo para o fazer?
    Já agora, para conduzir no estrangeiro o CAM é necessário ou isso é só uma "lei" de Portugal?

    Enviado do meu GT-P5210

    Comentário


      Não, também pensei que podia fazer dois em um. Mas tens que ter a C tirada para começar a E. É uma treta mas estamos no país que estamos. Sim para o estrangeiro é preciso. O CAM no mínimo 1 mês.

      Comentário


        Grande treta então, estava com ideia de fazer a C e a E que assim ficava despachado da condução e ficava me só a faltar o CAM. Pensei que o CAM era mais rápido, mas ainda se perde um tempo nisso

        Enviado do meu GT-P5210

        Comentário


          Pois. Eu ainda estou a espera de poder marcar exame de mecânica. O CAM estou a pensar em inscrever me depois de ter o C e estudar em casa e ir a algumas aulas. Trabalho e não tenho tempo nem paciência para ir às aulas todos os dias.

          Comentário


            Estas então como eu, também estou à espera de mecânica e estava a pensar fazer logo C e E para também não faltar muitos dias ao trabalho. O CAM também vou ter que optar por estudar em casa e tentar ir algumas aulas. A E estou então a pensar fazer enquanto tiro o CAM

            Comentário


              Sim eu só estou a espera de ter a C, depois começo a tratar do CAM. A E tiro enquanto estudo o CAM

              Comentário


                Pessoal, contem as vossas experiências aquando do exame de condução, o que fizeram, quanto tempo durou, por onde andaram, o examinador, etc...
                Comecei esta semana as aulas de C.

                Comentário


                  Preciso de ajuda, não sei onde fazer os testes psicoténicos na cidade do Porto

                  Comentário


                    Eu fiz os psicotécnicos na própria escola. Foi lá a psicóloga....

                    Comentário


                      Balão a uma perto da loja de cidadãos nas Antas. Infopsy foi onde tirei.

                      Comentário


                        Jomaso e que tal?

                        Comentário


                          Até ao momento das 12 horas a que temos direito, tive 4 horas de aulas, se bem que na prática terão sido umas 3...
                          Ora considerações a tecer: a carroça é uma Renault Premium de 210cv's de 2001. A caixa é manual de 6 velocidade. Afinal a lei não exige que a caixa tenha altas e baixas. Apenas passou a exigir que o camião tivesse caixa fechada e não estrado aberto.
                          Acho que não tive grande sorte com o instrutor, Acho qùe dá demasiadas ordens e é um pouco maniento o velhote. Em todo o caso é quase um aprender a conduzir, visto que é tudo muito diferente de um automóvel: pedais, caixa, direcção, travagem, aceleração, etc...
                          A carroça tem pelo menos 1.500.000kms, pois marca lá 500.000 +/-. As folgas são muitas; vamos a direito e o volante vai uns 60º para a esquerda.
                          Não consigo perceber como é que no meio de tanta legislação e segurança, é possível levarem carroças a exame com 15 anos e nestas condições, mas enfim....
                          Quanto ao resto, vai ser andar para a frente e ir conhecendo o carro.
                          Uma coisa me parece certa nesta altura: para o semi-reboque são + 12 horas de aulas. Ninguém consegue dominar um semi-reboque com tão poucas horas de prática.
                          Outra coisa que também já sabia, mas que confirmo: conduzir este tipo de veículos nas estradas que temos, exige muita técnica e perícia.
                          E lembrem-se: cuidado com os passeios e com os telhados das casas :D

                          Comentário


                            Eu também devo conduzir um Premium também dessas alturas, pelo menos a escola que estou em pensar ir tem um desses, e tem um FL6 Volvo, mas de estrado aberto, mas visto que mudaram as leis, possivelmente irá ser no renault, quanto ao semi-reboque, tenho visto muitas escolas aproveitarem o mesmo veiculo, e para categoria E, atrelam o reboque, penso que ai dificulta mais as coisas.

                            Quanto ás carroças com 15 anos, na escola onde tirei a minha B, tem só B e A, e questionei o porque de não terem pesados, ao qual foi respondido não terem alunos que se justifica-se a compra de 1 pesado(mesmo usado).

                            Aliás que andei a ver preços de uma escola low-cost(um grupo de 3 escolas) aqui á beira(que abriu á pouco) e tem pesados, antes tinham um Premium 400, e agora têm um FH12 volvo 340, mas até tive a falar com a minha mae e ela desconfia, o camião para aulas, "corre" as 3 escolas, num dia que seja preciso aqui, vem para aqui, noutro dia que seja preciso noutra escola vai para outra escola.

                            Mas os preços são consideravelmente menos cerca de 150/100€ na C e 100€ na E

                            Comentário


                              A escola onde ando a tirar é a Santa Maria na Vergada (Mozelos).
                              Haviam opções bem mais baratas, mas o meu tempo é curto e esta fica perto do local de trabalho.

                              Comentário


                                Alguém foi recentemente a exame de mecânica? Disseram me que têm saído perguntas sobre tempos de descanso e tipo de cartões e tacografos, alguém confirma?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por miica Ver Post
                                  Alguém foi recentemente a exame de mecânica? Disseram me que têm saído perguntas sobre tempos de descanso e tipo de cartões e tacografos, alguém confirma?
                                  Tenho dúvidas, mas pode ser que saia uma ou outra.
                                  Quando fiz o meu exame o examinador referiu que as perguntas são as mesmas há vários anos e constam todas naqueles link's que coloquei anteriormente.
                                  No meu exame só saiu uma pergunta que não consta nos link's, por acaso sobre o tacógrafo, mas também era fácil: em que posição deve estar o botão "x" do tacógrafo quando se está em descanso? +/- isto.
                                  Em todo o caso se tiveres alguém que te explique bem os tempos de condução, apreendes com facilidade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                    Em todo o caso se tiveres alguém que te explique bem os tempos de condução, apreendes com facilidade.
                                    O essencial é isto.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      A escola onde ando a tirar é a Santa Maria na Vergada (Mozelos).
                                      Haviam opções bem mais baratas, mas o meu tempo é curto e esta fica perto do local de trabalho.
                                      Ao pé do trabalho não tenho nenhuma, as 3 que conheço ficam num raio de 3/4kms de casa, a tal low cost(que falei no post anterior) e outras 2, mas 1 tem um actros, com caixa sequencial/manual(pelo que foi informado) ainda saiu de lá a conduzir pior e a uma outra que tem um premium, que possivelmente deverá ser caixa manual.

                                      Já agora como é conduzir um premium, aquilo facilita a condução?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por miica Ver Post
                                        Alguém foi recentemente a exame de mecânica? Disseram me que têm saído perguntas sobre tempos de descanso e tipo de cartões e tacografos, alguém confirma?
                                        Não te preocupes muito com isso.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                          Ao pé do trabalho não tenho nenhuma, as 3 que conheço ficam num raio de 3/4kms de casa, a tal low cost(que falei no post anterior) e outras 2, mas 1 tem um actros, com caixa sequencial/manual(pelo que foi informado) ainda saiu de lá a conduzir pior e a uma outra que tem um premium, que possivelmente deverá ser caixa manual.

                                          Já agora como é conduzir um premium, aquilo facilita a condução?
                                          Não te consigo responder a essa pergunta porque não tenho experiência com outras carroças...

                                          Comentário


                                            Tenho feito testes num dos sites que forneceram na pagina antes, e aquilo é quase tudo identico, o meu "score" é de 1 errada, ás vezes 3,4

                                            Comentário


                                              Boas,

                                              Ontem passei na loja do município para saber o que era necessário para renovar a minha carta de pesados.
                                              Forneceram-me o documento para ir ao médico e perguntei onde podia fazer os psicotécnicos. Não são necessárias fotografias, devem ter o mesmo sistema dos cartões de cidadão.
                                              Deram-me um cartão de uma pessoa certificada, telefonei e, como era a 400 metros de onde estava , a Drª disse que tinha uma vaga para aquela hora.
                                              Fiz os testes e ...40€. Há 5 anos paguei 60 e tal euros + IVA...a concorrência está a funcionar....
                                              Amanhã á tarde vou ao médico de família e de seguida vou á loja do município que encerra ás 20:00....isto deve ser tempo record.

                                              Comentário


                                                Ontem lá fui eu fazer o exame de mecânica, fiz com 0 erradas. Já começa a sair perguntas sobre tacografos que ainda não me tinham saído nesses links de testes. Saiu tb uma pergunta sobre os documentos que podem ser precisos apresentar aos senhores agentes, não sabia que em caso de ainda se ter o bi que também era preciso apresentar o cartão de contribuinte

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                  Boas,

                                                  Ontem passei na loja do município para saber o que era necessário para renovar a minha carta de pesados.
                                                  Forneceram-me o documento para ir ao médico e perguntei onde podia fazer os psicotécnicos. Não são necessárias fotografias, devem ter o mesmo sistema dos cartões de cidadão.
                                                  Deram-me um cartão de uma pessoa certificada, telefonei e, como era a 400 metros de onde estava , a Drª disse que tinha uma vaga para aquela hora.
                                                  Fiz os testes e ...40€. Há 5 anos paguei 60 e tal euros + IVA...a concorrência está a funcionar....
                                                  Amanhã á tarde vou ao médico de família e de seguida vou á loja do município que encerra ás 20:00....isto deve ser tempo record.
                                                  Boas,

                                                  Hoje voltei á loja do município com o atestado médico + o relatório dos psicotécnicos, depois de preenchido(confirmado) o documento on line, continuo com a mesma fotografia e não tive que assinar.
                                                  Fiquei surpreendido com a rapidez e facilidade do processo.
                                                  Total de custos: 70€

                                                  Comentário


                                                    Sabem me dizer em quanto fica a E?

                                                    Comentário


                                                      A volta dos 500

                                                      Comentário


                                                        Relativamente aos períodos de condução, deixo aqui um resumo:

                                                        Semanalmente, um motorista pode conduzir 56 horas no máximo, dividido em 6 períodos de 24h que dá 4 dias a 9h de condução e 2 dias a 10h de condução.
                                                        Em cada um desses períodos de 24 horas, o motorista terá de colocar pausas ou descansos.
                                                        Como todos nós, ninguém trabalha 9 horas seguidas. Assim, poderá conduzir no máximo 4h30m seguidas, fazer uma pausa de 45 minutos e voltar a conduzir 4h30m.
                                                        Depois terá de fazer uma pausa de no mínimo 9 horas no máximo 3 vezes numa semana e os restantes dias a 11 horas.
                                                        Para em 24 horas o motorista colocar um mínimo de 9 horas de repouso, terá de efectuar o trabalho dentro de uma amplitude máxima de 15 horas (15+9=24).
                                                        No sétimo período de 24 horas é o dia de descanso de no mínimo 24 horas, mas 144 horas depois, terá de fazer o descanso regular semanal de 45 horas e antes do final da terceira semana terá de compensar o que está atrasado (as restantes 21 horas da semana que só descansou 24 horas).
                                                        Para ajudar os motoristas mais um pouco, ainda tem o limite quinzenal de 90 horas, ou seja, se trabalhar 56 horas na primeira semana, na segunda só poderá conduzir o que falta para as 90 horas ou seja 36 horas.

                                                        Comentário


                                                          Para o inicio de Maio lá irei comecar a tirar, já irei ter o dinheiro todo, para C e E, depois é juntar para o CAM e espero lá para o ano já poder ter tudo para poder fazer profissão.

                                                          Entretanto tenho feito uns testes online o meu score fica nas 0-2 erradas.

                                                          PS:Já disse na empresa onde estou, que só estou lá até ter tudo direitinho, depois salto fora
                                                          Editado pela última vez por balao; 15 April 2015, 13:38.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                                            Para o inicio de Maio lá irei comecar a tirar, já irei ter o dinheiro todo, para C e E, depois é juntar para o CAM e espero lá para o ano já poder ter tudo para poder fazer profissão.

                                                            Entretanto tenho feito uns testes online o meu score fica nas 0-2 erradas.

                                                            PS:Já disse na empresa onde estou, que só estou lá até ter tudo direitinho, depois salto fora
                                                            Uma opinião, depois de tirares a C, faz o cam enquanto tiras a a E, assim poupas tempo.

                                                            Comentário


                                                              Mais um que passou no teste de mecânica. Agora é aprender a conduzir.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X