Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
    Conto ir a exame de "mecânica" daqui a 1 mês, entretanto vou á escola todos os dias (2/3hrs) e estou a tentar devorar toda a informação, mais para a frente caso tenha dúvidas, exponho-as.

    A única experiência que tenho de reboque é com a caravana, looolll, pode ser que ajude em alguma coisa, mas de momento estou concentradíssimo no exame escrito.

    Se corresse bem, a C e a C + E, atirava-me logo para a D e D + E, se correr mal (algum "reprovanço"), espero uns tempos €€€€.
    Se tirares a C+E, depois só precisas de tirar a D, como tiras a E numa categoria de pesados, ficas logo apto a conduzir B+E, C+E e quando fazeres exame da D, D+E.

    Comentário


      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
      Se tirares a C+E, depois só precisas de tirar a D, como tiras a E numa categoria de pesados, ficas logo apto a conduzir B+E, C+E e quando fazeres exame da D, D+E.
      Ei lá, desconhecia, boas notícias.

      Comentário


        Já cá canta a C+E
        Fiz uma semana antes do previsto, e, correu lindamente

        Comentário


          Muitos parabéns, agora é só tirar a A e a D.

          Comentário


            Obrigado!
            A seguir é a A, a D não me interessa muito.

            Comentário


              Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
              Obrigado!
              A seguir é a A, a D não me interessa muito.
              Parabéns rapaz!

              Tivesse eu um cantinho para guardar uma moto e também tirava essa...

              Já tenho a C à cerca de um ano, mas por acaso não voltei a conduzir um pesado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por CM Ver Post
                Parabéns rapaz!

                Tivesse eu um cantinho para guardar uma moto e também tirava essa...

                Já tenho a C à cerca de um ano, mas por acaso não voltei a conduzir um pesado.

                Obrigado!
                Eu tenho, não tenho é t€mpo para ela

                Comentário


                  Alguem já ouviu falar que agora é preciso tirar tambem um tal de "cambio" ??? (ou sera que ele disse mecanica com a boca fechada, meio abrutalhado??) nao sei se é agora esse o nome, para quem conduz pesados, vai ser obrigatorio a partir de 2013? mas ja há pessoal a tirar e disse que custa mais 700€, e pra quem tem a carta há muito tempo paga 300€. diz que são 35 horas.

                  Alguem me explica isto? é que quando uma mulher ouviu falar disso ficou doente, e ja tem a carta há 25 anos...

                  Comentário


                    provavelmente é o CAM.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
                      provavelmente é o CAM.
                      desculpa a minha ignorancia mas o que é o CAM...so tenho carta de ligeiros, nao percebo dessa materia de pesados...

                      Comentário


                        É como um certificado profissional que indica que estás apto a conduzir pesados...

                        Podes ver o Decreto-Lei n.º 126/2009 e entreter-te...

                        Comentário


                          CAM de 140h para quem tirou a carta de pesados a partir de 9 de setembro de 2009. Varia entre 750€ a 1100€ e tem de fazer exame de 60 perguntas no IMTT apos a conclusao do curso
                          CAM de 35h para quem tirou a carta antes dessa data. Ronda os 250€ e nao necessita de exame.

                          O CAM de categoria C ou C e E nao da para a categoria D
                          Para o D e outro curso pago na totalidade.
                          Multa de 1000€ a 3000€ para quem circular com um pesado sem o CQM: nome dado ao cartao depois de realizado o exame.

                          Comentário


                            Eu já tenho C+E e já conduzo pesados, sou neste momento obrigado JÁ a ter cam?
                            Epa um gajo tira a carta, agora tem de tirar duas em vez de uma ou quê? Exame e tudo? Só para lixar o povo mesmo...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                              Eu já tenho C+E e já conduzo pesados, sou neste momento obrigado JÁ a ter cam?
                              Epa um gajo tira a carta, agora tem de tirar duas em vez de uma ou quê? Exame e tudo? Só para lixar o povo mesmo...
                              é isso mesmo, lol parece que agora um gajo tem de tirar duas ou tres cartas...pelo que pesquisei, é preciso carta de pesados e CAM mas para ter o CAM tens de tirar a carteira de qualificacao de motorista CQM. eheheh

                              A mulher ficou doente ao saber isto, ja tem a carta há mais de 20 anos, comprou um camiao novo automatico e nao é que teve o camiao um mes em casa sem lhe mexer? com os nervos??? eheheh agora aparece lhe o CAM...pronto, quer dizer é pra movimentar as escolas de condução, e os cofres do estado, porque, quer dizer, um gajo ja tirou a carta de conduçao, passou no exame a dizer que ta apto a conduzir veiculos de mercadorias e tal, aqui na minha zona ate carregam os atrelados para as aulas de condução, pro pessoal ganhar experiencia, fica apto a conduzir e agora vem inventar mais uma panela destas...entao mas o pessoal ta apto a conduzir depois de tantas horas e mostrar aptidao ou parece que ainda nao ficam contentes, e pimba, inventam mais uma engenhoca, fazer essa engenhoca de graça ou por uma taxa, é que não fazem...são logo 700 euros...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                Eu já tenho C+E e já conduzo pesados, sou neste momento obrigado JÁ a ter cam?
                                Epa um gajo tira a carta, agora tem de tirar duas em vez de uma ou quê? Exame e tudo? Só para lixar o povo mesmo...
                                acho que a tua pergunta está respondida na pergunta 6 aqui:
                                CAM - Certificado de aptidão de motoristas-Perguntas Frequentes

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
                                  CAM de 140h para quem tirou a carta de pesados a partir de 9 de setembro de 2009. Varia entre 750€ a 1100€ e tem de fazer exame de 60 perguntas no IMTT apos a conclusao do curso
                                  CAM de 35h para quem tirou a carta antes dessa data. Ronda os 250€ e nao necessita de exame.

                                  O CAM de categoria C ou C e E nao da para a categoria D
                                  Para o D e outro curso pago na totalidade.
                                  Multa de 1000€ a 3000€ para quem circular com um pesado sem o CQM: nome dado ao cartao depois de realizado o exame.
                                  Obrigado Gabry, mas entao tas a dizer que ela só precisa de frequentar aquelas 35 horas em aulas e nao vai a exame e passam lhe logo o CAM ? foi isso que entendi da tua explicacao...

                                  E agora eu, tenho 30 anos, so ligeiros, se eu quiser tirar a carta desses pesados articulados de transportes internacionais, tudo são prai 1500 euros, não?

                                  Comentário


                                    É bom que a policia não me mande parar então...
                                    Curso de tacógrafos vou tirar dia 9.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por duckpt Ver Post
                                      Obrigado Gabry, mas entao tas a dizer que ela só precisa de frequentar aquelas 35 horas em aulas e nao vai a exame e passam lhe logo o CAM ? foi isso que entendi da tua explicacao...

                                      E agora eu, tenho 30 anos, so ligeiros, se eu quiser tirar a carta desses pesados articulados de transportes internacionais, tudo são prai 1500 euros, não?
                                      A C e C + E rondará os 1100€, se o CAM para novos encartados ronda os 750€ a 1100€, (fora tudo isto, consulta médica 20€ e testes psicotécnicos 45€), diria que poderá chegar a um máximo de 2265€ só para rolar com um pesado articulado legalmente, looollll, passará os 450 contos na moeda antiga, fónix, sem contabilizar o curso de tacógrafo (que não sei se terá despesas).

                                      Daqui a pouco teremos de tirar uma formação superior para conduzir um camião.

                                      Comentário


                                        Rui, o curso de tacógrafos nas escolas de condução são 80€...
                                        Isto é mesmo a roubar quem quer trabalhar, dass!!!!

                                        Comentário


                                          Portanto 2265€ + 80€ =

                                          2345€ como tecto máximo, vai lá vai, já reparas-te no promenor do valor, 2 3 4 5, é para ser seguidinho, looolll.

                                          Comentário


                                            Basicamente 500 contos para poder trabalhar... Não sei se hei-de ou

                                            Comentário


                                              Pois 500 contos e os ordenados acho que estão a baixar, já existem empresas a querer oferecer 600€ a quem tenha C + E, daqui a pouco ganha-se mais limpando ruas, ou dando cola nos sapatos.

                                              Comentário


                                                A ganhar 600€/mês precisavas de quatro meses para rentabilizar o investimento. Nunca ia para a área por menos de 1000€.
                                                Atenção eu ando com um camião mas não é a tempo inteiro.

                                                Comentário


                                                  A trabalhar de seg. a sex., 8 horas diárias, é difícil ganhares 1000€ conduzindo camiões, só se a empresa for amiga.

                                                  Agora fazer noites, trabalhar 300horas mensais, incluíndo fins de semana, sim é possível, mas isso até na restauração se tira 1000€, basta querer.

                                                  Comentário


                                                    Conheço quem esteja com 1640€ a fazer apenas nacional, e com horas(muitas mesmo) chega aos 1900€.
                                                    Se é mentira, também levei com ela
                                                    Mas acho que não porque é uma empresa que muitos motoristas procuram, se calhar é mesmo por pagarem bem.

                                                    Comentário


                                                      Ainda existe, é certo, mas cada vez menos, conheço quem já tenha tirado + de 400 contos, (ainda na altura dos escudos), tem licença de tudo e no entanto já não arranja trabalho a ganhar bem, muitas são as empresas que não só oferecem o "ordenado médio nacional", como muitas até, contratam apenas motoristas que descontem por eles próprios e os ganhos são cada vez menos.

                                                      Só vejo uma solução, para quem não esteja feliz por Portugal e que tenha linceça de tudo (a+b+c+d+e), é emigrar, só ai é que compensa.

                                                      Comentário


                                                        O que se calhar ainda dá mais com "menos" horas cá é nos transportes de matérias perigosas.
                                                        Mas lá está, C+E+CAM+Curso de matérias perigosas = nem quero saber

                                                        Comentário


                                                          Mas como em todas as profissões é nessas coisas que se vai marcando a diferença fábio...

                                                          O princípio é tentar ser um gajo que consegue fazer coisas que poucos outros conseguem...

                                                          E já agora, parabéns!

                                                          Comentário


                                                            Até ai tudo bem, a questão não é um gajo ter aptidões para tirar todas as licenças, mas sim o custo das mesmas, a CAM tem duração e tem de se renovar (aka inchar que nem um porco, sistematicamente).

                                                            Já agora, qual a duração da CAM? De quanto em quanto tempo tem de se renovar?

                                                            Comentário


                                                              De 5 em 5 anos se não me engano. Que grande roubalheira...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X