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    #31
    Boa Noite,alguem sabe quais os comerciais que se esperam no proximo ano? CUMPTS!

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      #32
      Ninguem?

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        #33
        Originalmente Colocado por xeLa Ver Post


        Boas, alguém sabe se esta Hiace se vende por cá? Tinha ideia que não, todavia, disseram-me que viram umas quantas na Salvador Caetano...
        Ainda não vi nenhuma...

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          #34
          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
          Boa Noite,alguem sabe quais os comerciais que se esperam no proximo ano? CUMPTS!
          Só tenho conhecimento dos que coloquei neste tópico.

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            #35



            Chega no segundo semestre 2013


            Toyota vai substituir Hiace pela ProAce


            A Toyota vai introduzir um novo veículo comercial ligeiro médio, denominando ProAce, que virá substituir o atual Hiace, um modelo já com 15 anos de existência e que conta com motores que deixarão de cumprir as normas ambientais europeias. O Toyota ProAce foi desenvolvido no âmbito de uma parceria com o grupo francês PSA Peugeot Citroën e será produzido na fábrica de Sével-Nord, perto de Valenciennes, em França. O novo veículo inclui detalhes específicos da Toyota como a grelha, as jantes, o interior e as portas traseiras.





            Tal como os modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, o Toyota Hiace será proposto em duas distâncias entre-eixos – curto (3.000 mm) e longo (3.122 mm) – que permitem a disponibilização de dois comprimentos totais (4.805 mm e 5.135 mm), e duas alturas de teto (1.942 mm e 2.276 mm). O comprimento do compartimento de carga é de 2.254 mm e 2.584 mm, o que em combinação com as alturas de teto permite oferecer três volumes úteis de carga para o furgão: 5,0 m3, 6,0 m3 e 7,0 m3. A capacidade de carga é de 1.000 ou 1.200 kg.


            Em termos mecânicos estarão disponíveis dois motores diesel Euro 5: 1.6 com 94 cv; 2.0 com 128 ou 163 cv. Todas as motorizações recebem um sistema de “controlo de voltagem” que tem como função gerir a carga da bateria pelo alternador, reduzindo a carga no motor sempre que possível para melhorar o consumo de combustível. A primeira motorização tem associada uma caixa manual de cinco velocidades, enquanto as restantes duas contam com transmissão de seis relações. Com um depósito para 80 litros de gasóleo, a Toyota anuncia uma autonomia até 1.250 km.


            O novo comercial ligeiro médio da marca japonesa irá ser comercializado no segundo semestre de 2013 e o equipamento de série incluirá luzes de circulação diurna, controlo de estabilidade, sistema de antibloqueio das rodas (ABS) com distribuição eletrónica da força de travagem (EBD), luzes de nevoeiro, airbag passageiro, coluna de direção ajustável, vidros elétricos, fecho central de portas com telecomando, porta deslizante lateral.






            por: Carlos Moura


            Ver Artigo

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              #36
              Poderá estar próximo o fim da corporação entre a Daimler e a VW no fabrico da Sprinter e Crafter.

              Sprinter/Crafter: Kooperation steht auf der Kippe - EUROTRANSPORT

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                #37
                E esta hein???


                New Vito and Viano?

                Accourding to AutoHojeForum this is going to be the next Vito/Viano of Mercedes-Benz. Check the site for more material!




                New Mercedes-Benz Vito and Viano

                Comentário


                  #38
                  será que é esta que vai deixar de ser produzida em Espanha para ser produzida numa nova fábrica a ser construida nesse país onde nacionalizam tudo chamado Argentina??????

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                    E esta hein???


                    New Vito and Viano?

                    Accourding to AutoHojeForum this is going to be the next Vito/Viano of Mercedes-Benz. Check the site for more material!




                    New Mercedes-Benz Vito and Viano

                    Com que então, andam a seguir o Fórum.

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                      #40
                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                      será que é esta que vai deixar de ser produzida em Espanha para ser produzida numa nova fábrica a ser construida nesse país onde nacionalizam tudo chamado Argentina??????
                      Não faço ideia... as informações que recolhi estão na página anterior.

                      Mas penso que não terá base Renault... penso que será o modelo actual com algumas alterações, sendo uma delas a subida da frente, tal como vai suceder na nova Sprinter.


                      As viaturas de testes antes de andarem camufladas.





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                        #41
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Com que então, andam a seguir o Fórum.
                        Está-se internacionalizar...

                        Costumo retirar de lá muita informação, agora foi a vez deles.

                        Comentário


                          #42
                          Vito/Viano 2013






                          Test Mule on 2013 Mercedes Benz Viano | German Car News





                          Sprinter 2013








                          Editado pela última vez por domfillas; 23 October 2012, 11:43.

                          Comentário


                            #43
                            As futuras carrinhas Dodge Ram terão bases Iveco Daily e Fiat Ducato











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                              #44
                              Era uma vez o furgão genuinamente americano...

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                                #45
                                Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                Era uma vez o furgão genuinamente americano...
                                Parece que sim...

                                Depois dos automóveis e camiões começarem a sofrerem influência europeias, parece que chegou a vez das carrinhas.

                                Comentário


                                  #46


                                  Em França

                                  Peugeot Expert Tepee eleito “Táxi do Ano”

                                  A publicação francesa “l’Officiel du Taxi” elegeu o Peugeot Expert Tepee, na versão 2.0 HDI FAP de 163 cv, como “Táxi do Ano 2012/2013”, na categoria “Prémio Habitabilidade / Modularidade”. A atribuição do galardão resultou da votação dos leitores da revista e de um júri constituído por jornalistas da área automóvel e representantes das federações de táxis.

                                  Numa eleição com 27 modelos em disputa, o júri optou pelo Peugeot Expert Tepee pela sua habitabilidade e modularidade, parâmetros essenciais para a atividade de transporte rodoviário ligeiro de passageiros.

                                  Disponível em dois comprimentos máximos, o Peugeot Expert Tepee permite transportar entre dois e nove passageiros, dependendo da configuração interior. A modularidade dos bancos permite alterar o interior do veículo em várias possibilidades. O espaço para bagagem é generoso, oferecendo um volume útil de carga de 1,2 m3 com três filas de bancos a bordo, para oito ou nove lugares.


                                  por: Carlos Moura

                                  Ver Artigo

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                                    #47
                                    Dacia Dokker Van Proposta apelativa



                                    Entre os atributos do Dacia Dokker van destaca-se a capacidade de carga, baixos custos de utilização e um preço que será um desafio para a concorrência. O modelo chegará ao mercado a partir do terceiro trimestre de 2012.

                                    A denominação Dokker deriva da contracção da palavra inglesa "dockworker", que designa os estivadores ou trabalhadores portuários. Visando sublinhar a capacidade de carga, a modularidade e a robustez.

                                    Trata-se de um comercial robusto, com uma capacidade de carga equiparada ao melhor do segmento, devido à modularidade do banco do passageiro (em opção, Dacia Easy Seat) e um fácil acesso à zona de carga com a porta lateral deslizante basculante. Permite múltiplas possibilidades de transformações, bem como uma vasta gama de acessórios.

                                    O Dacia Dokker van será comercializado com o reconhecido bloco 1.5 dCi, disponível em dois níveis de potência: 75 e 90 cavalos. Dois motores com assinatura Dacia eco2 e com consumos a partir dos 4,5l/100km e emissões de CO2 de 118g/km.

                                    Com este modelo a Dacia pretende reforçar os seus trunfos beneficiando da experiência da Renault, líder na Europa, do mercado de veículos comerciais ligeiros. O Dokker Van foi sujeito aos mesmos critérios de exigência utilizados pela Renault para os seus veículos comerciais.

                                    Possui um comprimento de 4,36m, 1,75m de largura e 1,81m de altura, as linhas e proporções do Dacia Dokker denotam um apreciável espaço interior. A largura das portas laterais deslizantes e as portas traseiras assimétricas destinam-se a facilitar o acesso ao compartimento de carga.

                                    O Dokker Van apresenta características comuns à família Dacia, visível através do design da grelha, que marca a identidade da marca, com as amplas ópticas. O estilo moderno corresponde à nova imagem visual da Dacia, estreada com o Lodgy. O tratamento de design dos volumes exteriores e as linhas sóbrias exprimem a qualidade e a robustez, que são os princípios emblemáticos da marca.


                                    Carga é fundamental

                                    A capacidade de carga é um dos aspectos determinantes na escolha de uma van e neste veículo tem toda a primazia, graças à opção Dacia Easy Seat, com um banco do passageiro polivalente: as costas são completamente rebatíveis e o banco pode ser encostado ao porta-luvas, libertando um comprimento de carga de 2,42 m. Este banco pode mesmo ser removido para proporcionar um volume de carga de 3,9m3. Deste modo é possível carregar objectos com mais de 3 metros de comprimento (comprimento de carga: 3,11m). A carga útil máxima do Dacia Dokker Van atinge os 750kg.

                                    Com o lançamento do Dacia Lodgy, vários aspectos foram revistos com o objectivo de melhorar o conforto, tornando, ao mesmo tempo, o habitáculo moderno e prático. O Dacia Dokker Van beneficia destes progressos e recebe o sistema multimédia Media Nav., inaugurado no Lodgy. Perfeitamente integrado no painel de bordo, o sistema é composto por um ecrã táctil de 18 cm (7’’) e estará disponível como opção com o atractivo preço de 430€ (já com IVA). De utilização muito simples, combina o sistema de navegação, o rádio e o sistema mãos-livres Bluetooth.

                                    O Dacia Dokker Van possui o mesmo painel de instrumentosdo Dacia Lodgy que inclui, em posição central, o velocímetro, rodeado pelo conta-rotações (à esquerda) e um ecrã com informação sobre combustível, quilometragem total e parcial. Nas versões equipadas com computador de bordo, este ecrã apresenta a quantidade de combustível utilizado e a distância percorrida num determinado percurso, consumos médios e instantâneo, autonomia estimada em quilómetros, velocidade média, distância para a manutenção seguinte, velocidade do limitador e hora.

                                    Estão também disponíveis novos equipamentos de auxílio à condução como o limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sistema de climatização inspirada no sistema do Renault Mégane.

                                    O Dacia Dokker encontra-se equipado com o motor 1.5 dCi 75 e dCi 90 Euro 5, ambas as versões estão acopladas a uma caixa de velocidades manual de cinco relações. Na versão de 90 cv, o binário é de 200 Nm às 1.750 rpm, proporcionando um grande prazer de condução com recuperações rápidas a partir dos regimes mais baixos. Já o 1.5 dCi 75 possui um binário de 180 Nm às 1.750 rpm.

                                    O trem dianteiro é do tipo pseudo MacPherson de braço triangular similar ao dos restantes modelos Dacia. O trem traseiro, originário do Renault Kangoo, é constituído por um eixo flexível de deformação programada e molas helicoidais. Encontra-se adaptado para situações de transporte de carga, este eixo oferece uma boa manutenção da carroçaria e reforça a estabilidade em curva. A diferença de comportamento em vazio e em carga é diminuta.

                                    A segurança activa é assegurada pelo mesmo sistema de travagem do Dacia Lodgy, composto por um sistema ABS com repartidor electrónico de travagem e auxílio à travagem de urgência. Disponível em opção, o sistema de controlo de trajectória ESC de última geração, o Continental Mark 100.

                                    No intuito de garantir uma protecção máxima dos seus ocupantes, o Dacia Dokker Van dispõe de uma arquitectura reforçada, de aço e com materiais que absorvem e dissipam da melhor forma a energia.

                                    http://www.revistaeurotransporte.com/singleArticles.do?id=306










                                    http://www.netcarshow.com/dacia/2013-dokker_van/

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                                      #48
                                      A Dodge apresentou a sua gama comercial, mas deixou os furgões tapados.




                                      Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                      As futuras carrinhas Dodge Ram terão bases Iveco Daily e Fiat Ducato











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                                        #49
                                        Ram Promaster Van is comming




                                        On Trucksplanet.com i found this official teaser of Dodge Commercial for the new full-size van. Dodge Commercial is the latest division of Ram Trucks with vehicles like the Ram Cargo Van, Ram 1500, Ram HD’s and Ram HD chassis-cabs. With the Promaster full-size van the programm will be complete.Ram Truck has now officially announced it will develop this new full-size van for the North American market called the Ram ProMaster but will not release images or specifications of the exact product until later in 2013. The full-size van, the newest asset in the newly born Ram Commercial division, will go on sale near the beginning of the third quarter in 2013. Based on the European Fiat Ducato, the Ram ProMaster will have a significantly redesigned face with familiar Ram styling cues, and the Ram Truck guys assure us they’ll be offering multiple features and powertrains tailored to North American commercial customers.

                                        A few years ago when Dodge was part of DaimlerChrysler the Mercedes-Benz Sprinter was sold in the USA with a Dodge grille.

                                        On this close up on the cropped photo we can already see the shape of the familiar Fiat Ducato, dressed up and with a Ram grille.


                                        Here is a photo of the Sprinter with a Dodge grille, the same van is still for sale in the USA, but now as a Freightliner.

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                                          #50
                                          Shop

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                                            #51
                                            Daily Natural Power

                                            Iveco fornece 115 furgões à TNT Itália



                                            A Iveco e a TNT Express Itália consolidaram o seu compromisso para com o meio ambiente através da assinatura de um importante acordo para o fornecimento, que se prolongará para o ano de 2013, de um total de 115 unidades Daily Natural Power alimentadas a metano, frota que será usada nas atividades dos parceiros da TNT na cidade de Roma e na zona central de Itália.


                                            O fornecimento far-se-á por tranches. A primeira e mais importante em termos de volume envolveu 74 furgões e a entrega ocorreu no passado dia 6 de dezembro no Concessionário Iveco Romana Diesel, responsável pelo acordo comercial com a HDG e a Future Service, parceiros da TNT. Presentes na cerimónia de entrega dos veículos estiveram Uffe Ekstedt, Administrador Delegado da TNT, e Joost Bous, Diretor Operativo, fazendo-se a representação da Iveco através de Andrea Bucci, Diretor de Vendas para o Mercado Italiano.

                                            O Daily Natural Power é uma proposta eficiente e eficaz nos âmbitos ecológicos e económicos. Comparada com a variante diesel, a versão Natural Power mantém o mesmo desempenho em termos de potência e binário, mas permite uma redução significativa de cerca de 40% nos consumos combustível. A utilização do veículo permite, também, uma redução das emissões de CO2 entre 5 e 8%, num desempenho ambiental significativamente melhor do que os limites impostos pela Norma Euro 6. As emissões de ruído, em decibéis, são, por seu turno, cerca de 5% inferiores, traduzindo-se num menor nível de ruído percebido (de 75%) e contribuindo para melhorar o conforto a bordo e a habitabilidade da cabine. O veículo pode também recorrer ao motor a gasolina no "Recovery Mode", permitindo a continuação da viagem caso se esgote o metano no reservatório.

                                            Adicionalmente, para garantir a máxima segurança, os veículos estão equipados de série com a última geração ESP (programa eletrónico de estabilidade) ABS, ASR e Hill Holder, para ajuda ao arranque em inclinação. A redução de emissões permitida neste âmbito da frota da TNT é igual a 370 toneladas de CO2 por ano e é parte do programa de constante renovação da frota de veículos da TNT, em consonância com políticas de sustentabilidade da empresa.

                                            A frota da TNT Express Itália compõe-se de um total de 2.900 furgões para entregas expresso de mercadorias. Deste volume, aproximadamente 63% opera segundo as Normas Euro 4 e Euro 5, estando apenas 18% na Norma Euro 3. Em 2011 renovou 8% da sua frota.

                                            Grande satisfação foi expressa pelo CEO da TNT Express Itália, Uffe Ekstedt: "A Iveco e a TNT são veteranos do sucesso em testes no âmbito do Citylog, Projeto Europeu de mobilidade sustentável, para a distribuição inteligente de mercadorias e este acordo comercial é uma nova demonstração do empenho comum em termos de proteção ambiental e inovação tecnológica. Um compromisso comum com os nossos parceiros e, neste sentido, este acordo constitui um notável exemplo: o metano é a solução ideal para a redução das emissões nocivas no curto e médio prazo e, em simultâneo, também dos custos de transporte, provando ser uma alternativa eficaz num contexto fortemente impactado pelos enormes custos de combustível".

                                            Por seu turno, Enzo Gioachin, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Iveco afirmou que "esta entrega representa um marco importante para a Iveco, que há muito sentiu a importância do gás natural como fonte de energia alternativa. A empresa é hoje líder na Europa no domínio dos veículos alimentados a gás natural e responde concretamente a cada vez mais rigorosos requisitos de mobilidade sustentável. Um dos principais pilares da nossa estratégia de negócios tem sido o respeito pelo meio ambiente. Através de ações concretas, também neste setor, a Iveco contribuiu para a afirmação da Fiat Industrial como líder do setor no Índice Dow Jones Sustainability World e Europe pelo segundo ano consecutivo".

                                            A empresa propõe uma gama completa de veículos movidos a gás natural: 3,5 toneladas com o Daily Natural Power; 16 toneladas com o Eurocargo; e 40 toneladas com o Stralis, este disponível nas versões CNG (Gás Natural Comprimido) e LNG (Gás Natural Liquefeito). No total são cerca de 12.000 os veículos Iveco a gás natural que hoje integram as frotas de empresas privadas e de administração pública, incluindo aproximadamente 5.000 Daily, 2.000 veículos de gama média e pesada e cerca de 5.000 autocarros.




                                            Iveco equipa frota da TNT Express Itália

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                                              #52



                                              Menores custos de utilização


                                              Renault introduz nova gama de motores no Trafic


                                              A Renault passou a disponibilizar a nova gama de motores Opti-Conso na versão furgão do comercial ligeiro Trafic, que permite uma redução de 0,6 litros no consumo médio de combustível, para 6,9 l/100 km, e as emissões de CO2 para 180 g/km. Estes valores podem ainda ser mis baixos com a opção ‘limitador de velocidade 100 km/h’. Os intervalos de manutenção são de 40 mil quilómetros ou dois anos.


                                              O Renault Trafic recebeu ainda a nova gama de rádios com Bluetooth e USB (para além do leitor de CD e de MP3 que já estavam anteriormente disponíveis), que passaram a ser propostos, em opção, nas versões comerciais.


                                              Líder no mercado nacional de furgões com peso até três toneladas de peso bruto, o Renault Trafic oferece custos de utilização ao melhor nível do segmento, volume de carga de referência, preços competitivos, transformações adaptadas às necessidades de cada cliente com a garantia de transformadores certificados pela marca, uma assistência qualificada da rede Renault PRO+, financiamentos competitivos da RCI Banque (a instituição financeira da Renault) e uma garantia contratual de cinco anos ou 150 mil quilómetros.


                                              por: Carlos Moura


                                              http://forum.autohoje.com/veiculos-c...rrinhas-2.html

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                                                #53


                                                Estreia motor 1.5 TDCi

                                                Ford revelou nova geração do Fiesta Van

                                                A Ford revelou a mais recente geração do Fiesta Van, que se insere num segmento e mercado – derivados de ligeiro – virtualmente moribundo no nosso País. A marca reivindica que o novo comercial ligeiro oferece uma combinação de baixo consumo de combustível com um estilo agradável e tecnologias de topo. Todos os motores diesel registam emissões abaixo de 99 g/km de CO2 e um consumo misto anunciado de 3,7 l/100 km, valor que pode descer para os 87 g/km ou 3,3 l/100 km, caso a opção recaia na versão Fiesta ECOnetic.

                                                O novo Fiesta Van estreia o motor diesel Duratorq 1.5 TDCi de 75 cv, que se veio juntar ao bloco 1.6 TDCi de 95 cv. Esta última motorização está presente no ultraeficente Fiesta ECOnetic, que vem equipado de série com sistema “Auto-Start-Stop”, suspensão rebaixada, saias aerodinâmicas, tampões de rodas e pneus de baixa resistência.

                                                O compartimento de carga oferece um volume de 1,0 m3 e inclui quatro anéis para fixação de carga, um revestimento resistente de borracha e proteções das paredes laterais. O compartimento de carga tem um comprimento de 1,3 metros e uma capacidade de carga entre 485 e 508 quilos.

                                                O novo Fiesta Van recebeu avançados sistemas de apoio à condução e segurança, que inclui o sistema MyKey (permite aos gestores de frota diminuírem a exposição dos condutores ao risco disponibilizando informações acerca dos veículos), Ford Sync com Assistência de Emergência, Active City Stop (ajuda os condutores a evitar colisões a baixa velocidade), assistência ao arranque em subida, Easy Fuel, câmara traseira. O Ford Fiesta Van já está disponível para encomendas e as primeiras unidades começam a ser entregues em janeiro.


                                                por: Carlos Moura

                                                Ver Artigo

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                                                  #54


                                                  Máquinas de movimentação carga

                                                  EMPIGEST renova parcialmente a sua frota


                                                  A EMPIGEST renovou parcialmente a sua frota de viaturas com o intuito de aumentar a eficácia do serviço ao cliente, assim como a redução dos custos e do impacto ambiental.

                                                  Carlos Carvalho, diretor geral da empresa, explica que “na sequência de um acordo estabelecido entre a EMPIGEST e a SIVA, foram entregues no passado dia 28 de dezembro as primeiras 12 viaturas, de um total de 15”. Estas viaturas entregues são da marca Volkswagen, modelo Caddy Blue Motion 1.6 TDI 75 CV, enquanto que as restantes são dois Volkswagen Golf e um Volkswagen Polo. O diretor da EMPIGEST acrescenta ainda que “este acordo foi estabelecido com manutenção das condições acordadas para viaturas a adquirir até final de 2013”.



                                                  por: Laura Melgão

                                                  Ver Artigo

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                                                    #55

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por xeLa Ver Post


                                                      Boas, alguém sabe se esta Hiace se vende por cá? Tinha ideia que não, todavia, disseram-me que viram umas quantas na Salvador Caetano...
                                                      Em Maio de 2007, na minha Lua de Mel pela Austrália, já lá havia dessas aos pontapés.

                                                      Até tirei uma foto:



                                                      DSC05665.JPG

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                                                        #57









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                                                          #58
                                                          Sempre achei este "sistema" da carrinha da DHL, o mais adequado para a distribuição, pois abre a porta lateral como um furgão e tem a capacidade de carga de um contentor.

                                                          Cá começa a ser usado para ambulâncias.

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                                                            #59
                                                            A Matutano já usa há alguns anos um sistema equivalente.

                                                            Quanto ás ambulâncias, nos EUA usa-se muito um contentor, que acaba por ter melhores condições, pelo menos de espaço, tendo ainda a vantagem de poder ser montado noutro veículo.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Exacto... eu é que estava a confundir.

                                                              A Matutano, a UPS e as novas ambulâncias são com esse tipo de contentor, em que o chão é mais baixo e as cavas das rodas entram como nos furgões.


                                                              O que eu me queria referir era a estes contentores, em que o chão é por cima das rodas, mas tem uma porta como os furgões.


                                                              Comentário

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