Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Uma pergunta: em condições normais, não contando com esta nova hipótese extraordinária de levantamento, se não declararmos o PPR no IRS, podemos levantá-lo sem restrições ao fim de 5 anos, não é? Ou mantêm-se as restrições de uso (CH, reforma, doença, desemprego, etc.)?
Um PPR não declarado no IRS pode ser movimentado a qualquer momento sem quaisquer restrições fiscais. Mas pode haver limitações nas condições do próprio produto, que devem ser lidas atentamente.
Ou seja, posso levantá-lo na totalidade para o que bem quiser, como qualquer fundo? Excluindo, como dizes, qualquer condição/comissão imposta pelo próprio produto/gestor.
Obg, "calculei" que fossem cálculos teus (trocadilhos à parte )Cálculos feitos por mim. A divulgação oficial da taxa para janeiro será feita aqui no dia 30 (último dia útil do mês). Mas costumo acertar []
Era o que pensava. Muito obrigado. neste momento tenho 3 PPR. Um que uso para benefício fiscal e outros 2 que uso como instrumentos de poupança e que nunca os declarei.
Bastava retirares, não é obrigatório declarar no IRS para benefício fiscalNunca os declaraste? Como assim?
No meu caso surgiu sempre automaticamente na declaração de IRS.
Amortizar CH e pagar prestação CH, são coisas diferentes....Portanto, com esta informação adicional, isto quer dizer que eu posso:
- resgatar 478.70€/mês para aplicar em amortização de CH
- como só lá terei ~4500eur, isto quer dizer que durante 10 meses vou fazendo amortizações
pagamento de taxas e penalizações... 0 (zero) , bola, nada, nicles... é isso?
Ok que "perco" o investimento de 4500eur, mas se o rendimento é 0 se calhar é boa ideia amortizar o crédito.
Se alguém mais entendido na matéria puder dizer se isto é exequível agradecia.
Para investimento, vou avaliar ETF's e CA agora, acho que vou colocar o dinheiro dos putos nisso...
Portanto, com esta informação adicional, isto quer dizer que eu posso:
- resgatar 478.70€/mês para aplicar em amortização de CH
- como só lá terei ~4500eur, isto quer dizer que durante 10 meses vou fazendo amortizações
pagamento de taxas e penalizações... 0 (zero) , bola, nada, nicles... é isso?
Ok que "perco" o investimento de 4500eur, mas se o rendimento é 0 se calhar é boa ideia amortizar o crédito.
Se alguém mais entendido na matéria puder dizer se isto é exequível agradecia.
Para investimento, vou avaliar ETF's e CA agora, acho que vou colocar o dinheiro dos putos nisso...
Tens que ler as condições específicas do teu PPR pois há as relativas ao próprio banco e não apenas relativas às questões fiscais que dependem da lei geral.
sim, no próximo ano vais continuar a poder pagar a tua prestação ao banco retirando do ppr, mensalmente, ate ao valor máximo definido (indexado ao IAS, acho que são 4xx por mês tops) sem teres que devolver os benefícios fiscais. Se for habitação própria permanente atenção.
mas por outro lado tens que ler as condições específicas do banco, por exemplo, se há algum valor mínimo que tens que manter ou se ha taxas de resgate.
de qualquer maneira, quem tem crédito com taxa variável, não há melhor produto de poupança que amortizar crédito neste momento. E no brainer. Nada te vai dar melhor rendimento garantido, mesmo que se uma forma de poupança nos juros.